Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720000003&lang=pt vol. 05 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O desafio da educação superior no Brasil: quais são as perspectivas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto visou compreender as reformas pontuais da educação superior no país que estão sendo implementadas oficia1mente nos anos recentes, seja sob pressão dos ajustes do capitalismo global, da mundialização do capital ou do "deus" mercado, seja em grande sintonia com esses ajustes. Para tanto, examinam-se algumas das principais contradições do sistema de educação superior do país e exigências que se lhe fazem; identificam-se e discutem-se as medidas centrais dessa reforma implementadas ou projetadas; questionam-se suas características/categorias básicas, relacionando-as com as mudanças na produção e com a reforma do Estado; e mostram-se alguns dos principais desafios que se põem para um sistema que: deveria ser concebido como um sistema público, democrático e autônomo, assim como algumas perspectivas que é possível entrever diante dos elementos estruturais e conjunturais que: constituem a realidade da crise atual.<hr/>The purpose of this text is to discuss specific .reforms that in recent years have been implemented in Brazilian higher education either through direct pressure to adjust to global capitalism, internationalized capital, and the market God, or in tune with these adjustments. In this regard, some of the major contradictions and demands of the higher education system ate examined. The principal measures of this planned or implemtend reform ate identified and discussed; its fundamental characteristics/ categories are questioned, relating them to the changes in production and to the reform of the State. Some of the main challenges of this system, which should be conceived as public, democratic, autonomous, ate presented along with perspectives which can be identified in the structural and conjuctural elements that constitute the reality of the present crisis. <![CDATA[La evaluación institucional de la Universidad Central de Venezuela (U.C.V.): su fundamentación teórica y procedimental, alcances, logros y limitaciones]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo resume los aspectos teóricos-conceptuales y metodológicos que orientan el proceso de autoevaluación, que se viene desarrollando en la Universidad Central de Venezuela. En el mismo, se exponen los principios y características de la evaluación en la U.C.V., las líneas de trabajo en ejecución, sus logros y limitaciones.<hr/>This article summarizes the theoretical, conceptual and methodological aspects that lead the self-evaluation process, mat is being developed at the Universidad Central de Venezuela (U.C.V.). In it, are exposed the principles and characteristics of the evaluation at the U.C.V., the kinds of studies mat are being carried out, their achievements and limitations. <![CDATA[Habilidades básicas de universitários ingressantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo avaliou a Compreensão em Leitura (CL), Conhecimentos Gerais (CG), Raciocínio Lógico Dedutivo (RLD), Raciocínio Abstrato (RA), Raciocínio Espacial (RE), e Julgamento Moral (JM) de 720 alunos ingressantes nos cursos de Medicina, Odontologia, Administração e Psicologia, 66% entre 18 e 21 anos e 66% mulheres. A análise fatorial indicou a presença de três fatores: (a) juízo moral pré convencional e convencional, (b) inteligência cristalizada (CL, CG, RLD e juízo moral pós convencional), (c) inteligência fluida (RA, RE e RLD), sendo que todos os coeficientes de correlação entre as provas foram positivos e significativamente diferentes de zero. A análise dos resultados permitiu, ainda, verificar que alunos de cursos com maior taxa de seleção apresentam melhor desempenho nas provas CL, CG, RLD e RE e identificar a existência de diferenças significativas gênero. Finalmente, os dados apontam para correlações entre as provas e o rendimento acadêmico. Sugere-se a realização de estudos longitudinais que avaliem o impacto do curso superior sobre as habilidades iniciais dos alunos, indo além da mera avaliação do produto final, tal como proposto pelo Exame Nacional de Cursos, que pode apenas estar refletindo as diferenças iniciais existentes antes do ingresso na universidade.<hr/>This work presents the assessment of Reading Comprehension (CL) , General Knowledge (CG), Deductive Reasoning (RLD), Abstract Reasoning (RA), Spatial Reasoning (RE), and Moral Judgment OM) in 720 freshmen students from Medical, Dentistry, Administration and Psychology schools, 66% aged from 18 to 21 and 66% females. The factor analysis indicated three factors: (a) pre conventional and conventional moral judgment, (b) crystallized intelligence (CL, CG, RLD and post conventional moral judgment), (c) fluid intelligence (RA, RE and RLD). Results shows that students from courses, which impose higher level of competition to get in, demonstrated higher scores on CL, CG, RLD, RE. Also it was observed significant gender differences. Finally it was observed significant correlations between all tests and academic achievement. The importance of longitudinal studies was discussed because it could provide a more valid indicator of college impact on students abilities than the final product assessment that is method currently being used by the Brazilian National College Examination (ENC). Instead, the ENC could be reflecting student ability differences that already exist before they get in to the college. <![CDATA[Calma, que o "Provão" é manso!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo procura apresentar evidências de diversidade nos instrumentos de avaliação elaborados pelas Comissões de Especialistas do MEC para, pelo menos, quatro cursos superiores.<hr/>This paper intends to give evidences of the diversition in the evaluate instruments produced by Brazilian Ministry of Education to, at least, four undergraduate programs. <![CDATA[Censo do ensino superior 98: uma breve análise da questão do público e do privado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O resumo do Censo do Ensino Superior de 1998 divulgado à imprensa pelo governo federal em junho de 1999 sugere uma maior eficiência do setor privado. A análise imediata da compilação de dados globais contida no documento indica que as instituições privadas atendem a maioria dos alunos de graduação (62%) e apresentam uma relação mais elevada de professores e funcionários por vagas do que as instituições públicas. O presente artigo utiliza dados do próprio censo (não presentes no resumo entregue à mídia) e de censos anteriores, assim como informações do censo da pós graduação para contestar essa suposta maior eficácia ou bom desempenho do setor privado. Os cinco argumentos básicos são: 1) Ao contrário das instituições privadas, docentes e funcionários do setor público não se dedicam exclusivamente ao ensino de graduação, pois estas instituições prestam outros tipos de serviço à comunidade (como hospitais universitários, orquestras, laboratórios, etc), além de serem responsáveis por pesquisas; 2) As instituições públicas oferecem a quase totalidade dos cursos de pós-graduação stricto sensu (91%), que demandam mais recursos, pessoal com alta mais alta qualificação e atendimento mais individualizado; 3) As instituições particulares contêm uma maior concentração de alunos e cursos na área de Ciências Sociais Aplicadas, com custos de instalação e manutenção mais baixos; 4) As instituições estaduais e federais expandiram suas matriculas significativamente nos últimos 10 anos, com uma expansão docente inferior ao das instituições privadas; 5) As instituições públicas federais se constituem em instâncias importantes para o processo de desconcentração do saber e atendimento das necessidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e desenvolvimento de pesquisas consideradas não lucrativas, mas básicas para a preservação cultural e desenvolvimento de soluções calcadas nas características regionais.<hr/>The summary of the 1998 higher education Census disclosed to the press by the federal government in June 1999 suggests a larger efficiency of the private sector. The immediate analysis of the compilation of the global data contained in the document indicates that the majority of undergraduate students (62%) attend private institutions. Moreover, the ratio of professors and employees to enrollments are higher in private institutions than in public ones. The present article uses data of the own census (not unfold in the summary given to the media) and of previous censuses, as well as information of the graduation census questioning the private sector's alleged larger efficiency or better performance. The five basic arguments are: 1) Unlike private institutions, professors and employees of public institutions are not devoted exclusively to undergraduate teaching, because these institutions render other service to the community (such as university hospitals, orchestras, laboratories, etc), besides they are responsible for researches; 2) Public institutions almost offer the totality of graduation courses- Master and PhD- (91%), which demand more resources, higher qualified personal and more individualized attention; 3) Private institutions presents larger concentration of students and courses in Social Sciences, which have reduced installation and maintenance costs; 4) In the last 10 year ,stare and federal maintained institutions expanded significantly their students enrollment, with an expansion of professors inferior to that of the private institutions; 5) Federal institutions constitute in important instances for the process of knowledge creation and distribution, serving the needs of North, Northeast and Center-west regions, and fostering the development of no-lucrative, but basic researches necessary for cultural preservation and for the development of solutions with regional characteristics. <![CDATA[Modelo institucional de avaliação da extensão: parâmetros e indicadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivos. Proposição de um Modelo Institucional de Avaliação da Extensão, constituído de um conjunto de indicadores que possam avaliar a clientela, a estrutura institucional, o desempenho e as mudanças sociais geradas pelas ações extensionistas. Metodologia. Consolidação, através de revisão bibliográfica, de conceitos, terminologia e relações entre variáveis utilizadas para avaliar as atividades de extensão acadêmica, bem como desenvolver uma classificação dos diferentes tipos e níveis de avaliação. Resultados. Um nível de avaliação (clientela) avalia a comunidade externa e interna; dois níveis (esforço, disponibilidade) avaliam a estrutura institucional; 6 níveis (carga de trabalho, acessibilidade, qualidade, eficiência, efetividade, propriedade,) avaliam o desempenho da instituição e 2 níveis (eficácia, efeitos colaterais) avaliam as mudanças sociais. Conclusões. O Modelo proposto tem como vantagens o fato de: definir linguagem comum em avaliação, sistematizar conjuntos de indicadores (tipos e níveis de avaliação) para serem usados em todas as atividades, estabelecer a forma como calcular cada indicador e permitir que cada Unidade identifique quais indicadores possui, quais se lhe aplicam e quais devem ser buscados.<hr/>Objectives. The purpose of this paper is to build up a Institutional Evaluation of Academic Extension, integrated by a set of indicators that could evaluate the clientele, the institutional structure, the performance and the socials changes attained by the extension activities. Methodology. Pertinent literature was reviewed to assess concepts, terminology and relationships among variables used to evaluate academic extension activities, and develop a classification of the diferents kinds and levels of evaluation. Results. Clentele evaluation evaluates external and internal community; effort and availability evaluate the institutional structure; workload, efficiency, effectiveness, accessibility, appropriateness and quality evaluate the institutional performance; efficacy and side effects evaluate the socials changes. Conclusions. The proposed model has the following advantages: states a common language on evaluation, systematizes set of indicators kinds and levels of evaluation) to be used for all activities, sets up ways to calculate each indicator and allows to every school identifies which indicators has, which should apply to its situation and which must be developed.