Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720000004&lang=pt vol. 05 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O sistema e a política de avaliação da educação superior no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto explicita e analisa o sistema e a política de avaliação da educação superior no Brasil, evidenciando a centralidade da avaliação na reestruturação deste nível de ensino e, especialmente, na mudança de perfil das universidades públicas federais.<hr/>The text shows-up and analyzes the system and the valuator politics of Higher Education in Brazil, showing clearly the centricity of valuation on the restructuring of this level of teaching and, specially, on the change of Federal Public Universities appearance. <![CDATA[Revisión histórica del proceso de renovación en la Universidad Venezolana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo faz uma apresentação histórica dos processos da renovação da Universidade Venezuelana, a partir dos movimentos estudantis dos anos 60. As transformações internas relativas a novos sistemas de avaliação e de organização acadêmico-administrativa ocorrem juntamente com um grande processo de massificação e de tensões nas relações entre Universidade e Estado.<hr/>This article discusses the historical processes of innovation in the Venezuelan University, taking as its starting point the student movement of the sixties. The internal transformations relative to new evaluation systems and to new academic and administrative organization occur along with an enormous process of massification and tension regarding the relation between the University and the State. <![CDATA[A relação educação e sociedade os fatores sociais que intervêm no processo educativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa a trajetória sociológica dos diferentes desenvolvimentos teóricos, clássicos e contemporâneos, sobre a questão Educação e Sociedade. Examina as articulações existentes entre as proposições sobre a Educação e os postulados teóricos globais dos quais emergem. Delimita o conceito de Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade com o objetivo de conhecer quais são os fatores sociais que intervêm nos processos educativos. Na primeira parte, descreve os principais tópicos dos clássicos da Sociologia, delimitando o exame a determinados postulados básicos. Na segunda parte analisa as questões mais relevantes das diversas correntes contemporâneas.<hr/>The article analyses the sociological trajectory of different theoretical developments classic and contemporary-around the issue of Education and Society. The text examines the existing articulation between propositions about Education and the global theoretical postulates from which they emerge. The text also sets the limits of the concepts of Education and the functions of the educational process within society with the purpose of getting to know which social factors intervene in the educational processes. In the first part, the text describes the major topics found in classic works of Sociology, restricting its examination to certain basic postulates. In the second part the most relevant issues in the diverse contemporary trends are analyzed. <![CDATA[Mudanças e resistências na construção da cultura da avaliação institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo objetiva verificar em que medida podem ser identificadas tendências de mudanças nos comportamentos dos grupos de professores e alunos dos cursos de graduação da UFSC, em relação ao processo de ensino-aprendizagem, a partir do processo de auto-avaliação docente (AD) e de avaliação do docente pelo discente (ADD). Os resultados da pesquisa revelam que, (1) não obstante uma constância nas avaliações positivas das variáveis, ouve em algumas delas redução no grau expresso de satisfação de professores e alunos; (2) há uma fragilidade na cultura da avaliação da Instituição; (3) existe uma cobrança da comunidade acadêmica para que os resultados das avaliações sejam divulgados e sejam utilizados para apoiar as decisões de mudanças; (4) professores e alunos têm perspectivas diferentes de apreciação dos mesmos aspectos; e (5) existe a necessidade de se realizar uma re-avaliação dos projetos da AD e da ADD.<hr/>The purpose of this study is to verify to what extent it is possible to say that changes of behavior have occurred among teachers and students at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) as a result of the evaluation process, especially with reference to the data collected through the teacher's self-evaluation questionnaire (AD) and the questionnaire through which teachers were evaluated by their students (ADD).Results indicate (1) that since its implementation in 1994, despite the general tendency of constant positive evaluation, many variables show a decrease in the decree of expressed student and teacher satisfaction; (2) that the existing evaluation culture is still fragile; (3) that students and teachers demand that results be communicated more often and used to support decisions aimed at improving the teaching-learning process; (4) that the data generated by students and teachers reveal that both groups at times have different understandings about the same issues; and (5) that there is a need to re-evaluate the AD and ADD projects. <![CDATA[A abordagem etnográfica para o estudo da avaliação do rendimento acadêmico em curso de pós-graduação em ciências agronômicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho traduz experiência sobre avaliação do rendimento acadêmico especificamente na área de ciências agronômicas. A presente pesquisa teve como objetivos: 1. Analisar o significado de avaliação do rendimento acadêmico nos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu; 2. Expor e analisar os resultados de uma pesquisa etnográfica em torno da prática avaliativa do rendimento acadêmico nos Programas de Pós-Graduação da FCA/UNESP / Botucatu; 3. Discutir a formulação de proposta de avaliação que seja coerente com o Projeto Pedagógico da Pós-Graduação da FCA e as expectativas dos docentes e alunos.<hr/>The article relates twelve years of experience with academic evaluation, specifically in the field of agronomic science. The present study had as objectives: 1. to analyze the meaning of evaluation with regard to academic achievement in the Masters degree programs of Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) of Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu; 2. to present and to analyze the results of an ethnographic research involving the evaluation of academic achievement in the Masters degree Programs of FCA/UNESP, Botucatu; 3. to discuss the formulation of an evaluation proposal that is coherent with the Pedagogical Project of the Masters degree Program of FCA and the expectations of faculty and students. <![CDATA[Avaliação de desempenho docente em estágio probatório em uma instituição pública de ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo qualitativo objetivou resgatar as percepções dos avaliados e dos avaliadores sobre o processo de Avaliação Docente em Estágio Probatório em uma Instituição Pública de Ensino Superior do Estado do Paraná; compreender esse processo e instrumentalizar a Instituição para o seu aperfeiçoamento. Utilizou-se o método de estudo de caso e a técnica da entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos, submetidos a técnica de análise de conteúdo, deram origem a quatro categorias empíricas com as respectivas subcategorias. A análise e interpretação dos dados demonstraram que o processo de avaliação não foi participativo, não houve envolvimento dos docentes e, estes, manifestaram atitude coerente com a transição da consciência ingênua para a tomada de consciência, o que limitou suas contribuições para o aperfeiçoamento do processo de avaliação.<hr/>This qualitative study was aimed to search for the perception of appraisers and appraised ones about the Teaching Appraisal in the Probation Phase in a Public Institution of Higher Education in Parana State; to understand this and instrumentate the Institution for its own improvement. The method in use was the case-study and the technique was the semi-structural interview. The collected data, were submitted to a content analysis technique, generating for empirical categories with the respective sub-categories. The analysis and interpretation of data showed apathy to the Appraisal Process and lack of involvement by the teachers, and they made known a logical posture about posture about the ingenuous conscience transition to the awareness, limiting their contribution for the Appraisal Process improvement. <![CDATA[A universidade desconstruída avaliação institucional e resistência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo qualitativo objetivou resgatar as percepções dos avaliados e dos avaliadores sobre o processo de Avaliação Docente em Estágio Probatório em uma Instituição Pública de Ensino Superior do Estado do Paraná; compreender esse processo e instrumentalizar a Instituição para o seu aperfeiçoamento. Utilizou-se o método de estudo de caso e a técnica da entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos, submetidos a técnica de análise de conteúdo, deram origem a quatro categorias empíricas com as respectivas subcategorias. A análise e interpretação dos dados demonstraram que o processo de avaliação não foi participativo, não houve envolvimento dos docentes e, estes, manifestaram atitude coerente com a transição da consciência ingênua para a tomada de consciência, o que limitou suas contribuições para o aperfeiçoamento do processo de avaliação.<hr/>This qualitative study was aimed to search for the perception of appraisers and appraised ones about the Teaching Appraisal in the Probation Phase in a Public Institution of Higher Education in Parana State; to understand this and instrumentate the Institution for its own improvement. The method in use was the case-study and the technique was the semi-structural interview. The collected data, were submitted to a content analysis technique, generating for empirical categories with the respective sub-categories. The analysis and interpretation of data showed apathy to the Appraisal Process and lack of involvement by the teachers, and they made known a logical posture about posture about the ingenuous conscience transition to the awareness, limiting their contribution for the Appraisal Process improvement.