Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720000006&lang=en vol. 05 num. 04 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000600001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Legislação de ensino: há espaço para a liberdade de iniciativa nas instituições de ensino superior? Reflexões sobre as implicações da legislação de ensino na vida acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000600002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho aborda principalmente os seguintes temas: a presença do Estado na Educação Superior; relações que se estabelecem entre a União e os Estados; relações entre a União e as IES, públicas e privadas; efeitos destas relações, no plano do direito e dos fatos.<hr/>This paper discusses especially the following issues: the presence of the State in higher education; the existing relations between the Union and the Stares; relations between the Union and the Institutions of Higher Education, public and private; the effects of these relations vis-à-vis the laws and the facts. <![CDATA[Concepções e práticas de avaliação da educação superior no governo Fernando Henrique Cardoso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000600003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto analisa as práticas de avaliação implementadas na educação superior no governo Fernando Henrique Cardoso, especialmente nos cursos de graduação, procurando desvelar as concepções de avaliação subjacentes à atual reforma desse nível de ensino. Identifica e discute cinco vertentes de avaliação que explicitam a concepção de currículo orgânica e articulada à uma perspectiva sistêmica, funcionalista e cibernética de avaliação. Apresenta, ainda, um prólogo ao transformar-se essas vertentes em lei, criando, inclusive, uma Agência Nacional de Educação (ANE) para manutenção e desenvolvimento do sistema.<hr/>This paper discusses the evaluation practices implemented in Brazilian higher education during Fernando Henrique Cardoso's administration, especially at the undergraduate level, trying to unravel the hidden conceptions of evaluations which undergird this program. The paper identifies and discusses five evaluation underpinnings which explain the understanding of the curriculum as it relates to a systemic, functionalistic, and cybernetic conception of evaluation. it also presents a prologue as it transforms these underpinnings into law, creating a National Education Agency (ANE) for maintaining and developing the system. <![CDATA[El "Estado Evaluador" de la educación superior en contextos de democracias de "baja intensidad"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000600004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabajo realiza un abordaje del tema comprometido con una perspectiva latinoamericana y una idea de "democracia radical" y se plantea algunos interrogantes acerca de los cambios conducentes a la instalación de modalidades de evaluación de la educación superior, características de un Estado que denominaremos de manera provisoria Evaluador. En este sentido, este trabajo se limita al análisis de la concepción de democracia implícita en los discursos neoliberales y bancomundialistas realizando unas breves anotaciones acerca de los futuribles posibles desde una lógica comprometida con una idea de democracia ampliada incluyente y la defensa de los valores de justicia social y derechos humanos.<hr/>This paper discusses the idea of "radical democracy" from a Latin-American perspective, and suggests some questions about changes that might lead to models of evaluation of higher education, characteristics of an Evaluating State. In this sense, this paper restricts its analysis to the concept of implicit democracy in the neo-liberal and World Bank discourses, registering a few notes on the future and its possibilities, taking into account a logic which is committed to the idea of an inclusive and widespread democracy and to the defense of justice and human rights. <![CDATA[A avaliação institucional: um processo de reflexão e sistematização para o aperfeiçoamento da atuação universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000600005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Aborda referenciais da Avaliação Institucional tematizando a complexidade da mesma, sua importância e necessidade na qualificação da atuação universitária. As vertentes de onde se geram os referenciais e a explicitação dos princípios orientadores da Avaliação Institucional, enquanto reflexão e sistematização do projeto institucional na sua globalidade são tematizados neste texto.<hr/>The texts deal with Institutional Evaluation references, discussing its complexity, its importance and necessity for the improvement of university performance. The texts furthermore discusses the underpinnings from which these references are generated and c1arifies the guiding principles of Institutional Evaluation as they relate to the systematization of the institutional project in its entirety. <![CDATA[Avaliação de programas educacionais: discutindo padrões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000600006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto abaixo discute os atributos e padrões para a boa avaliação de programas educacionais elaborados pelo Joint Committee on Standards for Educacional Evaluation e apresenta em tradução os quatro atributos e os trinta padrões correspondentes.<hr/>The text discusses the attributes and standards for good evaluation of educational programs, as developed by the Joint Committee for Educational Evaluation. The text also contains a translation into Portuguese of the four attributes and their corresponding thirty patterns. <![CDATA[Exames nacionais: uma análise do ENEM aplicado à matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000600007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo verificar as relações entre a parte matemática do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. o raciocínio e o desempenho escolar em Matemática. Os sujeitos foram 338 estudantes do segundo ano do ensino médio, sendo 166 de uma escola da rede estadual de ensino e 172 de uma escola da rede particular do Estado de São Paulo. Foi aplicada a Bateria de raciocínio, BPR-S e uma prova de Matemática feita com as questões de Matemática do ENEM de 1999, composta por doze questões. A prova de Matemática teve quatro versões diferentes: (1) questões fechadas, como a versão original; (2) questões abertas; (3) questões mistas sendo as ímpares abertas e as pares fechadas; e (4) questões mistas. sendo as pares abertas e a ímpares fechadas. Os resultados apontaram o ENEM como um instrumento viável para a avaliação do aluno egresso do ensino médio. O estudo conclui mostrando alguns aspectos que podem ser reformulados, apontando que, apesar de válido, o ENEM, de uma maneira geral, apresenta vários pontos que precisam ser melhorados.<hr/>The purpose of this study was to verify the relations between the mathematical part of ENEM (National High School Standardized Examination), reasoning, and students’ performance in Mathematics. The corpus included a total of 338 second-year high school students, 166 of which studied in state schools and 172 in private schools, in the state of São Paulo. The reasoning tests were applied, BPR-5 and a mathematics test with questions form the 1999 ENEM examination, consisting of twelve questions. The mathematics test had four different versions: (1) closed questions, as with the original version; (2) open questions; (3) mixed questions, with the odd ones open and the even ones closed; and (4) mixed questions, with the even ones open and the odd ones closed. Results showed that ENEM is a feasible instrument for evaluating students who finished high school. The study concluded by showing some aspects that could be reelaborated, showing that even though ENEM is a valid instrument, a number of aspects still need improvement. <![CDATA[Cooperação universitária no Mercosul - a AUGM no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000600008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa a cooperação universitária a partir de estudo sobre as universidades brasileiras integrantes da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) - uma organização não governamental que congrega universidades públicas dos quatro países membros do Mercosul. O enfoque na cooperação inter-universitária, centrado no papel da AUGM, visa ampliar a reflexão sobre a integração regional, deslocando o eixo da discussão da dimensão econômica (atividades de produção e comercialização de bens), para outra temática fundamental no referido processo: Educação e Ciência e Tecnologia (C&T). O texto objetiva caracterizar a inserção das referidas instituições no processo de integração regional, por intermédio da cooperação inter-universitária e pela identificação de suas origens e determinantes, temas de interesse, fontes de financiamento, dificuldades, estrutura e organização da entidade e engajamento institucional (ações das reitorias). Com isso, é traçado um perfil da cooperação e são apontados os impactos verificados.<hr/>This article analyzes the university cooperation based on a study of the Brazilian universities that are members of the Montevideo Group (Associação de Universidades Grupo Montevidéu - AUGM) - a non-governmental organization which congregates public universities from the four Mercosul countries. The focus on inter-university cooperation, centered on the role of AUGM, aims at a more profound reflection upon regional integration, dislocating the axis of the discussion from the economic dimension (production and commercial activities) to another fundamental theme in the process: education and Science and Technology (S&T). The text tries to characterize the insertion of the various institutions in the process of regional integration, through inter-university cooperation and through the identification of its origins and determinant factors, themes of common interest, funding sources, difficulties, structure and organization of AUGM, and institutional engagement (Administrative actions by universities). Through this, we trace a profile of the existing cooperation and we present the so-far identified impacts. <![CDATA[Avaliação externa: a vez e a voz do ex-aluno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000600009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto tem por objetivo discutir os resultados obtidos na operacionalização de um dos componentes do Programa de Avaliação Institucional da Universidade Regional de Blumenau- PAIURB, ou seja, a avaliação da Instituição pelos egressos, realizada em novembro e dezembro de 1998. Apresenta uma discussão com relação ao perfil econômico do ex-aluno, informações sobre o curso de graduação concluído e o perfil das expectativas do ex-aluno com relação à Instituição. Estes três aspectos foram distribuídos em 27 questões de um questionário estruturado que, posteriormente, foram lidas através de leitora ótica e os dados tratados através de um programa estatístico. Os resultados ora apresentados referem-se aos principais itens do Relatório Geral do Egresso apresentado aos órgãos superiores da Universidade (FURB) em 1999.<hr/>The objective of this text is to discuss the results obtained in the execution of one of the components of the Blumenau Regional University Institutional Evaluation Program - BRUIVP, that is, the evaluation of the institution by the former student, carried out in November and December of 1998. It presents a discussion about the economic profile of the former student, information about the concluded graduation and the profile of the expectation of the former students regarding the institution. These three aspects have been distributed in 27 questions of a structured questionnaire, which has subsequently been read through a scanner and a statistic program treated the data. The results now presented are related to the main items of the General Report of the former students reported to the superiors’ organs of the University (FURB) in 1999.