Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720010003&lang=en vol. 06 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Formatos avaliativos e a construção da docência: implicações políticas e pedagógicas!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en No Brasil, o Ministério da Educação apostou nos processos avaliativos como capazes de trazer resultados positivos para o ensino superior, independente da discussão preliminar de um projeto político pedagógico para este grau de ensino. Esta iniciativa colocou o tema da avaliação na berlinda, ocupando espaços acadêmicos, institucionais e sindicais, incluindo os principais meios de comunicação. Em que pese o fato destes Projetos não explicitarem, com total transparência, a concepção político-pedagógica em que se baseiam, eles trazem, por si sós, concepção filosófica e epistemológica que está incidindo sobre o processo ensino-aprendizagem e sobre a profissionalidade dos docentes do terceiro grau, dando novos contornos à construção da cultura universitária, gestada por professores e alunos. É preciso refletir, de forma mais sistemática e rigorosa, estes processos avaliativos, tentando verificar suas bases de sustentação, tanto numa perspectiva ampla posta no projeto social, quanto nas repercussões para a prática pedagógica, direcionando os currículos, a formação dos estudantes e o papel do professor. As idéias de Santos (1986, 1994, 2000) têm auxiliado a compreensão do tema, discutindo a relação entre emancipação e regulação como forças explicitadoras dos projetos políticos sociais.<hr/>In Brazil, the Ministry of Education has been considering the evaluative processes as capable of bringing up positive results to university level education independently from any preliminary discussions related to political and pedagogical projects for this level of education. Such a move brought evaluation to the centre of discussion in academic, institutional and trade union contexts, besides the midia. The evaluative processes do not make explicit the political and pedagogical principles that guide them although their philosophical and epistemological conceptions influence teaching learning and the professionalizing of university teachers, giving new contours to the university cultures built by these professionals and their students. The present investigation aims at analysing, in a systematic and rigorous way, the evaluation processes that are being carried out. It makes an attempt at examining their supporting elements, from a broad perspective expressed in social projects, and their repercussions in terms of pedagogic practices that direct curricula, students' training and, mostly, teachers' roles. <![CDATA[Avaliação institucional: a experiência da Universidade Federal do Acre]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação institucional da Universidade Federal do Acre (UFAC) começou em 1995, quando a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura (SESu/MEC) aprovou o Projeto de Avaliação da UFAC seguindo o modelo proposto pelo Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). A partir de então, muitas ações foram realizadas, mas somente em 1999 a avaliação foi executada e os trabalhos concluídos em 2000. Este trabalho apresenta a metodologia de avaliação adaptada do PAlUB e, sucintamente, os resultados gerais obtidos e as sugestões da comunidade universitária para correção das deficiências encontradas. Os princípios que orientaram a avaliação foram o do respeito à identidade institucional, o da não premiação e não punição, o da livre adesão, o da legitimidade, o da continuidade, o da globalidade e o da comparabilidade. O objetivo deste artigo foi descrever o processo de avaliação institucional e divulgar parte dos indicadores obtidos sobre a situação do ensino, pesquisa e extensão da UFAC.<hr/>Institutional Evaluation at the Federal University of Acre began in 1995, when the SESUIMEC approved of UFAC's Evaluation Project-a project constructed in accordance with the guidelines of the Brazilian institutional Evaluation Program (PAlUB). Since then many actions were undertaken, but, only in 1999 was the program implemented. The project carne to an end in 2000. This paper presents the methodology as it was adapted from PAlUB and briefly discusses the findings and recommendations presented to the university community in order to overcome existing deficiencies. The principles which guided the elaboration of the project were: respect for institutional identity, neither award nor penalty, free adherence, legitimacy, continuity, globality and comparability. The evaluation process, objectives and project methodology are describe in the paper. Whereupon, this article has as its purpose to describe the institutional evaluation process and to communicate some of the findings about the institutional situation in terms of teaching, research, and outreach programs. <![CDATA[O ensino superior privado no Brasil e a formação do segmento das universidades comunitárias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto apresenta análise sobre o ensino superior privado, em particular o segmento denominado "universidades comunitárias". Este grupo de instituições começou a organizar-se na primeira metade da década de 80, ganhando maior poder de pressão na época da elaboração da Carta Constitucional de 1988. Com a força de sua organização o segmento funda a Associação Nacional de Universidades Comunitárias - ABRUC, visando a defender seus interesses corporativos. Sob a denominação de comunitária agrupam-se universidades comunitárias confessionais e universidades comunitárias não-confessionais; esta heterogeneidade confere um caráter ambíguo e, por vezes, contraditório ao segmento, refletindo-se no processo de construção de sua identidade institucional.<hr/>The text shows analyses of the private higher education (college), in particular the branch that is known as "community universities". This group of institutions started to organize itself in the first half of eighties, earning some more pressure power by the time of the elaboration of the Carta Constitucional de 1988 (Constitutional Letter of 1988). With the power of its organization the group creates the Associação Nacional de Universidades Comunitárias - AB RUC (National Association of Community Universities), trying to defend its corporation interests. Under the name of community join it some confessional community universities and non confessional community universities; this heterogeneity shows an ambiguous character and, sometimes, against the segment, reflecting itself under the building process of its own institutional identity. <![CDATA[O pensamento liberal e as universidades federais: notas preliminares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo intitulado O Pensamento Liberal e as Universidades federais: notas preliminares, é um exercício de reflexão acerca do Pensamento Liberal e dos impactos das políticas neoliberais na educação e em particular, nas universidades públicas brasileiras. A discussão trata de aspectos de Política Educacional como subsídio às investigações sobre educação escolar brasileira, identificando e situando, historicamente, as diferentes fases e aspectos da política educacional nacional. Neste sentido, o trabalho sugere uma reflexão histórica desta política quanto ao Estado Liberal/Neoliberalismo e suas interfaces educacional e política.<hr/>The article is a reflection on the Liberal Imagination and the impact of neoliberal policies on education and, especially, on Brazilian public universities. The discussion deals with aspect~ of the Political Education as subsidy to investigations about Brazilian school education, identifying and situating, historically, the different phases and aspects of the national educational policies. In this sense, the article suggests a historical reflection on these policies as they relate to the Liberal/Neoliberal State and its political and educational interfaces. <![CDATA[A produção coletiva de saberes e o processo de avaliação na universidade: a presença do computador no trabalho pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho apresentamos considerações a respeito da epistemologia de saberes sobre avaliação de disciplinas de Cálculo em diversos Cursos de Ciências Exatas. A partir de um estudo feito sobre a experiência de um grupo de docentes visando incluir o uso de softwares computacionais apropriados em processos de ensino e aprendizagem. Este estudo contempla os saberes docentes, os saberes específicos sobre a avaliação, o processo construtivo de elaboração de provas conjuntas, de trabalhos desenvolvidos em laboratórios de informática e na elaboração de projetos, bem como a inclusão destes na avaliação semestral de alunos. Trechos de entrevistas e da transcrição de trabalhos de campo são apresentados. As opiniões de tutores (alunos de pós-graduação) e de monitores (alunos de graduação) são incluídas entre os saberes docentes em função das atividades por eles desenvolvidas.<hr/>In this work we present our observations on the epistemology of different aspects of the knowledge of evaluation in Calculus disciplines for students of different majors in Exact Sciences. This study was conducted using the study of a group of teachers that included the use of appropriate Calculus software in teaching-learning processes. This work considers the obtained knowledge of teachers, their specific knowledge of evaluation processes, the constructive aspects of elaborating joint tests and exams, of joint evaluations for students in computer laboratory environments as well as in proposing projects to be developed by student groups, besides the way in which these grades were included in the final evaluation of students. Excerpts of interviews and the transcription of some of the field observations are included. The opinion of teaching assistants (graduate students) and those of monitors (undergraduates) are included in the broad sense as teacher's knowledge due to the activities that were developed during this work. <![CDATA[O discreto charme de uma audiência pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho apresentamos considerações a respeito da epistemologia de saberes sobre avaliação de disciplinas de Cálculo em diversos Cursos de Ciências Exatas. A partir de um estudo feito sobre a experiência de um grupo de docentes visando incluir o uso de softwares computacionais apropriados em processos de ensino e aprendizagem. Este estudo contempla os saberes docentes, os saberes específicos sobre a avaliação, o processo construtivo de elaboração de provas conjuntas, de trabalhos desenvolvidos em laboratórios de informática e na elaboração de projetos, bem como a inclusão destes na avaliação semestral de alunos. Trechos de entrevistas e da transcrição de trabalhos de campo são apresentados. As opiniões de tutores (alunos de pós-graduação) e de monitores (alunos de graduação) são incluídas entre os saberes docentes em função das atividades por eles desenvolvidas.<hr/>In this work we present our observations on the epistemology of different aspects of the knowledge of evaluation in Calculus disciplines for students of different majors in Exact Sciences. This study was conducted using the study of a group of teachers that included the use of appropriate Calculus software in teaching-learning processes. This work considers the obtained knowledge of teachers, their specific knowledge of evaluation processes, the constructive aspects of elaborating joint tests and exams, of joint evaluations for students in computer laboratory environments as well as in proposing projects to be developed by student groups, besides the way in which these grades were included in the final evaluation of students. Excerpts of interviews and the transcription of some of the field observations are included. The opinion of teaching assistants (graduate students) and those of monitors (undergraduates) are included in the broad sense as teacher's knowledge due to the activities that were developed during this work.