Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720010004&lang=pt vol. 06 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Avaliação: técnica e ética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute vários sentidos da avaliação na educação superior. Sua linha central de reflexão focaliza a avaliação muito mais ética do que técnica. A avaliação produz efeitos e sentidos. Por isso, liga-se fundamentalmente à formação. O texto discute algumas das transformações e alguns sentidos produzidos pela avaliação. De modo particular, discute os sentidos da formação na sociedade contemporânea, em geral dominada por valores da lógica econômica, e propõe uma revitalização dos valores da cidadania e da sensibilidade social.<hr/>This article discusses many meanings of higher education evaluation. It's central line of think has it's focus on the evaluation of ethical meanings rather than on the evaluation of technical aspects. Evaluation produces effects and meanings. Therefore, it's fundarnentally connected to "formation". This article discusses also some of the changes and meanings produced by evaluation. In a particular way, it discusses the meanings of education and formation on the modem society, usually dominated by economic values, and proposes a revitalization of civic values and social sensibility. <![CDATA[O Exame Nacional de Curso e a avaliação institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute o sentido da educação Universitária e argumenta que o Exame Nacional de Curso (provão), por desconsiderar os objetivos centrais desta educação, está longe de poder avaliar satisfatoriamente a instituição ou os seus cursos. Ao contestar a validade do provão como instrumento de avaliação de curso, o texto propõe que a avaliação da educação superior seja orientada por modelos avaliativos que contemplem princípios semelhantes aos do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), desenvolvido pelas universidades brasileiras e pelo MEC em 1993.<hr/>The text discusses the meaning of higher education and argues that the Brazilian Ministry of Education's National Exam, known as "Provão", because it does not take into account the basic objectives of higher education, is far from capable of evaluating appropriately the institutions and their programs. By contesting Provão's validity as an adequate evaluation procedure, the text proposes that higher education be evaluated by evaluation models based on principles similar to those of PAIUB, the Institutional Evaluation Program developed by Brazilian Universities and the Ministry of Education in 1993. <![CDATA[Promover o sucesso acadêmico através da avaliação e intervenção na universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os autores apresentam neste texto os resultados de um estudo sobre o insucesso acadêmico aplicado a quatro universidades portuguesas. Além do nível da compreensão numa perspectiva de conjunto, buscam explicar o fenômeno em estudo e, sobretudo, produzir estratégias científicas, pedagógicas, psicológicas e administrativas de intervenção na promoção do sucesso acadêmico, no nível dos alunos, dos professores, da organização e do currículo.<hr/>The authors discuss the results of a study on academic failure at four Portuguese universities. Besides an attempt at understanding the issue as a whole, the authors try to explain the phenomenon under discussion and, above all, to produce scientific, pedagogical, psychological and administrative strategies of intervention in order to promote academic success with regards to students, teachers, organization and curriculum. <![CDATA[A formação do aluno na graduação: o papel da disciplina metodologia do trabalho científico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto discute o papel da Metodologia do trabalho científico na formação do profissional de nível superior. Destaca as mudanças sociais e as mudanças na concepção de conhecimento e suas implicações na organização do ensino na universidade. Salienta a necessidade de ser ultrapassada a visão estritamente disciplinar na formação superior e eliminar o hiato entre as humanidades e a formação científica.<hr/>This text discusses the role of research activities methodology in the training of higher education professionals. It emphasizes the social changes and the changes in the understanding of knowledge and their implications in the organization of university education. It stresses the need to overcome the strictly disciplinary vision in higher education and the need to eliminate the gap between the humanities and scientific education. <![CDATA[Um estudo da eficiência dos programas de pós-graduação em engenharia no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa discute a avaliação de desempenho dos programas de pós-graduação de engenharia no Brasil, no que diz respeito ao ensino e pesquisa. Caracteriza-se pela utilização de uma ferramenta para mensuração e avaliação de eficiência. Esta ferramenta é a Análise Envoltória de Dados (DEA). Foram experimentados, na pesquisa, vários formatos de modelos que pudessem retratar o cenário da avaliação de 1998, de modo compatível com os parâmetros de avaliação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esta Fundação possui um sistema de acompanhamento das atividades de ensino e pesquisa da pós-graduação de engenharia, o qual serviu de fonte de dados para o estudo desenvolvido nesta pesquisa. O processo de avaliação da CAPES busca determinar um grau que represente o nível de qualidade dos programas de pós-graduação. A aplicação do DEA empenha-se em ampliar o conhecimento dos avaliadores e propiciar aos coordenadores dos programas conhecimentos para formulação de estratégias, rumo a um melhor posicionamento.<hr/>This research is about the performance evaluation of the Brazilian engineering graduate programs associated with teaching and research. It was done using a tool that measures and helps to evaluate their efficiency, known as Data Envelopment Analysis (DEA). Many kinds of models were experimented in the way to represent the 1998 evaluation in a way compatible with the evaluation parameters used by CAPES Foundation, one of Brazil's major higher education funding agencies. This foundation has a systematic evaluation of teaching and research activities of the engineering graduate programs in Brazil, which has served as data source for the research developed in this thesis. The system tries to determine a degree that represents the quality of the graduate programs. DEA application searches to enlarge the knowledge of the evaluators and help program leaders to formulate strategies in order to better classify them. <![CDATA[A avaliação do curso de pedagogia no Exame Nacional de Cursos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A realização da prova do Exame Nacional de Cursos da Pedagogia trouxe à tona duas questões candentes: uma, a questão do referencial teórico que se consubstancia nas Diretrizes Curriculares emitidas pelo Conselho Nacional de Educação, com a teoria educacional aceita e praticada pelos educadores da área da Pedagogia. Ao executar a prova do Exame Nacional de Cursos foram desprezados frontalmente os princípios educacionais de ambos; Conselho Nacional de Educação e as teorias e práticas dos educadores. A segunda questão é o questionamento legal pelo não atendimento a dispositivo em vigor, cabendo questionamento e oportuna tomada de posição do Conselho Nacional de Educação.<hr/>The matter of the question is Brazil's National Evaluation Program in Education (Provão). The issue at stake is that the evaluation program in process does not find supporting modem education theory. The legal papers from Brazil's National Council of Education suggest otherwise. The theory and practice of Brazilian school education doesn't agree with the Brazilian Ministry of Education's positions, suggesting that this is the moment and opportunity to discuss these subjects with Brazil's National Council of Education. <![CDATA[La universidad publica y el nuevo gobierno: la paradoja de la modernización conservadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabajo hace referencia al conflicto universitario de la UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) durante los anos de 1999 y 2000. La perspectiva con la que se aborda este evento que conmocionó a la opinión pública mexicana y latinoamericana, que dio un vuelco a la pasividad con la que se habían movido los actores universitarios hasta entonces y que ha propiciado un proceso de cambio profundo que actualmente se vive, es desde lo que se vivió y produjo en eI sector de los profesores e investigadores de esa universidad, como tal. El movimiento de la UNAM, por ello, también generó un debate interno en el sector de los académicos, respecto del propio movimiento estudiantil, de la reforma universitaria y de los asuntos más importantes de la vida universitaria, lo que se presenta aquí desde la perspectiva personal del autor, quién fue un activo participante del mismo. El trabajo aborda los momentos más importantes del conflicto, y busca enmarcarlos en el contexto del debate nacional respecto a los cambios en la educación superior y sus derroteros, pero también pretende apuntar las experiencias que deja este movimiento general, en la posibilidad de iniciar una transformación de fondo en una de las universidades más grandes del mundo.<hr/>The paper discusses the conflicts at Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), during the years 1999 and 2000. This event, that shook public opinion in Mexico and Latin America, and did away with the passivity of staff and faculty, producing profound changes on campus, is here discussed from the vantage point of what was experienced and produced by teachers and researchers. The movement at UNAM also triggered debate among students regarding student politics, university reform and other important issues of university life. What is presented here is a personal view of the author, who was an active participant in these debates. The paper discusses the most important moments of the conflict and tries to situate them in the national debate around changes in higher education, but it also tries to point out the experience which this general movement produced regarding the possibility of initiating profound changes in one of the world's largest universities. <![CDATA[Ética e educação: problemas de concepção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resenha do livro Pós-modernidade, ética e educação, de Pedro Goergen, publicado na coleção "Polêmicas do nosso tempo" da Editora Autores Associados, Campinas, 2001.