Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720010005&lang=en vol. 06 num. 04 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000500001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A política de avaliação da educação superior no Brasil em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000500002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta o resultado de pesquisa analítica acerca do sistema de avaliação da educação superior no Brasil, tendo por base um estudo de sua constituição e dos diferentes mecanismos implementados a partir da segunda metade da década de 90. Constata-se que a avaliação vem assumindo papel preponderante na ampliação do controle, por parte do Estado sobre as IES, bem como na implementação de princípios e parâmetros de mercado no tocante à reestruturação desse nível de ensino.<hr/>This paper presents analytical research results regarding the Brazilian higher education evaluation. The conc1usions are supported by a study about the making of this evaluation system and its various mechanisms that have been implemented since the second half of the 90's. The study concludes that evaluation has been assuming a predominant role in the increase of State control over the Institutions of Higher Education as well as in the implementation of market principles and parameters concerning the restructuring of this educational level. <![CDATA[Avaliação como construção social: reflexões sobre as políticas de avaliação da educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000500003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto desenvolve a idéia de avaliação como construção social, pois formulada em situações objetivas e específicas e em um quadro estruturado de valores que a justificam e produzem sentidos. Com base nesta concepção, discute a política de avaliação da educação no Brasil, cujo discurso enfatiza o seu caráter científico ou 'neutro' e sua objetividade e confiabilidade técnica (uma vez produzida por especialistas). Para tanto apresenta, em um primeiro momento, o contexto que introduziu a avaliação no país e seus pressupostos educacionais - formação de mão-de-obra para suprir demandas do setor produtivo e do capital. E discute, em seguida, à luz da complexidade do ato avaliativo, os fundamentos epistemológicos de alguns dos elementos que compõem o discurso e a prática governamental sobre avaliação, ressaltando suas limitações para a educação à medida que restritos ao controle de resultados.<hr/>The paper develops the idea of evaluation as a social construct, since it is formulated in objective and specific situations and in a structured frame of values that justify it and produce meanings. Based on this notion, the paper discusses the evaluation policy for Brazilian higher education, whose discourse emphasizes its scientific and "neutral" character as well as its objectivity and technical reliability (conducted as it is by specialists). The text discusses first the context wich introduced evaluation in the country and its educational assumptions - training of labor force to meet the demands of the productive sector and of capital. Next, due to the complexity of the evaluative act, the text discusses epistemological bases of some elements wich constitute the government' s discourse and practice with regard to evaluation, pointing out its limitations vis a vis education, since it is restricted to the control of results. <![CDATA[A avaliação da educação superior no contexto das políticas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000500004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto objetiva fazer uma reflexão sobre a avaliação a partir de sua inserção no contexto das políticas sociais e educacionais. A partir da crise do Estado de Bem - estar, com a passagem do Estado Interventor para Avaliador houve, em todo o mundo, um reordenamento das políticas sociais, calcadas no contexto de descentralização do Estado e nos critérios de eficiência e qualidade, complementadas com uma paulatina 'transferência' das responsabilidades estatais para a comunidade. No Brasil, em especial no caso da educação, destaca - se a implementação de programas de controle de resultados da performance de alunos e instituições, bem como incremento de parcerias entre Estado- Sociedade. A avaliação, no seio deste processo, não só tem obtido importância, mas tornou-se elemento essencial na formulação e gestão de políticas no setor.<hr/>The purpose of this text is to discuss evaluation from the vantage point of its insertion in the context of social and educational policies. The crisis of the welfare state, with the consequent move from an interventionistic state to an evaluative state, brought about, throughout the world, a re/ ordering of social policies based on the decentralization of the state and on criteria of efficiency and quality, complemented by a gradual "transference" of state responsibilities to the community. In Brazil, especially in the case of education, the implementation of programs aimed at controlling performance results of students and institutions, as well as the development of state/community partnerships gained significant emphasis. Evaluation, in this context, not only gained importance but became and essential element in the formulation and management of specific policies. <![CDATA[Avaliação do ensino superior: as influências na implantação dos sistemas; os casos brasileiro e português]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000500005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo faz uma abordagem resumida da tese de doutorado intitulada: "Avaliação do Ensino Superior: uma visão geral e uma análise comparativa entre os contextos brasileiro e português". O objetivo do trabalho baseou-se na verificação do que influenciou a implantação dos sistemas de avaliação de ambos os países e, para auxiliar nesta análise, foram elaborados quatro pressupostos que buscaram saber a existência desta influência. Além desses pressupostos, foi observada a lógica desenvolvida entre a autonomia e a avaliação nos dois países.<hr/>The article has a summarized approach of the doctoral dissertation entitled: "Evaluation System of Higher Education: an overall view and a comparative analysis between the Brazilian and Portuguese contexts." The objective of this study was to identify what influenced the adoption of the evaluation systems in both countries and, to help in this analysis, four assumptions were elaborated in order to find out the existence of such influence. Besides these assumptions, the logic developed between the autonomy and the evaluation system in these two countries was observed. <![CDATA[Evaluación de la docencia universitaria: mitos y realidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000500006&lng=en&nrm=iso&tlng=en La evaluación educativa es un campo de controversias, porque toda práctica evaluativa es sin duda política, en tanto posee un carácter axiológico. Esta consideración es capital para comprender estas reflexiones sobre la evaluación de la docencia en la Universidad. En este contexto, situamos el desempeño del Rol Docente en la Universidad como una práctica educativa que supone múltiples articulaciones, subrayando la complejidad que esta implica y la dificultad que ello representa para su evaluación. Sin embargo, al momento de realizar la evaluación de la función docencia se redujo esta compleja realidad a un número limitado de indicadores, que poco reflejan acerca de un proceso problemático y determinado por una multiplicidad de factores como el descripto. Al mismo tiempo, analizamos como impactan, en las prácticas evaluativas, algunos de los que hemos denominado mitos universitarios.<hr/>Educational assessments a field of controversy. This is so because every assessment is undoubtedly political, in that it is subject to principles. This consideration is of main importance in order to understand these reflections on teaching assessment at the university. In this context of assessment we have situated the role of teachers at the university as an educational practice which implies multiple articulations, stressing the complexity it represents and the difficulty its assessment means. However, at the moment of assessing the teaching function, this complex reality has been considerably reduced to a limited number of indicators which scarcely shows a problematic process that is determined by a multiplicity of factors as have been described above. At the same time we have analysed how some university myths, as we have called them, affect educational practices. <![CDATA[Ensino superior e formação: elementos para um olhar ampliado de avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000500007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo interroga sobre o sentido de ser professor universitário, hoje, tendo em vista as crises em geral e particularmente a crise de identidade da universidade atual, as mudanças paradigmáticas no campo científico e as transformações dos valores na sociedade. No quadro das transformações gerais, e sobretudo levando em conta o predomínio dos valores do mercado, cabe à universidade e aos seus docentes novos papéis que exigem não só ultrapassar o sentido meramente técnico de transmitir e produzir conhecimentos mas também contribuir para a elevação da consciência e a formação humana em seu sentido forte. Isso requer a superação das perspectivas cientificistas, tecnicistas e utilitaristas nas dimensões de ensino e pesquisa por uma racionalidade crítico-emancipadora. A universidade não deveria se caracterizar por uma simples aderência às demandas do mercado; deveria buscar resgatar sua dimensão cultural, no sentido mais forte e humano.<hr/>This article discusses the meaning of being a university professor, today, in the context of the general crises and particularly of the identity crisis faced by the university, the paradigm changes in the scientific arena and the changing values within society. With regard to these general transformations and, above all, considering the predominance of market values, the university has to take upon itself roles that require that it not only go beyond its technical dissemination and production of knowledge but also contribute to the elevation of conscience and human development in its strongest sense. This will require that it overcome Scientifics, technicist, and utilitarianist perspectives in its teaching and research activities, replacing them by a critical-emancipatory rationality. The university should not allow it self to be characterized by a simple adherence to market demands; it should instead enhance its cultural dimension in its strongest human sense. <![CDATA[O processo de avaliação com relação ao papel do enfermeiro na unidade de trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000500008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um dos maiores desafios da sociedade brasileira, nesta virada de século, marcada pelos impactos tecnológicos e globalizantes, é melhorar a qualidade de produtos e serviços. O movimento em busca da qualidade de vida tem-se concentrado de forma mais contundente naqueles setores mais competitivos como é o caso da área industrial, seguida pela de prestação de serviços. Setores como educação e saúde, bem tardiamente, vêm despertando para esta necessidade de inovação: busca da· qualidade do serviço que oferece. Devemos salientar que o atraso na prestação de serviços públicos, voltados sobretudo para a educação e a saúde, é ainda muito grande e este fato tem que ser reavaliado. O papel do profissional Enfermeiro deverá ser de grande relevância com relação à avaliação das condições de vida do cliente e da equipe.<hr/>One of the biggest challenges of the Brazilian society, in this turn of the century, marked by the technological and globalizing impacts, is to improve the quality of products and services. The movement searching for quality of life has been more concentrated in those more competitive sectors as is the case of the industrial sector, followed by rendered services. Only recently have sectors such as education and health become aware of this necessity of innovation: good quality service. It should be stressed that the delay in the rendering of public service, especially with regard to education and health, is still great and needs re-evaluation. The role of the professional nurse with gain increasing importance in relation to the evaluation of the client's and the team's living conditions. <![CDATA[Dos saberes às competências: o desafio da construção da proposta pedagógica da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772001000500009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto relata os resultados da construção de proposta pedagógica baseada em competências, que estamos desenvolvendo, como parte do projeto Gestão Estratégica de competências e a formação do cidadão trabalhador. Financiado pelo CNPq, tem como objeto de investigação a avaliação de práticas sociais escolares, situadas na Região Sul, procurando mensurar como vêem se desenvolvendo a gestão de processos voltados à formação de competências de cidadãos. A análise centrada no Sistema Educacional Divina Providência tomou a avaliação das práticas escolares como uma necessidade de re-direcionamento do processo de formação para aproximá-lo das comunidades locais redimensionando as relações entre escola e comunidade. Utilizando o Planejamento Estratégico e Pedagógico que contemplam a possibilidade do diagnóstico, da auto-avaliação e, conseqüentemente, da reorganização das ações, e de participação na construção da qualidade do processo educacional é por meio deles que estamos analisando, avaliando e construindo propostas pedagógicas que viabilizem a passagem dos saberes para as competências.<hr/>This text presents the results of the pedagogical proposal construction based on skills that were created as part of the project "Strategic Skills Management and the Formation of the Working Citizen." With financial support from CNPq, it aims to evaluate schooling social practices in Southern Brazil and tries to understand how skills formation processes are managed. The analysis on Sistema Educacional Divina Providência took the schooling practices evaluation as a need of redirection for formation process to create closer relations between school and community. By using Pedagogical and Strategic Planning, which provides the possibility of diagnosis, self-evaluation, reorganization of action and participation in the construction of quality on educational process, that we are analyzing, evaluating and creating pedagogical proposals that allow us to go from knowledge to skills.