Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720020001&lang=en vol. 07 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Quase-mercado, quase-educação, quase-qualidade: tendências e tensões na educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trato neste texto da nova lógica da privatização e do quase-mercado educacional, reconstruindo os sentidos que essas expressões estão adquirindo no âmbito das reformas gerais e no quadro da "modernização" da educação superior. Essas transformações tocam a essência da educação e modificam os sentidos da "formação e da "qualidade educativa". Requerem um aumento do poder controlador e fiscalizador do Estado e se ligam a uma nova noção de "autonomia", subordinada à ideologia da eficiência e ao cumprimento de objetivos ou metas, e controlada pela "avaliação.<hr/>In this text I discuss the new logic of privatization and of the educational quasi-market, reconstructing meanings that these phrases have acquired within the scope of general reforms and within the frame of the current "modernization" of higher education. These transformations touch the very core of education and modify the meanings of "formation" and "educational quality." They require an increase in the state's control power and connect with a new notion of "autonomy", subordinated to the ideology of efficiency and to the fulfillment of aims and purposes, and controlled by "evaluation". <![CDATA[Implicações da pós-modernidade para a universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo procura apresentar as implicações do novo cenário pós-moderno para as questões da universidade. Nessa abordagem são levantadas algumas referências conceituais ao termo pós-modernidade, a forma como a modernidade tem sido estruturada e sua influência sobre o processo formativo que se processa na universidade, nesse período. A ênfase maior do artigo é sobre as referências da pós-modernidade para a universidade. Completando o texto, é apresentado um quadro das tendências paradigmáticas das ciências na modernidade e na pós-modernidade.<hr/>This article intends to present the implications of postmodernity to the university. In it are brought up some considerations about modernity and the way the university has been organized in this period, and considerations about the word postmodernity and its implications to the university. <![CDATA[A evasão no ensino superior noturno: o caso do curso de química da UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa aborda a evasão no ensino superior noturno, a partir do estudo do curso de Química da UFMG, turmas de 1994 a 1998. Foram feitas comparações com resultados referentes a estudos similares para o curso diurno, turmas de 1990 a 1995. As taxas no noturno, em média da ordem de 20 %, foram menores do que no diurno e apresentaram tendência de diminuição ao longo do período estudado. Similarmente ao observado no diurno, a evasão à noite é marcadamente influenciada pela variável sexo e pelo desempenho no início do curso e não é afetada pelo desempenho no vestibular. Por outro lado, diferentemente do verificado no diurno, a evasão é condicionada pela relação de trabalho do estudante e pela sua renda familiar. Os evadidos foram entrevistados, observando-se que eles atribuem a evasão às dificuldades para conciliar estudo e trabalho.<hr/>This paper discusses the drop-out rate of undergraduates studying in evening courses, taking as point of departure the case of chemistry students - classes of 1994/1998 at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Comparisons were made with similar studies of programs offered during daytime, groups of 1990 to 1995. The drop-out rates of evening courses averaged 20%, were smaller than in daytime courses, and showed a tendency towards decline during timeframe studied. Similarly to what happens in daytime courses, the attrition at evening courses proved to bear relation with the student's work situation and by his family's income. The dropouts were interviewed, revealing that they identify the difficulties to conciliate between work and study as the main cause of attrition. <![CDATA[La CONEAU y el mejoramiento de la calidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en EI concepto de calidad de la educación superior ha sido un eje orientador de las políticas en esta área a lo largo de la década del noventa. Si bien en este punto se perciben acuerdos, resulta más complejo hallar un sentido unívoco al término calidad. Se trata más bien de un concepto polisémico. EI presente artículo constituye un intento de analizar el sentido asignado al término calidad, desde el punto de vista de un organismo argentino (CONEAU) creado con el propósito de evaluar y acreditar la calidad de las instituciones universitarias del país.<hr/>The concept of quality in higher education was one of the most important during the 90's. Although people and institutions agree on this point, it is very difficult to agree on the meaning of the term. This article tries to analyze the real idea conveyed by the CONEAU (Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria), which was created to asses and accredit Argentinean universities. <![CDATA[Los cambios en las políticas de Educación Superior Venezolana y la profesión académica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Se discuten algunas de las políticas del Estado venezolano con relación a la educación superior y su posible impacto en el desarrollo de la carrera académica, con especial énfasis en el Programa de Promoción del Investigador (PPI) y el Beneficio Académico (CONABA). Se presentan algunas conclusiones que dan cuenta de la percepción que tienen los profesores universitarios de las políticas de evaluación del desempeño puestas en práctica por el Estado, en respuesta a las nuevas exigencias que ambos actores enfrentan. El análisis concluye con la comparación con otros países latinoamericanos.<hr/>This paper discusses some of the policies of the Venezuelan state with regard to higher education and its impact in the development of the academic career, with special emphasis on the Programa de Promocion del Investigador (PPI) and Benefício Académico (CONABA). Some conc1usions are presented regarding the perception university professors have of the performance evaluation policies developed by the state, in response to the new demands both actors face. The analysis concludes with a comparison with other Latin-American countries. <![CDATA[Avaliação docente: implicações éticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute a importância crescente da avaliação dos docentes pelos alunos, tanto como instrumento para melhoria da qualidade do ensino, como para a maior democratização das relações sociais nas universidades. Embora reconhecendo as dificuldades de sua implantação, preconiza a adoção de um sistema com objetivo construtivo e não punitivo, centrado no modelo ativo de aprendizagem, com implicações éticas e de compromisso social. Oferece, a título de sugestão, um modelo de instrumento desta avaliação.<hr/>The article points out the importance of teacher evaluation by students, both as a tool to improve the quality of education and as a means to democratize the social relations on campus. Although recognizing the difficulties to get such a process started, this discussion proposes the implementation of a system with a constructive rather than punitive purpose. Such a process would be centered on an active learning model, with ethical implications and social commitment. Attached is a suggestion of a questionnaire which could be used for such an evaluation. <![CDATA[Auto-avaliação institucional e a formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo enfoca a experiência de uma Universidade particular, no processo de Auto-avaliação Institucional de um curso da área de Exatas. O objetivo foi examinar como se deu esse processo, discuti-lo e problematizar os resultados relativos ao professor, mediador do conhecimento, e o possível reflexo no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a tomada de consciência da Auto-avaliação Institucional será considerada como um mecanismo de ação reflexiva, em prol da formação docente e da qualidade do ensino superior.<hr/>This article focuses on the experience in a private University during the self- evaluation process in a hard science undergraduate program. The aim of this article is to analyze the entire process and discuss its results in relation to the professors as mediators of learning and the possible effects on the learning process. In this sense, the institutional self-evaluation process will be considered as a tool for reflective action as part of an effective teacher education program in higher education.