Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720020002&lang=pt vol. 07 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A avaliação no marco das políticas para a educação superior: desafios e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um balanço geral sobre as principais tendências em avaliação. De modo particular, o autor observa que vários modelos de avaliação praticados pelos Estados nacionais na América Latina, especialmente no México, com diversas finalidades, se inspiram sem discussão em experiências norte-americanas. Cita como exemplos o Merit Pay, os rankings, a vinculação avaliação-financiamento, o credenciamento, o controle dos rendimentos etc .. O modelo predominante tem sua origem na ideologia da eficiência. Segundo o autor, essas práticas avaliativas deturpam o sentido da avaliação, que deveria ser um processo voltado não para o controle e sim para a melhoria do funcionamento da educação superior.<hr/>The purpose of this paper is to present an account of the major trends in the field of evaluation. More specifically, the author observes that the various evaluation models used by nation states in Latin America, especially in Mexico, with various purposes, find their source of inspiration in the North American experience. He cites as examples the Merit Pay, the rankings, the link between evaluation and financing, accreditation, control of earnings, etc. The predominant model has its origin in an ideology of efficiency. According to the author, these evaluation practices distort the sense of evaluation. Which should be a process geared not towards control but towards the improvement of higher education. <![CDATA[Avaliação institucional, reformas e redesenho capitalista das universidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um panorama crítico das reformas do estado e da educação superior no quadro do redesenho capitalista. Na perspectiva do tema da pedagogia universitária e da inovação, são apresentadas argumentações baseadas em estudos de caso de avaliação institucional de universidades de distintos países latino-americanos. Dentre as argumentações apresentadas, destacam-se: as relações universidade-estado-sociedade se alteram sob a influência das reformas promovidas pela globalização; a avaliação é utilizada como instrumento de centralização e controle, e não de construção da democracia; como controle, a avaliação carrega o redesenho capitalista da universidade; como instrumento de reconstrução do conhecimento e de responsabilidade democrática, ela pode induzir possibilidades contra-hegemônicos.<hr/>This article presents a critical overview of state and of higher education reform within the frame of capitalist redefinition. In the perspective of the theme of university pedagogy and of innovation, arguments are presented based on case studies of institutional evaluation carried out in different Latin-American countries. Among the arguments presented, the following deserve emphasis: the relation between university-state-society is altered under the influence of the reforms promoted by globalization; evaluation is utilized as an instrument of centralization and control and not of construction of democracy; as control, evaluation bears with it the capitalist redefinition of the university; as an instrument of reconstruction of knowledge and of democratic responsibility, it may induce counter-hegemonic possibilities. <![CDATA[O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento "língua portuguesa e literatura": relevante ou passível de refutação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desenvolvendo-se reflexões analítico-críticas sobre características de processos e sistemas de Verificação de Resultados Educacionais, bem como de Avaliação de Resultados Educacionais, ratificou-se, argumentativamente, que o ENEM e os Concursos Vestibulares não caracterizam situação de avaliação de resultados educacionais, mas, sim, e decisivamente, de aferição/verificação desses resultados. Nessa configuração, ambos constituem mecanismos seletivos sócio-educacionais para além da Educação Básica. Mais ainda, à luz do objetivo fundamental do ENEM indicou-se que, considerada a Área de Conhecimento "Língua Portuguesa e Literatura", os itens das provas do ENEM 1998-2000 apresentam relativa ausência de Validade de Conteúdo. Desse modo, sugere-se que urge realizar investigações sistemáticas e abrangentes sobre a validade de conteúdo das provas do ENEM, relativamente a todas as Áreas de Conhecimento nelas abordadas, no sentido de se concluir pela sua relevância e utilidade no contexto educacional brasileiro; ou, por sua extinção e conseqüente reversão dos correspondentes recursos para uma política pública de melhoria da qualidade da educação para todos, que nesses exatos termos seja desenvolvida e implementada.<hr/>Analytical-critical reflections that were developed about characteristics of processes and systems of Educational Assessment (Measurement/Verification of Education Results), as well as of Evaluation of Education Results, did ratify, through solid and comprehensive arguments based on the relevant literature, that the "National Examination of Secondary School" (ENEM) and the "Concursos Vestibulares" don't characterize a situation of Evaluation of Educational Achievements, but, decisively, a situation of Measurement/Verification of these results. In such a configuration, both - ENEM and Concursos Vestibulares - constitute socioeducational selective mechanisms beyond the Brazilian Basic Education System. Still, in light of the fundamental objective of ENEM, it was also indicated that, considered the field of knowledge "Portuguese Language and Literature," the items of the ENEM tests, 1998 - 200 I, present relative absence of Content Validity. These findings appear to suggest that it is urgent to conduct systematic and comprehensive investigations about the Content Validity of the ENEM tests, relative to al\ of the fields of knowledge involved, so that the academic and civil communities will be able to conclude about the relevance and usefulness of ENEM in the Brazilian educational context; or, inversely, for its elimination and consequent allocation of the corresponding resources for public policies directed at the improvement of the quality of education for all, in its very true sense and meaning - both theoretically and empirically. <![CDATA[Avaliação: que realidade é essa?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A fragmentação e a burocratização dos procedimentos de avaliação, praticados nas instituições de ensino, provocam a alienação e a perda da dinamicidade do processo de aprendizagem, em função da capacidade diretiva atribuída à avaliação, nesse processo. A alienação vem da não participação no "mundo da vida" (expressão cunhada por Habermas em sua teoria da ação comunicativa), que entendemos ser nas escolas a aprendizagem. Esse mundo da vida já vem interpretado, ou recodificado pelo sistema: o conteúdo da aprendizagem já vem prescrito. A prescrição impede a descrição isenta de pré - julgamentos. A isenção indica a necessidade de analisar a aprendizagem e não julgá-la. Chamamos arrogância a essa característica do sistema educacional e entendemos que ela é um empecilho do aperfeiçoamento do processo, tanto de ensino como de aprendizagem. Na segunda parte do trabalho, apresentamos uma experiência de ensino com avaliação participativa. A técnica é de assembléia, com papéis determinados, numa turma de 60 alunos, na Disciplina de Filosofia da Educação, no segundo ano do Curso de Pedagogia. Os depoimentos dos alunos revelam sua aprovação quanto à técnica que permite a participação no processo de ensino e aprendizagem, tomados como um só processo, mas não quanto à avaliação, tomada ainda como um processo à parte. A descrição não é um procedimento usual, sendo que a prescrição, ainda que alienante, pareça dar mais segurança aos alunos na avaliação.<hr/>The fragmentation and bureaucratization of evaluation procedures, as practiced in the teaching institutions, provoke alienation and loss of dynamism in the learning process, as a result of the directive capacity attributed to the evaluation. The alienation comes from non-participation in the "life world" (expression given by Habermas in his communicative action theory), that at schools we understand to be learning. This life world comes already interpreted, or re-codified by the system: the learning content comes already prescribed. The prescription impedes the exempt description of the prejudgments. The exemption indicates the need to analyze the learning and not judging it. We call arrogance to this characteristic of the educational system and recognize that it is a barrier to the teaching and to the improvement of the learning process. In the second part of this text, we introduce a teaching experience with participative evaluation. The technique is one of assembly, with determined roles assigned to a group of 60 students, in the Education Philosophy course, offered during the second year of the Pedagogy Program. Students' reports reveal their approval regarding this technique that allows participation in the teaching and learning processes, taken as a single process, but not regarding evaluation, which is still taken as a process apart. Description isn't a usual procedure, and prescription, although alienating, seems to make students feel safer with regard to evaluation. <![CDATA[Las políticas de educación superior en Argentina y Brasil: los márgenes de autonomía en la gestión]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los Sistemas de Educación Superior de Argentina y Brasil presentan grandes contrastes en términos de sociogénesis, formas de configuración, ritmos de expansión y magnitudes. Sin embargo, en los últimos anos las presiones de los organismos multilaterales de crédito, que supeditan su apoyo económico al cumplimiento de sus "recomendaciones", los someten a un conjunto de lineamientos homogéneos de desarrollo y transformación que no guardan relación con sus heterogeneidades históricas. Este trabajo se propone abordar las singularidades que asume la adopción de estos criterios en dos países a partir de las peculiaridades de sus respectivos sistemas. Analizaremos especialmente la evolución de los principales ejes del discurso del Banco Mundial correlacionándolo con las formas de expansión adoptadas por los SES y las políticas desarrolladas en relación a los académicos y los estudiantes.<hr/>The Argentine and Brazilian Higher Education Systems have great differences in terms of origins and evolution, ways of configuration, rhythm of expansion and magnitudes. In spite of that, in the last years, the pressures of multilateral-credit-organisms, that subordinate their economic help to the fulfillment of their "recommendations," submit them to a set of homogeneous proceedings of development and transformation that keep no relation with their historic heterogeneities. This work studies the singularities that the adoption of these criteria has produced in the two countries because of the peculiarities of both systems. We analyze especially the evolution of the World Bank major guidelines and their relation with the forms of expansion and diversification of both Higher Education Systems and the policies related to academics and students. <![CDATA[Formação de professores universitários: a experiência da Unicamp]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta a experiência de formação docente universitária desenvolvida na Unicamp através de um programa denominado "Programa de Estágio de Capacitação Docente" - PECO, realizado com alunos de curso de doutorado das diversas áreas dos programas de pós-graduação. O texto apresenta as fundamentações, a organização e os resultados alcançados enquanto a experiência aconteceu. Os resultados demonstram que a realização de programas desta natureza não é apenas importante, mas também, gratificante.<hr/>This paper presents an experience of university teacher pedagogical training carried out at Unicamp through a program called PECD - Programa de Estágio de Capacitação Docente. It involved doctorate students of all the different fields of graduate programs offered by the university. The paper presents the principles', organization, and results achieved by PECD. The results show that carrying out programs of this nature is important and also gratifying. <![CDATA[Contribuição à avaliação do curso de graduação da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp em face dos saberes da prática profissional de seus egressos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acredita-se, neste trabalho, que uma avaliação da formação universitária do profissional pode ser feita, indiretamente, pela avaliação da atuação destes pois, sendo a formação superior universitária responsável em grande parte pela constituição dos profissionais, a sua atuação pode ser um reflexo da maneira como estes estão se formando. Em meio a uma discussão recentemente iniciada na FEA/UNICAMP a respeito de sua reformulação curricular, este estudo vem investigar, de um lado, os saberes exigidos e produzidos nas diversas práticas do engenheiro de alimentos e, de outro, as possíveis contribuições e omissões do curso de Engenharia de Alimentos da UNICAMP na formação desse profissional. O material de estudo é constituído principalmente pelos depoimentos dos graduados, obtidos por entrevista semi-estruturada, na qual o entrevistado era convidado a relatar e descrever aspectos referentes à sua atuação profissional e sua graduação. Através da análise do material recolhido, algumas conclusões foram feitas, e dentre elas cita-se a contribuição importante e decisiva da graduação na aquisição de conhecimentos teóricos básicos e técnicos de todos os entrevistados. Mas, segundo a análise, a graduação pouco conseguiu contribuir para o desenvolvimento de saberes da prática, fazendo com que a aquisição destes ficasse condicionada ao estímulo individual, ou ocorresse ao se tentar suprir deficiências de estratégias curriculares didática ou pedagogicamente inadequadas. A contribuição deste estudo para as discussões realizadas na FEA a respeito de sua reestruturação curricular reside no fato de este propor que sejam analisadas as competências e saberes da prática como base de um projeto pedagógico de ensino universitário. Dessa maneira, a atuação dos egressos, suas práticas e suas competências passam a ser uma importante fonte de subsídios necessários para uma constante avaliação e reformulação do curso, buscando a efetividade da educação superior universitária na formação de profissionais capazes de solucionar nossos principais problemas sociais.<hr/>Bringing the idea that the analysis of professional performance is an indirect way to evaluate their academic education, this work intends to help with the evaluation of undergraduate programs at FEA/Unicamp. It tries to investigate the know-how demanded from professionals in their practices and to find its source, in order to evaluate the academic contribution to the acquisition of the required skills. The data were obtained mainly from inquiries with university graduates, conducted with the aid of sketched guidelines, fact that brings the possibility to adapt the interview according to each one's personal experience. The main conc1usion, which is a result of the data analysis, is about the important contribution of the academic institution to the achievement of basic theoretical and technical knowledge. But, according to the analysis, FEA was not able to contribute largely to the achievement of the know-how demanded in the professional practices of graduates. This study intends to help with the curricular changes at FEA/Unicamp.