Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720020003&lang=pt vol. 07 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Breve ensaio sobre o atual processo civilizatório: estado moderno, cidadania e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta deste texto é mostrar a degradação do processo social no capitalismo através do estudo das relações entre o Estado Moderno, a Cidadania Liberal e a Educação, na fase concorrencial, durante a vigência do Estado de Bem Estar e do Estado Neoliberal.<hr/>The article's purpose is to show the degradation of the social process in the capitalist system through the study of the relations among the Modern State, the Citizenship and the Education in the liberal phase, within the Welfare State and the present neo-liberal age. <![CDATA[Influências do dualismo cartesiano e do materialismo na educação tecnicista brasileira: uma abordagem a partir da filosofia da mente de John Searle]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta urna reflexão sobre o dualismo cartesiano e o materialismo na Educação Tecnicista brasileira, baseado na filosofia da mente de J. Searle. A exposição elenca alguns fundamentos e a influência que os pensamentos dualista e materialista exerceram no passado e exercem ainda no início deste século. Serão mostrados argumentos que indicam que tanto o dualismo como o materialismo não são suficientemente válidos para uma compreensão mais plausível da realidade. Finalmente, apresentam-se alguns fundamentos da Educação Tecnicista brasileira inspirada nas duas correntes citadas.<hr/>This paper, based on John Searle’s Philosophy of Mind, presents a reflection upon the influence of the Cartesian dualism and Materialism on the Brazilian Technicist Education. The text presents some fundamentals and discusses the influence the dualist and materialist thought has had in the past and still has in the beginning of the present century. Arguments indicating that neither dualism nor materialisms sufficiently valid for a plausible understanding of reality are introduced. Finally, some elements of the Brazilian Technicist approach inspired on the two philosophical schools previously mentioned are presented. <![CDATA[Avaliação Institucional na UFRGS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta urna reflexão sobre o dualismo cartesiano e o materialismo na Educação Tecnicista brasileira, baseado na filosofia da mente de J. Searle. A exposição elenca alguns fundamentos e a influência que os pensamentos dualista e materialista exerceram no passado e exercem ainda no início deste século. Serão mostrados argumentos que indicam que tanto o dualismo como o materialismo não são suficientemente válidos para uma compreensão mais plausível da realidade. Finalmente, apresentam-se alguns fundamentos da Educação Tecnicista brasileira inspirada nas duas correntes citadas.<hr/>This paper, based on John Searle’s Philosophy of Mind, presents a reflection upon the influence of the Cartesian dualism and Materialism on the Brazilian Technicist Education. The text presents some fundamentals and discusses the influence the dualist and materialist thought has had in the past and still has in the beginning of the present century. Arguments indicating that neither dualism nor materialisms sufficiently valid for a plausible understanding of reality are introduced. Finally, some elements of the Brazilian Technicist approach inspired on the two philosophical schools previously mentioned are presented. <![CDATA[Avaliação institucional da extensão: conceitos, níveis, parâmetros e indicadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivos. Proposição de um Modelo Institucional de Avaliação da Extensão, constituído de um conjunto de indicadores que possam avaliar a clientela, a estrutura institucional, o desempenho e as mudanças sociais geradas pelas ações extensionistas. Metodologia. Consolidação, através de revisão bibliográfica, de conceitos, terminologia e relações entre variáveis utilizadas para avaliar as ações de Extensão acadêmica, bem como desenvolver uma classificação dos diferentes tipos e níveis de avaliação. Resultados. Um nível de avaliação (clientela) avalia a comunidade externa e interna; dois níveis (esforço, disponibilidade) avaliam a estrutura institucional; 6 níveis (carga de trabalho, acessibilidade, adequação, eficiência, efetividade, propriedade) avaliam o desempenho da instituição e 2 níveis (eficácia, efeitos colaterais) avaliam as mudanças sociais. Conclusões. O Modelo proposto tem como vantagens o fato de: definir linguagem comum em avaliação, sistematizar conjuntos de indicadores (tipos e níveis de avaliação) para serem usados em todas as ações, estabelecer a forma como calcular cada indicador e permitir que cada Unidade identifique quais indicadores possui, quais se lhe aplicam e quais devem ser buscados.<hr/>The purpose of this paper is to construct an Institutional Evaluation of Academic Extension, integrated by a set of indicators that could evaluate the clientele, the institutional structure, the performance and the socials changes attained by the extension activities. Methodology: Pertinent literature was reviewed to assess concepts, terminology and relationships among variables used to evaluate academic extension activities, and develop a classification of the different kinds and levels of evaluation. Results: Clientele evaluation evaluates external and internal community; effort and availability evaluate the institutional structure; workload, efficiency, effectiveness, accessibility, appropriateness and adequacy evaluate the institutional performance; efficacy and side effects evaluate the social changes. Conclusions: The proposed model has the following advantages: it states a common language for evaluating; it systematizes the set of indicators (kinds and levels of evaluation) to be used for all activities; it sets up ways to calculate each indicator; and it allows every school to identify which indicators apply to its situation and which must be developed. <![CDATA[O ENEM é alternativa ao vestibular? O caso da área de química]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt À luz dos documentos oficiais pertinentes e relevantes e dos resultados de vários estudos realizados, este estudo analítico--crítico se desenvolve em duas perspectivas: numa primeira perspectiva, analisa a pertinência das relações estabelecidas, pelo MEC/INEP/ENEM, entre Competências e Habilidades às quais foram, por sua vez, associados os Itens das Provas do ENEM 1998-2001 que enfocaram conteúdos da Área de Conhecimento "Química"; na segunda perspectiva tenta-se verificar a presença, ou ausência, de Validade de Conteúdo desses Itens. Das análises realizadas sobre a Validade de Conteúdo dos Itens das Provas 1998-2001, ENEM, que abordam conteúdos de "Química", indicou-se absoluta ausência de Validade de Conteúdo de onze (11) dentre vinte e sete (27) itens, ou seja, em cerca de 41 % das questões.<hr/>Based on pertinent and relevant official documents and on the results of various studies, this analytical and critical paper presents two perspectives: first, it analyses the pertinence of the relations established, by MEC/INEP/ENEM, between Competence and Skills, which were then associated to questions on the ENEM Tests (1998-2001) which focus on contents of Chemistry; second, the study tries to verify the presence or absence of Content Validity in these questions. Based on the analysis of Content Validity of the questions of the Tests administered from 1998 to 2001, which refer to Chemistry, absolute absence of Content Validity was observed in eleven out of twenty-seven questions, that is, in 41 % of the questions. <![CDATA[Avaliação e política institucional: estudo dos indicadores "qualificação docente" na avaliação das "condições de oferta de cursos"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho é uma contribuição à discussão das implicações das avaliações, promovidas pelo MEC, para o Ensino Superior Brasileiro. A análise é construída a partir do ponto de vista de um administrador de uma Instituição de Ensino Superior com diversos cursos, que pretende inferir do grupo de indicadores "Qualificação Docente" na avaliação das "Condições de Oferta de Cursos" elementos para a elaboração de uma política institucional. Com o objetivo de apontar as dificuldades oriundas da não unificação dos critérios de avaliação das comissões, são utilizadas no estudo as planilhas dos cursos avaliados no ano de 1999. No trabalho discute-se as questões: o quê é avaliado? Quais as mudanças que os indicadores induzem? É possível identificar nesses indicadores critérios para elaboração de política institucional global?<hr/>This paper intends to contribute to discussion of the implications of the evaluations of higher education carried out by the Brazilian Ministry of Education. The analysis is developed from the vantage point of an administrator of an institution which offers a number of undergraduate programs. The purpose is to determine if it is possible to infer from the "Evaluation of Program Conditions" some basic guidelines for the development of institutional policies. With the purpose of pointing out the difficulties stemming from the diverse criteria used by the evaluation commissions, tables referring to the evaluations of 1999 were used. The paper discusses questions such as the following: What is being evaluated? What changes are induced by the indicators? Is it possible to identify in these indicators some criteria for elaborating a global institutional policy? <![CDATA[A formação do profissional farmacêutico e o exercício da cidadania na UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um momento importante na formação do profissional farmacêutico analista clínico ocorre durante o Estágio Supervisionado em Análises Clínicas. Se esse estágio tem como ideal a vinculação teóricoprática e o aperfeiçoamento técnico- científico, urge que seja igualmente direcionado para a atenção da comunidade no campo da saúde pública. Ao implementar uma reflexão sobre a atuação do farmacêutico e o seu compromisso na estrutura das relações sociais busca-se o desafio de capacitação para transformação dessa realidade. Desenvolveu-se, portanto, a proposta de um estágio em Análises Clínicas que, além de um treinamento técnico-científico, contemple a formação do profissional de saúde enquanto educador e que as atividades propiciem a conscientização da importância e necessidade de sua atuação enquanto profissional cidadão. Foi elaborado, dessa forma, o projeto - Educação para a saúde: prevenção e tratamento de verminose, anemia e desnutrição - que foi desenvolvido em parceria com uma comunidade escolar no município de Ouro Preto.<hr/>An important moment in the analyst-clinical pharmaceutical professional's formation happens during the Supervised Training in Clinical Analyses. If the aim of this training is to provide a link between theory and practice and technical improvement - scientific, it is necessary that it also address the community's needs of public health. When implementing a reflection on the performance of the pharmacist and his commitment in the structure of the social relationships, the major challenge is to prepare him for the transformation of reality. With this in mind, a proposal of a training in Clinical Analyses was developed, aiming at the education of health professionals who receive not only technical and scientific training but also an understanding of the importance and the necessity of acting both as a professional and a citizen. It was with this purpose that the project - Education for health: prevention and treatment of verminosis, anemia and malnutrition - was developed in partnership with a community school in the municipal district of Ouro Preto. <![CDATA[Avaliação da proposta de articulação entre pós-graduação e graduação no processo de formação continuada dos docentes do ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que ora apresentamos relata os resultados da pesquisa avaliativa levada a efeito junto aos professores da Área de Educação da PUCPR com o propósito de avaliar a percepção que os mesmos têm sobre a experiência vivenciada de melhoria da qualidade acadêmica, utilizando o princípio educativo da pesquisa cientifica como diretriz do processo de formação continuada de professores que atuam na educação superior tanto na graduação como na pós-graduação.<hr/>This paper reports the results of an evaluative research carried out with teachers of the Education Area of PUCPR with the purpose of evaluating how teachers perceive the improvement of academic quality. Scientific research was used as the guideline for the continued education of teachers in higher education - in undergraduate as well as in graduate programs. <![CDATA[Os quadros dirigentes transnacionais na Argentina: serviço público, norte-americanismo e o papel dos cursos de MBA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772002000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata a respeito da formação de quadros dirigentes com características internacionais. Constata-se que os MBAs (Masters in Business Administration) constituem-se como um meio de disseminação da cultura empresarial mundializada e como um passaporte universitário para profissionais que aspiram ser quadros dirigentes transnacionalizados. Analisa-se, também, o papel da Universidad del CEMA como um exemplo de instituição formadora de quadros internacionais na Argentina durante o período do governo liberal-reformista de Carlos Saúl Menem (1989-1999).<hr/>This article discusses the education of international executives. The MBA is a way of disseminating the global business culture and has become an academic passport for professionals that aim to be transnational executives. This article discusses the role of the University of CEMA (Universidad del CEMA) as typical example of an institution aimed at educating international executives in Argentina during the Government of Carlos Saúl Menem (1989-1999).