Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720030001&lang=en vol. 08 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Avaliação externa e os cursos de graduação: implicações políticas na prática pedagógica e na docência; perspectivas para o ensino e a docência universitária frente ao impacto das políticas de avaliação externa no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[O vestibular do provão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo é uma contribuição ao debate sobre o Exame Nacional de Cursos, aplicado anualmente pelo Ministério da Educação. Neste trabalho pretende-se mostrar que os conceitos divulgados pelo Ministério da Educação, ao invés de apresentarem a eventual qualidade dos cursos de graduação, a escondem ou distorcem. Para o estudo são utilizados como dados primários as notas de corte para os conceitos "A", "B", "C", "D" e "E" atribuídos, desde 1999, às áreas que são avaliadas por esse instrumento. Ao compararem-se as notas de corte com a nota obtida pelo curso de melhor desempenho de cada área observa-se que há discrepâncias significativas quanto ao desempenho entre as áreas.<hr/>The paper is a contribution to the debate about the Brazilian Ministry of Education's national undergraduate program evaluation exam (Provão). Its intention is to show that the grades published by the Ministry of Education, instead of showing the quality of undergraduate programs, hide it and distort it. For the purpose of the present research the scores' s limits used to evaluate the various programs since 1999 were used. When grade limits of one course were juxtaposed with those of other courses, significant discrepancies regarding performance were perceived. <![CDATA[Exame Nacional de Cursos - o Provão: uma avaliação para melhorar ou excluir?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto faz uma crítica ao modelo de avaliação ora vigente no Brasil para os cursos de graduação das instituições de ensino superior (IES). Inicialmente contextualizamos o Brasil dentro de uma política orientada pelos órgãos financeiros mundiais, coerente com o neoliberalismo, aos países dependentes dos mesmos. Em seguida, faz-se uma análise sobre os exames nacionais a partir de uma abordagem histórica, mostrando ainda os pressupostos políticos - econômicos - teóricos - metodológicos no contexto nacional e seus efeitos para a educação. Apresenta-se um histórico de como as universidades foram avaliadas/controladas desde sua criação na idade média até a implementação do Provão (Exame Nacional de Cursos), no Brasil, que substituiu/desconheceu o PAIUB (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras), o qual foi elaborado pelas próprias IES e aprovado pelo MEC. Finalmente, é feita uma crítica ao Provão, tendo como base sua lei e sua repercussão na mídia, mostrando suas limitações e contradições.<hr/>This text makes a critical analysis of the current evaluation model of undergraduate programs of higher education institutions in Brazil. Initially, Brazil is situated inside of a practice guided by the world-wide financial agencies, which are coherent with neoliberalism. After that an analysis of the national examinations, according a historical approach, is made, showing its estimated political, economic, and theoretical presuppositions and their effect on national education. A historical description is presented of how the universities have been evaluated/controlled, since their creation in the middle ages until the implementation of "Provão" (National Examination of Undergraduate Programs), in Brazil, which replaced PAlUB (Institutional Evaluation Program of Brazilian Universities), a program which was elaborated by the higher education institution themselves and approved by the Ministry of Education. Finally, a critique of Provão is made, based on the law that regulates it and on its repercussion in the media, showing its limitations and contradictions. <![CDATA[Auto-avaliação institucional: o discurso dos futuros engenheiros industriais do CEFET - MG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho é um recorte de uma pesquisa sobre auto-avaliação institucional realizada em 1997 e 1998, no Departamento Acadêmico da Engenharia Industrial Mecânica (DAEM) do CEFET-MG. A referida pesquisa teve como objetivo geral subsidiar a elaboração de uma proposta de auto-avaliação institucional para o Departamento, construída coletivamente com sujeitos que a compõem: professores, estudantes e técnicos administrativos. O presente trabalho apresenta apenas os resultados referentes aos estudantes e tem dois objetivos específicos: 1º _ apresentar a construção teórica de três modelos de avaliação construídos especialmente para o caso da avaliação institucional de uma Instituição de Ensino Superior (IES); 2º - analisar as propostas dos estudantes à luz dos dispositivos legais sobre avaliação institucional, da concepção de avaliação de LUCKESI (1978) e dos três modelos referidos.<hr/>This work is a cross section of a research on institutional self-evaluation carried out in 1997 and 1998, in the Department of Industrial Mechanical Engineering (DAEM) of CEFET -MG. The purpose of the research was to subsidize the elaboration of a proposal for institutional self-evaluation for the Department, collectively constructed by teachers, students and staff. This paper presents on1y findings relative to students and has as specific objectives (1) to present the theoretical construction of three evaluation models tailor-made for and institution of higher education; and (2) to analyze the students' proposals vis-a-vis the legislation about institutional evaluation, Luckesy' s view of evaluation (1978) and the three abovementioned models. <![CDATA[O aumento da relação da UNICAMP com a empresa privada: quem procura quem?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho examina uma proposição de senso comum, aderente ao pensamento neo-liberal e à literatura sobre a relação universidade - empresa dos países avançados, insistentemente repetida em círculos de governo latino-americano e dominante em seu ambiente acadêmico: devido ao ajuste estrutural e à exposição da empresa local à concorrência estrangeira, ela estaria buscando na universidade o conhecimento necessário para aumentar sua competitividade. Para tanto, se toma o caso "insuspeito" da Universidade de Campinas, uma das universidades latino-americanas mais conhecidas pela sua orientação tecnológica e pela sua interação com o setor produtivo, onde nos últimos anos cresceram consideravelmente os recursos provenientes da empresa privada para a realização de projetos. Baseados em outro trabalho recente, que a partir do instrumental de Análise de Política aborda o processo decisório na Universidade Pública Brasileira, os autores contradizem aquela proposição argumentando que ações independentes, incrementais e atomizadas de seus professores-pesquisadores podem ter levado a um comportamento responsivo, adaptativo, da universidade em busca de contratos com a empresa privada em função da queda dos recursos provenientes do governo.<hr/>The article examines a common-sense statement, adherent to neo-liberal thought and to advanced countries literature on university-business relationship, that has been insistently repeated in government circles of Latin-America and is dominant in its academic environment: due to the structural adjustment and to local business' exposure to foreign competition, it would be searching within the university the knowledge needed to increase its competitiveness. To do so, the authors analyze the "non suspicious" case of the University of Campinas. A Latin American university well known for its technological orientation and its capacity to interact with the productive sector, where, in the last years, private business funds for R&D have increased considerably. Based on another recent work, which uses the Policy Analysis framework for approaching the Brazilian university decision-making process, the authors contradict that statement arguing that independent and incremental actions of its personnel, searching for private business contracts to compensate for decreasing government resources, could be at the root of the university's responsive, adaptive behavior. <![CDATA[Los procesos de evaluación de la calidad y de acreditación en la universidad Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Luego de una breve síntesis de la evolución histórica y de la caracterización actual de la educación superior en la Argentina, se analizan las políticas de calidad en la universidad hasta la creación de la Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria (CONEAU) en 1996. Se describen la integración, la organización y la multiplicidad de funciones de la CONEAU. Se analizan los procesos de evaluación institucional y de acreditación de instituciones universitarias, de carreras de posgrado y de carreras de grado. En elación con la evaluación institucional se describen los procesos desde lo metodológico, en especial en lo referido a la evaluación externa ya que la autoevaluación es responsabilidad de cada institución universitaria. Se señalan algunos aspectos positivos y otros que no lo son tanto en relación a las primeras experiencias de evaluación externa: (33 universidades, algo más de un tercio del total). En cuanto a la acreditación de instituciones universitarias se analizan los procesos de autorización provisoria de nuevas instituciones universitarias privadas, el seguimiento de universidades privadas con autorización provisoria, el reconocimiento definitivo de universidades privadas, la autorización de nuevas universidades nacionales y el reconocimiento de instituciones universitarias provinciales. Se describe el proceso de acreditación de carreras de posgrado que ha abarcado a 1359 programas. En cuanto a la acreditación de carreras de grado se analiza lo nevado a cabo en cuanto a las de Medicina (24 carreras y 3 proyectos) y el inicio de la acreditación voluntaria de carreras de Ingeniería (188 carreras). Luego se describen los incipientes procesos de evaluación y acreditación de instituciones no universitarias. En la parte final del artículo se describen a modo de síntesis algunas ideas principales en cuanto a las concepciones y estrategias organizativas de evaluación y acreditación asumidas, a los procesos implementados y a los aspectos de política y gestión institucional.<hr/>Quality Evaluation and Accreditation in Higher Education Processes in the Argentine University. After a brief synthesis of the historical evolution and present nature of higher education in Argentina the paper analyses policies concerning quality in the university up to the creation of the National Commission of University Evaluation and Accreditation (CONEAU) in 1996. It describes CONEAU's composition, organization, and its various functions. It analyses the processes of institutional evaluation and accreditation of universities and postgraduate and graduate degrees. It describes the processes involved in institutional evaluation from the methodological point of view, with particular reference to external evaluation since self-evaluation is the responsibility of each university institution. It points out some positive aspects - and some that are less so - of the first experiences of external evaluation: 33 universities, a little more than a third of the total. In relation to the accreditation of university institutions the paper analyses the processes of provisional authorization of new private university institutions, the follow-up in private universities with provisional authorization, the definitive recognition of private universities, the authorization of new national universities and the recognition of provincial university institutions. The article also describes the process for the accreditation of postgraduate courses, which have risen to encompass 1359 programs. With regard to the accreditation of graduate degrees it analyses that carried out in those of Medicine (24 degrees and 3 projects) and the initiation of voluntary accreditation of Engineering degrees (188 degrees). Further on the paper considers the initial processes of evaluation and accreditation of non-university institutions. In the final section the paper describes by way of synthesis certain principal ideas concerning the concepts and organizational strategies of evaluation and accreditation adhered to, the processes implemented and questions of policy and institutional management. <![CDATA[Las propuestas de privatización de la universidad publica en Argentina: de la crisis de sentido al sentido de la crisis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en EI trabajo analiza las propuestas de privatización en materia de políticas universitarias formuladas para la Argentina por el Banco Mundial y por las fundaciones locales dedicadas al diseño de políticas de reforma de inspiración neoliberal que intentan construir un nuevo sentido como respuesta a la crisis por la que atraviesa la universidad. Se presentan algunas de las estrategias, dispositivos y omisiones que permiten dar cuenta de un proceso tendiente a legitimar un nuevo modelo educativo basado en la ley del mercado, que pone en cuestión el modelo universitario histórico orientado - a veces sólo a nivel discursivo- por los principios reformistas. Sostenemos que estas propuestas orientadas por la introducción de la lógica mercantil en el ámbito de la universidad ponen en cuestión su sentido de institución pública y el papel de la universidad destinada a la producción y difusión del conocimiento científico aI servicio de las necesidades de las mayorías sociales.<hr/>This paper analyzes the privatization proposals of the Argentine university policies made by the World Bank and by local foundations that design reform policies of neo-liberal inspiration. These reform policies are aimed at the construction of a new sense as a reply to the ongoing university crisis. We present some of the strategies, mechanisms and omissions that characterize the legitimation process of a new market-based educational model, that put the historical university model, oriented -sometimes only at the discursive level- by the reformist principles, at question. We maintain that these proposals, oriented by the introduction of the mercantile logic in the university field, put at issue both its sense as a public institution and its role as a producer and diffuser of the scientific knowledge to serve the needs of social majorities. <![CDATA[A avaliação discente sob múltiplos olhares: alguns referenciais teóricos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse artigo consiste numa síntese de um quadro teórico elaborado a partir de algumas importantes contribuições no campo da avaliação da aprendizagem na década de noventa. Trata-se de um trabalho de pesquisa que procurou levantar as tendências, os enfoques e os conceitos predominantes na literatura daquele período que tenham contribuído para influenciar (ou não) as práticas avaliativas efetivamente praticadas em sala de aula. Conclui-se que o simples conhecimento das teorias publicadas toma-se insuficiente para influenciar as práticas usuais em classe se não forem empreendidos esforços no sentido de promover o debate, a troca de experiências e a mudança de atitudes do educador frente à problemática da sua formação continuada, especialmente no que se refere às próprias concepções de ensino, aprendizagem e conhecimento.<hr/>This article consists of a synthesis of a theoretical frame elaborated on the basis of some important contributions in the field of evaluation of students' performance in the 1990's. The research tried to identify the trends, focus, predominant concepts of the literature of the period which may have contributed to the evaluation practices actually employed in the classroom. The conclusion is that the simple knowledge of theories is insufficient to influence the usual in-class practices if no effort is made to promote debate, exchange of experiences and the educators' attitude changes in relation to his continued education, especially in what concerns his own conceptions about teaching, learning and knowledge.