Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720030002&lang=pt vol. 08 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Seminário Internacional Avaliação Institucional da Educação Superior e Reformas do Estado: o sentido da Avaliação das IES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Algumas definições de avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste texto é discutir algumas das definições de avaliação educacional, buscando explorar o seu significado e importância no contexto da educação superior brasileira.<hr/>The purpose of this paper is to discuss some definitions of educational evaluation, trying to explore their meaning and significance within the context of higher education in Brazil. <![CDATA[Avaliação da educação superior regulação e emancipação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta a contradição bastante comum entre duas concepções e práticas de avaliação da educação superior. De um lado, a avaliação é principalmente regulação e controle. Por outro lado, a avaliação é concebida e praticada como instrumento de emancipação. Na segunda parte, são propostas algumas idéias de premissas e ações para um eventual programa de avaliação da educação superior, com base nos princípios da emancipação e dos compromissos públicos.<hr/>The text discusses a common contradiction between two conceptions and practices of higher education evaluation. On the one hand, evaluation is basically regulation and control. On the other, evaluation is conceived and practiced as an instrument of emancipation. On the second part of the text, some ideas about principles and actions are presented for a possible program for evaluation of higher education, based on the principles of emancipation and public commitment. <![CDATA[Avaliação institucional na educação superior: algumas lições dos modelos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da abordagem das políticas de Avaliação Institucional do Ensino Superior no Brasil desenvolvidas pelo governo federal na última década, com concepções e propósitos diferenciados, este texto procura destacar alguns equívocos a serem evitados pelas IES no desenvolvimento de seus próprios processos de avaliação.<hr/>Based on an analysis of the institutional evaluation of Brazilian higher education developed by the Federal government during the last decade, with conceptions and purposes different from those we advocate, this text tries to emphasize certain mistakes to be avoided by higher education institutions in the development of their own evaluation processes. <![CDATA[Avaliação institucional e educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta construção teórica que enfatiza a importância e a oportunidade de se reformar e restabelecer o debate e o exame do tema da avaliação e, em especial, da avaliação no âmbito das instituições educacionais. Coloca em uma perspectiva de avaliação a própria avaliação- pautada pela chamada "pedagogia do exame" - que vem percorrendo e demarcando o cenário educacional escolar brasileiro.<hr/>The text presents a theoretical construction that emphasizes the importance and opportunity of remode1Iing and reestablishing the debate and the examination of the subject of evaluation, especially, institutional educational evaluation. The text puts evaluation itself in the perspective evaluation, based on the so-called "exam pedagogy" - which has become the trademark of the Brazilian educational scenario. <![CDATA[A expansão do ensino superior no Brasil: abordagem preliminar das políticas públicas e perspectivas para o ensino de graduação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo consiste em examinar o processo de expansão do ensino de graduação no Brasil nos anos 90, identificando as principais políticas voltadas para o setor nesse período. Além disso, a partir da análise dos resultados obtidos pelas ações governamentais no setor, procura-se identificar as propostas em estudo no âmbito do MEC para o enfrentamento dos principais desafios que se colocam para a década atual: ampliação do número de vagas e incremento na qualidade dos cursos existentes.<hr/>The purpose of this article is to examine the expansion process of undergraduate education in Brazil in the 1990's, identifying the major public policies adopted in the field during this period. Moreover, based on the analysis of results from governmental actions in the sector, it seeks to identify the proposals being studied in the scope of the Ministry of Education in order to confront the main challenges of the present decade: the increase in the number of vacancies for students and the improvement of the quality of existing courses. <![CDATA[Educación superior en la Argentina (1995-2003)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde 1996 al año 2003, las condiciones políticas de Argentina se han transformado en sucesivas ocasiones. Sin embargo, se advierte continuidad de las políticas universitarias, ordenadas a partir de la Ley de Educación Superior. Por ejemplo, la inclusión de la evaluación de universidades y posgrados, los incentivos para investigación, los planes de modernización de la administración, etc. Sin embargo, se trata de una modernización trunca: sin apoyo presupuestario y con irracionalidades como la fundación de nuevas universidades, 10 que resulta es un sistema contradictorio y confuso, en el cual conviven aspectos sanamente actualizados con una lógica de ajuste y abandono, que empeora la calidad de todas las funciones del sistema de educación superior a partir de las políticas neoliberales.<hr/>From 1996 to 2003, Argentina has changed significant1y.But the same has not been the case with the university, where we can observe the continuity of university policies, considering the of Higher Education as a starting point. For example, the inc1usion of evaluation of universities and of graduate programs, the research incentives, the administration modernization plans, etc. It must be said that this is a half way modernization, for it lacks sufficient financial support, has no clear policy vis a vis the creation of new universities, which results in a contradictory and confused system, in which we observe perfectly healthy aspects side by side with abandonment, which expresses itself in a deterioration of quality in the higher education system, caused by neo-liberal politics. <![CDATA[Evaluación integral de procesos en la acreditación de grado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabajo tiene tres secciones. La primera sección revisa la manera en que el abordaje de un nuevo objeto (facultades de ingeniería con varias carreras) nos llevó a proponer una respuesta a la tensión entre la perspectiva institucional y la de las carreras teniendo en cuenta, durante el proceso de acreditación, las interacciones entre las unidades académicas y los distintos programas que ofrecen y que deben ser evaluadas. La segunda sección analiza el ordenamiento que se dio a los estándares para dar a la autoevaluación una organización que jerarquizara los distintos aspectos y relacionara insumos, prácticas y resultados. La última sección expone la propuesta a la que se arribó con el objetivo de agregar a los resultados habitualmente analizados (calificaciones, cantidad de graduados, etc.) un indicador específico en el que pudieran observarse resultados del proceso de aprendizaje.<hr/>This paper has three sections. The first section revises the way in which an approach to a new object (engineering schools with various careers) has led us to propose a new response to the tension between the institutional perspective and those of the academic programs, taking into account, during the accreditation process, the interaction between academic units and the different programs they offer and which must be evaluated. The second section analyses the ordering of the standards set in order to endow evaluation with organization standards which create a hierarchy between different aspects, relating inputs, practices and results. The final section expounds the conclusions arrived at with the objective of aggregating to the results which are generally considered a specific indicator in which we may observe the results of the learning process. <![CDATA[Avaliação do desempenho docente pelos alunos: algumas considerações sobre a atuação docente e os resultados da avaliação do seu desempenho pelos alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem por finalidade tecer algumas considerações em tomo dos resultados do desempenho do professor a partir dos objetivos e critérios que integram o processo de avaliação do ensino, desenvolvido na Universidade Regional de Blumenau-SC, de forma gradativa e continuada, desde 1995. Apresentam-se, pois, algumas reflexões a respeito da avaliação realizada pelos alunos sobre o desempenho dos professores, analisando a relação entre os índices obtidos pelos professores nestas avaliações versus os índices de alunos reprovados e de alunos com média semestral inferior a 7,5, sujeitos, estes últimos, de acordo com as normas regimentais em vigor, a exame final. Pretende-se demonstrar que os baixos resultados obtidos pelos professores em suas· avaliações, salvo algumas exceções, decorrem de dificuldades pessoais do professor em seu relacionamento com os alunos e do uso inadequado de determinados procedimentos de ensino.<hr/>This work aims to present some considerations around the results of teacher performance based on the objectives and criteria of the teaching evaluation, developed at the Universidade Regional de Blumenau-SC, in a gradually and continuous manner, since 1995. It presents, then, considerations related to the teachers performance evaluation made by their students, analyzing the relation between the scores received by the teachers in these evaluations against scores of both failed students and students with semestral grade lower than 7.5, being subjected, the last ones, according to current regimental rules, to final exam. We pretend to show that the low scores received by the teachers in their evaluations, with some exceptions, are linked to personal problems of the teacher in his relationship with the students and to the inadequate use of certain teaching procedures. <![CDATA[Sistemas de avaliação do ensino superior X melhoria do padrão de qualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse trabalho tem como proposta analisar e identificar as possíveis relações entre Sistemas de Avaliação e Melhoria do Padrão de Qualidade do Ensino Superior. Para tanto, realizou-se um estudo sobre a estruturação e o desenvolvimento dos procedimentos gerais do Exame Nacional de Cursos (ENC) ou "Provão", a parte ou o instrumento mais ·visível de um recente e amplo Sistema de Avaliação do Ensino Superior brasileiro, visando estabelecer um paralelo entre os resultados divulgados pelos órgãos oficialmente responsáveis pela realização do ENC, e aqueles obtidos a partir de dados e observações constantes de outras fontes.<hr/>This research proposes to analyze and identify the possible relations between Evaluation Systems and the Improvement of Quality Standards in higher education. With this purpose, a study was made about the structure and development of the general procedures of the National Exam of Courses (ENC) or "Provão", the part or the must visible instrument of a recent and ample Evaluation System of Brazilian Higher education, trying to draw a parallel between the results published by the Institutions responsible for ENC's application, and those obtained from data and constant remarks of other sources. <![CDATA[Perspectivas de avaliação no ensino superior: um estudo sobre o Exame Nacional de Cursos de Administração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve por objetivo correlacionar o desempenho dos sujeitos no Exame Nacional de Cursos com seu rendimento acadêmico nas disciplinas cursadas, no Trabalho de Conclusão de Curso e no Estágio Supervisionado. Foram observadas as médias das seguintes avaliações: Exame Nacional de Cursos, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio e Histórico Escolar. A análise dos dados feita através de correlações entre as médias citadas revelou uma forte correlação entre as médias do Exame Nacional de Cursos (discursiva e geral) e o Histórico Escolar e uma correlação baixa entre o Exame Nacional de Cursos (principalmente múltipla escolha) e o Trabalho de Conclusão de Curso. As médias do Estágio não mostraram relação com as do Exame Nacional de Cursos e Trabalho de Conclusão de Cursos. Concluiu-se que, devido aos diferentes conteúdos/experiências e metodologias analisados pelas avaliações, é difícil ocorrer coerência entre todos eles e que o ENC não deve ser o único parâmetro para a organização dos cursos de graduação, pois os resultados obtidos revelam divergências entre o que a Lei de Diretrizes e Bases ressalta como importante para a formação do aluno e o que é avaliado no ENC.<hr/>The main goal of this study is to verify the correlation between students performance in ENC (national undergraduate program evaluation exam) and their performance in different evaluations in Business Administration courses. Average grades of some tests were observed: ENC, Undergraduate program conclusion monographs, apprenticeship activities, transcript grades. Data analysis was done through correlation between average grades. A strong correlation between the averages of the ENC (discursive and general) and transcript grades was found and little correlation could be observed between ENC (mainly multiple choices) and the Undergraduate program conclusion monographs. The averages of Apprenticeship activities had no correlation with the averages of the ENC and conclusion monographs. It was verified that particular contents predominate in this kind of evaluation. It was concluded that due to the different contents and methodologies analysed by evaluations, it is difficult to find coherence among them and that the ENC should not be the only parameter to organize the courses. Besides, the results of this study reveal some divergences between what the Lei de Diretrizes e Bases (LDB) considers important for the student's education and what is evaluated by the ENC.