Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720030003&lang=en vol. 08 num. 03 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Luta política nas universidades federais: poder sindical versus poder acadêmico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa as mudanças históricas no padrão de escolha de dirigentes das universidades federais brasileiras, com especial ênfase nos processos de cooptação e de eleição. O texto focaliza, também, as demandas políticas das entidades (para) sindicais de professores, de funcionários e de estudantes, assim como sua argumentação ideológica, e as criticas a partir da concepção de universidade como uma instituição complexa e hierarquizada. O autor conclui seu artigo com uma proposta de novo processo de escolha de dirigentes, que pretende superar a dicotomia cooptação versus eleição.<hr/>Political strugle in federal universities: Union versus Academic Power. The article analyses historical changes in the patterns of leaders choice at Brazilian Federal universities, with special emphasis on cooptation and election processes. It also focuses on the political demands of academic and nonacademic staffs and students unions, as well as their ideological arguments, and criticizes them based on a conception of the university as a complex and hierarchical institution. The article ends by proposing a new model for leaders choice that intents to overcome the dichotomy cooptation versus election. <![CDATA[Revista Avaliação: por uma avaliação autônoma e democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresenta a configuração que a Revista Avaliação - Revista da Rede de Avaliação Institucional do Ensino Superior - vem assumindo desde sua criação em 1996 até o ano de 2000. Esta configuração é, também, contextualizada a partir das condições políticas e teóricas que possibilitaram sua emergência e consolidação no cenário nacional e sul americano. Para isso são utilizados os resumos produzidos e incorporados, as categorizações estabelecidas em consonância com a orientação do GT, estatísticas descritivas relacionadas às características da produção, além de anotações realizadas durante as leituras dos artigos e das orientações e direcionamentos expressos nos editoriais da revista, ao longo do período considerado. Utilizou-se, ainda, de uma entrevista especialmente realizada para este trabalho, em Campinas, com o Prof. José Dias Sobrinho a fim de apreender o significado em que ela implica à pessoa do editor e dos que a conduziram neste período, uma vez ter se evidenciado que a história do PAIUB e da Revista Avaliação mantêm forte interação, conforme se verifica na sua linha editorial, marcadamente de caráter emancipatória ou democrática no campo da avaliação.<hr/>This text discusses the configuration of the journal Avaliação, from its conception in 1996 up to the year 2000, on the basis of the political and theoretical conditions which made its emergence and consolidation in the Brazilian and South American scenario possible. For the purpose, the author explored the abstracts which were produced, the categorizations established in accordance with the orientation of the work group, descriptive statistics related to the characteristics of production, besides annotations made during readings of articles, and orientations and directions expressed in the journal's editorials’ throughout the years under consideration. An interview with Professor José Dias Sobrinho was also used, so as to apprehend the meanings of the editors who have conducted the journal throughout the years, especially because it became evident that the histories of PAIUB and of the journal Avaliação are closely connected, as can be perceived by its editorial line, markedly emancipatory and democratic in its understanding of evaluation. <![CDATA[Evolución y crecimiento de la Universidad en Chile: un aporte para los trabajos de la Comisión de Mejoramiento de la Calidad de la Enseñanza; evaluación y acreditación universitaria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor apresenta um balanço geral sobre a evolução e o crescimento da Universidade no Chile, nos últimos anos, tanto do ponto de vista quantitativo, quanto qualitativo. Trata das políticas oficiais de expansão e do financiamento. De modo especial, reflete sobre a privatização da educação superior chilena e sobre os problemas para a consolidação da qualidade no sistema universitário.<hr/>The author discusses the evolution and growth of the University of Chile, in the last years, both in terms of quantity and quality. It deals with the official expansion and financing policies. The text explores especially the privatization process of Chilean higher education and the problems faced in order to assure the quality of the university system. <![CDATA[Expansão do ensino superior no Brasil e os cursos de formação de professores: uma avaliação preliminar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A expansão do ensino superior no Brasil acentua-se nas últimas décadas, entre 1962 a 200 I. O número de matrículas de acordo com os dados disponíveis multiplicou-se, (aproximadamente em 25 vezes) intensificando a participação do setor privado. Esse texto apresenta uma síntese dos dados existentes, as tendências de estudos realizados e destaca a expansão dos cursos de licenciatura. Pontua algumas implicações na organização do ensino devido a opção de expansão em cursos noturnos, em estabelecimentos de ensino isolados com natureza administrativa privada, ou seja, uma expansão que não favorece uma metodologia direcionada para a pesquisa. Mesmo com a atual expansão de matrículas nos cursos de formação de professores, o número de formados é insuficiente para atender as exigências da Lei 9394/96, particularmente nas áreas de Ciências, com déficits acentuados de professores de nível ensino superior com formação específica. Além disso, a formação de professores para cursos profissionalizantes revela-se com pouca oferta, evidenciando uma área pouco valorizada. Para concluir discute sobre a articulação entre expansão do ensino e melhoria da formação docente.<hr/>According to available data, higher education enrollments multiplied approximately 25 times between 1962 and 2001, intensifying the participation of the private sector. This text introduces an existing data synthesis, the accomplished studies tendencies and highlights the expansion of teacher education programs. It points out some implications in the teaching organization due to the expansion option in evening programs, in isolated teaching establishments with a private administrative nature, that is, an expansion that doesn't favor a research methodology. Even with the current enrollment expansion in the teachers' education programs, the number of graduates is insufficient to meet the demands of the Law 9394/96, particularly in the Sciences area, with accentuated deficits on higher education level teachers with specific formation. Further, the teachers' formation for professional programs reveals itself with minimum offer, evidencing a field that is less valued. To conclude, it discusses the articulation between the teaching expansion and the educational formation improvement. <![CDATA[Diferenças e semelhanças entre os alunos de humanidades da USP: vida acadêmica e profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo objetiva proceder a uma síntese comparativa das representações acadêmicas e sociais de dois segmentos universitários. A análise dos condicionamentos sócio-culturais do estudantado permitiu observar, em pesquisas anteriores, que existe uma classificação velada e uma correspondência entre as diferenças de recursos dos alunos e a procura por determinados cursos e carreiras. O objetivo deste artigo é fazer uma análise comparativa entre estes alunos no que se refere à inserção no trabalho, estratégias acadêmicas e profissionais.<hr/>The purpose of this paper is to compare the academic and social representations of two university segments. Previous analyses of socio-cultural backgrounds of students suggested that there is a veiled correspondence between students' economic status and their search for programs and careers. This paper compares these two groups of students in terms of their insertion in the labor market and their professional and academic strategies. <![CDATA[A cultura de avaliação em construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Entendendo a Avaliação Institucional (A. I.) como processo e contando sempre com a participação da Comunidade Acadêmica, a PUC-Campinas vem construindo, ao longo dos últimos 21 anos, sua cultura de avaliação. Os resultados alcançados constituíram as bases para a elaboração do Projeto Pedagógico da Universidade que desencadeou uma série de seminários e eventos afins, fazendo aflorar junto à Administração, docentes e estudantes a consciência sobre a problemática reinante no ensino de graduação e de pós-graduação. Com a criação da Comissão Central de Avaliação Institucional (CAINST) a Avaliação passou a fazer parte do dia-a-dia da Universidade, sendo seus resultados divulgados e discutidos junto às 38 Faculdades que a constituem. Relações de reciprocidade foram estabelecidas com outras Comissões e Coordenadorias direcionadas ao ensino de graduação e de pós-graduação. As etapas da A. I., previstas para o período 2003-2007 fazem parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.<hr/>Understanding Institutional Evaluation as a process and constantly counting on the participation of the Academic Community, PUC-Campinas has been constructing during the course of the last 21 years its evaluation culture. The results obtained constitute the basis for elaborating the Pedagogical Project of the University. This has led to a series of seminars and events along these lines, and has blossomed into awareness about this current problem in undergraduate and graduate education. With the creation of the Central Commission of Institutional Evaluation, evaluation has become a part of the day-by-day routine of the University. Its findings are communicated and discussed in the 38 Departments of the University. Reciprocal relations were established with other undergraduate Commissions and Coordinating Organs. The stages of institutional evaluation planned for the period 2003-2007 are part of the Plan for Institutional Development of the University. <![CDATA[A evasão no ensino superior brasileiro: o caso da UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto apresenta uma análise da evasão e repetência no sistema de ensino brasileiro, tendo como uma de suas referências o processo de democratização que se verificou nesse sistema a partir da década de 60. A análise resultou de uma pesquisa cujo objetivo foi abordar o problema da evasão no ensino superior por meio de um diagnóstico da sua ocorrência no ciclo básico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O foco principal de análise é a compreensão da complexidade das relações que se desenvolvem no ambiente escolar e que podem vir a ser causadoras desse fenômeno. Este diagnóstico foi realizado com base na análise do perfil socioeconômico dos estudantes e do seu desempenho escolar.<hr/>The text analyzes attrition and retention rates in the Brazilian educational system, taking as reference the democratization process which occurred in the system since the 1960s. The analysis is the result of a research carried out with the purpose of discussing the problem of attrition in higher education through a diagnosis of its occurrence in the general studies cycle at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). He main focus of the analysis is the understanding of the complexity of the relations which developed in university environment and that may come to be the cause of the phenomenon. This diagnosis was carried out taking into account the socio-economic profile of students and their learning achievements. <![CDATA[Evasão dos alunos do Programa de Pós-Graduação da FEUSP: 1990 a 2000]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O propósito deste texto é apresentar as informações obtidas sobre o perfil sócio-acadêmico de alunos evadidos do curso de pós-graduação em Educação da FEUSP, nos níveis de mestrado e doutorado, mapeando as razões alegadas para o abandono do curso, abrangendo alunos ingressantes no período 1990-2000.<hr/>The purpose of this text is to present the information gathered about the socio-academic profile of dropouts from the Education graduate program at FEUSP, both at the master's and doctoral degrees level. The paper maps the alleged reasons for leaving the program, given by students who entered the program between 1990 and 2000. <![CDATA[Uma abordagem qualitativa em avaliação de instituições de ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho utilizou-se a técnica de análise multivariada - Análise de Clauter - para interpretação de dados. Foram utilizados dados da avaliação institucional da Unochapecó/2002. A análise direcionou-se à avaliação dos professores pelos discentes, procurando investigar as questões: - De um modo geral, como os alunos avaliam os professores da Unochapecó em relação às variáveis solicitadas? Como os alunos dos diferentes cursos avaliam os professores da Unochapecó em relação às mesmas variáveis? Foi possível identificar três padrões de avaliação, o que permitiu agrupar os cursos em três grupos. Os resultados sugerem que existe um comportamento diferenciado da avaliação dos professores em função das particularidades de suas áreas de atuação.<hr/>This work used the technique of multivaried analysis - Clauter Analysis, for interpretation of data produced by the institutional evaluation program of Unochapecó during the year 2002. The analysis was directed at the students' evaluation of teachers, trying to answer the following questions: In a general way, how do students evaluate their teachers at Unochapecó vis-à-vis the requested variables? How do students of different programs evaluate the teachers of Unochapecó vis-à-vis the same variables? It was possible to identify three standards of evaluation, which allowed us to classify the programs in three groups. Results suggest that there is a different behavior in the evaluation of teachers due to the specificities of the different fields. <![CDATA[O Exame Nacional do Ensino Médio - O ENEM: uma auto-avaliação para quem?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto, parte da pesquisa desenvolvida no Curso de Doutorado, discute os pressupostos conceituais e a estruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sobre uma Matriz de Habilidades e Competências. Tornou-se importante uma olhada histórica sobre os sistemas de avaliação implementados no Brasil, para podermos discutir o surgimento do ENEM na configuração de um Estado que expressa a competitividade como parâmetro para a melhoria da qualidade educacional. Apresentamos uma breve discussão sobre a condição de esse Exame ser uma avaliação por competência ou uma comparação de resultados, evidenciando que essa prática avaliativa, embora seja considerada uma oportunidade de o aluno se auto-avaliar, tem seus resultados aferidos/verificados pelo Estado. Essa perspectiva nos encaminhou para uma reflexão no sentido de apreender as possíveis repercussões do ENEM no contexto das escolas brasileiras.<hr/>This text is a part of a research developed during my Doctoral studies, and it discusses the presuppositions which underlie the structure of the Brazilian National High School Examination (ENEM), especially as it relates to its assessment of skills and competence. An historical approach to the implemented evaluation systems in Brazil became important to be able to discuss the genesis of ENEM in the configuration of a State that regards competitiveness as the major parameter for the improvement of educational quality. We present a brief discussion of the condition of this Examination that, although claiming to be a self-evaluation of competence, has its results verified by the State. This perspective has led us to reflect upon the possible repercussions of ENEM in the context of Brazilian schools. <![CDATA[Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto, parte da pesquisa desenvolvida no Curso de Doutorado, discute os pressupostos conceituais e a estruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sobre uma Matriz de Habilidades e Competências. Tornou-se importante uma olhada histórica sobre os sistemas de avaliação implementados no Brasil, para podermos discutir o surgimento do ENEM na configuração de um Estado que expressa a competitividade como parâmetro para a melhoria da qualidade educacional. Apresentamos uma breve discussão sobre a condição de esse Exame ser uma avaliação por competência ou uma comparação de resultados, evidenciando que essa prática avaliativa, embora seja considerada uma oportunidade de o aluno se auto-avaliar, tem seus resultados aferidos/verificados pelo Estado. Essa perspectiva nos encaminhou para uma reflexão no sentido de apreender as possíveis repercussões do ENEM no contexto das escolas brasileiras.<hr/>This text is a part of a research developed during my Doctoral studies, and it discusses the presuppositions which underlie the structure of the Brazilian National High School Examination (ENEM), especially as it relates to its assessment of skills and competence. An historical approach to the implemented evaluation systems in Brazil became important to be able to discuss the genesis of ENEM in the configuration of a State that regards competitiveness as the major parameter for the improvement of educational quality. We present a brief discussion of the condition of this Examination that, although claiming to be a self-evaluation of competence, has its results verified by the State. This perspective has led us to reflect upon the possible repercussions of ENEM in the context of Brazilian schools.