Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720030004&lang=en vol. 08 num. 04 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Avaliação da educação superior no Brasil: uma década de mudanças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem o objetivo de analisar as transformações ocorridas no sistema de avaliação da educação superior brasileira nos últimos dez anos, uma vez que nesse período os procedimentos avaliativos ganharam centralidade nas reformas desse nível de ensino. Destacam-se concepções distintas de avaliação, que vão desde modelos de avaliação emancipatória - representados pelo PAIUB (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras) e pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), este último ainda em processo de discussão - até aqueles promovidos pelas políticas do governo Fernando Henrique Cardoso, nas quais um dos pontos centrais baseava-se fundamentalmente em medições quantitativas, tais como o rankeamento das instituições de ensino superior. Até o presente momento, o Governo Lula tem apresentado uma postura pautada pela indefinição no que se refere à adoção hegemônica de um desses dois modelos antagônicos.<hr/>This article tries to analyze the changes which occurred in the Brazilian higher education evaluation system in the last ten years. At the moment the evaluation issue reaches the very core of higher education, and several methods have been presented, like PAIUB (National Institutional Evaluation Program for Brazilian Universities) and SINAES (National Higher Education Evaluation National System), still under discussion. These methods are in direct conflict with the quantitative and ranking notions which govern the National Exam known as "Provão". Although, the newly proposed evaluation system is clearly antagonist to the existing paradigm, the Lula Government remains undecided about which model to choose. <![CDATA[O referencial teórico e histórico da avaliação institucional no Brasil Pós-Constituição de 1988]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo apresenta um panorama teórico e histórico da avaliação institucional no Brasil pós-Constituição de 1998. São apresentados os níveis de abrangência da avaliação institucional, as suas funções, objetivos e procedimentos metodológicos. O Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) é apresentado em detalhes e discutidas as políticas que a educação superior e a avaliação institucional no interior das reformas implementadas após a crise do Estado de Bem-Estar Social na Europa.<hr/>The text presents a theoretical and historical overview of institutional evaluation in Brazil since the 1988 Constitution. The various levels of institutional evaluation are presented - its functions, objectives, and methodological procedures. The Brazilian National Institutional Evaluation Program (PAIUB) is discussed in detail, along with the different policies for higher education and institutional evaluation within the context of the reforms implemented since the crisis of the welfare state in Europe. <![CDATA[A perda da identidade e da autonomia da universidade brasileira no contexto do neoliberalismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da perda da identidade e da autonomia da universidade brasileira no contexto do neoliberalismo. Para tal, a análise aborda as políticas públicas para a educação superior implementadas, sobretudo, a partir dos anos 1990. São levantadas questões tais como a mudança do conceito de universidade, a desfiguração do conceito de autonomia universitária, a aceleração do processo de privatização do sistema de ensino superior, com a inserção das universidades na lógica do capital. Ao lado dessas transformações, são apontados a banalização crescente do sentido da formação universitária e os controles cada vez mais intensos do Estado, do MEC e das agências de fomento à pesquisa sobre a educação superior, através do sistema de avaliação. Ao final do texto, são propostas algumas alternativas às críticas formuladas.<hr/>The following article investigates the loss of identity and the loss of autonomy of the Brazilian university in a neoliberal context. The present study analyses the public policy towards higher education practiced, above all, since the 1990's. Issues such as changes in the concept of "university"; the power loss of the concept of "university autonomy", the acceleration of the privatization process of higher education with the university's insertion within the logic of capital. Along with these changes, the text explores the banalization of university education and the increasing control by the state, by the MEC (Ministry of Education and Culture) and by the funding agencies for advanced research through the "evaluation system." As the end of the text, we offer a few alternatives regarding the present situation. <![CDATA[Satisfacciones, frustraciones e incertidumbres en los procesos de evaluación y de planeamiento estratégico: reflexiones personales a partir de una experiencia concreta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en EI presente artículo pretende provocar la reflexión sobre los caminos a seguir por las instituciones de educación superior, una vez concluidos los procesos de evaluación interna y externa y delimitación de las Iíneas de mejora. Advierte sobre la posibilidad de que se considere a lo realizado como la culminación de un proceso, sin considerar que si no se implementan los proyectos estratégicos surgidos de las Iíneas de mejora de la evaluación interna y de las recomendaciones de la evaluación externa, se habrá finalizado, con diferentes niveles de éxito, otro ejercicio académico más, sin haber logrado el impacto buscado para el mejoramiento de la calidad. Destaca, además la importancia de actualizar y reafirmar los compromisos asumidos cuando se iniciaron estos procesos, desde la perspectiva de los actores y organismos, internos y externos.<hr/>The present article is aimed at provoking critical thinking about tangible pathways of actions that Higher Education Institutions could follow once internal and external evaluation are concluded and the improved strategic lines are set forward. It also warns about the danger of considering the evaluation procedure as the culminating step of the process. Remarkably, the absence of an actual effort aimed towards the implementation of the strategic planning (also based on the recommendation of the external reviewers) will convert the whole process into a mere academic exercise. More notably, it will strongly deny its potential impact on quality improvement. The significance and importance of a constant renewal and reassurance of the original commitments undertaken by the academic members and the educational organizations, both internal and external, is also emphasized. <![CDATA[A construção de um processo de avaliação institucional: relação teoria e prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo analisar a relação teoria e prática, a partir da construção de um processo de avaliação institucional desenvolvido na UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Para tanto, desenvolveu-se uma reflexão, a partir de algumas orientações teóricas fundamentais na discussão da avaliação institucional, como a relação entre avaliação e projeto, a participação da comunidade universitária, referências institucionais, legitimidade e respeito às identidades. O objetivo principal da discussão é o de demonstrar que é possível, considerando-se, inclusive, a realidade de universidades particulares, desenvolver um processo participativo e formativo de avaliação institucional, levando-se em conta, por outro lado, as dificuldades inerentes a este desafio, e a complexidade da instituição universitária.<hr/>The purpose of this article is to analyze the relation between theory and practice based on the construction of an institutional evaluation process developed by UNIMEP - Methodist University of Piracicaba. To accomplish this, a reflection was developed from some essential theoretical orientation on the institutional evaluation debate, such as the relation between evaluation and project, the university's community participation, institutional references, legitimacy and respect to identities. The leading goal of the debate is to show it is possible, considering the reality of private universities, to develop an informing and formative process of institutional evaluation, in view of, on the other hand, the difficulties inherent in this challenge and the complexity of university institutions. <![CDATA[Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico universitário: formação da cidadania crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto analisa o papel da avaliação no contexto do trabalho pedagógico universitário comprometido com a formação da cidadania critica. Discute-se o entendimento de trabalho pedagógico, assim como analisam-se as características dos alunos que chegam à universidade e dos professores que com eles interagem. Apresenta-se a avaliação como aliada de ambos, com o propósito de identificar e analisar o que foi aprendido e o que ainda não foi, para que se reorganize o trabalho de maneira que a aprendizagem ocorra. Finaliza-se o texto com a proposta do seguinte desafio: como todos os professores universitários são professores-formadores, já que contribuem para a formação da cidadania critica por meio de todas as disciplinas e atividades dos cursos, cabe-lhes adotar práticas avaliativas articuladas ao trabalho pedagógico baseado na reflexão, construção, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, princípios que se referem tanto ao trabalho do aluno como ao do professor.<hr/>The text analyzes the role of evaluation in higher education settings that aim at developing critical citizenship. It discusses the meaning of the pedagogical work and the characteristics of the students who come to the university, as well as the characteristics of the teachers who interact with them. Evaluation is considered in favor of both. Its purpose is to identify and to analyze what was learned and what wasn't learned yet so that learning can be promoted. Finally, the text presents the following challenge: as all university teachers prepare professionals and contribute to develop critical citizenship, they should adopt evaluation practices based on the pedagogical work in which we can find reflection, construction, creativity, partnership, self-evaluation, and autonomy, principles' related to the work of students and teachers. <![CDATA[Reflexões sobre a avaliação de teses e dissertações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo se propõe a socializar uma experiência docente de avaliação de teses de doutorado e dissertações de mestrado. Tem-se como pano de fundo a crítica da avaliação como mecanismo ideológico de reprodução do poder e a preocupação de evitar-se o arbítrio acadêmico. Propõe-se a tomada em consideração das teses e dissertações, em suas defesas e apresentações públicas, no cotidiano dos programas de pós-graduação, como um elemento essencial para a verificação da relação do "produto" obtido com o "processo" de construção social do conhecimento, no ensino-aprendizagem específico do nível de pós-graduação.<hr/>This article proposes socializing a teaching experience for evaluation of Doctorate Theses and Master's Dissertations. It has as a background the criticism of the evaluation practice as an ideological mechanism for power perpetuation and the concern to avoid academic arbitrary attitudes. It proposes to take into consideration the theses and dissertations, in their public presentations, in daily tasks in graduate programs, as an essential element for verifying the relation between the "product" obtained with the "process" of social building of knowledge, in the specific teaching-learning at the graduate level. <![CDATA[As reformas do ensino superior no Chile e China]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho é evidenciar alguns aspectos das reformas de ensino superior no Chile e na China, principalmente nos anos 1980, indicando similaridades quanto às diretrizes das mudanças introduzidas. O fio condutor de tais mudanças está no fortalecimento da perspectiva de gestão empresarial/de mercado no âmbito das esferas governamentais, aí incluídas a educacional, reforçando uma postura individualista, competitiva, avaliada por resultados mais imediatos e passíveis de serem quantificáveis/ mensuráveis/ padronizáveis. Tal perspectiva acabou se espraiando por diversos países, através da influência e de projetos e estudos desenvolvidos/ apoiados pelo Banco Mundial, afetando sobremaneira os objetivos, o comportamento, a administração, a organização, o financiamento, o acesso, a oferta de cursos, a definição e desenvolvimento da pesquisa, o referencial de avaliação do ensino superior, etc. Contudo, as conseqüências das reformas têm levado a algumas resistências.<hr/>The objective of this paper is to show some aspects of higher education reforms in Chile and in China, mainly during the 1980s, indicating that, in spite of the differences between the two countries, they seemed to follow a similar framework for changes. The principles of such changes remain in the invigoration of the business/market driven perspectives within governmental bodies, including educational ones, reinforcing an individualistic and competitive behavior, evaluated through more immediate results, feasible of being quantified/ measurable/ standardized. Such perspective has been spread over several countries of the world through the influence, projects and studies carried out/supported by the World Bank, truly affecting higher education's objectives, behavior, administration, organization, financing, access, courses offering, definition and development of research, evaluation framework, etc. However, reforms outcomes have been leading to some resistances. <![CDATA[Avaliando experiências concretas de parceria na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute experiências de parceria na formação de professores. Partindo de uma breve contextualização do debate, introduz questões sobre o conceito de parceria. Destaca aspectos considerados relevantes nas discussões atuais no Québec sobre profissionalização docente e suas interfaces com a parceria, ressaltando contribuições desse processo para encaminhamentos interinstitucionais recentes de questões consideradas críticas na formação docente. Analisa uma experiência concreta de parceria na formação dos profissionais do ensino no Brasil. O texto indica controvérsias e possíveis conquistas que a parceria apresenta ao processo de socialização profissional do magistério, chamando a atenção para a necessidade de novas pesquisas.<hr/>The article discusses partnership experiences in teachers' formation. Starting from a brief contextualization of the debate, it introduces questions about the concept of partnership. It points out aspects considered relevant in present discussions in Québec about the act of professionalizing teachers and its interfaces with a partnership, emphasizing contributions of this present process for recent interinstitutional submissions of questions considered to be critical in teacher's formation. It analyses a concrete experience of formation partnership of teaching professionals in Brazil. The text indicates controversies and possible conquests which partnership presents to the process of professional teaching socialization, attracting the necessity for new researches. <![CDATA[A auto-avaliação no ensino superior como dispositivo analisador dos processos de subjetivação: da avaliação-consumo à avaliação-produção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, o autor retoma alguns dos pontos tratados na sua dissertação de mestrado. Inicia com comentários gerais sobre a avaliação da aprendizagem. Em seguida, aborda certos aspectos históricos, políticos e sociais deste instrumento pedagógico. E, por fim, dá ênfase às entrevistas realizadas com professores e alunos, com o objetivo de obter informações sobre como tais atores instrumentalizam a avaliação e como percebem a possibilidade de criar-lhe alternativas.<hr/>In this article, the author covers some aspects dealt with in his master's thesis, He begins with general comments on students' learning evaluation and continues with the discussion of certain historical, political and social aspects regarding this pedagogical instrument. He concludes with an emphasis on interviews carried out with teachers and students, with the purpose of obtaining information about the ways these actors instrumentalize evaluation and how they perceive the possibility of creating alternatives. <![CDATA[Avaliação: sentido e complexidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772003000400012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Aborda a qualidade da avaliação, com ênfase no ato de pensar, sentir e agir. Enfatiza a complexidade e o emprego de métodos e técnicas, assim como méritos e conseqüências de uma determinada abordagem avaliativa. Discute padrões, critérios, normas, indicadores e sua ênfase filosófica, assim como o sentido e objetivo da avaliação, voltados para a detecção de obstáculos ao sucesso, proposta de alternativas de mudanças para a solução de problemas, visando ã melhoria dos resultados. Destaca as dimensões formativas da avaliação na perspectiva do aprimoramento humano, direcionada para o crescimento e desenvolvimento, tanto do avaliado quanto do avaliador.<hr/>The purpose of this work is to approach the quality of evaluation, with an emphasis on thinking, feeling and acting. It emphasizes the complexity and the application of methods and techniques, as well as the merit and consequence of a given evaluation approach. It discusses standards, criteria, norms, indicators and its philosophical emphasis, as well as the sense and the purpose of evaluation, aimed at detecting the obstacles to success, proposals of alternatives for changes and solutions of problems, aiming at achieving better results. It points out evaluation' s formative dimensions in the perspective of human improvement, growth and development, both of the evaluator and of the evaluand.