Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720040002&lang=es vol. 09 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772004000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educação superior sem fronteiras cenários da globalização: bem público, bem público global, comércio transnacional?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772004000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto discute os principais efeitos que a globalização produz sobre a educação superior. De modo especial, este artigo apresenta o panorama global da educação superior sem fronteiras, e discute as manifestações da internacionalização, da educação transnacional, do comércio de serviços educacionais, dos critérios supranacionais e das agências multilaterais. Por fim, o texto apresenta preocupações pelos efeitos da produtorização da educação superior em países pobres, como os latino-americanos, sobretudo diante da possibilidade de que a educação superior venha a ser formalmente considerada um bem negociável a ser regulado pelo Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (AGCS/OMC).<hr/>The text discusses de major effects of globalization on higher education, with special emphasis on the global picture of cross-border higher education and on the discussion of education as a marketable commodity, supranational criteria and multilateral agencies. Last, the text expresses some concerns with regard to the effects of the commodification of higher education in poor countries, such as the Latin-American countries, especially in view of the fact that higher education may be formally considered a negotiable commodity to be regulated by the GATTS/WTO. <![CDATA[Educação superior: direito ou mercadoria?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772004000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto defende o princípio de que educação é um direito público e social. Critica a mercadorização da educação superior, prática cada vez mais alargada da globalização capitalista que converte a educação em mercadoria. Como antídotos a esse rebaixamento da humanidade, o autor propõe o cultivo livre e científico dos saberes e a cooperação.<hr/>The text reaffirms the principle that education is a public social good. It criticizes the merchandizing of higher education - a trend which increases with capitalist globalization that transforms education into a commodity. As an anti dote to this lowering of humanity, the author proposes the free and scientific cultivation of knowledge and cooperation. <![CDATA[Do Provão ao SINAES: o processo de construção de um novo modelo de avaliação da educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772004000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto descreve o processo de construção do novo modelo de avaliação da educação superior brasileira, sancionado por lei no governo Luiz Inácio Lula da Silva, que implica uma mudança do paradigma da avaliação para a regulação mercadológica, de corte neoliberal, em vigência até 1994. É analisada a nova proposta, a avaliação institucional, que respeita a história e antecedentes da avaliação das universidades no Brasil e são relatados os avanços, recuos e pressões, durante o processo até a sanção da lei.<hr/>The text describes the process of construction of the new Brazilian evaluation system, sanctioned by law in the government of Luiz Inácio Lula da Silva - a system which implies a paradigm change in evaluation vis-á-vis mercadological regulation, in place since 1994. The new proposal of institutional evaluation, which respects the history and the previous evaluation experience of universities, is analyzed, along with the progression, regression and pressures suffered during the process which led to the sanctioning of the law by the president. <![CDATA[Elementos para a compreensão do fenômeno da evasão na UFF]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772004000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve por objetivo principal traçar os contornos que caracterizam a ocorrência do fenômeno da evasão nos cursos de graduação da UFF, considerando a magnitude de sua ocorrência, nos últimos 20 anos, o modo pelo qual foi tratado pela instituição e a análise, por área do conhecimento, das suas possíveis causas. Para atender estes objetivos procedeu-se a análise dos resultados de uma pesquisa especialmente conduzida pela Pró-reitoria de Assuntos Acadêmicos da UFF sobre a evasão nos cursos de graduação, segundo a área de conhecimento na qual se inserem. Os dados oriundos deste estudo foram obtidos com as respostas dadas por 542 estudantes de graduação evadidos que responderam ao instrumento proposto, no formato liket. Para efeitos de investigação sobre as causas da evasão, as respostas dadas por estes estudantes foram classificadas como de natureza individual, institucional e externas à universidade. Os resultados obtidos indicam a prevalência do fator institucional, seguido das de ordem externa à universidade. Este conjunto de resultados revela a contraface do discurso da democratização do acesso e da preocupação com a qualidade do ensino, a exclusão acadêmica. O estudo conclui pela necessidade de políticas mais consistentes e apresenta propostas metodológicas e políticas para o tratamento da questão no âmbito da UFF.<hr/>This study had as its main objective define the major characteristics of the attrition phenomenon in the undergraduate programs of UFF, considering the magnitude of its occurrence, in the last twenty years, the way its was dealt with by the institution and the analysis, in different fields of knowledge, of its possible causes. In order to meet with these objectives, we analyzed the results of a research conducted by the University's Office of Undergraduate Studies. The data gathered by this study were obtained from answers given by 542 undergraduate students who had dropped out of their respective programs and who answered the proposed questions in the liket format. In order to determine the causes of attrition, the answers were classified as individual, as institutional, or as external to the university. The results reveal the other side of the democratization of access discourse and of the concern with the quality of teaching - academic exclusion. The study concludes that there is a need for policies which are more consistent, and presents political and methodological proposals for dealing with the issue at UFF. <![CDATA[Os aspectos perversos da exclusão social no ensino superior: uma análise crítica dos dados sócio-educacionais dos candidatos da UFPR ao vestibular 2002/2003]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772004000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto aborda a questão da exclusão social no ensino superior no Brasil, enfocando uma das modalidades de exclusão que ocorre no momento do acesso à universidade. O instrumento de aferição adotado é o relatório sócio-econômico dos alunos inscritos nos vestibulares da UFPR nos anos de 2002 e 2003, elaborados pelo Núcleo de Concursos, daquela instituição, que é responsável pelo vestibular. A idéia de trabalhar dois anos visa dar maior consistência aos dados. O universo abordado é bastante significativo, uma vez que prospecta dados de mais de 50 mil candidatos em cada um dos anos referenciados. Os números mostram aspectos cruéis da exclusão e de maneira geral denunciam de forma inequívoca a triste deterioração do ensino público no país.<hr/>The work shows the issue of social exclusion in the Brazilian higher education system, focusing on one of the exclusion forms that happen at the moment of entrance at the university. The adopted measurement instrument is the socio-economic report filed by students who applied at UFPR in 2002 and 2003. The idea of considering data gathered during two consecutive years aims at assuring more consistency to the data. The study considered data of more than fifty thousand applicants in each of the referred years. The figures show cruel aspects of exclusion, and in general denounce in an explicit way the sad deterioration of the public schools in the country. <![CDATA[Avaliação institucional na Universidade Estácio de Sá: reflexões sobre a experiência de implementação do processo de auto-avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772004000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da implementação do projeto de avaliação institucional da Universidade Estácio de Sá, iniciado em 1997, que tem como objetivos: (a) congregar aspectos qualitativos e quantitativos; (b) operacionalizar formas de ação participativa; (c) implementar suas etapas de forma gradativa, possibilitando ajustes e aperfeiçoamento. O artigo relata o trabalho desenvolvido pelas comissões de avaliação e descreve os procedimentos metodológicos utilizados no processo avaliativo.<hr/>The article discusses the implementation of the institutional evaluation project of Universidade Estácio de Sá, begun in 1997, with the following objectives: (a) integrate qualitative and quantitative aspects; (b) operationalize forms of active participation; and (c) implement gradually its various phases in order to make adjustments and improvements possible. The article reports the work done by the evaluation committees and describes the methodological procedures utilized in the evaluation process. <![CDATA[Evolução do custo do aluno das IFES: eficiência?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772004000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras sofreram, a partir do Governo Collor, em 1990, uma campanha difamatória que, com insistência, divulgava os seus custos. Esse ambiente adverso propiciou a implantação de um conjunto de mudanças e a imposição de restrições a essas instituições. Assim, foi possível reduzir os recursos financeiros, decrescer o número de professores, ao mesmo tempo em que elevou-se o número de alunos. Este estudo calcula o custo do aluno das IFES e mostra sua evolução no período 1995-2001, quando as mudanças se aprofundaram, e discute o resultado sob a ótica do eficientismo.<hr/>The Brazilian Federal Institutions of Higher Education have suffered, since the Collor government, in 1990, an intense defamatory campaign which published repeatedly its costs. This adverse environment led to the implementation of a whole set of changes and restrictions imposed upon these institutions. This way it was possible to reduce financial resources and decrease the number of professors while increasing the number of students. This study calculates the cost per student in these institutions, shows the evolution in the period 1995-2001, when the changes became more meaningful, and discusses the result from the perspective of efficiency. <![CDATA[Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772004000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras providências.