Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720050002&lang=en vol. 10 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772005000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[The dynamic evaluation model and the development of competence: considerations on ENADE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772005000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os principais elementos de avaliação propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) são a auto-avaliação orientada, a avaliação da instituição, avaliação dos cursos de graduação e o ENADE. Estes elementos estão inseridos na concepção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, concepção esta que toma a avaliação como processo que efetivamente vincula a dimensão formativa a um projeto de sociedade comprometido com a justiça e a igualdade social. Nesta concepção, todos os procedimentos avaliativos e os instrumentos que compõem o SINAES precisam estar coerentes com a idéia da avaliação como um sistema dinâmico e em constante aperfeiçoamento. Com base nesta concepção de avaliação, o presente texto trata do modelo de Avaliação Dinâmica do Potencial de Domínio da Área, subjacente ao ENADE, tratando aspectos relativos às concepções teóricas que fundamentam este modelo, à legislação referente ao ENADE e aos procedimentos para a construção das provas. Apresenta os diferentes entendimentos sobre conceitos como habilidades, competências e valor agregado e como estes poderão ser tratados longitudinalmente, além de uma breve referência ao modelo estatístico de análise de mudança.<hr/>The major elements of evaluation proposed by SINAES - the National System of Higher Education Evaluation - are (a) guided self-evaluation; (b) institutional evaluation; (c) undergraduate program evaluation and (d) ENADE. These elements are key to the conception of SINAES - a system that regards evaluation as a process that effectively connects the formative dimension of evaluation to a society committed to justice and social equality. In this conception, all the evaluation procedures and instruments that are part of SINAES need to be in accordance with the idea of evaluation as a dynamic system and under permanent improvement. Taking this conception as its basis, the present text deals with the model of Dynamic Evaluation, underlying ENADE, presenting aspects related to the theoretical conceptions that sustain this model, the legislation pertaining to ENADE and the procedures for the construction of the exams. It also presents different understandings of terms such as abilities, competencies, added value, and how these may be dealt with in a historical series, besides a brief reference to the statistical model of change analysis. <![CDATA[Considerations on the implementation of Brazilian higher education evaluation policy (1995-1996)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772005000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute, à luz do referencial de Análise da Política o processo de implementação da política de avaliação da educação superior no Brasil (1995-1996). O texto expõe que, nessa fase, o processo caracterizou-se pelo fato de descartar e/ou desconsiderar as propostas, experiências avaliativas desenvolvidas durante as fases de construção e formulação da agenda pelo conjunto da comunidade acadêmica, MEC e sociedade civil. A conseqüência disso foi a implantação do Exame Nacional de Cursos - ENC ("Provão") e a predominância de uma tendência avaliativa baseada no controle de resultados em detrimento de uma tendência formativa e participativa.<hr/>This article discusses the implementation of higher education evaluation policy during 1995 and 1996. The text asserts that the process, during this phase, was characterized by the rejection of previous proposals and evaluation experiments developed by the academic community, MEC and the civil society. The consequence was the implementation of the National undergraduate Program Examination (Provão) and the predominance of an evaluative trend based on the idea of control of results detrimental to the formative and participatory trend. <![CDATA[Time and space at school: the liquefaction of modem solids]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772005000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O argumento que o autor procura desenvolver perfaz um duplo curso. De um lado, fundamenta a idéia de que as categorias de espaço e tempo que estruturam a educação formal, da fundamental à superior, foram assumidas no início da modernidade, com base no modelo das ciências naturais, permanecendo inalteradas até hoje. De outro, tenta mostrar que estas mesmas categorias perderam ao longo da modernidade sua rigidez inicial, tornando-se móveis e fluidas sob a influência da ciência e da tecnologia, em particular, da mídia eletrônica. Esta duplicidade entre o espaço/tempo da 'sociedade informática' e o tempo/espaço da escola representa um desafio que urge enfrentar: a escola necessita adaptar-se aos ritmos e urgências de um tempo/espaço abreviados e celerizados, sem abrir mão do necessário tempo longo que exige o movimento educativo. Este equilíbrio torna-se um dos quesitos indispensáveis de qualquer processo de avaliação institucional.<hr/>The argument the author tries to develop follows a double course. On the one hand, it sustains the Idea that categories of space and time that structure formal education, from primary to higher education, were introduced at the beginning of modernity, based on the model of the natural sciences, remaining unaltered until today. On the other hand, the text shows that these same categories have lost their initial rigidity throughout modernity, becoming moveable and fluid under the influence of science and technology, particularly under the influence of the electronic media. This duplicity between the time and space of electronic media society and the time and space of the school represents an urgent challenge to be faced: the school needs to adapt to the rhythms and urgencies of a time/space that is abbreviated and fast, without rejecting the necessary length of time that the educational movement requires. This balance becomes and indispensable requisite to any institutional evaluation processes. <![CDATA[Nation-State and new processes of world spacing: the question of identity and belligerent sociality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772005000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A modernidade sólida - engajamento entre capital e trabalho, hoje está suplantada pela modernidade "leve", "líquida", "fluída" - desengajamento/enfraquecimento dos laços que prendem o capital ao trabalho, fazendo o dispositivo Estado-Nação, que homogeneizava os processos de espaçamento cognitivo, sintético e moral numa soberania triúna - política, econômica e militar - tornar-se opaco e relativizado. Surgem novos produtos dessa nova estruturação como a criação de novos processos de espaçamento mundial, originando a crise das territorialidades instituídas e dos sujeitos instituintes, e a questão da identidade e da socialidade belicosa, promovendo o surgimento das neotribos. Desse modo, parece haver pouca esperança no resgate dos serviços de certeza, segurança e garantias do Estado já que o progresso representa a autoconfiança do presente e não mais qualquer qualidade da história.<hr/>Solid modernity - the engagement of capital and labor - has been supplanted by "light," "liquid" and "fluid" modernity - disengagement/weakening of links that tie capital and labor, making the Nation-State device, which homogenized the processes of cognitive spacing, synthetic and moral in a triple sovereignty -political, economic and military - become opaque and relativized. New products arise from this new restructuring such as the creation of new processes of world spacing, originating the crisis of instituted territorialities and of instituting subjects, and the question of identity and of belligerent sociality, promoting the appearance of neotribes. Thus, there seems to be little hope in the rescue of the services of certainty, security and State warranties, since progress represents the self-reliance of the present and no longer just any quality of history. <![CDATA[Evaluation in the recent Brazilian history of higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772005000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo procura explicitar uma trajetória histórica da avaliação no contexto da educação superior brasileira, percorrendo diagnósticos e as principais experiências sistemáticas adotadas por governos do país desde 1977 com as primeiras avaliações empregadas pela CAPES para programas de pós-graduação, o PARU em 1983, a Comissão de Notáveis (1985), o GERES, experiências isoladas na UnB, UNICAMP, UFFRN, UFPR e UFC, ô PAIUB em 1993, o Provão ou ENC (1996), a ACO (1998) e a posterior ACE (2002), e o atual SINAES (2003). Desde o seu início, estas experiências confirmam uma avaliação de cunho neoliberal, aplicada por meio de exames e com abordagem educacional profissionalizante, embora se perceba uma evolução de cunho epistemológico e teórico, principalmente no interstício de 10 anos que separam as experiências do PAIUB (1993) e do SINAES (2003).<hr/>This article discusses the major systematic experiments adopted by Brazilian governments since 1977, starting with the first evaluations of graduate programs carried out by CAPES, followed by PARU in 1983, the High Level Commission (1985), GERES, isolate experiments at UnB, UNICAMP, UFRN, UFPR and UFC, PAIUB in 1993, ENC (1996), ACO (1998), followed by ACE (2002) and today's SINAES (2003). Since the beginning, these experiences have followed a neo-liberal trend, applied through exams and with a professional approach, although an epistemological and theoretical evolution is perceptible, especially during the 10 years that separate the experiences of PAIUB (1993) and SINAES (2003). <![CDATA[Institutional evaluation and the new technologies: an approximation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772005000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação institucional é um processo que vem sendo desenvolvido nas IES do país, mas continua a sofrer muitos conflitos. A participação da comunidade acadêmica é um dos desafios que estes processos enfrentam tendo em vista a importância desta participação. O Centro Universitário Metodista - IPA possui uma história em avaliação institucional desde 1994 e, no decorrer do seu processo, foi evoluindo a sua forma de ação, inclusive, construindo instrumentos de facilitação para que a comunidade acadêmica participasse. No entanto, apesar desta aparente facilitação de acesso, nos dois últimos anos, quando foi aplicado o instrumento de consulta aos docentes, discentes e técnico-administrativos de forma on line, a participação foi menor do que quando era feito de forma impressa. Esta forma de participação foi analisada no Projeto de Pesquisa Avaliação Institucional e as Novas Tecnologias na busca de compreender este fenômeno.<hr/>Institutional evaluation is a process that is being developed in the country, but it continues to face many conflicts. The participation of the academic community is one of the challenges that this process faces. The Centro Universitário Metodista - IPA has a history of institutional evaluation that goes back to 1994 and, in the process, its forms of action have changed and constructed instruments which made it easier for the academic community to participate. However, despite this apparent facilitation of access, in the last two years, when a questionnaire was applied on-line to faculty, students and staff, the participation was smaller than when it was made in paper form. This mode of participation was analyzed by the Institutional Evaluation and New Technologies Research Project, aimed at understanding this phenomenon. <![CDATA[Late arrivals and absence of higher education night shift students: skipping classes, tests and the impact on learning and evaluations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772005000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pesquisa realizada em outubro de 2004, com 166 estudantes do ensino superior noturno de duas instituições privadas da cidade de São Paulo evidenciaram as dificuldades do dia-a-dia do estudante (que em geral é também trabalhador) quanto aos aspectos do entorno educacional: transportes, trânsito, segurança pública e condições de alimentação, com impacto na sua condição físico-psíquica e no processo ensino-aprendizagem, decorrentes de atrasos na chegada à instituição, perda de aulas e provas. Objetivou-se também identificar os aspectos considerados mais relevantes para se obter um bom desempenho em provas, cujos resultados foram: "ter prestado atenção na aula" e "ter estudado para a prova", demonstrando que nem sempre os instrumentos de avaliação medem o aprendizado (somente em terceiro lugar surgiu "ter aprendido o conteúdo proposto"). O fator "estar bem disposto fisicamente" foi apontado o mais relevante entre os itens não-relacionados à sala de aula, que tem uma forte relação com o entorno educacional.<hr/>Research carried out in October 2004, with 166 night shift private school undergraduate students in the city of São Paulo shows the daily difficulties faced by students (especially working students) with aspects related to matters related to the educational environment: transport, traffic, public safety, food, impact on his psycho-physical condition and on the teaching-learning process, caused by late arrivals, skipping of classes and tests. It aimed also at identifying aspects considered most relevant to obtain a good performance on tests, whose results were: "having paid attention in class" and "having studied for the exam", showing that instruments of evaluation do not always measure learning ("having learned the proposed content" carne in third place). "Feeling well physically" was pointed out as the most relevant among the items not related to the classroom situation, having strong relation to the educational environment. <![CDATA[The evaluation of learning as a new constructive process]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772005000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico. O professor, que trabalha numa dinâmica interativa, tem noção, ao longo de todo o ano, da participação e produtividade de cada aluno. É preciso deixar claro que a prova é somente uma formalidade do sistema escolar. Como, em geral, a avaliação formal é datada e obrigatória, deve-se ter inúmeros cuidados em sua elaboração e aplicação.<hr/>Evaluation is an integral part of the teaching learning process and has recently gained ample space in the teaching processes. It requires technical skills and great capacity of observation of professional involved. According to Perrenoud (1999), evaluation of learning, in the new paradigm, is a mediating process in the construction of curriculum and is closely related to the management of student learning. In the evaluation of learning, the teacher should not permit that the results of periodical tests, generally classificatory, be overvalued in favor of daily observations of diagnostic nature. The teacher, whose work is done in an interactive way, has a good idea, throughout the year, of the participation and productivity of each student. It is necessary to make clear that the test is only a school formality. Since formal school evaluations are dated and compulsory, it is necessary to be extremely careful in its preparation and application. <![CDATA[Institutional evaluation of university extension programs]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772005000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en As contribuições sobre a avaliação institucional da extensão que se apresentam para reflexão neste artigo foram produzidas pela Câmara Sudeste, norteada pelos subsídios gerados nos encontros do ForExt. Trata-se portanto, de uma produção coletiva, construída por muitas mãos - a partir das reflexões e experiências vivenciadas pelas IES filiadas ao ForExt. Espera-se que os elementos aqui apontados sejam desenvolvidos na perspectiva de contribuir para gestar uma prática da extensão naquilo que lhe é mais forte, a extensão como redefinidora da prática pedagógica, da articulação entre teoria e prática, da investigação e intervenção frente às exigências da sociedade, bem como pensar um outro ideário para a concretização da gestão da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.<hr/>Contributions to institutional evaluation of extension programs dealt with in this article were produced by the Southeastern Chapter of the Extension Forum of University Provosts. It is hoped that the elements here developed contribute to the redefinition of pedagogical practice, articulating theory and practice, research and intervention vis-à-vis society's demands, leading to new ways of approaching the issue of articulating teaching, research and extension programs.