Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720060001&lang=en vol. 11 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Sustentabilidade de Mudanças nas Universidades: continuidades em estudos de casos e conceitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Meu livro, Creating Entrepreneurial Universities, baseado na pesquisa realizada em cinco universidades européias em meados dos anos noventa, apresentou cinco "caminhos de transformação", através dos quais universidades públicas assumem uma posição altamente pró-ativa. Baseado em pesquisas que rastreiam desenvolvimentos nessas instituições durante o final dos anos noventa, este trabalho apresenta uma transição conceitual de transformação para sustentabilidade. Como a mudança é institucionalmente sustentada após terem ocorrido muitas transformações? Componentes duradouros são encontrados em um estado de mudança constante que inclui uma burocracia da mudança. Análises mais aprofundadas sugerem três dinâmicas de mudança sustentadas: reforço da interação entre elementos transformadores; momento perpétuo resultante do acúmulo constante de mudanças incrementais; e volição ambiciosa incorporada na universidade como compromisso coletivo e vontade institucional. Um manuscrito mais longo está sendo preparado e explorará a utilidade dos antigos caminhos e as novas características de sustentação em estudos de caso de universidades empreendedoras em outras regiões do mundo.<hr/>My book, Creating Entrepreneurial Universities, based on mid·1990s research in five European universities, set forth five "pathways to transformation" by which public universities assume a highly proactive stance. On the basis of further research that tracks developments in these institutions during the late 1990s, this paper presents a conceptual transition from transformation to sustainability. How is change institutionally sustained after much transformation has taken place? Enduring components are found in a steady state of change that includes a bureaucracy of change. Further analysis suggests three dynamics of sustained change: reinforcing interaction among transforming elements: perpetual momentum resulting from steady accumulation of incremental changes; and ambitious volition embedded in the university as collective commitment and institutional will. A longer manuscript under preparation will explore the utility of the old pathways and lhe new sustaining features in case studies of entrepreneurial universities in other parts of the world. <![CDATA[La acreditación en México: algunos avances con crecientes contradicciones]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Desde 2000, la educacion superior mexicana conoce uo sistema de acreditación de programas, que retoma una experiencia con la evaluación desde 1990. Este artículo revisa la experiencia y el alcance de los actuales ejercicios de acreditación. Los autores concluyen que faltan por definir varias aspectos básicos, como la cantidad de agencias y lãs implicaciones, para que el actual sistema pueda garantizar la calidad.<hr/>Since the year 2000, Mexican higher education has a program accrediting system that was built upon evaluation schemes dating back to 1990. This article reviews the experience and the impact of current accrediting practices. The authors conclude that several basic aspects, such as the number of agencies and the implications, need to be defined if the current system is to guarantee quality. <![CDATA[Auto-avaliação institucional: "cada um sabe onde lhe aperta o sapato"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho propõe uma alternativa de reflexão a respeito de um critério de avaliação de cursos, fundamentado no rendimento acadêmico de alunos, com base em uma abordagem qualiquantitativa.<hr/>The present work proposes a reflection about a criterion for program evaluation based on student academic performance from a qualitative and a quantitative approach. <![CDATA[Avaliação Institucional na Universidade Regional do Cariri (URCA): breve relato histórico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto tem como objetivo central relatar as várias tentativas para implementar a prática da avaliação institucional na Universidade Regional do Cariri (URCA), ressaltando os obstáculos e as dificuldades. Para tal, apresenta retrospectiva histórica dos vários programas e das propostas oficiais para a implementação da avaliação no âmbito das Instituições de Educação Superior (IES) e discute alguns dos desejáveis princípios teórico-epistemológicos a essa relevante atividade educacional. Ao final, apresentam-se alguns pontos explicativos do insucesso em tornar a avaliação da URCA enquanto prática rotineira, institucionalizada, democrática, participativa e imprescindível à reflexão coletiva e ao planejamento da IES.<hr/>The main purpose of this paper is to present the various efforts made in order to implement Institutional Evaluation at the Regional University of Cariri (URCA), with emphasis on the obstacles and difficulties encountered in the process. The paper presents a retrospective of the numerous programs and official proposals for the implementation of institutional Evaluation in Higher Education Institutions (IES) and discusses a few theoretical-epistemological principles desirable to this important educational activity. Finally, the text presents a few aspects which explain the failure in instituting Evaluation at URCA as a routine, institutionalized, democratic and participative procedure, indispensable to the collective reflection and planning of Higher Education Institutions. <![CDATA[Programa de Avaliação Institucional: possibilidades, desafios e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como propósito investigar os desafios e as perspectivas que justificam a existência da Avaliação Institucional das Instituições de Ensino Superior (IES). A análise desenvolvida parte das ações técnicas de avaliação, numa determinada experiência universitária onde acontecem as pesquisas de opinião que apontam o índice de satisfação da comunidade acadêmica, determinando os rumos dos serviços e metas institucionais apresentadas numa dada realidade pedagógica e administrativa. A investigação considerou os limites e possibilidades de uma avaliação que, transcendendo o ato técnico de levantamento de dados, ultrapassasse a identidade controladora clássica da avaliação possibilitando uma avaliação participativa emancipatória. Analisa as mudanças legais da avaliação - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), apresenta resultados, contradições e propostas de produção de uma cultura participativa de avaliação nas IES.<hr/>The purpose of this work is to investigate the challenges and perspectives that justify the Evaluation of Higher Education Institutions. The analysis is based on the technical actions of evaluation in a specific experience in which opinion polls were made to survey the satisfaction of the academic community, determining the directions of the services and institutional goals presented in a pedagogical and administrative reality. The investigation considered the limitations and possibilities of an evaluation that. Transcending the technical act of data surveys, may surpass the classic controlling identity of evaluation, becoming a participative and emancipative process. Finally, this work analyses the legal changes in evaluation - National System for Higher Education Evaluation (SINAES), and presents results, contradictions and proposals for the creation of a participative evaluation culture in the Higher Education Institutions. <![CDATA[Projeto Pedagógico e Avaliação Institucional: articulação e importância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en As exigências dos novos tempos apontam para a necessidade de um repensar dos organismos educacionais, para que estes se adaptem à contemporaneidade. Este breve estudo pretende refletir sobre os processos de Avaliação Institucional desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior e sua contribuição para a obtenção da qualidade nos serviços prestados. A Avaliação Institucional, como instrumento de gestão, se bem conduzida, pode ser capaz de detectar os aspectos positivos e os que necessitam de mudança, devendo ser orientada para o conhecimento, a interpretação, a tomada de decisões e a transformação da realidade. A análise realizada aponta como positiva a busca pela qualidade, batizada pela Avaliação Institucional que, enquanto instrumento de gestão das IES, articulada com o planejamento pedagógico, deve ser fruto de um trabalho coletivo, parte da vida e da cultura da instituição, impulsionando o crescimento e a criatividade dos indivíduos e da própria instituição.<hr/>The requirements of modern times point to the need of rethinking educational agencies so they may adapt themselves to contemporary demands. The purpose of this brief study is to reflect upon institutional evaluation processes developed by higher education institutions and their contribution to the achievement of quality in the services rendered. Institutional evaluation, as a management instrument, if well conducted, can detect the positive aspects and those that need to be improved; it must be oriented to knowledge, interpretation, decision-making and transformation of reality. As it aims at building up and improving educational quality, it cannot be imposing or punitive. The quest for quality, based on institutional evaluation as a management instrument for higher education institutions, in articulation with pedagogical planning, is here considered highly positive and must be the result of collective effort and part of the life and culture of the institutions, stimulating the growth and creativity of the individuals and the institution itself. <![CDATA[Produção de Pesquisa Colaborativa: a experiência de um grupo interdisciplinar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo relata a forma metodológica utilizada pelos participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GEPES, da Faculdade de Educação da Unicamp, no planejamento e desenvolvimento da pesquisa "Tendências curriculares na formação do universitário: a visão dos professores da Unicamp" ocorrida nos anos de 2004 e 2005. Por se tratar de um desenvolvimento metodológico que assumiu características bastante específicas, a análise da sua constituição foi objeto de sistematização neste artigo. Ele apresenta a trajetória da construção coletiva de pesquisa e o exercício da produção coletiva de um grupo de estudo interdisciplinar, interessado em desenvolver a sua elaboração de metodologia colaborativa. Este é um enfoque de análise, visando buscar um fechamento parcial do que foi vivenciado pelos pesquisadores. Espera-se que este artigo possa contribuir com outras análises, discussões e reflexões acerca da produção de pesquisa colaborativa.<hr/>This article presents the methodological procedure used by the participants of the Studies and Research Group on Higher Education - GEPES, from the Education Program of Unicamp, in planning and developing the research "Curricular Approaches of the teachers in the State University of Campinas" made in the years of 2004 and 2005. Since it is a methodological development with very specific characteristics, the analysis of its constitution was the object of this article. It presents the trajectory of the collective construction of research and production of an interdisciplinary study group, interested in developing its elaboration of a collaborative methodology. This is one focus of analysis, aiming at a partial conclusion of what was experienced by the researchers. This article was written in hope that it may contribute to other analyses, discussions and reflections about collaborative research production. <![CDATA[As propostas de democratização do acesso ao ensino superior do Governo Lula: reflexões para o debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto trata das propostas de democratização do acesso ao ensino superior do Governo Lula. Enfatiza o Programa Universidade Para Todos e a Política de Cotas para a inclusão dos segmentos populares e dos negros, pardos e índios nas instituições privadas e públicas de educação superior. Estas propostas são analisadas no âmbito das medidas mais amplas para a educação superior implementadas no Brasil a partir dos anos 1990. Assim, consideramos que o Governo Lula dá continuidade e aprofunda a lógica instrumental do modelo neoliberal, que concebe a educação superior como custo oneroso para os cofres públicos e não como investimento no sentido da formação de cidadãos críticos e qualificados profissionalmente para atuar em sociedade. No que se refere à política de democratização do acesso ao ensino superior, esta lógica se reflete na ênfase em estatísticas e números de inclusão de alunos - com custo mínimo para o governo - em detrimento de uma formação de qualidade para os pobres e excluídos da educação superior.<hr/>This article analyses the proposals for democratization of the access to. higher education from President Lula's administration, with emphasis on the University for Ali Program and the Quota Policy for the inclusion of the poor segments, as well as negros, mulatos and native Indians in private and public institutions. These proposals are analyzed in the context of the more extensive policies for higher education implemented in Brazil since the 1990s. Thus, we consider that the Lula administration continues and deepens the instrumental logic of the neoliberal model that conceives higher education as a onerous cost to public coffers rather than as an investment in the education of conscientious citizens and qualified professionals. In respect to the policy for democratization of access to higher education, this logic is apparent in the emphasis on statistics and the number of included students - with minimum cost to the government - in detriment of a quality education for the poor and excluded from higher education.