Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720060003&lang=pt vol. 11 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[América Latina y el Caribe: principales tendencias de la educación superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente trabajo es un estudio comparado de algunas tendencias actuales de la educación superior en América Latina y el Curibe. Esta implicará ofrecer rápidos vislumbres sobre la globalización y su impacto en las universidades de la región. Nuestro análisis tiene como principales objetivos: referirse a la significación de las reformas universitarias en el âmbito de las universidades públicas y privadas y de sus repercusiones con relación a los procesos de evaluacion y acreditación; proyectar algunos escenarios posibles de evolución de la educación terciaria; iluminar el dilema entre una internaciollalización solidaria, a partir de la visión de la educación superior como un bien público, y la tendencia creciente hacia la transnacionalización mercantilista via nuevos proveedores; y ofrecer algunas conclusiones que pudieran contribuir a formular políticas en el espíritu de lo recomendado por UNESCO en la Conferencia Mundial de Educación Superior (CMES, 1998) y en posteriores reuniones de Seguimiento de dicha Conferencia.<hr/>This paper is a comparative study of a few modem tendencies in higher education in Latin America and the Caribbean, with quick glimpses into globalization and its impact in the universities of this region, our analysis has as main purposes: I) discuss the significance of the university reforms in the field of public and private universities and of their repercussions in the evaluation and accreditation processes; 2) draw some possible settings for the evolution of higher education; 3) illuminate the dilemma between a solidarious internationalization, based on the notion of higher education as a public good, and the growing tendency towards the commercial transnationalization through new providers and; 4) offer some conclusions that could contribute to formulating policies in the spirit recommended by UNESCO in the World Conference of Higher Education (CMES, 1998) and in further meetings of this Conference. <![CDATA[Imagens organizacionais da Universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A compreensão da dinâmica organizacional da universidade pode obter-se mediante recurso à articulação dos modelos análise burocrático e político no pressuposto de que a regulação do espaço organizacional se pode fazer admitindo uma ação conjugada ou oponente entre o aparelho burocrático e o político, daqui derivando um "modelo bifacial de análise" concebendo estas duas dimensões como modos de regulação de duas facetas. Admite-se que a esfera política abre espaço à participação dos aclares segundo ou Iras racionalidades que rompem com a ordem burocrática da uniformidade, produzindo-se (des)articulações que são aqui analisadas à luz de metáforas que ajudam a compreender aspectos da dinâmica organizacional universitária segundo diferentes modos de regulação em que a burocracia e a política se tornam fatores que exercem significativa influência na governação universitária.<hr/>An understanding of the organizational dynamics of the university can be obtained by using the articulation of the bureaucratic and political analysis models in the assumption that the regulation of the organizational space can be made by admitting conjugated or opponent action between the bureaucratic and the political devices, from which derive a "bifacial model of analysis" where these two dimensions are conceived as regulation means of two facets. It admits that the political sphere creates a space for the participation of the actors according to other rationalities that breach with the bureaucratic order of the uniformity, creating disarticulations that are analyzed under metaphors that help us lo understand some aspects of the university organizational dynamics, based on different means of regulation, in which the bureaucracy and the politics become factors that have significant influence in the university governance. <![CDATA[Que lugar ocupa a qualidade nas recentes políticas de educação superior?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto visa identificar que lugar ocupa a qualidade nas políticas recentes de educação superior, tanto nos países centrais, quanto, em especial, no Brasil. Para fazê-lo, examina-se a legislação recentemente aprovada, tendo como pressuposto e pano-de-fundo a recuperação histórica de diferentes acepções do conceito de qualidade e de sua proeminência. Sob o signo da competitividade e empregabilidade. Nas políticas de educação superior da maioria dos países do mundo. Dá-se especial destaque à relação que o novo fenômeno da qualidade mantém: a) com os desdobramentos da reestruturação produtiva recente, da mundialização do capital, do redesenho do poder econômico-político global e da re-semantização ideológica; e b) com indicadores ou índices de expansão da cobertura do sistema, na forma como esta tem ocorrido; de aumento ou redução do financiamento estatal das IES públicas, das dimensões do quadro docente e de seus vencimentos, do grau de exigência em relação à qualificação e aos regimes de trabalho docente nas IES em geral.<hr/>The present text intends to identify what place quality occupies in the recent policies for higher education in the central countries, but especially in Brazil. To do so, the recently approved legislation was analyzed having as its backdrop the historic recovery of different acceptations of the concept of quality and its prominence, under the sign of competitiveness and employability in the higher education policies in most countries of the world. Special emphasis is given to the relation that the new phenomenon of quality maintains with: a) the unfolding of the recent productive restructuring, of the globalization of capital, of the redrawing of global economic and political power and of the ideological re-signifying; and b) the indicators of the expansion of the coverage of the system, in the way it has happened; of the increase or decrease of state financing for public higher education institutions, of the dimensions of the teaching staff and its income, of the level of exigency in relation to qualification and the teaching load regimens in the higher education institutions in general. <![CDATA[Políticas e práticas de privatização do público na universidade: o caso UFF]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto trata da privatização interna da universidade pública, enfocando o caso da Universidade Federal Fluminense (UFF). Faz uma breve discussão acerca das concepções do público e do privado na educação, para, em seguida, abordar as estruturas privatizantes atualmente instaladas no interior desta universidade. Analisamos a oferta dos cursos pagos na instituição, a partir da pós-graduação lato sensu, que constitui um dos marcos mais flagrantes da ofensiva privatizante no espaço público universitário. Abordamos, também, as fundações de apoio às universidades como forma de privatização do público, tendo como foco, especificamente, o caso da Fundação Euclides da Cunha de apoio institucional à UFF, suas contradições e irregularidades. Procuramos demonstrar que o processo de privatização das universidades públicas não se deve apenas à política neoliberal proveniente de fora dos seus muros, mas está diretamente vinculado, também, às práticas privatistas reproduzidas e produzidas por seus atores no ambiente universitário.<hr/>The text discusses the privatization in the public university, focusing on the Fluminense Federal University (UFF). The article discusses the conceptions of public and private in education, to then approach the subject of the private structures presently installed in this university. We analyze the offering of payed courses in the institution, through lato sensu graduate programs, that constitute a notorious mark of the private offensive in the public university. We also discuss the foundations that help support the universities as means of privatization of the public, with specific emphasis on the Euclides da Cunha Foundation of institutional aid to UFP, and aid contradictions and irregularities. We intend to demonstrate that the process of privatization of the public universities is not only the result of the neoliberal policies that come from outside their walls, but it is also directly connected to the private practices reproduced and produced by the people involved in the university. <![CDATA[Avaliando a educação superior como tema de estudo: um olhar sobre as dissertações e teses produzidas no RS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Rede Sul brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES) articula pesquisadores de nove universidades, gaúchas e vem desenvolvendo estudos sobre a história, políticas e práticas pedagógicas universitárias. O estudo relaciona-se a um projeto de pesquisa da RIES que objetiva mapear a produção científica no âmbito da educação superior no RS. Nesse recorte apresentam-se os dados atinentes às dissertações e teses que foram produzidas nos Programas de Pós-Graduação de Educação das Universidades gaúchas, no período de 1995 a 2005. Os dados evidenciaram movimentos e a distribuição temporal das produções, bem como a concentração de determinados temas em função das Linhas de Pesquisa dos Programas, do histórico dos mesmos e da dimensão e localização da universidade. Percebeu-se influências, também, das tendências metodológicas e temáticas da área, bem como das políticas publicas da educação. As categorias foram construídas pelo Grupo de Pesquisa a partir da constância das temáticas nas dissertações e teses da área da educação.<hr/>The South Brazilian Network of Researchers in Higher Education (RIES) articulates researchers from nine Gaucho universities and is developing studies about the history. Policies and pedagogical practices of the universities. These studies are part of a research project of RIES which has the purpose of mapping out the scientific production in the field of higher education in the stale of Rio Grande do Sul. In this paper we present the data related lo the dissertations and doctoral theses produced in the Post-graduate Programs in Education at the Gaucho Universities, in the period between 1995 and 2005. The data gave evidence of the movements and the temporal distribution of the productions, as well as the concentration of specific themes related to the research lines of the Programs, their history and the dimension and location of the university. We also perceived influences of the methodological and thematic tendencies of the area, as well as of the public policies of education. The categories have been construed by the Research Group, based on the perseverance of the themes in the dissertations and theses in the area, of education. <![CDATA[Fatores relevantes na elaboração de uma dissertação de mestrado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores mais relevantes para a elaboração de uma dissertação, razão principal de todo um processo de pesquisa para o qual deve estar voltado um curso de mestrado. O presente trabalho está baseado nas informações de uma dissertação de mestrado elaborada no Curso de Mestrado em Administração (CPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nesta dissertação, foram analisadas respostas de um questionário contendo perguntas abertas destinadas a uma população de egressos do curso acima citado, do ano de 2004. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de natureza exploratória e indutiva. As respostas do questionário foram analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo. Pode-se concluir, da pesquisa que, o orientador, as experiências pessoais do estudante e os professores foram os fatores mais relevantes necessários à elaboração da dissertação de mestrado.<hr/>The purpose of this work was to identify the most important factors involved in the elaboration of a dissertation, the main reason for engaging in the research process that a masters-degree program must focus on. The present work is based on information from a Masters dissertation written for the Masters Degree Program in Administration at the Federal University of Santa Catarina. In this dissertation, an analysis was made of the answers to a questionnaire with open questions, submitted to the 2004 Masters program graduates. The research was characterized as qualitative, of an exploratory and inductive nature. The answers to the questionnaire were examined using the method of content analysis. From the data analysis, we concluded that the advisor; the personal experiences of the student and the professors were the most relevant factors to the elaboration of the Masters dissertation. <![CDATA[O preconceito em uma instituição de nível superior: um estudo sobre o processo de ocupação de vagas remanescentes na Universidade Federal do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo discute as formas que o "preconceito nosso de cada dia" assume no âmbito escolar, mais especificamente na Universidade, tomando como referência o Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes - PROVAR - da Universidade Federal do Paraná (UFPR), iniciado em 2003, já em sua quarta versão, e pioneiro no Brasil. A análise das entrevistas de alunos que ingressaram pelo PROVAR nos anos de 2003 e de 2004, de alunos que ingressaram pelo Vestibular e de Coordenadores de Curso, cotejada com a literatura clássica e a contemporânea, permite apontar uma série de fenômenos que podem ser identificados como preconceituosos e/ou discriminatórios.<hr/>This study discusses the forms which our "everyday prejudice" takes in education. more specifically in the University. using as reference the Process of Occupation of Remaining Places (PROVAR), at the Federal University of Paraná (UFPR), which began in 2003. Pioneer in Brazil, and is now in its forth edition. The analysis of the interviews with students that entered the university through PROVAR in the years of 2003 and 2004, and of students who entered through the Vestibular Exam and Program Coordinators. Compared with c1assic and contemporary literature. Allows us to point out a series of phenomena which can be identified as prejudiced and/or discriminatory. <![CDATA[Confrontando avaliações: os resultados do Exame Nacional de Cursos e os da Análise Envoltória de Dados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo delineia a metodologia de avaliação institucional denominada Análise Envoltória de Dados (OBA), capaz de respeitar as peculiaridades da proposta educacional de cada instituição, orientar correções, permitir comparações com viés formativo e mostrar os caminhos para as adequações que se fizerem necessárias, em cada instituição. Realiza uma comparação dos resultados alcançados por 181 Cursos de Administração, no último Exame Nacional de Cursos (ENC), com os que seriam obtidos com a utilização do OEA. O primeiro modelo tem mensurações objetivas e análise in-loco das condições dos cursos. O segundo utiliza-se de programação matemática para verificar a eficiência alocativa de insumos, com a finalidade de apontar as necessárias correções para os gestores das instituições mobilizarem da melhor forma os seus recursos, daí o perfil formativo do modelo. Constaram-se consideráveis convergências nos resultados alcançados pela aplicação dos dois modelos, bem como discrepâncias. Contudo, somente a repetição das simulações, incluindo um maior número de insumos (variáveis), poderá garantir a eficácia da OEA na avaliação das Instituições de Ensino Superior.<hr/>This paper describes the institutional evaluation methodology Data Envelopment Analysis (OEA), which is capable of respecting the peculiarities of the educational proposal of each institution, guiding corrections, allowing comparisons with formative bias and showing the paths to necessary adequacies in each institution. It compares the results achieved by a hundred and eighty one Administration Programs in the last National Program Exam (ENC), with those that should be obtained by using the OBA, The first model (ENC) has objective measures and in-loco analysis of the conditions of the programs. The second model (OEA) uses mathematical programming to verify the allocative efficiency of the inputs, with the purpose of pointing out necessary corrections to the institution administrators, so they may mobilize their resources in the best possible manner, thus the formative bias of the model. Considerable convergences were found in the results of both models, as well as discrepancies. However, only the repetition of the simulations, including a greater number of inputs (variables) can guarantee the effectiveness of DBA in evaluation of Higher Education Institutions. <![CDATA[Dilemas da educação em um mundo globalizado. Sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772006000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo delineia a metodologia de avaliação institucional denominada Análise Envoltória de Dados (OBA), capaz de respeitar as peculiaridades da proposta educacional de cada instituição, orientar correções, permitir comparações com viés formativo e mostrar os caminhos para as adequações que se fizerem necessárias, em cada instituição. Realiza uma comparação dos resultados alcançados por 181 Cursos de Administração, no último Exame Nacional de Cursos (ENC), com os que seriam obtidos com a utilização do OEA. O primeiro modelo tem mensurações objetivas e análise in-loco das condições dos cursos. O segundo utiliza-se de programação matemática para verificar a eficiência alocativa de insumos, com a finalidade de apontar as necessárias correções para os gestores das instituições mobilizarem da melhor forma os seus recursos, daí o perfil formativo do modelo. Constaram-se consideráveis convergências nos resultados alcançados pela aplicação dos dois modelos, bem como discrepâncias. Contudo, somente a repetição das simulações, incluindo um maior número de insumos (variáveis), poderá garantir a eficácia da OEA na avaliação das Instituições de Ensino Superior.<hr/>This paper describes the institutional evaluation methodology Data Envelopment Analysis (OEA), which is capable of respecting the peculiarities of the educational proposal of each institution, guiding corrections, allowing comparisons with formative bias and showing the paths to necessary adequacies in each institution. It compares the results achieved by a hundred and eighty one Administration Programs in the last National Program Exam (ENC), with those that should be obtained by using the OBA, The first model (ENC) has objective measures and in-loco analysis of the conditions of the programs. The second model (OEA) uses mathematical programming to verify the allocative efficiency of the inputs, with the purpose of pointing out necessary corrections to the institution administrators, so they may mobilize their resources in the best possible manner, thus the formative bias of the model. Considerable convergences were found in the results of both models, as well as discrepancies. However, only the repetition of the simulations, including a greater number of inputs (variables) can guarantee the effectiveness of DBA in evaluation of Higher Education Institutions.