Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720200001&lang=en vol. 25 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[The importance of science and public universities in solving social problems]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Student access and permanence at the Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza/Paraná/Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nos últimos anos temos assistido a expansão do Ensino Superior no Brasil, seja por meio da criação ou ampliação de Universidades e Institutos Federais ou pelo incentivo e financiamento de bolsas em instituições particulares. Com isso, o número de vagas cresceu de forma significativa, possibilitando o acesso à educação superior para um número maior de brasileiros. Aliado à expansão, algumas mudanças na legislação propiciaram a abertura de vagas para estudantes das camadas mais populares da sociedade, historicamente excluídas do modelo elitista da educação superior pública brasileira. Nesse contexto, ampliar o acesso é elementar para a democratização do ensino superior, contudo outros desafios se apresentam para garantir de fato a inclusão deste público. É neste debate que pretendemos contribuir ao apresentar os resultados de uma investigação realizada em um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, localizado no interior do Paraná.<hr/>In the last years, it have been seen the expansion of higher education in Brazil, either through creation and amplification of universities and federal institutes or by the encouragement and funding scholarship in private institutions. With that, the number of vacancies increased significantly, permitting that more Brazilians have access to higher education. Furthermore, some changes in the legislation allowed the opening of vacancies for students from the most popular level of the society, which are historically excluded from the elitist model of Brazilian public higher education. In this context, to amplify the access is essential for higher education democratization, although there are other challenges arising in order to assure the inclusion of this popular public. It’s in that debate that we intend to contribute by presenting the results of the research carried out on the campus of the Federal University of Fronteira Sul, located in the interior of Paraná - Brazil. <![CDATA[Quota students’ path: entrance, stay and opportunities in higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100027&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos foram: investigar o percurso universitário de alunos cotistas após o ingresso nos cursos de graduação presenciais da UFOP; comparar o perfil acadêmico dos estudantes cotistas e da ampla concorrência e investigar oportunidades aproveitadas no percurso universitário pelos alunos. Utilizamos métodos quantitativos: estatística descritiva e testes de comparação de médias. As variáveis utilizadas foram: nível socioeconômico, nota do ENEM, coeficiente geral da UFOP, reprovação, evasão e oportunidades acadêmicas. Participaram 247 alunos (71 cotistas e 176 da ampla concorrência), ingressantes no primeiro semestre de 2013, pertencentes a seis cursos: Medicina, Nutrição, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Direito e Serviço Social. Dentre os principais resultados, destacamos: a maioria dos estudantes cotistas, embora tenha uma nota menor na pontuação do ENEM ao ingressar, tem desempenho acadêmico similar ao dos estudantes da ampla concorrência. Diversos resultados encontrados, de maneira geral, estão nesse mesmo sentido. Por exemplo: na amostra como um todo, ao compararmos a reprovação e a proporção de evasão de estudantes cotistas e de ampla concorrência, não encontramos diferença estatisticamente significativa. A política de cotas tem colaborado para o acesso de uma parcela significativa de estudantes de camadas populares no Ensino Superior, sobretudo nos cursos de maior prestígio.<hr/>The goals were to investigate the university quota students’ path after joining UFOP's undergraduate courses; compare the academic profile of quota and other students and investigate the seized opportunities in the university path by the students. We used quantitative methods: descriptive statistics and means comparison tests. The variables used were: socioeconomic status, ENEM score, general UFOP coefficient, grade retention, dropout and academic opportunities. 247 students (71 quota students and 176 from the regular competition), enrolled in the first semester of 2013, from six undergraduate courses participated: Medicine, Nutrition, Civil Engineering, Computer Engineering, Law School and Social Work. Among the main results, we highlight: the majority of quota students, despite having a lower entrance ENEM score, has a similar academic achievement to the students of the regular competition. Several results found, in general, are in the same direction. For instance: in the sample as a whole, we did not find a statistically significant difference when comparing the grade retention and dropout proportion of quota and regular competition students. The quota policy has contributed to the access of a significant number of popular class students in Higher Education, especially in the most prestigious courses. <![CDATA[Public and private higher education in Paraiba in the last 15 years: reflections on access, permanence and conclusion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100052&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo consiste em um estudo de caso e objetiva estabelecer parâmetros importantes para situar o fenômeno da evasão da educação superior a partir da análise dos microdados e sinopses do Censo da Educação Superior (BRASIL, MEC/INEP, 2002-2016), tendo como foco o contexto do estado da Paraíba, envolvendo as instituições de ensino superior públicas e privadas. Para tanto, utilizou-se como base teórica a compreensão da categoria evasão feita por Silva Filho; Motejunas; Hipolito; Lobo, 2007; Almeida; Veloso, 2002; Baggi; Lopes, 2011; Castelo Branco; Jezine; Nakamura, 2015. Os dados foram sistematizados e apresentados em forma de tabelas e gráficos, analisados à luz do referencial teórico. Os resultados apontam para importantes indicadores de evasão tanto no contexto público quanto no contexto privado, na Paraíba, através das reflexões sobre os dados relativos à taxa de abandono e de conclusão de curso.<hr/>The present article consists of a case study and aims to establish important parameters to situate the phenomenon of higher education evasion from the analysis of the microdata and synopses of the Higher Education Census (BRAZIL, MEC / INEP, 2002-2016), focusing on the context of the state of Paraíba, involving public and private higher education institutions. For that, the theoretical basis was understood as the understanding of the evasion category made by Silva Filho; Motejunas; Hipolito; Lobo, 2007; Almeida; Veloso, 2002; Baggi; Lopes, 2011; Castelo Branco; Jezine; Nakamura, 2015. The data were systematized and presented in the form of tables and graphs, analyzed in the light of the theoretical reference. The results point to important indicators of circumvention in both the public and private contexts, in Paraíba, through reflections on data on dropout rate and course completion. <![CDATA[The incidence of intangible assets in higher education institutions: an analysis in official documents]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100073&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os ativos intangíveis são importantes fatores de diferenciação e potenciais geradores de benefícios futuros para as instituições, portanto são elementos que devem ser considerados pela gestão das Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste estudo é determinar o grau de importância que as Instituições de Ensino Superior dedicam nos relatórios das Comissões Próprias de Avaliação aos fatores classificados como ativos intangíveis. Neste artigo, adotou-se a Teoria Fundamentada em Dados ou Grounded Theory para analisar os documentos institucionais de autoavaliação de Instituições de Ensino Superior, a partir de então os dados coletados foram categorizados como ativos intangíveis segundo a taxonomia proposta por Kayo et al. (2006). Verificou-se que os ativos de relacionamento são os mais negligenciados pelas Instituições de Ensino Superior e que há uma tendência de que os ativos humanos recebam maior atenção nos relatórios. Observa-se que as Instituições de Ensino Superior, independente da organização acadêmica ou categoria administrativa, tratam os ativos intangíveis da mesma forma, apesar de as Universidades Públicas dedicarem maior atenção a esses ativos nos relatórios de Comissões Próprias de Avaliação, se comparada às Instituições Privadas. Pesquisas anteriores discutiram sobre a importância dos ativos intangíveis em Instituições de Ensino Superior, sobretudo os ativos humanos. Neste artigo, formula-se um novo entendimento sobre a gestão dos ativos intangíveis em Instituições de Ensino Superior, polos fomentadores da geração de ativos intangíveis, sobretudo ativos humanos e ativos de inovação.<hr/>The intangible assets are important factors of differentiation and potential generators of future benefits for the institutions, therefore they are elements that must be considered by the management of the Institutions of Higher Education. The objective of this study is to determine the degree of importance that Higher Education Institutions devote in the reports of the Evaluation Committees to factors classified as intangible assets. In this article we adopted the Data Based Theory or Grounded Theory to analyze the institutional documents of self-evaluation of Higher Education Institutions, from then on, the collected data were categorized as intangible assets according to the taxonomy proposed by Kayo et al. (2006). It has been found that relationship assets are the most neglected by higher education institutions and that there is a tendency for human assets to receive more attention in reporting. It is observed that Institutions of Higher Education, regardless of academic organization or administrative category, treat intangible assets in the same way, although Public Universities pay more attention to these assets in the Reports of Own Evaluation Commissions, when compared to Private Institutions. Previous research has discussed the importance of intangible assets in Higher Education Institutions, especially human assets. In this article, a new understanding about the management of intangible assets is formulated in Higher Education Institutions, which are the driving forces behind the generation of intangible assets, especially human assets and innovation assets. <![CDATA[Diversification, commodification and performance of Brazilian higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100089&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem como objetivo analisar o desempenho da Educação Superior Brasileira considerando as especificidades das diferentes categorias administrativas e os fluxos de estudantes de cursos de graduação em um contexto de expansão, diversificação e mercantilização. Configura-se como pesquisa bibliográfica e estudo descritivo de coorte de ingressantes na educação superior em 2010, com dados produzidos pelo INEP. Os resultados apontam para a fragmentação, flexibilização e heterogeneidade do ensino superior brasileiro, bem como para a expansão das IESs e a ampliação das condições de acesso, porém com desempenho limitado, se considerados os indicadores de trajetória dos ingressantes. O sistema de ensino superior brasileiro está sendo configurado em grande parte como um mercado, cada vez mais em mãos de instituições privadas nacionais e internacionais com fins lucrativos, cujo objetivo, em grande parte, se limita a oferecer serviços educacionais que não necessariamente conduzem à conclusão dos estudos em nível de graduação.<hr/>The present article aims to analyze the performance of Brazilian Higher Education considering the specificities of the different administrative categories and streams of undergraduate students in a context of expansion, diversification and commodification of education. This research consists of a bibliographic research and a descriptive study of a cohort that uses the database of the National Institute of Studies and Research in INEP. The results reveal the fragmentation, flexibilization, heterogeneity of the Brazilian higher education system, as well as the expansion of the HEIs and the access conditions, but with limited performance, considering the graduation rates of the students. The Brazilian higher education system is being shaped largely as a market, and increasingly in the hands of private national and international for-profit institutions, whose purpose tends to be limited to providing educational services that do not necessarily lead to the conclusion of undergraduate studies. <![CDATA[Internationalization management of higher education institutions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100113&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo discutir o contexto da gestão da internacionalização no ensino superior brasileiro. A internacionalização da educação superior se justifica e revela seu significado e que visa contribuir para a gestão das instituições de ensino superior brasileiras. A internacionalização, como política pública para o ensino superior, se insere como uma estratégia importante para o avanço e compartilhamento da ciência no mundo globalizado. Ainda existem limitações significativas à efetiva implantação e gestão da internacionalização, porém o processo não é mais incipiente e o país tem avançado. A gestão da internacionalização tem muitos desafios, no entanto, se vê esforços para o alcance de melhores índices, de forma a fomentar a internacionalização promovendo oportunidades de progresso e desenvolvimento da cidadania.<hr/>This study aims to discuss the context of internationalization management in Brazilian higher education. The internationalization of higher education is justified and reveals its meaning and aims to contribute to the management of Brazilian higher education institutions. Internationalization, as a public policy for higher education, is an important strategy for the advancement and sharing of science in the globalized world. There are still significant limitations to the effective implementation and management of internationalization, but the process is no longer incipient and the country has advanced. The management of internationalization has many challenges, however, efforts are being made to achieve better indexes in order to foster internationalization by promoting opportunities for progress and development of citizenship. <![CDATA[Evasion in distance education: points and contrapts to problem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100132&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo visa traçar um panorama das causas da evasão na educação a distância, discutindo os (contra)pontos e jogando luzes ao problema. Embora existam muitos estudos e discursos afinados sobre as causas da evasão, percebemos um distanciamento por parte das instituições formadoras em relação aos problemas da evasão, o que gera uma diminuição ou isenção de responsabilidades, tendo em vista a tendência em atribuir suas causas a dimensões psicológicas do estudante ou a (in)comunicabilidade entre os sujeitos participantes ou ainda às (des)continuidades ordenadas normativamente. O esforço dessa pesquisa consiste em dar visibilidade ao conjunto de dissertações e teses produzidas sobre a evasão na EaD. Trata-se de mapear na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações estas produções com os descritores Evasão EaD, por meio de uma busca avançada, considerando o período de publicação de 2007 a 2017. Acerca dessa temática, obtivemos setenta e dois resultados, dos quais fizeram parte do corpus investigativo de produção de dados sessenta e oito trabalhos. Compreende-se que apesar da EaD ser avaliada como um modelo de gestão propício às demandas sociais ela recebe forte influência de interesses de mercado, o que exige reavaliações constantes para um processo efetivo de (re)construção de conhecimentos e metodologias, contribuindo, também, para a diminuição dos índices da evasão (tensão inclusão/exclusão) na EaD. O estudo pontuou vários fatores comuns à evasão, apresentando contrapontos, no sentido de utilizar meios tradicionais de forma virtualizada, e propostas de melhoria nos processos via EaD, considerando os limites de estudar a distância, a necessidade de não confundir flexibilidade com facilidade para avaliação dos estudantes.<hr/>The study aims to outline the causes of avoidance in distance education, discussing the (Counter) points and throwing light on the problem. Although there are many studies and refined discourses on the causes of evasion, we perceive a distancing by training institutions from the problems of evasion, which leads to a decrease or lack of responsibility, given the tendency to attribute their causes to psychological dimensions of the student or the (in) communicability between the subjects involved or even the normatively ordered (dis) continuities. The effort of this research consists in giving visibility to the set of dissertations and theses produced on the evasion in the EaD. It is a question of mapping these productions with the descriptors Evasion EaD in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, by means of an advanced search, considering the period of publication from 2007 to 2017. About this theme, we obtained seventy-two results, of which sixty-eight papers were part of the investigative corpus of data production. It is understood that although EaD is evaluated as a management model conducive to social demands, it is strongly influenced by market interests, which requires constant re-evaluations for an effective process of (re) construction of knowledge and methodologies, to reduce the rates of evasion (inclusion / exclusion strain) in the EaD. The study pointed out several common factors to avoidance, presenting counterpoints in the sense of using traditional means in a virtualized way, and proposals for improvement in processes via distance learning, considering the limits of studying distance, the need not to confuse flexibility with ease for evaluation of students. <![CDATA[The expansion of Federal Universities and their short-term effects on Municipal Indicators]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100155&lng=en&nrm=iso&tlng=en Diante do quadro de expansão da rede de educação superior, este estudo se propõe a analisar o impacto da expansão das Universidades Federais sobre o desenvolvimento local dos municípios brasileiros, baseado em indicadores econômicos, sociais e de mercado de trabalho. Além disso, busca-se identificar os fatores que influenciaram os municípios a serem contemplados com um campus da Universidade. Para isso, emprega-se o método de pareamento com escore de propensão com objetivo de construir um grupo de controle que mais se assemelha ao grupo de tratamento. E, para estimar os efeitos, após o pareamento, são utilizados os estimadores de Diferenças em Diferenças e de Efeito Fixo. Os resultados indicam que municípios que possuem campus universitário particular, população superior a 50 mil habitantes e com maior relevância econômica (importância do PIB) na sua microrregião são fatores (ou características) que influenciaram na escolha dos municípios beneficiados com a política de expansão. Já em relação aos efeitos da expansão sobre os indicadores, observa-se que a criação de novos campi reduz o percentual de pobres nos municípios, em média, em 1,5 p.p. Além disso, há evidência (fraca) de que a política aumenta a renda per capita, o percentual de ocupados com nível superior e com nível médio. Contudo, vale ressaltar que talvez seja necessário maior período de tempo para que os efeitos da política de expansão causem impactos significativos sobre a economia.<hr/>In the light of the expansion of the higher education network, the propose od this study is to analyze the impact of Federal Universities expansion on Brazilian cities development based on economic, social and labor market indicators. In addition to his, it was sought to identify the factors that influenced the municipalities to be contemplated with a university campus. Moreover, the propensity score matching method was used to construct a control group that most closely resembled a treatment group. And, to estimate the effects, after the pairing, the Differences in Differences and Fixed Effect estimators were used. The results indicate that municipalities with a private university campus, population of more than 50,000 inhabitants and with greater economic relevance (importance of GDP) in their micro-region are factors (or characteristics) that influenced the choice of municipalities benefited by the expansion policy. Regarding the effects of the expansion on the indicators, it is observed that the creation of new campuses reduces the percentage of poverty in the municipalities, on average, by 1.5 pp. In addition, there is (weak) evidence that the policy increases the income per capita, the percentage of employed people with higher and medium levels. However, it should be noted that a longer period of time may be required for the effects of the expansion policy to have significant impacts on the economy. <![CDATA[The dynamics of the graduate education in Santa Catarina: evolution and perspectives (1969-2018)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100178&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pós-graduação cresceu de forma exponencial nas últimas décadas no Brasil. Entre 1998 e 2018, o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) cresceu 188% e o número de matrículas em mestrados e doutorados, 289%. No ano de 2017 foram titulados 21.393 doutores e 61.147 mestres, inclusive já superando uma das metas do Plano Nacional de Educação para 2024, que previa a titulação de 60 mil mestres por ano. Tal expansão ocorreu em todo o país, fato que torna relevantes os estudos para compreender as dinâmicas, as especificidades e as variações entre as regiões, estados da federação e segmentos das instituições que ofertam os programas (públicas e privadas). Com isso em mente, o presente artigo analisa a expansão da pós-graduação brasileira tomando como referência um estado da federação: Santa Catarina (SC). A escolha deve-se, entre outras razões, ao fato de o Estado ocupar a sétima posição nacional quanto ao número de programas de pós-graduação (PPG) e também quanto ao número de cursos de graduação presenciais. Além disso, SC expandiu a sua pós-graduação nos anos recentes, impulsionada pelas dinâmicas da interiorização da educação superior. Assim, o presente estudo foi desenvolvido por meio do uso de procedimentos e técnicas quantitativas e qualitativas, cabendo destaque para a sistematização e análise dos dados disponíveis na Plataforma Sucupira e no GeoCapes. O artigo demonstra, entre outros aspectos, que a pós-graduação catarinense cresceu mais do que a média nacional, totalizando 326% de 1998 a 2018, mas que tal PG existe em apenas 17 das 94 IES existentes no estado. Da mesma forma, inversamente ao que ocorre com a graduação, os mestrados e doutorados são majoritariamente ofertados pelo segmento público, que concentra cerca de 70% das matrículas (53% nas IES públicas federais e 16,6% pela única IES estadual). Enfim, a presente pesquisa mapeou a pós-graduação catarinense, incluindo suas conquistas e limitações, de forma que seja possível tanto obter uma compreensão abrangente dos resultados de políticas públicas de educação e pesquisa do passado, quanto também inspirar iniciativas futuras.<hr/>Graduate education has grown exponentially in the last decades in Brazil. Between 1998 and 2018, the National Graduate System (SNPG) grew 188% and enrollment in masters and doctorates, 289%. In 2017, 21,393 PhDs and 61,147 masters graduated in the country, already surpassing one of the goals of the National Education Plan for 2024: the titling of 60 thousand new masters per year. This expansion has taken place all over the country, making relevant the studies to understand the dynamics, specificities and variations between the regions, states of the federation and segments of the institutions that offer graduate programs (public and private). With this in mind, this paper analyzes the expansion of the SNPG using one state of the federation as reference: Santa Catarina (SC). Among other reasons, the choice is due to the fact that the State occupies the seventh national position in terms of the number of graduate programs (PPG) and also in the number of undergraduate courses. In addition, SC has expanded its graduate education system in recent years, driven by the dynamics of internalization of higher education. Thus, the present study was developed through the use of quantitative and qualitative techniques, with emphasis on the systematization and analysis of data available on the Sucupira Platform and GeoCapes. The article shows, among other aspects, that graduate education in Santa Catarina overgrew the national average, totaling 326% from 1998 to 2018. In spite of that, the programs are distributed in only 17 of the 94 HEIs in the state. Likewise, in contrast to undergraduate courses, masters and doctorates are mostly offered by the public segment, which concentrates about 70% of enrollments (53% in federal public HEIs and 16.6% in the only state HEI). Finally, this research mapped the Santa Catarina graduate education system, including its achievements and limitations, so that it is possible both to obtain a comprehensive understanding of the results of past public policies of education and research, and to inspire future initiatives. <![CDATA[Studies on evaluation of the National Student Assistance Program in the light of multiple theoretical-methodological approaches]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100199&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo tem como objetivo central descrever as perspectivas dos estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas. Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados, que totalizaram 73 trabalhos lidos na íntegra, dos quais 28 foram considerados para discussão. Na análise documental, foram explorados os relatórios de Gestão do MEC dos últimos 10 anos. Os achados demonstram que as formas avaliativas do Programa são voltadas geralmente para a realidade local de alguma Instituição específica. Os estudos analisados justificam que inexistem pesquisas de avaliação o sob o enfoque de múltiplas abordagens teórico-metodológicas que contribuam para avaliar nacionalmente o PNAES. É possível afirmar a necessidade de desenvolver, validar, aplicar e difundir pesquisas pluralistas de avaliação com vistas à verificação da implementação do Programa.<hr/>The article aims to describe the perspectives of studies on the evaluation of the Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) in the light of multiple theoretical-methodological approaches. A bibliographic survey was carried out in the databases, totaling 73 works read in full, 28 of which were considered for discussion. In the document analysis, the MEC Management reports of the last 10 years were explored. The findings show that the evaluation forms of the Program are generally focused on the local reality of a specific institution. The studies analyzed justify that there is no evaluation research or under the focus of multiple theoretical-methodological approaches that contribute to national assessment of the PNAES. It is possible to affirm the need to develop, validate, apply and disseminate pluralistic evaluation research in order to verify the implementation of the Program. <![CDATA[Availability and Accessibility of the Institutional Evaluation System of the Institutional of the State Center of Technological Education Paula Souza under managers’ view]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100219&lng=en&nrm=iso&tlng=en Avaliar os resultados obtidos por meio das ações institucionais do processo avaliativo, em um sistema formalmente constituído, apresenta-se como um desafio ainda maior considerando a questão que envolve a disponibilidade e a acessibilidade do sistema de avaliação. Neste sentido, o entendimento dos gestores sobre esses dois aspectos se firma como condição fundamental para o delineamento de ações voltadas para a melhoria dos processos avaliativos, sendo necessária a análise do respectivo entendimento. Esta análise, por sua vez, se constitui como o objetivo do presente trabalho. O caminho investigativo percorrido para o alcance do objetivo foi conduzido por uma pesquisa de caráter qualitativa, realizada por meio de técnicas de análise documental, observação participativa e grupo de foco. Os resultados evidenciaram que há entendimento quanto ao assunto, bem como acerca das questões que se relacionam à disponibilidade e a acessibilidade pelos gestores do SAI. Entretanto, seus resultados não alcançam toda comunidade acadêmica, já que o SAI disponibiliza e torna acessível o sistema apenas aos gestores e diretores das Etecs.<hr/>Evaluating the results obtained through the institutional actions of the evaluation process, in a formally constituted system, itself an even greater challenge considering the issue that involves the availability and accessibility of the evaluation system. In this sense, the managers' understanding of these two aspects is established as a fundamental condition for the design of actions aimed at the improvement of the evaluation processes, and it is necessary to analyze the respective understanding. This analysis, in turn, constitutes the objective of this paper. The research path followed to reach the objective was conducted by a qualitative research, carried out through techniques of documentary analysis, participatory observation and focus group. The results showed that there is an agreement on the subject, as well as on the issues related to availability and accessibility by the SAI managers. However, its results do not reach the entire academic community, since the SAI makes the system available and accessible only to the managers and directors of the Etecs. <![CDATA[Errata]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100238&lng=en&nrm=iso&tlng=en Avaliar os resultados obtidos por meio das ações institucionais do processo avaliativo, em um sistema formalmente constituído, apresenta-se como um desafio ainda maior considerando a questão que envolve a disponibilidade e a acessibilidade do sistema de avaliação. Neste sentido, o entendimento dos gestores sobre esses dois aspectos se firma como condição fundamental para o delineamento de ações voltadas para a melhoria dos processos avaliativos, sendo necessária a análise do respectivo entendimento. Esta análise, por sua vez, se constitui como o objetivo do presente trabalho. O caminho investigativo percorrido para o alcance do objetivo foi conduzido por uma pesquisa de caráter qualitativa, realizada por meio de técnicas de análise documental, observação participativa e grupo de foco. Os resultados evidenciaram que há entendimento quanto ao assunto, bem como acerca das questões que se relacionam à disponibilidade e a acessibilidade pelos gestores do SAI. Entretanto, seus resultados não alcançam toda comunidade acadêmica, já que o SAI disponibiliza e torna acessível o sistema apenas aos gestores e diretores das Etecs.<hr/>Evaluating the results obtained through the institutional actions of the evaluation process, in a formally constituted system, itself an even greater challenge considering the issue that involves the availability and accessibility of the evaluation system. In this sense, the managers' understanding of these two aspects is established as a fundamental condition for the design of actions aimed at the improvement of the evaluation processes, and it is necessary to analyze the respective understanding. This analysis, in turn, constitutes the objective of this paper. The research path followed to reach the objective was conducted by a qualitative research, carried out through techniques of documentary analysis, participatory observation and focus group. The results showed that there is an agreement on the subject, as well as on the issues related to availability and accessibility by the SAI managers. However, its results do not reach the entire academic community, since the SAI makes the system available and accessible only to the managers and directors of the Etecs.