Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720200003&lang=en vol. 25 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Performance evaluation of undergraduate courses offered in distance education mode]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300503&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo analisar as oportunidades de pesquisa referentes à avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de educação a distância, por meio das publicações que compõem o portfólio bibliográfico de artigos mais citados pela comunidade científica. O instrumento selecionado para o alcance desse objetivo foi o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C), por apresentar um processo estruturado e completo para a seleção e análise da literatura. Foram identificadas na literatura, no período de 2000 a 2017, 21 publicações que representam o fragmento da literatura de interesse, o que possibilitou a realização de uma análise sistêmica. Além de constatar que essa área do conhecimento se configura como um campo a ser explorado, foi possível registrar proposições para futuras investigações. Pesquisadores e gestores devem participar das etapas de desenvolvimento dos modelos de avaliação de desempenho, como na definição dos objetivos a serem mensurados, na hierarquização dos indicadores de avaliação e na aplicação de ações de aperfeiçoamento do contexto sob análise.<hr/>This study aims to analyze how research opportunities related to the Evaluation of Performance of Undergraduate Courses Offered in the Distance Education, through the publications that make up the bibliographic catalog of articles more cited by the scientific community. The Process Knowledge Development-Constructivist (ProKnow-C), for presenting a structured and complete process for the selection and analysis of the literature. Twenty one publications representing the fragment of the literature of interest were identified in the literature, from 2000 to 2017, which enabled a systemic analysis. In addition to finding that the knowledge area configured as a field to be explored, it was possible to register propositions for future investigations. Researchers and managers should be involved in the development stages of performance evaluation models, as the definition of objectives to be measured, the hierarchy of evaluation indicators and the application of actions to improve the context. <![CDATA[Analysis of management of graduate programs through the Importance-Performance Analysis (IPA)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300525&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação, controle e gestão da pós-graduação no Brasil é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os programas que não possuem um plano estratégico formal desenvolvem suas ações baseadas no objetivo de cumprir com os requisitos do sistema de avaliação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho de 40 dos programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da utilização da Análise Importância-Desempenho (AID) conforme proposta por Martilla e James (1977) e Sever (2014). O estudo tem caráter descritivo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisados um total de 1.124 itens das avaliações trienais 2010 e 2013 da CAPES, coletados de 80 fichas de avaliações de programas de pós-graduação, dos quais foram levantados o peso (importância) e a avaliação (desempenho) atribuída aos mesmos. O resultado da pesquisa é o diagnóstico geral da performance dos programas, identificando os itens cruciais relacionados com as forças e oportunidades de melhoria observados no resultado da avaliação dos programas de pós-graduação da UFRN.<hr/>The evaluation, control and management of post-graduation in Brazil are promoted by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), while the programs that do not have any strategic plan develop their actions aiming to comply the requirements of this evaluation system. The general purpose of this research is to analyze the performance of 40 Postgraduation Stricto Sensu programs in the academic modality of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) using Importance-Performance Analysis (AID) proposed by Martilla and James (1977) and Sever (2014). The study has a descriptive nature, constructed through bibliographical review and documentary research. For this purpose, 1.124 items of CAPES triennial evaluations (2010 and 2013) were analyzed, collected from 80 evaluation forms of postgraduate programs. The weight (importance) and the evaluation (performance) granted to them were evaluated. The result of the research is the general diagnosis of the performances of the programs, identifying the crucial items related to the efforts and opportunities for improvement detected in the result of the evaluation of UFRN’s programs. <![CDATA[Avaliação da Pesquisa: Mapeando a Estrutura do Campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300546&lng=en&nrm=iso&tlng=en O tema Avaliação da Pesquisa tem sido objeto de intenso estudo tanto pela sua importância para múltiplos propósitos, quanto pelo desenvolvimento teórico do modelo sistema de avaliação numa perspetiva de procura de melhoria contínua da qualidade de desempenho da pesquisa e do seu impacto societal e impacto na inovação. O objetivo deste estudo exploratório é recolher e mapear a estrutura intelectual da Avaliação de Pesquisa. Usando citações de redes, capturamos os blocos de construção latentes e as linhas condutoras deste tema. A visualização e análise de dados foram úteis para fazer uma exploração dos antecedentes da literatura; observando as redes de citação e seus agrupamentos, identificamos artigos-chave (artigos seminais e artigos relevantes) que suportam as diferentes áreas de Avaliação de Pesquisa. O principal resultado é o mapa de citações organizado em seis grupos (clusters), fornece uma visão geral rápida desses territórios interligados, dando uma compreensão dessas diferentes áreas de conhecimento. Esta é uma imagem clara deste tópico, útil para acadêmicos, pesquisadores juniores, bem como dos diversos interessados práticos com interesse na política de avaliação de pesquisa ou na avaliação da qualidade da pesquisa e sua implementação. Identificamos publicações seminais e publicações relevantes com elevados índices de citação. Este estudo é um sólido ponto de partida para uma futura e profunda revisão da literatura sobre “avaliação de pesquisas”.<hr/>Research Evaluation topic has been the object of intense study both for its importance for multiple purposes, and as for theoretical development model system on a continuous increase of quality of research performance and societal and innovation impact. The objective of this exploratory study is to capture and mapping intellectual structure of Research Evaluation. Using networks citations we capture the latent building blocks and drivers of this theme. Data visualization and visual analytics were helpful to make an exploration of literature background; by observing citation networks and its clusters we identify key papers (seminal and highest papers) that support different areas of Research Evaluation. Main result is the Citation map with six clusters, where each cluster gives us a quick overview of those interlinked territories that provide an understanding of those different knowledge areas. This is a clear picture of this topic, useful for academic scholars, novice researchers and the practical stakeholders, interest in research evaluation policy or assessing the quality of research and its implementation. We identify Seminal and Highest citation publications. This study is the solid starting point for a deep literature review on “research evaluation”. <![CDATA[Educational success of graduation graduates: a possibility of measurement and explanation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300575&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como foco caracterizar o sucesso educativo (SE) de egressos de cursos de graduação a partir de índices normativos (coeficiente geral de rendimento acadêmico [CRA], reprovações/aprovações na trajetória do estudante e o tempo de conclusão do curso). Buscou-se avaliar a relação entre os índices de sucesso educativo normativo e a dimensões estrutural de explicação deste fenômeno, visando uma explanação explicativa para o mesmo. A estratégia metodológica utilizada foi estudos do tipo survey realizado junto aos egressos de cursos de graduação de uma universidade pública federal localizada no interior do Estado da Bahia. A aplicação de questionário ocorreu junto aos egressos do semestre 2014.2, por meio eletrônico, resultando numa amostra não probabilística acidental contendo 174 casos válidos. Os dados quantitativos foram analisados a partir do software IBM SPSS 23 por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. Registrou-se um elevado percentual de registro de reprovações na trajetória acadêmica nos primeiros dois anos dos cursos. No grupo estudado, as possibilidades de ter sucesso educativo (i.e. maiores CRA e ausência de reprovações) relacionam-se com as seguintes variáveis estruturais: maiores notas gerais no ENEM, menor idade do egresso e não ter trabalhado durante a graduação.<hr/>This study aims to characterize educational success (SE), from normative indexes (general academic performance coefficient (CRA), student's disapprovals / approvals and course completion time), as well as from application of statistical tests between the indexes of normative educational success and the structural dimensions of explanation of this phenomenon, to present a possibility of explanation of the same. The methodological strategy used was Survey-type studies carried out with graduates of undergraduate courses at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). The questionnaire was applied to the graduates of the semester 2014.2, by electronic means, which generated a sample of 174 valid cases. The quantitative data were processed using SPSS statistical analysis software, analyzed and presented through descriptive and analytical statistics. There was a high percentage of registrations of disapprovals in the academic trajectory (55%) in the first two years of the courses. In the studied group, the possibilities for educational success (i.e., higher CRA and absence of reprobations) are related to the following structural variables: higher general grades in the ENEM, lower egress age and not having worked during graduation. <![CDATA[Evaluation of Policies Public for Higher Education: the case of the University for All Program (PROUNI)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300594&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Programa Universidade para Todos (PROUNI) configura-se como Política Pública, de natureza afirmativa, para facilitar o acesso ao Ensino Superior de camadas sociais com menores oportunidades educacionais, econômicas e culturais. Delineou-se pesquisa para se obter indícios dos resultados do PROUNI e, assim, permitir sua valoração. Tal atividade se aproxima da ideia de avaliação do tipo ex post-facto, cuja função é prestar esclarecimento à sociedade da sua relevância ou proporcionar social accountability. Para tal, foram desenvolvidos dois estudos para comparar usuários com não usuários do PROUNI em cinco distintos atributos: (i) tempo médio de formação, (ii) qualidade do aprendizado, (iii) impacto institucional oriundo da formação discente, (iv) nível de satisfação com a formação e (v) nível de empregabilidade. No primeiro estudo empregaram-se dados secundários de 924 alunos egressos de cursos de graduação, enquanto o segundo estudo usou dados primários decorrentes do uso de um Questionário Voltado aos Egressos (QVE) em uma amostra de 88 ex-alunos. Resultados da análise comparativa entre usuários e não usuários do PROUNI através dos Testes ANOVA e Qui-Quadrado demonstraram que: (i) usuários apresentaram maior Qualidade de Aprendizado do que não usuários [F = 13,749; p &lt; 0,01]; (ii) usuários apresentaram maior Impacto Institucional do que não usuários [F = 4,528; p &lt; 0,01]; (iii) usuários apresentaram menor Tempo de Formação do que não usuários [F = 12,055 (p &lt; 0,01]; (iv) usuários demonstraram satisfação com a formação recebida e reconheceram a eficácia desta ante exigências profissionais do mercado de trabalho, não tendo sido detectada diferença significativa com não usuários [χ2(1; 86) = 0,67; p &gt; 0,01); (v) usuários demonstraram desejo de inserirem-se imediatamente no mercado de trabalho, para gerar renda para as respectivas famílias, ao contrário dos não usuários [χ2 (1; 86) = 6,64; p &lt; 0,05].<hr/>The University for All Program (PROUNI) is a Public Policy, affirmative in nature, aimed at facilitating access to higher education of social strata with less educational, economic, and cultural opportunities. A research was designed to obtain clues about PROUNI's results and thus to allow a judgment on the federal program. Such activity approaches the idea of ex-post-facto evaluation, whose function is to provide clarification to society about its relevance or provide social accountability. To that end, two studies were developed to compare PROUNI users with non-users in five different attributes: (i) average training time, (ii) quality of learning, (iii) level of satisfaction with training and (v) level of employability. In the first study, secondary data were used of 924 students who graduated from the undergraduate courses, while the second study used primary data from the application of a Questionnaire for Egresses in a sample of 88 former students. The results of the comparative analysis between users and non-PROUNI users through the ANOVA Test and the Chi-Square Test demonstrated that: (i) users presented higher Learning Quality than their non-users peers [F = 13,749 ; p &lt;0.01]; (ii) users presented higher Institutional Impact than their non-users peers [F = 4,528; p &lt;0.01]; (iii) users presented less training time than their non-users peers [F = 12,055 (p &lt;0.01); (iv) users showed satisfaction with the training received and acknowledged the effectiveness of this, [χ2 (1; 86) = 0.67, p &gt; 0.01]; (v) users showed a greater desire to enter the labor market immediately, in order to generate income for their families, unlike non-users of PROUNI [χ2 (1; 86) = 6.64; p &lt; 0.05]. <![CDATA[Evaluation of higher education in Brazil: Analysis of the Course Index (IGC) in a quali/quantitative perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300622&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto aborda o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, instituído pela Lei 10. 861, de 2004, orientado por meio de indicadores de qualidade sendo, o Índice Geral dos Cursos - IGC, resultante do CPC - Conceito Preliminar de Curso, referente a graduação, e pelo Conceito Capes, indicador da qualidade dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Pretendeu-se analisar, de forma quantitativa e qualitativa se o IGC ao considerar as realidades distintas dessas duas estruturas, graduação e pós-graduação, de formação acadêmica em um só indicador, não desvirtua mais ainda essa medida, quando pretende representar o quanto de qualidade possui uma IES? Responder essa questão se constitui o propósito desse artigo, ou seja, investigar a representatividade do IGC como efetivo conceito da qualidade das IES, analisando-se, em separado, como se comportam as medidas da graduação e da pós-graduação expressas no modelo matemático desse indicador. Como ponto de corte, decidiu-se trabalhar somente com os cursos ofertados pelas universidades federais. Portanto, nesse estudo, ao chamarmos atenção para a composição do cálculo do IGC, incorporando dados de mestrado e doutorado para indicar a qualidade dos cursos de graduação das universidades queremos lançar um olhar crítico sobre se tal composição espelha, de fato, a qualidade dos cursos de graduação.<hr/>The text covers the Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, instituted by Law 10,861, of 2004, guided by means of quality indicators: the Índice Geral dos Cursos - IGC, resulting from CPC - Conceito Preliminar de Curso, referring to graduation, and by the Capes Concept, an indicator of the quality of postgraduate courses. We analyzed, in a quantitative and qualitative way, if the IGC, when considering the distinct realities of the of academic formation, undergraduate and postgraduate, in a single indicator, does not further distort this measure, when used with the intention to represent how much quality an IES (Instituto de Ensino Superior) has? Answering this question constitutes the purpose of this article, that is, to investigate the representativeness of the IGC as an effective concept of the quality of the IES, analyzing, separately, how the results for graduate and postgraduate students behave as expressed in the mathematical model of that indicator. As a cut-off point, we decided to work only with the courses offered by the federal universities. Therefore, in this study, when we studying the IGC calculation, which incorporates master and doctorate data to indicate the quality of undergraduate courses at universities, we want to take a critical look at whether such measure actually reflects the quality of the courses of graduation. <![CDATA[What is missing to comprehend about the concept self-assessment (of learning) in higher education? A different view from its history]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300640&lng=en&nrm=iso&tlng=en Si bien el concepto autoevaluación del aprendizaje ha sido desarrollado e investigado por diferentes autores en las últimas décadas, parece que aún genera desconfianza y dudas entre los profesores, lo cual se traduce en su poca aplicación en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la educación superior. Por ello, en este artículo se propone realizar una aproximación a su historia desde el enfoque hermenéutico -lo cual implica analizar la evolución desde la palabra, su conversión a término y, posteriormente, a concepto- y desde lo didáctico para develar significados que han quedado pendientes a la comprensión del concepto en su totalidad (lo psicológico-sociológico, lo filosófico-ontológico y lo pedagógico-didáctico), con el fin de generar reflexiones en torno al tema, proponer otra visión frente a la autoevaluación y abrir un espacio a futuras discusiones.<hr/>Embora o conceito de autoavaliação da aprendizagem tenha sido desenvolvido e investigado por diversos autores nas últimas décadas, parece que ainda gera desconfiança e dúvidas entre os professores, o que se traduz em sua pequeño índice de aplicação no processo de ensino-aprendizagem do ensino superior. Por isso, este artigo se propõe a fazer uma abordagem de sua história a partir da hermenêutica - o que implica analisar a evolução da palavra, sua conversão ao termo e, posteriormente, ao conceito - e da didática para revelar significados cuja compreensão de seu conceito ficou pendente (o psicológico-sociológico, o filosófico-ontológico e o pedagógico-didático), a fim de gerar reflexões sobre o assunto, propor outra visão contra a autoavaliação e abrir um espaço para futuras discussões.<hr/>Although the concept self-assessment of learning has been developed and investigated by different authors during the last decades, it seems that it still generates distrust and doubts among teachers, which has resulted in its little application in the teaching-learning process of higher education. This article suggests an approximation to its history from the hermeneutical approach - which implies analyzing the evolution from the word, its conversion to term and, later, to concept - and from the teaching (didactics) approach to reveal meanings that are necessary for the comprehension of the concept in its totality (the psychological-sociological, the philosophical-ontological and the pedagogical-didactic). The purposes of this article are to generate reflections on the topic, to propose another vision toward self-assessment and to open the possibility for future discussions. <![CDATA[Inclusion and permanence of university students with diagnosis of autistic spectrum disorders: discussions as a languages barriers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300659&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Educação Superior brasileira vem passando por modificações. Houve diversificação quanto ao ingresso do público devido às políticas públicas voltadas para a inclusão educacional. Atualmente, se encontram nas Universidades, pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas embora seu acesso tenha sido garantido, a permanência nem sempre tem sido discutida na literatura. Desta forma, objetivo deste estudo é analisar as condições de acesso e permanência de pessoas com TEA na Universidade a partir das queixas linguísticas apresentadas por eles. Como metodologia, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois estudantes com diagnóstico de TEA que estudam em uma Universidade federal do sul do Brasil. Além disso, foi realizada avaliação fonoaudiológica. Os resultados apontam que os dois acadêmicos têm histórico de dificuldades de relacionamento interpessoal na escola e na Universidade, dificuldades de leitura e escrita. Um dos estudantes, Charles, também tem dificuldade na fluência de fala; já Luís, o outro universitário, tem mais queixas quanto às suas habilidades de leitura e escrita. Quanto à percepção acerca da inclusão na Universidade, os dois estudantes referem que se sentem acolhidos e que não sofrem nenhum tipo de discriminação referente às suas dificuldades. Também procuram atendimento fonoaudiológico para suprir uma demanda de inclusão que as políticas públicas ainda não compensaram. Apesar de amparados em lei, estes estudantes ainda enfrentam barreiras que podem dificultar sua permanência na instituição ou seu rendimento acadêmico. Deste modo, a ação do fonoaudiólogo pode ser uma alternativa para minimizar os obstáculos impostos pelas suas dificuldades dentro da Universidade.<hr/>Brazilian Higher Education has been changing. There was diversification as regards the entrance of the public due to public policies focused on educational inclusion. Currently, people with Autism Spectrum Disorder (TEA) are in the universities, but although their access has been guaranteed, permanence has not always been discussed in the literature. In this way, the objective of this study is to analyze the conditions of access and permanence of people with TEA in the University from the language complaints presented by them. As a methodology, semi-structured interviews were conducted with two students diagnosed with TEA who study at a federal university in the south of Brazil. Besides, a speech-language assessment was performed. The results show that both students have a history of difficulties in interpersonal relationships in school and the university, difficulties in reading and writing. One of the students, Charles, also has difficulty speaking fluency; while Luis, the other university, has more complaints about his reading and writing skills. As for the perception about inclusion in the university, the two students report that they feel welcome and that they do not suffer any kind of discrimination regarding their difficulties. They also seek fonoaudiology therapy to meet a demand for inclusion that public policies have not yet compensated. Although supported by law, these students still face barriers that may hinder their permanence in the institution or their academic performance. In this way, the action of the Fonoaudiology may be an alternative to minimize the obstacles imposed by their difficulties within the university. <![CDATA[Policy Impact Assessment: The PIBIC/ICMBio Case Study in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300676&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação de impacto baseada em evidências apresenta elevado potencial para subsidiar a tomada de decisão, melhorar a implementação das políticas públicas e respaldar a transparência da gestão. Diante desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolvê-la utilizando, como estudo de caso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (PIBIC/ICMBio), o qual completou 10 anos de implementação no país. O Programa constitui a ferramenta do Instituto para explicitar quais conhecimentos ou informações são imprescindíveis para impulsionar as ações de intervenção para a gestão e manejo da biodiversidade brasileira. A avaliação foi realizada a partir da pesquisa documental, da observação participante, da formulação da cadeia de resultados, da consulta a atores-chaves e do desenvolvimento da cartografia temática. Os resultados evidenciaram o alcance dos objetivos do PIBIC/ICMBio; sua relevância para as demais atribuições do próprio ICMBio; sua coerência com as principais políticas brasileiras de fomento e execução programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental; sua eficiência em relação aos custos envolvidos; seu valor agregado e sua potencialidade para o know-how de apoio a tomada de decisão sobre manejo e conservação da biodiversidade no Brasil.<hr/>Evidence-based impact assessment has a great potential to support decision making, improve the public policy cycle and support its transparency. Given this perspective, the present research had the objective of develop it using, as a case study, the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships of the Chico Mendes Institute for Biodiversity Conservation (PIBIC/ICMBio), which completed 10 years of implementation in Brazil. The Program is the ICMBio's tool to clarify which knowledge or information is essential to boost intervention actions for the Brazilian biodiversity management. The evaluation was based on documentary research, participant observation, the formulation of the result chain, consultation with key actors and the development of thematic cartography. The results showed the achievement of the PIBIC/ICMBio objectives; its relevance to other attributions of ICMBio; its coherence with the main Brazilian policies of fomentation and execution programs of research, protection, preservation and conservation of the biodiversity and of environmental education; its efficiency in relation to the costs involved; its added value ; and its potential for the Brazilian know-how to support decision making on biodiversity management and conservation. <![CDATA[Academic performance and attendance at classes of students who entered through Inclusion Program of UNESP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300701&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo realizar uma análise preliminar sobre o Projeto de Inclusão desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (UNESP) por meio do Sistema de Reserva de Vagas da Educação Básica Pública (SRVEBP). Mais especificamente, buscou-se realizar um estudo sobre o desempenho acadêmico e a frequência às aulas em grupos compostos por estudantes que ingressaram pelo sistema universal, egressos de escola pública e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, matriculados na UNESP em 2014, 2015, 2016 e 2017. Além disso, foram realizadas essas mesmas análises em cursos de graduação de alta demanda social e em cursos de baixa demanda social. Os dados foram coletados no Sistema de Graduação da UNESP (SISGRAD) e o desempenho acadêmico analisado por meio do coeficiente de rendimento, média ponderada e índice de desempenho. De um modo geral os resultados indicam que não há diferenças relevantes entre o desempenho acadêmico dos estudantes que ingressaram pelo Sistema Universal e os que ingressaram pelo SRVEBP. Entretanto, observou-se um maior coeficiente de variação nos grupos analisados em cursos de baixa demanda social.<hr/>This article has the aim to make a preliminary analyze about the Inclusion Program developed by São Paulo State University (UNESP) through Vacancies Booking Public Basic Education (SRVEBP). More specifically, we looked for making a study about the academic performance and attendance at classes inside groups formed by students who entered through the Universal System, who left public schools and are self-declared black, brown or indigenous, enrolled at UNESP in 2014, 2015, 2016 and 2017. Beyond this, were realized these same analyses at graduation courses of high social demand and courses of low social demand. The data were collected from Graduation System of UNESP (SISGRAD) and the academic performances analyzed through the yield coefficient, weighted media and performance index. In general, the results show that there are not relevant difference between the academic performance of students who entered through Universal System and those who entered through SRVEBP. However, a higher coefficient of variation was observed in the groups analyzed in courses with low social demand. <![CDATA[The scientific production of speech and language pathologists professors linked to brazilian public higher education institutions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300724&lng=en&nrm=iso&tlng=en A produção científica brasileira é resultado de pesquisas realizadas principalmente no sistema universitário do país. O objetivo deste estudo foi conhecer a produção científica dos docentes fonoaudiólogos vinculados aos cursos de Fonoaudiologia de instituições públicas de ensino superior do Brasil. Identificaram-se os 24 cursos vinculados a instituições de ensino superior públicas e os 383 docentes vinculados a elas. Utilizou-se o software Scriplattes para extração e análise dos dados relacionados à produção de artigos de periódicos, capítulos de livro e livros, a partir de dados disponíveis no currículo da Plataforma Lattes. Foram identificados, ainda, os periódicos, com as respectivas avaliações Qualis, fator de impacto e citescore, nos quais os docentes publicam suas pesquisas. Verificou-se que, no período de 2014 a 2018, foram publicados 2711 artigos em periódicos, 965 capítulos de livro e 130 livros, sendo alguns em colaboração entre os cursos. O periódico em que há maior número de publicações é a Revista CEFAC, a qual possui avaliação B1 no Qualis na área Educação Física (Fonoaudiologia), e não está indexada ao Journal Citation Reports ou a Scopus. Concluiu-se que (1) a produção científica dos docentes fonoaudiólogos é caracterizada principalmente pela publicação de artigos científicos e apresentou uma queda no período analisado; (2) há participação ativa da maioria das regiões do país na produção científica da área; e (3) os periódicos escolhidos pelos docentes para divulgação de seus estudos, em sua maioria, não possuem indexação a bases de dados internacionais e estão no estrato B do Qualis área Educação Física (Fonoaudiologia).<hr/>Brazilian scientific production is the result of research carried out mainly in the country's university system. The aim of this study was to know the scientific production of the speech and language pathologists professors linked to the courses of public higher education institutions in Brazil. The 24 courses were identified and the 383 professors linked to them were requested. Scriplattes software was used to extract and analyze data related to the production of journal articles, book chapters and books, from data available in the Lattes Platform curriculum. It was also identified in which journals the professors publish their research, as well as their evaluation. From 2014 to 2018, 2711 articles were published in journals, 965 book chapters and 130 books, some of them in collaboration between the courses. The journal with the largest number of publications is the Revista CEFAC, which has a Qualis B1 rating in the Physical Education area and is not indexed to the Journal Citation Reports or Scopus. It was concluded that the scientific production of speech, language and hearing sciences professors is mainly characterized by the publication of scientific articles, presented a decrease in the analyzed period, there is an active participation of most regions of the country in the scientific production of the area and the journals chosen for the dissemination of their articles are not indexed to international databases and are in the stratum B of the Qualis Physical Education area. <![CDATA[Common mental disorders in higher education teachers: evidence of sociodemographical and work aspects]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300745&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) apresentaram crescimento significativo nas últimas décadas. Apesar das elevadas prevalências registradas e de representar importante causa de afastamento do trabalho entre docentes, ainda há lacunas do conhecimento sobre esse evento em docentes universitários. Este estudo objetivou estimar a prevalência de TMC em docentes de uma universidade pública da Bahia, analisando sua associação com aspectos sociodemográficos, laborais e psicossociais. Foi realizado estudo epidemiológico de corte transversal, de caráter exploratório, envolvendo 127 docentes. Foram realizadas análises univariada, bivariada e multivariada com regressão logística não condicional. Para entrada no modelo, estabeleceu-se valor de p ≤ 0,25, obtido pelo Teste Qui-Quadrado de Pearson (X²) ou Exato de Fisher. As razões de prevalência foram estimadas por Regressão de Poisson. O nível de significância estatística adotado para permanência no modelo final foi de 5%. A prevalência de TMC na população estudada foi de 29,9%. Observou-se associação estatisticamente significante de TMC com sentimento de desgaste na relação com os alunos (RP: 2,31) e falta de satisfação em trabalhar na instituição (RP: 2,13). Elevada prevalência de TMC foi observada entre os docentes participantes do estudo reforçando a necessidade de ações de intervenção e do olhar atento sobre a saúde mental destes profissionais.<hr/>Common Mental Disorders (CMD) have grown significantly in recent decades. Despite the high prevalences recorded and representing an important cause of work leave among teachers, there are still gaps in knowledge about this event among university professors. This study aimed to estimate the prevalence of CMD among professors of a public university in Bahia, analyzing its association with sociodemographic, labor and psychosocial aspects. An exploratory cross-sectional epidemiological study was carried out involving 127 teachers. Univariate, bivariate and multivariate analyzes were performed with unconditional logistic regression. For entry into the model, a value of p ≤ 0,25 was obtained, obtained by Pearson's Chi-Square Test (X²) or Fisher's Exact. Prevalence ratios were estimated by Poisson Regression. The level of statistical significance adopted for permanence in the final model was 5%. The prevalence of CMD in the study population was 29,9%. There was a statistically significant association of CMD with feeling of weariness in the relationship with the students (PR: 2,31) and lack of satisfaction in working in the institution (PR: 2,13). High prevalence of CMD was observed among the teachers participating in the study, reinforcing the need for intervention actions and a close look at the mental health of these professionals. <![CDATA[The National Plan for Training Teachers of the Basic Education - PARFOR in a Community University: impacts and results]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000300769&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir da década de 1990, há no Brasil uma preocupação maior em torno de políticas públicas, em razão das várias transformações advindas da globalização e do neoliberalismo, bem como da reforma do Estado, que impactaram diretamente a educação. O presente trabalho analisa e avalia a implementação, o desenvolvimento e os resultados da política pública de formação de professores - Parfor em uma Universidade Comunitária, localizada no município de Sorocaba/SP. O Parfor é resultado de ações do Ministério da Educação em colaboração com secretarias estaduais e municipais de educação e Instituições de Ensino Superior com o objetivo de ministrar cursos superiores de licenciatura gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Especificamente na Universidade de Sorocaba, a experiência inovadora da implementação do Parfor permite constatar a relação da Instituição com as comunidades local e regional, o compromisso com a educação e os resultados de suas práticas e de seus serviços voltados para essas comunidades, principalmente no que se refere à formação de docentes e outros profissionais da educação básica. Aponta também este artigo os limites e dificuldades de uma ação deste tipo destinada à formação docente.<hr/>Since the 1990s, there is a greater concern in Brazil regarding public policies, due to the various transformations resulting from globalization and neoliberalism, as well as state reform, which directly affected education. This paper aims to analyze and evaluate the implementation, development and results of the public policy of teacher education - Parfor in a Community University, located in the City of Sorocaba, State of São Paulo. Parfor is the result of actions by the Ministry of Education in collaboration with state and municipal education offices and higher education institutions to provide free and quality undergraduate courses to public school teachers without adequate training in the Education Guidelines and Bases Law. Specifically at the University of Sorocaba, Parfor's innovative implementation experience shows the institution's strict relation with local and regional communities, its commitment to education and the results of its practices and services related to teaching, research and outreach aimed at these communities, particularly regarding the training of teachers and other professionals of basic education in Sorocaba and its region. This article also points out the limits and difficulties of an action of this type aimed at teacher training.