Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1516-731320230001&lang=en vol. 29 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Socio-scientific issues in school science: a theoretical suggestion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132023000100100&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Analyzing the relationship between the objectives of the stricto sensu graduate programs in Science teaching and teacher training for Higher Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132023000100200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo traz uma análise da consonância entre as disciplinas oferecidas pelos programas acadêmicos de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino de Ciências, ou que possuem linhas de pesquisa nessa área, os quais abordam em suas ementas a docência no ensino superior e os objetivos dos programas. Para isso, foi feita uma busca dos programas das instituições públicas de ensino superior, leitura de seus objetivos e ementas, dentre aqueles que ofereciam disciplinas centradas na docência no ensino superior, no período de junho a agosto de 2021. Os resultados foram analisados por meio da metodologia de análise de conteúdo e indicam que alguns programas com o objetivo na formação de professores, não apresentam disciplinas sobre a docência no ensino superior. Conclui-se que o percurso histórico de consolidação da pós-graduação stricto sensu, legislação específica e o escasso processo avaliativo da qualidade do ensino estimulam a priorização da pesquisa em detrimento ao ensino.<hr/>Abstract: This article provides an analysis of the concord between the courses offered in the stricto sensu academic programs in the area of Science Teaching – or those that have research strands in this area – which deal with teaching in higher education in their curricula and the objectives in the programs, in the period between June and August 2021. To do that, a search was conducted of the programs offered by public higher education institutions, followed by reading their objectives and curricula, among those that offered courses focusing on teaching in higher education. The results indicate that some programs aim to train teachers do not have courses on teaching in higher education. It can be concluded that the historical path of consolidation of stricto sensu graduate studies, the specific legislation, and the scarce evaluation process of the quality of teaching encourage the prioritization of research to the detriment of teaching. <![CDATA[Bibliographic study on the concept of game, playful culture, and research approaches in a scientific journal of Chemistry Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132023000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo tem como objetivo desvelar as definições do conceito de jogo, abordagem de pesquisa utilizada, bem como o tipo de jogo proposto em trabalhos publicados pela revista Química Nova na Escola. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em todos os números e volumes do referido periódico até o ano de 2021, por meio da qual foram encontrados 37 artigos que abordavam a temática mencionada. O estudo desses artigos, a partir da técnica de análise de conteúdo, revelou três categorias de análise, a posteriori, que visavam compreender os aspectos anteriormente mencionados. Dessa forma, percebemos que os jogos mais utilizados são os de tabuleiro e de cartas, o que pode estar relacionado com a cultura lúdica do local onde tais materiais foram utilizados. Além disso, verificou-se uma evolução conceitual do tema jogo ao longo dos anos, bem como um maior rigor metodológico em trabalhos mais recentes do que nos mais antigos.<hr/>Abstract: This study aims to reveal the definitions of the concept of game, research approaches used, as well as the types of game proposed in papers published by the Journal Química Nova na Escola. To do that, we carried out bibliographic research in all issues and volumes of the journal until the year 2021, through which 37 studies were found that address the theme. The study of those articles, based on content analysis, revealed three categories of analysis, a posteriori, which aimed to explain the aspects mentioned previously. We noticed that the most commonly used games are board and card games, which may be related to the playful culture of the place where such materials have been used. In addition, there has been a conceptual evolution of the game theme over the years, as well as greater methodological rigor in more recent papers than in older ones. <![CDATA[Acknowledgement to the <em>Science & Education</em> Reviewers of volume 28, 2022]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132023000100400&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo tem como objetivo desvelar as definições do conceito de jogo, abordagem de pesquisa utilizada, bem como o tipo de jogo proposto em trabalhos publicados pela revista Química Nova na Escola. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em todos os números e volumes do referido periódico até o ano de 2021, por meio da qual foram encontrados 37 artigos que abordavam a temática mencionada. O estudo desses artigos, a partir da técnica de análise de conteúdo, revelou três categorias de análise, a posteriori, que visavam compreender os aspectos anteriormente mencionados. Dessa forma, percebemos que os jogos mais utilizados são os de tabuleiro e de cartas, o que pode estar relacionado com a cultura lúdica do local onde tais materiais foram utilizados. Além disso, verificou-se uma evolução conceitual do tema jogo ao longo dos anos, bem como um maior rigor metodológico em trabalhos mais recentes do que nos mais antigos.<hr/>Abstract: This study aims to reveal the definitions of the concept of game, research approaches used, as well as the types of game proposed in papers published by the Journal Química Nova na Escola. To do that, we carried out bibliographic research in all issues and volumes of the journal until the year 2021, through which 37 studies were found that address the theme. The study of those articles, based on content analysis, revealed three categories of analysis, a posteriori, which aimed to explain the aspects mentioned previously. We noticed that the most commonly used games are board and card games, which may be related to the playful culture of the place where such materials have been used. In addition, there has been a conceptual evolution of the game theme over the years, as well as greater methodological rigor in more recent papers than in older ones.