Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1516-731320220001&lang=en vol. 28 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Denialism and antiscience criticism: Decolonial questions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100100&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Science teaching based on the topic of Mining: a proposal with an STS focus and three pedagogical moments]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A mineração representa um desafio do ponto de vista sustentável, por ser uma atividade que provoca impactos diretos para o meio ambiente, conforme observado nos crimes socioambientais ocorridos no estado de Minas Gerais. Este trabalho teve como principal objetivo avaliar quais foram as mudanças de concepção apresentadas pelos estudantes do Ensino Médio sobre esse impacto, após a aplicação de uma sequência didática com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade associado com a dinâmica dos três momentos pedagógicos (3MP), baseada nos princípios de Paulo Freire. A sequência didática foi composta por seis aulas, com as atividades: análise de imagens, reportagens e documentários, jogo de tabuleiro, visita orientada, debates e estudo de caso. Os resultados revelam que a dialogicidade presente nas atividades em todos os três MPs potencializou o processo de ensino e de aprendizagem, pois os alunos conseguiram incorporar, aplicar, posicionar e tomar decisões em assuntos relacionados à temática trabalhada, incluindo aspectos políticos, sociais, ambientais, econômicos e científicos.<hr/>Abstract: Mining represents a challenge from the viewpoint of sustainability, as it is an activity with direct impacts on the environment, as it can be seen in the socio-environmental crimes that occurred in the state of Minas Gerais, Brazil. The main objective in this study was to evaluate what were the conception changes presented by high school students regarding this issue, after the application of a didactic sequence following an STS approach associated with the dynamics of the three pedagogical moments (3MP) based on Paulo Freire's principles. The didactic sequence consisted of 6 classes, using the following activities: image analysis, reports and documentaries, board games, guided visit, debates and case studies. The results show that the dialogic features of the activities in all three MPs enhanced the teaching / learning process, as the students were able to incorporate, apply, take a stand and make decisions on issues related to the theme, including the political, social, environmental, economic and scientific aspects. <![CDATA[Area as a geometric quantity: PCN and BNCC guidelines with an emphasis on semiotic representations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar como o conceito de Área de figuras planas e suas apreensões são abordados no Ensino Fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, fundamenta-se no modelo teórico proposto por Douady e Perrin-Glorian, exposto em Bellemain e Lima, relativo à didática das grandezas geométricas e nos pressupostos dos registros de representação semiótica de Duval. Caracteriza-se como qualitativo, do tipo documental, e utiliza princípios da análise de conteúdo. Os resultados apontam que tanto os PCN quanto a BNCC enfatizam a importância de utilizar diferentes representações matemáticas. Em ambos, o conceito de Área consta, em sua maioria, no bloco de conteúdo/unidade temática das Grandezas e Medidas. Verifica-se que a BNCC, além de indícios de registros figurais, numéricos, algébricos e gráficos, como nos PCN, também privilegia registros em língua natural. Constatam-se indicativos, em ambos documentos, de apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória<hr/>Abstract: The purpose of this paper is to analyze how the concept of area of plane figures and how it is grasped within Elementary School, according to the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). To that end, it is based on the theoretical model proposed by Douady and Perrin-Glorian, exposed in Bellemain and Lima, that is related to the teaching of geometric quantities and according to the assumptions of semiotic representation registers by Duval. Characterized as qualitative research of the documental kind, the study is grounded in principles of the content analysis. The findings show that both the PCN and the BNCC emphasize the importance of using different mathematical representations. In both documents, the concepts/contents of area, in their majority, are in the content block/thematic unit of Quantities and Measurements. It appears that the BNCC, in addition to indications of figurative, numerical, algebraic and graphic registers as in PCN, also favors registers in natural language. There are indications, in both documents, of sequential, perceptive, discourse and operative intake. <![CDATA[The influence of socialization processes on Math teachers' practices involving music: effects on identity constitution]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A identidade profissional de um sujeito se constitui pelas vivências na socialização primária, perpassando pela trajetória profissional. Fundamentando-se em autores como Dubar, Bolívar, Berger e Luckmann, descrevem-se relatos de professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental que utilizam música na sala de aula, com o objetivo de compreender de que maneira a música esteve ou está presente na formação da identidade dessas professoras. Utilizando a cartografia, apresenta-se um mapa cartográfico com os pontos de destaque dos relatos registrados. Verificou-se que as vivências das participantes influenciaram nas decisões para a utilização da música na sala de aula. Identificaram-se como práticas desenvolvidas: meditação, música no ambiente, utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos e para a revisão de conteúdos.<hr/>Abstract: The professional identity of an individual is built up by the experiences in primary socialization, by going through professional path. Based on authors such as Dubar, Bolívar, Berger and Luckmann, we describe reports of mathematics teachers on the Final Years of Elementary School who use music in the classroom, with the objective of explaining how music was/is present in the formation of these teachers' identities. Using cartography, a cartographic map is presented with the highlights of the recorded reports. The experiences of the participants have been found to influence the decisions for the use of music in the classroom. Deployed practices have been identified such as: meditation; background music; the use of ready-made parodies for content memorization; production of parodies for content review. <![CDATA[Teacher literacy practices in an enterprise with mathematical tasks]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste artigo objetivamos identificar e descrever a negociação de significados em práticas de letramento docente em um empreendimento do qual participaram professoras/ es que ensinam Matemática. Para tanto, inspirados em uma perspectiva sociocultural do letramento, utilizamos uma abordagem qualitativa e os constructos teóricos participação, reificação e negociação de significados para descrever a prática de professoras/es quando selecionaram e analisaram tarefas para os anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública. A produção do material empírico ocorreu por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados indicam que a seleção e a implementação de tarefas ocorreram conforme o contexto das turmas e em referência a aspectos da prática, para desenvolver tarefas e narrativas de aula. As análises sugerem que essas ações refletiram usos sociais da leitura e da escrita, em práticas reconhecidas e valorizadas naquele contexto, e a forma como usaram os textos para se socializar e serem reconhecidas/os como participantes.<hr/>Abstract: In this article we aim to identify and describe the negotiation of meanings in teaching literacy practices in an enterprise in which teachers who teach Mathematics have participated. Therefore, inspired by a sociocultural perspective of literacy, we followed a qualitative approach and the theoretical constructs of participation, reification and negotiation of meanings to describe the practice of teachers when they selected and analyzed tasks for the final years of elementary school in a public institution. The production of empirical material occurred through observations, interviews and documents. The results indicate that the selection and implementation of tasks occurred according to the context of the classes and in reference to aspects of practice to develop tasks and class narratives. The analyses suggest that these actions reflected social uses of reading and writing in practices recognized and valued in that context, and the way they used texts to socialize and be recognized as participants. <![CDATA[Astronomy teaching in the final years of elementary school: a phenomenological approach]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100204&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Entende-se a necessidade de dar voz aos professores para conhecer melhor o contexto em que estão inseridos. Desse modo, estabelece-se como problema a seguinte inquietude: na percepção dos professores da Educação Básica, como ocorre o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental? Este artigo tem como objetivo discutir o Ensino da Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental, na percepção dos professores. Para responder esse questionamento, o estudo teve como sujeitos de pesquisa docentes da disciplina de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para constituição e análise de dados regem os princípios da pesquisa fenomenológica. Os resultados apontam para um ensino simplista com diferentes falhas nas distintas esferas educacionais, formando um grande aglomerado de problemas. Assim sendo, o Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental ainda tem muitos obstáculos a serem superados a fim de oportunizar um ensino de qualidade para os educandos.<hr/>Abstract: The need is widely acknowledged to give voice to teachers in order to understand better the context in which they are inserted. Thus, the following question has been put forward: in the perception of Basic Education teachers, how is Astronomy Teaching carried out in the final years of Elementary School? This article aims to discuss the phenomenon of Astronomy Teaching in the final years of Elementary School, in the perception of teachers. To address this issue, the study involved Science teachers from the final years of Elementary School as participants. The methodology employed for collecting and analyzing the data follows the principles of phenomenological research. The results point to a simplistic teaching, with various flaws through different educational spheres, forming a wide cluster of problems. Therefore, Astronomy Teaching in the final years of Elementary School still needs to overcome a number of hurdles to afford quality teaching to their students. <![CDATA[The geometric quadrant as a trigger of learning in the interface between history and teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100205&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O objetivo da pesquisa a que se refere este artigo é investigar o movimento de conceitos na aprendizagem da matemática, durante uma atividade didática, elaborada com base no contexto histórico do instrumento de medida quadrante geométrico. Fundamentada em uma interface entre a história e ensino de matemática e a Atividade Orientadora de Ensino, o resultado constituiu-se de determinada situação desencadeadora de aprendizagem, como forma de organizar o ensino e a aprendizagem de uma turma de 9o ano do ensino fundamental, capaz de explicitar o processo de significação dos conceitos matemáticos contextualizados no ofício do praticante de matemática do século XVI e outros aspectos da época, como as grandes navegações, os modos de produção material e intelectual, a prática militar e os instrumentos de medida. As ações desenvolvidas permitiram um diálogo entre história e ensino, no movimento dos conceitos matemáticos, como razão, proporção, semelhança de figuras planas, reta oblíqua, figuras geométricas e medida.<hr/>Abstract: The aim of this article is to investigate the movement of concepts in the learning of mathematics during a didactic activity based on the historical context of the geometric quadrant as a measurement instrument. Based on an interface between history and teaching of mathematics and on the principles of a Teaching Guidance Activity, the results were obtained in a certain trigger situation for learning as a way of organizing the teaching and learning of a 9th grade class, which can explain the process of signification of mathematical concepts involved in the work of the 16th-century mathematician and other aspects of that time, such as the great sea voyages, the modes of material and intellectual production, military practices and measuring instruments. The developed actions allowed for integration between history and teaching, in the movement of mathematical concepts, such as reasoning proportion, similarity of figures, oblique line, geometric figures and measurements. <![CDATA[The problem of group 3 in the Periodic Table: teaching it through argumentation and scientific explanation: part I]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100206&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: El propósito de este trabajo es proporcionar algunas ideas fundamentadas en la investigación en didáctica, historia y filosofía de la química que valoran propiciar procesos de argumentación y explicación en clase, visibilizando y comprendiendo los problemas filosóficos inherentes que presenta dicha disciplina científica. Sobre la base de este objetivo, presentaremos como caso de estudio el actual problema de la membresía del grupo 3 de la tabla periódica de los elementos y, a partir del mismo, cómo promover la argumentación y la explicación científica para comprender su problemática y controversia. En esta primera parte, presentaremos dicho problema, visibilizando las distintas interpretaciones y propuestas de solución. En la segunda parte, profundizamos en las directrices que nos proporciona la investigación en didáctica de la química e historia de la química con la finalidad de promover la argumentación y la explicación científica en el aula y contribuir así a aprendizajes de nivel superior.<hr/>Abstract: The aim of this paper is to provide some ideas based on research into didactic, history, and philosophy of chemistry that favor processes of argumentation and explanation in the classroom, making visible and explaining the inherent philosophical problems that such a discipline poses. On the basis of this purpose, we will introduce as a case of study the current problem of the membership to group 3 in the periodic table of elements and, consequently, how to promote scientific argumentation and explanation to understand its problematic and controversial nature. In this first part, we will introduce the problem in question, making visible the different interpretations and proposed solutions. In the second part, we will delve into the guidelines provided by research into the teaching of chemistry and the history of chemistry in order to promote scientific argumentation and explanation in the classroom and thus contribute to higher-level learning. <![CDATA[The problem of group 3 in the Periodic Table: teaching it through argumentation and scientific explanation: part II]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: En un artículo anterior presentamos como caso de estudio el actual problema de la membresía del grupo 3 de la tabla periódica, visibilizando las distintas interpretaciones científico-filosóficas y sus propuestas de solución. En esta segunda parte, el propósito es brindar algunas ideas fundamentadas en la investigación en didáctica, historia y filosofía de la química que destacan el valor de la argumentación y la explicación como habilidades cognitivo-lingüísticas y competenciales para comunicar los problemas filosóficos e históricos que son propios en la construcción de conocimiento químico. El debate sobre el grupo 3 de la tabla periódica es un buen ejemplo de una reflexión teorizada en la que están inmersos los investigadores de la tabla periódica en la actualidad, y este trabajo sugiere algunas estrategias para su enseñanza y aprendizaje.<hr/>Abstract: TIn a previous article we introduced as a case study the current problem of the membership to group 3 in the periodic table, making visible the different scientific-philosophical interpretations and their proposed solutions. In this second part, the aim is to provide some ideas based on research into didactic, history, and philosophy of chemistry that highlight the value of argumentation and explanation as cognitive-linguistic skills and competences to communicate the philosophical and historical problems that are inherent in the construction of chemical knowledge. The debate on group 3 in the periodic table is a good example of a theorized reflection in which researchers of the periodic table are currently immersed, and this work points to some strategies for its teaching and learning. <![CDATA[Meaning attributed to integer numbers and their operations by students with visual impairment: interventions with manipulable didactic material grounded in conceptual nexus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100208&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Esta pesquisa investigou significados atribuídos aos números inteiros e suas operações nas intervenções com o material Soroban dos Inteiros. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa intervenção como abordagem de pesquisa e a análise qualitativa das intervenções, que ocorreram separadamente, ambas no Atendimento Educacional Especializado, com uma estudante cega e um estudante com baixa visão, alunos de escolas regulares. Os resultados indicaram que o Soroban dos Inteiros, tendo alicerces nos nexos conceituais da civilização chinesa, juntamente às tarefas para seu uso e manipulação, possibilitou a observação das transformações da natureza das quantidades nas operações em movimentos opostos. O estudo concluiu que os significados atribuídos pelos estudantes foram: compreensão de quantidades negativas como faltas, e significados operatórios de que adicionar um número negativo equivale a subtrair, e subtrair um número negativo equivale a adicionar e, por consequência desta compreensão, houve atribuição de sentido e validação da regra de sinais para a multiplicação de números inteiros.<hr/>Abstract: This research investigated meanings attributed to integers and their operations in interventions with the Soroban of Integers’ material. Methodologically, research-intervention was used as an approach as well as the qualitative analysis of interventions, which occurred separately, both in the Specialized Educational Service-SES, with a blind student and a student with low vision, both from ordinary schools. The results indicated that the Soroban of Integers grounded in the conceptual nexus of Chinese civilization, together with the tasks for their use and manipulation, allowed for observing the transformations of the nature of quantities in opposite movement operations. The study concluded that the meanings attributed by the students were: understanding negative quantities as absences; operational meanings, in which adding a negative number is equivalent to subtracting, and subtracting a negative number is equivalent to addition, and, as a result of understanding that consequence, there have been meaning attribution and validation of rule of signs for the multiplication of integers. <![CDATA[Evolution as the cornerstone of biology: a course for undergraduates and postgraduates in biological sciences]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100209&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract: Although many authors share the view of evolution as the cornerstone of biological sciences, not many courses are effectively based off it. In this study, we have designed a course with this in mind, aimed at undergraduates and postgraduates in biological sciences. We intend to evaluate and compare the responses of both types of students using a survey questionnaire. Participants are undergraduate and graduate biology students from public and private universities in southern Brazil. We obtained 122 precourse and 95 post-course survey responses. Results suggest that students from all levels of biology training benefit from a teaching approach that takes evolutionary theory across biological disciplines. Pre- and post-course comparisons show that more training in biology does not equal more evolutionary knowledge. This may be one of the main advantages of a multidisciplinary approach to teaching evolution.<hr/>Resumo: A importância da evolução como um eixo central da biologia é reconhecida por muitos autores. Este estudo descreve um curso voltado para esse fim, destinado à formação continuada de estudantes de biologia e professores. Pretendemos avaliar e comparar as respostas dos alunos antes e depois do curso através de um questionário de pesquisa desenvolvido e validado para as finalidades desta pesquisa. Os participantes são alunos de graduação e de pós-graduação em biologia de universidades públicas e privadas do sul do Brasil. Como nossos resultados indicam, os alunos de todos os níveis de formação em biologia se beneficiam de uma abordagem de ensino que trata a evolução como um eixo central do ensino de biologia. As comparações pré e pós-curso mostram que o nível de formação em biologia não indica um amplo conhecimento evolutivo e esta pode ser uma das principais vantagens de uma abordagem multidisciplinar no ensino da evolução. <![CDATA[Testing the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grants]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100210&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O Ensino de Ciências e Matemática (ECM) é uma área nova e um espaço híbrido de diversas fronteiras. A sociologia da ciência de Bourdieu estuda as disciplinas como possíveis campos, em função de seu capital específico e sua autonomia. No entanto, o autor não investigou campos em formação ou multidisciplinares como o ECM. Assim, objetivamos caracterizar as hierarquias da área de Ensino da Capes, por meio da construção de um indicador, taxa de aderência, que investiga o perfil da elite acadêmica contemplada com bolsa de produtividade do CNPq. Identificamos uma taxa de aderência de 53%, indicando que pouco menos da metade dos 143 bolsistas do Ensino obteve a bolsa, detendo o capital específico de outros campos como Física e Química. Os resultados indicam que o Ensino, em geral, e o ECM, em particular, não possuem fronteiras bem delimitadas, apontando para uma forte heteronomia e para a ausência de capital específico ou de um campo.<hr/>Abstract: Science and Mathematics Education (SME) is a new area and a hybrid space with many frontiers. Pierre Bourdieu's sociology of science studies disciplines as possible fields depending on their specific capital and autonomy. However, it did not investigate new or multidisciplinary fields such as SME. Thus, we aim to characterize the hierarchies of the CAPES Teaching Field through the construction of an indicator, adherence rate, which investigates the profile of the academic elite contemplated with the CNPq productivity research grants. We have identified an adherence rate of 53%, therefore, just over half of the 143 teaching grant holders were awarded research grants, concentrating specific capital of other fields such as Physics and Chemistry. The results indicate that Teaching, in general, and SME, in particular, does not have well-defined frontiers, pointing to a strong heteronomy and absence of specific capital or a field. <![CDATA[The historical evolution of interaction between the reader and the Science textbook in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100211&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo se propõe a analisar a evolução da interação entre o leitor e livro didático, a partir dos reflexos advindos das relações entre o contexto histórico e o ensino de ciências e se pautou em dois eixos investigativos. Acerca do primeiro eixo investigativo, identificamos três perspectivas temporais de interação entre o leitor e o livro didático: imagens e texto, inclusão de estímulo da vivência científica do aluno por meio do método científico e, a partir do advento da internet, a instigação à atividade externa ao livro didático. Quanto ao segundo eixo, confirmamos que as relações advindas de cada conjuntura temporal foram inclusas nos textos dos livros e manuais analisados, em termos de perspectivas de interação entre o leitor e o material didático. Enfim, notamos que as interações entre leitor e livro didático encontram-se atreladas aos contextos histórico, social e político de cada época.<hr/>Abstract: The article aims to analyze the evolution of the interaction between the reader and the textbook, based on reflections arising from the relationships between the historical context and science teaching and has pursued two investigative axes. Concerning the first investigative axis, we have identified three temporal perspectives of interaction between the reader and the textbook: predominance of images and text, inclusion of stimulus of the student's scientific experience through the scientific method, and, since the advent of the Internet, we have noticed the instigation of activity outside the textbook. As for the second axis, we have confirmed that the relationships arising from each temporal conjuncture were included in the texts of the analyzed textbooks and manuals in terms of perspectives of interaction between the reader and the didactic material. Finally, we note that the interactions between reader and textbook are linked to the historical, social, and political contexts of each time. <![CDATA[Two decades of learning with the Geo-School Project: a journey to introduce Geoscience into schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100212&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract: Since 2000, the Geo-School project has implemented successive modules, which have produced, applied and evaluated experimental teaching material, after careful selection of geological topics about some regions of the state of São Paulo (SP) in Brazil. For more than 20 years, technology has changed, and so has our access to it. In this sense, school-university cooperation allows school teachers to explore the cognitive benefits of the Earth Sciences, either by exercising geological reasoning and conceptualization, or to contextualize and improve learning. Looking to promote insights on multidisciplinary activities, the project identified significant methodological issues and the fact that the state government did not achieve gains in terms of innovation, despite heavy investments in equipment and software. This paper analyses successes and failures, errors and benefits of the project. The ongoing modules yield new approaches, thus enhancing the main contribution from the initiative: to explore Geosciences based on local reality to spark students’ and their community’s interest in it.<hr/>Resumo: Desde 2000 o projeto Geo-Escola reúne módulos regionais interdisciplinares que produzem, aplicam e avaliam material didático digital, buscando promover insights de inovação nos docentes. Em 20 anos, apesar da mudança radical da tecnologia e do acesso a ela, consolidouse um modelo de cooperação escola-universidade que envolve cuidadosa seleção de tópicos, temas e recursos didáticos. Identificaram-se questões metodológicas significativas e ao menos um impasse: o ensino escolar não obteve ganhos em inovação, apesar do pesado investimento em equipamentos e softwares. Este artigo analisa sucessos e insucessos, erros e acertos do projeto, cujo material experimental explora o potencial cognitivo das Ciências da Terra, inspirando docentes de educação básica a explorar o raciocínio geológico e os conceitos das Geociências para melhorar o desempenho e contextualizar o aprendizado. Os módulos em andamento exploram abordagens novas, revelando o principal benefício da iniciativa: explorar Geociências a partir da realidade local e, assim, despertar o interesse dos estudantes e da comunidade. <![CDATA[Prospective teachers’ professional vision in the analysis of episodes of a mathematics class in the inquiry basic teaching perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100213&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: No presente artigo, são discutidos aspectos da visão profissional de estudantes de Pedagogia, manifestados na análise de ações de uma professora no desenvolvimento de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório. Para essa análise, as estudantes tiveram acesso a episódios da aula gravados em vídeo, presentes em um caso multimídia. Foi realizada uma investigação qualitativa de cunho interpretativo, com abordagem pautada na pesquisaintervenção. Os resultados evidenciam que tais estudantes perceberam aspectos da visão profissional, associados: (i) ao papel da professora na organização e na gestão de uma aula na perspectiva do ensino exploratório; (ii) à importância de estabelecer conexões entre teoria e prática; (iii) à atividade matemática, mediada pela comunicação e argumentação; e (iv) ao conhecimento do conteúdo para realizar a atividade matemática. O desenvolvimento da visão profissional desencadeado pela percepção, análise e justificação desses aspectos, foi profícuo para promover o conhecimento profissional e projetar a futura ação docente.<hr/>Abstract: This article discusses aspects of the professional vision of pedagogy students manifested in analyzing a teacher's actions in class from the exploratory teaching perspective. For this analysis, the students had access to video-recorded class episodes present in a multimedia case. A qualitative and interpretative investigation was carried out, with an approach based on intervention research. The results show that the pedagogy students perceived aspects of the professional vision associated with: (i) the teacher’s role in the organization and management of a class from the exploratory teaching perspective; (ii) the importance of establishing connections between theory and practice; (iii) mathematical activity mediated by communication and argumentation, and (iv) content knowledge for the development of the mathematical activity. Thus, developing a professional vision triggered by the perception, analysis, and justification of those aspects helped promote professional knowledge and project future teaching actions. <![CDATA[Women, mathematics and the curriculum proposal of "first letters schools": a perspective of Habermas’ discursive ethics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100214&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Neste texto apresento a Ética Discursiva de Jürgen Habermas com potencial diagnóstico de discursos políticos que expressam relações e questões de gênero. Para tanto, em termos estruturais, após uma breve introdução que justifica a adequação de Habermas ao debate feminista, segue uma explicitação do seu projeto filosófico, e uma seção que versa sobre uma condição histórica das mulheres no Brasil que, evidenciando exclusão da comunidade linguística, ilustra a não titularidade de direitos a um mundo da vida e compartilhamentos intersubjetivos em espaços de esfera pública. E, finalmente, a partir de levantamento em arquivos do Senado Federal, que narram o episódio de promulgação da Lei das "escolas de primeiras letras", discuto o ideário androcêntrico vigente nos debates do parlamento sobre currículos de matemática para meninos e meninas, bem como lanço visibilidade sobre a ética empregada nos discursos que, subjugando mulheres, determinava e delimitava o aprender e ensinar matemática no século XIX.<hr/>Abstract: In this text, I present Jürgen Habermas's Discursive Ethics with a potential to diagnose political discourses that express gender relations and issues. Therefore, in structural terms, after a brief introduction that justifies Habermas's adaptation to the feminist debate, there follow an explanation of his philosophical project, and a section that deals with a historical condition of women in Brazil that, revealing exclusion from the linguistic community, illustrates the non-ownership of rights to a world of life and intersubjective sharing in public sphere spaces. Finally, based on a survey into the files of the Federal Senate, which narrate the episode of the enactment of the Law on “schools of first letters”, I discuss the androcentric ideas in force in parliamentary debates on mathematics curricula for boys and girls, and I also shed light into the ethics employed in the discourses that, while subjugating women, determined and delimited the learning and teaching of mathematics in the 19th century. <![CDATA[The development of teacher identity among Chemistry undergraduates: an immersive teaching experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100215&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O debate em torno da formação de professores de Ciências tem alertado para uma tendência de recém-formados usarem, prioritariamente, uma prática baseada na transmissão/recepção de informações, sem conferir a devida atenção ao processo de significação dessas informações. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a contribuição de uma experiência docente na configuração das formas identitárias e na superação do modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Para isso, promoveu-se um processo reflexivo sobre a prática do ensino baseado no contexto, a partir de um grupo de professores de Química em formação. Com isso, ocorreram momentos de crise e de redefinição das práticas docentes, favorecendo aos participantes a constituição de novas formas identitárias relacionadas à docência.<hr/>Abstract: The current debate on the training of science teachers has pointed to a tendency for recent graduates to primarily rely on practices based on the transmission/reception of information, without paying due attention to making sense of such information. This study was developed to analyze the contribution of a teaching experience to the development of teacher identity and to overcoming the traditional model of transmission/reception of knowledge. To do that, we involved a group of Chemistry undergraduates in context-based teaching and promoted a reflective process on their own practice. This experience fostered moments of crisis and redefinition of teaching practices, favoring the formation of new teacher identities. <![CDATA[History of Science in teaching from a cultural perspective: revisiting some principles from the global South views]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100216&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As potencialidades da História da Ciência para a educação em ciências são discutidas desde meados do século XX e abordagens históricas são defendidas como possibilidades para humanizar e contextualizar o ensino sobre ciências. Entretanto, estudos recentes nos levam a problematizar os sentidos atribuídos à humanização e contextualização nessa literatura. Com vistas a contribuir para o debate sobre o que significam humanização e contextualização no ensino de ciências, a partir de abordagens históricas, apresentamos um estudo teórico sobre a educação científica e sua relação com a História da Ciência. A partir da discussão das relações entre História da Ciência e Ensino e de estudos desenvolvidos por Boaventura de Souza Santos, destacam-se outras possibilidades de entendimento sobre humanização e contextualização no ensino sobre as ciências em escolas do Sul Global, defendendo a História Cultural da Ciência como possibilidade historiográfica para trilhar tal caminho.<hr/>Abstract The potential of History of Science for science education has been discussed since the middle of the 20th century, and historical approaches are advocated for as possibilities to humanize and contextualize science teaching. However, some recent studies bring new discussions about these possibilities that have led us to discuss this issue. To contribute to the debate, we present a theoretical study on science education and its relationship with the History of Science. The discussions about the Cultural History of Science approach and Boaventura de Souza Santos' studies guided the discussion about other possibilities for humanizing and contextualizing teaching about sciences in schools in the Global South, arguing in favor of Cultural History of Science as an alternative in historiography to mark that path. <![CDATA[Action research as praxis in science popularization]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100217&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquanto a pesquisa-ação busca a transformação de uma realidade tal como ela é, a popularização da ciência visa inserir os cidadãos em um processo decisório e participativo, retirando-os da situação de usuários compulsórios dos produtos da ciência e tecnologia, passivos e invisibilizados. A tese defendida neste ensaio é a de que a pesquisa-ação pode colaborar com a popularização da ciência, de modo que haja apropriação do conhecimento pelos participantes não cientistas e haja, também, uma mudança de sujeitos passivos para sujeitos críticos e de agentes individuais para agentes sociais. A partir de uma metodologia de natureza reflexiva, interpretativa e crítica da realidade estudada, a conclusão é que todos aqueles envolvidos com a ciência devem considerar a utilização mais frequente da pesquisa-ação em suas práticas de extensão e pesquisa. Esta parece ser a chave para quem busca uma ciência democrática e inclusiva.<hr/>Abstract While action research seeks to transform reality as it is, the popularization of science aims to insert citizens in decision-making and participatory process, removing them from the situation of compulsory users of science and technology products, who are passive and made invisible. The thesis defended in this essay is that action research can contribute to science popularization, so that there can be an appropriation of knowledge by non-scientific participants, as well as a change from passive subjects to critical subjects and individual agents for social agents. Based on a methodology of a reflexive, interpretative and critical nature of the studied reality, the conclusion is that all those involved with science should consider the more frequent use of action research in their extension and research practices. This seems to be the key for anyone looking for democratic and inclusive science. <![CDATA[Perceptions of Chemistry undergraduates about the planning and execution of experimental lessons in the context of the supervised internship]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100218&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo presente estudo busca investigar as percepções de licenciandos em Química acerca do planejamento e execução de aulas experimentais no contexto do Estágio Supervisionado. Os dados da pesquisa foram analisados à luz da Matriz do Professor M(P), instrumento que permite o estudo das relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo, o ensino e a aprendizagem. Mediante o processo analítico, identificou-se a presença de unidades de análise em todos os setores da M(P) e as percepções das duplas foram semelhantes, focadas em uma perspectiva mais epistêmica e na gestão do ensino, com exceção da fase de execução da dupla D2. Observamos que as ações dos licenciandos no planejamento e na execução foram afetadas pelas relações com o professor formador, o contexto escolar e/ou com a atividade experimental. Entendemos que o estudo pode contribuir para as disciplinas de Estágio Supervisionado como uma possível forma de orientar na condução da prática de futuros professores.<hr/>Abstract This study seeks to investigate the perceptions of Chemistry undergraduates about the planning and execution of experimental lessons in the context of their Supervised Internship. The research data were analyzed in light of the M(P) teacher's matrix, an instrument that allows for the study of epistemic, personal and social relationships with content, teaching and learning. Through the analytical process, the presence of analytical units was identified in all the sectors of M(P), and the perceptions of the pairs were similar, focused on a more epistemic perspective and on teaching management, with the exception of the execution phase of the D2 pair. We noted that the actions of the undergraduates in planning and execution were affected by the relationships with the teacher trainer, the school context and/or with the experimental activity. We understand that the study can contribute to the Supervised Internship as a possible way to guide the practice of future teachers. <![CDATA[A didactic proposal based on metacognition and the analysis of meta-skills to think about the flaws in the learning of Protein Synthesis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100219&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen Se implementó una propuesta didáctica metacognitiva a un grupo de estudiantes universitario de primer año, seleccionado aleatoriamente de cuatro cursos de Biología, a fin de (1) analizar la posible asociación entre prácticas metacognitivas (PM) de una hora semanal con tres preguntas clave y la superación de fallas en el aprendizaje del tópico síntesis de proteínas; (2) identificar y comparar meta-habilidades cognitivas implícitas en las reflexiones de los estudiantes que realizaron o no PM, al revisar sus respuestas a las preguntas de síntesis de proteínas del examen; y (3) describir las respuestas de los estudiantes que realizaron o no PM, al enfrentarse de manera autónoma a una actividad metacognitiva durante la revisión del examen. Los resultados avalan que la realización de PM durante la cursada permitiría que los estudiantes mejoren sus aprendizajes en tópicos complejos como síntesis proteica y que valoren estrategias de comprensión por sobre las de memorización y atención.<hr/>Abstract A metacognitive didactic proposal was implemented with a group of first-year university students, randomly selected from four Biology courses, in order to (1) analyze the possible association between metacognitive practices (PM) of one hour a week with three key questions, and the overcoming of flaws in the learning of protein synthesis; (2) identify and compare cognitive meta-skills implicit in the reflections by the students who did or did not carry out PM, upon review of their answers to the exam questions on protein synthesis; and (3) describe the students’ answers that did or did not carry out PM, when dealing with a metacognitive activity autonomously during exam revision. The results support that the performance of PM during the course would allow students to improve their learning of complex topics, such as protein synthesis, and to value comprehension strategies over memorization or attention. <![CDATA[Educational practices and students’ ability to differentiate between native and exotic species in schools in Southern Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100220&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Rising urbanisation and destruction of biomes have alienated humans from native species in their regions, demanding consideration of local ecosystems. The present study aimed to analyse the knowledge of students from public schools located in southern Brazil about native and exotic species, biomes, and biodiversity, and the difficulties that they attributed to these definitions. Research activities included lecture-discussion, fieldwork, and questionnaires, and data were analysed with Chi-Square, Fisher’s Exact Test, Binomial Test, Spearman’s Correlation and Content Analysis, employing a Mixed Method Research design. Middle School students showed lack of conceptual knowledge and attributed greater levels of difficulty to the concepts in comparison with High School students, while native species and the concept of biodiversity were better defined than exotic species and biomes. Moreover, students associated the concepts of ‘native’ and ‘exotic’ to ‘known/common’ and 'unknown/rare/strange', respectively.<hr/>Resumo A crescente urbanização e a destruição dos biomas distanciaram os seres humanos das espécies nativas, demandando uma maior preocupação com os ecossistemas locais. O presente estudo objetivou analisar o conhecimento de estudantes de escolas públicas localizadas no sul do Brasil sobre espécies nativas e exóticas, biomas e biodiversidade e as dificuldades que eles atribuíram para definições dessa natureza. As atividades de pesquisa incluíram exposição dialogada, pesquisa de campo e questionários. Os dados foram analisados com teste de Qui-Quadrado, Teste Exato de Fisher, Teste Binomial, Correlação de Spearman e Análise de Conteúdo, compondo uma Pesquisa com Métodos Mistos. Os estudantes do Ensino Fundamental apresentaram mais problemas com as definições e atribuíram índices maiores de dificuldade do que os do Ensino Médio. Espécies nativas e biodiversidade foram definidas mais corretamente do que espécies exóticas e biomas. Além disso, os estudantes fizeram uma associação entre ‘nativo’ e ‘conhecido/comum’ e entre ‘exótico’ e 'desconhecido/raro/estranho'. <![CDATA[Acknowledgement to the <em>Science & Education</em> Reviewers of volume 27, 2021]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100400&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Rising urbanisation and destruction of biomes have alienated humans from native species in their regions, demanding consideration of local ecosystems. The present study aimed to analyse the knowledge of students from public schools located in southern Brazil about native and exotic species, biomes, and biodiversity, and the difficulties that they attributed to these definitions. Research activities included lecture-discussion, fieldwork, and questionnaires, and data were analysed with Chi-Square, Fisher’s Exact Test, Binomial Test, Spearman’s Correlation and Content Analysis, employing a Mixed Method Research design. Middle School students showed lack of conceptual knowledge and attributed greater levels of difficulty to the concepts in comparison with High School students, while native species and the concept of biodiversity were better defined than exotic species and biomes. Moreover, students associated the concepts of ‘native’ and ‘exotic’ to ‘known/common’ and 'unknown/rare/strange', respectively.<hr/>Resumo A crescente urbanização e a destruição dos biomas distanciaram os seres humanos das espécies nativas, demandando uma maior preocupação com os ecossistemas locais. O presente estudo objetivou analisar o conhecimento de estudantes de escolas públicas localizadas no sul do Brasil sobre espécies nativas e exóticas, biomas e biodiversidade e as dificuldades que eles atribuíram para definições dessa natureza. As atividades de pesquisa incluíram exposição dialogada, pesquisa de campo e questionários. Os dados foram analisados com teste de Qui-Quadrado, Teste Exato de Fisher, Teste Binomial, Correlação de Spearman e Análise de Conteúdo, compondo uma Pesquisa com Métodos Mistos. Os estudantes do Ensino Fundamental apresentaram mais problemas com as definições e atribuíram índices maiores de dificuldade do que os do Ensino Médio. Espécies nativas e biodiversidade foram definidas mais corretamente do que espécies exóticas e biomas. Além disso, os estudantes fizeram uma associação entre ‘nativo’ e ‘conhecido/comum’ e entre ‘exótico’ e 'desconhecido/raro/estranho'.