Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1516-731319950001&lang=en vol. 01 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131995000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educação científica e sociedade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131995000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Construtivismo e ensino de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131995000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Algumas questões em educação matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131995000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Geociências e o ensino de 1° e 2° graus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131995000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Desenvolvimento e meio ambiente: a importância da educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131995000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Processo sol-gel: aspectos físico-químicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131995000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Morfofisiologia da reproduçao humana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131995000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Aspectos da comunicação celular e resposta imune]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131995000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Aplicações de diferentes fontes de energia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131995000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Física dos materiais e a tecnologia do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131995000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O século XX presenciou uma revolução tecnológica comparável, segundo alguns especialistas, à revolução industrial. Os efeitos, benéficos ou não, dos avanços tecnológicos sobre a vida das pessoas e da sociedade é algo evidente e que pode ser notado todo dia. Com certeza os materiais tiveram e ainda têm desempenhado um papel fundamental neste processo. Foi com o advento da chamada física moderna, no início do século, que foi possível entender melhor as propriedades físicas dos materiais e desta forma ampliar sobremaneira as possibilidades de aplicações dos mesmos. Neste texto iremos abordar alguns aspectos da aplicação de quatro classes de materiais: os metais, supercondutores, semicondutores e os polímeros. Serão feita inicialmente, com objetivo introdutório, uma abordagem rápida das principais idéias da chamada mecânica quântica e dos chamados materiais sólidos