Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1516-731319960002&lang=es vol. 03 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[História da ciência e pesquisa em ensino de ciências: breves considerações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo descreve alguns resultados obtidos a partir da pesquisa em Ensino de Ciências dentro das seguintes linhas temáticas (a) Exame crítico dos relatos de História da Ciência que têm sido apresentados nas escolas: (b) Produção de relatos de História da Ciência que atendam às necessidades específicas do Ensino de Ciências: (c) Estudos em que a História da Ciência é usada como uma das fontes de inspiração para a estruturação de conteúdos e para a proposição de estratégias de ensino: (d) Produção e avaliação experimental de currículos e material de apoio ensino envolvendo conteúdos de História da Ciência.<hr/>This paper describes some results obtained from the research on Science Teaching in the following subject lines (a) Critical study of History of Science reports presented in schools: (b) Elaboration of History of Science reports that could answer specific needs of Science Teaching: (c) Studies in which History of Science is used as a source of inspiration to structure contents and propose teaching strategies: (d) Production and experimental evaluation of curricula and supporting material related to History of Science contents. <![CDATA[Considerações sobre a função do experimento no ensino de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Temos observado que os principais argumentos utilizados por grande parte dos professores, alunos e livros-texto para justificar a necessidade das atividades experimentais em sala de aula se apoiam majoritariamente em uma concepção de Ciência ultrapassada, que poderíamos chamar indutivista-verificacionista. Nesse trabalho, discutimos essa concepção e procuramos oferecer uma resposta alternativa ao problema da função do experimento no ensino de Ciências, baseada na visão de Thomas Kuhn sobre o desenvolvimento científico Algumas implicações para o ensino de Ciências são também discutidas.<hr/>We have observed that the main arguments used by many teachers, students and books to justify the necessity of experimental activities in classrooms are based on a overreached conception of Science, that could be called indutivistic-verificationistic. In this work, we discuss this conception and try to offer an alternative answer to the problem of the function of the experiments in teaching science, based on the kuhnian vision of the scientific development. Some implications for Science teaching are also discussed. <![CDATA[A pesquisa e o ensino de ciências: relato de uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta uma investigação referente à utilização de atividades experimentais no Ensino de Ciências a partir da análise do uso de kits do projeto "Experimentoteca Pública" Dois aspectos são ressaltados a possibilidade de atuação concreta e mental dos alunos e a aproximação destes a procedimentos básicos da metodologia científica.<hr/>This article presents a research on the use of experimental activities in Science Education From the analysis of the use of kits of the project named "Experimentoteca Pública" Two aspects are highlighted the possibility of practical and theoretical work developed by the pupils and the contact of them with basic procedure of scientific methodology. <![CDATA[Educação e psicanálise: buscando outros paradigmas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tentamos mostrar que é necessário ultrapassar a visão do entendimento sobre a aprendizagem como se equacionando e resolvendo exclusivamente através do domínio cognitivo. Fazemos da linguagem o ponto fundante dessa tentativa. Elaboramos um quadro de analogias a partir da conexão Educação Matemática e Psicanálise em vertente lacaniana em que a experiência de aprendizagem é pensada como processo de rupturas evidenciadas nas claudicações da fala do aluno ultrapassando o mero "erro" matemático e envolvendo seu saber sobre os vínculos que estabelece com os esquemas e conteúdos diante da demanda institucional Retomamos um caso apresentado numa revista da área de Educação Matemática e o discutimos. numa breve análise à luz do trabalho das analogias que estamos formulando. Por fim. fazemos algumas considerações sobre as limitações, tanto do estágio atual das compreensões relativas à mudança conceitual quanto da concepção do processo de aprendizagem segundo o olhar piagetiano.<hr/>We attempt to show the necessity of overcoming the point of view the of common understanding about the learning processes as being equated and solved exclusively from a cognitive perspective. We make language our basic foundation. We dress a picture of analogies from the connection Mathematics Education and Psychoanalysis of Lacanian standpoint. Here the learning experience is thought as a process of disruptions ell1erging in the student’s stammering, far beyond the mere mathematical "error" and involving s/he enlightenment about attachment to schemes and contents face to face with the institutional demand. We retake a case published in a Mathematics Education periodical and briefly discuss it under the viewpoint of the analogies that we are developing. We finally make some considerations about the limitations of both the present stage of comprehension of conceptual change, and the learning process from the Piagetian perspective. <![CDATA[Um obstáculo à aprendizagem de conceitos em biologia: geração espontânea x biogênese]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo discutimos a importância da superação de alguns conceitos alternativos que atuam como obstáculos à aprendizagem de temas importantes da Biologia: conceitos relacionados a atividade dos microrgal1lsmos na natureza O conceito de vida e a teoria da biogênese dos organismos macroscópicos. s;10 conhecimentos construídos bem cedo pelas crianças, porém o mesmo não acontece quando o tema é a geração de fungos e de bactérias A História da Ciência nos mostra a distância entre a descoberta dos micróbios (1696) até a aceitação da teoria biogênica para as bactérias (final do sec. XIX) Discutimos também as idéias dos alunos (7 a 15 anos) a respeito da geração dos fungos e das bactérias que causam a decomposição orgânica.<hr/>Our aim is to discuss the importance of overcoming some alternative concepts which work as learning obstacles to important themes in Biology concepts related to microorganisms activity in nature, The concept of life and biogenesis are early built by children but it doesn't happen the same when the subject is fungi and bacteria generation, Science History shows the distance between microbe discovery (1696) up to the acceptance of biogenic theory for bacteria (end of XIX century). We also discuss the students’ ideas (7 up to 15 years old) about the generation of fungi and bacteria that take part in organic decomposition. <![CDATA[As três etapas da teoria de Jean Piaget]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo descreve aspectos da vida de Jean Piaget que influenciaram o desenvolvimento de sua idéias e os acontecimentos que demarcaram as três fases de sua teoria. O objetivo é entender para aplicar em aulas de Matemática as etapas do mecanismo genérico presentes em todos os níveis de desenvolvimento cognitivo do homem: a etapa intra-objetal, a inter-objetal e a trans-obietal.<hr/>This article describes the aspects of Jean Piaget life that influenced the development of his Ideas and occurrences that demarcated three phasis of his theory. The goal is to understand and apply in math classes the three stages of the generic mechanism presents in all of the human's cognitive development: the intra-objectal the inter-objectal and the trans-objectal. <![CDATA[Em busca de uma nova formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta uma síntese de trabalhos relativos área de formação de professores no que se refere aos principais problemas da formação atualmente veiculada nos cursos de licenciatura. Tendo a preocupação de buscar uma superação destes problemas são apresentadas propostas que convergem para a formação de um professor que se constitua em um profissional que participe da produção de conhecimentos necessários ao desempenho autônomo de seu trabalho.<hr/>This paper presents a synthesis of' researches on teachers formation related to the main formation problems found in undergraduate courses. In order to find out our overcoming of these problems proposals are presented which point to the formation of such a professional that participates of the production of knowledge necessary to carry out an autonomous work. <![CDATA[A construção do saber docente no ensino de ciências para séries iniciais do primeiro grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo buscou por meio de intervenção em sala de aula caracterizar o fazer docente de professores atuantes no Ensino de Ciências de terceiras e quarta séries do primeiro grau através dos elementos do processo educativo (objetivos, conteúdo, metodologia, avaliação e planejamento) e num processo de reflexão acerca da realidade contribuir para a construção de um saber fundamentante em relação a esse ensino que possibilitou o estabelecimento de ações pedagógicas voltadas para as mudanças que procuraram incorporar inovações em relação ao ensino de Ciências.<hr/>This research sought through an classroom intervention to characterize the third and fourth years in service primary school teachers through the elements of the educational process (goals, contents, methodology, evaluation and planning) and through a reflective process on reality to contribute to the construction of a theoretical knowledge related to this teaching. which facilitates the establishment of pedagogical actions towards to changes which try to incorporate innovations in the Science teaching. <![CDATA[Pesquisa baseada na ação profissional em ensino de educação física na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es As pesquisas sobre o ensino da Educação Física na escola parecem não conseguir alterar a prática profissional. Este artigo procura discutir um tipo de pesquisa denominado "reflexão na ação" que utilize o conhecimento gerado pelos professores em sua prática pedagógica.<hr/>Researches about the teaching of Physical Education in school seem not to alter the professional practice. This article tries to discuss a kind of research called "reflection in action" that utilizes the knowledge produced by teachers in their own pedagogical practice. <![CDATA[A reconstrução do conceito de natureza a partir de excursões ao campo uma reação ao reducionismo mecanicista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131996000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho consistiu em avaliar a utilização da técnica de excursões como meio de reconstrução do conceito de natureza fora do laboratório, e a partir daí, a conscientização da problemática ambiental tanto a nível da história natural do ambiente (história biológica, história geológica, História meteorológica e suas expansões) como a nível da história social deste (seus aspectos antropológicos, Sociológicos, psicológicos e correlatos).<hr/>This work consisted in evaluating the practice of expeditions as a way of reconstructing the concept of nature outside the laboratory, and thus lo expand awareness concerning the environmental issue, in regard to the natural history of the environment (biological history, geological history, meteorological history and extensions of these sciences) as well as its social history (anthropological sociological, psychological and correlated aspects).