Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1516-731319970001&lang=es vol. 04 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Pesquisa em educação matemática: algumas considerações, três exemplos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta algumas considerações sobre pesquisa e Educação Matemática. Às considerações seguem três exemplos de pesquisas tematizando a História da Matemática, o uso da calculadora em sala de aula e a questão da intuição.<hr/>This paper presents some remarks on Mathematics Education and research. Following these remarks three examples of researches are then presented. These researches put the focus on History of Mathematics, on calculators in math classrooms and, finally, on intuition. <![CDATA[Ensino da distinção entre calor e temperatura: uma visão construtivista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo busca apresentar uma pesquisa sobre o ensino da distinção dos conceitos de Calor e Temperatura, realizada com alunos do 2° grau em uma base construtivista. Apresentamos os pressupostos teóricos, uma síntese das pesquisas em conceitos alternativos, a discussão sobre o ensino e os resultados alcançados.<hr/>This paper tries to present a research on the teaching of the differentiation between the concepts of heat and temperature during a physics high school course, using a constructivist approach. Theoretical aspects, alternative concepts researches, a discussion on teaching and results achieved are presented. <![CDATA[Brinquedos e jogos no ensino de física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo procura-se analisar formas de resgatar o ato exploratório integral ao lúdico, através do aprendizado escolar. Procura-se discutir como a curiosidade, a vontade de manusear e o interesse podem ser despertados através de um trabalho voltado para o Ensino de Ciências.<hr/>This article tries to analyze some ways to rescue the exploratory act integrated to the ludic, through the school learning. It tries to discuss how the curiosity, the desire of manipulating and the interest can be awaken through a work directed towards the Teaching of Science. <![CDATA[Internet e o ensino de ciências: situação atual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Hoje em dia nos deparamos frequentemente com os termos "sociedade da informação", "supervia da informação" e "revolução pela informação". Nos Estados Unidos e também no Brasil, o governo considera uma prioridade nacional a presença dos' computadores nas escolas, ligados à rede Internet. Vídeos interativos, onde o usuário poderá selecionar a sua programação preferida e também sugerindo um futuro onde os empregados irão trabalhar em suas casas através da rede Internet, são promessas que, em alguns países, já se tornaram realidade. Novas tecnologias estão chegando nas salas de aula: vídeo conferência, microcomputadores, acesso à rede Internet, e prometem alterar o cotidiano escolar. Dado este cenário, perguntamos: qual é o atual estágio da utilização da rede de computadores Internet no Ensino de Ciências? No presente trabalho levantamos essa e outras questões sobre a utilização da rede de computadores Internet no Ensino de Ciências.<hr/>Today we often find in the general media the terms: "information revolution", "electronic superhighway", and the "infobahn". The U.S. and Brazilian Governments consider a national initiative to connect all of their schools to Internet. The giant media discuss plans to offer 500 cable television home channels, with the user selecting the programming. Interactive televideo is proposed in televisions commercials, suggesting a future in which employees will work at home and connect through their phone or cable lines to their offices. At schools we can found videoconference, microcomputers, and many others technologies. Given this hype in the future, what is the current state of computer networks and information at schools? In this work we discuss that. and others questions about the use of Internet in science teaching. <![CDATA[Logo: uma formação reflexiva de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo apresenta investigações referentes à utilização da linguagem computacional Logo por professores de matemática da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, após participarem de um curso de formação em Logo. Partiu-se do pressuposto de que para o professor de matemática atuar de modo efetivo nesse ambiente, além do domínio da linguagem Logo. ele deve vivenciar a Metodologia Logo de ensino-aprendizagem, ou seja seus princípios filosóficos, bem como estudar as teorias psico-pedagógicas que lhe dão suporte, e discutir as questões pedagógicas próprias desse ambiente computacional. Procurou-se identificar e analisar como os professores exerceram seu papel no ambiente Logo de aprendizagem e se essa atuação dependeu de como o professor compreendeu e vivenciou as componentes pedagógica e computacional evidenciadas no curso de formação.<hr/>This paper presents some investigations about Logo computational language utilization by mathematics teachers from the São Paulo State System of' Education, right after their participation in a Logo training program, the initial presupposition was that for the mathematics teacher enact in a effective way on this environment, in addition of Logo Language mastery, he must live the Logo Language Methodology of teaching and learning, its philosophical principles, and also to study the psycho-pedagogical theories which support them, and to discuss the own pedagogical issues of this computational environment. The intention was to identify and analyze how teachers had performed their role in the Logo environment of learning and if this atuation depends on how they understood and experienced the pedagogical and computational components highlighted in the training program. <![CDATA[Métodos de coleta e tratamento de material botânico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es São descritos os métodos de coleta de vegetais usualmente utilizados em Instituições de ensino e de pesquisa. É apresentado o procedimento de coleta específico para incorporação da planta ao herbário visando sugerir atividades didáticas na área de Biologia Vegetal ou orientação na construção de herbários e museus de história natural.<hr/>It is described the plants collection methods usually used in teaching and research Institutions. It is introduced the specific procedure to collect plants specific in order to incorporate them to the herbarium, aiming to suggest Plant Biology Area didactics activities or orientation to the construction of herbarium or natural history museum. <![CDATA[Tratamento de resíduos sólidos domiciliares: um tópico ligado à educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O conhecimento dos problemas sanitários e ambientais advindos da disposição inadequada do lixo domiciliar, é importante no desenvolvimento de programas de educação ambiental nas escolas de I ° e 2° graus. Atualmente, apenas 10 a 15% das administrações municipais apresentam algum tipo de tratamento de resíduos sólidos domiciliares. Esta situação tem como principais consequências: a contaminação de rios e lençol freático pelo "chorume", líquido altamente poluente proveniente da massa orgânica do lixo; mal cheiro; proliferação de insetos vetores de doenças; riscos à saúde de catadores autônomos; degradação de áreas urbanas na periferia das cidades, o que estimula a ocorrência de erosões pronunciadas e inviabiliza, muitas vezes, a construção de moradias.<hr/>The knowledge of sanitary and environmental problems coming from inadequate disposition of household garbage is important in the development of environmental programs in elementary school education. Nowadays, only 10% to 15% of the municipal administration shows some kind of treatment of solid domestic wastes. The main consequences of this situation are: river contamination and ground water by "chorume", which is a highly contaminated liquid originated from garbage organic mass; fetidness; proliferation of disease carrying insects; health risks to garbage collectors; degradation of urban areas in suburbs, which stimulates the occurence of pronounced erosions and many times turning impractical the construction of houses. <![CDATA[Educação ambiental e trabalho coletivo na escola: uma experiência de pesquisa e ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem por objetivo relatar uma experiência de pesquisa-ação na área de Ciências e Educação Ambiental, com professores e alunos de classes de Ciclo Básico a 4ª série e classes especiais (Deficiência Mental) do ensino fundamental na escola pública estadual no interior do Estado de São Paulo. Brasil. Através dos trabalhos realizados e dos resultados obtidos foram desmistificadas as afirmações correntes no senso comum (privatistas e neoliberais). de que: a) não é possível fazer um ensino de boa qualidade em escola pública: b) não é possível fazer pesquisa e ensino de Ciências em classes iniciais de ensino fundamental. na escola pública: c) professores do antigo ensino primário (1ª a 4ª série do ensino fundamental) não conseguem trabalhar adequadamente o ensino de Ciências.<hr/>This article aims to report an action research experiment on Science and Environment Education carried out with teachers. first four )'ears and mental I)' disturbed students of a public elementary school located in a inner region of São Paulo State’ in Brazil. Through the work carried out and the outcomes obtained it was possible to change the common sense current ideas (privatists and neoliberals) that: a) it is not possible to carry out a good quality education in public schools: b) it is not possible to carry out research in science education in first years classes of elementary public schools: c) primary schools teachers (first four years) cannot work appropriately the science teaching. <![CDATA[Educação ambiental no 3º grau: subsídios para coleta seletiva de lixo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A problemática do lixo no meio urbano abrange alguns aspectos relacionados à sua origem e produção, assim como o conceito de inesgotabilidade e os reflexos de comprometimento do meio ambiente, principalmente a poluição do solo, do ar e dos recursos hídricos. Com os objetivos de avaliar o conhecimento dos alunos do 3° grau sobre a problemática do lixo e coleta seletiva e motivar a comunidade discente universitária, em relação à preservação ambiental, realizou-se uma pesquisa com alunos do 3° grau da UNESP/ Campus de Bauru. Obteve-se os seguintes resultados: alunos do 3° grau não se preocupam com o destino do lixo gerado por eles mesmos e pelos outros: os alunos associam lixo inorgânico à reciclagem e orgânico através da compostagem que a maioria não sabe que os restos de alimento e outros materiais orgânicos podem ser recicláveis através da compostagem; eles sabem separar e exemplificar lixo orgânico de inorgânico, os alunos dão importância ao programa de coleta seletiva de lixo, principalmente devido à preocupação com o meio ambiente. Portanto este trabalho revela a urgência de uma conscientização e educação ambiental em relação aos problemas dos resíduos sólidos urbanos, e a importância da implantação e continuidade do programa de coleta seletiva não apenas no Campus da Unesp de Bauru, mas em todas as Universidades Brasileiras, já que as mesmas formam as principais, lideranças políticas e empresa rias do país.<hr/>The problematic of garbage in the urbans areas includes some features to be connected with its origin and production, as well as the concept of inexhaustible and the reflexion of the endangement of environmental, mainly the polution of the ground, the air and the water resources. A research with students of UNESP/ Campus Bauru was done in order to evaluate the knowledge of the university students about the garbage problematic and selective collect and to motivate them for environmental preservation. It was gotten the following results: university students don't worry about the garbage destiny that it was produced by themselves and by other people; they associate the inorganic garbage with recycling and the organic with no-recycling, they know how to separate inorganic garbage from the organic, they give the importance to the selective collect programs, mainly due to worry about the environment. Therefore this research shows the urgency of a awareness and environmental education in relation to a problem of solid wastes, and the unanimity of the necessity of a selective collect helps to decrease the garbage problematic all over the country. <![CDATA[Composição gravimétrica do lixo depositado nos recipientes de coleta seletiva na UNESP - Campus de Bauru]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131997000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A coleta seletiva na UNESP - Campus de Bauru objetiva segregar o material reciclável do não-reciclável. O presente trabalho tem como propósito caracterizar o material depositado nos recipientes de coleta seletiva, realizando, para tanto, aferições da massa do material total e de cada tipo de material depositado, para posteriores cálculos da composição gravimétrica. Devido a atividade didático acadêmica desenvolvida no local de coleta, os resultados mostraram que o papel branco representa o maior percentual de material depositado, seguido pelos tipos de material: revista e jornal, plástico, papelão, vidro, rejeito, alumínio, isopor e plástico PET. Os resultados evidenciaram. ainda, a satisfatória participação do público alvo, embora uma campanha esclarecedora e contínua se faça necessária para aumentar a quantidade e a qualidade do material acondicionado nos recipientes de coleta seletiva.<hr/>The selective colIect in the UNESP - Bauru, wants to discriminate of recycle/non-recycle material. The present work had as objective to characterize all the material deposited at the recipients of selective collect. For this purpose gauging of the total material mass and for each kind of isolated material mass measured for calculating the gravimetric composition. Results showed that the white paper represents the main percentage of the deposited material, followed by the kind magazine and journal plastic. cardboard. glass, reject, aluminiun, isopor and PET plastic. Moreover, the participation or the target public was intense although an appealing and continuous campaign is necessary to increase the colIected material in terms of quantity and quality.