Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1516-731319980002&lang=pt vol. 05 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Distorções conceituais dos atributos do som presentes nas sínteses dos textos didáticos: aspectos físicos e fisiológicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As pesquisas em ensino têm mostrado que os livros didáticos exibem uma tendência reducionista e, ao mesmo tempo, distorcida na apresentação dos diversos conteúdos da física clássica. Com base na busca de distorções desta natureza, centramos nossa investigação na catalogação e análise das apresentações das qualidades fisiológicas do som por textos didáticos do ensino fundamental e médio. Em tal pesquisa constatamos, no processo de transposição didática, distorções conceituais sob vários aspectos, existindo ainda uma forte negligência no tratamento dos aspectos fisiológicos presentes na apresentação dos conceitos de altura, intensidade e timbre.<hr/>Educational research has demonstrated that textbooks usually exhibit a certain reductionist and distorted standpoint in the presentation of some contents in physics. In searching such distortions, the present research tries to proceed a categorisation and an analysis of the physiological qualities attributed by primary and secondary school textbooks to the phenomenon of sound. In such a research we have found several conceptual distortions in the process of didactical transposition, as well as the neglect of the complexity involved in the ideas of pitch, loudness and timbre. <![CDATA[Conteúdos de química em livros didáticos de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt São apresentadas algumas tendências modernas do ensino de química, em termos de ensino no contexto, treinamento de habilidades profissionais e construção da cidadania. São discutidos alguns problemas nos conteúdos de química, principalmente dos livros de ciências de 8ª série, mostrando-se que alguns assuntos são impróprios para alunos dessa faixa etária e outros envolvem apenas a memorização, contribuindo para o afastamento dos alunos do estudo de ciências. Finalmente, são apontados diversos equívocos conceituais, comuns em livros didáticos, que dificultam a aprendizagem.<hr/>In this article we present some of the modern trends in the teaching of chemistry, involving teaching in context, training of professional skills and development of citizenship. We also discuss some problems with the content of chemistry, mainly as found in science textbooks for 8th level students. There are parts of the content that deal with issues inappropriate for the age of the students, while others require merely memorization, thus turning students away from science. Finally, we point out several conceptual mistakes, commonly found in textbooks and which make learning even more difficult. <![CDATA[Os programas de pesquisa de Lakatos: uma leitura para o entendimento da construção do conhecimento em sala de aula em situações de contradição e controvérsia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho faz uma analogia entre os programas de pesquisa de Lakatos e a dinâmica das idéias dos estudantes em situações de sala de aula. Esta analogia revelou-se uma maneira produtiva de análise do desenvolvimento das concepções dos estudantes durante um processo de discussão. Com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutibilidade de Posner et alii (1982), pudemos enriquecer a análise baseada previamente nos programas. Mostramos com um exemplo vídeo gravado durante uma aula que a nossa abordagem pode ser efetivamente usada como um instrumento analítico para ajudar o professor a entender e melhorar os processos de ensino e de aprendizagem.<hr/>It is shown in this work an analogy between Lakatos’ research programmes and the dynamics of students ideas in classroom situations. This analogy revealed itself a productive manner to analyse the development of students’ conceptions during a discussion process. With the conditions of intelligibility, plausibility and fruitfulness of Posner et alii. (1982) the analysis previously based in programmes could be enriched. We show with an example video-recorded during a class that our approach can be used as an effective analytical instrument to help teachers understanding and improving the processes of teaching and learning. <![CDATA[Um estudo sobre formação de conceitos algébricos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo relatamos uma investigação sobre a formação dos conceitos algébricos iniciais realizada com estudantes de uma classe de 7ª série de uma escola estadual de ensino fundamental e médio. Como suporte teórico para esta investigação, foi empregada a teoria de formação de conceitos elaborada por Lev Semenovich Vygotsky e descrita no seu livro Pensamento e Linguagem.<hr/>This paper reports a research about formation of initial algebraic concepts carried out with 7th grade students of a State Elementary and High School. It was used, as theoretical support for this research, the theory of formation of concepts elaborated by Lev Semenovich Vygotsky and described in his book Thought and Language. <![CDATA[Concepções sobre assimilação solidária num curso universitário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo é parte de uma tese de doutorado (Silva, 1997). A pesquisa foca as possibilidades, conseqüências e reflexões epistemológicas da implantação de uma proposta pedagógica alternativa ao ensino tradicional vigente (ETV) na disciplina Cálculo I, do Curso de Licenciatura em Matemática, Unesp, Câmpus de Bauru, durante o ano de 1995. Partindo do Contrato de Trabalho, segundo a Assimilação Solidária (cf. Baldino, 1995a), tematiza a articulação do funcionamento das regras do Contrato com a avaliação e o trabalho em grupo. Ao lado do prêmio ao saber, é considerado o justo prêmio ao trabalho coletivo produzido em sala de aula. A investigação, de ordem qualitativa, localiza-se na vertente Pesquisa-Ação (cf. Thiollent, 1992), na qual o professor-pesquisador tematiza sua própria sala de aula, além de contextualizar os sujeitos no seu meio sócio-histórico-político-cultural.<hr/>The present article is an extract of a thesis submitted for the earning of the doctorate degree in Mathematics Education (Silva, 1997). The research remarks on the possibilities, consequences and epistemological reflections of the implementation of an alternative pedagogical proposal termed Solidarity Assimilation (SA). It was carried out during the academic year of 1995 in a Calculus Course in the formation of Mathematics teachers at UNESP - Universidade Estadual Paulista - Bauru Campus, in Brazil. According to Baldino (1995a) the SA, in contrast to the so-called “traditional teaching in force”, modifies the concept of merit by applying values going beyond those attributed to the achievement of ability in content. Besides awarding achievement, the SA takes into account the work in small groups as well as the work collectively performed in the classroom by all students. This is a kind of qualitative research, belonging to the Research-Action line (Thiollent, 1992), according to which the teacher is also a researcher drawing on her/his own classroom as the theme of investigation. <![CDATA[Desenvolvimento e aprendizagem: reflexões sobre suas relações e implicações para a prática docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto aponta alguns elementos que podem contribuir para a reflexão sobre a importância de uma adequada compreensão do desenvolvimento humano e de suas articulações com a aprendizagem e com as relações sociais, para a construção, no espaço físico e social da sala de aula de um processo pedagógico qualitativamente superior.<hr/>This paper points out some elements which could contribute to the reflection on the importance of an appropriate comprehension of human’s development and its links with learning and social relationship in order to construct in the classroom social and physical environment, a qualitatively superior pedagogical progress. <![CDATA[Globalização, qualidade de ensino e formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto pretendo analisar alguns impasses na formação e na atuação dos professores, contrapondo essa formação/atuação a dois temas relacionados: as necessidades educativas da população para viver no mundo moderno e dele participar, e a realidade escolar, que dificulta atingir a qualidade de ensino necessária para essa vivência e participação.<hr/>This text analyses some impasses related to teacher education and to their pedagogical practices, comparing them to those related to people education in the modern world. It analyses also the relationship between school reality which makes difficult to reach an education of quality necessary to face the changes of today’s global society. <![CDATA[A nova lei de diretrizes e bases e a formação de professores para a educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73131998000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo mostra os dispositivos legais inclusos na Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), visando identificar, compreender e avaliar a intencionalidade de suas propostas para a adoção de posturas pertinentes. Contém observações que possam ser consideradas nos estudos e reflexões sobre os rumos dos cursos e programas de formação de professores para a educação básica.<hr/>This paper tries to show the legal regulations included in the new law and guidelines of the Brazilian Educational System (LDB), in order to identify, to understand and to evaluate the meanings of its proposals to adopt pertinent postures. It contains remarks which can contribute to study and to reflect on the formation of basic education teachers programs course.