Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1516-731320030001&lang=pt vol. 09 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que acompanhou a trajetória de uma professora de física do Ensino Médio que estava começando a dar aulas no ano de 1998, mas ainda concluindo seu curso de formação inicial de professores de física. Usamos as disciplinas de Prática de Ensino de Física I e II, do curso de formação inicial, como pano de fundo para que pudéssemos nos aproximar das crenças educacionais do nosso sujeito da pesquisa. Ao acompanhar essa professora, tanto na condição de aluna do curso de formação inicial como também na condição de professora novata, utilizamos o conceito de desenvolvimento profissional de professores iniciantes que envolve a detecção, a evolução e formas de solução de conflitos, e preocupações profissionais inerentes ao próprio desenvolvimento dos professores. Os dados que dispomos e analisamos para entender a trajetória de desenvolvimento dessa professora são materiais escritos por ela mesma, dois conjuntos de entrevista em períodos distintos e a gravação de imagens do segundo semestre letivo de aulas na Universidade onde se desenvolvia a disciplina de formação que acompanhamos. Através de análises interpretativas derivadas do método qualitativo, procuramos estabelecer a trajetória do desenvolvimento profissional dessa professora, buscando contribuir para um melhor entendimento dos problemas que advêm dessa fase de transição entre ser um aluno do curso de formação inicial e ao mesmo tempo já estar vivendo conflitos e preocupações profissionais. O presente estudo se desenvolveu junto ao curso de licenciatura em física da Universidade de São Paulo. Os resultados apontam que a maneira com que os professores lidam com seus conflitos e preocupações profissionais derivam em grande parte de suas crenças preexistentes e sua disposição para mudá-las. São importantes também nesses casos, variáveis como dados biográficos, forma de opção pela carreira e contextos escolares onde começaram a trabalhar.<hr/>The present study is a qualitative research of one case study kind that followed the route of one High- School Physics teacher who was starting her teaching career in 1998, but was still finishing her course on initial formation of Physics teachers. We have used the Practice of Physics Teaching I and II disciplines of the initial formation course as a background, so we could approach the educational beliefs of our research subject. To follow this teacher we have utilized the new teachers professional development concept. This concept involves detection, evolution and conflict solving, and professionals concerns inherent to teachers development. The data available to us, which we analyzed in order to understand the developing routes of this teacher was their own written materials, two sets of interviews in different periods, and the recording of images of the school year’s second semester at the University where the formation discipline that we followed took place. Through interpreting the analyses originated from the qualitative method we tried to establish a professional development route for this teacher, trying to contribute for a better understanding of the problems resulting from this transition stage from being a student of the initial formation and at the same time, experiencing already the professional conflicts and concerns. The initial formation program evaluated in this study was the undergraduate course in Physics of the Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo. The results showed that the three studied teachers dealt with her conflicts and professional concerns, utilizing particular strategies that derived from the histories of her life, the way she opts for her career, and especially for her pre-existent educational beliefs. <![CDATA[Os discursos produtores da identidade docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto pretende enfatizar alguns aspectos da vida docente problematizando-os através dos Estudos Culturais e com algumas análises de inspiração foucaultiana. Pretende-se evidenciar os diferentes discursos que formam a identidade docente, bem como a dificuldade enfrentada pelos novos/as professores/ as em sua chegada à escola. Considera-se a escola como possuindo uma cultura específica de produção de saberes e de formação dos docentes que participam de sua estrutura institucional. Os/as professores/as são constituídos/as pelo título e colados/as a ele, onde há uma carga de significados que são deste mundo moderno e que não “podem” ser pensados diferentemente. É claro que esta produção não é exclusiva da cultura escolar, ela se faz intra e extramuros da escola. Essas são as discussões que perpassam todo o texto, enfatizando-se a necessidade de pensar como está sendo narrado, subjetivado e identificado este ser professor/a e quão importante é conhecer estas narrativas. Conhecer é um ato de governo.<hr/>This paper intends to emphatize some aspects of teaching life, dealing with troubles based on Cultural Studies and with analysis from Foucault’s inspiration. We aim to point out the different speeches that form the teacher’s identity, even though the hardness faced by the new teachers in their arrival at the schools. We consider the school possessing a specific culture regarding to the production of knowledge and in the formation of the teachers that participate in its institutional structure. The teachers are constituted by a title and are bind to it. There is a charge of meanings that are proper of this modern world and that cannot be thought in a different way. It becomes clear that this production is not exclusively from a school’s culture, it is done in and outside from the walls of the school. These are the discussions focused through the entire text, pointing out the necessity of thinking how this teacher it is being narrated, subjectived and identified and how it is important to know such narratives. Knowing is an act of governing. <![CDATA[A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo analisa um processo de investigação-ação ocorrido no contexto de um programa de formação continuada de professores de Ciências, no qual constituiu-se um grupo de professoras/ pesquisadoras que assumiram a própria prática como referência para o desenvolvimento de diferentes níveis de investigação educativa. Concluímos que as concepções de ensino vigentes no grupo influem de forma decisiva nesses níveis de investigação. Professoras que concebem o ensino como um processo de mera transmissão de conhecimentos parecem compreender as possibilidades de investigação educativa nos moldes da racionalidade técnica. Por outro lado, aquelas que concebem o ensino como um processo dialógico de construção de saberes, acabaram por desenvolver investigações apoiadas na racionalidade prática.<hr/>This article analyzes an action research process wich was carried out as a program of Science teachers continuous formation. The researchers/teachers group took their own teaching as reference for the development of different levels of educational investigation, as a consequence of different teaching conceptions. Teachers that conceive the teaching as a process of mere transmission of knowledge seem to understand the possibilities of educational investigation according to technical rationality model. On the other hand, those that conceive the teaching as a dialogic process of construction, they developed investigations based on the practical rationality. <![CDATA[Algumas considerações sobre o ensino e aprendizagem do conceito de energia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo procuramos abordar alguns aspectos relevantes sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia, tais como as concepções de energia de senso comum e as relações entre transformações de energia e meio ambiente, bem como destacar a viabilidade da utilização de textos com abordagens históricas e, finalmente, bem como destacar a viabilidade da utilização de textos com abordagens históricas e, finalmente, analisamos um texto interdisciplinar que relaciona energia meio ambiente. Com relação ao referido texto, discutimos a possibilidade de o mesmo levar o estudante a um entendimento das nações fundamentais de energia, mediante a contextualização histórica, social, política, econômica e ambiental dessas noções.<hr/>In this paper, we focus on some relevant aspects about the teaching and learning of the energy concept such as the energy conceptions of common sense and the relations between the energy transformations and environment, as well as it stands out the applicability of texts with historical approaches, and finally we also made use of an interdisciplinary text that relates energy to environment. About this text, we mentioned the possibility of such text lead the student to a better understanding of the essential notions about energy, through the contextualization of these historical, social, political, economical and environmental concepts. <![CDATA[A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico-crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.<hr/>This paper analyses some features of Newton’s theory of light and colors, especially as presented in his paper of 1672, as an example of the classroom use of History of Science. Although this theory is nowadays accepted and taught without discussion, it is not so simple as it seems and many questions arise from a critical study. Besides, an inadequate use of History of Science in Science Teaching may convey to the students a wrong conception of the scientific method. <![CDATA[Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo relatamos uma investigação, realizada com estudantes de 8ª série de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na aprendizagem do conceito de função. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual.<hr/>This paper reports a research about the influences of previous ideas and social interaction in learning of function concept carried out with 8th grade students of a public school. Comparing moments of individual work with interactions situations we observed that the circumstances where interactions occurs, a greater comprehension of concept and how it enables abstraction and generalization was made possible whereas this did not occur in the situation where individual work was carried out. <![CDATA[¿Qué puede aportar la epistemología a los diseños curriculares en física?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se plantea la importancia del aporte de la epistemología de la ciencia a la enseñanza de la misma en las siguientes problemáticas: • la explicitación del marco teórico de referencia. • la selección y organización de contenidos. • la integración de las componentes cognoscitivas, metodológicas y afectivas de cada contenido. Se destaca la importancia de incorporar estas cuestiones a la formación de profesores.<hr/>This paper presents the main features respect the: *explicitation de theoretical frameworks *selection and organization of scientific contents *integration of cognitive,methodological and affective components of contents The importancie of these processes in science teachers education is detache. <![CDATA[O livro didático de ciências no ensino fundamental - proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores ainda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6ª série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.<hr/>The growing discussion about the quality of Science textbooks has clearly altered the editorial market in the past few years in Brazil. Despite remarkable improvement, a considerable amount of teachers has not yet had access to means for analyzing Science textbooks. In this context, we propose a series of criteria to be used by the teacher when electing the textbook used at junior high schools, using as a model the zoological content. The following topics were considered: theoretical contents, visual information, practical activities and complementary information. Through this study, we intend to contribute to the debate about the necessity of a stronger involvement of teachers in the process of book choice. <![CDATA[A sociologia de Gilberto Freyre e a educação para a saúde]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No contexto reavaliador dos escritos de Gilberto Freyre, pouco tem sido abordado das idéias deste autor no referente à compreensão do Homem como uma entidade ao mesmo tempo biológica e cultural. Este artigo tem como objetivo apresentar as principais propostas freyrianas no campo da sociologia da medicina e, na sequência, avaliar as possibilidades de aplicação dessas idéias nas iniciativas voltadas para a educação para a saúde.<hr/>In re-evaluating Gilberto Freyre’s writings, few have said about the ideas of this author related to the comprehension of the Man as a bilogical and cultural entity, at the same time. This article has as aim to present the main freyrian proposals in the field of sociology of medicine and, afterwards, to evaluate the possibilities to apply these ideas in initiatives towards to the health education. <![CDATA[A educação científica e a situação do mundo: um programa de atividades dirigido a professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A literatura sobre formação de professores de ciências não tem tratado suficientemente a situação do mundo quanto a uma percepção global de seus graves problemas atuais. O presente artigo consiste essencialmente de um programa de atividades a ser desenvolvido com professores em formação e em exercício, que visa favorecer uma reflexão coletiva e conscientização sobre essa problemática. Nesta perspectiva é apontado um conjunto de referências e questões para um debate fundamentado sobre vários dos fatores associados à degradação da vida e sobre possíveis medidas para o enfrentamento da emergência planetária. Investigações preliminares sobre a utilização do programa proposto têm revelado resultados favoráveis quanto à percepção de que a educação científica tem a contribuir para pensar e construir o futuro na direção de uma melhoria da qualidade de vida.<hr/>The literature about science teachers’ training program hasn’t properly explored the world’s situation regarded to a global perception of its serious present problems. This article consists basically of a program of activities to be developed in partnership with graduated and graduating teachers, which aims to stimulate a group reflection over those matters. Under this perspective, a group of references and questions is indicated for a debate based on many factors connected to life’s degradation and possible decisions to be taken in order to face the planetary emergency. Primary studies about the use of the proposed program have shown auspicious results regarding the perception that the scientific education can contribute to the thinking and building the future towards a better life quality.