Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1516-731320030002&lang=en vol. 09 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O livro didático de ciências: problemas e soluções]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analisa a temática do livro didático para o ensino de Ciências no Brasil e apresenta alternativas a este recurso, tendo em conta: as atuais características dos manuais didáticos; os usos dos compêndios escolares pelos professores; as novas propostas curriculares para o ensino de Ciências; os resultados da pesquisa educacional sobre ensino de Ciências e sobre os livros didáticos no Brasil.<hr/>This article analyses the theme of didactic books for Science teaching in Brazil and it presents alternatives to this resource. The main points analyzed are: the characteristics of didactic books; the use by teachers of school texts; the new curricular proposals for science teaching; the results of educational research about science teaching and about textbooks in Brazil. <![CDATA[Sobre o ingresso, desistência e permanência no curso de física da Universidade Estadual de Londrina: algumas reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho descreve os resultados parciais de uma dissertação de mestrado em andamento na Universidade Estadual de Londrina, cujo objetivo é refletir sobre as razões das desistências e das persistências de estudantes do curso de Física, tendo como referencial teórico a psicanálise lacaniana. Inicialmente analisamos dois relatórios, um da licenciatura e um do bacharelado, a partir dos quais foi possível obter uma visão geral das desistências, retenções e terminalidade do curso de Física da nossa instituição nos últimos 10 anos. Em seguida comentamos alguns resultados obtidos a partir do estudo de um caso, realizado com um aluno do primeiro ano do curso, através dos quais estamos procurando ter uma visão mais profunda sobre as diversas motivações e interesses que alguns estudantes apresentam ao ingressar no curso, bem como sobre eventuais fatores que ao motivar ou desmotivar os alunos exercem algum tipo de influência sobre sua permanência no curso.<hr/>The present work describes some partial results of a Master’s dissertation in the State University of Londrina, whose objective is to reflect about the reasons for drop out and the perseverance of students on a Physics course at the State University of Londrina. Initially we analyzed two reports, from which it was possible to obtain a general view from some quantitative data from the course in the last 10 years. After, taking Lacanian psychoanalysis as our theoretical framework, we analyzed some results obtained from a case study with a student from the first year of the course. As expected we have achieved a deeper vision of the various motivations and interests presented by students when going into the course, as well as about other factors that possibly may have exerted some influence on their carrying on. <![CDATA[A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste ensaio é discutir como a Pedagogia Histórico-Crítica e o Movimento C.T.S.2 no ensino de ciências podem contribuir de forma significativa para o (re)direcionamento da educação científica que temos na atualidade. Apontamos pontos de convergência visualizados entre as duas correntes teóricas, com implicações interessantes para a formação de professores e, finalmente, postularemos que essas duas teorias podem colocar a educação científica numa perspectiva diferenciada, contribuindo para a formação educacional vista como instrumental para a formação da cidadania e transformação da sociedade em função dos interesses populares.<hr/>The article tries to discuss how historico-critical pedagogy and the STS movement in science education can contribute to the change of scientific education that we have at the present time. We visualize points of convergence between these two theoretical currents, with interesting implications in respect to the formation of teachers. Finally, we will claim that these two theories can place science education in a differentiated perspective, which can contribute to the formation of citizenship and the transformation of society through popular interests. <![CDATA[Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo propõe-se a examinar processos de análise textual qualitativa que, num ciclo de análise constituído de três elementos - unitarização, categorização e comunicação - se apresenta como um movimento que possibilita a emergência de novas compreensões com base na auto-organização. Ao longo do texto trabalha-se com a metáfora de uma tempestade de luz, procurando com isso criar uma imagem que traduza o modo como emergem as novas compreensões no processo analítico, atingindo-se novas formas de ordem com a participação do caos e da desordem.<hr/>In this article we intend to examine a qualitative process of textual analysis. A cycle of three elements is presented: unitizing, categorizing and communicating. Arguments are put forward to support the idea that this cycle is a process of emergence of new understandings based on self-organization. A metaphor, comparing this analysis with "a storm of light" is presented, intending to show how the emergence of new comprehensions occurs in the analytical process, reaching new forms of order through chaos and disorder. <![CDATA[Uso espontâneo de analogias por professores de biologia e o uso sistematizado de analogias: que relação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Vários autores têm refletido sobre o papel das metáforas e das analogias tanto na produção do conhecimento em áreas específicas do saber, quanto na construção do conhecimento no âmbito do desenvolvimento de uma disciplina escolar. Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado em que foram realizadas observações de professores de biologia no Ensino Médio com o objetivo de investigar o uso espontâneo de analogias em sala de aula e apresenta os resultados obtidos em uma comparação estabelecida entre o uso espontâneo de analogias e o modelo TWA - Teaching With Analogies modificado (Harrison & Treagust, 1994), que é um modelo aceito em vários contextos para o ensino com analogias. Tendo em vista as considerações que vêm sendo levantadas por alguns autores que tratam desse tema, como, por exemplo, o trabalho de Wilbers & Duit (2001) e a partir das observações sobre uso espontâneo de analogias em sala de aula foi possível evidenciar algumas limitações desse modelo.<hr/>Many writers have reflected upon the subject of metaphors and analogies, to bring understanding to areas of specific knowledge, and to facilitate knowledge in the development of a scholastic discipline. This paper is part of a Masters dissertation in which high school biology teachers were observed, with the objective of assessing the spontaneous use of analogies in the classroom. It presents the results obtained from a comparison made between the spontaneous use of analogies and the TWA model - Teaching With Analogies (Harrison & Treagust, 1994), which is a model approved in several contexts for teaching with analogies. Observing issues that have been raised by some writers, as for example, Wilbers & Duit (2001) and from observations of spontaneous use of analogies in the classroom it was possible to highlight some limitations of this model. <![CDATA[La célula vista por el alumnado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Utilizando como marco teórico de referencia la Teoría de los Modelos Mentales de Johnson-Laird, se analizan los dibujos elaborados por estudiantes de Biología de COU como representaciones externas, con objeto de establecer deducciones e inferencias sobre los posibles modelos mentales generados para hacer dichos dibujos, como representaciones internas. De este modo, se estudian esos modos de ver la célula que genera el alumnado, comparando con lo que se plasma en los libros de texto. De ello se deduce que efectivamente se generan esas representaciones icónicas, que son diversas, y que lo que ofrecen los materiales curriculares puede estar ejerciendo una influencia negativa en los modos de construir esas representaciones internas relativas a la célula, de cara a su comprensión.<hr/>Using the Mental Models Theory of Johnson-Laird as the theoretical reference, representational drawings produced by pre-university course students are analyzed, aiming to establish deductions and inferences about the possible mental models generated as internal representations. In this analysis, the ways in which students see the Cell are studied and compared with what is shown in textbooks. From this, it is deduced that the representations generated are iconic, that they are diverse, and that what curricular materials do offer, can produce a negative influence on the ways of building those internal representations relating to the cell and its understanding. <![CDATA[Pluralismo metodológico no ensino de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Inspirados numa leitura epistemológica feyerabendiana, este trabalho sugere uma abordagem metodológica pluralista para o ensino das ciências. Defendemos que esse estratagema didático seja potencialmente mais eficaz para a aprendizagem, na medida em que procura dar conta do espectro de questões que se apresentam na sala de aula.<hr/>Inspired by an epistemological reading of Feyerabend, this paper proposes a pluralist methodological approach to science teaching. We propose that this didactic strategy is potentially more effective in the learning process because it tries to account for the spectrum of questions that are presented in the classroom. <![CDATA[O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento.<hr/>This text focuses on the life and work of Bento de Jesus Caraça, Portuguese mathematician and educator, who lived during the first half of the XXth Century and much influenced the Mathematics Education field in countries whose spoken language is Portuguese. Marking the centenary of his birth, some of his important biographic excerpts are interwoven and by doing this we attempt to construct a view of this important character. He may be viewed through the humanistic meaning of his life as well as through the educational impact of his work which is still current. It is important for us to make clear the existing coherent relation between his socialist convictions and his practice as an educator. This relationship is shown to be a result mainly of his dialectical interpretation of history and the production of knowledge. <![CDATA[Fragmentos da história das concepções de mundo na construção das ciências da natureza: das certezas medievais às dúvidas pré-modernas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A concepção filosófica do mundo se inicia com os gregos sintetizados por Platão e Aristóteles. Para o primeiro o mundo físico é aparente e para se chegar à verdade é preciso se lembrar das idéias originais que determinam seu significado. Para o segundo as coisas físicas são dirigidas pelas idéias e para entendê-las é preciso a lógica. Durante o helenismo a escola de Alexandria elabora o neoplatonismo, a base da Patrística. Após a queda de Roma, os filósofos bizantinos guardam a herança clássica. A Igreja constrói uma visão neoplatônica da cristandade, a Escolástica. No oriente os persas também sofreram a influência grega. Entre os árabes do Oriente o pensamento neoplatônico orienta filósofos e religiosos de forma que para eles a razão e a fé não se separam. Aí a ciências se desenvolvem na física, na alquimia, na botânica, na medicina, na matemática e na lógica, até serem subjugadas pela doutrina conservadora dos otomanos. Na Espanha mulçumana sem as restrições da teologia, a filosofia de Aristóteles é mais bem compreendida do que no resto do Islã. Também aí todas as ciências se desenvolvem rápido. Mas a Espanha sucumbe aos cristãos. Os árabes e judeus apresentam Aristóteles à Europa Ocidental que elabora um Aristóteles cristão. A matemática, a física experimental, a alquimia e a medicina dos árabes influenciam intensamente o Ocidente. Os artesãos constroem instrumentos cada vez mais precisos, os navegadores constroem navios e mapas mais eficientes e minuciosos, os armeiros calculam melhor a forma de lançamento e pontaria de suas armas e os agrimensores melhor elaboram a medida de sua área de mapeamento. Os artistas principalmente italianos, a partir dos clássicos gregos e árabes, criam a perspectiva no desenho, possibilitando a matematização do espaço. Os portugueses, junto com cientistas árabes, judeus e italianos, concluem um projeto de expansão naval e ampliam os horizontes do mundo. Os pensadores italianos, como uma reação à Escolástica, constroem um pensamento humanista influenciado pelo pensamento grego clássico original e pelos últimos filósofos bizantinos. Por todas essas mudanças se inicia a construção de um novo universo e de um novo método, que viria décadas mais tarde.<hr/>The philosophical concept of world thought begins with the Greeks, synthesized by Plato and Aristotle. For Plato the one physical world is apparent and, to reach the truth, it is necessary to remember the original ideas that determine its meaning. For Aristotle, material things are guided by ideas and logic is needed to understand them. During the Hellenistic period, the school of Alexandria elaborated Neo-Platonism, the base of Patristics. After the fall of Rome, the Byzantine philosophers kept the classic inheritance. The Church built a Neo-Platonic vision of Christianity, Scholastacism. In the east the Persians also came under Greek influence. Among the Arabs of the East Neo-Platonic thought guided philosophers and religious people so that for them reason and faith were not separated. At this point sciences grew: physics, alchemy, botany, medicine, mathematics and logic, until they were overtaken by the conservative doctrine of the Ottomans. In Muslin Spain, without the restrictions of theology, Aristotle's philosophy was better understood than in the rest of Islam. All the sciences also grew fast there. But Spain succumbed to the Christians. Arabs and Jews introduced Aristotle to Western Europe and elaborated Christian Aristotelian thought. Mathematics, experimental physics, alchemy and medicine of the Arabs intensively influenced the Occident. Artisans built more and more precise instruments, navigators built more and more efficient ships and meticulous maps, armourers calculated the launch form and aim of their weapons better and surveyors better elaborated the measures for their mapping of area. Artists, mainly Italian, starting from the Greek and Arab, created perspective in drawing, making possible the mathematization of the space. The Portuguese, with Arab scientists, Jews and Italians, concluded a project of naval expansion and they enlarged the horizons of the world. Italian thinkers, as a reaction to Scholastic thought, built a humanistic thought influenced by the original classical Greek thinking and the last Byzantine philosophers. Through all these changes the construction of a new universe and a new method begins which would flourish some decades later. <![CDATA[Cambio conceptual: análisis crítico y propuestas a la luz de la teoría del aprendizaje significativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Se hace un análisis crítico del tema cambio conceptual, a lo largo de un período de 20 años, a partir de una revisión parcial de la literatura y del referencial de la teoría del aprendizaje significativo. En dicho análisis se destaca la necesidad de atribuir significados al concepto de cambio conceptual que no conlleven la idea de sustitución o reemplazo de concepciones en la estructura cognoscitiva del sujeto que aprende, y se proponen significados en la línea del aprendizaje significativo, de discriminación de significados, de desarrollo/enriquecimiento conceptual, de evolución conceptual.<hr/>A critical analysis of the conceptual change issue, over a twenty-year period, is done in the light of a partial review of the literature and of meaningful learning theory. In this analysis, the need to assign new meanings to the concept of conceptual change that do not imply the idea of substitution or replacement of conceptions, in the learners’ cognitive structure, is stressed. The discrimination of meanings, conceptual development/ enrichment, and conceptual evolution are proposed.