Scielo RSS <![CDATA[Ciência & Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1516-731320070001&lang=pt vol. 13 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do Ensino Fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investigam-se as representações sociais sobre meio ambiente de 42 alunos de quartas séries do Ensino Fundamental em duas escolas públicas das zonas rural e urbana de um município do interior paulista. Os dados foram coletados mediante análise de documentos e pesquisa de campo, utilizando-se técnicas características da pesquisa qualitativa. Os resultados revelaram que, possivelmente, as origens daquelas representações - categorizadas como naturalistas e antropocêntricas estejam associadas, principalmente, às influências da mídia, família e religião. Acredita-se que os resultados possam contribuir para que os educadores considerem os saberes acumulados por seus alunos pela vivência de diferentes experiências e desenvolvam ações educativas ambientalmente comprometidas com a formação de indivíduos responsáveis pela criação e manutenção de melhores condições de vida, num contexto em que a prática pedagógica seja criativa, democrática e fundamentada no diálogo entre gerações e culturas, procurando estimular a ética nas relações entre os homens e entre estes e o meio ambiente.<hr/>In this work we researched social representations of environment in a total of 42 4th graded students from Elementary School, from two public schools located in São Paulo State rural and urban areas cities. The data collection was carried out through document analysis and field research, using the qualitative research techniques. The results showed that the origins of those representations, rated as naturalist and anthropocentric, were mainly associated with the media, the family and religion. We intend to inform the teachers in order to influence the accumulated knowledge of their students and to develop environmentally engaged programs for individual formation. <![CDATA[Representações sociais sobre educação ambiental em grupos da terceira idade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo buscou compreender os sistemas de significação socialmente construídos e compartilhados por grupos de idosos residentes em área urbana da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, sobre temas ambientais. A teoria das representações sociais foi o referencial que orientou o trabalho, na direção de um estudo comparativo entre dois grupos de terceira idade: o grupo Fonte de Vida, de Belo Horizonte, e o Clube Viver Melhor, do município de Betim. Foram entrevistados vinte idosos e as entrevistas foram analisadas na perspectiva da análise de conteúdo. As representações mostraram que os idosos têm percepção da degradação ambiental e apostam na cooperação, solidariedade e educação, em sentido amplo, e em sua participação como atores sociais, em contextos singulares, para o despertar de uma sensibilização ambiental.<hr/>The present study was dedicated to understanding the system of meanings socially constructed and shared by Third Age groups of people living in urban areas of the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil. The theory of social representation was employed as a theoretical parameter to make comparisons between two third age groups, the Fonte Vida group from Belo Horizonte and the Clube Viver Melhor group from Betim. Twenty older citizens were interviewed and the outcomes analyzed using the content analysis. The representations showed that older people have understandings of environmental degradation and look broadly for cooperation, solidarity and education, in their participation as social players, and in a singular context, for ecological sensitization. <![CDATA[O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para o ensino de ciências e educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Geologia apresenta epistemologia e prática escolar peculiares, em que a categoria de lugar e as escalas de observação, com suas dimensões horizontal e vertical, trazem implicações novas para o ensino de ciências e educação ambiental. No ensino de ciências, enfocar o lugar e o ambiente (o global) traz outro olhar para os trabalhos de campo. A escala é problematizada como estratégia de aproximação e apreensão do real. Duas experiências, no Brasil e na Venezuela, são apresentadas para mostrar a temática do trabalho.<hr/>Geology has a particular epistemology and school practice in which observations with horizontal and vertical dimensions within particular places and scales have new implications for science teaching and environmental education. In the science teaching, focusing on the place and the global environment bring other views to field work. Scale is seen as a strategy of approximation and a way of understanding reality. Two experiences in Brazil and Venezuela present these conceptions. <![CDATA[A prática do nutricionista em escolas municipais do Rio de Janeiro: um espaço-tempo educativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pesquisa qualitativa que analisou práticas e concepções educativas de nutricionistas da equipe de Supervisão Técnica do Instituto de Nutrição Annes Dias - órgão responsável pelo Programa de Alimentação Escolar (PAE), da Prefeitura do município do Rio de Janeiro - e a compreensão que esses profissionais têm do papel que desempenham no Programa. Enfatiza-se o PAE por sua correspondência com a Declaração dos Direitos Humanos, em especial o direito humano à alimentação, e a política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Competência e promoção da saúde referenciam a análise das falas - dados da pesquisa de campo - ampliada pelos núcleos de sentido identificados na recorrência de temas: comunicação/informação, trabalho em equipe multidisciplinar, incluindo o controle social, e segurança alimentar e nutricional. Apresentam-se, ainda, as concepções pedagógicas identificadas nas práticas das nutricionistas.<hr/>This qualitative research has the aim of identifying educational practices and conceptions of nutritionists from the Technical Supervision Team of Instituto de Nutrição Annes Dias, an institution subordinated to the municipality of Rio de Janeiro, responsible for the technical Development of the School Nutritional Program, and the comprehension of these professionals concerning their role in the Program. This Program is identified with the Human Rights Declaration, more specifically with the Human Right to Food and also with the Food and Nutritional Security policies. Competence and health promotion were used as categories previously defined for speech analysis - field research data - enlarged by the following themes: communication/information, multidisciplinary team-work, social control and food and nutritional security and identified in the nutritionists’ practices. <![CDATA[Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ressalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional. Dentro da proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), configurada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs), percebe-se a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico-tecnológico.<hr/>We aim to highlight the importance of the STS view as a driving force of critical and reflexive questions about scientific, technological and social contexts, and also, to emphasize its relevance to High School. The STS movement has spread throughout our society and, specially, has gained more and more followers in the educational area. Inside the Guidelines Law of the National Education (LDB) proposal, designed in the National Curriculum Parameters for Secondary Education (PCNEMS), we noticed the importance of bringing the student closer to the interaction between science and technology in societal dimensions, considering their reciprocal relation, giving the students a wide and social conception of the scientific and technological context. <![CDATA[Historia, epistemología y didáctica de las ciencias: unas relaciones necessárias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se establecen relaciones entre historia, epistemología y didáctica de las ciencias de la naturaleza. De cada una de estas categoría se presenta, además, un análisis de cómo son tratadas en la práctica habitual de algunos sistemas educativos, a la vez que se hacen propuestas para una posible superación. Se propende por hacer objeto de trabajo en el aula cada modelo científico, a partir de una caracterización de las razones que llevaron a la comunidad de especialistas a formularlo y aceptarlo. El objetivo es el de propiciar una reflexión fundamentada para una investigación didáctica, en la que esas relaciones superen habituales miradas aisladas.<hr/>In this article, the authors present relevant relationships between history, epistemology and didactics of natural sciences. Each of these categories is analyzed based on the real practice of some educational systems and some proposals are outlined in order to improve them. Each one of the scientific models should be the focus of classroom work, taking into account the characterization of the foundations which have led the scientific community to state and accept them. The main objective is to start a reflection based on didactic research in which the established relationships overcome different isolated points of view. <![CDATA[Contribuições da epistemologia bachelardiana no estudo da história da Óptica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo explora um diálogo entre a história e a filosofia da ciência. Nesta perspectiva, apresenta uma articulação entre a história da óptica e as principais características da filosofia histórica de Gaston Bachelard, dando ênfase: aos períodos de rupturas e descontinuidades presentes no constante confronto entre o modelo corpuscular e ondulatório da luz; à permanente retificação do erro - e ao novo conceito de verdade presente na construção da concepção sobre a natureza da luz -; à noção de recorrência histórica articulada à análise dos estudos sobre reflexão e refração; ao uso do recurso analógico na estruturação da hipótese ondulatória da luz, proposta por Huygens; e à dialética racionalismo-empirismo no exemplo da natureza dual dos elétrons.<hr/>The present article explores the interaction between History and the Philosophy of Science. In this way, it presents an articulation between the History of Optics and the main characteristics of Gaston Bachelard’s historical philosophy. It emphasizes: firstly, the periods of rupture and discontinuities present in the confrontation between the light corpuscular and wave models; secondly, the permanent error rectification, in the sense that one knowledge abuts another, and the new concept of truth, present in the construction of the conception about the nature of light; thirdly, the notion of historical recurrence, articulated in the analysis of studies about reflection and refraction particularly Arquimedes' polemic of incandescent mirrors; fourthly, the use of analogical reasoning in the structuring of the light wave hypothesis proposed by Huygens; and finally, the rationalismempiricism dialectics in the example of the dual nature of the electron. <![CDATA[Roteiro pedagógico: um instrumento para a aprendizagem de conceitos de física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta investigação foi analisar as possibilidades e os limites de uma experiência de ensino-aprendizagem de conteúdos de física, realizada com alunos do curso de Licenciatura em Física e fundamentada na "epistemologia genética" de Jean Piaget. Como metodologia de ensino foi construído o roteiro pedagógico, que tem como objetivo identificar e promover a construção e reconstrução de processos cognitivos sob a perspectiva piagetiana, visando possibilitar a compreensão das grandezas físicas envolvidas nos fenômenos e das relações lógico-matemáticas entre elas. Contatou-se que essa atividade pedagógica auxilia os alunos na construção do conhecimento e na formação da equação matemática que expressa o fenômeno físico estudado.<hr/>This investigation aims to analyze the possibilities and limits of a teaching-and-learning experience about physics subjects, carried out with students from a Physics Degree and its basis is in the "Genetics Epistemology", of Jean Piaget. As a methodology of teaching, it uses a pedagogical schedule, that aims to identify and promote the construction and reconstruction of cognitive processes using Piaget´s perspective, aiming to make possible the comprehension of the magnitudes in Physics involved in the phenomenon and logical-mathematical relations between them. I noticed that this pedagogical activity helps students in the acquisition of their knowledge and the formation of mathematical equations that expresses the physical phenomenon studied.