Scielo RSS <![CDATA[Educação e Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1517-970220230001&lang=pt vol. 49 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A gymnastica no Collegio de Pedro II: uma prática compartilhada pelos seus mestres]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo tem como fio condutor a circulação, pelo Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX, de três mestres de gymnastica: Paulo Vidal, Vicente Casali e Arthur Higgins. Ao trazê-los para o centro desta história, temos como objetivo compreender, a partir de suas trajetórias, qual gymnastica foi por eles forjada e, ao mesmo tempo, compartilhada no Collegio de Pedro II no decorrer dos anos oitocentistas. Nossa hipótese é que o trânsito e a atuação em variadas e distintas instituições contribuíram de forma significativa com o processo de sistematização da gymnastica naquele colégio. Para tanto, além de analisarmos os programas de ensino por eles elaborados, faremos um cruzamento com demais fontes e dados obtidos nos jornais da época, que nos permitem identificar não só as instituições pelas quais circularam, mas também elementos constitutivos dessa prática corporal. Como conclusões, destacamos que, no processo de sistematização da gymnastica no Pedro II, ocorreram negociações e partilhas entre seus mestres, os quais, para que a gymnastica fosse legitimada, lançaram mão de diferentes elementos obtidos nas instituições escolares e não escolares pelas quais circularam. Assim, ao verificarmos que a prática de ginástica fez parte do percurso formativo do Collegio de Pedro II, não podemos afirmar que se tratou de uma única gymnastica. Diante disso, as gymnasticas forjadas e compartilhadas pelos três professores estiveram encarnadas em suas experiências e trajetórias, e, por isso, comportavam uma dimensão transformativa que se adequava ao tempo e ao espaço em que eram conformadas.<hr/>Abstract This study has as thread the circulation, through Rio de Janeiro in the second half of the 19th century, of three gymnastics masters: Paulo Vidal, Vicente Casali and Arthur Higgins. By bringing them to the centre of this story, our goal is to understand, from their trajectories, which gymnastics was forged by them, at the same time, shared at the Collegio’s Pedro II during the 1800s. We hypothesize that the transit and performance in several different institutions contributed significantly to the systematization of gymnastics in that school. In order to do so, besides analyzing the teaching programs developed by them, we will cross-reference with other sources and data obtained in the newspapers of the time, which allow us to identify not only the institutions through which they circulated but also the constitutive elements of this corporal practice. In conclusion, we highlight that, in the process of systematizing gymnastics in Pedro II’s Collegio, there were negotiations among its masters to legitimize gymnastics, using different elements obtained in the school and non-school institutions through which they circulated. Thus, when we verify that the practice of gymnastics was part of the formative path of Pedro II’s Collegio, we cannot affirm that it was a single gymnastics. Therefore, the gymnastics forged and shared by the three teachers were embodied in their experiences and trajectories; for that reason, they had a transformative dimension that was adequate to the time and space in which they were shaped. <![CDATA[Se-Movimentar ginástico: um olhar fenomenológico sobre o processo de ensino e aprendizagem da ginástica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100602&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Por meio de metodologias em que a participação do praticante no processo de ensino e aprendizagem ocupe papel central, há a promoção da autonomia e fortalecimento da motivação para aprender. Para a fenomenologia, o sujeito é o protagonista da ação, uma vez que a intenção da atividade só pode ser vivida como um encontro entre o sujeito e a própria atividade e, por sua vez, entre sua corporeidade e o meio em que está inserido, incorporando-se ao mundo. Nosso recorte esportivo e de análise voltou-se à Ginástica para Todos (GPT). O objetivo deste estudo é salientar hipóteses férteis no campo da metodologia de trabalho no âmbito esportivo. A pesquisa fenomenológica se mostrou ideal aos objetivos do estudo: compreender as experiências do “mundo vivido” na ginástica diante das diferentes metodologias de ensino: centrada no professor e centrada no aluno. A investigação tomou como base de coleta a pesquisa-ação. A análise dos dados foi realizada pela redução fenomenológica. Para tal, definiram-se dois eixos, que se mesclaram, mas que foram apresentados com suas raízes analíticas: a) Se-movimentar gímnico: a incorporação do mundo; e b) Toda vida humana é relação. Pelo olhar fenomenológico, a prática pedagógica só pode ser vivida como um encontro entre o educador e o educando, e dos educandos entre si, entre corporeidades. Nesta intenção pedagógica, há intensa e contínua comunicação, em que transparecem alegrias, desejos, conquistas, descobertas, tristezas, medos e incertezas pelo movimentar-se.<hr/>Abstract Through methodologies in which the participation of the practitioner in the teaching and learning process plays a central role, autonomy is promoted and motivation to learn is strengthened. For the phenomenology, the participant is the action protagonist, considering the intention of the activity can only be experienced as an encounter between the subject and the activity itself and, in turn, among its corporeality and the environment in which it is inserted, joining the world. The focus of our analysis turned to Gymnastics for All (GfA). The aim of this study is to highlight fertile hypotheses in the methodology field of work in sports. The phenomenological research presented to be ideal for the aims of the study: to understand the experiences of the “lived world” in gymnastics in view of the different teaching methodologies: teacher-centered and student-centered. The investigation was based on action research. Data analysis was conducted by phenomenological reduction. With this in focus, two mixed-axes were defined, but presented with analytical roots: a) Gymnastic movement: the incorporation of the world; and b) All human life is related. From the phenomenological point of view, the pedagogical practice can only be experienced as a meeting between the educator and the student, and among the students among themselves, between corporeity’s. In this pedagogical intention, there is intense and continuous communication, in which happiness, desires, conquests, discoveries, sadness, fears and uncertainties through moving. <![CDATA[Perfil socioeconômico, formativo e profissional de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100603&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo original foi conhecer o perfil socioeconômico, formativo e profissional dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí – (UFPI), Campus de Teresina, e sugerir ações para garantir o seu acesso, sua permanência e seu sucesso. Trata-se de uma pesquisa relevante, pois o conhecimento do perfil dos estudantes, da realidade social em que vivem, contribui para a produção de informações que poderão ser utilizadas como subsídios para o (re)planejamento de ações administrativas e pedagógicas, de forma situada. O universo investigado pela pesquisa foi composto por 98 estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da UFPI, Campus de Teresina. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário durante o período letivo 2019/2. Os resultados apontam para a necessidade de estruturar e desenvolver, em parceria com os estudantes, professores e movimentos sociais organizados, uma política pública de assistência estudantil que garanta condições de acesso, permanência e conclusão do curso, de modo a garantir a sustentabilidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo como política pública permanente e sustentável.<hr/>Abstract The objective of this original study was to know the socioeconomic, training, and professional profile of the students of the Degree in Countryside Education at the Federal University of Piaui - (UFPI), Campus de Teresina, and to suggest actions to guarantee their access, their permanence, and your success. This is relevant research, as the knowledge of the students’ profile, of the social reality in which they live, contributes to the production of information that can be used as subsidies for the (re)planning of administrative and pedagogical actions, in a situated way. The universe investigated by the research was composed of 98 students of the Degree in Education of the Countryside of UFPI, campus of Teresina. Data were obtained through the application of a questionnaire during the 2019/2 school year. The results point to the need to structure and develop, in partnership with students, teachers and organized social movements, a public policy of student assistance that guarantees conditions of access, permanence and completion of the course, in order to guarantee the sustainability of the Degree in Countryside Education as a permanent and sustainable public policy. <![CDATA[Quando a Polícia Militar vai à escola: uma avaliação de impacto do programa Escola Segura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100604&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A violência escolar é um fenômeno mundial que afeta um número significativo de pessoas. Estudos indicam que ela é amplamente disseminada no Brasil, tendo se tornado objeto de fortes preocupações públicas e acadêmicas a partir do final dos anos 1990. O problema da violência escolar tem levado à criação de uma variedade de iniciativas e programas de segurança pública voltados à sua prevenção, cujo impacto tem sido pouco avaliado no Brasil em comparação com a literatura internacional. Em maio de 2019, o governo do Paraná iniciou a implementação de um programa chamado Escola Segura, que contratou policiais militares da reserva ou reformados para atuar na prevenção da violência e de delitos nas escolas da rede estadual de ensino. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do Escola Segura na sensação de segurança, na vitimização, na pichação e no consumo de drogas ilícitas em uma escola pública da cidade de Londrina. São utilizados dados de um survey de vitimização aplicado na escola estudada e em uma outra escola similar que não recebeu o programa. O impacto é estimado por meio do método quase experimental das Diferenças em Diferenças. Os resultados mostram que o Escola Segura não tem nenhum impacto nas variáveis analisadas. Esses resultados são discutidos à luz do contexto político atual, marcado pela crescente participação de militares na gestão pública e escolar.<hr/>Abstract School violence is a worldwide phenomenon that affects a lot of people. Studies indicate that it is widely disseminated in Brazil, becoming a topic of strong public and academic concerns since the late 1990s. The problem of school violence has led to the creation of a variety of governamental programs aimed at its prevention, whose impact has been poorly evaluated in Brazil compared to the international literature. In May 2019, the government of Paraná started the implementation of a program called Escola Segura, which hired retired military police officers to work in the prevention of violence and crimes in public schools. The aim of this article is to evaluate the impact of Escola Segura on the feeling of security, victimization, graffiti and the consumption of illicit drugs in a public school in the city of Londrina. Data from a victimization survey applied in the studied school and in another similar school that did not receive the program are used. The impact is estimated using the quasi-experimental Difference in Difference method. The results show that Escola Segura has no impact on the variables analyzed. These results are discussed in light of the current brazilian political context, marked by the growing participation of the military in public and school management. <![CDATA[Standardized educational evaluations from the actors’ experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100605&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo presenta un estudio que aborda, desde la sociología de la experiencia, la problemática de la relación entre los actores del mundo escolar y los dispositivos de evaluación estandarizada. Pese a las críticas que estos instrumentos han suscitado en la sociedad chilena, existen directivos de instituciones educacionales dispuestos a implementarlos voluntariamente. El objetivo de este estudio fue indagar en las razones y sentidos que ellos le dan a un programa de evaluaciones de bajas consecuencias desarrollado por una universidad de prestigio en Chile y orientado a medir el desempeño y progreso de estudiantes en relación con el currículum nacional. El diseño contempló la ejecución de una investigación cualitativa en base a entrevistas semiestructuradas a directivos de establecimientos y administradores de redes educacionales públicas y privadas que utilizan el programa de evaluación, seleccionados de acuerdo a criterios de muestro intencionado (N=33). La información fue analizada en base a lineamientos de la Grounded Theory y, posteriormente, interpretada desde la sociología de la experiencia. Los resultados revelaron la presencia de lógicas de la acción heterogéneas (integración, estratégica y subjetivación) subyacentes a las decisiones y usos de las evaluaciones, cuyas posibilidades de articulación recaen en los actores y dependen en gran medida de las condiciones organizacionales de los establecimientos, dando lugar a distintas experiencias en relación a las evaluaciones estandarizadas. Este estudio identificó tres: la experiencia academicista, de adhesión relativa y la subutilización de las evaluaciones. Se concluye señalando las implicancias de este estudio para la investigación, política y práctica educativa.<hr/>Abstract This article presents a study that approaches, from the sociology of experience, the problematic of the relationship between the actors of the school context and the standardized evaluation devices. Despite the criticisms that these instruments have raised in Chilean society, there are s school principals and local administrators willing to implement them voluntarily. The objective of this study was to investigate the reasons and meanings that they give to the use of a low-stakes evaluation program developed by a prestigious university in Chile, oriented to measure the performance and progress of students in relation to the national curriculum. The design contemplated the execution of a qualitative research based on semi-structured interviews with school principals and administrators of public and private educational networks that use the evaluation program, selected according to purposive sampling criteria (N=33). The information was analyzed based on Grounded Theory guidelines for open coding and, subsequently, interpreted from the sociology of experience. The results revealed the presence of heterogeneous logics of action (integration, strategic and subjectivation) underlying the decisions and uses of the assessment, whose possibilities of articulation lie with the actors and depend to a large extent on the organizational conditions of the establishments, giving rise to different experiences in relation to standardized evaluations. This study identified three types: the academicist experience, relative adherence, and the underutilization of assessments. It concludes by pointing out the implications of this study for educational research, policy and practice. <![CDATA[Evasão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná: análise através de registros administrativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100606&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo investiga a evasão de estudantes na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no início do ano letivo de 2010 ao início de 2018, considerando apenas os ingressantes até 2015. Esse ano de corte (2015) teve como objetivo propiciar aos estudantes da amostra (e para o estudo) tempo para a definição de sua situação na universidade (evadiu ou não). As fontes de dados foram os registros administrativos acadêmicos em que constam informações de matrícula, do desempenho acadêmico e da situação acadêmica do aluno (frequentando ou evadido) e um questionário socioeconômico regularmente aplicado aos candidatos a vagas no teste do vestibular. O objetivo é cruzar informações buscando identificar características do fenômeno e possíveis causas associadas. A análise foi conduzida a partir de estatísticas descritivas e inferenciais, tais como testes de associação (Qui-quadrado), comparações de médias/mediana e análise de correlação. Os dados foram analisados utilizando o software R ( R Core Team , 2020). O estudo identificou que a evasão se associa a: curso; renda familiar; exercício de trabalho extra aos da universidade; escolaridade dos pais; turno; modalidade do curso; série; concorrência no vestibular entre outras variáveis já observadas na literatura. Como suporte teórico, o estudo baseia-se em Vincent Tinto, Alain Coulon e, principalmente, na teoria do Habitus , de Pierre Bourdieu. Nessa perspectiva, observa-se multicausalidade do fenômeno da evasão. Além disso, as características socioeconômicas geram diferentes tipos de dificuldades que, associadas, acabam por determinar chances diferenciadas de permanência na universidade.<hr/>Abstract This paper researches the dropout of students at the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) from the beginning of 2010 academic year to the beginning of 2018, considering only those who have entered until 2015. This cut-off year (2015) has the goal of providing a period for the students in the sample (and for the study) to define their situation in the university (dropping out or not). The data sources were the academic administrative records containing information on enrollment, academic performance, and the student’s academic status (attending classes or dropping out), thus a socioeconomic survey regularly applied to candidates for the vacancies in the entrance exam. The goal is to cross information seeking to identify characteristics of the phenomenon and possible associated causes. The analysis was conducted using descriptive and inferential statistics, such as associating tests (Chi-square), mean/median comparisons and correlation analysis. Data were analyzed using the R software (R Core Team, 2020). The study identified that the dropout is associated with: the under-graduation course; family income; extra work alongside with college; parental education; shift; course modality; grade; competition in the entrance exam among other variables already observed in the literature. As theoretical support, the study is based on Vincent Tinto, Alain Coulon and, mainly, on the theory of Habitus, by Pierre Bourdieu. From this perspective, we have observed a multicausal nature in the dropout phenomenon. In addition, socioeconomic characteristics create different types of difficulties that, when associated to other causes, end up determining different chances of carrying on in the university. <![CDATA[Ensino confessional na escola laica? Teoria política e a ADI 4.439/2017 no Supremo Tribunal Federal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100607&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com frequência entende-se que se a escola pública é laica o ensino religioso confessional não pode ser permitido. Neste artigo analiso como o Supremo Tribunal Federal brasileiro rejeita essa ideia, permitindo o ensino religioso confessional na escola pública. Pondero se o tribunal abriu mão de valores políticos fundamentais na ordem institucional instaurada na Constituição política, e se abandonou a função republicana presente na inclusão do ensino religioso na escola pública, adotando uma função de acordo com a qual o ensino público assiste na formação moral-religiosa dos discentes. Para apoiar esta tese identifico e avalio os quatro argumentos mais relevantes oferecidos pelo tribunal para apoiar sua decisão, a saber: o argumento facultativo, de acordo com o qual o fato do ensino confessional ser optativo garante a proteção dos valores políticos de uma democracia liberal; o argumento constitutivo, defendendo que só o ensino confessional pode ser ensino religioso; o argumento de acordo com o qual receber ensino religioso confessional é um direito básico; e o argumento histórico, que ressalta o fato de não haver razões suficientes para transformar o status quo de cooperação e reconhecimento da religião por parte do Estado. Ressalto que o ensino religioso confessional não é entendido como constitutivo da formação de virtudes democráticas, mas como assistência ao interesse das famílias em brindar educação religiosa a seus filhos e filhas. Defendo, portanto, que o tribunal não abriu mão da escola laica, mas tomou distância de uma concepção da escola laica que propõe a formação cidadã, e não a formação religiosa ou moral, como um dos seus propósitos fundamentais.<hr/>Abstract If a public school is to be secular, it is often assumed, then confessional religious education should not be allowed. In this article, I show how the Brazilian Federal Supreme Court rejected such implication, hence allowing religious confessional education in public schools. The article argues that the Court abandoned core constitutional values, substituting the republican function underlying the introduction of religious education in public schooling for a function that offers assistance to families in fulfilling their task of providing moral and religious education. To offer support to this claim, I identify the four main arguments presented by the Court in favor of its decision. The first one is the Facultative Argument. It argues that non mandatory confessional religious education is sufficient for guaranteeing basic liberal-democratic values. The second one is the Constitutive Argument. It maintains that only confessional education can be genuine religious education. The third one is the ‘Religion is a basic right’ argument, which maintains that confessional religious education must be permitted in public schools because access to religion is a basic right. The fourth argument is the Historical Argument. It defends the absence of strong reasons for forsaking the status quo of state – religions cooperation and mutual official recognition. <![CDATA[Identificação de estratégias cognitivas e metacognitivas em pedagogos escolares: resultados de um programa de formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100608&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por objetivo identificar as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas por pedagogos escolares, responsáveis pela coordenação e articulação do processo pedagógico no interior das escolas, em um programa de formação continuada. A metacognição não é normalmente relacionada ao desenvolvimento docente e/ou profissional; portanto, abordar a importância do desenvolvimento metacognitivo na formação continuada de pedagogos escolares perpassa tanto a necessidade de uma melhor compreensão do termo, como os caminhos para sua identificação. A pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica hermenêutica foi desenvolvida em um programa de formação continuada com dezesseis pedagogos de escolas públicas e privadas e diferentes segmentos de atuação. Para a pesquisa, foram utilizados uma entrevista semiestruturada e um instrumento para identificação do uso de cinco estratégias cognitivas (reflexividade, consciência da realidade, verbalização, atenção e pensamento/atitude) e três metacognitivas (tomada de consciência, autocontrole e autopoiese), utilizando-se a escala Likert. Os resultados obtidos indicaram um alto nível de concordância dos participantes com os itens descritos no instrumento; além disso, ao relacionar os relatos verbais dos participantes com os resultados obtidos a partir do instrumento aplicado, foi possível compreender que o programa de formação continuada proposto pode viabilizar reflexões sobre o “aprender a aprender” articuladas à realidade do contexto de atuação. São necessários maiores estudos sobre pedagogos escolares, assim como o desenvolvimento de propostas de formação (tanto a inicial quanto a continuada) que promovam o desenvolvimento de estratégias metacognitivas, contribuindo para a prática cotidiana junto aos docentes.<hr/>Abstract This article aims to identify the cognitive and metacognitive strategies utilized by school pedagogues responsible for the coordination and articulation of the pedagogic process inside schools in a continuous training program. Metacognition is not usually examined in connection with teachers and/or professional development; therefore, to analyze the importance of metacognitive development for school pedagogues, attention to continuous training is essential both to attain a better comprehension of the term and to establish ways to identify it. This qualitative research taking a phenomenological and hermeneutic approach was developed based on a continuous training program with 16 pedagogues from public and private schools and different segments of activity. Semi-structured interviews and an instrument for the identification of the utilization of five cognitive strategies (reflexivity, reality conscious, verbalization, attention and thought/attitude) and three metacognitive (awareness-making, self-control and autopoiesis) were administered. The results indicate a high level of agreement by participants with the items described by the instrument; in addition, when relating verbal reports from participants to the results obtained with the instrument, it was noted that the proposed continuous training program could facilitate reflections about “learn to learn” as articulated within the activity context. Further studies are needed of school pedagogues, as well the development of training processes (both initial and continued) that promote the development of metacognitive strategies, contributing to daily activity together with the teachers. <![CDATA[O dispositivo da performatividade em um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100609&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, aborda-se, no âmbito da pesquisa em educação matemática, o impacto de políticas públicas educacionais reformistas que viabilizam o crescimento de parcerias público-privadas, com o pretexto de promover a melhoria no desempenho dos estudantes em avaliações externas de larga escala. Busca-se caracterizar alguns princípios comunicacionais relacionados a este fenômeno no contexto de um programa de intervenção pedagógica para o ensino de matemática nos anos iniciais, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Piauí, em parceria com o Instituto Alfa e Beto. Essa caracterização fundamenta-se em alguns conceitos da teoria sociológica de Basil Bernstein, em especial na ideia de dispositivo pedagógico, em associação com a noção de performatividade, tomada em consonância com Stephen Ball. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de observações de encontros de formação de professores, de aulas e da rotina escolar, assim como de documentos e entrevistas realizadas com uma formadora, dois docentes e três gestoras escolares. Os dados foram analisados à luz da linguagem de descrição bernsteiniana e os resultados apontaram dois princípios reguladores das atividades realizadas no referido programa: o das relações verticalizadas entre os agentes; e o da preparação para a reprodução de textos matemáticos válidos.<hr/>Abstract Within the scope of research in mathematics education, this article discusses the impact of reformist public educational policies that enable the growth of public–private partnerships with the excuse of improving student performance in large-scale external assessments. The work seeks to characterize some communication principles related to this phenomenon in the context of a pedagogical intervention program for mathematics teaching in the initial years, developed by the Municipal Department of Education of Teresina, Piauí, in partnership with the Alfa e Beto Institute. This characterization is based on some concepts of Basil Bernstein’s sociological theory, especially on the idea of a pedagogical device in association with the notion of performativity, in line with Stephen Ball. This is a qualitative study, whose data were collected through observations of teacher education meetings, classes, and school routine, and documents and interviews carried out with a teacher educator, two teachers and three school administrators. The data were analyzed in the light of the Bernsteinian language of description, and the results pointed to two regulating principles of the activities carried out in that program: the vertical relationship between the agents; and the preparation for the reproduction of valid mathematical texts. <![CDATA[Percepções de professores sobre clima educacional na educação infantil de São Bernardo do Campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100610&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi verificar a percepção de professores da educação infantil de três escolas públicas municipais situadas em São Bernardo do Campo/SP sobre quatro dimensões do conceito de clima escolar: a) as relações sociais e os conflitos na escola; b) as regras, as sanções e a segurança na escola; c) as relações com o trabalho; d) a gestão e a participação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que utilizou como procedimento de coleta de dados o questionário eletrônico do Clima Escolar elaborado por Vinha, Morais e Moro, em 2017, testado e validado para as escolas brasileiras. O problema da investigação gira em torno das concepções de professores das escolas pesquisadas para compreender se eles concebem como significativo o ambiente social escolar na transformação das unidades escolares em espaços adequados para a convivência sob o marco da democracia. A pesquisa aponta resultados parcialmente positivos, pois os vinte e cinco professores investigados dizem estar satisfeitos com seus gestores e se sentem valorizados em seus ambientes de trabalho. No entanto, um ponto relevante é que as crianças não participam das discussões de regras, as quais são elaboradas somente pelos gestores. As quatro dimensões do clima escolar analisadas são bastante relevantes para a (re)estruturação de ambientes de aprendizagem mais democráticos, colaborativos e autônomos, sobretudo quanto à indicação de criar meios que oportunizem vez e voz ao público da educação infantil, bem como potencializem o trabalho coletivo, autônomo e ético entre professores e gestores.<hr/>Abstract This article presents a research whose objective was to verify the perception of early childhood education teachers from three municipal public schools located in São Bernardo do Campo/SP about four dimensions of the School Climate concept: a) social relations and conflicts at school; b) the rules, sanctions and safety at school; c) relations with work; d) management and participation. This is a qualitative, exploratory research, which used as a data collection procedure the Electronic School Climate questionnaire prepared by Vinha, Morais and Moro, in 2017, tested and validated for Brazilian schools. The problem of the investigation revolves around the conceptions of teachers of the schools surveyed to understand if they conceive the school social environment as significant in the transformation of school units into adequate spaces for coexistence under the framework of democracy. The research shows partially positive results, as the twenty-five teachers investigated say they are satisfied with their managers and feel valued in their work environments. However, a relevant point is that children do not participate in the discussions of rules, which are elaborated only by the managers. The four dimensions of the School Climate analyzed are quite relevant for the (re)structuring of more democratic, collaborative and autonomous learning environments, especially regarding the indication of creating means that give opportunity and voice to the public of early childhood education, as well as enhance work collective, autonomous and ethical between teachers and managers. <![CDATA[Automutilação na adolescência e vivência escolar: uma revisão integrativa da literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100611&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo consiste em revisar as produções acadêmicas publicadas nos últimos dez anos, sobre a automutilação na adolescência e suas repercussões na vivência escolar. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura a partir das bases de dados Scielo e Scopus. Como resultados, destaca-se a identificação de 13 artigos, os quais foram analisados através das categorias: i) perspectiva do professor, tendo como base os desafios enfrentados e as contribuições do contexto escolar em casos de automutilação; e ii) fatores desencadeantes relacionados à automutilação. Conclui-se que para os adolescentes o ato de automutilar-se é uma forma de comunicação consigo mesmos e com os outros, sendo um movimento solitário e ao mesmo tempo sinalizador do sofrimento psíquico que estão vivenciando, o qual pode ser observado e experienciado de diversas formas. A palavra, o gesto, a vivência e as atitudes como um todo, individuais e coletivas, são consideradas como fatores geradores tanto da aceitação de suas questões psíquicas, como ocasionadores do ato de auto mutilar-se. Nesse sentido, a percepção da família e do professor tornou-se um movimento importante, na visão dos adolescentes, pois ambos têm condições de ajudá-los, oferecendo suporte, apoio, acolhimento e escuta, essenciais para enfrentarem o período conturbado que estão vivendo.<hr/>Abstract The aim of this study consists of revising academic productions published over the last ten years regarding self-mutilation in adolescence and its repercussions for school life. The methodology employed was the integrative literature review, gathering papers from Scielo and Scopus database. As a result, 13 papers were highlighted, which were analyzed through the following categories: i) the teacher’s perspective, based on the challenges faced and the contributions from the school environment in self-injury cases; and ii) triggering factors related to self-injury. It can be concluded that for the teenagers the act of self-injuring is a way of communicating with themselves and with others, being at once a lonely move but also a sign of the psychological suffering they are experiencing, which can be observed and lived in a variety of ways. The words, gestures, experiences and actions in a whole, individual or collective, are considered as factors that can either promote acceptance of their psychological issues or can lead them to injure themselves. Regarding this, the teacher and family’s perception has become an important movement, in the teenagers’ perspective, because both possess conditions to help the teenagers in this issue, offering support, assistance, care and listening, essential so that they could face the troubled period they are going through. <![CDATA[Autoavaliação em instituições de ensino superior: análise de literatura e oportunidades de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100612&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Self-assessment in higher education institutions is a topic of increasing interest for the academic community, researchers, the government, and society. This process allows us to map the reality of the institution, becoming the foundation for proposing improvement actions. Self-assessment offers the potential to manage changes if they are considered in decision-making; universities, however, have difficulty using self-assessment as an management instrument; the step-by-step of this process and the use of its results are not effectively presented in the literature. Thus, this study aims to analyze the guidelines for self-assessment methods in higher education institutions, considering their processes, results, and effectiveness. The analysis of previously proposed attributes help to present the potential for developing a better practice in this area. A systematic review of the literature was conducted in several databases, including the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. A total of 119 documents, relevant to this research were found, in which 62 presented some guideline that considered planning and management for decision-making. These guidelines may be considered as a possible systematic approach for institutional self-assessment. Additionally, research gaps were identified, supporting the appointment of opportunities for researchers and managers within the scope of process management, work routine, and human resources.<hr/>Resumo A autoavaliação nas instituições de ensino superior é um tema que vem atraindo cada vez mais interesse da comunidade acadêmica, de pesquisadores, do governo e da sociedade. É um processo por meio do qual se busca mapear a realidade da instituição, sendo a base para propostas de ações de melhoria. A autoavaliação oferece potencial de gerenciar mudanças, desde que seja considerada na tomada de decisões; há, porém, dificuldade em se utilizar a autoavaliação como instrumento na gestão universitária. Além disso, o passo a passo desse processo e o uso de seus resultados não são apresentados efetivamente na literatura. Assim, este artigo tem por objetivo analisar diretrizes para métodos de autoavaliação em instituições de ensino superior sob o viés de processos, resultados e eficácia. A análise dos atributos já propostos auxilia na apresentação dos potenciais existentes para desenvolver uma possível melhor prática nessa área. Uma revisão sistemática da literatura foi realizada em bases de dados e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Sem limitação de tempo, foram encontrados 119 documentos relevantes para esta pesquisa, sendo que 62 deles apresentaram alguma diretriz que considerou planejamento e gestão para tomada de decisão. Como resultado, foram obtidas diretrizes para serem consideradas em uma possível sistemática para a autoavaliação institucional. A partir disso, identificaram-se lacunas que apoiaram a identificação de oportunidades para pesquisadores e gestores no âmbito da gestão de processos, rotina de trabalho e recursos humanos. <![CDATA[Education in emergencies: a review of the literature (1999-2020)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100613&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Presentamos una revisión de la literatura en torno a la educación en emergencias. La educación en emergencias es una acción y un área de trabajo, reportada desde finales del siglo pasado, que estudia la educación en situaciones de emergencias. Debido a su naturaleza, sus dinámicas y sus posibilidades se requieren de continuas estrategias, intervenciones e investigaciones. En esta revisión tenemos como objetivo analizar objetos, propósitos, teorías y metodologías de documentos publicados en esta área. A partir de ella, proporcionamos información para investigadores/investigadoras y profesores/profesoras en torno a temas y problemas de investigación. Seleccionamos y analizamos 65 documentos, los cuales catalogamos como conceptuales, de intervención y de investigación; y caracterizamos los resultados en tres componentes: (i) procesos educativos (ii) protección y (iii) capacidades y particularidades. En los hallazgos resaltamos una comprensión de la educación en emergencias como área de trabajo y la necesidad de ampliación del enfoque de los temas de investigación para generar desarrollos en el área, en sus metodologías y objetos de estudio, de tal manera que se focalicen diseños rápidos, flexibles y eficaces para atender las emergencias, con criterios de evaluación continua de sus impactos y la adaptabilidad a otras emergencias.<hr/>Abstract We present a literature review on education in emergencies. Education in emergencies is an action and an area work reported since the end of the last century. It studies education in emergency situations. It requires continuous strategies, interventions and research due to its nature, dynamics and possibilities. In this review, the aim is to analyze objects, purposes, theories and methodologies from publications of this area. Based on this review, we provide information for researchers and teachers about topics and problems for researching. Also, we selected and analyzed 65 papers and they were classified as conceptual, of intervening and of researching. Results were characterized in three components: (i) educational processes (ii) protection and (iii) skills and particularities. We highlight an understanding of education in emergencies as an area work and the need to broaden the approach of research topics to generate developments in the area, in methodologies and objects of study focusing fast, flexible, and effective designs to attend emergencies, with criteria for continuous evaluation of their impacts and adaptability to other emergencies. <![CDATA[Principais motivos de saída antecipada dos alunos durante o período de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100614&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O número de alunos que deixam a escola antes do término das aulas é preocupante para o andamento da vida escolar e pode ser prejudicial quando frequente. Um levantamento dos principais motivos por trás dessas saídas é essencial para que providências possam ser tomadas, possibilitando, assim, que a gestão da Unidade Escolar [U.E.] desenvolva formas e métodos que objetivem a diminuição dessas saídas, evitando evasões escolares mesmo que apenas em parte do período. Ao se categorizar os dados, nota-se que características como período de estudo, sexo, idade e turma diferenciam os alunos quanto às quantidades de saídas. A utilização do livro Ata de saída antecipada como fonte de dados de uma escola municipal de Ensino Fundamental I, na cidade de Osasco, mostrou que 42,22% dos alunos deixaram a escola no último semestre de 2019 antes do término diário das aulas por motivos diversos, provindos da escola ou por parte dos responsáveis. Diante da análise dos dados, é possível notar que meninos, do período da tarde, em horário próximo à saída se ausentam com maior frequência e os motivos dessas saídas são em sua maioria não definidos por seus responsáveis. Esses dados demonstram que deve haver uma preocupação maior para com esse grupo específico na intenção de diminuir o número de saídas e manter os alunos o tempo integral a que têm direito na escola.<hr/>Abstract The number of students who leave school before the end of the classes is worrisome regarding the progress of school life; and can be harmful when frequent. A survey on the main reasons for that departure is essential so that actions can be taken, thus allowing the School Unit (“Unidade Escolar [U.E.]”) to develop methods that aim the decrease in that departure, avoiding truancy even if it’s only in part of the period. Categorizing the data shows features as period of study, sex, age and class, which distinguish the students regarding the amount of departures. The usage of the minute of early departure from a municipal elementary school in the city of Osasco, as source of data, showed that 42,22% of the students left school in the last semester of 2019 before the end of daily classes, for several reasons, whether coming from the school or from the ones responsible for the students. Analyzing the data, it is possible to notice that boys, in the afternoon period, close to the end of the class depart more frequently, and the reasons for the departure are mostly not defined by the ones responsible for the students. These data show that there must be a bigger concern towards that specific group in order to reduce the amount of departures and keep students in school as much as they are entitled to. <![CDATA[Game Jams: novos lugares educativos? ,]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100615&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A existência de vários lugares para o educativo está sendo reconhecida na sociedade contemporânea. As game jams (GJ), contextos de criação de videojogos, vêm sendo estudadas como lugares onde o educativo pode ser emergente. Este artigo apresenta uma revisão da literatura, que integra estudos acerca das relações entre game jams e educação. Poucos estudos têm sido realizados, mobilizando métodos qualitativos e explorando as percepções e perspectivas das pessoas participantes sobre a forma como esse educativo desenvolve-se e concretiza-se. Este artigo recorre a dados de um estudo etnográfico multissituado e focado, desenvolvido no contexto de 5 GJ, e dados de 8 grupos de discussão focalizada, realizados de forma síncrona on-line, com participantes em GJ. Os resultados da análise revelam a emergência de quatro dimensões analíticas, que identificam as motivações educativas para a participação nas GJ e as características da experiência educativa vivida; as percepções sobre os resultados e efeitos educativos da experiência; os métodos, as estratégias e recursos educativos percebidos; e as percepções sobre o clima relacional e social vivido nas GJ. Essas dimensões analíticas permitiram explorar uma compreensão das GJ como novos lugares educativos, que concretizam a procura da integração ativa e dinâmica do lúdico, do tecnológico com e no educativo. As GJ, portanto, são reconhecidas e valorizadas pelas pessoas participantes como lugares educativos emergentes no panorama educativo contemporâneo, que integram dimensões facilitadoras da vivência de uma experiência educativa.<hr/>Abstract The existence of several sites for education is recognized in contemporary society. Game Jams (GJ), contexts of video game creation, have been studied as places where the educational can emerge. This paper presents a literature review, which integrates studies on the relationship between game jams and education. Few studies have been conducted, mobilizing qualitative methods, and exploring the perceptions and perspectives of the participants on how education develops and takes shape in these contexts. This paper draws on data from a focused, multi-sited ethnographic study, developed in the context of 5 GJ, and on data from 8 focus groups, conducted synchronously online, with participants from GJ. The results of the analysis reveal the emergence of four analytical dimensions, which identify the educational motivations for participating in GJ and the characteristics of the lived educational experience; the perceptions about the educational outcomes and effects of the experience; the educational methods, strategies and resources perceived to be present; and the perceptions about the relational and social climate experienced in the GJ. These analytical dimensions enabled us to explore an understanding of GJ as new educational sites, which materialize the search for an active and dynamic integration of the playful, the technological with and in the educational. The GJ, therefore, are recognized and valued by participants as emerging sites, in the contemporary educational panorama, which integrate facilitating dimensions of contact with educational experiences. <![CDATA[Os exames de qualificação realizados no mestrado profissional em matemática em rede nacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100616&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Analisa-se, neste artigo, a natureza dos conhecimentos, especialmente os de cunho especializado, evocados na resolução das questões que compuseram Exames Nacionais de Qualificação (ENQ), desenvolvidos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), entre os anos de 2012 e 2019. O foco nesse programa deu-se por pautar-se no desenvolvimento de uma sólida formação em Matemática, que contemple as necessidades provenientes do cotidiano dos professores no espaço da escola e de suas necessidades amplas de desenvolvimento e de valorização profissional. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo em que, a partir da análise de conteúdo interpretativa, foram classificadas, à luz do modelo conceitual-analítico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK), um total de 62 questões, que compuseram os ENQ aplicados no primeiro semestre de oito anos. A análise realizada evidenciou que: a) mais de 70% das questões focam exclusivamente em conhecimentos que figuram apenas em um subdomínio do Mathematical Knowledge (MK), o Knowledge of Topics, enquanto somente 5% delas abordam conhecimentos que figuram em todos os subdomínios do MK; b) Ausência, em todas as questões, de conhecimentos associados ao domínio Pedagogical Content Knowledge (PCK). Assim, conclui-se que a avaliação desenvolvida por meio do ENQ privilegia conhecimentos que figuram somente em um dos seis subdomínios do conhecimento que, realmente, ampara o professor em seu trabalho diário junto à matemática e que se contrapõe aos resultados de diversas e relevantes pesquisas que enfatizam a importância e impacto, na prática docente, de conhecimentos associados ao domínio PCK.<hr/>Abstract This article analyzes the nature of the knowledge, especially that of a specialized nature, evoked in the solution of the questions that made up the National Qualification Exams (NQE), developed within the scope of the Professional Master’s Program in Mathematics in the National Network (PROFMAT), between the years 2012 and 2019. The focus of this program was based on the development of a solid education in Mathematics, which contemplates the needs arising from the daily lives of teachers in the school space and their broad needs for development and professional appreciation. Therefore, a qualitative study was developed in which, from the interpretative content analysis, a total of 62 questions were classified in the light of the conceptual-analytical model Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK), which composed the NQE applied in the first semester of the 8 years analyzed. The analysis carried out showed that: a) more than 70% of the questions focus exclusively on knowledge that appears in only one subdomain of Mathematical Knowledge (MK), the Knowledge of Topics, while only 5% of them address knowledge that appears in all subdomains of MK; b) Absence, in all questions, of knowledge associated with the Pedagogical Content Knowledge (PCK) domain. Thus, it is concluded that the evaluation developed through the NQE privileges knowledge that appears only in one of the six subdomains of knowledge that really support the teacher in his daily work with mathematics, which is opposed to the results of many relevant studies that emphasize the importance and impact of knowledge associated with the PCK domain in teaching. <![CDATA[Construindo estratégias de resolução de problemas com crianças de 6 a 7 anos de idade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100617&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo procura perceber como os alunos compreendem a resolução de problemas, identificando as suas estratégias de resolução. Procura dar resposta às seguintes questões: Quais as estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução de problemas? Como podem ser promovidas competências de resolução de problemas? Que dificuldades manifestam os alunos na resolução de problemas? Participa no estudo uma turma do 1º ano de escolaridade, com idades dos 6 aos 7 anos (n=22), de Braga, Portugal. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa de estudo de caso, em contexto de aula de matemática, tendo-se aplicado 10 tarefas de resolução de problemas. Os resultados sugerem que os alunos, ao longo do estudo, se sentiram confortáveis com estratégias como construção de esquemas e tabelas, resolução do fim para o princípio, tentativa com indução, identificação de padrões, entre outras. No que se refere à promoção de competências no âmbito da resolução de problemas, destaca-se a importância do envolvimento ativo dos alunos na descoberta de procedimentos e estratégias, realçando o papel do professor como mediador de aprendizagens e promotor de tarefas que favoreçam o aparecimento de estratégias matematicamente relevantes. Também é relevante o papel da criatividade e da comunicação matemática nesse processo. Foram identificadas dificuldades na resolução de problemas no que se refere à interpretação de enunciados, ao contato prévio com problemas semelhantes, no planejamento, organização e simplificação de processos e na resolução de operações aritméticas.<hr/>Abstract This study seeks to perceive how students understand problem solving, identifying their solving strategies. It tries to answer the following questions: What strategies do students use to solve problems? How can problem-solving skills be promoted? What difficulties do students reveal in problem solving? The participants were 1st-graders (n=22), aged 6 to 7 years old, from Braga, Portugal. A qualitative case study approach was carried out, in the context of mathematics classes. Ten problem-solving tasks were used. The results suggest that the students felt comfortable with strategies such as the construction of schemes and tables, starting at the end, induction attempts, pattern identification, among others. Regarding the promotion of skills in the context of problem solving, the importance of students’ active involvement in discovering procedures and strategies is highlighted, as well as teacher’s role as a mediator of learning and promoter of tasks that favour the emergence of mathematically relevant strategies. The role of creativity and mathematical communication in this process is also important. Concerning problem-solving difficulties, several were identified regarding the interpretation of statements, lack of experience and previous contact with similar problems, in planning, in organizing and simplifying processes, and in solving arithmetic operations. <![CDATA[Metacognition in science learning: knowing what one does not know or does not understand]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100618&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El presente trabajo trata sobre conocimiento metacognitivo en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias. Se examina en particular el papel del conocimiento que los alumnos tienen sobre lo que no saben acerca de contenidos del currículo de ciencias. Después de una breve introducción a la noción de metacognición, analizamos el papel del desconocimiento y la incomprensión consciente tanto en la investigación científica como en el aprendizaje de las ciencias en el contexto escolar. En particular se discute una característica del papel que juegan el desconocimiento y la incompren sión en la enseñanza de las ciencias: el monopolio que tienen los profesores sobre lo que no se sabe y se debe saber. A continuación, analizamos dos de las variables que influyen en esta consciencia del desconocimiento y la incomprensión: el conocimiento de la materia y la fuente de la información proporcionada. Se revisan estudios que muestran cómo la falta de conocimiento lleva a desconocimiento difuso, de menor calidad. Después se analizan otros trabajos que relacionan características de la fuente de información, como la credibilidad que perciben en ella los alumnos, con la expresión de incomprensión de esta información. Finalmente se sintetizan algunas conclusiones e implicaciones para la enseñanza de las ciencias.<hr/>Abstract This work deals with metacognitive knowledge in science teaching and learning. In particular, the role of students’ knowledge about what they do not know about science curriculum content is examined. After a brief introduction to the notion of metacognition, we analyze the role of conscious lack of knowledge and lack of understanding both in scientific research and in science learning in a school context. In particular, a characteristic of the role played by lack of knowledge and lack of understanding in science teaching is discussed: the monopoly that teachers have on what is knowledge and lack of understanding: knowledge of the subject and the source of the information provided. Studies are reviewed that show how the lack of knowledge leads to diffuse lack of knowledge, of a low quality. Also, other research is analyzed that relates characteristics of the information source, such as the credibility that students perceive in it, with the expression of difficulties in understanding this information. Finally, some conclusions and implications for science teaching are synthesized. <![CDATA[Perceived discrimination among teachers and traditional culture educators in intercultural education in La Araucanía, Chile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022023000100619&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El artículo expone resultados de investigación sobre la relación educativa entre profesores mentores y educadores tradicionales en la implementación del Programa de Educación Intercultural (PEIB) en La Araucanía, Chile. La metodología es mixta, se aplica un cuestionario de valoración Likert a un total de 155 participantes, de los que 105 son educadores tradicionales y 50 profesores mentores. Los resultados dan cuenta de prácticas de discriminación explícita e implícita percibida por los sujetos mapuches en la relación educativa que establecen con el profesor. Ambos actores educativos reconocen que una relación educativa de implicación, reconocimiento y colaboración podría revertir dichas prácticas discriminatorias. Concluimos que la relación educativa en la educación escolar se sustenta con base en un racismo implícito y explícito hacia la enseñanza de la lengua y la cultura indígena en la escuela. Así, la discriminación percibida por parte de los educadores tradicionales interpela a la escuela y su rol histórico en los procesos de subalternización del mapuche. En este contexto, se hacen necesarias estrategias de intervención educativa intercultural que den una respuesta pertinente a la diversidad social, cultural y lingüística presentes en la educación escolar. Esto se constituye en un desafío para los directivos, profesores, padres, madres y miembros de la comunidad: avanzar en un diálogo interepistémico, sustentado en el respeto, la ética, el compromiso político, la corresponsabilidad, la negociación, mediación y abandono de sus propios marcos de referencia.<hr/>Abstract The article presents research results on the educational relationship between mentor teachers and traditional culture educators in the implementation of Programa de Educación Intercultural Bilingüe (Bilingual Intercultural Education Program, BIEP) in La Araucanía, Chile. Research methodology is mixed, in which a Likert-style scale questionnaire is applied to a total of 155 participants, of which 105 are traditional culture educators and 50 are mentor teachers. Results show practices of explicit and implicit discrimination perceived by Mapuche students in the educational relationship they establish with the teacher. Both mentor teachers and traditional culture educators recognize that an educational relationship of involvement, recognition and collaboration could reverse such discriminatory practices. We conclude that the educational relationship in school education is based on implicit and explicit forms of racism towards the teaching of indigenous language and culture at school. Thus, the discrimination perceived by tradition educators challenges the school and its historical role in the processes of subalternization of the Mapuche people. In this context, there is a need for an intercultural educational intervention that provide a relevant response to the social, cultural, and linguistic diversity present in school education. This constitutes a challenge for directors, teachers, parents, and community members to advance in an inter-epistemic dialogue, based on respect, ethics, political commitment, co-responsibility, negotiation, mediation and abandonment of biased frames of reference.