Scielo RSS <![CDATA[Educação e Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1517-970220220001&lang=pt vol. 48 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A rede estrangeira de estudos sobre antropologia da educação pensada por meio da inscrição literária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100701&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é descrever a prática por meio da qual a rede estrangeira de estudos sobre antropologia da educação adquiriu credibilidade para as suas escritas, utilizando a inscrição literária. A inscrição literária é um princípio metodológico que permite analisar redes intelectuais nas pesquisas educacionais acerca dos processos de aquisição de aprendizagem e conhecimentos. Os fios que conectam os componentes dessas redes são explorados por meio da análise de um livro seminal para o campo da antropologia da educação nos Estados Unidos e na Europa, mas que foi e segue sendo desconsiderado pela academia brasileira. Trata-se do livro Education and anthropology, editado por George D. Spindler, no ano de 1955, que descreveu de forma seminal as principais ideias, abordagens e filiações teórico-metodológicas que passaram a organizar as investigações sobre antropologia e educação no exterior. A obra é analisada para oferecer à academia brasileira a agenda de usos e interpretações da antropologia da educação fora do país. A partir do livro analisado, foi factível perceber a construção de uma agenda polissêmica de usos e interpretações do termo cultura pelo campo de estudos da educação. Desse modo, uma narrativa parcial da concepção do campo científico da antropologia da educação é oferecida, podendo ser conectada a outras versões locais, estaduais e/ou nacionais.<hr/>Abstract The purpose of this article is to describe the practice through which the foreign network of studies on anthropology of education acquired credibility for its writings, using literary inscription. The literary inscription is a methodological principle that allows the analysis of intellectual networks in educational research about learning and knowledge acquisition processes. The threads connecting the components of these networks are explored through the analysis of a seminal book for anthropology of education in the United States and Europe, but which was and continues to be disregarded by Brazilian academia. The book Education and anthropology, edited by George D. Spindler, in 1955, seminally described the main ideas, approaches and theoretical-methodological affiliations that began to organize research on anthropology and education abroad. The work is analyzed to offer Brazilian academia an agenda for uses and interpretations of the anthropology of education outside the country. From the analyzed book, it was possible to perceive the construction of a polysemic agenda of uses and interpretations of the term culture by the field of education studies. In this way, a partial narrative of the conception of the scientific field of anthropology of education is offered, which can be connected to other local, state and national versions. <![CDATA[A essência e a aparência no contexto curricular da licenciatura no curso de geografia da Universidade Estadual de Londrina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100702&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa os preceitos da Resolução nº 02/2015 e o novo currículo objetivado no curso de licenciatura em geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) a partir das exigências de tal normativa. Nas bases do método dialético, o estudo abordou documentos oficiais, especialmente o eixo formativo específico da profissionalização do professor, e apreciou a categoria analítica aqui definida como aparência, tendo, como suporte comparativo, outros trabalhos em contextos e realidades semelhantes. Ao longo da análise, por força do método, apresentam-se alguns questionamentos ao plano aparente do objeto, reconhecendo que a aparência precisa estar bem elucidada, pois, em muitos momentos, ela revela ao observador a essência do concreto. Isso posto, ao analisar as ementas das disciplinas, foi possível evidenciar algumas fragilidades no processo formativo do professor de geografia. Assim, pondera-se que a licenciatura é um curso que necessariamente deve ter identidade e se fundamentar nas bases teóricas da educação. Desse modo, é preciso repensar o elenco de disciplinas e seus temas para abranger o entendimento da complexidade do campo profissional, evitando dessa maneira, pensar a formação do futuro professor de geografia em uma perspectiva pragmática e utilitarista, aspectos bastante veiculados na literatura acadêmica sobre o campo.<hr/>Abstract The article analyzes the precepts of the Resolution number 02/2015 and the new curriculum aimed at the degree in geography course at the State University of Londrina (UEL) from the requirements of such regulation. Based on the dialectical method, the study addressed official documents, especially the specific formative axis of the teacher professionalization, and appreciated the analytical category defined here as appearance, having, as comparative support, other works in similar contexts and realities. During the analysis, due to the method, some questions are raised about the apparent plan of the object, recognizing that the appearance needs to be well elucidated, because, in many moments, they reveal to the observer the essence of the concrete. That said, when analyzing the syllabuses of the disciplines, it was possible to highlight some weaknesses in the training process of the geography teacher. Thus, it is considered that a licentiate degree is a course that must necessarily have an identity and be based on the theoretical foundations of Education. In this way, it is necessary to rethink the list of disciplines and their themes to encompass the understanding of the complexity of the professional field, thus avoiding thinking about the formation of the future geography teacher in a pragmatic and utilitarian perspective, aspects that are quite publicized in the academic literature on the field. <![CDATA[Erros em esquemas de demonstração com números complexos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100703&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As produções escritas de estudantes podem ser objeto de análise com vista à investigação e ao ensino. Neste trabalho, um dos poucos sobre erros e números complexos, analisam-se as produções, elaboradas por estudantes do ensino superior, para uma tarefa de demonstração de um caso particular da identidade do paralelogramo. Num trabalho que pode dar pistas para a prática letiva de professores do ensino secundário e do ensino superior, procura-se classificar os esquemas de demonstração nessas produções, identificar os erros neles cometidos e relacionar estas duas vertentes de análise. A natureza da investigação é qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo empregando, por um lado, critérios prévios de categorizações de esquemas de demonstração e, por outro, critérios novos de categorizações de erros. Constatou-se que os estudantes utilizaram, principalmente, esquemas de demonstração de convicção externa, incluídos numa subcategoria nova designada por não válidos no universo, e esquemas de demonstração dedutivos, incluídos num nível novo que se caracteriza por discernimento incipiente da compreensão da tarefa, do contexto matemático, de hipóteses e tese, e dos conhecimentos prévios a mobilizar. Os erros dominantes nas produções estão relacionados à compreensão dos conceitos de linearidade de uma função e de módulo de um número complexo, apresentando-se possíveis explicações para os mesmos. Apesar de não se identificar uma relação propriamente significativa entre os esquemas de demonstração produzidos pelos estudantes e os erros cometidos, obteve-se material para construção e discussão de questões conceituais no âmbito do tópico números complexos.<hr/>Abstract The written productions of students can be subjected to analysis for research and teaching purposes. In the present work, one of the few on errors and complex numbers, the productions presented by Higher Education students for a proof task of a particular case of the parallelogram identity are analysed. In a work that may give clues for the teaching practice in High School and Higher Education, we attempt to classify the proof schemes of those productions, to identify the errors and to connect these two strands of analysis. The nature of the research is qualitative, making use of content analysis with, on the one hand, known criteria of categorization of proof schemes and, on the other hand, new criteria of categorization of errors. The students produced, mainly, external conviction proof schemes, included in a new subcategory called not valid in the universe, and deductive proof schemes, included in a new level that is characterized by the inchoate discernment of the comprehension of the task, of the mathematical context, of the hypotheses and thesis, and the previous knowledge that was needed. The dominant errors in the productions, for which possible explanations are presented, are related to the understanding of the concepts of linearity of a function and of modulus of a complex number. Although a significant relation between the proof schemes produced by the students and the errors is not identified, material for the construction and the discussion of concept questions in the context of complex numbers is obtained. <![CDATA[Aproximações entre Paulo Freire e Theodor Adorno em torno da educação emancipatória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100704&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Buscou-se, em um movimento aproximativo entre Freire e Adorno, compreender como é possível constituir a ação educativa como ato que favorece a emancipação, a libertação e a autonomia do ser humano, mediante a seguinte indagação: quais são os pontos de articulação entre Freire e Adorno no tocante ao conceito de educação emancipatória? A pesquisa é caracterizada como teórico-reflexiva e bibliográfica, tomando, como fontes principais de análise, obras de Freire e Adorno e, complementarmente, os escritos de autores relevantes para o desenvolvimento do tema. Freire e Adorno contrapõem as suas perspectivas críticas ao pensamento tradicional concernente à educação vigente, problematizam as teorias tradicionais e buscam superá-las em nome da promoção da emancipação, da autonomia e da libertação, reconhecidas como objetivos formativos fundamentais. Os dois pensadores mostram-se vigilantes em relação às possibilidades regressivas de uma formação que adeque e conforme o educando ao mundo instituído, mantendo-o oprimido, reprodutor, um mero consumidor de conteúdos didatizados. A educação emancipatória insurge-se contra a formação de “um ser menos”, coisificado2 em sua subjetividade, incapaz de ser ou de lutar para vir a ser o protagonista, o construtor de sua própria existência, com a finalidade de fazer emergir uma forma de vida em comum que reconheça a pluralidade dos modos de ser, o que é demandado pela cidadania democrática da contemporaneidade.<hr/>Abstract This study was an attempt to bring together Freire and Adorno in order to understand how one can perform an educational action capable of fostering emancipation, liberation, and autonomy. The following enquiry guided this study: what are the confluences between Freire and Adorno insofar as emancipatory education is concerned? This study is a theoretical-reflexive approach to a bibliographical and its main sources are the works of Freire and Adorno as well as the works of other authors relevant to the discussion of the theme. Freire and Adorno contrast their critical perspectives with the traditional thought that permeates current education thinking and practice, problematize traditional educational theories, and try to go beyond them in order to promote emancipation, liberation and autonomy, thought of as fundamental formative objectives. Both thinkers are watchful on the regressive possibilities of an education that shapes and fits a learner into the world as it is established, oppresses and makes of the learner but a repeater and consumer of didactic contents. Emancipatory education rebels against the upbringing of a “lesser being”, whose subjectivity was objectified, and who is incapable of being the protagonist, or of fighting to become a protagonist and maker of its own existence. Thus, emancipatory education aims at bringing forth a common life form that recognizes the plurality of ways of being; as is required by the contemporary democratic citizenship process. <![CDATA[A assistência estudantil no processo educacional: possibilidades de atuação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100705&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A assistência estudantil se constituiu apoio aos estudantes para sua permanência na instituição educacional pública de nível superior devido às dificuldades financeiras dos jovens que geralmente se deslocavam de suas cidades de origem para estudar em outros locais. Entretanto, atualmente, novas atribuições são delegadas à assistência estudantil de modo a contribuir para o processo educacional numa perspectiva omnilateral. Este artigo tem o objetivo de levantar as possibilidades de atuação dos profissionais da assistência estudantil na educação formal na sociedade contemporânea. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental como estratégia de levantamento de dados. Identificamos que as possibilidades de atuação da assistência estudantil perpassam por dois modelos básicos. O primeiro, pautado em uma política seletiva, de cunho apenas financeiro, que reflete em uma educação não emancipadora. O segundo, de caráter universal, atende o estudante em diversos aspectos: econômico, social, acadêmico e humano. Entendemos esse último modelo como fruto da crescente exigência social contemporânea e da consequente emergência de outras demandas que repercutem no desempenho acadêmico e interferem na permanência dos estudantes de diferentes níveis de ensino. Para tanto, novas funções podem ser atribuídas à assistência ao estudante enquanto atividade meio para garantir o sucesso do processo educacional numa perspectiva omnilateral.<hr/>Abstract Student assistance was constituted as support for students to remain in public higher education institutions, due to the financial difficulties of young people who usually moved from their hometowns to study elsewhere. Nowadays, however, new attributions have been delegated to student assistance to contribute to the educational process from an omnilateral perspective. This article aims to raise the possibilities of performance of student assistance professionals of formal education in contemporary society. To do so, bibliographic, and documental research was used as a strategy for data survey. We have identified that the possibilities of performance of student assistance run through two basic models: the first one is based on a selective policy, with a financial nature only, which reflects on a non-emancipating education; and the second one, of a universal nature which assists the student in several aspects: economic, social, academic, and human development. We understand this latter model because of the growing demands of today’s society and the consequent rise of other demands which impact academic performance and interfere with the permanence of students from different levels of education. Therefore, new roles can be attributed to student assistance to ensure the success of the educational process from an omnilateral perspective. <![CDATA[Higiene para as escolas primárias: a produção escrita de Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100706&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nos projetos de intervenção elaborados, em São Paulo, durante as primeiras décadas do século XX, a saúde e a educação foram alçadas a pilares sobre os quais repousava um programa para regenerar a sociedade. Este artigo insere suas discussões nesse cenário e problematiza os saberes sobre higiene propostos para as escolas primárias a partir dos textos de Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1892-1971). Professor, médico e administrador da educação, ele não somente defendeu e recomendou programas voltados para o ensino de higiene, como também ocupou cargos que lhe garantiram a condição de agente propositor e divulgador desses preceitos. Como recorte cronológico, consideram-se os anos entre 1922 e 1939, período em que o professor escreveu e publicou textos de naturezas diferentes nos quais abordou a importância dos conteúdos de higiene nas escolas. A produção bibliográfica de Almeida Júnior foi analisada em paralelo à sua atuação profissional, o que permitiu compreender a participação do professor nos debates médico-educacionais, os quais, de modo bastante pontual, defendiam um projeto político que tinha como lema “sanear a população pela escola”. Com isso, constata-se que, em seus escritos sobre educação, Almeida Júnior matizou representações da natureza infantil, formuladas a partir da ideia de plasticidade cerebral, às suas concepções acerca das finalidades da escola primária e da modificação na formação de professores a partir da incorporação de novos programas e de métodos de ensino mais ativos.<hr/>Abstract In intervention projects developed during the first decades of the 20th century in São Paulo, health and education were raised to pillars on which laid a program to regenerate society. This article includes its discussions in this scenario and discusses the knowledge of hygiene proposed for primary schools based on the written production of Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1892-1971). Professor, physician, and education administrator, he not only defended and recommended programs aimed at teaching hygiene, but he also held positions that guaranteed him the condition of an agent that could propose and disseminate these precepts. As a chronological cutout, the years between 1922 and 1939 were considered. During this period, this professor wrote and published texts of different kind in which he addressed the importance of hygiene content in schools. Almeida Júnior’s bibliographical production was analyzed in parallel with his professional performance, which allowed us to understand his participation in medical-educational debates, which, quite punctually, defended a political project whose motto was “to clean up the population through school”. Thus, it appears that, in his writings on education, Almeida Júnior nuanced representations of childhood nature, formulated from the idea of brain plasticity, into his conceptions about the purposes of primary school and the change in teacher education based on absorbing new programs and more active teaching methods. <![CDATA[Crianças surdas e experiências com a palavra escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100707&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta parte de uma investigação sobre o processo de apropriação da língua portuguesa escrita por crianças surdas, sinalizantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), e busca descrever os seus dizeres e analisar as produções induzidas durante a pesquisa. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e de cunho exploratório. Participaram seis colaboradores que cursavam a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de surdos. Foram utilizadas entrevistas e atividades realizadas a partir da contação de uma história em Libras. Nessas atividades, as crianças escreveram palavras, textos, completaram histórias, criaram personagens e fizeram desenhos. As entrevistas, realizadas em Libras, foram gravadas em vídeo, traduzidas e textualizadas na língua portuguesa escrita. Na análise dos dados, constatou-se que não há distinção inicial entre o processo de apropriação da língua portuguesa das crianças surdas em relação àquelas que são ouvintes, conforme relatado na literatura; entretanto, há diferenciação em relação ao momento em que as crianças ouvintes começam a relacionar o som com a grafia, caracterizando o “ponto de virada” para o entendimento do mecanismo da escrita. Problematiza-se o que pode ser tomado como o “ponto de virada” para as crianças surdas na apreensão do funcionamento da escrita. Verificou-se que elas utilizam pistas visuais e fazem conjecturas para a escrita, que podem estar relacionadas à consciência visual. Esse “ponto de virada” pode ser favorecido por um letramento bilíngue que envolva elementos como escrita de sinais, escrita diferida e escrita bilíngue, a partir de bases diferentes daquelas utilizadas com as crianças ouvintes.<hr/>Abstract This article presents part of an investigation into the process of appropriation of the written Portuguese language by deaf children, signers of Brazilian Sign Language (Língua Brasileira de Sinais [Libras]). It seeks to describe their sayings and analyze the induced productions during the research. Six collaborators participated who attended Kindergarten and early elementary school years in a deaf school. This is qualitative, descriptive and exploratory research. Interviews and activities based on telling a story in Libras were used. In these activities, the children wrote words and texts, completed stories, developed characters, and drew pictures. The interviews, conducted in Libras, were videotaped, translated and textualized in written Portuguese. Data analysis found no initial distinction between the Portuguese language appropriation process of deaf children and those who are hearing, as reported in the literature. However, there is a difference when hearing children relate sound to spelling, characterizing the “turning point” for understanding the writing mechanism. We question what can be taken as the “turning point” for deaf children in the apprehension of writing functioning. It has been found that they use visual clues and make conjectures for writing, which may be related to visual awareness. This “turning point” can be favored by a bilingual literacy that involves signwriting, deferred writing and bilingual writing from different bases than those used with hearing children. <![CDATA[Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100708&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa foi realizada em 2019 e teve a finalidade de responder à questão: qual a didática para a escola básica pública em tempos tão adversos? Utilizou-se como metodologia o bilan de savoir, em sua perspectiva crítica e participativa, com 150 docentes de escola pública, trezentos questionários, três entrevistas, dois grupos de diálogo e uma visita guiada por docentes a duas escolas públicas. Após dupla triangulação e interpretações coletivas, comprovou-se que os dados oferecem indícios de que a didática está associada ao fenômeno ensino, mas que, no entanto, a compreensão e a prática desse fenômeno se cristalizam como atividades dissonantes e desvinculadas das necessidades e urgências do momento atual. O trabalho identifica seis componentes dessa dissonância como contradições internas e recomenda que os cursos de formação insistam na presença da didática em uma concepção decolonial e em práticas que busquem ensinar o ensino para os futuros docentes. As contradições encontradas foram: 1. A contradição pedagógica: uma teoria de ensino ou uma teoria da formação? 2. A contradição ontológica: ensino requer relações verticais ou participativas? 3. A contradição prática: didática que quer ensinar versus didática que não pode ensinar. 4. A contradição epistêmica: o aluno não quer aprender; o professor não pode ensinar; o professor quer ensinar, o aluno não consegue aprender. 5. Contradição conceitual o professor que ensina? O aluno que aprende? 6.Contradição ética enquanto ensino, do meu jeito, do meu modo, excluo gentes; excluo alunos.<hr/>Abstract This research was carried out in 2019 and aimed to answer the question: what is the didatics for the public elementary school in such adverse times? The methodology used was the bilan de savoir, in its critical and participatory perspective, with 150 public school teachers, three hundred questionnaires, three interviews, two dialogue groups and a visit to two public schools guided by teachers. After double triangulation and collective interpretations, it was proven that the data provide evidence that didactics is associated with the teaching phenomenon, but that, however, the understanding and practice of this phenomenon crystallize as dissonant activities and disconnected from the needs and urgencies of the present moment. The work identifies six components of this dissonance as internal contradictions and recommends that training courses insist on the presence of didactics in a decolonial conception and on practices that seek to teach the teaching practice to future teachers. The contradictions found were: 1. The pedagogical contradiction: a teaching theory or a formation theory? 2. The ontological contradiction: does teaching require vertical or participatory relationships? 3. The practical contradiction: didactics that want to teach versus didactics that cannot teach. 4. The epistemic contradiction: the student does not want to learn; the teacher cannot teach; the teacher wants to teach, the student cannot learn. 5. Conceptual contradiction the teacher who teaches? The student who learns? 6. Ethical contradiction while teaching, in my way, in my manner, I exclude people; I exclude students. <![CDATA[Learning to disobey, a necessary task for future teachers?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100709&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este trabajo analizamos el concepto de Educación para la desobediencia con el que acceden los estudiantes de Magisterio de la Universidad de Valladolid (UVa), España, a su formación inicial. De esta forma, pretendemos acercarnos a la percepción que tienen sobre el concepto los futuros docentes, encargados de la formación de las generaciones venideras. Una vez cursada la asignatura de Educación para la Paz y la Igualdad en el grado de Educación, en la que se forma a los estudiantes sobre los temas relacionados con la Educación para la desobediencia, valoramos si se produce un cambio en la concepción y actitudes sobre este tipo de educación. Para ello, llevamos a cabo un estudio de caso, durante diez cursos académicos, en el que empleamos 1.395 cuestionarios abiertos, seis entrevistas grupales a estudiantes, dos entrevistas individuales al profesorado y registros de observación no participante. Una vez llevado a cabo el estudio concluimos que existen graves carencias en la formación de los estudiantes sobre Educación para la desobediencia. Remarcamos la importancia de llevar a cabo este tipo de formación con los futuros docentes, ya que es una forma de que la solidaridad, la justicia y la transformación social se puedan globalizar a través de la educación y de actos pacíficos de desobediencia. Éste es un aspecto necesario para formar personas críticas con capacidad para transformar el mundo frente a las desigualdades e injusticias sociales.<hr/>Abstract In this paper we analyze the concept of Education for disobedience that the trainee-teacher students at the University of Valladolid (UVa), Spain, have when they start their basic training. In this way, we try to approach the perception that future teachers, responsible for the formation of future generations, have regarding this concept. Once they have taken the subject of Education for Peace and Equality in the Education degree, in which students are trained on issues related to Education for disobedience, we have assessed whether there is a change in the conception and attitudes associated with this type of education. To do this, we carried out a case study, during ten academic years, in which we used 1,395 open questionnaires, six group interviews with students, two individual interviews with teachers and non-participant observation records. Once the study, we concluded that there are serious deficiencies in the training of students on Education for disobedience. We underline the importance of carrying out this type of training with future teachers, since it is a way to globalize solidarity, justice and social transformation through education and peaceful acts of disobedience. This is a necessary aspect to train critical people with the capacity to transform the world in the face of inequalities and social injustices. <![CDATA[O papel da violência escolar no abandono da carreira docente: proposta de uma matriz analítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100710&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A violência escolar é tema de pesquisa no Brasil desde os anos 1980 e está entre os principais desafios enfrentados pela educação no país. O objetivo central deste artigo é discutir o papel das experiências de violência escolar no abandono da carreira docente. Para isso, entrevistamos uma ex-professora que, assim como muitas outras, abandonou a docência após sofrer exaustão emocional em decorrência das violências sofridas na escola. A partir da literatura e da investigação narrativa dos relatos da ex-docente, consideramos importante reconhecer que a violência escolar é uma experiência objetivamente regulada e subjetivamente vivida. Enquanto realidade objetivamente regulada, a violência pode ser classificada como crime, incivilidade e violência simbólica. Como experiência subjetivamente vivida, podemos distinguir diferentes graus de banalização que, no sentido empregado por Arendt, designa a superfluidade e a superficialidade das relações humanas em sistemas totalitários. Juntas, as duas dimensões, objetiva e subjetiva, formam o que denominamos matriz da violência escolar, uma ferramenta analítica potencialmente útil para investigar como a violência influencia os percursos profissionais docentes. Os resultados ainda permitiram entender como os diversos agentes escolares (alunos, diretor e a própria professora) participam da produção da violência escolar e como as partes envolvidas têm percepções conflitantes. Por fim, implicações na formação de professores são discutidas.<hr/>Abstract School violence has been a research topic in Brazil since the 1980’s and it is one of the main challenges the national education system faces. The central objective of this article is to discuss the role of the experiences of school violence in the abandonment of the teaching career. To this end, we interviewed a former teacher who – as many others - had given up teaching after suffering emotional exhaustion due to the violence experienced at school. Based on literature and on the narrative inquiry of the former teacher’s reports, we considered it important to realize that school violence is an experience which is objectively regulated and subjectively experienced. While an objectively regulated reality, violence can be classified as a crime, incivility and symbolic violence. As a subjectively lived experience, we can distinguish various levels of trivialization that – in Arendt’s sense – designate the superfluity and the superficiality of the social relationships in totalitarian systems. Together, both dimensions – objective and subjective – constitute what we term as the school violence matrix, which is an analytical tool that is potentially useful for investigating how the violence can influence the paths of teaching professionals. Also, the results enabled us to understand how the several school agents (students, the principal and even the teacher) participate in the production of school violence and how the parties involved have conflicting perceptions. At last, implications for the teachers’ education are discussed. <![CDATA[Análise das dimensões social e acadêmica de uma brinquedoteca em uma instituição de ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100711&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo busca refletir sobre as dimensões social e acadêmica de uma brinquedoteca mantida por uma instituição de ensino superior, a Faculdade Municipal de Palhoça. O projeto oferece um espaço concebido e estruturado para e com a infância e visa auxiliar futuros(as) professores(as) na formação da práxis docente, alicerçada no direito à infância. Buscou-se compreender as significações atribuídas à brinquedoteca pelos(as) responsáveis pelas crianças inscritas no projeto, bem como sua função enquanto laboratório do curso de Pedagogia da instituição. Localizada em Santa Catarina, a Faculdade Municipal de Palhoça é uma instituição pública e gratuita, que visa ao desenvolvimento regional por meio de reserva de vagas para munícipes egressos do Ensino Médio público. Foi realizado um estudo de caso, de caráter qualitativo, mediante aplicação de questionários aos(às) responsáveis pelas crianças, visitas ao espaço para conhecer o ambiente e o funcionamento, e análise de documentos institucionais, pesquisas e relatórios de atividades desenvolvidas por acadêmicos(as) de Pedagogia. A análise evidenciou que este projeto, em sua dimensão social, influi na continuidade dos estudos para parte dos(as) responsáveis pelas crianças, principalmente das mulheres estudantes do turno noturno, uma vez que oportuniza a seus filhos e filhas objetivações estéticas, lúdicas e criativas, imprescindíveis à constituição humana. Em sua dimensão acadêmica, a brinquedoteca permite aos(às) licenciandos(as) o reconhecimento e o respeito à cultura lúdica e a apropriação da práxis docente. Assim, o projeto influencia na permanência discente, na valorização da cultura lúdica e na formação docente, atendendo demandas sociais e acadêmicas.<hr/>Abstract This study aims to understand the social and academic dimensions of a toy library maintained by a higher education institution, the Municipal College of Palhoça. This facility offers a designed and structured space for and with childhood and aims to assist trainee teachers in appropriating a teaching praxis, based on the right to childhood. It sought to understand the meanings attributed to the toy library by those responsible for the children enrolled in the project and, also, its function as a laboratory of the teacher-training course of the institution. The Municipal College of Palhoça is a public and free-of-charge institution, located in Santa Catarina, intended for regional development by reserving vacancies for residents who have graduated from public high school. It was a quality case study which applied questionnaires to those responsible for the children, with on-site visits to get to know the ambience and its functioning, followed by an analysis of institutional documents, research and reports of activities developed by the teacher-training undergraduates. The analysis showed that this project, in its social dimension, influences the continuity of studies for part of those responsible for the children, primarily for women students in the evening class, since it provides their sons and daughters with aesthetic, playful and creative objectifications, essential for human constitution. In its academic dimension, the toy library allows future teachers to recognize and respect the recreational culture and the appropriation of a teaching praxis. Thus, the project encourages student permanence, allows to appreciate recreational culture and enhances teacher training making it possible to meet social and academic demands. <![CDATA[Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’<em>O banquete</em>, de Platão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100712&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Inspirado por Martha Nussbaum e tomando como referência a ideia formativa inerente à ascese amorosa, o artigo investiga o significado atribuído a Eros por Platão em O banquete. Primeiro, reconstruímos o discurso de Aristófanes, enfatizando o aspecto de dupla comédia da vida humana. Depois, analisamos o caráter formativo do discurso de Diotima em termos de um duplo ensinamento: o da sacerdotisa a Sócrates e o de Sócrates a nós. Em seguida, indicamos o quanto a dialética do amor, ao ter que responder à objeção de Alcibíades, conduz à mudança da postura de Sócrates à medida que a presença de Alcibíades o faz retornar ao mundo sensível. Por fim, destacamos a dimensão formativa da ascese do amor e da reversibilidade de papéis entre erasta e erômeno, amante e amado.<hr/>Abstract Inspired by Martha Nussbaum and taking as its guideline the discussion on the formative idea inherent to the askesis of love, this paper investigates the meaning Plato attributes to Eros in the Symposium. First part reconstructs the speech from Aristophanes, emphasizing the double comedy of the human life. The second part summarizes the formative aspect of Diotima’s speech from the perspective of a double lesson: from the priestess to Socrates, and from him to ourselves. The third part tries to point out how much the dialectic of love, by having to respond to Alcibiades’ objection, is what leads to the change on Socrates’ posture, insofar as the presence of Alcibiades makes him to back into the sensible. Finally, the formative dimension of the askesis of love is highlighted, stressing how much it leads to the reversibility of roles between erasta and eromeno, between lover and beloved. <![CDATA[Formação docente à deriva: a preparação para o magistério superior em programas de pós-graduação em direito no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100713&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é analisar a regulação da formação de professores oferecida nos cursos de mestrado e de doutorado dos programas de pós-graduação em direito (PPGDs) da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Empregando uma abordagem dialética, nossa investigação partiu da seguinte pergunta-síntese: como ocorre a regulação da formação de professores oferecida nos cursos de mestrado e de doutorado dos PPGDs da Unifor e da UFC? Como estratégia metodológica, realizamos uma análise documental, a partir da qual discutimos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, os documentos de avaliação e regulação elaborados, de 2017 a 2019, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os regimentos internos vigentes em 2020 e os programas das disciplinas ofertadas por ambos os PPGDs. Cada documento foi submetido a um exame em duas etapas: uma preliminar e outra, em conjunto com os demais. Na análise dos resultados, tomamos os documentos abordados como fontes e como dados das ações reguladoras expressas pelo Poder Legislativo Federal, pela Capes e pelos PPGDs. Na tensão entre teoria e pesquisa, percebemos que a LDB pouco regula a formação de professores na pós-graduação, o que, consequentemente, repercute na avaliação dos PPGDs realizada pela Capes, que privilegia a pesquisa, a despeito de sua qualidade substantiva, em detrimento da formação docente, dissociando ensino e pesquisa, levando os PPGDs a preterirem a formação de professores em favor dos cursos de direito no Brasil. A pesquisa revelou que, no que tange à avaliação da qualidade dos cursos feita pela Capes, a formação de pesquisadores ocupa lugar de destaque e de privilégio, enquanto a docência ocupa lugar desvalorizado, quase invisível. Dito isso, destaca-se, nos contextos analisados, a ausência de um preparo articulado entre teoria e prática do trabalho docente, fundamental ao exercício da profissão de professor, fato que compromete significativamente a profissionalização e a construção de identidades docentes, assim como a qualidade do ensino oferecido nos cursos de direito no Brasil.<hr/>Abstract The aim of this article is to analyze the regulation of teacher education offered in master’s and doctoral courses in the graduate programs in Law (PPGDs) at University of Fortaleza (Unifor) and the Federal University of Ceará (UFC). Using a dialectical approach, our research started from the following synthesis question: how does the regulation of teacher education offered in the master’s and doctoral courses at Unifor and UFC law graduate programs (PPGDs) occur? As a methodological strategy, we carried out a documentary analysis, from which we discuss the Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB) No. 9394/1996, the assessment and regulatory documents prepared, from 2017 to 2019, by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), the internal regulations in force in 2020 and the syllabuses of the courses offered by both law graduate programs (PPGDs). Each document was submitted to an examination in two stages: one was a preliminary examination and the other, along with all other documents. In the analysis of the results, we considered the documents as sources and as data of the regulatory actions expressed by the Federal Legislative Power, Capes and PPGDs. Intertwining the tension between theory and research, we noticed that the LDB does not regulate the training of teachers in graduate courses, which, consequently, affects the assessment of PPGDs performed by Capes, which privileges research, despite its substantive quality, to the detriment of teacher education, dissociating teaching and research, leading PPGDs to deprecate teacher education in law courses in Brazil. The research revealed that, with regard to the assessment of the quality of courses made by Capes, the training of researchers holds a place of prominence and privilege, while teaching holds an unappreciated place, almost invisible. That said, in the contexts analyzed, it is emphasized that there is the absence of an articulated preparation between theory and the actual practice of teaching work, fundamental to the exercise of the teaching profession, a fact that significantly compromises the professionalization and construction of teaching identities, as well as the quality of teaching offered in Law courses in Brazil. <![CDATA[Processos de criação com imagens na educação das artes visuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100714&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca pensar a potência das imagens enquanto campo de experimentação e de criação em educação, junto às filosofias da diferença, aos movimentos transversais acionados por uma estratégia investigativa cartográfica e à problemática: o que podem as imagens em meio ao traçado de planos de imanência e de composição? Este trabalho problematiza as experiências educativas e investigativas que as autoras têm vivenciado junto à graduação e à pós-graduação, mobilizando uma delas especificamente para operar enquanto materialidade deste texto. Tal experimentação, produzida em uma aula, com uma turma de Licenciatura em Artes Visuais de uma universidade do Sul do Brasil, é operada de modo a explicitar algumas maquinarias que movimentaram o grupo nessa produção, assim como outras surgidas também durante a escrita do artigo por três pares de mãos. Sem a intenção de ilustrar e prescrever modos de relação com as imagens, e tomando a imagem por sua potência plural, desprendida de um sentido representativo e de uma única forma de relação, busca-se produzir aberturas para (im)possíveis vias de criação com as imagens em educação, deixando, também, alguns fios soltos, enquanto isca para outras possibilidades que possam ainda funcionar com elas. Fios que dizem aquilo que não foi possível capturar em imagens e escritas, névoas que se ergueram na composição produzida e que seguem, portanto, em potência, à espera de outros encontros.<hr/>Abstract The present article aims at thinking of the potential of images as a creation and experimentation field in education. Along with the difference philosophies, transversal movements triggered by a cartographic investigative strategy and the problematic: what can images do in the midst of tracing planes of immanence and composition? The present study problematizes the investigative and educational experiences the authors have encountered during the undergraduate and graduation levels, mobilizing one of them specifically to operate as the materiality of the present text. This experimentation, produced during a class, with a group of students in a teaching degree in visual arts in a university in the south of Brazil, is operated in a way of making explicit some machinery that moved the group during this production, as well as others that also emerged during the writing of this article by three pairs of hands. Without the intention of illustrating and prescribing ways of relating to the images, and taking the image by its plural potentiality, detached from a representative meaning and a single form of relation, we aim at producing openings for (im)possible ways of creation with images in education, and, also, leaving loose threads, as bait for other possibilities that might still work with them. These threads express what was not possible to capture in images and writing, mists that rose in the composition produced and that continue, therefore, in potential, waiting for other encounters. <![CDATA[Reading identity of novice teachers and digital literary mediation: crossroads between trajectories and competences]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100715&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El artículo se inscribe en una investigación que surge de la necesidad de pesquisar la interacción de profesores noveles con herramientas digitales para mediar la lectura literaria. El corpus literario del currículo chileno está integrado en su mayoría por clásicos y su enseñanza requiere de diversas estrategias. Los profesores noveles al insertarse en una escuela deben enseñar esta literatura y cumplir una serie de requerimientos que complejiza su mediación. A partir de este problema se propuso analizar la recepción de un hipertexto didáctico digital en un grupo de seis profesores de Castellano en Santiago de Chile el año 2017 para conocer sus necesidades, percepciones y creencias sobre la mediación de esta literatura a través del uso digital en el aula de secundaria. El enfoque utilizado es cualitativo centrado en el diseño sistemático de la Teoría Fundamentada. Los instrumentos aplicados son entrevistas, relatos de vida lectora y un hipertexto digital multimodal diseñado para tal fin. Las categorías levantadas fueron consolidadas a través del análisis de contenido. Los resultados revelan que estos profesores noveles asumen las prácticas mediadoras de su institución, son aprensivos con el uso digital para enseñar la literatura y su incipiente práctica docente profundiza su carencia en la alfabetización digital didáctica. Se concluye que su relación con la literatura y sus percepciones para enseñarla afectan la mediación e interacción con hipertextos digitales, por lo tanto, la identidad lectora y el hipertexto digital multimodal deben ser considerados dentro de la formación inicial docente.<hr/>Abstract This article is linked to research arising from the need to investigate the interaction of novice teachers with digital tools to mediate literary reading. Chilean program’s literary corpus consists of mostly classics and teaching them requires various strategies. Novice teachers have to teach this type of literature when they start to work in a school, and they have to fulfill a series of requirements that make their mediation complex. Considering this problem, our aim is to analyze the reception of a digital educational hypertext on a group of six Spanish teachers in Santiago de Chile during the 2017 academic year. The purpose is to find their needs, perceptions, and beliefs related to the mediation of this literature through digital use on secondary classroom. Methodological approach used has a qualitative focus on a Grounded Theory systematic design. The instruments applied were interviews, stories of reading life, and a digital multimodal hypertext designed for this purpose. Resulting categories were consolidated through content analysis. Findings reveal that when these novice teachers take on their institution’s mediation practices, they are apprehensive with using digital means to teach literature and their incipient teaching practice deepens their digital educational literacy lack. It is concluded that their relationship with literature and their perceptions to teach it affect mediation and interaction with educational hypertext, hence, reading identity and multimodal digital hypertext should be taken into consideration in basic teacher training. <![CDATA[Pesquisa em ensino de química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100716&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo se propôs a mapear alguns parâmetros da Pesquisa em Ensino de Química no Brasil a partir de análise das publicações de seis periódicos especializados. Para tanto, foram empregados indicadores cienciométricos de produção e análise documental de 333 artigos publicados entre 2002 e 2017. Os resultados evidenciam crescimento das publicações sobre ensino de química, especialmente a partir de 2009, sendo a terceira área mais representativa dentro das ciências da natureza, com uma projeção de equiparação entre a física e a biologia. As publicações exibem predominância regional do Sudeste e do Sul e dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com uma tendência de crescimento da região Nordeste. Investigações com estudantes (ensino superior e médio) e professores da educação básica são os mais recorrentes. Quanto à natureza temática, prevalecem questões sobre o ensino e a aprendizagem sob a perspectiva do conhecimento teórico e prático do professor, ações pedagógicas em sala de aula, desenvolvimento de conceitos e do pensamento, já consolidados na área. No geral, estes dados sinalizam consonância com estudos internacionais e uma agenda de pesquisa focada em investigações empíricas e concentrada em questões de ensino e formação de graduandos e das práticas e saberes docentes. Os temas diversidade, tecnologias e espaços não escolares são ainda pouco representativos, podendo ser considerados lacunas de pesquisas. Dentre os desafios da área estão a maior participação das instituições escolares na produção do conhecimento, a diminuição das assimetrias regionais, bem como a colaboração internacional.<hr/>Abstract This article aimed to map some parameters of the Research in Chemistry Teaching in Brazil from the analysis of the publications of six specialized journals. For this purpose, scientometric indicators of production and documentary analysis of 333 articles identified between 2002 and 2017 were used. The results show an increase in the number of publications on chemistry teaching, especially since 2009, being the third most representative area within the natural sciences, with a projection of equality between physics and biology. Publications show a regional predominance from the Southeast and South and from the states of São Paulo, Rio Grande do Sul and Minas Gerais, with a growth trend in the Northeast region. Investigations with students (higher and secondary education) and basic education teachers are the most recurrent. With respect to the thematic nature, questions about teaching and learning from the perspective of the teacher’s theoretical and practical knowledge, pedagogical actions in the classroom, development of concepts and thinking, already consolidated in the area, prevail. In general, these data are in line with international studies and a research agenda focused on empirical investigations and concentrated on issues of teaching and training of undergraduates and teaching practices and knowledge. The themes of diversity, technologies, and non-schooling spaces are still not very representative, and can be considered research gaps. Among the challenges of the area are the greater participation of school institutions in knowledge production, the reduction of regional asymmetries, as well as international collaboration. <![CDATA[Corpo e prática pedagógica: diálogos entre dimensões pessoal e profissional no ensino de educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100717&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A escola e a educação física têm papel fundamental na formação de visões e concepções de corpo dos discentes, sendo importante haver uma educação que considere as diferenças e reflexões sobre questões voltadas ao corpo. O professor de educação física está inserido em um contexto sociocultural de ideais de corpo e de cuidados de si que, de certo modo, podem relacionar-se com sua intervenção pedagógica. Até que ponto a inserção social e a trajetória pessoal e/ou profissional do professor podem impactar em sua prática pedagógica? O objetivo deste estudo foi compreender as eventuais relações entre as formas como os professores de educação física lidam com seu próprio corpo e as possíveis implicações em sua prática pedagógica. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze professores de educação física escolar que atuavam no primeiro segmento do ensino fundamental de uma instituição federal. Também foram feitos registros em diário de campo e verificação de documentos da instituição. O tratamento do material empírico foi feito com base na análise de conteúdo, a partir dos princípios básicos da repetição e da relevância. Constatou-se que as experiências pessoais relacionadas com o corpo interferem nas práticas pedagógicas desses professores. Nota-se também um esforço de atualização de vivências corporais visando à renovação da prática pedagógica. Conclui-se, portanto, que há relações entre a vida pessoal e a profissional do docente de educação física, pois as representações dos professores interferem em seus fazeres pedagógicos, mas o que desenvolvem e buscam trabalhar em aula também marca seus corpos e pode mudar suas concepções.<hr/>School and Physical Education have a fundamental role in shaping views and conceptions of the body to the students, therefore it is important to have an education that considers the differences and reflections on issues related to the body. The Physical Education teacher is immersed in a sociocultural context of body ideals and self-care that, in a way, can be related to their pedagogical intervention. To what extent can the teacher’s social standpoint and personal and/or professional trajectory impact their pedagogical practice? The aim of this study was to understand the possible relations between the ways Physical Education teachers deal with their own bodies and the possible implications to their pedagogical practice. From a qualitative approach, semi-structured interviews were conducted with 12 Physical Education teachers from a federal institution, who worked in the first segment of elementary school. There were also records in a field diary and verification of documents from the institution. The work on the empirical material was carried out based on content analysis and the basic principles of repetition and relevance. It was found that body-related personal experiences interfere with the pedagogical practices of those teachers. There is also an effort to update body experiences in search of a renewing pedagogical practice. It is concluded, therefore, that there are relations between the personal and professional life of Physical Education teachers, as their conceptions interfere with their pedagogical practices, but what they develop and seek to work in class also affects their bodies and can change their conceptions. <![CDATA[Gustavo Alberto: “invenção” e circulação da primeira carteira escolar patenteada no Brasil (1881-1884)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100718&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Um dos elementos materiais de maior centralidade na escola do final do Oitocentos foi, sem dúvida, o móvel destinado aos estudantes: a carteira escolar. Emergindo como alternativa aos antigos bancos e mesas coletivas, difundida nas Exposições Universais, debatida nos Congressos Pedagógicos e de Higiene, a criação e a produção dos chamados bancos-carteiras ajudaram a configurar uma nascente indústria escolar. No Brasil Império, a década de 1880 foi o momento em que essa questão passou a ser debatida com vigor. Salvo exceções, a investigação dos primórdios dessa produção de carteiras escolares no país ainda é tema a reclamar tratamento historiográfico. Nesse contexto, o artigo tem por objetivo investigar o processo de “invenção” e circulação da primeira carteira escolar patenteada no Brasil, por iniciativa de seu inventor, o professor Gustavo José Alberto, entre 1881 e 1884. Para tanto, ancora-se nos recursos metodológicos da micro-história e toma como fontes privilegiadas jornais do período, publicados na Corte Imperial, bem como relatórios oficiais. Os resultados apontam que o interesse do professor em produzir um protótipo de banco escolar parece ter nascido de sua experiência docente e de seu contato com debates pedagógicos então em andamento e dos quais tomou parte ativa. Ao mesmo tempo, ao criar um modelo de carteira a ser utilizado em sua escola, decidiu patenteá-lo junto ao Ministério da Agricultura para, posteriormente, oferecê-lo ao governo, que, naquela época, vinha realizando compras significativas desse material, tanto via importações quanto via fabricação local.<hr/>Abstract One of the most central material elements in schools at the end of the 19th century was, undoubtedly, the furniture used by the students: the school desk. Appearing as an alternative to the old collective benches and tables, disseminated at the World’s Fairs, debated at Pedagogical and Hygiene Congresses, the creation and production of the so-called chair-desks contributed to establish a rising school industry. In the Empire of Brazil, this matter came to be vigorously debated in the 1880s. With few exceptions, the investigation of the beginnings of this production of school desks in the country is still a subject lacking historiographical treatment. In this context, this paper aims at investigating the process of “invention” and circulation of the first patented school desk in Brazil, on the initiative of its inventor, Professor Gustavo José Alberto, between 1881 and 1884. Therefore, it is based on the methodological resources of microhistory and uses, as privileged sources, periodicals of that time published in the Imperial Court and official reports. The findings point out that the interest by the professor in producing a prototype of a school desk seems that it resulted from his teaching experience and contact with pedagogical debates – then in progress – in which he played an active role. At the same time, upon creating a desk model to be used in his school, he decided to patent it in the Ministry of Agriculture in order to subsequently offer it to the government. At that moment, the government was making significant purchases of this material, both via imports and local manufacturing. <![CDATA[The importance of reading stories for the linguistic development of preschool children with language disorders]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100719&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Niños y niñas con Trastorno Específico de Lenguaje (TEL) presentan dificultades en habilidades lingüísticas y de comunicación que impactan en la trayectoria escolar, dificultando la participación e inclusión social. Sin embargo, la lectura de cuentos de la familia puede fortalecer la adquisición y el desarrollo de dichas habilidades, ya que enriquece el vocabulario y la conciencia silábica que se relacionan con el aprendizaje de la lectura. El propósito de este estudio es determinar el nivel de vocabulario pasivo, la conciencia silábica y su relación con la lectura de cuentos que hace el contexto familiar a 94 estudiantes preescolares con diagnóstico de TEL, que asisten a escuelas especiales de lenguaje en la comuna de Talca, Chile. La metodología corresponde al paradigma cuantitativo, con un diseño no experimental, inferencial, transaccional y correlacional comparativo. El análisis considera estadística descriptiva, de correlación bivariada (Pearson) y significancias de las diferencias entre medias a través del Análisis multivariado de la varianza (MANOVA), y Análisis de la varianza (ANOVA univariada) en las medidas que integran el compuesto multivariado. El análisis fue realizado usando SPSS 18 para Windows. La lectura de cuentos resultó estar estadísticamente relacionada a la combinación multivariada de variables dependientes vocabulario y conciencia silábica. Las implicancias de estos hallazgos son discutidas.<hr/>Abstract Children with Specific Language Disorders (SLD) have difficulties in linguistic and communication skills that impact their school trajectory, hindering participation and social inclusion. However, reading stories at home can strengthen the acquisition and development of linguistic skills, since they enrich the vocabulary and syllabic awareness, which are related to emergent literacy. The purpose of this study is to determine the level of passive vocabulary, syllabic awareness, and its relationship with reading stories in the family context of 94 preschool students with a diagnosis of SLD, who attend special language schools in the commune of Talca, Chile. The method corresponds to a quantitative approach, with a non-experimental, inferential, transactional, and comparative correlational design. The analysis considers descriptive statistics, bivariate correlation (Pearson), and differences between means applying MANOVA and ANOVA in those measures that integrate the multivariate composite. The analysis was performed using SPSS 18 for Windows. Story reading was found to be statistically related to the multivariate combination of dependent variables such as vocabulary and syllabic awareness. The implications of these findings are discussed. <![CDATA[Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100720&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A teoria do fluxo deriva da psicologia positiva e busca explicar um estado ótimo de consciência do indivíduo. O estado de fluxo proporciona ao sujeito alta concentração e controle na realização de determinada tarefa, certo relaxamento, controle sobre a ansiedade e satisfação, oriunda do estado ótimo de consciência experienciado ao atingir o objetivo proposto pela atividade realizada. Desta forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para compreender como a teoria do fluxo vem sendo utilizada no contexto da educação e aprendizagem no Brasil. Efetuou-se uma busca por produções nas bases de dados SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes. Foram encontrados 260 estudos, dos quais somente cinco atenderam aos critérios de inclusão, a saber, apresentar a teoria do fluxo como tema principal, atrelada à educação e ser um estudo realizado em contexto brasileiro. A partir dos artigos selecionados, foi possível identificar que, no Brasil, a teoria do fluxo vem sendo utilizada no ensino de música, de educação física, de línguas e na engenharia da computação, auxiliando no processo motivacional, incentivando a cooperação, a participação e o engajamento dos professores e alunos nos ambientes de ensino e aprendizagem. Apesar disso, o cenário de publicações nessa área ainda é pequeno.<hr/>Abstract Flow theory derives from Positive Psychology and addresses an individual’s optimal state of conscience Flow state provides the individual high concentration, relaxation, control over anxiety, and satisfaction while performing a certain task, originating from the optimal state of conscience that is experienced when achieving the proposed objective. Thus, this study aims to conduct a systematic literature review to understand how flow theory is being used in the context of education and learning in Brazil. We conducted a search for publications in the databases SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC, PsycINFO, BDTD, and the Capes platform. Two hundred and sixty studies were found, however, only 5 met the inclusion criteria of this study, that is, to present flow theory as the main theme, to be linked to education, and to be a study conducted in Brazil. From the selected articles, it was possible to identify that, in Brazil, flow theory is being used within music, physical education, language and computer engineering teaching. Thus, aiding the motivational process, promoting cooperation, participation and engagement of teachers and students in teaching and learning environments. Despite this, the scenario of publications in this field is still reduced. <![CDATA[Characterization of multiplicative integer problems posed by future teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100721&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Asumiendo que los profesores deben ser capaces de formular problemas escolares, se aborda en este estudio el planteamiento de problemas multiplicativos de números enteros. Así, este artículo se centra en la caracterización de problemas multiplicativos de números enteros planteados por futuros profesores españoles de Educación Primaria. Para ello, se analizan problemas formulados por 121 estudiantes del grado de Educación Primaria -estudiantes para maestro- de la Universidad de Huelva, a los que se pidió que plantearan problemas en cuya resolución hubiera que realizar la operación 8x(-2). Para profundizar en las características, se hizo un análisis de contenido de cada uno de los problemas planteados, alrededor de cuatro aspectos: categoría semántica a la que pertenecen, coordinación de los términos usados en la formulación con los demandados, contexto en el que se ambienta, y resolubilidad del problema. Los resultados del estudio muestran que los estudiantes para maestro proponen indistintamente problemas de estructuras basadas en isomorfismos de medida y de relación escalar, a la vez que experimentan dificultades para formular el requerimiento del problema de tal manera que la solución conserve su naturaleza negativa de forma explícita. Estos resultados tienen potenciales implicaciones en la formación de maestros, que debería fomentar, desde las propuestas curriculares de la misma, la capacidad de los futuros maestros para plantear problemas matemáticos.<hr/>Abstract Assuming that teachers must be able to formulate school problems, this study deals with the approach of multiplicative problems of integers. Thus, this article focuses on the characterization of multiplicative problems of integers posed by future Spanish elementary teachers. To do this, we have analyzed problems formulated by 121 students of the Primary Education Degree - prospective teachers – at the University of Huelva, who were asked to pose problems in whose resolution the operation 8x(-2) had to be carried out. To delve into the characteristics, a content analysis was made of each of the problems, covering four aspects: the semantic category they belong to, coordination of the terms used in the formulation with the demanded, context it is set within, and problem solvability. The results of the study show that prospective teachers indistinctly propose problems of structures based on isomorphisms of measure and scalar relation, while experiencing difficulties in formulating the requirement of the problem in such a way that the solution explicitly maintains its negative nature. These results have potential implications for teacher training, which should promote, based on its curricular proposals, the capacity of future teachers to pose mathematical problems. <![CDATA[As operações e o mando: ensaio de análise de ofícios burocráticos (Santa Catarina, 1928)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100722&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tematiza os expedientes burocráticos disparados pelas penalizações de duas professoras normalistas em exercício no Grupo Escolar Hercílio Luz, na cidade de Tubarão, em Santa Catarina. A partir dos fatos descritos, buscou-se problematizar as movimentações engatilhadas pelas suas suspensões para o entendimento dos jogos de influência e sociabilidade presentes nas tomadas de decisão no gerenciamento do cotidiano escolar. Para tanto, tomou-se como fonte a série de ofícios exarada por Albano Monteiro Espíndola, diretor da instituição, a Antônio Mâncio da Costa, diretor da Diretoria Geral da Instrução Pública catarinense, bem como jornais de ampla circulação que noticiaram a trajetória funcional das docentes. Interessou rastrear as operações encampadas para aplicação das penas, assim como os sujeitos políticos que elas mobilizaram com o objetivo de problematizar as tomadas de decisões e as ações no interior de uma instituição escolar específica. Para isso, foi importante mapear as trajetórias e movimentações funcionais dos sujeitos políticos envolvidos e rastrear seus lugares no interior da organização burocrática da instrução catarinense. Utilizou-se como método a operação historiográfica, tal qual proposta por Michel de Certeau, e a consideração das práticas como operações. Apresentam-se como principais resultados o inventário dos lugares acessados pelos sujeitos políticos cujas operações foram narradas e as elaborações acerca do exercício de mando nesse grupo escolar catarinense. Conclui-se este artigo com elaborações a respeito da ambivalência dos lugares de mando no gerenciamento da instrução pública e do amplo leque de esferas comunicantes presente nas hierarquias que os compõem.<hr/>Abstract This article thematises the bureaucratic routines instigated by the punishment of two teachers at School Group Hercílio Luz (Tubarão – Santa Catarina). It problematizes the movements started by their suspensions in order to understand the political and sociability rules in the school routine management. To do so, the source used was a series of official letters dispatched by Albano Monteiro Espíndola (Director of Public Instruction) as well as the local press that reported the teacher’s professional trajectories. The objective was to track the operations to enforce the punishments, as well as the political subjects mobilized in order to understand the decision taken within a specific school. For that, the historiographic operation method was used as purposed by Michel de Certau and the consideration of the practices as operations. As results, this article presents the list of places accessed by the political subjects whose operations and elaborations about the teaching profession where tracked. Finally, conclusion shows ambivalence of the command´s place in public instruction and the diversity of spots inside the hierarchy that compose it. <![CDATA[A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100723&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo adota a perspectiva histórica com o objetivo de compreender a dinâmica da circulação das ideias pedagógicas e identificar movimentos de inovação, acomodação e reinterpretação, próprios dos processos culturais. A análise do tema está delimitada às ideias educacionais de Johann Friedrich Herbart (1776-1841) postas em circulação nos Estados Unidos da América, entre a década final do século XIX e as décadas iniciais do século XX. As fontes documentais que amparam a análise desse tema são dois manuais didáticos produzidos para orientar a prática de ensino de professores da escola elementar, em formação e em exercício: The elements of general method based on the principles of Herbart (nas edições de 1893 e 1907) e Teaching by projects, publicado em 1920, ambos de autoria de Charles A. McMurry (1857-1929), um dos principais divulgadores norte-americanos do herbartianismo. O autor, além de produzir vasta bibliografia, foi professor, diretor e superintendente de escolas primárias, atuou em instituições de formação de professores e foi um dos fundadores e Secretário da National Herbart Society. A análise do ciclo de difusão das ideias herbartianas, situado entre as concepções pestalozianas – as lições de coisas – e as concepções da Educação Progressiva – o método de projetos -, considerou a inter-relação entre agentes, instituições formadoras e impressos pedagógicos e acompanhou desde suas pretensões renovadoras até sua capitulação frente a outras tendências e teorias. Foram identificados movimentos de inovação, adaptação e reinterpretação dos conceitos e das práticas pedagógicas destinados a conferir-lhes relevância e sentido em diferentes contextos de uso.<hr/>Abstract This article adopts the historical perspective to understand the dynamics of the circulation of pedagogical ideas and identify movements of innovation, accommodation, and reinterpretation, usual in cultural processes. The analysis of the theme is limited to the educational ideas of Johan Friedrich Herbart (1776-1841) put into circulation in the United States of America, between the final decade of the 19th century and the initial decades of the 20th century. The documentary sources that support the analysis of this theme are two textbooks produced to guide the teaching practice of elementary school teachers, in training and practice: The elements of the general method based on the principles of Herbart (in the 1893 and 1907 editions) and Teaching by Projects, published in 1920, both by Charles A. McMurry (1857-1929), one of the leading North American disseminators of Herbartianism who, in addition to producing a vast bibliography, was a teacher, director and superintendent in primary schools, served in teacher training institutions and was one of the founders and Secretary of the National Herbart Society. The analysis of the diffusion cycle of Herbartian ideas, located between the Pestalozzian conceptions - the object lessons - and the conceptions of Progressive Education - the project method -, considered the interrelationship between agents, educational institutions, and pedagogical publications and followed since its renewing pretensions until its capitulation in the face of other trends and theories. Movements of innovation, adaptation, and reinterpretation of pedagogical concepts and practices were identified to give them relevance and meaning in different contexts of use. <![CDATA[<strong>Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática</strong>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100724&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre os problemas sofridos por universitárias de cursos de ciência da computação, com o objetivo de examinar os motivos que levam à evasão de meninas desse curso. Uma gama completa de periódicos indexados foi pesquisada usando os bancos de dados da ACM Digital Library, IEEE Xplore, ScienceDirect, Scopus, Web of Science e Springer. Um total de 818 artigos foram obtidos nas bibliotecas digitais, mas apenas 24 trabalhos foram aceitos para extração de dados desta revisão. Os resultados revelam que existem vários problemas que levam as meninas a evadir dos cursos de graduação em informática. Tais problemas foram descritos e classificados em seis categorias principais. Também foram abordadas iniciativas que vêm sendo aplicadas para minimizar o abandono dos cursos pelas alunas de graduação em ciência da computação. Apontar os principais problemas das estudantes de informática e identificar as limitações das iniciativas tomadas para solucioná-los é o primeiro passo para trabalhos futuros que proponham boas formas de contorná-los e delineiem soluções específicas para a sala de aula, conscientizando profissionais da educação e até colegas sobre estes problemas. A atenção a essas questões pode despertar o interesse dos pesquisadores, enquanto fazem a pós-graduação em STEM, em trabalhar para tornar mais positivas as experiências das alunas de graduação, diminuindo suas chances de evasão. Além disso, a partir dos resultados desta pesquisa, é possível tomar decisões acadêmicas, gerenciais e administrativas com base teórica em relação às questões de gênero.<hr/>Abstract This systematic literature review on the issues faced by female computer science undergraduates sought to examine the reported reasons for female evasion from computer science major. A full range of indexed journals was surveyed using the ACM Digital Library, IEEE Xplore, ScienceDirect, Scopus, Web of Science, and Springer databases. Of the 818 articles retrieved from the digital libraries, only 24 papers were selected for data extraction. The several issues cited as reasons for female evasion from computer science undergraduate courses were divided into six major categories and described. Initiatives that have been implemented to minimize the dropout rate among undergraduate computer science female students were also addressed. Pointing out the main issues faced by female computer science students and identifying the limitations of the initiatives taken to solve them is the first step for future work, proposing good ways around them and outlining specific solutions for the classroom, making education professionals and even classmates aware of these problem. Attention to these issues may pique the researchers’ interest, while pursuing a graduate STEM degree, in working to make the experience of female undergraduate students more positive, thus decreasing their chances of evasion. Moreover, based on the results of this research, it is possible to make theory-based academic, managerial and administrative decisions concerning gender issues. <![CDATA[O “bom trabalho” e a formação de pedagogas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100725&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa, de caráter exploratório, teve como objetivo analisar as compreensões de estudantes de licenciatura em pedagogia acerca do conceito de “bom trabalho” (good work), fundamentado em princípios de excelência, ética e engajamento. Para tanto, foram desenvolvidas atividades propostas pelo GoodWork Toolkit, contemplando as três dimensões do conceito. Participaram da investigação dezoito graduandas do último ano do curso de licenciatura em pedagogia de uma universidade pública estadual do Paraná. Os resultados indicam que as questões relacionadas à excelência e, de modo mais restrito, à ética são bastante presentes nas compreensões das licenciandas, embora estejam primordialmente centradas em componentes individuais e do âmbito da atividade, em detrimento de aspectos vinculados ao campo da educação e à sociedade de forma mais ampla. Já a dimensão do engajamento – centrado na satisfação e realização pessoal no desempenho da profissão, bem como no sentido que o trabalho adquire – acaba ficando em segundo plano, devido ao significado de necessidade e sobrevivência associado ao trabalho e, ainda, à ênfase dada ao exercício qualificado das funções. As análises sugerem a relevância de se trabalhar, na formação em pedagogia, a ética profissional, além do compromisso e as responsabilidades que abarquem não apenas o âmbito individual, mas também os impactos do trabalho na sociedade, e, ainda, de enfatizar a dimensão do engajamento, o que pode, inclusive, contribuir para a ressignificação do sentido da docência como vocação.<hr/>Abstract The exploratory research aimed at analyzing how students of the Pedagogy Licentiate Course understand the Good Work concept, which is based on principles of excellence, ethics, and engagement. To that end, activities proposed by the GoodWork Toolkit were developed and contemplated the three dimensions of the concept. 18 licentiate degree students attending the final year of the Pedagogy program at a state university in Paraná took part in the investigation. The results indicate that issues related to excellence and, in a more restrict way, to ethics are strongly present in the participants’ comprehensions, although they primarily focus on individual components and those of the activity’s scope, to the detriment of aspects that are linked to the education field and the broader society. The engagement dimension – which focuses on personal satisfaction and accomplishment when performing professionally, as well as on the meaning that work acquires to the self – ends up in the background because of the necessity and survival aspects associated with work, and, also, to the emphasis given to the qualified practice of the functions. The analyses suggest the relevance in deepening, in the teacher training, subjects related to professional ethics, in addition to the commitment and responsibilities that embrace not just the individual scope but also the impacts of work on the society. It is also important to emphasize, in Pedagogy courses, the engagement dimension, which can even help to give a new meaning to teaching as a calling. <![CDATA[A criança surda na educação infantil bilíngue: a importância do social para a construção da linguagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100726&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Fundamentando-se nas perspectivas histórico-cultural do desenvolvimento humano e bilíngue na educação da criança surda, este artigo analisa situações de interação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre pares coetâneos surdos matriculados em uma turma de educação infantil e com seus professores, para observar como ocorre a apropriação dessa língua nas trocas cotidianas e a participação das crianças na rotina da turma. Como procedimento de coleta de dados, foram observadas situações de atividades dirigidas e livres em uma turma de educação infantil bilíngue para crianças surdas, tendo a Libras como primeira língua, por dois meses em três semestres consecutivos. Ainda como procedimento de coleta, as professoras da turma foram entrevistadas, bem como a coordenadora pedagógica e a diretora da instituição. Os resultados indicaram a importância da organização de ambientes educativos linguísticos de educação infantil, culturalmente preparados para o desenvolvimento de crianças surdas. As situações de interações revelaram que o aprendizado da língua de sinais acontece de modo rápido e em trocas rotineiras no contexto da turma. As interlocuções nessa língua, por sua vez, paulatinamente permitem que as crianças compartilhem conceitos e práticas comuns no cotidiano da turma.<hr/>Abstract Based on socio-historical perspectives of human and bilingual development in the education of deaf children, this paper analyzes interactions in Brazilian Sign Language (Libras) between peers of similar age enrolled in a pre-school class, as well as their teachers, in order to observe how this language is appropriated in daily exchange and children’s participation in the class’ routine. For data collection, both guided and free activity situations were observed for two months in three consecutive terms, in a bilingual pre-school class for deaf children, Libras being their first language. Also for data collection, the group’s teachers were interviewed, as were the pedagogical coordinator and the principal of the institution. Results indicated the importance of organizing educational environments for pre-schools that are linguistically, culturally prepared for the development of deaf children. Interaction situations revealed that the learning of Sign Language takes place quickly and in routine exchanges in the classroom context, whilst interlocutions in this language gradually allow children to share concepts and practices that are common to the class’ daily activities. <![CDATA[História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciaturas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100727&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo expor a compreensão das/os docentes do ensino superior sobre a incorporação da temática que trata do ensino de história e cultura africana e a educação das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura em ciências humanas da região Centro-Oeste. Sobretudo, no que diz respeito à adequação dos itinerários formativos das/os futuras/os docentes da Educação Básica, ao preconizado na Lei nº 10.639/2003 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004). São objetos da pesquisa a Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados. Dos 104 cursos de licenciatura, cinquenta incorporaram a temática, 48 ainda não possuem disciplinas específicas sobre questões étnico-raciais e em seis cursos não foi possível fazer a identificação. Complementa o estudo a análise das respectivas disciplinas, ementas e bibliografias. A análise dos questionários aplicados indicou que a reestruturação das matrizes curriculares está muito mais relacionada aos esforços de professoras/es pesquisadoras/es da área pelo reconhecimento da importância da temática do que ao cumprimento das exigências legais. Do mesmo modo, não foi possível identificar envolvimento institucional robusto, para além das ações desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Africanos (NEABs).<hr/>Abstract This article aims to expose the understanding of higher education professors about how they approach topics related the teaching of African history and culture and the education for the ethnic-racial relations in the curriculum of the teacher-training courses in human sciences in the Center-West region of Brazil. Above all, in relation to the adequacy of the formation itineraries of future teachers of Basic Education, as set forth by Law No. 10.639/2003 and in the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (2004). The objects of the research are the University of Brasília, the University of Goiás, the Federal University of Mato Grosso, the Federal University of Mato Grosso do Sul, and the Federal University of Grande Dourados. Out of the 104 teacher-training courses, 50 have absorbed the them, 48 still do not have specific disciplines on ethnic-racial issues and, in six courses, it was not possible to identify them. The study complements the analysis of the respective disciplines, programs and bibliography. The analysis of the applied questionnaires indicated that restructuring the curricular grids has much more to do with the efforts of professors/researchers in the area as to acknowledge how important theme is than fulfilling legal requirements. Likewise, it was not possible to identify robust institutional involvement beyond the actions developed by the Afro-Brazilian and African Studies Centers (NEABs). <![CDATA[Educação e condição feminina em um tratado de Alexandre de Gusmão escrito na América Portuguesa no final do século XVII]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100728&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo apresentamos uma análise dos discursos acerca da educação e da condição feminina presentes na obra Arte de crear bem os filhos na idade da Puericia. Escrita na América Portuguesa, mas publicada inicialmente em Portugal no ano de 1685, a obra de autoria do padre jesuíta Alexandre de Gusmão (1629-1724) destinou seu último capítulo, “Do especial cuidado que se deve ter na criação das meninas”, para tratar das advertências necessárias à boa educação de raparigas. No contexto de produção da obra educativa proposta por Alexandre de Gusmão, queremos propor a análise de um conjunto de enunciados que colocam em evidência uma espécie de ordenamento das condições de vida e das orientações educativas de sujeitos infantis femininos. Inferimos que a propagação de obras de cunho moralista no espaço luso-brasileiro entre os séculos XVII e XVIII possibilitou a circulação de tais ordens enunciativas, influenciando, significativamente, o comportamento social da época. A partir de uma perspectiva histórica e filosófica, principalmente através de referenciais teóricos foucaultianos, entendemos que a obra foi um eficiente mecanismo que atuou na constituição discursiva de modelos específicos de educação para garantir a produção de um determinado tipo de sujeito infantil feminino. Notadamente, identificamos duas normativas que advertiam sobre a boa criação das meninas cristãs através das práticas de guarda e recolhimento.<hr/>Abstract In this paper we present an analysis of the discourses about education and the female condition present in the work Arte de crear bem os filhos na Idade da Puericia [Art of raising children well at the age of childhood]. Written in the Portuguese America, but initially published in Portugal in 1685, the work by the Jesuit priest Alexandre de Gusmão (1629-1724) assigned its last chapter, “Of the special care that must be taken in raising girls”, to address the warnings necessary for the good upbringing of girls. In the context of production of the educational work proposed by Alexandre de Gusmão, we want to propose the analysis of a set of statements that put in evidence a kind of ordering of the living conditions and educational guidelines of female children. We infer that the propagation of works of a moralist nature in the Luso-Brazilian space between the 17th and 18th centuries enabled the circulation of such enunciative orders, significantly influencing the social behavior of the time. From a historical and philosophical perspective, mainly through Foucauldian theoretical references, we understand that the work was an efficient mechanism that acted in the discursive constitution on specific models of education to guarantee the production of a certain type of female child subject. Notably, we identified two regulations that warned about the good upbringing of Christian girls through the practices of guardianship and retreat. <![CDATA[A identificação dos discentes com as associações atléticas universitárias e o reflexo quanto ao engajamento estudantil junto às instituições de ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100729&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Existem no Brasil mais de 2 mil instituições de ensino superior que abrigam cerca de 8 milhões de estudantes, dos quais parte significativa se envolvem com atividades além da sala de aula, entre elas, o esporte, por meio das associações acadêmicas atléticas (AAA). Essas associações tendem a proporcionar uma série de benefícios, dentre eles, aumentar o vínculo do aluno com a instituição contribuindo para sua permanência na mesma. Sendo assim, torna-se salutar entender mais sobre essas instituições, por isso, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar os antecedentes e consequentes da identificação dos discentes com as atléticas universitárias; já o objetivo secundário foi discutir como a identificação dos estudantes com a atlética pode contribuir para o engajamento estudantil junto à instituição de ensino. A estrutura teórica que suporta as hipóteses estabelecidas abordou a teoria da identificação, as atléticas nas instituições de ensino superior (IES), antecedentes e consequentes da identificação dos alunos com as atléticas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com amostra de 506 membros de atléticas de diversas IES do Brasil. O modelo proposto foi testado via modelagem de equações estruturais, os resultados identificaram que, entre os construtos considerados, apenas conexão com a marca da atlética é antecedente da identificação com essa associação, sendo responsável por 72,4 por cento da variância da identificação. Os resultados apontaram que os demais oito construtos são consequentes da identificação com a atlética. Ademais, foi possível depreender que a identificação dos estudantes com a atlética pode contribuir para o engajamento estudantil junto à instituição de ensino.<hr/>Abstract There are more than 2 thousand higher education institutions (HEIs) in Brazil, housing around 8 million students, of which a significant portion are involved in extracurricular activities – such as sports through Academic Athletic Associations (AAAs). These associations tend to offer a series of benefits, including a strengthening of students’ ties with the institution, contributing to their permanence in it. Considering the importance of understanding more about athletic associations, the main goal of this research was to analyze the antecedent and consequent variables of students’ identification with them, and the secondary goal was to discuss how students’ identification with athletic associations may contribute to student engagement with the HEI. The theoretical framework supporting the hypotheses proposed included identification theory, the athletic associations inside HEIs, and antecedent and consequent variables of student identification with AAAs. This is a descriptive study with a sample of 506 AAA members in several HEIs in Brazil. The model proposed was tested via Structural Equation Modeling. The findings showed that, among the constructs taken into consideration, only connection with the AAA brand was an antecedent variable of identification with the association, accounting for 72.4% of the variance in identification. The findings showed that the remaining eight constructs are consequent variables of identification with AAAs. In addition, it was possible to infer that students’ identification with AAAs may contribute to student engagement with the educational institution. <![CDATA[“Mar de bullying”: turbilhão de violências contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100730&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho teve como objetivo compreender as vivências e os sentidos do bullying experienciados por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e outras identidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com nove participantes, maiores de dezoito anos e que se identificam como integrantes do grupo de interesse, por meio de entrevistas conduzidas a partir de um roteiro semiestruturado. A análise do corpus foi guiada pela teoria social do discurso e auxiliada pelo software Kitconc 4.0. Os relatos mostram a contraposição entre a temporalidade do termo bullying, estrangeirismo do século XXI no contexto brasileiro, e a constante presença das violências em espaço escolar nas trajetórias das e dos participantes. O avanço das tecnologias comunicativas também constitui esse mar de bullying ao propiciar a ampliação do alcance de cenas violentas e ao globalizar o vexame, o xingamento e o soco. A forma de lidar com isso perpassa o enfrentamento direto, incitando a comunidade escolar a debater e a proteger crianças e adolescentes marcados pela hegemonia cis-heteronormativa. Desse modo, é na resistência do existir que corpos em assembleia esperançam e reivindicam os direitos inerentes à vida, avançando para além da sobrevivência e da cidadania regulada. Adolescentes e crianças atravessadas pelo bullying são potências de si mesmas e cabe a nós, agora adultos, o compromisso ético de possibilitar outras formas de estar neste mundo.<hr/>Abstract This study aimed to understand the experiences and senses of bullying experienced by lesbians, gays, bisexuals, transvestites, transsexuals, and other identities. This qualitative research was conducted with nine participants older than eighteen years and who identified as members of the interest group through interviews conducted from a semi-structured script. The corpus analysis was guided by the social theory of discourse and aided by Kitconc 4.0 software. The reports show the contrast between the temporality of the term bullying, foreign word of the 21st century in the Brazilian context, and the constant presence of violence in the school environment in the trajectories of the participants. The advancement of communicative technologies also constitutes this sea of bullying by widening the reach of violent scenes and globalizing shame, cursing, and punching. The way to deal with this permeates the direct confrontation, encouraging the school community to debate and protect children and adolescents marked by cis-heteronormative hegemony. Thus, it is in the resistance of existence that bodies in assembly hope and claim the rights inherent in life, advancing beyond survival and regulated citizenship. Adolescents and children crossed by bullying are potencies of themselves, and it is up to us, now adults, the ethical commitment to enable other ways of being in this world. <![CDATA[A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022022000100731&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio almeja pensar os elementos constitutivos da cultura ensaística surgida nos séculos XVI e XVII, e de que maneira essa cultura vem sendo recuperada nos meios universitários contemporâneos. Apropriada tanto pelos adeptos de um ensaísmo acadêmico — autores interessados em combater a sanha produtivista que tomou de assalto a pesquisa acadêmica — quanto pela produção educacional inspirada no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, interessada em erigir uma poética do pesquisar de tom mais fabulatório. O ensaio seguirá o seguinte excurso argumentativo: em primeiro lugar, apresentaremos a emergência de uma cultura ensaística na Europa ao longo dos séculos XVI e XVII, atentando para o fato de que o ensaio não surge apenas da pena de um ou outro renomado autor — Michel de Montaigne ou Francis Bacon; antes, configura-se como um modo de pensamento preocupado em apreender e experienciar a crise de consciência europeia de uma maneira distinta daquela buscada pelo racionalismo. Em seguida, procuraremos compreender como essa cultura ensaística resgata certa ideia de fabulação que, de algum modo, ressoará no pensamento de Gilles Deleuze como uma crença no mundo; por fim, finalizaremos com alguns breves apontamentos sobre como essa cultura ensaística ressoa nas discussões promovidas tanto pelos adeptos do ensaísmo acadêmico, em sua luta contra o produtivismo, quanto pela produção educacional deleuziana e deleuzo-guattariana recente.<hr/>Abstract The purpose of this paper is to discuss the constitutive elements of the essayistic culture that emerged in the 16th and 17th centuries, and how this culture has been retrieved in contemporary university environments. Appropriated both by the supporters of academic essayish — authors interested in fighting the productivism rage that took over academic research — and by the educational production inspired by the thinking of Gilles Deleuze and Félix Guattari, interested in building a poetics of research with a more fabulatory tone. The argumentation of this essay will proceed as follows: first, we will present the emergence of an essayistic culture in Europe throughout the 16th and 17th centuries, paying attention to the fact that the essay does not arise only from the pen of some renowned authors, from Michel de Montaigne to Francis Bacon; rather, it is configured as a way of thinking concerned with apprehending and experiencing the European crisis of conscience in a different way from that pursued by rationalism. Next, we will try to understand how this essayistic culture recovers a certain idea of fabulation that, in some way, will resonate in Gilles Deleuze’s thought as a belief in the world. Finally, we will conclude with some brief notes on how this essayistic culture echoes in the discussions promoted both by the adepts of academic essayish, in their struggle against productivism, and by the recent deleuzian and deleuzo-guattarian educational production.