Scielo RSS <![CDATA[Educação e Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1517-970220110004&lang=es vol. 37 num. 04 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente artigo, conforme o entendimento de que modelos teóricos subsidiam a compreensão de fenômenos investigativos, objetivou-se elucidar os conceitos da teoria sociológica de Norbert Elias, considerando-se que esta é uma excelente fonte de análise para se compreender o universo do ser professor, apesar de o autor não abordar diretamente questões relacionadas ao campo da educação. A partir do conceito de configuração, é possível dizer que a constituição do ser professor resulta das diferentes configurações nas quais ele está imerso, pois, de acordo com Elias, as pessoas (professores, pais, gestores, ministros, alunos etc.) modelam suas ideias a partir de todas as suas experiências e, essencialmente, das experiências vividas no interior do próprio grupo. É observável que as configurações, formadas por grupos interdependentes de pessoas, e não por indivíduos singulares, apresentam-se cada vez mais ampliadas nos contextos escolares, com funções especializadas e específicas (professores, alunos, diretores, coordenadores, supervisores, secretários etc.), em grupos que se tornam cada vez mais funcionalmente dependentes. As cadeias de interdependência estão mais diferenciadas e, consequentemente, mais opacas e dificilmente controláveis por parte de quaisquer grupos ou indivíduos. Portanto, uma melhor compreensão será possível quando se estudar empiricamente as configurações que estão em jogo na educação brasileira. Daí se justifica a análise das configurações e das teias de interdependência em que os professores estão envolvidos. Enfim, a aplicação dos modelos de competição abordados por Elias possibilita evidenciar as problemáticas sociológicas do ser professor, tornando-as mais evidentes e facilitando o entendimento do jogo para reorganizá-lo em termos de equilíbrio na teia social.<hr/>According to the understanding that theoretical models structure the comprehension of research phenomena, the present article seeks to explore concepts from Norbert Elias's sociological theory, considering that the latter is an excellent analytical source to come to grips with the universe of being teacher, despite the fact that Elias himself did not deal directly with issues related to the field of education. Based on the concept of configuration, it is possible to say that the constitution of being teacher results from the different configurations in which a teacher is immersed since, according to Elias, people (teachers, parents, administrators, ministers, pupils etc.) model their ideas on the basis of all their experiences and, essentially, from the experiences within their own group. It can be observed that configurations, formed by interdependent groups of people, and not by singular individuals, are ever more amplified in school contexts, with specialized and specific functions (teachers, pupils, principals, coordinators, supervisors, secretaries etc.), in groups that become more and more functionally dependent. The interdependence chains are more differentiated and, consequently, more opaque and difficult to be controlled by any groups or individuals. Therefore, a better understanding will be possible when we study empirically the configurations at play in Brazilian education. Hence the justification to analyze the configurations and the webs of interdependence in which teachers are involved. Lastly, the application of the competition models described by Elias makes it possible to unveil the sociological problems of being teacher, making them more evident and helping to understand their interplay, in order to reorganize it in terms of equilibrium within the social web. <![CDATA[Teorias da socialização: um estudo sobre as relações entre indivíduo e sociedade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo propõe uma reflexão na qual a interdependência entre as instâncias de socialização e os indivíduos faça-se presente. Com base em algumas formulações sobre a sociologia dos processos socializadores, empreende-se uma análise a fim de apreender a complexa dinâmica educativa da atualidade. Existe e é possível concretizar empiricamente a articulação de interdependência entre as matrizes de cultura? Como compreender o imbricado e conflituoso processo de construção das disposições de habitus? Identificando uma nova estruturação no campo da socialização, busca-se uma perspectiva relacional entre as agências a fim de apreender a especificidade do processo de construção das disposições de habitus do indivíduo contemporâneo. A partir dos conceitos de fato social total, de Marcel Mauss, e de hibridismo, do antropólogo latino-americano Nestor García-Canclini, formula-se a hipótese de que a cultura da modernidade imprime uma nova prática socializadora distinta das demais verificadas historicamente. Assim sendo, a discussão pretende contribuir para os estudos relativos aos processos socializadores nos âmbitos institucional e individual, bem como auxiliar no difícil procedimento de investigar a construção das disposições de habitus com base na observação cuidadosa dos mecanismos e das estratégias formadoras. Amplia a leitura sobre o alcance e o limite de cada uma das matrizes de cultura e, simultaneamente, permite perscrutar sobre o movimento de ascensão de novas agências socializadoras.<hr/>The article proposes a reflection in which the interdependence between instances of socialization and individuals can be made present. Based on some of the formulations about the sociology of socialization processes, an analysis is conducted with the purpose of apprehending the complex educative dynamics of the current times. Is there, and is it possible to actualize empirically, the articulation of the interdependence between the matrices of culture? How should we understand the intricate and conflicting process of construction of the habitus dispositions? Identifying a new structuring of the field of socialization, the text seeks a relational perspective between the agencies, in order to apprehend the specificity of the process of construction of the habitus dispositions of the contemporary individual. Based on Marcel Mauss's concept of total social fact, and on Latin American anthropologist Nestor García Canclini's concept of hybridism, the article puts forward the hypothesis that the culture of modernity establishes a new socializing practice distinct from the previous historical ones. In this way, the discussion aims at contributing to the studies related to the socializing processes within the institutional and individual spheres, as well as to help in the difficult task of investigating the construction of habitus dispositions on the basis of a careful observation of formative mechanisms and strategies. It therefore extends the reading on the reach and limit of each of the matrices of culture and, simultaneously, makes it possible to peer into the ascending movement of new socializing agencies. <![CDATA[Reflexões sobre homofobia e educação em escolas do interior paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se de um estudo do tipo survey realizado em 2009 junto a 2.282 estudantes de ambos os sexos cursando as três séries do ensino médio em três cidades do interior do Oeste Paulista (Assis, Presidente Prudente e Ourinhos). O instrumento de coleta de dados foi um questionário autoaplicável e anônimo com 131 questões. Neste artigo, reflete-se sobre o quanto as participantes da pesquisa reproduzem e reforçam, no espaço escolar, os discursos hegemônicos de controle das sexualidades pautados na tentativa de fazer prevalecer a heterossexualidade como a única forma de inteligibilidade sexual, em detrimento de outras formas de manifestação da sexualidade. Discute-se como a homofobia e os dispositivos de controle social das sexualidades (re)produzem preconceitos e estereotipias, resultantes em vulnerabilidades que os adolescentes não-heterossexuais apresentam, tais como: vitimização homofóbica, isolamentos sociais e afetivos, e ideações e entativas de suicídio. O estudo mostra que o invariante foram as discriminações, as violências homofóbicas e as injúrias que são perpetradas nos valores e discursos dos adolescentes em situação escolar e familiar, demonstrando a institucionalização da homofobia como prática regulatória da construção social e psicológica de gêneros e identidades sexuais. Destaca-se quão importante é, para a escola, apropriar-se de meios de desconstrução das normativas heterocentradas, visando preservar os direitos e a cidadania de pessoas que não se identificam aos modelos vigentes da heterossexualidade.<hr/>This is a survey conducted in 2009 with 2,282 students of both sexes enrolled in the three grades of high school in three cities of the west of Sao Paulo state (Assis, Presidente Prudente and Ourinhos). The data collection instrument was a self-administered and anonymous questionnaire with 131 questions. In this article, we reflect on how in schools the research participants reproduce and reinforce the hegemonic discourses of control of sexualities guided by the attempt to promote heterosexuality as the only form of sexual intelligibility, to the detriment of other forms of expression of sexuality. We discuss how homophobia and the devices of social control of sexuality (re) produce prejudices and stereotypies, resulting in vulnerabilities that non-heterosexual teenagers have, such as homophobic victimization, social and affective isolation, ideations and suicide attempts. The study shows that the invariant were discrimination, homophobic violence and the insults that are perpetrated in the values and discourses of adolescents at school and in their family, demonstrating the institutionalization of homophobia as a regulatory practice of the psychological and social construction of gender and sexual identities. We highlight how important it is for the school to appropriate the means of deconstruction of heterocentric normativity to preserve the rights and citizenship of the people who do not identify with the prevailing models of heterosexuality. <![CDATA[Moral no mundo adulto: a visão dos jovens sobre os adultos de hoje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pergunta central desta pesquisa é: como os adolescentes da atualidade julgam os adultos no que se refere essencialmente a critérios morais? Responder a essa indagação possui relevância para a formação ética e moral dos alunos devido a duas razões principais: a primeira refere-se ao desenvolvimento moral do adolescente; a segunda, à aparente deserção do espaço público por parte dos jovens em favor do espaço privado. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi verificar como os jovens julgam moralmente os adultos e se, de fato, eles operam uma clara cisão entre as esferas privada e pública. Foram realizadas separadamente duas pesquisas: no estudo 1 (E1), utilizou-se um questionário fechado de 24 questões e duas questões abertas; no estudo 2 (E2), além da aplicação de um questionário com 14 perguntas, foi realizado um debate em grupo acerca delas. É importante ressaltar que, neste artigo, são analisadas tanto questões presentes nos dois estudos, quanto algumas presentes apenas no E1. Os resultados obtidos mostram certa desconfiança dos jovens em relação à moralidade dos adultos. A maioria não os considera pessoas éticas e, de forma geral, critica sua condução da esfera pública. Além disso, os jovens questionam as virtudes dos adultos e consideram o egoísmo como o maior defeito deles, associando-o a uma preocupação exclusiva com a esfera privada. Dividem-se quanto à sabedoria, à responsabilidade e à confiança atribuída aos adultos de hoje. Os dados apontam, ainda, que a imagem do adulto apresentada é relativizada a partir da distinção entre os adultos da esfera pública e aqueles da esfera privada.<hr/>The present study core issue is, how do today's youth judge adults concerning their moral criteria? The issue is twofold relevant for the ethical and moral education of adolescents, both for knowledge on their moral development and for their apparent desertion from the public sphere, favouring the private one. This study aimed at knowing how youth judge adults on moral grounds, while verifying whether youth do clearly separate public and private spheres. Two different surveys were carried out: survey 1 (S1) with 520 students who answered a 24-item closed questionnaire plus two open-ended questions; in S2 a 14-item questionnaire was applied to 36 students, followed by group debate on the issue. This article analyses issues dealt with at both surveys, as well as issues only inquired on at S1. Results show some mistrust among youth toward adult morality. Most don’t consider them ethical and, in general, criticise the way they conduct the public sphere. Furthermore, they question adults’ virtues, deeming egoism or self-interest to be their worse defect, associated to their sole concern with the private sphere. The adolescents were divided as to wisdom, accountability, and trust assigned to adults. Nevertheless, the image they present of their elders is relativised, according to whether they refer to public or private sphere adults. <![CDATA[A recontextualização e o nível de exigência conceitual do conhecimento escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo empírico descrito neste artigo focalizou as transformações que ocorrem no discurso pedagógico em relação ao nível conceitual do conhecimento e visou ampliar a compreensão do processo de constituição do conhecimento escolar. Foi conduzido em uma escola da rede pública estadual, no município de Valinhos, Estado de São Paulo, e as fontes de pesquisa foram os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, um livro didático e as aulas de uma professora da 8ª série do ensino fundamental. Adotaram-se os procedimentos de análise documental e observação de aulas, e a principal referência teórico-metodológica foi a teoria de Basil Bernstein. A metodologia mista de investigação adotada nesta pesquisa mostrou-se interessante por permitir que uma abordagem quantitativa demarcasse um espaço de reflexão sobre os aspectos qualitativos envolvidos na análise do processo de recontextualização. Os resultados flagraram o processo de recontextualização e revelaram que, ao longo desse processo, ocorreu um empobrecimento do nível de exigência conceitual. Isso se deu - dentro dos limites desta investigação - por meio de perdas no que se refere à intradisciplinaridade, à complexidade das competências científicas e à complexidade dos conteúdos científicos mobilizados no processo de ensino/aprendizagem. Identificados os pontos nos quais ficou mais evidente a tendência às perdas no nível de exigência conceitual do conhecimento escolar, ressaltam-se elementos que podem trazer alguma contribuição para os processos de produção e implantação de políticas educacionais, bem como de produção de materiais didáticos e de formação dos professores.<hr/>The empirical study described in this article has focused on the transformations that occur in the pedagogical discourse in relation to the level of conceptual knowledge and it has aimed at extending the understanding of the process of constitution of school knowledge. The study was conducted in a public state school in the municipality of Valinhos, in São Paulo state, and its research sources were the National Curriculum Parameters of Natural Sciences, a textbook and the classes of an 8th grade teacher. I adopted the procedures of document analysis and classroom observation, and the main theoretical-methodological reference was the theory of Basil Bernstein. The mixed research methodology adopted in this research proved to be interesting because it allowed a quantitative approach to demarcate space for reflection on the qualitative aspects involved in the analysis of the process of recontextualization. The results seized the process of recontextualization and revealed that, throughout this process, there was an impoverishment of the level of conceptual demand. This took place - within the limits of this investigation - through losses in relation to intradisciplinarity, to the complexity of scientific competences and the complexity of the scientific content used in the teaching / learning process. After identifying the points at which the trend of losses in the level of conceptual demand of school knowledge was the most evident, I emphasize elements that can bring some contribution to the processes of production and implementation of educational policies, as well as of production of teaching materials and of teacher training. <![CDATA[Experiência e observação: de Rousseau ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem o objetivo de resgatar os conceitos de experiência e observação presentes em Emílio, de Jean-Jacques Rousseau, discutindo-os na perspectiva de uma educação para a emancipação, conforme formulada pelos autores da teoria crítica, especialmente Walter Benjamin e Theodor W. Adorno. Considerando a utilização e a valorização desses conceitos na teoria e na prática educativas, analisou-se a abordagem dada a eles no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, com o objetivo de ressaltar a criticidade presente na defesa da experiência das crianças e de sua observação no cotidiano escolar. Conclui-se, a partir das reflexões sobre os textos de Rousseau e dos autores da teoria crítica, que, no referido documento, diante da polissemia da experiência formativa, ressaltam-se o recorte curricular, a instrumentalização da ação do professor, as experiências e aprendizagens ditas essenciais, a experiência que o professor propicia às crianças e o esquadrinhamento das subjetividades por meio da observação e do registro sistemático. Se Rousseau solicita-nos observar a criança, bem como proporcionar e valorizar experiências significativas, é porque, de alguma forma, valendo-se de um recurso teórico-metodológico, dirige-se a educadores e educandos concretos que, passados quase três séculos, ainda se emaranham entre conceitos e representações sociais de infância sem se darem conta da experiência que legitima a construção desses mesmos conceitos e representações.<hr/>The article has as its objective to recover the concepts of experience and observation present in Jean-Jacques Rousseau’s Émile, discussing them in the perspective of an education for emancipation, as it is formulated by the authors of the Critical Theory, specially Walter Benjamin and Theodor W. Adorno. Considering the use and valuation of these concepts in the theory and practice of education, the text analyzes the treatment given to them in the National Curriculum Reference for Early Childhood Education, with the purpose of highlighting the criticism present in the defense of children’s experiences and of their observation in the school daily life. It concludes, based on reflections about Rousseau’s texts and about those of the authors of the Critical Theory, that in the above-mentioned document, faced with the polysemy of the formative experience, emphasis is given to the curriculum aspect, to the instrumentalization of teachers’ action, to experiences and learning labeled as essential, to the experience that the teacher affords to the children, and to the mapping of subjectivities through observation and systematic recording. If Rousseau asks us to observe the child, as well as to offer and value significant experiences, it is because somehow, making use of a theoretical-methodological resource, he is addressing concrete educators who, after almost three centuries, are still entangled by concepts and social representations of childhood, oblivious to the experience that legitimizes the construction of these same concepts and representations. <![CDATA[Os conflitos de licenciandos e o desenvolvimento profissional docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Aprender a ensinar requer o desenvolvimento de atitudes, valores e conhecimentos próprios da docência por parte dos futuros professores, constituindo-se em um processo complexo a ser desencadeado pelas licenciaturas. Este estudo parte da premissa de que o licenciando vivencia conflitos ao longo de tal processo, os quais são possivelmente agravados pelas mudanças que a profissão docente tem sofrido, mudanças estas que, para alguns, configuram uma crise. Estudos anteriores, apoiados na teoria de Jean Piaget, indicam que a forma de perceber e resolver conflitos por professores em exercício é diferente entre os sujeitos, e que nem sempre o modo de lidar com as situações profissionais está relacionado ao tempo de carreira, mas sim a níveis de construção da docência. Assim, buscou-se saber se existem conflitos entre os professores em formação e se a forma de resolvê-los relaciona-se à aquisição da profissionalidade. Para tanto, licenciandos responderam a questionário e entrevista a partir de histórias hipotéticas envolvendo situações potencialmente geradoras de conflitos relativos a questões como autoridade docente, autonomia profissional e escolhas pedagógicas, entre outras. A compreensão da forma como os licenciandos interpretavam e enfrentavam - ou não - tais conflitos ofereceu indícios de níveis de construção da profissionalidade pelos sujeitos, mesmo que ainda não formados. Reconhecer a existência desses níveis abre caminhos para repensar a formação de professores nas licenciaturas, a fim de que se propiciem condições para que o licenciando desenvolva-se a um patamar superior de profissionalidade ainda durante a formação inicial.<hr/>Learning to teach requires on the part of the future teachers the development of attitudes, values, and knowledges proper to the teaching activity, constituting a complex process that has to be put in motion by the licentiateship courses. The present study starts from the premise that the licentiateship student experiences conflicts during this process, which are possibly intensified by the changes that the teaching profession has undergone, changes that for some configure a crisis. Previous studies, based on Jean Piaget's theory, indicate that the ways to perceive and resolve conflicts vary among working teachers and that the way to deal with professional situations is not always related to career time, but to levels of construction of the teaching activity. Thus, the study sought to find out whether there are conflicts among teachers in preparation, and if the way to solve them can be related to the acquisition of professionalism. To that end, licentiateship students responded to a questionnaire and an interview based on hypothetical stories involving situations that were capable of producing conflicts related to issues such as teacher authority, professional autonomy, and pedagogical choices, among others. Understanding how the licentiateship students interpreted and dealt with - or failed to deal with - such conflicts offered clues as to the levels of construction of professionalism by the subjects, even if they had not yet concluded their courses. To recognize the existence of these levels opens up ways to rethink teacher education in licentiateships, so as to offer conditions for the students to develop further, into a higher level of professionalism, still during their initial training. <![CDATA[Formação continuada de professores e resultados dos alunos no SARESP: propostas e realizações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho apresenta resultados obtidos por meio da pesquisa realizada entre 2005 e 2006, intitulada Uso dos resultados do SARESP: o papel da avaliação nas políticas de formação docente, cujo propósito foi analisar possibilidades e limites da utilização dos resultados obtidos pelos alunos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) para a formulação e o direcionamento de políticas de formação de professores. As preocupações recaíram sobre os programas de formação em língua portuguesa para o ensino fundamental. Foram visitadas quatro das treza diretorias regionais de ensino da capital do Estado de São Paulo a fim de conhecer o trabalho de formação docente realizado e analisar em que medida ele se relacionava aos dados obtidos no SARESP. O estudo qualitativo teve como principal estratégia a enquete exploratória, com uso de roteiros de entrevista e de observação semiestruturados. O referencial teórico sintetizou contribuições de Dennis Palumbo (1998) e de Marcus Figueiredo e Argelina Figueiredo (1986) para a compreensão do conceito e das etapas da política pública, assim como de Elba Barreto e Regina Pinto (2001), Blaine Worthen, James Sanders e Jody Fitzpatrick (2004) e Almerindo Afonso (1998) a respeito da discussão da avaliação de programas, entre outros. Concluiu-se que, apesar de a documentação dos programas de formação e o SARESP declararem que há relação entre os resultados da avaliação e os programas propostos, a concretização desse propósito depende do engajamento dos profissionais presentes nas diretorias de ensino. As ações formais da Secretaria da Educação para induzir esse uso de resultados não se mostraram suficientes para assegurar o pretenso vínculo entre avaliação e formação docente.<hr/>This work presents results of a study conducted between 2005 and 2006 entitled The use of the results of the SARESP Exam: the role of assessment in teacher education policies (Uso dos resultados do SARESP: o papel da avaliação nas políticas de formação docente), whose purpose was to analyze possibilities and limits of the use of the results obtained by pupils in the SARESP Exam (School Performance Assessment System of the State São Paulo) to formulate and direct teacher education policies. The attention was focused on education programs for teachers of Portuguese Language to pupils in fundamental education. Four out of the thirteen Regional Education Directorships of the State of São Paulo were visited to gain acquaintance with the teacher education programs they developed and to investigate to what extent they could be related to the results achieved in the SARESP exam. The qualitative study adopted as its main strategy the exploratory survey, with the use of semi-structured interview and observation scripts. The theoretical framework employed brought together contributions by Dennis Palumbo (1998) and Marcus Figueiredo and Argelina Figueiredo (1986) to understand the concept and stages of public policy, as well as by Elba Barreto and Regina Pinto (2001), Blaine Worthen, James Sanders and Jody Fitzpatrick (2004), and by Almerindo Afonso (1998) on the discussion about assessment programs, among others. It concludes that, the statements in the teacher education program and in the SARESP documentations about the correlation between the former and pupil assessment results notwithstanding, the actual achievement of positive results depends on the effective commitment of the professionals working at the Education Directorships. Formal actions by the Secretariat for Education to foster this use of the results have proved insufficient to ensure the proposed link between pupil assessment and teacher education. <![CDATA[A prática esportiva como ferramenta educacional: trabalhando valores e a resiliência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A sociedade brasileira vislumbra, na atualidade, o desafio de organizar e realizar megaeventos esportivos de grande impacto social. Nesse contexto, a atividade esportiva pode ser considerada uma ferramenta eficaz de intervenção psicossocial, especialmente com crianças e jovens. A presente pesquisa teve por objetivo investigar situações e vivências de atletas de alto rendimento relacionadas ao aprendizado decorrente da inserção nesse contexto e aos valores ali preconizados. Foram realizadas entrevistas por meio do método de história de vida com quatro atletas de duas equipes de atletismo do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram categorizados e o conteúdo foi analisado qualitativamente. Os resultados apontaram para diversas contribuições decorrentes da inserção no contexto esportivo, algumas atreladas às transformações externas, como a melhora da condição estética, financeira ou de inclusão social, e outras relacionadas aos aspectos internos e subjetivos, como o reforço e o desenvolvimento de valores de cooperação, amizade, solidariedade e a capacidade de compartilhar e de superar adversidades (resiliência). Conclui-se que a atividade esportiva, quando bem conduzida (por profissionais bem capacitados), pode beneficiar tanto o desenvolvimento global do praticante, quanto os demais ambientes nos quais ele está inserido, como a família e o grupo de iguais, ampliando as contribuições para a sociedade de modo geral.<hr/>Brazilian society is currently facing the challenge of organizing and conducting massive sports events of large social impact. Within this context, the sport activity can be regarded as an efficient tool of psychosocial intervention, especially with children and youngsters. The present study aimed at the investigation of situations and experiences of high-performance athletes associated to the learning process that accompanied their insertion in this context and the values espoused therein. Interviews were carried out based on the life history method with four athletes belonging to two athletics teams from the State of São Paulo. Data were categorized, and the contents were analyzed qualitatively. The results pointed to various contributions of the insertion of these people into the sports context, some of them linked to external changes, such as the improvement of their aesthetic, financial or social inclusion status, and others related to internal or subjective aspects, such as the reinforcement and development of values of cooperation, friendship, solidarity, and the capacity to share and overcome adversities (resilience). The study concludes that sports activities, if well conducted (by well-prepared professionals), can both improve the practitioner's global development, and benefit the other environments in which he or she is inserted, such as family and peer group, thereby extending the contributions to the whole of society. <![CDATA[Avaliação da educação superior no Brasil e a expansão da educação superior em enfermagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem como objetivo discutir a expansão da educação superior em enfermagem e o papel do sistema de avaliação na perspectiva da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Enfermagem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (INEP). Realizou-se o resgate da evolução do número de cursos e vagas da educação superior, e, especificamente para a enfermagem, a partir de dados do INEP e por meio de entrevistas, obteve-se o essencial do pensamento dos membros da Comissão no que se refere à expansão da educação superior em enfermagem e à atual política de avaliação. Entre 1994 e 2003, os aumentos foram da ordem de 118% no número das instituições de ensino superior, 195% nos cursos de graduação e 207% nos cursos de graduação em enfermagem no país. Entre 1991 e 2004, o número de vagas nos cursos de graduação em enfermagem passou de 7.460 para 70.400, com distribuição desigual nas diferentes regiões brasileiras; tal aumento ocorreu prioritariamente em instituições privadas, vinculando-se a interesses de mercado e sem o processo de avaliação e regulação plenamente implantado. Parte dos membros da Comissão considera necessária a abertura de novos cursos, pois o número de enfermeiros ainda é insuficiente. Eles expressam, porém, preocupação referente à proliferação desordenada de cursos e às condições concretas de formação e atuação do enfermeiro.<hr/>This work has as its objective to discuss the expansion of the higher education in Nursing, and the role played in the process by the evaluation system, under the perspective of the Evaluation Advisory Commission of the Area of Nursing of the National Institute of Educational Studies and Research "Anísio Teixeira" (INEP). The study compiled the evolution in the number of courses and places in higher education, particularly for Nursing, based on INEP data; through interviews, the essential aspects of the thinking of the members of the Commission were assessed in what concerns the expansion of higher education in Nursing and as to the current evaluation policy. Between 1994 and 2003 the increase in the number of institutions of higher education was of 118%; of 195% in the number of undergraduate courses, and of 207% in the number of Nursing undergraduate courses in the country. Between 1991 and 2004, the number of places in undergraduate Nursing courses jumped from 7,460 to 70,400, with an uneven distribution among the various Brazilian regions; such increase took place mainly in private institutions, linked to market interest, and without the evaluation and regulation process being fully implemented. Part of the members of the Commission believes that it is necessary to create more courses, since the number of nurses is still insufficient. They express, however, concern over the chaotic proliferation of courses, and over the concrete conditions for the training and work of nurses. <![CDATA[A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem como objetivo discutir a expansão da educação superior em enfermagem e o papel do sistema de avaliação na perspectiva da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Enfermagem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (INEP). Realizou-se o resgate da evolução do número de cursos e vagas da educação superior, e, especificamente para a enfermagem, a partir de dados do INEP e por meio de entrevistas, obteve-se o essencial do pensamento dos membros da Comissão no que se refere à expansão da educação superior em enfermagem e à atual política de avaliação. Entre 1994 e 2003, os aumentos foram da ordem de 118% no número das instituições de ensino superior, 195% nos cursos de graduação e 207% nos cursos de graduação em enfermagem no país. Entre 1991 e 2004, o número de vagas nos cursos de graduação em enfermagem passou de 7.460 para 70.400, com distribuição desigual nas diferentes regiões brasileiras; tal aumento ocorreu prioritariamente em instituições privadas, vinculando-se a interesses de mercado e sem o processo de avaliação e regulação plenamente implantado. Parte dos membros da Comissão considera necessária a abertura de novos cursos, pois o número de enfermeiros ainda é insuficiente. Eles expressam, porém, preocupação referente à proliferação desordenada de cursos e às condições concretas de formação e atuação do enfermeiro.<hr/>This work has as its objective to discuss the expansion of the higher education in Nursing, and the role played in the process by the evaluation system, under the perspective of the Evaluation Advisory Commission of the Area of Nursing of the National Institute of Educational Studies and Research "Anísio Teixeira" (INEP). The study compiled the evolution in the number of courses and places in higher education, particularly for Nursing, based on INEP data; through interviews, the essential aspects of the thinking of the members of the Commission were assessed in what concerns the expansion of higher education in Nursing and as to the current evaluation policy. Between 1994 and 2003 the increase in the number of institutions of higher education was of 118%; of 195% in the number of undergraduate courses, and of 207% in the number of Nursing undergraduate courses in the country. Between 1991 and 2004, the number of places in undergraduate Nursing courses jumped from 7,460 to 70,400, with an uneven distribution among the various Brazilian regions; such increase took place mainly in private institutions, linked to market interest, and without the evaluation and regulation process being fully implemented. Part of the members of the Commission believes that it is necessary to create more courses, since the number of nurses is still insufficient. They express, however, concern over the chaotic proliferation of courses, and over the concrete conditions for the training and work of nurses. <![CDATA[As três idades das políticas de educação prioritária: uma convergência europeia?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem como objetivo discutir a expansão da educação superior em enfermagem e o papel do sistema de avaliação na perspectiva da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Enfermagem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (INEP). Realizou-se o resgate da evolução do número de cursos e vagas da educação superior, e, especificamente para a enfermagem, a partir de dados do INEP e por meio de entrevistas, obteve-se o essencial do pensamento dos membros da Comissão no que se refere à expansão da educação superior em enfermagem e à atual política de avaliação. Entre 1994 e 2003, os aumentos foram da ordem de 118% no número das instituições de ensino superior, 195% nos cursos de graduação e 207% nos cursos de graduação em enfermagem no país. Entre 1991 e 2004, o número de vagas nos cursos de graduação em enfermagem passou de 7.460 para 70.400, com distribuição desigual nas diferentes regiões brasileiras; tal aumento ocorreu prioritariamente em instituições privadas, vinculando-se a interesses de mercado e sem o processo de avaliação e regulação plenamente implantado. Parte dos membros da Comissão considera necessária a abertura de novos cursos, pois o número de enfermeiros ainda é insuficiente. Eles expressam, porém, preocupação referente à proliferação desordenada de cursos e às condições concretas de formação e atuação do enfermeiro.<hr/>This work has as its objective to discuss the expansion of the higher education in Nursing, and the role played in the process by the evaluation system, under the perspective of the Evaluation Advisory Commission of the Area of Nursing of the National Institute of Educational Studies and Research "Anísio Teixeira" (INEP). The study compiled the evolution in the number of courses and places in higher education, particularly for Nursing, based on INEP data; through interviews, the essential aspects of the thinking of the members of the Commission were assessed in what concerns the expansion of higher education in Nursing and as to the current evaluation policy. Between 1994 and 2003 the increase in the number of institutions of higher education was of 118%; of 195% in the number of undergraduate courses, and of 207% in the number of Nursing undergraduate courses in the country. Between 1991 and 2004, the number of places in undergraduate Nursing courses jumped from 7,460 to 70,400, with an uneven distribution among the various Brazilian regions; such increase took place mainly in private institutions, linked to market interest, and without the evaluation and regulation process being fully implemented. Part of the members of the Commission believes that it is necessary to create more courses, since the number of nurses is still insufficient. They express, however, concern over the chaotic proliferation of courses, and over the concrete conditions for the training and work of nurses.