Scielo RSS <![CDATA[Educação e Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1517-970220150004&lang=pt vol. 41 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Moldar os espíritos, reformar os corpos, contabilizar os saberes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000400841&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O Partido Conservador e a educação literária no Império brasileiro (1841-1863)The Conservative Party and literary education in the Brazilian empire (1841-1863)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000400931&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ResumoA centralização do sistema de instrução pública no Brasil oitocentista, correspondente a um processo de centralização das principais instituições públicas do país, resultou de vitórias parlamentares dos Saquaremas, como eram chamados os ilustres representantes do Partido Conservador. Desde 1837, quando Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850) assumiu a liderança virtual do governo, os conservadores vinham propondo medidas centralizadoras. Embora se costumasse dizer, nessa época, que não havia nada tão parecido com um Saquarema quanto um Luzia no poder, havia uma relação hierárquica entre os dois partidos, mesmo sendo ambos partes complementares do governo, que era composto pelo que se considerava “a boa sociedade”, isto é, a elite política do Império. Tal relação hierárquica se devia ao fato de os Luzias – ou Liberais – terem fracassado em seu projeto de levar a cabo uma direção para o país, algo conseguido pelos Saquaremas, que reduziram à condição de rebeliões as pretensões revolucionárias de seus oponentes. Este artigo investiga o modo como a institucionalização da educação literária no Brasil oitocentista relacionou-se com o projeto político dos Saquaremas, em seu intuito de formar os espíritos daqueles que teriam, mais tarde, acesso aos cursos superiores e iriam compor os quadros burocráticos do Império. Para tanto, foram usadas como fontes várias peças legislativas, incluindo os debates parlamentares e os relatórios ministeriais da época, além da historiografia política, educacional e literária referente ao período.<hr/>AbstractThe centralization of the system of public instruction in eighteenth century Brazil, related to the centralization of the main public institutions of the country, was the result of parliamentary victories of the Saquaremas, as the illustrious representatives of the conservative party were called. Since 1837, when Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850) assumed the virtual leadership of the government, the conservatives had proposed centralizing measures. Although one used to say at the time that there was nothing more similar to a Saquarema than a Luzia with political power, there was a hierarchical relation between the two parties, even though both were complementary parts of the government, which was composed by what was considered the “good society”, that is, the political elite of the empire. Such hierarchical relation was due to the failure of the Luzias’ – or liberals’ – project of forging a political direction to the country. Such project was accomplished by the Saquaremas, who had reduced the revolutionary pretentions of their opponents to the condition of rebellions. This article investigates how the institutionalization of literary education in Brazil was related to the Saquaremas’ political project, who aimed to form the spirit of those who would later be part of the bureaucratic framework of the empire. To do so, many legislative pieces were used as sources, including parliamentary debates and ministerial reports, besides the political, educational and literary historiography of the period. <![CDATA[<strong>Regulação da educação superior brasileira: </strong>a Lei de Inovação Tecnológica e da Parceria Público-Privada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000400961&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ResumoO artigo problematiza as articulações entre o público e o privado, colocadas na pauta do debate sobre a concepção de educação superior a partir do marco regulatório inaugurado pela Lei de Inovação Tecnológica (Lei nº 10.973/2004) e pela Lei da Parceria Público-Privada (Lei nº 11.079/2004). Parte-se do pressuposto de que esse marco regulatório recupera as ideias-chave do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (BRASIL, 1995), sobretudo a concepção de educação superior como um serviço comercializável, cuja regulação, no âmbito internacional, encontra-se no General Agreement on Trade in Services (WTO, 1995) – acordo engendrado na Organização Mundial do Comércio (OMC). Os denominados serviços de educação superior terciária são vistos como um serviço não exclusivo do Estado na acepção do Plano Diretor no contexto brasileiro, diferentemente da concepção de educação superior como um direito garantido pelo ente estatal, conforme o art. 205, da Constituição Federal de 1988 (CF/88). Aprofunda-se, nesse marco, uma concepção orientada pela produção da inovação tecnológica; a produtividade dos serviços da universidade passa a ser medida segundo a lógica regulada pela Lei de Inovação Tecnológica (2004a), a qual dita o estabelecimento dos contratos de parceria entre a instituição universitária e o mercado conforme as regras da Lei da Parceria Público-Privada (2004b). Tal marco regulatório traduz continuidades e aprofundamentos no tocante à construção de uma concepção de educação superior como um serviço comercial, redefinindo-se o cidadão como usuário ou consumidor desses serviços.<hr/>AbstractThis article problematizes the public-private articulations included in the debate about the concept of higher education in virtue of the regulatory framework launched by the Technological Innovation Act (Act 10,973/2004) and the Public-Partnership Act (Act 11,079/2004). I start from the premise that this regulatory framework recovers key ideas from Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado [Master Plan for the Reform of the State Apparatus] (BRAZIL, 1995), particularly the concept of higher education as a tradable service, the regulation of which is established, at a global level, by the General Agreement on Trade in Services (WTO, 1995) conceived at the World Trade Organization (WTO). The delivery of the so-called higher education services is not exclusively attributed to the State according to the Master Plan in the Brazilian context, which is different from the concept of higher education as a right granted by the State, according to Article 205 of the 1988 Brazilian Federal Constitution). In the current regulatory framework, a conception oriented towards the production of technological innovation is reinforced; the productivity of universities is measured according to the logic regulated by the Technological Innovation Act (2004a), which sets forth the establishment of partnership agreements between universities and the market according to the rules of the Public-Private Partnership Act (2004b). Such regulatory framework brings continuations and a deepening of the construction of a concept of higher education as a commercial service, redefining the citizen as a user or a consumer of those services. <![CDATA[<strong>Um caso de contratendência:</strong> baixa evasão na licenciatura em química explicada pelas disposições e integrações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000400975&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ResumoEste trabalho faz parte de um estudo de caso sobre uma instituição pela qual seus alunos apresentavam um forte sentimento de pertencimento e adesão, materializado em baixos índices de evasão. Trata-se da licenciatura em química do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara, no interior do estado de São Paulo. Analisamos as trajetórias escolares e acadêmicas de 27 licenciandos em química, com base na Teoria da Integração do Estudante (TIE) de Vincent Tinto, quanto à integração social e acadêmica. Também utilizamos o conceito de disposição, apresentado inicialmente por Pierre Bourdieu e revisto por Bernard Lahire, para compreender essas integrações e explicar qualitativamente os baixos índices de evasão analisados quantitativamente. Adotamos a metodologia dos retratos sociológicos, também proposta por Lahire, para analisar as entrevistas dos licenciandos quanto a esses aspectos. Os retratos apontam para uma predominância de trajetos que conjugam uma integração social e acadêmica, favorecida por um encaixe das disposições anteriores atualizadas ou reforçadas na universidade. Ao investigar o caso de uma instituição específica, percebemos que as condições oferecidas pela universidade, que implícita ou explicitamente promovem a atualização de várias disposições dos licenciandos e são favoráveis à sua integração social e acadêmica, são fundamentais para explicar os baixos índices de evasão e tornam esse curso peculiar, principalmente pelas maneiras de criar vínculos com seus alunos.<hr/>AbstractThis work is part of a case study of an institution in which the students had a strong sense of belonging and membership, which was reflected the low dropout rates. The course in question was the degree in chemistry of Instituto de Química (Institute of Chemistry), henceforth referred to as the IQ, of Universidade Estadual Paulista (UNESP) in Araraquara, in the State of São Paulo. We analyzed the school and academic histories of the twenty-seven students majoring in chemistry, in relation to social and academic integration, based on Vincent Tinto’s Student Integration Model (SIM). We also used the concept of habitus, originally presented by Pierre Bourdieu and revised by Bernard Lahire, in order to understand these integrations and qualitatively explain the low dropout rates, which were analyzed quantitatively. We adopted the methodology of sociological portraits, also proposed by Lahire, to analyze the interviews with the undergraduate students and their views in relation to these aspects. The portraits produced show a prevalence of educational histories that combined social and academic integration, favored by a “fit” of the previous habitus, which were updated or enhanced in the university. By focusing on a specific institution, we saw that the conditions offered by the university, which implicitly or explicitly promote the updating of various habitus in the graduate students, and which are favorable for their social and academic integration, are fundamental for explaining the low dropout rates. This fact makes this course unique, particularly due to the ways it creates ties with its students. <![CDATA[Are music and mathematics worked on in an interdisciplinary way during early childhood education?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000401009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ResumenEl propósito de esta investigación es analizar si se trabajan de manera interdisciplinar las materias de música y matemáticas en los primeros años de escolaridad. Opción metodológica que en los últimos años está recibiendo un gran empuje en esta etapa educativa, en contraposición a los modelos tradicionales. La muestra está formada por 360 profesores de educación infantil y educación musical de colegios públicos y concertados de la provincia de A Coruña (Galicia, España). Para llevar a cabo el análisis se diseñó un cuestionario que se aplicó en noviembre de 2013. Los resultados reflejan que la mayoría de profesores pertenece a centros públicos y le otorgan la misma importancia a las asignaturas de música y matemáticas. Consideran que es importante trabajarlas de forma interdisciplinar, pues de este modo mejora la formación integral del alumnado. Sin embargo, no se sienten capacitados para abordar el proceso de enseñanza-aprendizaje de este modo. En la mayoría de los casos son distintos profesores quienes imparten ambas materias y no programan ni utilizan materiales y actividades de forma conjunta, aunque evalúan de forma interdisciplinar. Por último, en la discusión, se realizan ciertas consideraciones finales que ponen de manifiesto el porqué es importante la investigación, pues los resultados obtenidos nos permiten conocer la realidad de nuestras aulas, y nos inducen a afirmar la necesidad de la formación del profesorado para dar impulso a la enseñanza-aprendizaje de música y matemáticas de educación infantil a través de la interdisciplinariedad.<hr/>AbstractThe purpose of this investigation is to analyse whether music and mathematics are subjects taught in an interdisciplinary way in the earliest school years, a methodological option that had a great impact in the past few years on this educational stage, opposed to the traditional methods.The sample is made up by 360 teachers of early childhood education and musical education from both public and private schools in the province of a Coruña (Galicia, Spain). To carry through the analysis, we designed a questionnaire that was applied in November 2013. The results show that most of the teachers belong to public schools and give the same importance to both subjects, music and mathematics. They consider that it is important to work on them in an interdisciplinary way, as that improves the integral academic training of students. In the majority of the cases, there exists a different teacher for each subject, and they do not program or use materials and activities jointly, although they do evaluate in a interdisciplinary manner. Lastly, in the discussion we make certain final considerations that evidence what makes investigation important, as our findings allow us to know what is happening in the classrooms and lead us to confirm the need for teacher education to give an impulse to the teaching-learning process of music and mathematics through interdisciplinarity. <![CDATA[Uma conversa com Paul Standish sobre os trail-effects da psicologia e a “cultura da auditoria” na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000401069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ResumoEm tempos tão sombrios para a pesquisa educacional em várias partes do mundo, em que educadores e pesquisadores estão submetidos a uma cultura de auditoria cada vez mais implacável, tivemos o privilégio de entrevistar um dos poucos filósofos que, de uma perspectiva filosófica, questionam esse tipo de gestão educacional: Paul Standish, professor e diretor do Centro de Filosofia da Educação do Instituto de Educação da Universidade de Londres (University College London Institution of Education). Uma de suas principais críticas incide sobre o transporte abusivo de procedimentos contábeis, característicos do campo da administração, para a proposição de políticas educacionais que visariam a uma equivalente “transparência contábil”. Recorre a filósofos como Wittgenstein e Austin, entre outros, para desconstruir o mito da transparência da prestação de contas no campo da educação quando são adotadas medidas avaliativas e de gestão pretensamente objetivas e eficientes, mas que, na verdade, têm tido como resultado a imposição de modelos empíricos de comportamento e de pensamento extremamente reducionistas e dogmáticos. Segundo ele, boa parte desses modelos é oriunda da psicologia, a qual, mesmo tendo alterado substancialmente seus aparatos teóricos como também suas práticas ao longo das últimas décadas, trouxe crenças iniciais que deixaram o que Paul Standish denomina de trail-effects* no imaginário do senso comum, os quais agem sub-repticiamente na base da cultura de auditoria que vem se instaurando no campo da educação. Ao longo da entrevista, Standish também aborda questões relativas ao lugar da filosofia analítica na educação, com suas diferentes vertentes; questiona o modo como o pós-estruturalismo tem sido apropriado pela pesquisa educacional; critica o uso da expressão ciência da educação, quando se desconsidera o fato de que as questões mais fundamentais da educação não podem ser resolvidas empiricamente; reflete sobre a formação do professor e as diferentes maneiras de se transmitir conhecimento; e enfatiza a importância e a fecundidade das ideias de Wittgenstein tendo em vista esclarecer as confusões filosóficas em que nos enredamos quando a linguagem “entra em férias”.<hr/>AbstractIn times so grim for educational research in various parts of the world, where educators and researchers are subjected to an increasingly ruthless audit culture, we have had the privilege of interviewing one of the few philosophers who question this type of educational management from a philosophical perspective: Paul Standish, Professor and Head of the Centre for Philosophy of Education at University College London Institution of Education. One of his main criticisms focuses on the abusive transport of accounting procedures, characteristic of the field of administration, to proposing educational policies that supposedly aim at an equivalent accounting transparency. He refers to philosophers like Wittgenstein and Austin, among others, to deconstruct the myth of accounting transparency in education, when evaluative and management measures are adopted. Such supposedly objective and efficient measures have actually resulted in the imposition of empirical models of behaviour and thinking which are extremely reductionist and dogmatic. According to him, most of these models come from the field of psychology, which, despite having substantially changed its theoretical apparatus as well as its practices over the past few decades, has brought initial beliefs which have left trail-effects in the imaginary of common sense, acting surreptitiously on the basis of the audit culture that has established itself in the field of education. Throughout the interview, Standish also addresses issues relating to the place of analytic philosophy in education, with its various approaches, questions how post-structuralism has been appropriated by educational research, criticizes the use of the term science of education when one disregards the fact that the most fundamental issues of education cannot be resolved empirically, reflects on teacher education and the different ways of transmitting knowledge, and emphasizes the importance and fecundity of Wittgenstein’s ideas aiming at the clarification of the philosophical confusions that we become entangled with when language “goes on vacation”.