Scielo RSS <![CDATA[Educação e Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1517-970220170004&lang=pt vol. 43 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A educação privada na Argentina e no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Explorando o conceito de segmentação, este artigo procura demonstrar como a expansão dos sistemas de ensino argentino e brasileiro se articula a processos de diferenciação da oferta escolar que contribuem para a produção e a reprodução das desigualdades educacionais. Partindo da análise de estatísticas históricas sobre a variação da alfabetização e das matrículas desde o final do século XIX e de documentos que registram as transformações na organização dos sistemas de ensino, o artigo mostra, em primeiro lugar, que, em ambos os sistemas, processos de segmentação se apoiaram e ainda se apoiam mais amplamente na clivagem entre educação pública e privada do que na diferenciação do currículo da escola pública. Além disso, mostra que essa clivagem é bastante recente na Argentina e muito antiga no Brasil, onde antecedeu a própria constituição do sistema nacional de ensino. Finalmente, em terceiro lugar, o artigo registra uma tendência de convergência entre os dois sistemas, já que a educação privada continua a garantir um espaço reservado para a escolarização dos grupos mais privilegiados no Brasil e desempenha com cada vez maior força esse papel na Argentina.<hr/>Abstract Exploring the concept of segmentation, this article demonstrates how the expansion of the Argentinian and Brazilian school systems has been associated to processes of school differentiation that have contributed to the production and reproduction of educational inequalities. Based on the analysis of historical statistics on literacy and school enrollment as well as of documents that register the school transformations since the end of the 1800s, the article shows, first, that in both school systems, segmentation processes were and are based on the separation between public and private education rather than on differentiation of public schools curriculum. It shows also that while this type of segmentation is quite recent in Argentina, it is an old feature of the Brazilian school system. Finally, the article documents a progressive convergence between the two systems, as the private schools still offer a reserved space for the schooling of the Brazilian privileged groups and has increasingly played this role in Argentina in the last decades. <![CDATA[Choosing a Private University in Buenos Aires: choice spatialization in diversified contexts <sup>I</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El artículo describe la dinámica de expansión de la educación privada y las discusiones que buscan explicarla, en el contexto de la diversificación y expansión de la educación superior. El objetivo del trabajo es analizar las elecciones universitarias de jóvenes de sectores medios altos y altos en Buenos Aires, en su dimensión espacial y estética, fenómeno escasamente abordado en la investigación socioantropológica sobre la educación superior. Se basa en una investigación etnográfica que buscó comprender la dinámica de la reproducción y producción de la desigualdad social y educativa en universidades y clubes universitarios. Reconstruye el fenómeno de la espacialización según clase de las universidades, que se explica tanto por la expansión institucional del sector privado y público, como por la instauración de mercados educativos altamente segmentados. La elección de la universidad en función del espacio en sus distintas escalas y dimensiones –localización y población a la que interpelan las instituciones, percepciones sobre la infraestructura universitaria y sentidos que asocian universidades con lugares y clases sociales- permite plantear la espacialización de las elecciones educativas como categoría heurísticamente productiva para comprender situacionalmente los sentidos y las relaciones de poder implicados en los procesos de privatización de la educación, articulando la segregación urbana con la educativa.<hr/>Abstract This paper describes the dynamics of private universities’ expansion and the discussions that look for an explanation, within a context of diversification and growth of higher education. The purpose of this study is to analyze the spatial and esthetical dimensions of university choices by middle-high and high-class young people from Buenos Aires; a phenomenon that has been barely addressed by socio-anthropologic studies on higher education. This ethnographic research intends to understand the dynamics of reproducing and producing social and educational inequalities in universities and college clubs. It reconstructs the phenomenon of class spatialization in universities, which is explained by both the institutional expansion of the private and state sectors and the appearance of highly segmented education markets. The selection of university based on the different scales and dimensions of space –localization and population addressed by the institutions, perceptions on college infrastructure, and meanings that associate university with place and social classes- justifies proposing the spatialization of higher education choices as a heuristically productive category to situationally understand meanings and power relationships involved in processes of education privatization, articulating urban and educational segregations. <![CDATA[Private education and upper-class educational experiences in Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Ante los procesos de expansión que ha experimentado la matrícula del sector privado en la Argentina en los últimos años y para todos los niveles, este artículo explora por qué los adultos a cargo de niños eligen la escuela privada. Partiendo del supuesto de una vacancia de estudios que contextualicen e historicen la relación que los distintos grupos sociales han tenido con las instituciones de este tipo de gestión, el trabajo indaga en los modos que históricamente ha asumido el vínculo entre la clase alta argentina y este subsector del sistema educativo. Desde un enfoque socioantropológico basado en el análisis de las trayectorias educativas de tres generaciones dentro de este grupo social, el artículo documenta la temprana conformación de un circuito de escuelas privadas católicas que atendieron a los sectores más privilegiados de este país. Instituciones que no destacan por un alto nivel académico mantienen su relevancia en las experiencias formativas de las familias tradicionales todo a lo largo del siglo XX. El atractivo de estas escuelas radica en su productividad para garantizar el requisito imprescindible para la reproducción de la clase alta -la sociabilidad entre pares- y mucho menos en la transmisión de saberes para la ocupación de puestos de poder.<hr/>Abstract In view of the expansion processes private education has undergone in recent years in Argentina, this article explores why adults choose private schools for their children. Assuming a vacancy of studies interested in the relationship that the different social groups have had with this type of institutions, the paper describes the relation between Argentinean upper class and this subsector of the educational system. From a socio-anthropological approach based on the analysis of the educational trajectories of three generations within this social group, the article documents the early formation of a circuit of private catholic schools that served the most privileged sectors of this country. Institutions that do not stand out for a high academic level maintain their relevance in the formative experiences of traditional families in Argentina throughout the twentieth century. The appeal of these schools lies in their productivity to guarantee the essential requirement for the reproduction of the upper class - the sociability between peers - and much less in the transmission of knowledge to take positions of power. <![CDATA[<named-content>A escolha da escola privada em famílias dos grupos populares</named-content><sup>I</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo procurou investigar a chegada de escolas privadas em um distrito da zona leste de São Paulo, com base no tratamento secundário de dados estatísticos, questionários aplicados em escolas públicas e privadas e entrevistas com pais, professores e jovens do distrito. A hipótese formulada inicialmente propunha que as modificações da oferta escolar local seriam reveladoras do processo de diferenciação interna dos grupos populares, derivado do aumento da renda na base da pirâmide social brasileira dos anos Lula. Os resultados do estudo estatístico permitiram propor uma tipologia das subprefeituras segundo a oferta escolar. As entrevistas revelaram um lento processo de acumulação de capital cultural e de modificações do estilo de vida, ligados à conquista do diploma de ensino superior pela segunda geração das famílias interrogadas. Essa fração das camadas populares, na qual o capital cultural é mais elevado compõe essencialmente a demanda por ensino privado no distrito. A partir do caso particular desse distrito, o artigo aborda as características da oferta e das estratégias educativas identificadas nesse grupo reduzido de famílias, um processo ligado tanto à aquisição do capital cultural em duas gerações das famílias como ao trabalho feminino.<hr/>Abstract This study aimed to investigate the arrival of private schools in a district in the east side of Sao Paulo and it is based on secondary treatment of statistical data, questionnaires applied in public and private schools, and interviews with parents, teachers, and youngsters in the district. The initial hypothesis proposed that the modification on local school offer would reveal the process of internal differentiation of low-income groups, derived from the increase of income on the base of Brazilian social pyramid during Lula’s government. The results of the statistical study allowed us to propose a typology of subprefectures according to school offer. The interviews revealed a slow process of cultural capital accumulation and lifestyle modifications, connected to the university diplomas owned by the second generation of interviewed families. This fraction of low-income classes, in which cultural capital is higher, essentially composes the demand for private education in the district. On the particular case of this district, the article approaches the characteristics of offer and educational strategies identified in this reduced group of families, a process connected to the acquisition of cultural capital during two generations, as well as to women’s work. <![CDATA[Focalizando um segmento específico da rede privada de ensino: escolas particulares de baixo custo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com base nos dados do censo escolar do Inep/MEC, este artigo parte da constatação empírica de que, no Brasil da última década, temos assistido a uma expansão contínua da matrícula na escola particular no nível da educação básica, fenômeno que, ao que tudo indica, estaria relacionado com a melhoria das condições econômicas de uma parcela das classes populares no país. No entanto, a literatura sociológica se volta principalmente para aquele segmento da rede privada de ensino que acolhe majoritariamente uma clientela formada pelas elites e pelas frações mais favorecidas das classes médias, desconhecendo a heterogeneidade interna existente no universo mais amplo das instituições privadas, notadamente aquelas que oferecem mensalidades de custo mais baixo e que, portanto, recrutam famílias provenientes de estratos sociais menos abastados. O objetivo da pesquisa foi dar os primeiros passos no sentido de conhecer as características desse segmento da rede particular de ensino. Para tanto, foram investigados dois estabelecimentos de ensino privados da cidade de Contagem, em Minas Gerais. A seleção das escolas foi feita a partir da mensalidade cobrada. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação direta do funcionamento do estabelecimento e a entrevista semiestruturada com profissionais da escola e com famílias usuárias. Os resultados evidenciaram a existência de algumas características comuns aos dois casos investigados, a saber: origem e gestão familiares; estrutura física e patrimônio material e pedagógico restritos; recursos humanos marcados pela multifuncionalidade; cuidados especiais com a disciplina e segurança dos alunos; proximidade na interação família-escola.<hr/>Abstract Based on the school census data of Inep/MEC, this article focuses on empirical finding that, over the last decade in Brazil, a continuous expansion of enrollment has been seen in private schools of basic education. Evidence has shown that this phenomenon is related to the improvement of economic conditions of certain part of Brazilian low-income classes. However, sociological literature has been looking mainly at a clientele composed by the elites and wealthier fractions of middle-classes, ignoring the internal heterogeneity of the broader sector of private institutions, especially those which offer low-cost tuitions therefore attracting families from lower-income fractions. The objective of the research was to take the first steps to understand the characteristics of this private education segment. To do so, we investigated two private schools in the city of Contagem, Minas Gerais. We selected the schools based on the tuition value. The research instruments were the direct observation of the school and semi-structured interviews with school professionals and families. The results have shown some shared characteristics of the two cases investigated: origin and family management; limited facilities and material and pedagogical assets; human resources engaged in multitasking; special care with students’ discipline and safety; close family-school interaction. <![CDATA[Os ideais da formação humanista e o sentido da experiência escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ResumoA sensação de que a instituição escolar vive uma profunda crise é bastante generalizada, sobretudo entre intelectuais e profissionais da educação. O consenso acerca de sua existência, no entanto, não tem implicado qualquer concordância no que concerne aos elementos que a teriam precipitado ou às características de sua atual configuração. A hipótese que guia essas reflexões visa a associar a noção de uma crise na educação escolar a um aspecto que costuma permanecer oculto na maior parte dos discursos críticos acerca da escolarização contemporânea: o esvanecimento do sentido político e existencial da experiência escolar. A fim de desenvolver tal hipótese, debruçamo-nos, inicialmente, sobre a variedade de possíveis acepções do termo “crise”, rejeitando aquelas que a vinculam de forma imediata às noções de declínio, decadência ou ocaso. A partir dos escritos de Arendt e Koselleck, a noção de crise é, então, utilizada em sua acepção primeira: a da emergência de um momento crucial que, por romper com respostas cristalizadas na tradição, exige reflexão e decisão. O que se procura realizar é, pois, um exercício de pensamento que recuse as abordagens funcionais e econômicas do sistema escolar em favor da compreensão de um sentido intrínseco para a experiência escolar: o da iniciação dos mais novos em heranças simbólicas capazes de dar inteligibilidade à experiência humana e durabilidade ao mundo comum. Uma iniciação cujo significado transcende qualquer funcionalidade exterior à experiência escolar, já que reside na própria formação de um sujeito, e não em sua possível inserção em um sistema produtivo.<hr/>AbstractThe feeling that the school institution is experiencing a deep crisis is quite widespread, especially among intellectuals and school professionals. The consensus about its existence, however, does not imply any agreement as far as its causes or current features are concerned. The hypothesis that guides the present reflections associates the notion of a crisis in education to one aspect that usually remains hidden in most critical discourses of contemporary education: the fading of a political and existential meaning for the school experience. In order to develop this hypothesis, the text focuses on the range of possible meanings of the term crisis, rejecting those that connect it immediately to notions of decay or decline of any sort. From the writings of Arendt and Koselleck, the notion of crisis is applied in its original Greek meaning: the emergence of a crucial moment that requires reflection and decision. Therefore, what I try to accomplish is an exercise of thought that refuses the functional and economic approaches of the school system, searching for an intrinsic meaning for school experience: the initiation of the new comers (children) in symbolic heritages capable of offering intelligibility to human experience and durability to our common world. An initiation whose meaning transcends any external functionality of the school experience in favor of a process whose final result is not a functional being, but an active subject. <![CDATA[A importância da discussão sobre a noção de sujeito: Foucault, Sartre, Merleau-Ponty]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Inicialmente, destacamos a importância da discussão da noção de sujeito para a educação, a partir do fenômeno da educação corporal das crianças e do pensamento de Michel Foucault. A seguir, assumimos a discussão a partir da definição da noção de sujeito enquanto polo ativo do indivíduo em suas possibilidades de configuração de mundo, nas relações com os outros e as coisas. Partimos dessa ideia porque a noção de atividade parece central em qualquer concepção de sujeito. Mesmo o sentido de sujeito assujeitado pressupõe nele um princípio ativo que se assujeita ao outro ou a determinada situação de mundo, sem o que o termo sequer teria sentido. Nosso objetivo é introduzir variações de sentido em torno dessa definição, a fim de inscrevê-la num quadro mais amplo e intrincado de subjetivação. Procuramos fazê-lo, num primeiro momento, a partir da análise de um acontecimento de adaptação escolar de uma criança de dois anos e meio de idade, e, num segundo momento, através de contribuições conceituais do pensamento de Merleau-Ponty, em contrapontos com o pensamento de Foucault e Sartre. Destacamos as noções de carne, fundo perceptivo e implicação ou entrelaçamento dos corpos ou sujeitos, que nos impõem uma nova compreensão do ser subjetivo ou social. Concluímos que a atividade do sujeito é inseparável de sua passividade e suas relações com os outros, nas quais não é possível saber ao certo onde termina o sentido do outro e começa o do próprio sujeito.<hr/>Abstract Initially, we emphasize the importance of the discussion of the notion of subject for education, building on the phenomenon of child bodily education and the thought of Michel Foucault. Then, we engage the discussion from the definition of subject as the active pole of the individual in its possibilities of world configuration and its relationships with others and things. We start from this idea because the notion of activity seems central to us in any conception of subject. Even the meaning of subjected subject presupposes in such a subject an active principle that subjects to another or to a certain world situation, without which the term would not even make sense. Our goal is to introduce variations of meaning around this definition in order to inscribe it into a wider, more intricate frame of subjectivation. We try to achieve this, firstly, based on the analysis of an event in the process of school adaptation of a two-and-a-half-year-old child, and, later, through the conceptual contributions of Merleau-Ponty’s thought in points of contrast with the thoughts of Foucault and Sartre. We highlight the notions of flesh, perceptual ground, and implication or intertwining of bodies and subjects, which impose on us a new understanding of the subjective or social being. We conclude that the subject’s activity is inseparable from its passivities and relations with others - relations in which it is impossible to know exactly where the meaning (sens) of the other ends and the meaning of the subject itself begins. <![CDATA[O difícil diálogo entre escola e mídia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Desde a década de 1930, quando o Estado Novo organiza a escola básica e superior no país, e também momento em que se esboça o modo como os meios de comunicação de massa viriam a tratar do tema da educação, escola formal e mídia sempre percorreram caminhos distintos, embora a finalidade educativa faça parte determinante do estatuto das duas instituições. Nesta pesquisa, investigamos os motivos que levaram a essa característica, principalmente no que diz respeito à escola secundária. Entre as principais razões para o distanciamento está o isolamento da escola secundária em relação à mídia, resultante da legislação regulatória e das tendências pedagógicas para a ação escolar. As principais referências para a análise foram a legislação e orientações curriculares federais para a escola secundária (1930-2016), os livros didáticos voltados para a disciplina de português (1970-2016), e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1940-1970). Entre as constatações mais gerais estão a secundarização da estratégia de aproximar escola e mídia por meio da franca opção por veículos e projetos próprios do Estado (tendência determinante desde a década de 1930); e a crescente exposição de textos midiáticos no cotidiano das ações pedagógicas a partir dos anos 1970, mas com predomínio de atividades voltadas ao atendimento do currículo regular, distantes da avaliação do contexto midiático.<hr/>Abstract Since the 1930s, when the Estado Novo organized the secondary and higher school in Brazil, and also when it outlined how the mass Media would come to address the issue of education, formal school and Media have always gone different ways, although the educational purpose is a determining factor to the two institutions. In this paper, we investigate the reasons to this characteristic, especially with regard to secondary school. The main reason for that distancing is the isolation of secondary school in relation to the Media, because of the regulatory legislation and the pedagogical tendencies for the school action. The references for the analysis were the federal curricular legislation and guidelines for secondary school (1930s-2016s), the textbooks for Portuguese (1970s-2016s), and the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1940s-1960s). Among the more general findings are the secondary strategy of approaching school and the Media through the option for vehicles and projects of the state (a determining tendency since the 1930s); and the increasing exposure of Media texts in the daily life of pedagogical actions from the 1970s, but with a predominance of activities aimed at attending the regular curriculum, far from the evaluation of the media context. <![CDATA[The challenges of competence-based assessment in the educational field]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo tiene por objetivo principal ser un aporte a las discusiones y reflexiones sobre el rol formativo de la evaluación por competencias en el ámbito educativo. Se plantea su relación con los perfiles curriculares que se orientan a los nuevos contextos laborales. Se sostiene la necesidad de establecer lineamientos, diseños, implementaciones y desarrollos instrumentales para determinar los impactos de los aprendizajes por competencias como una forma de evidenciar la apropiación de saberes integrales complejos. Se asume el desafío que tiene la práctica evaluativa por competencias al incorporar a los principales actores del proceso de enseñanza y aprendizaje, a objeto de realizar una evaluación más participativa y democrática. Para ello se realiza una breve descripción y análisis teórico-conceptual sobre las competencias en el mundo educativo. Se profundiza sobre la evaluación por competencias como una nueva práctica evaluativa destacando los criterios integrales y formativos de estas prácticas. Se analiza cómo la evaluación por competencias puede orientar e influir en el mejoramiento de los aprendizajes y prácticas pedagógicas. Para concluir se plantean unas consideraciones finales de la evaluación por competencias a modo de balance y desafíos para el ámbito educativo, sobre todo aquellos relacionados por la preocupación en el proceso previo al resultado final de un producto de aprendizaje.<hr/>Abstract The objective of this article is to make a contribution to the discussion and reflection of the formative role of the competence-based assessments in the educational field. Its relationship with the curriculum profiles that is oriented to the new labour context is established. The need to create guidelines, designs, implementations and instrumental developments to determine the impact of learning by competences as a way of evidencing the appropriation of complex integral knowledge is sustained. In order to promote a more participatory and democratic approach to the evaluation system, it is assumed the challenge of competence-based assessments that involve incorporating the main actors of the teaching and learning process. For this purpose a brief description and theoretical-conceptual analysis on the competences in the educational field is carried out. Assessment of competence is pinpointed as a new practice, highlighting the integral and formative criteria of these practices. Additionally, it is analysed how the evaluation by competences can improve learning and pedagogical practices. In conclusion, competence-based assessments are presented as a balance between opportunities and challenges for the educational field, especially those related to the concern in the process prior to the final result of a learning process. <![CDATA[Fatores de caracterização da educação não formal: uma revisão da literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ResumoO presente artigo relata os resultados de uma investigação de caráter documental, na área da educação não formal. A educação não formal é uma área em expansão, à qual tem sido dada crescente atenção e importância. No entanto, é um setor do conhecimento, em geral, mal definido e ambíguo, no sentido em que os termos empregados são polissêmicos e não há consenso sobre seus usos e definições. Assim, com o objetivo de clarificar as definições das diferentes tipologias educativas, incluindo a educação não formal, perguntamos: que características têm estas tipificações educativas? Que critérios ou fatores são utilizados na literatura para defini-las? Com vista a responder a estas questões de pesquisa, realizamos uma revisão da literatura, analisando 28 documentos, entre literatura nacional e internacional, valendo-nos de técnicas de análise documental e análise de conteúdo. Apuramos que, na maioria da literatura nacional, a terminologia educação formal – não formal – informal é a mais utilizada. Confirmamos a dificuldade em se definir e estabelecer fronteiras entre as diferentes tipologias educativas e sublinhamos que as definições das mesmas envolvem um número elevado de fatores de diferentes naturezas. Investigamos 21 fatores usados nas caracterizações das diferentes tipologias educativas, divididos por quatro dimensões de análise: estrutura, processos, propósitos e conteúdos. Apuramos que, apesar da diversidade de fatores utilizados nas definições, há um núcleo adotado com mais frequência, associado principalmente a características estruturais, como localização, grau de planejamento ou duração da aprendizagem.<hr/>AbstractThis article reports the results of a document analysis in the field of non-formal education. Non-formal education is a growing area, which has been given increasing attention and importance. However, in general, it is an ill-defined and ambiguous sector of knowledge in the sense that the terms used are polysemic and there is no consensus on their uses and definitions. In order to clarify the definitions of the different education typologies, including non-formal education, we asked: What characteristics do these education typologies have? What criteria or factors are used in the literature to define them? In order to answer these research questions, we conducted a literature review analyzing 28 national and international documents, by means of documentary analysis and content analysis techniques. We found that most of the national literature uses the terminology formal, non-formal, informal education. We confirmed the difficulty in defining and establishing boundaries between different education typologies and highlighted that their definitions involve a large number of factors of different natures. We investigated 21 factors used in the characterization of the different education typologies, divided into four analytical dimensions – structure, processes, purpose and content. We found that, despite the diversity of factors used in the definitions, a core set is adopted more often, associated mainly to structural characteristics, such as location, degree of planning, or duration of learning. <![CDATA[Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa como policiais de baixa patente da Polícia Militar de Minas Gerais (praças) com formação superior percebem a sua organização, a sua carreira e a relação com a sociedade. A pesquisa aborda um ponto controverso no estudo sobre a polícia: o papel da educação superior. No caso brasileiro esta questão é reforçada pela existência de dois níveis hierárquicos em seus policiais militares: oficiais e praças. O estudo adotou metodologia qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas. A partir da análise dos dados, quatro categorias emergiram: capacidade crítica; conflitos hierárquicos; ausência de reconhecimento profissional; abandono da carreira. Em linhas gerais, os policiais apontam que a formação superior confere maior capacidade de discernimento nas ações cotidianas, mas também reforça os conflitos com o oficialato. Apesar disso, não há valorização pelo investimento pessoal realizado. Logo, esse contingente de novos policiais cada vez mais educados e capazes de fornecer uma base sólida para o exercício de um novo modelo de policiamento em sua maioria tem um único desejo: deixar a instituição. A pesquisa conclui que o modelo de dupla entrada das polícias brasileiras afasta os policiais com formação superior e aponta a necessidade de inserção do tema da mudança do modelo organizacional em uma agenda ampla de reformas das polícias.<hr/>Abstract This article analyses how low rank officers at Military Police of Minas Gerais with higher education understand their organization, their career and the relationship with society. The research touches a controversial topic in police studies: the role of higher education. In Brazil this issue is stressed by the existence of two hierarchical levels in the Military Police: soldiers and officers. The study adopted a qualitative methodology based on semistructured interviews. Four categories emerged from the data: 1 – critical capacity; 2 – hierarchical conflicts; 3 – absence of recognition and professional acknowledgement; 4 – leaving the career. Police officers affirm that higher education grants more discretional capabilities in daily work, but reinforces conflicts with high rank officers. Furthermore, there is professional acknowledgement for holding a higher education degree. Thus, this new contingent of educated police officers that could be part of a more innovative practice has one desire: leaving the institution. As a conclusion the research affirms that a two-hierarchical model drives low rank police officers to leave the career. Additionally, this is an issue in the Brazilian police reform agenda. <![CDATA[<strong>Economic crisis and professionalization in the field of environmental education:</strong> comparative 2007–2013 in Galicia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El objetivo del artículo es aportar evidencias que permitan valorar cómo está incidiendo en el campo de la educación ambiental (en adelante EA) la crisis social y económica que padece la sociedad española. Para ello se analiza, a través de una encuesta online, una muestra de profesionales que trabajan en este campo en Galicia, utilizando como principal perspectiva analítica la comparación de su situación socio-laboral en el albor de la crisis, año 2007, con la experimentada a principios de 2013. Pese a centrarse territorialmente en Galicia, el análisis apunta interpretaciones de la realidad social que pueden ser extrapolables a otros contextos, proponiendo una lectura compleja que inscribe el desmantelamiento del campo de la EA dentro de la degradación de un estado del bienestar que era incipiente, con el debilitamiento sistemático de los servicios y recursos públicos que trabajan por el bien común. Los datos evidencian este desmantelamiento, así como ciertas debilidades internas del campo de la EA que lo hacen especialmente vulnerable. Ante esta situación, se defiende la necesidad de una política pública de EA, que debe tener en la Administración Autonómica su principal actor responsable, que contribuya a consolidar y estabilizar el campo. El propio campo se enfrenta al reto de conquistar un papel protagonista en la construcción participada de dichas políticas.<hr/>Abstract The aim of this article is to provide evidence for assessing how the social and economic crisis in Spanish society is influencing the area of environmental education (EE). Through an on-line survey, professionals working in this field in Galicia were asked to compare their occupational situation at the beginning of the crisis, in 2007, to what they were experiencing at the beginning of 2013. The analysis is based on data obtained from this survey. Though territorially focused on Galicia, the analysis offers interpretations of social reality that can be extrapolated to other contexts. This complex reading inscribes the dismantling of the environmental education field within the apparent deterioration of an emerging welfare state and the weakening of services that work for the common good. The data describe the dismantling of EE, along with certain internal weaknesses that make it particularly vulnerable to external threats. The article also defends the need for EE public policy, primarily as a competence of the Galician Autonomous Community. The regional Administration should play the key role in helping to consolidate and stabilize EE, granting it a leading role in the participatory construction of such policy. <![CDATA[O currículo de história na reforma da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A proposta desse artigo é apresentar duas pesquisas que investigaram as mudanças realizadas no currículo de história da rede municipal do Rio de Janeiro, empreendidas pela gestão que atuou na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) entre os anos de 2009 e 2013. Em busca da melhora da qualidade do ensino nas escolas, a SME/RJ iniciou uma reforma no currículo e no sistema de avaliação da rede, que incluiu a elaboração de Orientações curriculares e de Cadernos pedagógicos, no caso da disciplina escolar história. A primeira pesquisa foi realizada no contexto de produção dos Cadernos pedagógicos, a partir da atuação dos professores formuladores no trabalho de elaboração desse material. A segunda pesquisa investiga as modificações da política curricular realizadas por professores de história da rede que atuam no contexto da prática. O objetivo deste artigo é estabelecer um diálogo entre essas pesquisas, uma vez que ambas utilizaram como principal referencial teórico-metodológico, o ciclo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992). Considerando a complexidade das esferas da política, foi constatado que, ao circular pelos contextos estudados, a reforma curricular não foi simplesmente recebida e incorporada, mas modificada pelos sujeitos envolvidos, que produziram sentidos diferentes no texto original da política.<hr/>Abstract This article presents two studies on the changes in the history curriculum of the municipal education system of Rio de Janeiro, which were undertaken by Rio de Janeiro Municipal Department of Education from 2009 to 2013. In an attempt to improve the quality of teaching, the Education Department launched a reform in the curriculum and the assessment system of municipal schools, which included the creation of Orientações curriculares (Curriculum guidelines) and Cadernos pedagógicos (Pedagogical notebooks) in the case of the history discipline. The first study was conducted in the context of the making of Cadernos pedagógicos and based on the work of teachers involved in it. The second study investigated the changes made in the curriculum policy by history teachers who work in classrooms in the municipal system. The goal of this article is to establish a dialogue between the studies, since both used the cycle of policies (BOWE; BALL; GOLD, 1992) as their main theoretical-methodological framework. Considering the complexity of the spheres of the policy, we found that, as the curriculum reform circulated in the contexts studied, it was not simply received and incorporated, but modified by the subjects involved, who produced meanings which differ from the original text of the policy. <![CDATA[Processos tradutórios na pesquisa em educação: o Projeto Escrileituras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo articula algumas ações tradutórias com as atividades de pesquisa, ensino e extensão do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, vinculado ao Programa Observatório da Educação Capes/Inep. Aborda a produção de dados realizada via instrumentos elaborados especificamente para dar a ler certa concretude que há daquilo que resultou das vivências do projeto e suas ações. Apresenta modos de confrontar esses dados com aquilo que se pode extrair do não quantificável e, talvez, pouco ou dificilmente classificável no âmbito das atividades propostas e executadas na pesquisa. Esse confrontamento exigiu uma ampliação, não apenas da perspectiva de análise, mas do modo de extração dos dados. Nesse sentido, o texto delibera que o projeto se constituiu na contramão de uma ordem de sistematização, ao não definir por antecipação um problema por meio de um método hipotético-dedutivo, para a pesquisa que se propôs. Mas optou pela divergência inclusiva como um modo de evidenciar o caráter dramático do pensamento educacional no campo da didática e do currículo, provocando que a coleta e análise de dados da pesquisa associada ao projeto se dobre em novas produções; assim fazendo se cria uma zona de contágio em que os encontros, fortuitos ou forçados, derivam em inequívocas mutações das matérias que pelo projeto circulam.<hr/>Abstract This paper articulates some translating actions and research, teaching and extension activities of the project known as Escrileituras (Writing-Reading): A way of reading-writing in life, which is linked to Capes/Inep Observatory of Education Program. It approaches data production through instruments specifically designed to give concreteness to what has resulted from both the experiences in the Project and its actions. The paper presents ways of confronting such data with what can be extracted from the non-quantifiable an, perhap, the little or hardly classifiable in the sphere of the activities proposed and performed in the research. Such confrontation has required widening not only the analysis perspective but alsothow data were extracted. In this sense, the paper considers that the Project did not follow a systematization order, as a problem was not previously defined by means of a deductive-hypothetical method for the research proposed. Rather, it chose inclusive divergence as a way to evidence the dramatic character of the educational thought in the field of didactics and curriculum, thus causing data collection and analysis associated with the Project to be unfolded in new productions; by doing so, a zone of contagion has been created, in which the encounters, either fortuitous or forced, have resulted in unequivocal mutations of the matters circulating in the Project. <![CDATA[Teachers’ attitudes toward exercise typologies in the computer-based university entrance examination]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El presente artículo forma parte de la investigación desarrollada en el proyecto Paulex Universitas con la intención de obtener información sobre los ítems más aceptados por los profesores de 2º de Bachillerato de cara al inicio de la fase de pruebas para examinar la viabilidad de la puesta en funcionamiento de la Prueba de Acceso a la Universidad (PAU) asistida por ordenador en España y, más específicamente, los siguientes aspectos: la posibilidad de automatización de la prueba, las tipologías de ejercicios más populares entre los profesores y la relación entre las mismas. Un total de 214 profesores respondieron a un cuestionario diseñado según el método Delphi, destinado a averiguar la tipología de ejercicios preferida en relación a las destrezas a evaluar. En lo referente a la automatización de la prueba, los datos obtenidos muestran la aceptación de una nueva versión del test de inglés de la PAU por parte de los profesores. En cuanto a las tipologías de ejercicios, las preferidas por los docentes son ejercicios de respuesta abierta y ejercicios de selección múltiple. Por su parte, en lo que respecta a la relación entre las distintas tipologías de ejercicios, no se aprecia una tendencia clara acerca de las las tareas: si deben ser comunicativas o, por el contrario, si deben ir dirigidas hacia la obtención de información objetiva. Por último, a pesar de sus reservas, los profesores consideran que la utilización de ordenadores sería un buen sistema para realizar el examen en su conjunto, independientemente del tipo de destrezas que se evalúen.<hr/>Abstract This article stems from research carried out within the Paulex Universitas Project in order to gather relevant information regarding 2nd year baccalaureate professors’ preferences in terms of exercise typology with a view to analysing the feasibility of implementing a computer-based foreign language exam within the University Entrance Examination in Spain and, more specifically, the suitability of exam automation, professors’ preferred exercise typologies and the relationship between them. A total of 214 professors completed a questionnaire, administered in accordance with the Delphi method, enquiring about the typologies they preferred in relation to the language skills to be assessed. Regarding test automation, there was evidence that professors clearly accepted the proposed computer-based language exam. As for exercise typology, professors preferred open answer/input and multiple-choice exercises. With regard to the relationship between exercise typologies, there appears to be no visible marked tendency toward a specific type of task, as it is unclear whether communicative tasks or objective information tasks are preferred. Findings also showed that, despite some reservations, teachers consider computer use an overall good system for exam delivery regardless of the language skill being assessed. <![CDATA[Perception and knowledge of university professors about university research: a case study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Dentro de las tareas que tienen actualmente las universidades e instituciones de educación superior está la de fortalecer los nexos entre la enseñanza y la investigación, promoviendo en los estudiantes y docentes el interés por la generación de conocimiento desde las aulas y los diferentes espacios destinados para ello. El objetivo de la presente investigación es el de conocer las percepciones de los docentes en cuanto a los procesos de investigación llevados a cabo por la Universidad, desde la participación de los mismos docentes y estudiantes. A través de la aplicación de entrevistas a profundidad a docentes de la Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas de Uniminuto, se pretendió indagar sobre aspectos como: conocimiento, promoción, percepción, expectativa y motivación, en cuanto a dichos procesos de investigación. Los principales puntos extraídos del análisis de estas encuestas recaen en la falta de divulgación de estos procesos y la falta de brindar motivación por parte de las directivas de la universidad, hacia los diferentes miembros de la comunidad universitaria. Además, fue posible evidenciar un problema dentro de la institución en cuanto a la insatisfacción de las expectativas que los profesores y estudiantes tienen sobre los procesos investigativos; lo cual lleva a que sea necesaria una reestructuración y un enfoque diferente de algunas líneas, complaciendo así la petición más común, orientada hacia la apertura del conocimiento al exterior y el compartir con otras comunidades investigativas del país y del extranjero de ser posible.<hr/>Abstract One of the current tasks of universities and higher educational institutions is to strengthen the links between teaching and research, promoting students’ and professors’ interest in the generation of knowledge from the classes and different spaces. The purpose of this research is to understand the perceptions of professors regarding the research processes conducted by the university, considering the participation of professors and students. Through in-depth interviews with professors of Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas de Uniminuto, aspects related to research processes, such as knowledge, promotion, perception, expectation, and motivation, were examined. The main findings of the analysis of these interviews coincide in the lack of dissemination of these processes and the lack of promotion of motivation by university policies to the different members of the university community. In addition, it was possible to evidence a problem within the institution related to not meeting the expectations that professors and students have about research processes, which results in the need to restructure and have a different approach to some lines – thus meeting the most frequent request –, oriented to opening and sharing knowledge with other research communities in the country and abroad if it is possible. <![CDATA[Expansão da temática relações raciais no banco de dados de teses e dissertações da Capes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nas últimas décadas observa-se uma ampliação das taxas de acesso à pós-graduação no Brasil. A caracterização do público que frequenta e finaliza essa etapa de escolarização tem sido objeto de um conjunto variado de projetos de pesquisa e publicações. Os estudos sobre a temática das relações raciais nesse universo podem ser analisados, dentre outras possibilidades, a partir da autoria de trabalhos por pós-graduandos negros ou como temática de estudo nas dissertações e teses produzidas. Neste trabalho, analisamos a evolução dos estudos sobre relações raciais considerando como fonte de dados os trabalhos de mestrado e doutorado defendidos nas instituições brasileiras e registradas no banco de teses e dissertações da Capes. Por meio da definição de 191 descritores, caracterizamos informações dos registros das teses e dissertações no período de 25 anos (1987-2011). Ao todo foram identificados 4.204 trabalhos sobre a temática, defendidos em oitocentos programas de pós-graduação de 161 universidades ou instituições de pesquisa. Existem evidências claras de que o crescimento na quantidade de teses e dissertações sobre relações é maior quando comparado à média de trabalhos defendidos no mesmo período, mostrando assim um crescente interesse sobre a temática, que pode estar associado à ampliação do acesso de negros ao ensino superior e, de forma ainda mais restrita, aos programas de pós-graduação. Outro aspecto importante explorado neste trabalho é que as mulheres são maioria nas produções identificadas na temática das relações raciais no Brasil.<hr/>Abstract Over the last decades, there is an expansion of the access to graduate studies in Brazil. Characterizing those who attend and complete this stage of schooling has been the object of a varied set of research projects and publications. Studies on racial relations in this field can be analyzed, among several possibilities, by looking at the authorship of papers by Black students or as the topic being addressed in the theses and dissertations that have be written. In this paper, we analyze the evolution of the studies on racial relations taking as our data source the M.A. and PhD works submitted to Brazilian institutions with a record in the Capes theses and dissertations database. By defining 191 descriptors, we have characterized information from the records of dissertations and theses in a span of 25 years (1987-2011). In whole, 4,204 works were found about this topic, submitted to 800 graduate programs from 161 universities or research institutes. There is clear evidence that the growth in the amount of dissertations and theses dealing with racial relations is higher if compared to the average of works submitted in the same period, which shows an increasing interest on this theme that may be associated with the expansion of access of Black people to higher education and, even more restrictedly, to the graduate studies programs. Another key aspect we explored in this paper is the fact that there are more women than men in the productions identified in the theme of racial relations in Brazil. <![CDATA[O ofício de estudante: a entrada na vida universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O desenvolvimento do ensino superior é uma questão importante para o desenvolvimento social e para o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento. No Brasil, como na França, o ensino superior passou por um processo de massificação ao longo dos últimos anos e alguns identificam esse processo como democratização. Se a democratização do acesso ao ensino superior é incontestável, não se pode dizer o mesmo sobre a democratização do acesso ao saber, marcado, ao contrário, pela desigualdade. Em verdade, depois que entram na universidade, os estudantes de primeiro ano, cujo nível é muito heterogêneo, enfrentam, frequentemente, grandes dificuldades. Na França, os numerosos fracassos e reorientações que ocorrem no primeiro ano testemunham a dificuldade da passagem do ensino médio para o superior. Com base em pesquisas empíricas, mostrei que os estudantes que não conseguem se afiliar a seu novo universo fracassam, pois o sucesso universitário passa pela aprendizagem de um verdadeiro ofício de estudante. A passagem do ensino médio ao superior é acompanhada por mudanças importantes em sua relação com o saber: as regras não são as mesmas, elas são mais sofisticadas, complexas, simbólicas e devem ser rapidamente assimiladas pelos novos estudantes. Partindo desse contexto, o artigo discute a possibilidade de uma pedagogia da afiliação, e apresenta duas experiências bem-sucedidas: a escrita cotidiana e a aprendizagem da metodologia documental. Essas duas atividades, facilmente realizadas, são eficazes para fazer com que os novos estudantes entrem em seu novo mundo: o mundo das ideias.<hr/>Abstract The development of higher education is a major asset for social development and for that of a society of knowledge, all over the world. In Brazil, as in France, a phenomenon of mass enrolment at university has occurred over the past few years. For some, it is a sign of the democratisation of higher education. The democratisation is real regarding enrolling at university, but access to knowledge is, conversely, marked by inequality. Indeed, first year students have extremely different levels of competence, and after they have enrolled at university, freshmen often experience serious difficulties. In France, students fail or are reoriented massively during their first year at university. This is an indication of how difficult the passage from high school to university is. The author rests his studies on empirical research, and demonstrates that the students who have not managed to affiliate to their new world fail or drop out, as success in higher education implies learning the job of being a student. The passage from high school to university comes with substantial changes in the students’ relations to knowledge. The rules differ, they are more sophisticated, more complex and more symbolic and have to be rapidly assimilated by the new students. The author raises the question of a pedagogy of affiliation, illustrating his purpose with two examples of successful experiments that he carried out: having the students write a diary on a daily basis on the one hand, having them learn the methodology of library work on the other hand. These two activities are easily carried out and are efficient in helping freshmen successfully enter their new world: the world of ideas.<hr/>Résumé Le développement de l’enseignement supérieur est, partout dans le monde, un enjeu pour le développement social et pour celui d’une société de la connaissance. Au Brésil comme en France, l’enseignement supérieur a connu un phénomène de massification au cours des dernières années, certains parlant même de démocratisation. Si la démocratisation à l’entrée de l’enseignement supérieur est incontestable, il n’en est pas de même pour la démocratisation de l’accès au savoir, marqué au contraire par l’inégalité. En effet, une fois entrés à l’université, les étudiants de première année, dont le niveau est très hétérogène, connaissent souvent de grandes difficultés. En France, les nombreux échecs et les réorientations en première année témoignent de la difficulté du passage entre enseignement secondaire et enseignement supérieur. L’auteur, s’appuyant sur des recherches empiriques, montre que les étudiants qui ne parviennent pas à s’affilier à leur nouvel univers échouent, la réussite universitaire passant par l’apprentissage d’un véritable métier d’étudiant. Le passage du secondaire au supérieur s’accompagne de changements importants dans leur relation au savoir: les règles ne sont plus les mêmes, elles sont plus sophistiquées, plus complexes, plus symboliques, et doivent être rapidement assimilées par les nouveaux étudiants. Enfin, l’auteur s’interroge sur la possibilité d’une pédagogie de l’affiliation, et donne deux exemples qu’il a lui-même expérimentés avec succès : l’écriture quotidienne, d’une part, l’apprentissage de la méthodologie documentaire, d’autre part. Ces deux activités, faciles à mettre en œuvre, sont efficaces pour faire entrer les nouveaux étudiants dans leur nouvel monde: celui des idées. <![CDATA[Por uma sociologia dos etnométodos para compreender o mundo da educação: contribuições de Alain Coulon]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000400020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto apresenta entrevista com Alain Coulon, pesquisador francês responsável pelo desenvolvimento dos estudos em etnometodologia aplicados à educação na sociologia francesa. O caráter inovador de sua linha de investigação, inspirada nas formulações de Garfinkel e Cicourel, permitiu um conjunto de pesquisas sobre os estudantes universitários em momento de transformação do ensino superior francês. A partir dos anos 1980, a universidade francesa sofreu processo intenso de abertura de oportunidades de acesso, reunindo um público amplo e heterogêneo de estudantes que demandava novas abordagens para a compreensão de sua experiência acadêmica. Esse universo de investigação eleito por Alain Coulon constituiu o material empírico que permitiu ao autor a produção não só de novas metodologias de pesquisa como a formulação de novas categorias de análise, elucidativas dessas novas realidades. Dentre elas destaca-se a ideia de afiliação. Sua influência teórica disseminou-se por vários países, mediante tradução de seus principais trabalhos para o alemão, inglês, japonês, dentre outros idiomas. No Brasil, seu diálogo com pesquisadores ofereceu apoio à criação de observatórios da vida estudantil em diferentes universidades, bem como ações sistematizadas de afiliação e sucesso acadêmico, revelando-se um caminho promissor para a pesquisa. Diante da expansão recente do ensino superior brasileiro, sobretudo a partir das políticas afirmativas, os desafios para a pesquisa são significativos e podem ser enfrentados de maneira mais densa se forem fortalecidos os diálogos com pesquisadores que se voltaram para a compreensão dessas novas realidades, tendo em vista a superação das desigualdades estruturais e persistentes que configuram historicamente a universidade.<hr/>Abstract The paper results from an interview with Alain Coulon, French researcher responsible for the development of the studies in ethnomethodology applied to education within French Sociology. The innovative character of his line of investigation, inspired by the ideas of Garfinkel and Cicourel, has fostered a host of studies about university students, in a time of transformations in the French higher education system. Since the 1980s French universities have gone through intense expansion of opportunities in their access, and have received a wide and heterogeneous population of students, which in turn have demanded new approaches to understand their academic experience. The field of investigation chosen by Alain Coulon was the empirical material that allowed him not only to put forward new research methodologies, but also to formulate new categories of analysis in the effort to clarify these new phenomena. Among them, the concept of affiliation has taken special relevance. His theoretical influence has reached several countries after his main works were translated into many languages including German, English, and Japanese. In Brazil, his dialogue with local researchers gave support to the creation of Observatories of student life in several universities, as well as to systematized initiatives of affiliation and academic success, which turned out to be a promising direction for future studies. The recent growth experienced by the Brazilian higher education system has given rise to significant research challenges, and these will be dealt with more forcefully through the dialogue with researchers that are attempting to understand this new reality, with the purpose of overcoming the persistent and structural inequalities that have historically shaped Brazilian university.