Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320240001&lang=en vol. 29 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Curricular Policies for the English teaching in the State of São Paulo (1931-1971): expectations and limits of the school context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100400&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória das políticas curriculares para o ensino de Inglês na rede estadual de educação do Estado de São Paulo de 1931 a 1971. Os dados apresentados neste artigo são resultados de pesquisa de mestrado que investigou a trajetória das políticas curriculares para o ensino de Inglês de 1892 a 1971. A análise documental foi a metodologia utilizada para verificar fichas individuais de alunos de dois ginásios estaduais, bem como decretos, leis, portarias e regimentos publicados em diário oficial. A pesquisa demonstrou que o Inglês foi disciplina curricular obrigatória nos ginásios paulistas no período analisado e que seu ensino, a partir de 1931, deveria ser feito diretamente na língua inglesa, não sendo permitido o uso da língua materna. No entanto, sua trajetória nos currículos escolares foi permeada por descontinuidades e pela distância em relação ao que era oficializado pela legislação e as condições objetivas das escolas para realizar tais propostas.<hr/>Abstract The objective of this article is to present the trajectory of curricular policies for the teaching of English in the public schools of São Paulo State from 1931 to 1971. The data presented in this article are results of a master dissertation that investigated the trajectory of curricular policies of English teaching from 1892 to 1971. Document analysis was the methodology used to verify student files in two elementary schools and also decrees, laws and regiments published in the state official journal. The research showed that English was a curricular discipline in the elemenatry schools of São Paulo in the analyzed period and that, starting in 1931, it was supposed to be taught directly in the English language, not being allowed to use the student’s mother tongue. However, its trajectory in the schools programmes was permeated by discontinuities and by distances in relation to what was made official by legislation and the objective conditions of the schools to carry out such proposals. <![CDATA[Education rethought in the context of the COVID-19 pandemic: ruptures in knowledge]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100401&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto objetiva analisar como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico traz a insígnia da educação por meio do discurso da escolaridade interrompida em contexto de pandemia da COVID-19 e quais são as implicações na formação do trabalhador. O plano teórico-metodológico tem por base o materialismo histórico-dialético. Trata-se de uma investigação qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como procedimento metodológico de produção e análise de dados, as análises documental e de conteúdo. A base empírica está no documento: Schooling disrupted, schooling rethought. How the Covid - 19 pandemicis changing education. Esse relatório é oriundo de pesquisas realizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em parceira com Global Education Innovation Initiative, Harvard Graduate School of Education. O exame da empiria evidencia a importância da mesclagem entre ensino presencial e online, sendo necessário o alargamento, pelo Estado, do potencial de inovação – tecnologia – para melhorar a oferta e qualidade de ensino. O que permite facilidade na aquisição de competências cognitivas, sociais e emocionais, estas consideradas pelo organismo, como essenciais para suprir as necessidades do século XXI. As consequências dessa mesclagem estão em torno das diferenças sociais, as quais implicam na equidade e qualidade da educação. Portanto, a contribuição científica inferida por este estudo está na organização de políticas educacionais que favoreçam a população que se encontra em situação econômica, educacional e cultural, desfavorável.<hr/>Abstract This text aims to analyze how the Organization for Economic Cooperation and Development brings the insignia of education through the discourse of interrupted schooling in the context of the COVID-19 pandemic and the implications for worker training. The theoretical-methodological approach is based on historical-dialectical materialism. This qualitative bibliographic investigation uses documentary and content analysis as the methodological procedure for producing and analyzing data. The empirical basis is the document: Schooling disrupted, schooling rethought. How the Covid - 19 pandemicis changing education. This report comes from research carried out by the Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico in partnership with the Global Education Innovation Initiative, Harvard Graduate School of Education. The examination of the empirical evidence highlights the importance of mixing face-to-face and online education, and the need for the state to expand the potential of innovation - technology - to improve the supply and quality of education. This makes it easier to acquire cognitive, social and emotional skills, which the body considers essential to meet the needs of the 21st century. The consequences of this mix are around social differences, which imply equity and quality of education. Therefore, the scientific contribution inferred by this study lies in the organization of educational policies that favour the population that finds itself in an economically disadvantaged situation. <![CDATA[Rethinking the potentiality of the conception of vocation and teachers’ craft]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100402&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O termo vocação tem sido colocado de lado em prol da profissionalização. Contemporaneamente, os valores empresariais colonizam nossas formas de vida, inclusive na educação. O trabalho do professor, por exemplo, vem se adequando cada vez mais aos valores profissionalizantes do mercado. A ideia de ofício do professor, por isso, está em desuso e parece fora de “situação”, uma vez que o ofício não se adequa, por exemplo, à exigência de flexibilidade no trabalho. Há, portanto, uma mudança de lógica na escola que visa se adequar ao sistema econômico hegemônico modificando profundamente a nossa concepção dos valores na educação. Entretanto, alguns pensadores sobre a educação, em nossos dias, resgatam a potencialidade de retomarmos a concepção de vocação e ofício. É o caso de Jorge Larrosa. Este artigo busca trazer à tona a importância dessa posição crítica de Larrosa. Para isso, realiza-se uma investigação crítica-interpretativa da bibliografia em torno dessa problemática que Larrosa evidencia ao discutir com outros pensadores contemporâneos, como Sennett e Deleuze entre outros.<hr/>Abstract The term vocation has been set aside in favor of professionalization. At the same time, business values colonize our ways of life, including education. Teachers’ work, for instance, has been more and more adapted to the professionalizing values of the market. The idea of teachers’ craft, therefore, is out of date and seems out of “situation”, since craft does not suit the demand for flexibility at work, for instance. Thus, there is a change of the logic in schools that aims to adapt to the hegemonic economic system, modifying profoundly our conception of values in education. However, nowadays, some thinkers about education rescue the potentiality of retaking the conception of vocation and craft. This is the case of Jorge Larrosa. This paper seeks to bring out the importance of Larrosa’s critical position. To this end, a critical-interpretative bibliography investigation is carried out around this issue that Larrosa shows us when discussing with other contemporary thinkers, such as Sennett and Deleuze, among others. <![CDATA[The conceptions of teachers of associated daycare centers in a municipality in northwestern São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100403&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem, em sua história, características que podem influenciar na maneira como a sociedade, em geral, e os professores, em particular, percebem sua relevância e seu lugar na formação integral das crianças. Observa-se que a história dessa etapa da Educação Básica é recente no país e que novos estudos e pesquisas estão sendo realizados neste período, voltados para a Primeiríssima Infância. Parte desses estudos refere-se às docentes de creches e como essa docência se constitui. Dessa forma, este artigo, advindo de uma pesquisa quanti-qualitativa mais ampla, objetiva apresentar as concepções sobre bebê e criança bem pequena, função da creche e docência na creche das professoras de creches conveniadas de um município do noroeste paulista, levantadas por meio de questionário, com questões abertas e fechadas. A pesquisa aponta potencialidades e fragilidades dessa docência e objetiva contribuir para a estruturação de políticas públicas voltadas às creches conveniadas.<hr/>Abstract Early Childhood Education, the first stage of Basic Education, has, in its history, characteristics that can influence the way society in general and teachers in particular perceive its relevance and its place in comprehensive education of children. It is observed that the history of this stage of Basic Education is recent in the country and that new studies and research are being carried out in this period focused on Early Childhood. Part of these studies refer to daycare center teachers and how this teaching is constituted. In this regard, this article, arising from a broader quantitative and qualitative research, aims to present the conceptions about babies and very young children, the role of daycare centers and teaching in daycare centers of teachers from affiliated daycare centers in a city in northwestern São Paulo, raised through a questionnaire with open- and closed-ended questions. The research highlights the potentialities and weaknesses of this teaching and aims to contribute to the structuring of public policies aimed at affiliated daycare centers. <![CDATA[Supervised curricular internships and teaching identity: the syllabi of geography bachelor’s degree courses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100404&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar as perspectivas do Estágio Supervisionado, nos cursos de Geografia Licenciatura da região Sul do Brasil e a constituição da formação e identidade docente, a partir das relações estabelecidas nos Projetos Pedagógicos desses cursos. Tem sua metodologia pautada na Análise Textual Discursiva, que busca uma leitura dos dados analisados, transitando entre as duas formas: as análises de conteúdo e as análises de discurso, sendo a chave para o estudo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, especificamente as ementas dos estágios de cada universidade selecionada para a pesquisa, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade do Estado de Santa Catarina e a Universidade Federal do Rio Grande. A proposição dos objetivos e a análise do material empírico possibilitaram identificar três distintas realidades, a partir da leitura dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, cada uma com suas singularidades e particularidades, em relação a sua contribuição quanto a formação inicial dos futuros professores de Geografia. Existem, afinal, cursos que potencializam certas identidades, cursos que priorizam alguns modelos de formação conforme suas necessidades profissionais.<hr/>Abstract This article aims to analyze the perspectives of supervised internship, in geography degree courses, in southern Brazil and the constitution of teaching training and identity, based on the relationships established in the Pedagogical Projects of these courses. Its methodology is based on Discursive Textual Analysis, which seeks to read the analyzed data, moving between the two forms: content analysis and discourse analysis, being the key to the study of the courses’ Pedagogical Projects, specifically the internship syllabi from each university selected for the research, such as Universidade Estadual de Maringá, Universidade do Estado de Santa Catarina and Universidade Federal do Rio Grande. The proposition of objectives and analysis of empirical material made it possible to identify three distinct realities from the reading of the courses’ Pedagogical Projects, each with its singularities and particularities in relation to its contribution to the initial training of future geography teachers. There are, after all, courses that enhance certain identities and courses that prioritize certain training models according to their professional needs. <![CDATA[Evaluation of dissertation abstracts: implementation of a proposal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100405&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto tem como objetivo principal examinar o processo de autoavaliação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade privada. Para tanto, estabeleceu-se com outro programa, de uma universidade confessional, uma parceria para avaliar a adequação dos 87 resumos das dissertações defendidas no mestrado em Educação, no período de 2017 a 2020. A partir dos descritores de autoavaliação, definidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, avaliou-se o contexto institucional. O procedimento metodológico foi avaliar, por meio de um instrumento avaliativo, a presença ou não de indicadores de qualidade dos referidos resumos. Após a análise dos dados, constatou-se que há uma demanda pelo aperfeiçoamento dos resumos e uma necessidade de revisão do instrumento avaliativo.<hr/>Abstract The main objective of this paper is to examine the self-assessment process developed in the Postgraduate Program in Education of a private university. To this end, a partnership was established with another program, from a confessional university, to assess the adequacy of the 87 abstracts of dissertations defended in the Master’s Degree in Education, between 2017 and 2020. Based on the self-assessment descriptors, defined by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, the institutional context was evaluated. The methodological procedure was to evaluate, through an evaluative instrument, the presence or absence of quality indicators of these abstracts. After analyzing the data, it was found that there is a demand for improvement of the abstracts and a need for revision of the evaluative instrument. <![CDATA[Educational reforms in São Paulo state and their repercussions on school organization and teacher autonomy (1995-2018)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100406&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo são analisadas as repercussões das reformas educacionais paulistas na organização da escola e na autonomia docente. Considerando o sistema de avaliação como elemento persistentemente presente nas reformas e sua articulação com a dimensão curricular, buscou-se verificar de que forma alteraram o âmbito da escola. Considera-se na análise a política educacional paulista no período de 1995-2018, expressa em diferentes programas e projetos. Para tanto, apresentam-se alguns elementos documentais em diálogo com a produção bibliográfica. O artigo decorre de pesquisa mais ampla que investigou diversas dimensões da política educacional paulista no referido período. Neste estudo, buscou-se compreender como os pressupostos da Nova Gestão Pública se manifestam nas políticas educacionais, estabelecendo maior controle sobre as escolas e produzindo uma precariedade subjetiva nas condições de trabalho do magistério, especialmente na autonomia docente, com perda do controle sobre os meios e os fins do processo de ensino. Observou-se que a implementação do sistema de avaliação, instrumento central das reformas educacionais que permaneceu ao longo dos anos, associado à exigência de um currículo oficial, trouxe uma nova lógica nas escolas e refletiu-se na redução significativa da autonomia didática pedagógica dos professores e em maior controle do trabalho e das organizações escolares.<hr/>Abstract This article analyzes the repercussions of educational reforms on school organizations and teacher autonomy in São Paulo state. Considering the assessment system as a persistently feature in the reforms and its articulation with the curricular dimension, it was verified how these elements changed the school scope. The analysis considers the educational policy of São Paulo between 1995 and 2018, expressed in different programs and projects. For this purpose, some documentary elements are presented in dialogue with the bibliographical production. The article was carried out based on a broader research that investigated several dimensions of the educational policy of São Paulo state in this period. This study aimed to understand how the assumptions of the new public management are manifested in educational policies, establishing greater control over schools and producing a subjective precariousness in teacher’s working conditions, especially in teaching autonomy, with loss of control over the means and ends of the teaching process. It was observed that the implementation of the evaluation system, a central instrument of the educational reforms that remained over the years, associated with the requirement of an official curriculum created a new logic in schools and was reflected in the significant reduction of teacher`s pedagogical autonomy and in greater control of work and school organizations. <![CDATA[The transition into Higher Education: the challenges faced by first-year students during the emergency remote teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100407&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O Ensino Superior apresenta aos estudantes experiências ricas, mas também desafiadoras e as dificuldades vivenciadas pelos ingressantes neste novo nível de ensino podem se associar ao baixo rendimento acadêmico, às reprovações, aos atrasos na finalização do curso, ao adoecimento e à evasão. O ensino remoto emergencial, adotado diante da pandemia de COVID-19, trouxe novos desafios aos alunos e às instituições. O objetivo deste estudo é analisar as dificuldades vivenciadas por ingressantes de uma universidade pública na transição para o Ensino Superior no contexto do ensino remoto emergencial após oito semanas de aulas. Trata-se de uma investigação qualitativa com 16 ingressantes, com idades entre 17 a 27 anos (M=19,8, DP= 3,34), 56% do sexo masculino e 31% se autodeclaram negros. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e o tratamento dos dados foi realizado pela análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que um quarto das dificuldades vivenciadas na transição para o Ensino Superior referem-se às condições de ensino e à mediação pedagógica, além das adversidades nas condições de estudo e aprendizagem, na regulação emocional, nas interações sociais e na carreira. Os resultados revelaram que as variáveis pessoais, pedagógicas e contextuais influenciam a transição dos estudantes para o Ensino Superior. E as ações voltadas à promoção do sucesso acadêmico dos estudantes devem atentar-se para o desenvolvimento profissional docente, para a autorregulação da aprendizagem e para os serviços de apoio aos estudantes.<hr/>Abstract Higher Education is an environment that offers students rich but also challenging experiences, and the struggles faced by newly admitted students are associated with low performance, failures, delays in completing the course, illness, and dropout. Emergency remote teaching dued to the outbreak of the COVID-19 pandemic has brought new challenges for learners and institutions. This study aims to analyze the struggles faced by first-year students in the transition to a public university during emergency remote teaching after eight weeks of classes. This qualitative research was conducted with 16 first-year students, aged between 17 and 27 years old (M=19.8, SD=3.34), 56% of the students were male and 31% of them self-identified as Afro–Brazilian. Semi-structured interviews were used to collect the data which were analyzed by thematic content analysis. The results indicated that a quarter of the difficulties experienced in the transition to higher education refers to teaching conditions and pedagogical mediation, in addition to challenges in study and learning conditions, emotional regulation, social interactions, and restricted social interactions. The results showed that personal, pedagogical, and contextual factors impact the student’s transition into Higher Education. Academic success improvement programs should emphasize teaching professional development, self-regulated learning, and student academic support services. <![CDATA[Peer Mentoring Proposal for the continued training of teachers in Elementary School I]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100408&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O cenário contemporâneo educacional tem-se tornado mais complexo e diversificado, sendo que o educador pode-se deparar com alunos que apresentam diversas demandas educacionais, exigindo dele um conhecimento que esteja alinhado às especificidades desses estudantes. Dessa forma, a formação continuada é de extrema importância para os docentes, independentemente do estágio profissional em que se encontram. Este artigo tem como objetivo propor, teórica e metodologicamente, um modelo de mentoria entre pares no processo de compartilhamento do conhecimento, entre docentes do Ensino Fundamental I, dentro da formação continuada na educação básica. Este estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa por meio de revisão de literatura e pesquisa de campo. Os resultados obtidos permitiram desenvolver a base teórica para a proposição de um modelo de mentoria entre pares para a formação continuada de professores pela ótica da Gestão do Conhecimento em contexto educacional. Concluiu-se que a proposta de mentoria entre pares dentro da formação continuada de professores auxilia na partilha do conhecimento, gerando novos saberes e impactando positivamente no desenvolvimento docente e na qualidade do ensino em sala de aula.<hr/>Abstract The contemporary educational scenario has become more complex and diverse, and educators may be faced with students who have diverse educational demands, exacting knowledge that is aligned with the specificities of these students. Therefore, continued training is extremely important for teachers, regardless of their professional stage. This article aims to propose a peer mentoring model in the process of sharing knowledge, among elementary school teachers, within continuing education in basic education. The methodology of this study is of an applied nature, a qualitative approach using a bibliographic review using narrative and integrative literature review methods. In this way, the results obtained provided a theoretical basis for proposing a peer mentoring model for the continued training of elementary school teachers from the perspective of Knowledge Management in educational context. Therefore, it was concluded that the proposal for peer mentoring within training can help share knowledge, generating new knowledge and positively impacting teacher development and the quality of teaching in the classroom. <![CDATA[The training of the educational research subject: contributions from hermeneutics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100409&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O ensaio discute a problemática concernente à formação do sujeito pesquisador diante da exigência de adequabilidade conceitual da pesquisa bibliográfica a partir das contribuições da hermenêutica. Apresenta alguns princípios hermenêuticos que podem servir de referência à formação do sujeito pesquisador no que se refere à interpretação textual e conceitual na pesquisa educacional. Conclui que a pesquisa educacional encontra, na postura hermenêutica, ferramentas conceituais indispensáveis para tomar de maneira mais adequada possível a vulnerabilidade da condição da educabilidade humana.<hr/>Abstract The essay discusses the issue concerning the training of the research subject in view of the requirement of conceptual suitability of bibliographical research based on the contributions of hermeneutics. It presents some hermeneutical principles that can serve as a reference for the formation of the research subject with regard to textual and conceptual interpretation in educational research. It concludes that educational research finds, in the hermeneutic posture, indispensable conceptual tools to take the vulnerability of the condition of human educability in the most adequate way possible. <![CDATA[Auditory Processing Disorder: between educational policies and pedagogical practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100410&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O Transtorno do Processamento Auditivo constitui uma alteração do sistema nervoso central que dificulta a compreensão das informações, interferindo na aprendizagem das crianças. A presente pesquisa buscou compreender os conhecimentos constituídos pelos professores do Ensino Fundamental sobre essa condição de existência e os modos como operam junto aos escolares que o apresentam. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica e de pesquisa de campo junto a professores da rede estadual de educação de um município do oeste de Santa Catarina. Os resultados mostram que tanto os professores como as redes de ensino desconhecem o Transtorno do Processamento Auditivo e, por consequência, as estratégias pedagógicas que podem beneficiar os estudantes com essa condição. As conclusões permitem afirmar que abordar essa temática com os profissionais da educação é fundamental para a inclusão de estudantes com essa condição, pois a falta de conhecimento sobre o tema dificulta a identificação e pode produzir lacunas nos processos de aprendizagem desses estudantes.<hr/>Abstract Auditory Processing Disorder is an alteration of the central nervous system that makes it difficult to understand information, interfering with children’s learning. This research sought to understand the knowledge constituted by elementary school teachers about this disorder and the ways in which they operate with students who have it. The research is based on a bibliographic review and field research with teachers from the state education network in a municipality in the west of Santa Catarina. The results show that both teachers and educational networks are unaware of Auditory Processing Disorder and, consequently, the pedagogical strategies that can benefit students who have it. By allowing to affirm that approaching this theme with education professionals is fundamental for the inclusion of students with this condition, since the lack of knowledge on the subject makes identification difficult and can produce gaps in the learning processes of these students. <![CDATA[The child’s education according to the concept of negative education in Rousseau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100420&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é destacar o conceito de educação negativa dentro da concepção teórico pedagógica de Jean-Jacques Rousseau, em específico para a educação da criança. Esse conceito não se encontra desenvolvido na maioria dos trabalhos acadêmicos que tratam questões sobre pedagogia ou educação na obra: Emílio ou da Educação. Por essa razão e, para trazer entendimento à importância e lugar teórico desse conceito, nossa explanação se distribui em quatro partes, a saber: 1) A educação deve ser pensada num programa de educação do ser humano enquanto tal, o que engloba a educação privada e pública, da criança ao adulto, articulando natureza e civilização, por conseguinte; 2) É preciso distinguir entre natureza e artifício, preservando e desenvolvendo a primeira para o exercício da real liberdade em sociedade. 3) Para entendimento da posição do filósofo, é necessário retomar o contexto histórico de sua época, o qual se estabeleceu no embate entre a tradição aristocrática e as transformações teorizadas pelo iluminismo francês e, por fim, 4) apresentamos uma definição da relevância da posição defendida por Rousseau acerca de uma educação da criança, a educação negativa, que promove seu desenvolvimento natural contra os enganos da artificialização social.<hr/>Abstract The objective of this article is to highlight the concept of negative education within Jean-Jacques Rousseau’s theoretical pedagogical conception, specifically, for children’s education. This concept is not developed in most academic works that deal with questions about pedagogy or education in the work: Emílio ou da Educação (Emilio or the Education). For this reason and, to bring understanding to the importance and theoretical place of this concept, our explanation is divided into four parts, namely: 1) Education must be thought of in a program of education for the human being as such, which encompasses private education and public, from children to adults, articulating nature and civilization, therefore; 2) It is necessary to distinguish between nature and artifice, preserving and developing the former for the exercise of real freedom in society; 3) To understand the philosopher’s position, it is necessary to return to the historical context of his time, which was established in the clash between the aristocratic tradition and the transformations theorized by the French Enlightenment, and, finally; 4) We present a definition of the relevance of the position defended by Rousseau regarding a child’s education, negative education, which promotes their natural development against the mistakes of social artificialization. <![CDATA[The pedagogical-political Project as an instrument to strengthen Democratic Management]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932024000100501&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho tem por objetivo investigar o papel que o Projeto político-pedagógico exerce nos espaços educacionais para auxiliar na efetivação da Gestão Democrática. Para tanto, foram realizadas consultas de produções científicas (teses e dissertações) sobre o referido tema nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. As buscas partiram do pressuposto de que o Projeto político-pedagógico é um dos instrumentos para o fortalecimento e a efetivação de uma Gestão Democrática e participativa nas escolas. Utilizamos como metodologia a revisão sistemática com análise qualitativa e partimos de critérios predefinidos para a inclusão e exclusão dos documentos para estudos. A amostra pesquisada compreende o período de 2015 a 2023. Foram selecionados oito trabalhos, sendo seis dissertações e duas teses. A partir do levantamento emergiram resultados relativos à importância da Gestão Democrática nos espaços educacionais, a (re)afirmação do Projeto político-pedagógico como um dos instrumentos para efetivação da democracia, bem como, documento norteador das projeções e ações no âmbito das escolas. Em contrapartida, surgiram questões relacionadas a elaboração do documento de forma antidemocrática, apenas para confirmar decisões tomadas individualmente e como mera formalização burocrática.<hr/>Abstract The aim of this study is to investigate the role that the Pedagogical Political Project plays in educational spaces to help make democratic management a reality. To this end, scientific productions (theses and dissertations) on the subject were consulted in the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and the Capes Catalog of Theses and Dissertations. The searches were based on the assumption that the Pedagogical Political Project is one of the instruments for strengthening and implementing democratic and participatory management in schools. The methodology used was a systematic review with qualitative analysis, based on predefined criteria for the inclusion and exclusion of documents for study. The sample surveyed covers the period from 2015 to 2023. Eight papers were selected, six dissertations and two theses. From the survey emerged results relating to the importance of Democratic Management in educational spaces, the (re)affirmation of the Pedagogical Political Project as one of the instruments for making democracy effective, as well as a guiding document for projections and actions within schools. On the other hand, questions arose about the document being drawn up in an undemocratic way, just to confirm decisions made individually and as a mere bureaucratic formalization.