Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320230001&lang=pt vol. 28 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O lugar da cultura na formação inicial de professores de Química no norte do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932023000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo propõe-se a analisar os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores de Química das Instituições Federais de Ensino Superior presentes na região norte brasileira a fim de identificar se os conteúdos referentes à cultura, previstos nas diretrizes para formação de professores, estão sendo incluídos nas propostas curriculares. Os documentos referidos foram obtidos nos sites das Instituições e via e-mail. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de divisão em unidades temáticas. Na presente pesquisa constatou-se que os aspectos culturais, em termos gerais, estão sendo incluídos nas matrizes curriculares. Em especial, há a abordagem generalizada da cultura e questões étnicas em detrimento da relação entre os conhecimentos tradicionais amazônicos/indígenas e os científicos. Pouco se valoriza a cultura amazônica nos documentos analisados, o que distancia os debates científico-culturais propícios à significação do ensino de Química. Nesse sentido, é urgente repensar os currículos dos cursos de formação inicial de professores de Química, de modo a contribuir não apenas com a aprendizagem científica, mas também com a valorização dos conhecimentos tradicionais.<hr/>Abstract The present article analyzes the pedagogical political projects of the Chemistry teacher training courses of the federal institutions of Higher Education in Northern Brazil. It seeks to identify whether culture-related contents that compose the guidelines for teacher training are currently included in the curricular proposals. The courses’ political-pedagogical projects were obtained from the institutions’ websites and via e-mail. Data analysis proceeded from a division into thematic units. We found that cultural aspects, in general terms, are currently included in the curricular matrices. In particular, there is a generalized approach to cultural and ethnic issues to the detriment of the relationship between traditional Amazonian/indigenous knowledge and scientific knowledge. Little value is given to the Amazonian culture in the analyzed documents, which distances the scientific-cultural debates favorable to the meaning of Chemistry teaching. Thus, it is urgent to rethink the described curricula, so as to contribute not only to scientific learning, but also to the valorization of traditional knowledge. <![CDATA[Práticas pedagógicas dos professores de Língua Inglesa e o desenvolvimento do seu letramento digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932023000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo busca trazer informações sobre como o letramento digital dos professores de língua inglesa tem se desenvolvido por meio do que dizem de suas práticas em sala de aula. Os dados analisados aqui são um recorte de uma pesquisa de mestrado que procurou investigar o desenvolvimento do letramento digital desses professores, seus desafios e, superações e responsabilidade deles ao formar outros sujeitos letrados digitalmente. Para levantamento dos dados foram utilizados os instrumentos questionário e entrevista e as falas foram analisadas em seu conteúdo. Os resultados demonstraram que as práticas docentes que mais oportunizam o desenvolvimento do letramento digital dos professores referem-se ao planejamento e execução das aulas, principalmente por meio de atividades de pesquisa e apresentação de conteúdos, sejam por textos, imagens ou vídeos. Os recursos tecnológicos têm sido utilizados mais para apresentação/apreciação do que para a produção/criação de materiais digitais. Aponta-se a necessidade de formação sólida no tema letramento digital para um trabalho mais efetivo.<hr/>Abstract This article provides information on how English teachers’ digital literacy has developed through what they say about their classroom practices. The data analyzed are an excerpt of a master’s research that sought to investigate the development of teachers’ digital literacy, their challenges, solutions, and their responsibility in forming other digitally literate subjects. Questionnaires and interviews were used for data collection and the speeches were subject to content analysis. The results showed that the teaching practices that most favor the development of such a literacy are the planning and execution of classes, mainly through research activities and content presentation, whether through texts, images, or videos. Technological resources have been used more for presentation/appreciation than for the production/creation of digital materials. Solid training in digital literacy is needed for a more effective work. <![CDATA[Aula e formação: rastreio de teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932023000100102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo deriva de um projeto de pesquisa vinculado ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Esta investigação foi realizada por uma bolsista de iniciação científica, em conjunto com uma bolsista de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ensino da mesma Universidade, orientadas pela professora coordenadora do Grupo. O objetivo da pesquisa foi arquivar e arquivizar as teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino (publicadas no período de 2013 a 2020) que operam com a noção de aula na formação inicial de professores no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tanto, utilizou-se, como referencial teórico-metodológico, a noção de arquivo de Michel Foucault. Como procedimentos arquivísticos, operou-se com os dispositivos de arquivamento e arquivização, a partir de Aquino e Val. Dispondo do arquivo e dos demais procedimentos citados, foi possível observar os enunciados correspondentes às noções em destaque – aula e formação inicial de professores. A investigação não tem a intenção de exibir uma definição das noções; todavia, evidenciou o modo como elas emergiram nesse arquivo. Dessa forma, verifica-se, como resultado, uma quase-invisibilidade das noções de “aula” e de “formação inicial de professores” na produção de teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino no Brasil (período de 2013 a 2020).<hr/>Abstract This article derives from a research project linked to the Curriculum, Space, Movement Research Group of the Universidade do Vale do Taquari - Univates. It was carried out by an undergraduate research fellow together with a doctoral fellow of the Post-Graduate Program in Teaching of the same university, guided by the group’s coordinating professor. The objective of the research was to archive and “archivize”, the Teaching Knowledge Area’s doctoral theses (published in the period from 2013 to 2020) that operate with the notion of class in the initial training of teachers in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel. For this purpose, the notion of archive of Michel Foucault was used as a theoretical-methodological reference. As archival procedures, Aquino and Val’s archiving and “archivizing” mechanisms were used. With the archive and the other mentioned procedures available, it was possible to observe the statements that corresponded to the notions in focus – class and initial teacher training. The investigation did not intend to display a definition of the notions; however, it showed how they emerged in this archive. Thus, as a result, there is a near-invisibility of the notions of “class” and “initial teacher training” in the production of doctoral theses of the Teaching Knowledge Area in Brazil (period 2013 - 2020). <![CDATA[Educar as emoções e desenvolver habilidades socioemocionais no Ensino Básico de Português: estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932023000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo aborda a educação para as emoções, ministrada a alunos de duas turmas do 4º ano do Ensino Básico de Português. O estudo, realizado entre o final de 2019 e começo de 2020 (pré-pandemia), pretendeu desenvolver a inteligência emocional e habilidades socioemocionais naqueles alunos de modo a melhorar o desempenho escolar, as relações interpessoais, a convivência e o ambiente educativo de aula. O marco teórico-conceptual norteou-se por uma bibliografia sócio e psicopedagógica sobre as emoções, a inteligência emocional e as habilidades sociais, destacando-se referências a Salovey, Mayer e Caruso e colaboradores, Fernández-Barrocal, Extremera e Fernández-Barrocal, Zurita etc. Utilizou-se a metodologia qualitativa (estudo de caso), inserida no paradigma interpretativo, com aplicação de um programa de intervenção. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: observação do participante e documental; entrevista semiestruturada a dois professores; Teste Sociométrico de Amizade e prova de análise/reflexão com sete situações escolares cotidiana para desenvolver habilidades emocionais, além de notas de campo. Foram cumpridas as regras éticas e legais. Os resultados confirmaram um incremento nas relações interpessoais de amizade, desenvolvimento do conhecimento das próprias emoções e das dos outros, melhoria nas habilidades sociais e no clima educativo. Valorizou-se a importância de desenvolver a inteligência emocional e as competências emocionais na escola para melhorar a convivência escolar.<hr/>Abstract The article addresses emotion education in students from two 4th grade elementary school Portuguese classes. The study, conducted between late 2019 and early 2020 (pre-pandemic), aimed to develop emotional intelligence and socio-emotional skills in those students to improve their school performance, interpersonal relationships, and classroom coexistence and educational environment. The theoretical and conceptual framework was guided by a socio-pedagogical bibliography on emotions, emotional intelligence, and social skills, highlighting references to Salovey, Mayer, and Caruso and collaborators, Fernández-Barrocal, Extremera and Fernández-Barrocal, Zurita, etc. Qualitative methodology (case study) was used, within the interpretative paradigm, with the application of an intervention program. Data collection techniques were: participant and documentary observation; semi-structured interview with two teachers; Sociometrist Friendship Test and analysis/reflection test using seven daily school situations to develop emotional skills; and field notes. Ethical and legal guidelines were followed. The results confirmed an increase in interpersonal friendship relationships, development of knowledge of one’s own and others’ emotions, improvement in social skills, and a better educational atmosphere. The importance of developing emotional intelligence and emotional skills at school was valued to improve school coexistence. <![CDATA[As hierarquias escolares e a violência entre estudantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932023000100104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir das hierarquias escolares identificadas por Ador-no, investigou-se a relação entre o desempenho escolar (destaque nas notas e atividades de classe – hierarquia oficial) e ser vítima ou praticante de maus tratos; a relação entre o desempenho em Educação Física, a popularidade (hierarquia não oficial) e a condição de sofrer ou praticar maus tratos entre pares e, ainda, se os estudantes que se destacam na primeira situação, também se destacam na segunda. As respostas aos questionários e escalas aplicados a 223 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de uma cidade da Grande São Paulo indicaram, sobre a hierarquia oficial, que os que nessa se destacam não tendem a ser vítimas ou agressores, enquanto aqueles que não se destacam, tendem a ser vítimas e agressores, conforme indicação de colegas. Se o mau desempenho na hierarquia oficial coloca o aluno como vítima ou agressor, é a sua posição na hierarquia não oficial que influencia qual desses papéis ele ocupará. Os considerados populares e com bom desempenho físico tendem a ser identificados como agressores e os impopulares e que não se saem bem em Educação Física, como vítimas. Além da correlação entre ser popular e sair-se bem nos esportes, que confirma a existência da hierarquia não oficial na escola, também há uma correlação entre popularidade e destaque na hierarquia oficial, sugerindo que a popularidade também é um aspecto importante nessa hierarquia. Esse dado leva ao questionamento sobre quais atributos identificam atualmente o “bom aluno” e quanto o reconhecimento do bom desempenho acadêmico pode ser confundido atualmente com um mero cumprimento de tarefas.<hr/>Abstract Based on the concept of school hierarchies identified by Adorno, the aim of this paper was to investigate the relation between school performance (standing out in grades and class activities – official hierarchy) and being a victim or perpetrator of maltreatment; the relation between performance in Physical Education and popularity (unofficial hierarchy) in suffering or perpetrating maltreatment among peers; and whether students who excel in the former also stand out in the latter. The responses to questionnaires and scales administered to 223 ninth-grade students from public schools in a city in the Greater São Paulo area indicated, in relation to the official hierarchy, that those who stand out are less likely to be victims or aggressors, while those who do not excel tend to be victims and aggressors, as reported by their peers. If a student’s poor performance in the official hierarchy positions them as a victim or aggressor, their position in the unofficial hierarchy will influence which of these roles they will occupy. Those who are considered popular and perform well in physical education tend to be identified as aggressors, while those who are unpopular and who do not perform well in physical education, as victims. In addition to the correlation between being popular and doing well in sports – which confirms the existence of an unofficial hierarchy at school – we also found a correlation between popularity and prominence in the official hierarchy, suggesting that popularity is also an important aspect in this hierarchy. This data raises questions about which attributes currently identify the “good student” and to what extent recognition of good academic performance can be misconstrued as mere accomplishment of tasks. <![CDATA[Benefícios da tutoria em contexto escolar: análise dos preditores relacionados com o professor-tutor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932023000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo analisa as variáveis do professor-tutor preditoras dos benefícios da tutoria em contexto escolar: a qualidade da relação de tutoria, a autoeficácia do tutor, o compromisso afetivo e a experiência enquanto tutor. Participaram 140 professores de diferentes zonas de Portugal, através do preenchimento de um questionário online. O modelo de regressão linear múltipla revelou que a qualidade da relação e a autoeficácia do tutor são preditores estatisticamente significativos dos benefícios da tutoria percebidos pelo professor-tutor. Não foram encontrados resultados significativos nos restantes preditores. Os dados sugerem a necessidade de se investir na formação dos professorestutores e na monitorização da sua prática, de forma a promover a qualidade da relação tutor-tutorando e a autoeficácia do tutor. O compromisso afetivo e a experiência enquanto tutor não são suficientes para o sucesso dos programas de tutoria, de modo que urge rever as práticas de organização da tutoria nas escolas (e.g., critérios de seleção dos tutores).<hr/>Abstract The present study aims to analyze the mentor’s variables that predict the benefits of mentoring support implemented in the school context: the quality of the mentoring relationship, the mentor’s self-efficacy, the affective commitment, and the mentor experience. Participants were 140 trained teachers from different parts of the country. They completed an online questionnaire. The multiple linear regression model showed that relationship quality and the mentor’s self-efficacy are statistically significant predictors of the benefits of mentoring perceived by the mentor. No significant results were found for the remaining predictors. Data suggest that schools need to invest in mentor-teachers’ training and practice monitoring to foster relationship quality and mentor’s self-efficacy. Affective commitment and mentor experience are not sufficient for the success of mentoring practices. For this reason, it is urgent to review mentoring organization practices in schools (e.g., selection criteria for mentors). <![CDATA[A construção de brinquedos em aulas de Educação Física escolar: uma experiência pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932023000100106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desta pesquisa é analisar uma experiência pedagógica realizada com estudantes do Ensino Fundamental (séries iniciais) por meio de duas oficinasaulas durante o período de setembro e outubro de 2015, no sentido da educação para o lazer e numa perspectiva cultural. Quando os sujeitos são incentivados a consumir produtos tecnológicos, como jogos e brinquedos, nem sempre têm a oportunidade de refletir sobre os modos de sua utilização, o que acaba por impedir a criação de formas diferentes de brincar, assim como, de novos brinquedos. Nesta pesquisa, desenvolveu-se uma investigação bibliográfica e de campo, do tipo participante e de natureza qualitativa. Os dados foram registrados em diário de campo e foi feita uma análise interpretativa com o intuito de identificar os significados do brincar para os participantes da pesquisa. Os resultados demonstraram que os estudantes gostaram de brincar com os brinquedos que eles construíram a partir de materiais recicláveis pelo fato de eles mesmos terem montado esses brinquedos e pela possibilidade de realizar diferentes brincadeiras com os objetos construídos.<hr/>Abstract The objective of this research is to analyze a pedagogical experience carried out with elementary school students (early grades), through two workshop-classes, during the period of September and October 2015, towards education for leisure and in a cultural perspective. When subjects are encouraged to consume technological products, such as games and toys, they are not always allowed to reflect on how they are used, which prevents the creation of different ways of playing, as well as creating toys. In this research, bibliographic and field investigation of participant type was carried out both of qualitative nature. The data were recorded in a field diary, and an interpretative analysis was carried out in order to identify the meanings of play for the research participants. The results showed that the students enjoyed playing with the toys they built from recyclable materials because they had assembled these toys themselves and because of the possibility of playing different games with the constructed objects. <![CDATA[Memorial de formação pessoal e desenvolvimento profissional docente: temporalidades, inícios e reinícios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932023000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A valorização da história profissional implica na compreensão das interações sociais e familiares, das influências culturais e religiosas, bem como dos desafios enfrentados, da aquisição de novas aprendizagens e conhecimentos ao longo da carreira docente como elementos fundamentais na constituição pessoal e profissional. O objetivo deste artigo, oriundo da tese de doutorado do primeiro autor, é compartilhar e analisar os caminhos percorridos por um professor com 18 anos de experiência docente na Educação Básica. No processo de constituição do professor experiente, vida pessoal e desenvolvimento profissional se entrecruzam. Ao final, compreendeu-se que a trajetória foi resultado da busca constante por aprender mais e de um trabalho coletivo desenvolvido em um longo percurso histórico. Nesse caminhar são vistas as lutas travadas para superar desafios, as interações e apoios de professores, familiares e amigos, as aprendizagens e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, formação escolar, acadêmica e atuação profissional.<hr/>Abstract The valorization of professional history implies understanding social and family interactions, cultural and religious influences, as well as the challenges faced, and the acquisition of new learnings and knowledge along the teaching career as fundamental elements in the personal and professional constitution. Resulting from the first author’s doctoral thesis, this article aims to share and analyze the paths taken by a teacher with 18 years of teaching experience in Basic Education. In the process of constituting an experienced teacher, personal life and professional development intertwine. In the end, it was understood that the trajectory was the result of the constant search for learning more and of a collective work developed over a long historical journey. On this path, we see the struggles to overcome challenges, the interactions and support from teachers, family, and friends, the learnings and knowledge acquired throughout life, educational and academic training, and professional practice. <![CDATA[Representações do indígena e do imigrante europeu em museus de história no Sul Catarinense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932023000100108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em Santa Catarina e, particularmente, na região sul do estado, o discurso do imigrante europeu “pioneiro” vem sendo difundido desde o limiar do século XX, e esse discurso está fortemente enraizado no senso comum das populações dos municípios; está consolidado nos monumentos das praças públicas, nos nomes de ruas e avenidas; na historiografia local-regional produzida por descendentes de italianos e alemães, principalmente, e também nos museus de história dos municípios. Mas há uma “pedra” sempre incômoda no discurso de memória do “imigrante pioneiro”: a necessidade de informar o lugar do povo indígena que ocupava o território que foi doado pelo governo catarinense para o empreendimento da imigraçãocolonização na segunda metade do século XIX; e é nesse cenário de conflito de memória que emerge a seguinte problematização: levando-se em consideração a evolução das pesquisas e do conhecimento histórico produzidos nas últimas décadas, assim como as diretrizes da Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira na educação básica, como os povos originários estão representados nos museus municipais da região sul de Santa Catarina? Este estudo tem o objetivo de mostrar e problematizar as representações dos imigrantes europeus e do povo Xokleng nos museus de história dos municípios de Urussanga, Orleans e Lauro Müller. Entre os aspectos conclusivos, destaca-se a necessidade de revisão e atualização dos museus municipais, podendo-se viabilizar um diálogo pedagógico com universidades ou com profissionais das áreas de educação, história, arqueologia, antropologia e/ou museologia.<hr/>Abstract In Santa Catarina and, particularly, in the southern region of the state, the discourse of the “pioneer” European immigrant has been widespread since the beginning of the 20th century; and this discourse is strongly rooted in the common sense of the municipalities’ populations; it is consolidated in the monuments of public squares, in the names of streets and avenues; in the local-regional historiography produced mainly by Italian and German descendants; and also in the municipal history museums. But there is a “thorn” that continuously burdens the discourse of memory of the “pioneer immigrant”: the need to inform the place of the indigenous people who occupied the territory that was donated by the government of Santa Catarina for the immigration-colonization enterprise in the second half of the nineteenth century; and it is in this scenario of memory conflict that the problematization emerges: considering the evolution of research and historical knowledge produced in recent decades, as well as the guidelines of Law nº. 11.645 of March 10, 2008, which mandates the study of indigenous and Afro-Brazilian history and culture in basic education, how are native peoples represented in municipal museums in the southern region of Santa Catarina? This study aims to show and discuss the representations of European immigrants and the Xokleng people in history museums in the municipalities of Urussanga, Orleans, and Lauro Müller. Among the conclusive aspects, the need to review and update municipal museums is highlighted, making possible a pedagogical dialogue with universities or professionals in the areas of education, history, archaeology, anthropology, and/or museology.