Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320080001&lang=pt vol. num. 24 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Política educacional brasileira: limites e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A política educacional diz respeito às decisões que o Poder Público, isto é, o Estado, toma em relação à educação. Tratar, pois, dos limites e perspectivas da política educacional brasileira implica examinar o alcance das medidas educacionais tomadas pelo Estado brasileiro. No que se refere aos limites da política educacional brasileira, haveria muitos aspectos a considerar. Penso, porém, que as várias limitações são, em última instância, tributárias de duas características estruturais que atravessam a ação do Estado brasileiro no campo da educação desde as origens até os dias atuais. Refiro-me à histórica resistência que as elites dirigentes opõem à manutenção da educação pública; e à descontinuidade, também histórica, das medidas educacionais acionadas pelo Estado. A primeira limitação materializa-se na tradicional escassez dos recursos financeiros destinados à educação; a segunda corporificasse na seqüência interminável de reformas, cada qual recomeçando da estaca zero e prometendo a solução definitiva dos problemas que se vão perpetuando indefinidamente. Na seqüência procurarei explicitar como se manifestaram essas duas limitações.<hr/>The educational policies concern the decisions that the Government, that is the State, takes regarding the education. Therefore, dealing with the limits and perspectives of the Brazilian educational policies implies in examining the scope of the educational measures taken by the Brazilian State. There would be many aspects to be considered regarding the limits of the Brazilian educational policies. I think, however, that many of the limitations derive, in last instance, from two structural characteristics that cross the action of the Brazilian State in the field of the education from its origins until today, and by that I mean the historical resistance that the leading elites present to the maintenance of the public education, and the discontinuity, also historical, of the educational measures defended by the State. The first limitation materializes in the traditional scarcity of the financial resources destined to education; the second is embodied in the interminable sequence of reforms, each one beginning again from scratch, and promising the definitive solution of the problems that go on endelessly. In the sequence I will try to explain how these two limitations have manifested themselves. <![CDATA[Politicas públicas, educação e neoliberalismo: o que isso tem a ver com cidadania?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo propõe discutir em que consistem as políticas públicas, mais especificamente as políticas educacionais, e como elas influenciam a construção do conceito de cidadania. O texto aponta que, para cada modelo de Estado, corresponde também um modelo de educação, uma vez que o projeto educativo veicula uma imagem de homem e de mundo que se deseja alcançar ou formar. Falar de política educacional, portanto, implica considerar que ela se articula à construção de um projeto de sociedade e de cidadania. Compreender quais são as políticas educacionais que orientam, atualmente, a educação ajuda a clarificar as relações de poder que se estabelecem entre o Estado e a sociedade, como também, o tipo de indivíduo que se está formando a partir dessas políticas.<hr/>This article proposes a discussion on what public policies consist of, more specifically educacional policies, and how they influence the construction of the concept of citizenship. The text indicates that for each State model there is a corresponding model of education, since the educational project promotes an image of the man and of the world that one strives to reach or form. Therefore, talking about educational policies implies in taking into consideration that it is linked with the construction of the project of a society and of citizenship. Understanding which educational policies are currently guiding the education helps to enlighten the power relations that are established between the State and society, as well as the kind of person that is being developed by such policies. <![CDATA[A violência nas escolas como reflexo dos antecedentes históricos e culturais brasileiros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A violência nas escolas, embora não seja um fato novo, em razão do seu recrudescimento tem sido alvo da preocupação de todos os que se encontram envolvidos, ou são atingidos pelo problema, especialmente nas escolas públicas. Trata-se de um problema que não pode ser analisado de maneira deslocada da sociedade em que está inserida a escola, mas deve ser visto como um caso específico, que possui suas particularidades. Este artigo busca trazer à tona essa questão relacionando-a diretamente com a herança cultural e política brasileira por meio de um apanhado histórico do desenvolvimento do sistema educacional. Procura assim, compreender de que forma a negação de acesso à cidadania pode fazer com que a falta de vínculos do individuo com a sociedade e a escola o impeçam de se perceber enquanto cidadão.<hr/>Even though the violence in the schools is not a new fact, due to its worsening it has been object of concern of all who find themselves involved or who are concerned by the problem, especially in the public schools. It is a problem that cannot be analyzed apart from the society in which the school is inserted, but it should be seen as a specific case, that has its particularities. This article aims to bring this subject to the surface, directly relating it with the Brazilian cultural and political inheritance through a historical summary of the development of the educational system. Thus, it tries to understand how the denial to the access to citizenship can make the lack of bond between the person and the society and the school stop one from perceiving oneself as a citizen. <![CDATA[Feminismo revisitado: práticas e representações políticas de educadoras paraibanas em 1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as práticas e representações políticas de educadoras paraibanas no decorrer do ano de 1930. Teórica e metodologicamente, ampara-se na nova história cultural e no conceito de gênero a fim de desvelar, historicamente, registros, relatos e documentos relativos a uma parcela da atuação política, docente e literária de educadoras, comumente obliteradas na historiografia daquele período. As fontes utilizadas são matérias jornalísticas difundidas pelo Jornal A União, órgão da imprensa oficial do Estado da Paraíba. O estudo dos documentos sinaliza que as práticas políticas das referidas educadoras promoveram, de forma tática, mudanças nos padrões e no imaginário feminino da República Velha e seu engajamento nos acontecimentos da época propiciou a visibilização de uma crescente participação feminina na esfera pública pós-1930.<hr/>This article analyzes the practices and policies representations of the females paraiban educators along de year of 1930. Theoretical and methodologically, it supports itself on the new cultural history and on the gender concept to reveal, historically, records, accounts and documents about a part of the political, teaching and literary performance of the female educators, commonly obliterated on the historiography of that time. The sources utilized are journalistic articles spread by the newspaper A União, the official Paraiban Estate press. The study of the documents signalizes that the political practices of such educators promoted, in a tactics way, changes in the standards and in the female imaginary of the Old Republic, and their engagement with the facts taking place at the time provided the visualization of an increasing female participation in the public sphere post-1930. <![CDATA[A concepção educacional de Célestin Freinet- trabalhando com história das idéias pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, a partir dos estudos realizados por Dermeval Saviani e por André Petitat, tem por objetivo apresentar uma análise da concepção educacional presente na obra de Célestin Freinet. O presente trabalho pretende assumir uma dimensão “arqueológica”, mostrando como Freinet dialogou com o seu tempo e confrontou-se com a problemática tanto social como educacional de sua época.<hr/>The aim of this article is to analyze Freinet’s educational concept based on the theoretical works of Dermeval Saviani and André Petitat. In order to achieve this objective this article works with the idea of showing how Freinet was a man of his time, and emphasizes how he confronted social and educational issues in his time. <![CDATA[Propostas pedagógicas de Fernando de Azevedo sobre o processo educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O foco temático deste trabalho é delinear o processo educacional e a proposta pedagógica de Fernando de Azevedo, para, assim, fundamentar e legitimar a concepção política educacional desse sociólogo educador. Desse modo, pretende-se elucidar aqui o processo educacional defendido por Fernando de Azevedo, em torno do qual fundamenta o seu discurso político educacional e pedagógico, assim como os motivos pelos quais ele se explicita de modo mais evidente e objetivo a partir dos anos 1945, ganhando centralidade em seu pensamento e uma maior clarividência das fontes teóricas nas quais se inspira.<hr/>In this paper we outlined the teaching-learning process and Fernando de Azevedo´s pedagogical propositions, so we could give support and legitimate the educational and political conception attributed to that sociologist and educator. Thus, we intend to elucidate the teaching-learning process reinforced by Fernando de Azevedo, in which he extracts the basis for his pedagogical, political and educational speech, as well as the reasons why he explains himself more widely and objectively as of the year of 1945, as he gained special attention in his thoughts and a bigger clearness of the theoretical sources from which he gets his inspiration. <![CDATA[A inversão das setas: história de políticas e práticas educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procuro neste trabalho explicitar a política pública de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Campinas (2001-2004), que apostou na construção coletiva do trabalho nas escolas, concebendo a escola como o centro do processo pedagógico. A partir de 2004, as escolas dessa rede de ensino tiveram a possibilidade de optar pela constituição de um Grupo de Trabalho dentro de suas unidades escolares. A constituição desse Grupo tinha como objetivos reduzir o número de retenções dos alunos e ampliar o horário de trabalho dos professores dentro da escola, para favorecer a reflexão conjunta sobre a especificidade da alfabetização. Participei de um Grupo de Trabalho em uma das escolas dessa rede de ensino no período 2004-2005. Neste trabalho resgato, a partir de fontes primárias, os princípios sustentados por essa Secretaria, assim como suas ações para compreender algumas das mudanças efetivadas por esse Grupo na escola referida.<hr/>This paper aims to explain the public policy of formation of the Municipal Secretary of Education of Campinas (2001-2004) who backed a collective construction of work in the schools, understanding the school as the center of the educational process. Beginning in 2004, schools in this educational network had the possibility of setting up a Working Group within their schools. The constitution of this group aimed to reduce the number of students’ failures and expand the working hours of teachers within the school to encourage the joint reflection about the specificity of literacy. I participated in a Working Group in one school of this educational network in the period of 2004-2005. In this paper I recover, from primary sources, the principles sustained by the Secretary, as well as its efforts to understand some changes made by that Group at said school. <![CDATA[Pós-graduação e pós-graduação em educação no Brasil: um breve histórico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A pesquisa discutia a contribuição da pós-graduação para a formação do professor universitário, inferindo possíveis indicadores de qualidade para esse processo. No presente texto, realizamos um breve relato da história da pós-graduação no Brasil e da pós-graduação em Educação dentro desse contexto. Destacamos diferentes momentos de discussão dos PNPG e a criação do INEP e da ANPED como marcos nessas trajetórias. A retomada desses percursos possibilitou evidenciar os principais aspectos dessa história e compreender fatores que são determinantes na configuração dos Programas de Pós-graduação na atualidade, em especial para subsidiar discussões sobre a qualidade desses programas.<hr/>This research is part of a Master thesis presented to the Program of Masters Degree in Education, of UFSM, included in the ‘Graduation, Knowledge and Professional Development’ research line. The research discusses the contribution of post-graduate programs to university professor education, inferring possible quality indicators for this process. In this text, we present a brief review of the history of the post-graduation in Brazil and of the post-graduate programs in education, as inserted in this context. We point out the different moments of discussions of the “PNPG”s, the creation of INEP and ANPED as marks of this trajectory. The study of these paths allowed us to evidence the main aspects of this history and to comprehend factors that determine the configuration of the current post-graduate programs in Brazil, specially in what concerns the discussions about quality of these programs. <![CDATA[Perspectivas práticas de abordagens historiográficas no ensino dos conteúdos da disciplina história da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetiva apresentar as contribuições teóricas, a partir das novas abordagens historiográficas, dos conteúdos da disciplina História da Educação. Essa é uma disciplina recorrentemente questionada em suas finalidades pelos alunos, por apresentar um caráter eminentemente teórico. Pode ser trabalhada a partir de metodologias variadas: a opção, neste caso, foi o uso de exemplos vinculados ao cotidiano e à história local. O campo da História da Educação configura-se e apresenta-se com extrema riqueza a cada nova pesquisa divulgada, portanto é necessário o incentivo às práticas pedagógicas embasadas na retomada da documentação e outras fontes referentes à história da educação, sem necessariamente fazer-se uso de um único manual. Para o desenvolvimento dessas reflexões serão utilizados exemplos práticos, aplicados no decorrer dos últimos anos em aulas ministradas no curso de licenciatura em Pedagogia, em diferentes instituições de ensino superior. Tem-se, ainda, como ação diferencial na aplicação e posterior análise dos conteúdos o resgate da história da educação brasileira a partir do regional e local.<hr/>This article aims to present the theoretical contributions, based on the new historiographic approaches, of the subject of History of Education. This subject is commonly questioned by the students for its mostly theoretical nature. However, it can be introduced through a number of different methodologies; in this case, the use of examples connected with everyday life and local history was the chosen form. The History of Education field has been proved to be increasingly more valuable at each published research. The encouragement to pedagogical practices based on documentation and other sources related to history of education, without necessarily using only one manual, is needed. Practical examples, applied in classes within Pedagogy major during the last few years, will be brought into use in different higher education institutions. Finally, the reintroduction of the Brazilian education history focusing local and regional aspects represents a distinctive action in the use and analysis of the contents. <![CDATA[Contribuições dos acervos virtuais para a história da educação: localização e seleção do corpus documental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva apresentar algumas contribuições de acervos virtuais para a História da Educação, por meio de nossa experiência de localização e seleção de fontes a partir do Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (Livres). Esperamos, com este artigo, elucidar como outras pesquisas podem ser facilitadas pelo Livres, enquanto um espaço rico em fontes históricas. O Livres fornece referenciais e fontes, por intermédio da recuperação de obras e coleta de documentos sobre produção didática, legislação, programas curriculares, catálogos de editoras, etc.<hr/>The text objectives to present some contributions of virtual archives to the history of education based on our experience of localization and election of sources from the virtual archive Livres. It contains copies of Brazilian school books since 1810 up to now. We hope this text can elucidate how other researches can be aided by the use of Livres as a space full of historical sources. It can offers sources and references, by means of recuperation of texts and collection of documents about didactics production, legislation, curricular programs, editorial catalogs, etc. <![CDATA[A intelligentsia Educacional: um percurso com Paschoal Lemme por entre as memórias e as histórias da Escola Nova no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva apresentar algumas contribuições de acervos virtuais para a História da Educação, por meio de nossa experiência de localização e seleção de fontes a partir do Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (Livres). Esperamos, com este artigo, elucidar como outras pesquisas podem ser facilitadas pelo Livres, enquanto um espaço rico em fontes históricas. O Livres fornece referenciais e fontes, por intermédio da recuperação de obras e coleta de documentos sobre produção didática, legislação, programas curriculares, catálogos de editoras, etc.<hr/>The text objectives to present some contributions of virtual archives to the history of education based on our experience of localization and election of sources from the virtual archive Livres. It contains copies of Brazilian school books since 1810 up to now. We hope this text can elucidate how other researches can be aided by the use of Livres as a space full of historical sources. It can offers sources and references, by means of recuperation of texts and collection of documents about didactics production, legislation, curricular programs, editorial catalogs, etc. <![CDATA[À procura da unidade psicopedagógica: articulando a psicologia histórico- cultural com a pedagogia histórico-crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva apresentar algumas contribuições de acervos virtuais para a História da Educação, por meio de nossa experiência de localização e seleção de fontes a partir do Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (Livres). Esperamos, com este artigo, elucidar como outras pesquisas podem ser facilitadas pelo Livres, enquanto um espaço rico em fontes históricas. O Livres fornece referenciais e fontes, por intermédio da recuperação de obras e coleta de documentos sobre produção didática, legislação, programas curriculares, catálogos de editoras, etc.<hr/>The text objectives to present some contributions of virtual archives to the history of education based on our experience of localization and election of sources from the virtual archive Livres. It contains copies of Brazilian school books since 1810 up to now. We hope this text can elucidate how other researches can be aided by the use of Livres as a space full of historical sources. It can offers sources and references, by means of recuperation of texts and collection of documents about didactics production, legislation, curricular programs, editorial catalogs, etc. <![CDATA[A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva apresentar algumas contribuições de acervos virtuais para a História da Educação, por meio de nossa experiência de localização e seleção de fontes a partir do Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (Livres). Esperamos, com este artigo, elucidar como outras pesquisas podem ser facilitadas pelo Livres, enquanto um espaço rico em fontes históricas. O Livres fornece referenciais e fontes, por intermédio da recuperação de obras e coleta de documentos sobre produção didática, legislação, programas curriculares, catálogos de editoras, etc.<hr/>The text objectives to present some contributions of virtual archives to the history of education based on our experience of localization and election of sources from the virtual archive Livres. It contains copies of Brazilian school books since 1810 up to now. We hope this text can elucidate how other researches can be aided by the use of Livres as a space full of historical sources. It can offers sources and references, by means of recuperation of texts and collection of documents about didactics production, legislation, curricular programs, editorial catalogs, etc. <![CDATA[Pesquisa educacional no Brasil: limites e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva apresentar algumas contribuições de acervos virtuais para a História da Educação, por meio de nossa experiência de localização e seleção de fontes a partir do Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (Livres). Esperamos, com este artigo, elucidar como outras pesquisas podem ser facilitadas pelo Livres, enquanto um espaço rico em fontes históricas. O Livres fornece referenciais e fontes, por intermédio da recuperação de obras e coleta de documentos sobre produção didática, legislação, programas curriculares, catálogos de editoras, etc.<hr/>The text objectives to present some contributions of virtual archives to the history of education based on our experience of localization and election of sources from the virtual archive Livres. It contains copies of Brazilian school books since 1810 up to now. We hope this text can elucidate how other researches can be aided by the use of Livres as a space full of historical sources. It can offers sources and references, by means of recuperation of texts and collection of documents about didactics production, legislation, curricular programs, editorial catalogs, etc.