Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320080002&lang=es vol. num. 25 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Referenciais freireanos para a prática da avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto destaca a importância de buscar a coerência entre a avaliação e a prática docente. Tal compreensão coloca o foco da avaliação sobre histórias, saberes, gentes e intencionalidades, no entendimento de que as histórias de avaliação podem produzir saberes e transformaras pessoas. As proposições sobre avaliação, apresentadas no artigo, estão inseridas em uma perspectiva crítico transformadora para a avaliação educacional, denominada Avaliação Emancipatória (SAUL, 1985). A discussão desse enfoque tem apoio em pressupostos da pedagogia de Paulo Freire, educador reconhecido mundialmente como a principal referência da educação libertadora no século XX. No final deste artigo são discutidas as implicações da utilização dos referenciais freireanos para a avaliação da aprendizagem e, em especial, condições importantes que precisam ser consideradas quando se quer mudar a prática da avaliação na direção de uma avaliação democrática.<hr/>The text emphasizes the importance of seeking coherence between the evaluation and teaching practice. This understanding puts the evaluation focus on stories, knowledge, people and intentions, with the understanding that the evaluation stories can produce knowledge and transform people. The propositions on evaluation, presented in the article, are inserted into a critical perspective for the educational evaluation, called emancipatory evaluation (SAUL, 1985). The discussion of this approach has support in assumptions of Paulo Freire’s pedagogy, worldwide recognized educator as the main reference for liberating education in the twentieth century. At the end of this article there are discussions on the implications of using Freire’s references for the learning evaluation and, particularly important, conditions that must be considered when you want to change the practice of evaluation towards a democratic evaluation. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem escolar e a educação física: processos regulatórios e possibilidades emancipatórias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A credibilidade nas medidas decorrentes dos processos avaliativos em diversos níveis educacionais parece ter, nos últimos anos, logrado patamares elevados. Sendo a Educação Física, por razões históricas, uma disciplina que possui certo afrouxamento em seu processo avaliativo, muitos professores reivindicam o direito efetivo de retenção do aluno como forma de atingir um status igual ao das demais disciplinas. O ponto de vista posto, aqui, em discussão, busca refletir sobre uma possível contraposição a essa suposta “desvantagem” da Educação Física, ou seja, sobre a possibilidade de que o afrouxamento da pressão da reprovação possa permitir uma vantagem para a Educação Física, permitindo ao trabalho pedagógico ser encaminhado para uma perspectiva emancipatória e libertadora.<hr/>The credibility on choices that come from processes of evaluation in different educational levels seems to have reached good levels in the last years. As Physical Education, for historical reasons, is considered as a discipline that has some flexibility on its process of evaluation, many teachers require the effective right of failing the student as a way to have an equal status in relation to other disciplines. The point of view that is under discussion here searches to think about a possible counterpoint to this supposed “disadvantage” of Physical Education, about the possibility that weakness of pressure on failing may allow an advantage for Physical Education, allowing that the pedagogical work follows a perspective of emancipation and liberty. <![CDATA[A avaliação como prática de investigação e análise da produção escrita em matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A avaliação como prática de investigação propicia um olhar processual, sistemático e dinâmico sobre a atividade matemática de alunos e professores, e a análise da produção escrita apresentasse como uma estratégia para sua implementação em sala de aula. O objetivo deste artigo é apresentar alguns trabalhos realizados na temática da Avaliação em Educação Matemática, mostrando as potencialidades da análise da produção escrita para: investigar a atividade matemática de alunos e professores; fornecer subsídios para a formação de professores; oportunizar a análise de erros de alunos e o estudo do papel do contexto nas tarefas de avaliação. Apontamos exemplos para o trabalho em sala de aula, bem como investigações a serem realizadas.<hr/>The assessment as an investigation practice provides a processing, systematic and dynamic view on students and teachers’ mathematical activities, and the analysis of written work may be a strategy for its implantation. The objective of this paper is to show some works on Assessment in Mathematics Education and the potentialities of analysis of written work in order to investigate students and teachers’ mathematical activities, to provide teachers with elements necessary for Mathematics Teacher Education, to analyze students’ errors, and to study the role of the context in assessment problems. We point out examples to work in class and possibilities of other investigations within this theme. <![CDATA[A docência universitária e o dilema da formação pedagógica para a produção de uma avaliação da aprendizagem conseqüente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto discute a complexidade da avaliação da aprendizagem, tomando como referência o território da docência universitária, os interesses econômicos e políticos que o afetam, e introduz a reflexão sobre a necessidade de uma formação docente diferenciada que articule a avaliação à totalidade do trabalho pedagógico.<hr/>The text discusses the complexity of the assessment of learning when taking as a reference the territory of university teaching, the economic and political interests that affect it and introducing the reflection about the need of a differentiated teacher training that articulates assessment with the totality of pedagogical work. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem no ensino superior: novos discursos e velhas práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no ensino superior do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Jequié. Identifica qual a concepção de avaliação da aprendizagem, as práticas avaliativas desenvolvidas pelos professores e a opinião dos alunos desse curso. A pesquisa revela que o professor tem uma concepção de avaliação da aprendizagem a serviço do aluno. No entanto os dados apontam que essas avaliações constam de provas, seminários e trabalhos em grupo, tendo prioridade este último como metodologia de avaliação, em detrimento dos processos individuais, o que está distante da concepção referida pelos professores. O aluno tem uma visão crítica desse processo e entende que é avaliado para cumprir rituais, receber notas e ser aprovado ou não. Houve divergência entre alunos e professores na caracterização dessas práticas. Apesar do avanço conceitual na avaliação escolar, as práticas são conservadoras, revelando que os professores têm um discurso renovado, mas de fato não há mudanças significativas em sala de aula.<hr/>This article takes the learning evaluation as an object of study in the superior teaching of the Course of Pedagogy of the Universidade Estadual da Bahia - Jequié. It identifies the evaluation conception of learning, the practical evaluations developed by the professors and the opinion of the students about this course. The research shows that the professor has a conception of evaluation of learning to service the students. However, the data points that these evaluations consist of tests, seminaries and group works, giving priority to the last one as evaluation methodology, in detriment to the individual processes, which is distant from the conception related by the professors. The students have a critical view of this process and understand that it is done to fulfill rituals, to receive grades and to approve or not. There was divergence between students and teachers in the characterization of these practices. In spite of the conceptual advancement in the school evaluation, practices are conservative, showing that the professors have a renewed speech, but in fact there are no significant changes in the classroom. <![CDATA[“Eu não consigo pensar”: o que as provas representam para alunos e professores?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo objetivou conhecer as representações de alunos e professores acerca das provas escolares e compreender as relações de poder que se estabelecem por meio desse instrumento de avaliação. A pesquisa qualitativa envolveu alunos e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS que responderam a dois questionários específicos com perguntas abertas. A leitura das informações que possibilitaram construir as unidades de análise foi subsidiada pelas noções de poder, disciplina e representação cultural, inspiradas na perspectiva pós-estruturalista em educação e em autores como Michel Foucault, Alfredo Veiga-Neto e Tomaz Tadeu da Silva. As análises possibilitaram perceber que, mesmo após quase três décadas de estudos e pesquisas sobre a necessidade de considerar o processo percorrido pelo aluno para construir sua aprendizagem ao ser avaliado, encontramos como representações recorrentes: a ênfase no resultado final quantificado por meio da nota; conhecimentos são válidos prioritariamente para serem mostrados nas provas e o aluno ser aprovado; provas como meio de controlar as condutas dos alunos.<hr/>This study aimed at both knowing representations that students and teachers have of school examinations and understanding the power relations that have been established through this evaluation instrument. The qualitative research involved students and teachers in early grades of elementary school in a public school in Porto Alegre/RS who answered two specific questionnaires with open questions. The reading of information that enabled the construction of the analysis units was supported by the notions of power, discipline, and cultural representation, inspired in the post- structuralist perspective on education, as well as in authors such as Michel Foucault, Alfredo Veiga- Neto and Tomaz Tadeu da Silva. The analysis allowed for the understanding that, even after almost three decades of studies and researches on the necessity for considering the process undertaken by students to construct their learning when they are evaluated, we still find recurring representations: an emphasis on the final result, quantified through grades; knowledge is a priority in the examinations, so that the student can be approved; examinations are a means to control students’ conducts. <![CDATA[A avaliação no projeto correção de fluxo: sob a ótica dos docentes e estudantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O intuito deste estudo é discutir a avaliação realizada no Projeto Correção de Fluxo desenvolvido no estado do Paraná. Busca-se analisar as vantagens e limites sob a ótica dos egressos e dos docentes que participaram do programa. Salienta-se que é imprescindível discutir essa temática, de vez que, nos projetos dessa natureza, ciclos, progressão continuada, classes de aceleração a avaliação assumem centralidade quando o foco em pauta deveria ser a qualidade da educação. Alerta-se que é imperativo proporcionar aos docentes subsídio teórico sobre avaliação, pois apenas retirar a avaliação formal para evitar a retenção/exclusão não garante a aprendizagem/ inclusão dos estudantes.<hr/>This study aims to discuss the evaluation which has been carried out on the Flow Correction Project developed in the State of Paraná. It aimed to analyze the advantages and limits in the point of view of students and teachers who participated in the program. It is pointed out that it is indispensable to discuss this thematic, once, on similar projects, that is, cycles, continued progression, acceleration and evaluation classes assume centrality when the focus which is being discussed might be the quality of education. It is alerted that it is imperative to provide the professors with theoretical assistance about the evaluation, as only withdrawing the formal evaluation to avoid the retention/ exclusion does not guarantee the learning/inclusion of students. <![CDATA[A avaliação institucional no ensino superior privado na percepção de professores e coordenadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de avaliação institucional em uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no interior do Estado de São Paulo e contribuir para o debate sobre a forma como a avaliação institucional é percebida por docentes e coordenadores de cursos no âmbito do ensino superior privado. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa documental. Foram considerados como fontes de pesquisa o Projeto de Avaliação Institucional, relatórios e documentos da Comissão Interna de Avaliação Institucional - CIAI, o Plano de Avaliação Continuada - PAC e o Catálogo da IES estudada. Observou-se que o processo de avaliação institucional é utilizado enquanto instrumento para a discussão, reflexão e possibilidade de melhoria da qualidade do ensino.<hr/>The present work aims to reflect on the process of institutional evaluation of an Institution of Superior Teaching (IES) in the interior of the State of São Paulo and to contribute for the debate on how the institutional evaluation is perceived by professors and coordinators of courses in the scope of private superior education. This work has been carried out by means of documentary research. The project of institutional evaluation, reports and documents of the Internal Commission of Institutional Evaluation had been considered as research sources - CIAI, the Plan of Continued Evaluation - the CAP and the catalogue of the studied IES. It was observed that the process of institutional evaluation is used as instrument for discussion, reflection and possibility of improvement of the quality of education. <![CDATA[Avaliação em educação: um estudo sobre as políticas de avaliação institucional nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho analisa as políticas de avaliação para a educação superior dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. A política de avaliação, no governo FHC, caracterizou-se pela preocupação com o desempenho institucional por meio de iniciativas de avaliação isoladas. A avaliação assumiu um caráter somativo e classificatório, por basear-se numa concepção tecnicista que enfatizava o controle por desempenho e a produtividade, segundo uma lógica economicista-instrumental. No governo Lula, a política de avaliação caracterizou-se pela visão sistêmica, sendo o SINAES um reflexo da combinação entre as abordagens quantitativa e qualitativa da avaliação. A concepção de avaliação apresenta-se como formativa no discurso, mas dentro de um modelo progressista, cuja lógica democrático-participativa se insere num projeto avaliativo, que visa produzir processos sociais de compreensão das instituições, buscando a melhoria. Apontamos, assim, para a transição de modelos que possibilitaram o surgimento de uma outra visão de avaliação e educação.<hr/>This work analyses the evaluation policies for higher education during Fernando Henrique Cardoso´s and Luiz Inácio Lula da Silva´s terms in office. The evaluation policy during FHC´s term in office characterized itself by the concern with the institutional performance by means of isolated initiatives of evaluation. Evaluation took on a quantitative and classificatory character because it was based on the technical criteria which emphasized the control of the performance, and the productivity, according to an instrumental-economic logic. During Lula´s mandate, the evaluation policy characterized itself by a systemic vision, SINAES being a result of the combination between the quantitative approach and the qualitative evaluation. The concept of evaluation presents itself as part of the discourse, but within a progressive model, whose participative-democratic logic inserts itself in an evaluative project, which aims to produce social processes of the understanding of institutions in the search for improvement. Thus, the situation points at the transition of models, which has made it possible for the appearance of another vision of evaluation and education. <![CDATA[Provão e Enade em debate no JC e-mail: 2002 a 2006]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo reconstrói as discussões referentes ao “PROVÃO” e ao “ENADE” divulgadas na publicação eletrônica da SBPC, o JC e-mail. O trabalho tem por objetivo localizar as semelhanças e distinções nos textos publicados pelo JC e-mail a respeito da elaboração e aplicação dos dois exames em questão. Concluiu-se que, no período, diminuíram sensivelmente as críticas à realização dos exames nacionais e construiu-se um consenso de que esse tipo de exame é relevante para a avaliação da educação superior e de que é um fator determinante para a comparação do desempenho das Instituições Públicas com o das Privadas.<hr/>The Article reconstructs the discussions concerning the “PROVÃO” and the “ENADE” made known in the electronic publication of SBPC, the JC email. This paper has for objective to locate similarities and differences in the texts published by JC e-mail concerning the development and implementation of the two examinations in question. It was concluded that in the period decreased significantly the criticism to the accomplishment of national examinations and it was built up a consensus that this type of examination is relevant to the assessment of higher education and is a determining factor in order to compare the performance of the Public Institutions with that of the Private Institutions. <![CDATA[Estado, educação e avaliação externa: relações e conseqüências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para melhor analisar o sistema nacional de avaliação do ensino via exames padronizados e aplicados em larga escala, é importante compreender a lógica, premissas ou concepções que se tem de Estado. Desse modo, o presente artigo trata, a princípio, da constituição desse Estado Avaliador, propositor de políticas públicas de cunho neoliberal; em seguida, parte-se para uma breve análise de como a educação tem sofrido com as conseqüências da política de cunho neoliberal e como a avaliação externa caminha ao encontro desse Estado. Por fim, destaca-se como o estudo do local - a escola - é importante para que os seus agentes possam compreender os processos avaliativos, apropriarem-se dos resultados e imprimir-lhes novos significados e, conseqüentemente, novas ações.<hr/>In order to analyze the national system of evaluation of the teaching through standardized exams and applied in wide scale it is important to understand the logic, premises or conceptions that we have about State. This way, the present article deals, at first, with the constitution of Evaluative State, that proposes public politics of neoliberal form; soon after, it presents a brief analysis of how the education has been suffering with the consequences of the politics of neoliberal form and how the external evaluation goes in the direction of this State. Finally, it points out how the study of the place - the school - can contribute so that the actors of the educational process accomplish its work, as the evaluation, in a more reflexive and conscious way. <![CDATA[Avaliação educacional de larga escala: o relato de uma experiência pioneira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Entre as políticas educacionais operacionalizadas em um município do interior sul-rio-grandense, destacaram-se as ações de avaliação educacional externa executadas nos anos 1990, cujos resultados influenciaram em grande medida a rede municipal de ensino em tela. Partindo de uma pesquisa documental (jornais, atas de reuniões e relatórios), o texto situa a década de 1990, apontando os tempos de mudança na educação, assinalados pela reforma educativa levada à cabo por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e do Plano Nacional de Educação (2001). A década foi marcada também pela crescente prática de avaliações externas em redes e sistemas de ensino, presente no município examinado que, na administração 1993/1996 enfatizou o controle externo por meio da aplicação de avaliações educacionais de larga escala, causa e efeito da preocupação crescente com a aferição da qualidade do ensino. Como resultado, a pesquisa aponta que a avaliação externa foi pioneira na rede de ensino e tal pioneirismo aproximou de forma prática a política educacional do contexto de sala de aula, tornando-a mensurável, perceptível.<hr/>It enters the effected educational politics in a municipal education´s net city in the Rio Grande do Sul state, had been distinguished the executed actions of external educational evaluation in years 1990, whose resulted they had influenced in great measured the municipal net of education in screen. Leaving of one it searches documentary (periodicals, acts of meetings and reports), the text points out the decade of 1990, pointing the times of change in the education, designated for the educative reform taken to the handle through the Law of Lines of direction and Bases of the National Education (1996), of the National Curricular Parameters (1997) and of the National Plan of Education (2001). The decade was also marked by increasing the practical one of external evaluations in nets and education systems, practical gift in the examined city that, administration 1993/1996 emphasized the external control through the application of educational evaluations of wide scale, cause and effect of the increasing concern with the gauging of the quality of education. As result, the research points that the external evaluation was pioneering in the education net and such innovative character approached to practical form the educational politics of the context of classroom, becoming it measurable, perceivable. <![CDATA[Avaliação do ensino superior no contexto da pós- graduação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo visa contribuir para ampliar a discussão sobre a avaliação do ensino superior no âmbito da pós-graduação. Com base nas discussões realizadas pela comunidade acadêmica em relação aos critérios de avaliação da pós-graduação adotados pela CAPES, busca subsídios para uma política de avaliação que inclua a diversidade do conhecimento produzido. Ao final são apresentadas algumas reflexões sobre os desafios que são postos à pós-graduação e aos próprios pesquisadores para aperfeiçoar os mecanismos de avaliação.<hr/>The article aims to contribute to the discussion about the assessment of post-graduation. Based on discussions held by the academic community in relation to the assessment of post-graduate adopted by CAPES, subsidies were searched for a policy that includes assessment of the diversity of knowledge produced. At the end some thoughts are presented on the challenges that are placed at the post-graduation and researchers to improve evaluation mechanisms. <![CDATA[Avaliação: reflexão e prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do texto é refletir sobre o tema da avaliação, dada sua importância e relevância no processo de ensino e aprendizagem. Em primeiro lugar, é traçado um histórico do cenário mundial, a partir do qual se percebe a influência dos países capitalistas nas políticas educacionais de todo o mundo, sobretudo no que concerne à avaliação dos processos e projetos educacionais. Subjugada à lógica de mercado desses países, a escola enfrenta crises das mais diversas, visto que perde sua essência. Em seguida, são discutidas as crenças com relação à avaliação em si: seu caráter formativo e sua eficácia e significação. É esboçado o planejamento e a avaliação de uma ação efetivamente educativa. Fez-se necessário, então, definir a idéia de currículo. Para tanto, foi buscado o conceito de Miguel Zabalza, o qual afirma que, por meio do currículo, a escola deve buscar sua própria identidade, de maneira a responder às exigências ou demandas do grupo social a que atende. O texto encerra apontando a necessidade de continuar aprofundando o estudo das questões de ensino, aprendizagem e avaliação.<hr/>The objective of the text is to reflect on the idea of evaluation, given its importance and relevance in the teaching/learning process of education. First of all, a history of the world scenario is drawn showing the influence of capitalistic countries on worldwide educational policy, especially in what concerns the evaluation of educational processes and projects. Subjugated to the market logic of these countries, the school faces diverse crises to the extent of losing its essence. There follows a discussion of beliefs in relation to evaluation itself: its formative character, efficacy and significance. Planning and effective educational action are outlined. It is then necessary to define the idea of curriculum. For this purpose the concept of Miguel Zabalza is brought in, which affirms that by means of the curriculum the school ought to look for its proper identity in a way that corresponds to exigencies or demands of the social group to which it serves The text concludes by pointing out the need for continuing a deeper study of the questions of teaching, learning and evaluation. <![CDATA[Herança cultural e trabalho pedagógico familiar: estudo a partir de rendimento escolar elevado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa que objetiva compreender e identificar algumas estratégias educativas em famílias cuja prole possui elevado rendimento escolar. A investigação utilizou questionários e entrevistas com pais e estudantes de um colégio particular da cidade de Blumenau - SC. As análises revelam, dentre outros indicativos, o intenso acompanhamento materno; a leitura e a escrita incentivadas desde a infância; a disciplina nos estudos em casa; o incentivo familiar para se obter excelentes notas e o alto investimento na educação escolar dos filhos. Um dos propósitos deste artigo é oferecer alguns subsídios para o debate sobre os valores agregados nessas famílias, bem como explicitar os mecanismos por elas mobilizados para atingir o rendimento escolar elevado.<hr/>The present article approaches the results of a research in which the goal is to understand and to identify some educational strategies in families with children who have high school grades and better score. This investigation has used questionnaires and interviews with parents and students of a private school in Blumenau, Santa Catarina. The analyses have showed the intense motherly following, the readings and writings since the childhood, the discipline in the studies at home, the family encouragement to get high grades and the high investment in children’s education. One of the purposes of this article is to offer some subsidies to keep a debate on the values attached to these families as well as to explain the way children from these families got high school grades and better score. <![CDATA[Avaliar: um diálogo da afetividade com a rede de relações desenvolvidas no cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando a avaliação como um instrumento imprescindível ao processo de ensino e de aprendizagem, fomos buscar um diálogo com a afetividade na ânsia não somente de mostrar sua importância para uma avaliação de qualidade, bem como de mostrar que a avaliação permite um retorno à busca de uma prática crítica e reflexiva, tendo em vista o progresso do educando e a construção significativa do conhecimento. Examinando a avaliação em seu aspecto afetivo, podemos presumir que é um caminho para o entendimento, para o diálogo profícuo, para desvendar as reais necessidades a uma aprendizagem crítica e reflexiva, e para o educador assumir compromisso com o ensino e com a aprendizagem.<hr/>Considering evaluation as an essential instrument to the education and learning process, we searched a dialogue with the affectivity anxious not only to show its importance for a quality evaluation as well as to show that evaluation allows returning to the practice in the search of a critical and reflective practical aiming at the progress of the student and the significant construction of the knowledge. Examining evaluation in its affective aspect, we can assume that evaluation is a way for understanding, for useful dialogue, to uncover the real necessities for a critical and reflective learning and for the educator to acquire the commitment with the education and the learning. <![CDATA[Prof. Dr. Newton Cesar Balzan]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando a avaliação como um instrumento imprescindível ao processo de ensino e de aprendizagem, fomos buscar um diálogo com a afetividade na ânsia não somente de mostrar sua importância para uma avaliação de qualidade, bem como de mostrar que a avaliação permite um retorno à busca de uma prática crítica e reflexiva, tendo em vista o progresso do educando e a construção significativa do conhecimento. Examinando a avaliação em seu aspecto afetivo, podemos presumir que é um caminho para o entendimento, para o diálogo profícuo, para desvendar as reais necessidades a uma aprendizagem crítica e reflexiva, e para o educador assumir compromisso com o ensino e com a aprendizagem.<hr/>Considering evaluation as an essential instrument to the education and learning process, we searched a dialogue with the affectivity anxious not only to show its importance for a quality evaluation as well as to show that evaluation allows returning to the practice in the search of a critical and reflective practical aiming at the progress of the student and the significant construction of the knowledge. Examining evaluation in its affective aspect, we can assume that evaluation is a way for understanding, for useful dialogue, to uncover the real necessities for a critical and reflective learning and for the educator to acquire the commitment with the education and the learning. <![CDATA[Prof. Dr. José Dias Sobrinho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932008000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando a avaliação como um instrumento imprescindível ao processo de ensino e de aprendizagem, fomos buscar um diálogo com a afetividade na ânsia não somente de mostrar sua importância para uma avaliação de qualidade, bem como de mostrar que a avaliação permite um retorno à busca de uma prática crítica e reflexiva, tendo em vista o progresso do educando e a construção significativa do conhecimento. Examinando a avaliação em seu aspecto afetivo, podemos presumir que é um caminho para o entendimento, para o diálogo profícuo, para desvendar as reais necessidades a uma aprendizagem crítica e reflexiva, e para o educador assumir compromisso com o ensino e com a aprendizagem.<hr/>Considering evaluation as an essential instrument to the education and learning process, we searched a dialogue with the affectivity anxious not only to show its importance for a quality evaluation as well as to show that evaluation allows returning to the practice in the search of a critical and reflective practical aiming at the progress of the student and the significant construction of the knowledge. Examining evaluation in its affective aspect, we can assume that evaluation is a way for understanding, for useful dialogue, to uncover the real necessities for a critical and reflective learning and for the educator to acquire the commitment with the education and the learning.