Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320090001&lang=es vol. num. 26 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A educação do oficialato castrense no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves no regulamento de 1816 do Real Colégio Militar da Luz]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com a primeira invasão napoleónica de Portugal, em 1808, o Rei e a Corte deslocaram-se para o Brasil, a partir de onde, em 1815, viria a ser fundado o Reino Unido de Portugal, do Brasil e Algarves. Para contribuir para a consolidação deste novo Reino Unido, D. João VI, em 1816, no regulamento do Real Colégio Militar da Luz, lançou as bases de uma educação conjunta do oficialato castrense que viesse a servir quer no Exército português quer no Exército brasileiro. O presente artigo investiga o que nesse regulamento se estipula quanto ao estatuto dos professores e dos alunos, bem como quanto ao plano de estudos e a outras atividades educativas.<hr/>With the first Napoleonic invasion of Portugal, in 1808, both the King and the Court moved to Brazil, where they would, in 1815, found the United Kingdom of Portugal and Brazil and Algarves. In 1816, to consolidate the new United Kingdom, John the VI launched the foundation of a joint education for officers that would serve both the Portuguese and the Brazilian armies as part of the laws of the Royal Military College of Luz. This article investigates aspects of these laws that refer to the Teachers and Students Statute, as well as to the curricula and other educacional activities. <![CDATA[Leitor-autor: o sujeito construtor de sentido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Diversas formas de ler e escrever foram geradas pelo homem no decorrer da história e continuam em constante processo de transformação, porque os homens criam instrumentos e realizam representações que são mediadoras de significados em cada época e cultura. O homem criou um novo suporte de texto, o hipertexto, que provocou mudanças no meio social. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir como a tecnologia pode transformar o modo de operar e de pensar do leitor do século XXI, diluindo fronteiras rígidas entre autor e leitor que tradicionalmente são entendidos como opostos.<hr/>Man created many ways read and write throughout history and continues to do so in a constant process of transformation; men create instruments, and represent them as mediators of meaning in time and culture. Man has created a new text support, the hypertext, which spawned changes in our social environment. In this context, the present article aims at discussing how technology can transform the 21st century’s readers´ mode of thinking by eliminating the borders between author and reader, who were traditionally thought of as opposites. <![CDATA[Globalización y enseñanza de lenguas: hacia una clase rizomática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es El trabajo parte de una contextualización de las condiciones en que vive la sociedad postmoderna. Para ello se hace un análisis de aspectos económico-sociales y sociolingüísticos, para insertar en ese contexto la problemática de la enseñanza de lenguas. Se combinan diferentes enfoques de interpretación del ámbito de lo que Sygmunt Bauman llama modernidad líquida, a partir de autores como Edgar Morin y Nicolau Sevcenko. Se trabajan conceptos como complejidad, multiculturalismo, pluriculturalismo, multilingüísmo, plurilingüísmo, rizoma, etc. La teoría del rizoma de Deleuze & Guattari sirve de marco para la elaboración de una concepción rizomática de la clase de lengua, a tono con las circunstancias, los problemas y la realidad que vive el mundo de hoy.<hr/>O trabalho inicia-se com a contextualização das condições em que vive a sociedade pós-moderna. Faze- se uma análise dos aspectos econômico-sociais e sócio-lingüísticos para inserir nesse contexto a problemática do ensino de línguas. Combinam-se diferentes enfoques de interpretação do fenômeno que Sygmunt Bauman chamou de modernidade líquida, partindo de autores como Edgar Morin e Nicolau Svcenko. Trabalham-se os conceitos de complexidade, multiculturalismo, pluriculturalismo, multilingüismo, plurilingüismo, rizoma, etc. A teoria do rizoma de Deleuze & Guattari serve de marco para elaboração de uma concepção rizomática da aula de língua, de acordo com as circunstâncias, os problemas e as realidades do mundo de hoje. <![CDATA[O currículo nos atravessamentos pós-modernos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Querendo problematizar sobre o currículo escolar, o presente artigo tem intencionalidade de traçar as teorizações curriculares e suas implicações, ao longo da trajetória histórica, anunciando os atravessamentos de um tempo pós-moderno. Busca indagar sobre as posturas curriculares favorecedoras de pensares e fazeres marcadamente delimitados, buscando sempre um ideal de sujeito, de práticas, constituindo um binarismo pedagógico que legitima alguns fazeres e não outros. Investigar teorizações que vão compondo os entendimentos de currículo é propósito deste texto que busca nas teorias tradicionais, críticas e pós-críticas os estudos desenvolvidos sobre currículo, especialmente no Brasil. Na tentativa de provocar nosso pensamento, indaga concepções das teorizações críticas em Educação, problematizando as questões de saber e poder no território contestado do currículo escolar.<hr/>Analyzing school curriculum, this article intends to sketch the curricular theorizations and its implications along history, announcing the crossings of a post-modern time. It seeks to question curriculum attitudes that favor thinking and action noticeably delimited, always seeking a standard for a subject, for practices, constituting a pedagogical duality that legitimates some actions in but not others. The purpose of this text is to investigate theorizations that constitute the understanding of curriculum. It draws on traditional theories, critiques, and post-critiques to identify studies about curriculum, especially in Brazil. In an attempt to be thought-provoking, it questions conceptions of critical theorizations in Education, and issues of knowledge and power in the contested territory of the school curriculum. <![CDATA[A relação teoria e prática no campo do estágio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo pretende analisar a relação teoria e prática no campo do estágio sob diferentes perspectivas. A primeira parte trata do embate teórico sobre o campo do estágio, destacando a inadequação de como ele é tratado na formação inicial e apontando para a necessidade de que se articule como prática de reflexão. A segunda discute a problemática política, apresentando as formas de regulações do estágio (as disposições legais que estruturam o seu campo) e as implicações desta política curricular na cultura do estágio interiorizada, para pensá-lo no âmbito epistemológico e metodológico. Considerando-se alguns limites e possibilidades para ressignificar a relação teoria e prática, compreende-se que ela só se concretiza se fizermos do estágio um projeto de formação de professores que possibilite ampliar a problematização do trabalho docente, das práticas profissionais e a transformação pessoal/profissional dos estagiários.<hr/>This study aims at analyzing the relationship between theory and practice in internships. The first part deals with the theoretical resistance regarding internships; it highlights how inappropriately the subject is treated in initial training and points to the need to articulate it as a reflection of practice. The second part discusses the political problematic, demonstrating how internships are regulated (the legal provisions that structure the issue) and the implications of regulations for curricular policy. It analyzes the issue from epistemological and methodological standpoints. By considering some limits and possibilities that bring new meaning to this relationship, we conclude that it can only take place if the internship becomes a teacher qualification project, it must enhance discussion about the teachers’ routine, about professional practices, and the personal/professional transformation of interns. <![CDATA[Rumos do moinho conservação de recursos naturais e qualidade de vida: uma experiência em educação ambiental não formal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem como objetivo refletir sobre de que forma projetos de educação não formal, como a Educação Ambiental, que visam melhorar a qualidade de vida de comunidades locais, podem contribuir para o envolvimento destas na conservação de Áreas de Proteção Ambiental. Procura-se, desta maneira, refletir sobre uma experiência de educação ambiental, através do Programa de Intervenção Socioambiental - Agentes Locais de Sustentabilidade - realizado durante o ano de 2007, no Bairro Rural do Moinho, no município de Nazaré Paulista, Áreas de Proteção Ambiental, do Sistema Cantareira, São Paulo. Essa experiência está vinculada às pesquisas que estão sendo desenvolvidas na região e que contam com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (processos n. 03/08432-5; 06/55919-5 06/61505-9 e 06/60366-5). O propósito deste programa foi estimular a participação da comunidade na busca por autonomia na geração de renda, na conquista de uma melhor qualidade de vida e em uma sustentabilidade sócio- ambiental e cultural. A área considerada, para a realização do projeto, foi o Bairro do Moinho, e o público-alvo foi sua comunidade residente, com aproximadamente quinhentos habitantes. No entanto, estima-se que os beneficiários diretos foram cinquenta pessoas e indiretos, a população total, já que se buscou através deste projeto estimular a organização e participação como forma de mudança social para toda a localidade.<hr/>This article aims at analyzing how informal educational projects, such as environmental education, that seek to improve the quality of life of local communities, can contribute to their involvement in the preservation of Environmental Protected Areas. The article reflects on an experient on environmental education - through the Socio-environmental Intervention Program - Local Agents for Sustainability - that took place in 2007, at the Moinho Rural District, in the municipality of Nazaré Paulista, Cantareira System Environmental Protected Areas, São Paulo. This experient is related research that is being developed in the area with support by the São Paulo State Research Fund (Processes number 03/08432-5, 06/55919-5, 06/61505-9 and 06/60366-5). The purpose of this program was to encourage community participation in their struggle for autonomy in income generation, better quality of life and social-environmental and cultural sustainability. The project took place at the Moinho District and the target population was the community residents, approximately 500 people. It is estimated, however, that 50 people benefited indirectly, the project focused on stimulating community organization and participation as a means to achieve social change. <![CDATA[Concepções e práticas de educação ambiental na escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa realizada com professores de Ciências que elaboraram e desenvolveram projetos de Educação Ambiental, buscando identificar as concepções de Educação Ambiental e caracterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses projetos. Foram sujeitos desta pesquisa três professoras de três escolas públicas de Ensino Fundamental e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas, observações das práticas pedagógicas e análise documental dos projetos. Os resultados revelaram que as diferentes concepções de Educação Ambiental permearam o discurso, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas. Pode-se afirmar que só haverá concretização dos projetos se os professores participarem do planejamento e da elaboração das propostas de Educação Ambiental, tendo em vista que a estrutura, o funcionamento das Escolas Públicas e a fragmentação do currículo escolar impõem determinados obstáculos à prática pedagógica da Educação Ambiental nas Escolas Públicas Estaduais.<hr/>In this article we presented part of a research carried out with science teachers who proposed and developed environmental education projects. The two main goals were to identify environmental education conceptions and to describe the educational practices developed in these projects. The study focused on three teachers from three elementary public schools. Data collection was done throught interviews, observations of the pedagogic practice and documental analysis of the projects. Results revealed that the different conceptions of environmental education shaped the discourse and practice. It is safe to say that the projects will only be successful if the teachers participate in planning and development of proposals for environmental education. The structure, the operation of public schools, and the fragmentation of the school curriculum pose certain barriers to the practice of environmental education in the state public schools. <![CDATA[Encontros e desencontros entre teoria e prática nos registros avaliativos de matemática de duas escolas estaduais de Mato Grosso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto é parte de uma pesquisa que tem como foco a análise e compreensão de concepções de avaliação e de conhecimento matemático de professores do Ensino Fundamental, em que buscamos compreender as concepções expressas nos relatórios avaliativos e como se dá a elaboração dos mesmos. A pesquisa foi realizada em cinco escolas estaduais do município de Cáceres, Mato Grosso, envolvendo professores de Matemática do Ensino Fundamental. Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, com análise interpretativa dos dados. Das escolas investigadas, encontramos duas que optaram por fazer o registro avaliativo em fichas. É este recorte da pesquisa que trazemos para discussão: a análise das fichas avaliativas e as justificativas dadas pelas professoras para sua adoção. Entre estas estão: a falta de preparo específico e de atualização para exercer a difícil tarefa de avaliar; salas de aulas com muitos alunos, entre outros aspectos.<hr/>This text is part of a study that aims at analyzing and understanding evaluation conceptions and the mathematical knowledge of elementary school teachers. We try to understand the conceptions expressed through evaluative reports and how the reports are developed. Data collection took place in five state schools of the municipal district of Cáceres, Mato Grosso, involving elementary mathematics teachers. We chose to perform qualitative research followed by an interpretative analysis of the data collected. Off all schools studied, we found two that performed the evaluation through report cards. It is this part of the research that we bring for discussion in this article: the analysis of the evaluative cards and the reasons for their adoption. Among the reasons listed by teachers were lack of training to accomplish the tough task of evaluating and crowded classrooms. <![CDATA[Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino fundamental: a formação docente em ciências biológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A falta de profissionais capacitados na área da Educação Especial faz com que os portadores de necessidades especiais fiquem excluídos das salas de aula convencionais, dificultando a socialização do indivíduo. Diante dessa situação, a proposta de inclusão escolar constitui-se em um desafio para a prática dos educadores. A inclusão social é considerada o processo pelo qual a sociedade se adapta para incluir em seus sistemas sociais pessoas com necessidades especiais, para que, simultaneamente, estas possam se preparar para assumir seus papéis na sociedade. O objetivo deste trabalho consiste em identificar, através de uma pesquisa descritiva, as percepções dos graduandos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Maringá sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do sistema regular de ensino. A pesquisa constituiu-se tendo como sujeitos participantes alunos do 1º e 4º anos do curso de Ciências Biológicas, sendo que a opção por essas duas séries pode ser justificada pelo fato de caracterizarem duas fases importantes na formação do futuro educador. Verificou-se que a formação do futuro educador é preocupante, pois não há uma preparação contínua no decorrer do curso, uma vez que 50% dos alunos sentem-se despreparados e 31% inseguros para lidar com tal situação. A maioria dos entrevistados tem médio grau de interesse em atuar com alunos especiais, embora, 43% classifiquem como mínimos os conhecimentos adquiridos no transcorrer do curso. Considerando a importância da inclusão social para a socialização desses indivíduos, a formação do professor é fundamental nesse processo.<hr/>The lack of capable professionals in the area of Special Education excludes students with special needs from the conventional classrooms, making socialization difficult. For this reason, the proposal for inclusion constitutes a real challenge to educators. Social inclusion is the process whereby society adapts to include in its social systems people with special needs; simultaneously, people with special needs get ready to assume their role in society. The goal of this article is to identify, through descriptive research, the perception of the Biological Science students who are being trained at Maringa Center University, on the inclusion of special needs students in regular classes. The research focused on first and forth year students in Biological Science course. These two levels characterize two important phases in an educator training: the initial and the final phases of the course. We concluded that the situation is worrisome - future educators lack training: 50% of the students feel unprepared and 31% feel insecure about dealing with special needs students. Most students interviewed expressed a medium degree of interest in working with special needs students, and 43% indicated that training on special needs during the course is minimum. Considering how important social inclusion is for an individual’s socialization, teacher training is essential in this process. <![CDATA[O ensino de filosofia: caracterização, organização e dificuldades no ensino-aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ensino de filosofia é uma atividade que exige criatividade e conteúdo, o docente precisa conhecer a especificidade da filosofia e, antes de tudo, fazer a experiência de uma postura criteriosamente filosófica, postura essa que examina o dito, o pensado; pensando nas razões pelas quais as afirmações figuram na sala de aula. Esse espaço pedagógico, a sala de aula, é um laboratório de aprendizado. Dificuldades não estão fora de tal contexto, pois toda atividade que necessariamente exige conceituação traz as dificuldades próprias de tal atitude. Contemplando a realidade da volta da filosofia ao ensino médio, a pergunta, em tempos de educação ligada à aprovação no vestibular, persiste e aparece na escola: “O que é a filosofia?”. Tal resposta é sim um problema filosófico.<hr/>Teaching Philosophy demands creativity and content, the teacher needs to know the specificity of philosophy and, above all, make it a thoroughly philosophical experience that applies to what they say, and think; this approach allows one to think about the reasons, why philosophical statements are introduced in the classroom. This teaching space, the classroom, is a learning laboratory. Difficulties are not out of this context, as all activity that requires conceptualization brings its own difficulties. Contemplating the reality of the return of Philosophy into high school, the question, when education is targeted at acceptance in University, still stands: “what is Philosophy?”. The answer in itself is a philosophical problem. <![CDATA[O papel do intelectual frente à crise na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ponto de vista consiste no apontamento dos inúmeros fatores capazes de desencadear a atual crise na educação, pelo viés do pensamento da filósofa Hannah Arendt e os modos como tal crise é refletida dentro das Universidades. São descritas a influência da globalização econômica nos meios acadêmicos e suas consequências, que são comumente refletidas, sobretudo na formação do bacharel em Direito.<hr/>The point of view point consists of the note of the innumerable factors capable to unchain the current crisis in the education, for the bias of the thought of the philosopher Hannah Arendt and the ways as such crisis is reflected inside of the Universities. The influence of the economic globalization in the half academics and its consequences is disbelieved that comumente are reflected, over all, in the formation of the bachelor in law. <![CDATA[Avaliação institucional: sinais e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ponto de vista consiste no apontamento dos inúmeros fatores capazes de desencadear a atual crise na educação, pelo viés do pensamento da filósofa Hannah Arendt e os modos como tal crise é refletida dentro das Universidades. São descritas a influência da globalização econômica nos meios acadêmicos e suas consequências, que são comumente refletidas, sobretudo na formação do bacharel em Direito.<hr/>The point of view point consists of the note of the innumerable factors capable to unchain the current crisis in the education, for the bias of the thought of the philosopher Hannah Arendt and the ways as such crisis is reflected inside of the Universities. The influence of the economic globalization in the half academics and its consequences is disbelieved that comumente are reflected, over all, in the formation of the bachelor in law. <![CDATA[O filho eterno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ponto de vista consiste no apontamento dos inúmeros fatores capazes de desencadear a atual crise na educação, pelo viés do pensamento da filósofa Hannah Arendt e os modos como tal crise é refletida dentro das Universidades. São descritas a influência da globalização econômica nos meios acadêmicos e suas consequências, que são comumente refletidas, sobretudo na formação do bacharel em Direito.<hr/>The point of view point consists of the note of the innumerable factors capable to unchain the current crisis in the education, for the bias of the thought of the philosopher Hannah Arendt and the ways as such crisis is reflected inside of the Universities. The influence of the economic globalization in the half academics and its consequences is disbelieved that comumente are reflected, over all, in the formation of the bachelor in law.