Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320090002&lang=pt vol. num. 27 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Entrevista com o Professor Dalmo de Abreu Dallari]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Os percursos de trans-formações de professores de educação física escolar: as fases de suas carreiras profissionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivou-se analisar as percepções de professores de educação física escolar sobre as fases de trans- formação nos seus percursos profissionais, comparando-as aos ciclos de desenvolvimento profissional de Hüberman. Utilizaram-se como método a abordagem qualitativa de estudo (auto)biográfico e a narrativa oral, que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram quatro professoras de educação física atuantes nas redes de ensino municipal e estadual de Santa Maria (RS), todas com mais de 21 anos de tempo de serviço, estando, portanto, próximas da aposentadoria. Constatamos que as professoras participantes, por possuírem características semelhantes, perceberam suas fases na carreira de forma muito parecida e também coincidente com a literatura especializada sobre os ciclos de vida dos professores.<hr/>The present paper is aimed at examining the perceptions of Physical Education teachers at School on the stages of changing and education in their career paths, comparing them with the cycles of professional development by Huberman. The methodology was characterized by a qualitative approach as a (auto) biographical study using recorded, transcribed and analyzed oral narratives in light of the identification of meanings. Four Physical Education teachers were part of the study working in the municipal and state education system in Santa Maria (RS), all teachers having more than twenty-one (21) years of profession time, almost in the time of retirement. As we can notice, those teachers realized their status in their careers because of similarities between each other. It also coincides with the literature on teachers’ life cycles. <![CDATA[Percursos de constituição da professoralidade: tramas subjetivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho descreve uma investigação-ação educacional vinculada a um Curso de Licenciatura em Educação Infantil e Séries Iniciais conveniado entre a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, envolvendo 37 professoras em efetivo exercício docente entre 2005 e 2007. Seus objetivos conectaram-se à averiguação de como um processo investigativo/formativo poderia questionar concepções, ações pedagógicas monossêmicas e mecanicistas que muitos professores têm da vida e do trabalho pedagógico; a investigação de como se realizaria, na escrita narrativa e em situações comunicativas, a reconceitualização de saberes, a revisão de atitudes pessoais e profissionais. De suas bases teórico-epistemológicas emergiram experiências intersubjetivas procedentes dos princípios norteadores das histórias socioprofissionais de cada participante. As produções, como memórias coletivas do passado, consciências críticas do presente e premissas operatórias para o futuro, demonstraram que a processualidade da condição humana - e não a cristalização ou a estabilidade - reconstrói saberes profissionais, corroborando potencialidades de transformação.<hr/>This paper describes an educational action research linked to an early childhood education degree program agreed between Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista and Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. This work involved 37 active female teachers and it was developed between 2005 and 2007. The objectives were formulated in order to determine whether a formative research process could question conceptions, monosemic and mecanicist pedagogical actions that a lot of teachers have about life; and how reconceptualization of knowledge and professional and personal attitude review would be done in narrative writing and communicative situations. From its theoretical-epistemological basis will come up intersubjective experiences from everyone’s socio-professional guidelines. The production, as a collective memory of the past, critical consciousness of the present and operational premises for the future, will demonstrate that the processuality of the human condition, and not the crystallization or the stability, reconstructs professional knowledge verifying potentialities of transformation. <![CDATA[Os significados atribuídos por um grupo de educadores ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente pesquisa tem como objetivo compreender os significados atribuídos pelos educadores ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Participaram da pesquisa três professoras e uma pedagoga que trabalham nas séries iniciais de uma escola pública regular da rede municipal de Curitiba. Foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que os educadores não têm efetiva formação para tratar dessas questões e os dados apontam que incluir significa tratar a todos da mesma forma, desconsiderando a diversidade existente. Consideramos que a inclusão, nesses casos, acaba cumprindo apenas o propósito de obtenção de dados estatísticos e não propriamente a finalidade de propiciar um atendimento de qualidade.<hr/>The present research has as objective to understand which the meanings attributed for the educators to the process of inclusion of students with educative necessities special. Three teachers and one supervisor had participated of the research that they work in the initial series of a regular public school of the Municipal Net of Curitiba. They had been carried through, documentary analysis and half-structuralized interviews. The results point that the educators do not possess effective formation to deal with these questions. The data point that to include it means to treat to all in the same way disrespecting the existing diversity. We consider that the inclusion, in these cases, finishes fulfilling only with the intention of attainment of statistical data and not properly with the purpose to propitiate a quality attendance. <![CDATA[A publicização e a legitimação da educação não formal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação não formal como área do conhecimento pedagógico passou a ser observada como válida e como possibilitadora de mudanças, inclusive dentro da própria concepção de educação, a partir de seu aparecimento e de sua inclusão como área pedagógica em documentos e artigos relevantes da área educacional. A prática construída pela educação não formal foi observada e passou a ser considerada como uma possibilidade educacional no momento de debates sobre a crise da educação escolar. Outros jeitos de “fazer” educação foram percebidos como válidos e, a partir de então, ganharam espaço, status e uma nova área educacional, por oposição ao que estava (e está) em crise, é legitimada. Parece ser esse o momento de criação não da ação da educação não formal, mas desta como área conceitual.<hr/>Nonformal education has been identified as a valid instrument and as a potential social change possibility within the overall conception of education especially after its insertion and recognition as an educational area in official documents and as an object of relevant educational articles. The practice of such specific education has been investigated and it is has been considered as an educational possibility face to the crisis of school education debate. Other alternatives in doing and promoting education are being validated and gaining political space, status a new area of educational knowledge and legitmation in opposition to what is or was considered under crisis. This is the creation moment, not of the practices, but the concept of nonformal education. <![CDATA[Processos educativos em espaços de privação de liberdade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto apresenta reflexões sobre processos educativos em espaços de privação de liberdade, buscando evidenciar que a prisão ancorada no exercício autoritário do poder acaba por negar a possibilidade de reintegração do indivíduo à sociedade. A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objeto de estudo a escola de um presídio masculino do estado de São Paulo. Utilizaram-se, como procedimento metodológico, análise documental, conversas informais e entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos dezoito alunos e oito professores. A análise dos dados obtidos, com base em referenciais de autores envolvidos com a temática na América Latina, permite repensar caminhos para as práticas educativas no interior das unidades prisionais, em especial a escola, pois, embora inserida em um contexto repressivo, desempenha a essência de sua função: mediadora entre saberes, culturas e realidade, oferecendo possibilidades de preservação dos direitos humanos de jovens e adultos em privação de liberdade.<hr/>This text presents reflection upon the educational processes that happen in places with freedom destitution, seeking to evidence that prison based on the authoritarian exercise of power happen, denies the possibility of reintegration of the person in the society. The qualitative research has as the object of the study a school inside a male prison of the state of São Paulo/Brazil. The methodological procedures used are the documental analysis, informal conversations and semi- structured interviews, and the subjects are eighteen students and eight teachers. The analysis of the data collected are analysed based on authors involved in this theme in Latin America, allows to reorganize paths to the educational practices that happen inside those prison unities, specially inside the school which, although inside a repressive context, performs the nature of its function: mediator among knowledge, cultures and the reality, offering possibilities of preservation of the human rights of young people and adults in freedom destitution. <![CDATA[Inclusão social na educação não formal: o instituto arte no dique como experiência alternativa diante da crise do ensino escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Diante da crise de identidade e de valor da instituição escolar, buscou-se verificar a importância da prática artística - num espaço de educação não formal - como mediadora do processo de inclusão social de sujeitos em condições de risco. O Instituto Arte no Dique, situado na periferia da cidade de Santos, que contempla os moradores da favela conhecida como Dique de Vila Gilda, constituiu o campo de pesquisa, com ênfase na prática educativa de adolescentes e crianças integrantes da banda de percussão Querô. Realizou-se estudo de caso de abordagem qualitativa, utilizando-se a perspectiva dialética. Os sujeitos pesquisados revelam a busca de expressão cultural por meio da arte que praticam, utilizando-a de forma significativa para a construção de sua autonomia, para a promoção de mudanças históricas e conquista dos direitos de cidadãos. Evidencia-se a necessidade de maior abertura da escola para práticas pedagógicas diferenciadas e para os espaços de educação não formal.<hr/>The crise of identity and value of school institution made necessary to verify the importance of art practice - in a not educational space - as a mediator of inclusion process of people in risk conditions. The Arte no Dique Institute, situated at Santos suburb, works with dwellers of Dique da Vila Gilda slum with emphasis in educative practice of children and teenagers who are members of Querô percussion band. A study of qualitative approach was realized using the dialectic perspective. The researched people revealed the cultural expression search by the art practice in a meaningful way of autonomy construction to promote historical changes and conquer of citizen rights. The necessity of a bigger school opening to different pedagogic practices is evident and to not formal educational spaces. <![CDATA[Escola-favela, conhecimentos, transgressão e poder: esses meninos não têm jeito?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa de doutorado, em andamento, e discutir uma problemática histórica acerca dos tensionamentos existentes na relação escolas públicas- classes populares. Trago como ponto de partida, para problematização, duas situações vivenciadas em escolas públicas em períodos diferentes. Ambas envolvem trajetórias de vidas e estratégias de sobrevivência. Os conflitos entre as lógicas de aprendizagem que alguns estudantes constroem fora da escola e as tentativas de enquadramentos em modelos de comportamentos institucionais são o ponto central da discussão a que aqui me proponho. Trago para o debate a questão da colonialidade do saber. Busco fundamentação teórica em Quijano e Boaventura Santos, ancorando-me nas noções de eurocentrismo e epistemicídio para tentar compreender os processos de exclusão e estigmatização daqueles estudantes de escolas públicas que constroem lógicas de conhecimentos fora da escola, e que não se enquadram nos modelos, ao contrário, desafiam os modelos. Porém, em função disso, são considerados transgressores e constantemente convidados a se retirarem das escolas, ainda que tal “convite” seja feito de forma sutil e não formalizada.<hr/>The objective of this article is to present a doutorado research of, in progress, and to argue problematic historical concerning the existing tensionamentos in the relation schools popular public-classrooms. I bring as starting point, for problematização, two situations lived deeply in public schools in different periods. Both involve trajectories of lives and strategies of survival. The conflicts between the learning logics that some students outside construct of the school and the attempts of framings in models of institucional behaviors are the central point of the quarrel the one that I consider myself here. I bring for the debate the question of the colonialidade of knowing. I search theoretical recital in Quijano and Boaventura Saints, anchoring me in the eurocentrismo slight knowledge and epistemicídio to try to understand the processes of exclusion and estigmatização of those students of public schools that construct logics of knowledge is of the school, and that they are not fit in the models, in contrast, they defy the models. However, in function of this, guests are considered transgressive and constantly if to remove of the schools, despite such “invitation” is made of subtle and not legalized form. <![CDATA[A moda e o celibato pedagógico: pressupostos éticos e higienistas na educação da década de 1920]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo examina os pressupostos éticos e higienistas presentes na educação brasileira da década de 1920, por meio da produção intelectual do educador potiguar Nestor dos Santos Lima. Para tanto, faz uma análise dos pressupostos éticos e higienistas dos saberes da época, tomando por objeto duas publicações do autor: “As Modas e A Educação”, artigo publicado na revista Pedagogium em 1921 e “O Celibato Pedagógico”, tese apresentada por Nestor Lima no I Congresso Nacional de Educação, em 1927. A investigação procura traçar um paralelo entre essas publicações, colocando os pressupostos éticos e higienistas sob a ótica da normalização social que se faz presente no discurso educacional.<hr/>This article examines the ethical and hygiene conditions in the Brazilian education of the decade of 1920, through the intellectual output of an educator Potiguar, Nestor dos Santos Lima. For both, is an analysis of the assumptions and ethical hygiene knowledge of the season, taking object by two publications of the author. They are: “The Beauty and The Education”, an article published in the journal Pedagogium, 1921 and “The Celibato Educational,” argument presented by Nestor Lima in I National Congress of Education, 1927. The research seeks draw a parallel between these publications, putting the assumptions and ethical hygiene from the perspective of social standards that is present in educational speech. <![CDATA[O início da escolarização primária no final do século XIX em dois núcleos coloniais italianos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a maneira como ocorreu o processo de escolarização primária nas colônias italianas de Alfredo Chaves no Paraná e de São Caetano em São Paulo no final do século XIX e início do século XX; analisa as iniciativas de abertura das primeiras escolas, identifica seus professores, alunos, condições de funcionamento e conflitos, e questiona o interesse desses imigrantes pelo ensino institucionalizado. Embora os dois núcleos coloniais tenham passado pelo crivo de uma política provincial diferenciada, alguns aspectos da colonização, organização e formação econômica, social e cultural apresentaram similaridades. As fontes utilizadas neste estudo compõem-se dos mais variados documentos encontrados nos acervos dos arquivos públicos dos citados Estados. Conclui-se que esse processo representou aspectos que explicam a motivação pelo ensino institucionalizado: a escola foi um elemento fundamental na integração dos imigrantes na sociedade.<hr/>This study shows how the elementary school process occurred in the Italian colonies of Alfredo Chaves in Paraná and in São Caetano in São Paulo in the end of XIX century and at the beginning of the XX century. The study analyzes how the first schools were opened and how the school initiatives started; teachers, students, functioning conditions, conflicts and power relations were identified; it also argues about the interest of these immigrants in institutionalized education. Although the two colonial nuclei have passed by a differentiated provincial politics system, many aspects of the colonization, organization and economic, social and cultural formation had presented similarities. The sources used in this study were composed of a variety of documents found in the libraries of public files of the States. The study showed that this process represented aspects that explain the motivation for institutionalized education, the school was a basic element in the integration of the immigrants in the society. <![CDATA[Os autores clássicos e sua influência na construção do conceito moderno de infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932009000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende evidenciar a importância do delineamento conceitual na formação do professor de educação infantil. Busca analisar as relações entre o saber deste professor e sua pesquisa, demonstrando a necessidade da reflexão filosófica nesse contexto. Assim, enfatiza a importância de conhecer os autores clássicos que influenciaram a construção do conceito de infância até chegar a Philippe Áries, considerado um clássico moderno no estudo histórico e social da infância.<hr/>This article aims to highlight the importance of conceptual design in childhood’s teacher education. Explores the relationship between teacher’s knowledge and his research, demonstrating the need for philosophical reflection in this context. Thus, it emphasizes the importance of knowing the classical authors that influenced the construction of the childhood’s concept until the Philipe Aries, considered a modern classic in the historical and social study of childhood.