Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320100002&lang=pt vol. num. 29 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Desafios da formação humana no mundo contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A identidade específica da prática educativa, a ser implementada por todos aqueles que têm um projeto civilizatório, para o enfrentamento dos desafios históricos lançados na atualidade, se encontra no tripé formado pelo domínio do saber teórico, pela apropriação da habilitação técnica e pela sensibilidade ao caráter político das relações sociais. Mas essas três dimensões só se consolidam se soldadas, se articuladas pela dimensão ética. O envolvimento pessoal, a sensibilidade ética dos educadores está radicalmente vinculada a um compromisso com o destino dos homens. É à humanidade que cada um tem que prestar contas. Por isso mesmo é que o maior compromisso ético é ter compromisso com as responsabilidades técnicas e com o engajamento político. Trata-se, pois, para todos os homens, de vincular sua responsabilidade ética à responsabilidade referencial de construção de uma sociedade mais justa, mais equitativa, vale dizer, uma sociedade democrática, constituída de cidadãos participantes em condições que garantam todos os bens naturais, os bens sociais e os bens simbólicos, disponíveis para a sociedade concreta em que vivem, e a que todos têm direito, em decorrência da dignidade humana de cada um.<hr/>The specific identity of educational practice to be implemented by all those who have a civilizing project, to address the historical challenges released today, is on the tripod formed by appropriating theoretical knowledge, by acquiring technical ability and sensibility to the political character of social relations. But these three dimensions can only be consolidated if welded and articulated to the ethical dimension. The personal involvement and ethical sensibility of educators is fundamentally linked to a commitment to the destiny of men. It is humanity that each one is accountable for. Therefore, the biggest commitment is to have an ethical commitment to technical responsibilities and to political engagement. This means all men must link their ethical responsibility to the liability benchmark construction of a more just, more equitable, that is, a democratic society, composed of citizens participating in conditions which ensure all natural assets, social goods and symbolic goods are available for the specific society in which they live and that everyone is entitled to as a result of human dignity of each individual. <![CDATA[O homem das árvores: arte e meio ambiente em diálogo na escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse estudo teve como objetivo desvelar as relações entre os discentes de 8ªs séries da E.E. Professora Dinah Lucia Balestrero da cidade de Brotas, interior do estado de São Paulo, com o mundo em que vivem, destacando processos criativos no e com o meio ambiente, a partir de uma intervenção pedagógica em Arte-Educação, fundamentada principalmente no trabalho artístico de Krajcberg. Como procedimentos metodológicos utilizaram-se: registros fotográficos, apontamentos dos relatórios e das falas discentes e de seus familiares, colhidas durante a intervenção. Com base nos dados, considera-se que a troca de experiências e a comunicação proporcionada pelas aulas, tornaram as discussões sobre o meio ambiente significativas para todos/as, atentando que o ser humano vive de corpo encarnado no mundo e interfere neste. O contato com o trabalho de Krajcberg refletiu em valores éticos ambientais com alternativas de diálogo com o mundo e outros seres vivos, vencendo limites impostos pela instituição de uma estética baseada em conceitos da mídia.<hr/>The aim of this study is to unveil the relationships of students in 8th grade classes at E.E. held by Professora Dinah Lucia Balestrero in Brotas City, in São Paulo state, with the world in which they live in. This highlights creative processes in and with the environment based on a pedagogical intervention in art-education and founded specifically in the art of Krajcberg. The following methodological procedures were used: photographic records, notes from students’ reports and spoken statements made by them and their families during the intervention. Based on this data, we take into account that the experiences and communication exchange offered by the class, turn into a discussion about the environment’s significant for all, considering that humans live as a body in the world and interfere with it. The contact with Krajcberg’s work reflected environmental ethical values with dialogue alternatives with the world and other living beings, overcoming limits imposed by the instituition of an aesthetics based on media concepts. <![CDATA[Percepção de estudantes de enfermagem sobre o uso do portfólio reflexivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No ensino de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, é utilizado o Portfólio Reflexivo como instrumento de avaliação. O objetivo deste trabalho foi compreender a percepção do estudante sobre o uso do portfólio reflexivo para a avaliação do aprendizado. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a técnica de grupo focal com sete estudantes do terceiro ano de bacharelado. Pela análise temática foram construídos temas: construção do portfólio pelo aluno; acompanhamento da construção do portfólio pelo professor e processo de avaliação - o valor (nota) atribuído ao portfólio. Apesar das dificuldades contextuais e pedagógicas, o portfólio reflexivo se mostra como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem, sendo importante que isso sensibilize os docentes para a troca de experiências/conhecimentos e construção de modos de fazer que potencialize a avaliação formativa.<hr/>The Reflexive Portfolio is used as an assessment tool in nursing teaching at the Universidade de São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing. The goal of this study was to understand the students’ perception about the use of the reflexive portfolio to assess learning. It addresses qualitative research which uses a focus group technique with seven third year students of the Bachelors Program. Seven themes emerged from the thematic analysis: development of the portfolio by the student; follow-up of the development of the portfolio by the professor and evaluation process: the value (grade) given to the portfolio. Despite the contextual and pedagogical difficulties, the reflexive portfolio is shown as a facilitating instrument of the teaching-learning process, as it is important that this sensitizes professors to the exchange of experiences/knowledge and development of know-how that strengthen the formative evaluation. <![CDATA[Inclusão escolar na atualidade: um dispositivo da governamentalidade neoliberal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo põe-se a discutir sobre a inclusão escolar, como uma produtiva ferramenta da governamentalidade neoliberal. Para isso, produz-se tal estudo a partir das contribuições de Michel Foucault sobre governamentalidade e estratégias biopolíticas. Problematiza-se acerca da inclusão escolar como um importante dispositivo de gerenciamento e prevenção do risco social. Constituindo uma rede que engloba elementos heterogêneos, ele articula diferentes saberes, instituições e uma variedade de leis, além de enunciados científicos e organizações arquitetônicas. É pensando nessa rede que a inclusão coloca em funcionamento o dispositivo da governamentalidade. Anuncia-se, então, uma nova forma de governar a população, que transforma a conduta dos indivíduos em objeto da sua ação governamental. Atualmente, nota-se a presença de uma racionalidade política neoliberal, que cria diferentes mecanismos para governar a população. Ao mesmo tempo em que se percebe a existência de políticas de proteção social, também se visualizam algumas iniciativas que pretendem produzir sujeitos autogorvenados, que sejam capazes de manter a si mesmos e de prover os recursos de que necessitam. Sendo assim, a inclusão escolar vem se constituído, no interior dessa rede, que tem o intuito de governar a vida da população, naquilo que ela produz em termos de fenômenos coletivos.<hr/>In this paper we intend to discuss school inclusion as a productive tool of neoliberal governability. To do this we based our study on the contributions of Michel Foucault about governmentability and biopolitical strategies. We problematize school inclusion as an important device of social risk management and prevention. By constituting a network that embodies heterogeneous elements, it articulates different knowledge, institutions and a variety of rules, besides scientific proclamations and architectonic organizations. By thinking about this network, inclusion makes the governmentability device work. A new way of governing the citizens is then announced, which transforms the behavior of the individuals into an object of governmental action. The presence of a neoliberal political rationality that creates different mechanisms to rule the citizens has been perceived. At the same time as the existence of policies of social protection are observed, we can also see some initiatives that intend to produce self-governed individuals, able to maintain themselves and to provide the required resources. As it is, school inclusion has been building itself inside this network which has the purpose of governing the citizen’s life in what it produces in terms of collective phenomena. <![CDATA[Perspectivas inclusivas do bebê hidrocéfalo na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como objetivo entender como se dá a inclusão do bebê com deficiência na educação infantil a partir das relações estabelecidas entre adulto-criança e criança-criança. É um estudo qualitativo baseado na perspectiva da pesquisa exploratória, envolvendo entrevistas com profissionais de dois centros de educação infantil pertencentes ao sistema municipal de ensino de Vitória (ES) e observação de salas de educação infantil com bebês portadores de deficiência. Os dados mostram que a educação infantil ainda é entendida como espaço para cuidado, sem o caráter dialético que envolve o educar e o cuidar. Essa característica muda de espaço para espaço, dependendo das concepções dos profissionais da educação infantil, acerca da criança, infância e inclusão. As entrevistas mostram uma ambiguidade em relação às duas realidades observadas, onde uma assume a característica inclusiva e a outra que a escola comum não está preparada para receber crianças que requeiram cuidados e educação especial.<hr/>This study’s aim is to understand how to include babies with disabilities in early childhood education based on the relations established between adult-child and child-child. It is a qualitative study based on the perspective of exploratory research involving interviews with professionals from two infant education centers belonging to the municipal system of teaching Vitória (ES), Brazil and observating early childhood education classrooms containing babies with disabilities. The data show that early childhood education is still perceived as a space for care, without the dialectical character involving education and caring. This characteristic changes from space to space depending on the concepts of the children’s education professionals concerning the child, childhood and inclusion. The interviews show an ambiguity in relation to two realities observed, where one assumes inclusion and the other that the common school is not equipped to receive children requiring special care and education. <![CDATA[A psicologia escolar e as professoras das séries iniciais: um olhar sobre o cotidiano docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é o relato de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Uberlândia (MG). Por meio de entrevistas procuramos investigar o que as professoras pensam e dizem que lhes falta em seu trabalho cotidiano para melhor lidar com seus alunos e o que esperam do psicólogo escolar. As entrevistadas queixaram-se do desinteresse discente, da indisciplina, da falta de apoio das famílias dos alunos, do número elevado de crianças por sala, da escassez de material e espaço físico inadequado e de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. A expectativa das docentes é que alunos com dificuldades sejam atendidos individualmente por psicólogos para alcançarem um nível satisfatório de aprendizagem e acompanhar seus colegas da mesma faixa etária. Para as docentes, por meio de um trabalho psicológico clínico na escola (ou fora dela), é possível solucionar as dificuldades apresentadas pelos alunos.<hr/>This work is a report of a study performed with teachers who teach children in the initial grades at a public state elementary school located in the city of Uberlândia (MG), Brazil. The interviewed teachers complained of pupils’ disinterest, indiscipline and lack of family support, great number of students per class, shortage of material and inadequate space and students who present learning difficulties. This study verified that the expectation of the teachers is that students with difficulties should be individually assisted by psychologists so that they can reach a satisfactory level of learning and be able to keep up with classmates of the same age. For the teachers clinical psychological work at the school (or out of it), might be a way of solving the difficulties presented by the students. <![CDATA[Multimídia para educação e formação de professores em tecnologias digitais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Multimídia é o uso combinado de várias mídias, como som e vídeo com imagens em movimento em aplicações computacionais; o seu uso em educação aumenta continuamente devido aos preços em queda das partes mecânicas, magnéticas, eletrônicas e elétricas de sistemas computacionais. A convergência digital está finalmente acontecendo: todas as mídias, em separado, agora se tornam digitais e passam a ser entregues via rede mundial, favorecendo a educação de qualidade. Neste novo contexto, existe a necessidade do gerenciamento da mudança: professores demandam tanto capacitações como conteúdo digital de modo a incorporar multimídia em sua prática diária. Depois de considerar temas como acessibilidade, gerenciamento da mudança e multimídia, este artigo apresenta duas iniciativas. A primeira se refere à capacitação de professores em tecnologia educacional enquanto a segunda envolve a produção de multimídia para o ensino. Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre produção, publicação e uso de conteúdo educacional multimídia.<hr/>Multimedia is the combined use of several media, such as sound and full-motion video in computer application. Its use in education is increasing continuously due to the lower prices of the mechanical, magnetic, electronic, and electrical devices comprising computer systems. Digital convergence is finally happening: all separate media are now digital and are delivered via global network, thus favoring quality education. In this new context, there is a need for the management of change: teachers demand both training and digital content in order to incorporate multimedia in their daily practice. After considering themes like accessibility, management of change and multimedia, this paper presents two initiatives. The first one relates to teacher training in educational technology while the second involves multimedia production for teaching. This paper intends to contribute to the discussion on the production, publication and use of educational multimedia content. <![CDATA[A formação continuada de professores que ensinam matemática no contexto de comunidades virtuais de aprendizagem: um mapeamento de teses e dissertações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discuti alguns aspectos dos processos formativos de professores que ensinam Matemática no contexto de comunidades virtuais de aprendizagem. Entende-se por comunidades virtuais de aprendizagem, os “espaços virtuais” mediados pelas tecnologias de informação e de comunicação, os quais estão abertos à participação de pessoas oriundas de diferentes contextos socioculturais e que interessam-se pelo compartilhamento de informações acerca de um tema ou área específica, discutindo, interagindo e construindo conhecimento de forma colaborativa. Além disso, essas comunidades de aprendizagem visam ultrapassar as concepções tradicionais dos processos de ensino e aprendizagem, possibilitando aos sujeitos construírem uma cultura informatizada e um saber compartilhado, em que a interação mútua e a colaboração constituem-se em fatores fundamentais para a constituição do conhecimento. Nesse contexto, considera-se que as comunidades virtuais de aprendizagem possibilitam aos docentes uma nova modalidade de interação, que conduzem a reflexão de questões inusitadas, que os fazem aprender a (re)significar as suas ações docentes, proporcionando novos modelos e formas para os processos formativos desses professores, mediados pelas tecnologias de informação e de comunicação. Nessa perspectiva, apresenta-se um mapeamento de pesquisas em educação Matemática, que tiveram como objetos de investigação as inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação e a formação de professores que ensinam Matemática. Tratam- -se de teses e dissertações produzidas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas) e Universidade Federal de São Carlos, nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista de Rio Claro e Pontifícia Universidade Católica e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista de Bauru, no período de 1987 a 2007.O objetivo desse mapeamento é identificar aspectos teórico-metodológicos e temáticos das inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação e a formação e prática de professores que ensinam Matemática, em um contexto de pesquisas em Educação Matemática.<hr/>This paper intends to discuss aspects and/or dimensions related to the training processes of Mathematics teachers in the context of virtual learning communities, here understood as “virtual spaces”, mediated by information and communications technologies, which are open to the participation of people from different social-cultural contexts, who are interested in sharing information about a certain topic or about a specific field, in order to discuss, interact and construct knowledge in a collaborative way. Furthermore, these learning communities aim to “surpass traditional teaching-learning conceptions, enabling their participants to construct a culture based on Information Science and on shared knowledge, in which mutual interaction and collaboration are the key factors for generating knowledge”. In this context, we consider that virtual learning communities provide “teachers with a new system of interaction and, thus, with unusual issues, capable of making them learn to give (new) meanings to their teaching practices”, also providing new models for the information and communications technologies processes of formation of teachers. Under this approach of virtual learning communities, we demonstrate some aspects and/or dimensions, present and discussed in research in Mathematics Education, whose object of investigation was the interrelations of ICT and the education of Mathematics Teachers. The kinds of research involved refer to theses and dissertations produced and presented at the Education Graduate Programs at the Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de São Carlos, at the Mathematics Education Graduate Programs at Universidade Estadual Paulista - Rio Claro - São Paulo - Brazil and Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, and at the Education for Science Graduate Program at Universidade Estadual Paulista - Bauru - São Paulo - Brazil, from 1987 to 2007.