Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320110001&lang=en vol. 16 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Da conferência nacional de educação: 2010 ao plano nacional de educação (2011- 2020)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo dedica-se ao tema da elaboração do novo Plano Nacional de Educação a vigorar de 2011 a 2020. O projeto do novo Plano Nacional de Educação, como foi encaminhado pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo, em dezembro de 2010, constitui-se na principal fonte primária utilizada. Dois outros documentos são cotejados: o Documento Final - Conferência Nacional de Educação 2010 e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, analisada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em Comunicados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada nº 66. O projeto do Plano Nacional de Educação é sinteticamente apresentado em suas diretrizes, metas e estratégias. Considerações pontuais são feitas abordando alguns aspectos essenciais: educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; ensino superior; analfabetismo; financiamento da educação; formação e valorização do quadro docente. Há questões quantitativas e qualitativas. As ponderações finais giram em torno das incertezas quanto à intervenção que o Congresso Nacional fará no projeto a ele submetido e que poderá avançar, retroceder ou permanecer como está.<hr/>This article is dedicated to the theme of the drafting the new National Education Plan, to remain in effect from 2011 to 2020. The design of the new National Education Plan, as submitted by the Executive Branch to the Legislative Branch in December 2010, is predicated on the main primary sources used. Two other documents are compared: the Final Document - 2010 National Conference on Education and the 2009 Brazilian National Household Sample Survey conducted by the Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, and analyzed by the Institute of Applied Economic Research in Communiqué no. 66. The design of the National Education Plan is briefly presented in terms of guidelines, goals and strategies. Specific points are made by addressing certain key issues: pre-school education, primary education, secondary education, higher education, illiteracy, educational funding, training and the recognition of the teaching staff. There are both quantitative and qualitative issues. The final considerations revolve around the uncertainty, in relation to the intervention that Congress will make to the project as submitted; will they fast forward, rewind or will it remain as it is now. <![CDATA[O plano nacional de educação em disputa no governo Lula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio tem por objetivo discutir o significado histórico e político do Plano Nacional de Educação, mais precisamente o processo de disputa em torno de sua implementação durante o governo Lula. Duas questões, em particular, mobilizam a análise: 1) a manutenção dos vetos, pelo governo Lula, ao projeto aprovado na Câmara (Lei nº 10.172/) e 2) o déficit entre as metas propostas e as alcançadas ao final de 2010. Quais seriam as razões para o primeiro governo do Partido dos Trabalhadores ter mantido os vetos?<hr/>This essay aims to discuss the political and historical significance of the National Education Plan, specifically the process of dispute surrounding its implementation during the Lula government. Two issues in particular give impetus to our analysis: 1) the maintenance - by the Lula government - of the vetoes of the Project approved by the parliament (Law No. 10,172/01), and 2) the shortfall between the proposed and realized goals at the end of 2010. What are the reasons for the first Workers Party government having retained the vetoes introduced by its predecessor? <![CDATA[Conferência nacional de educação 2010 e a construção do plano nacional de educação 2011-2021: sinal de consolidação da democratização da educação brasileira?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto apresenta uma reflexão sobre em que medida a realização da Conferência Nacional de Educação 2010, com vistas à elaboração do Plano Nacional de Educação 2011/2020. Consiste em um sinal do aprimoramento do processo de democratização da sociedade brasileira e, em decorrência da sua educação, constitui um ensaio subsidiado no estudo e análise das políticas educacionais brasileiras, a partir do século passado, e de seus impactos sobre distintos cotidianos escolares. Para tanto, analisa brevemente alguns elementos presentes no seu desenvolvimento, no período em questão, com vistas a evidenciar que a educação brasileira encontra-se em um estágio em que se torna imprescindível a constituição do Sistema Nacional de Educação. A posição assumida pelo governo federal de coordenar o movimento nacional em prol da construção do novo Plano Nacional de Educação evidencia o reconhecimento deste fato. No entanto, permanece o desafio de garantia das condições necessárias para que este seja materializado nos distintos contextos escolares. Neste sentido, o documento final da Conferência Nacional de Educação 2010 renova as expectativas de que, na próxima década, a democratização da educação brasileira possa se consolidar como fato e não apenas como direito.<hr/>This paper shows the extent to which the 2010 National Education Conference, aimed at drafting the 2011/2021 National Education Plan, marks the consolidation of the democratization of the Brazilian educational system. To this end, it summarizes and briefly analyzes some elements that have been present throughout the process, showing that, although the documents drafted so far do indeed take the demands of teachers’ associations into consideration to a satisfactory degree, this cannot occur unless certain essential elements for the establishment of a National Educational System in our country are consolidated. Thus, the challenge remains to secure the conditions required for the ideal educational system to come to fruition in the different school contexts. Therefore, the final document of the 2010 CONAE renews the expectations that, over the next decade, the Brazilian educational system can be consolidated as a fact and not just as a civil right, rendering it democratic, free and endowed with social quality. <![CDATA[Avaliação do ensino superior no Brasil e o plano nacional de educação 2001-2010]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetiva refletir sobre as concepções presentes na avaliação do ensino superior frente às metas apresentadas no Plano Nacional de Educação pluriênio 2001-2010 instituído pela Lei nº 10172/2001 promulgada ainda sob o governo de Fernando Henrique Cardoso. No Plano Nacional de Educação pôde-se destacar como meta o aumento do número de vagas no ensino superior, porém sem perder a qualidade do ensino. Esse foco coloca tensão no ponto relacionado à avaliação do ensino superior, pois o sistema de avaliação governamental deve equilibrar os padrões de qualidade almejados e a massificação da oferta apoiada na iniciativa privada. Mediar essa questão e administrar as tensões geradas por esses fatos é tarefa para o atual sistema da avaliação do ensino superior, que deve estar em consonância com a comunidade acadêmica, englobando todos no processo e se reconstruindo no cotidiano educacional.<hr/>This study analyzes the conceptions involved in the evaluation of higher education faced with the targets presented in the National Education Plan for the period 2001-2010, as instituted by Law 10172/2001, also promulgated under the government of Fernando Henrique Cardoso. In the National Education Plan, an increase in the number of university places can be highlighted as the goal, though without impacting the quality of education. This focus puts a strain on the issue concerning the evaluation of higher education because the government’s assessment system must balance the desired standards of quality and the expansion of supply, backed by the private sector, to the wider public. To intercede in this issue and manage the tensions generated by these factors is a job for the current system of higher education assessment, which should be in harmony with the academic community, embracing everyone in the process and rebuilding itself on the foundations of day-to-day education. <![CDATA[Novo plano nacional de educação (2011-2020) e velhos desafios para o ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios que permanecem para o ensino médio brasileiro após uma década do Plano Nacional de Educação. Através de retrospectiva histórica, explicita-se a importância do movimento social na construção dos planos no país, destacando a mobilização das últimas décadas e a conquista da obrigatoriedade do nível médio de ensino enquanto etapa final da educação básica. O artigo conclui que muitas das metas para o ensino médio presentes no plano que se finda permanecem atuais e deverão ser mantidas como metas para o Plano Nacional de Educação que está em processo de construção.<hr/>This article aims to reflect on the challenges that remain for High School education in Brazil after a decade of the National Education Plan. By means of a historical retrospective, the importance is explained of social movements in the construction of plans in the country, highlighting the mobilization of recent decades and the achievement of the mandatory high school level as the final stage of basic education. The article concludes that many of the goals for high school education, which are present in the Plan that is coming to its conclusion, are still valid and should be retained as goals for the next Plan, which is now being formulated. <![CDATA[As experiências de sucesso na aprendizagem e suas relações com a permanência na escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo evidenciar que as experiências de sucesso vividas nas situações de aprendizagem em sala de aula podem contribuir para a permanência dos alunos na escola. Tem como referência o eixo III do documento da Conferência Nacional de Educação, que aborda a questão da democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. O artigo trata da articulação e interdependência entre estes três aspectos, aprofundando a discussão sobre o sucesso escolar. Analisa-o sob a ótica da valorização da escola e da qualidade do ensino, possibilitando aprendizagem efetiva a fim de viabilizar a inserção do aluno no processo educativo. Apresenta alguns dados de pesquisa demonstrando que as situações de sucesso escolar promovem a aproximação do aluno com o objeto de conhecimento. A percepção dos alunos de que estão aprendendo aumenta o envolvimento e produz motivação. Acesso, permanência e sucesso escolar são aspectos fundamentais para a efetivação de direitos sociais, que se cumprem não apenas pelo fato de estar na escola, mas de apropriar-se dos conhecimentos socialmente valorizados, a fim de compreender e poder atuar no mundo. Nesse processo, o sucesso escolar vai além do bom desempenho do aluno, mas se refere à garantia do direito à educação.<hr/>This article aims to demonstrate that successes achieved in learning situations in the classroom can contribute to the students staying on at school. Its reference is axis III of the National Conference on Education document which addresses the issue of democratization of access, retention and academic success. The article deals with the relationship and interdependence between these three aspects, furthering the discussion on success in school. It analyzes it from the perspective of the recognition of the school and the quality of education, enabling effective learning in order to facilitate the inclusion of the student in the education process. It presents some survey data showing that cases of academic success further the approximation of the student with the object, knowledge. The perception of students that they are learning, increases involvement and produces motivation. Access, retention and educational achievement are crucial for the realization of social rights, which are fulfilled not only by the fact of being in school, but also by appropriating socially valued knowledge, in order to understand and to be able to get on in the world. In this process, academic success goes beyond good student performance, it is about guaranteeing the right to education. <![CDATA[A formação do professor universitário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto traz contribuições teóricas e práticas fundamentadas em vivência acadêmica no âmbito da docência por intermédio das disciplinas de Didática do Ensino Superior e Estágio em Docência. Objetiva-se refletir sobre a docência no contexto universitário e a importância das discussões no campo da didática para a formação docente. Alguns elementos do processo de aprendizagem são abordados, incluindo análise curricular e de ensino e processo de avaliação. A experiência aponta para a necessidade de se priorizar uma formação docente fundamentada e crítica, tendo como base o compromisso social e político.<hr/>The text provides theoretical and practical contributions based on academic experience in teaching through the subjects of Teaching of Higher Education and Internship in Teaching. It aims to reflect on teacher education within the university context and the importance of the discussions for teacher training. Some important elements of the learning process will also be discussed, including an analysis of the curriculum and teaching and also the assessment process. Experience points to the need to prioritize a grounded, critical teacher education based on social and political commitment. <![CDATA[Formação de professores para a escola inclusiva: contribuições da terapia ocupacional ao aluno com deficiência física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições da Terapia Ocupacional para a escolarização do aluno com deficiência física. A história da Terapia Ocupacional revela estreitas relações com o atendimento especializado oferecido às pessoas com deficiência física, o que abre possibilidades de contribuição. A pesquisa de campo deste estudo foi realizada em cinco escolas da Prefeitura de Campinas, os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com professores, diretores, inspetores de alunos, auxiliares de serviço geral e coordenadores pedagógicos, que tinham o propósito de descrever a visão desses profissionais sobre o aluno com deficiência física na escola. Os resultados mostraram a importância da partilha e do diálogo entre a Terapia Ocupacional e o cotidiano escolar, para que, assim, o aluno com deficiência física tenha garantido o seu direito à educação, não apenas de acesso, mas também de permanência e sucesso escolar.<hr/>The objective of this paper is to analyze the contributions of Occupational Therapy to the schooling of physically disabled students in inclusive schools. The history of Occupational Therapy reveals a close relationship with specialized care offered to people with physical disability, making it possible for them to make contributions. The field research for this study was conducted in five municipal schools in Campinas; the tools for gathering data included a survey of the bibliography and interviews with teachers, principals, pedagogical coordinators and other school workers. The results show the guiding importance of sharing and the possibility of dialogue between Occupational Therapy and the school on a daily basis, in order to guarantee that the student with physical disability obtains his social rights, not only rights to access but also rights of permanency and achieving success at school. <![CDATA[Percepções de professores e alunos sobre percursos inclusivos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A proposta do artigo é apresentar percursos de políticas públicas inclusivas, questões teóricas e conceituais sobre a temática da inclusão, dados de pesquisa com professores e alunos acerca das percepções destes sujeitos sobre educação inclusiva, permeando estes temas com questionamentos e reflexões sobre o tema da educação inclusiva e da inclusão socioeducativa. O direito ao ensino regular tem possibilitado às crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais, que resultam em aprendizagens significativas. Estas aprendizagens envolvem tanto os professores, quanto os alunos com necessidades educativas especiais envolvidos nesse processo. O artigo também problematiza pontos de vista diferentes sobre políticas públicas para a inclusão, apontando para a necessidade de revisão de paradigmas em educação e na vida em sociedade. Os dados da pesquisa assinalam para a importância da interação entre professor e aluno na escola e a formação docente.<hr/>The aim of the article is to explore and discuss inclusive educational policies and also theoretical and conceptual questions regarding inclusive education and social inclusion. The article also concentrates the research on teachers and students and their perceptions of inclusive education. The right to regular education has made it possible for children with special educational needs to develop cognitive and social functions, resulting in a significant capacity to learn. This research presents teachers’ and students’ perceptions and reflects on the importance of interaction in schools and on the educational background of the teacher in terms of inclusive education. <![CDATA[Motivación y desarrollo del pensamiento matemático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en El objetivo de este artículo es presentar los resultados de una investigación que tuvo como propósito analizar los elementos de la motivación en los estudiantes y diseñar actividades que ayuden al desarrollo del pensamiento matemático, para lo cual se usaron técnicas mixtas de investigación, enmarcadas en un estudio de caso. El trabajo se desarrolló en tres etapas: en la primera se realizó un diagnostico y un análisis sobre la motivación y las habilidades matemáticas de los estudiantes; en la segunda se realizó la fundamentación teórica y se escogieron las temáticas y actividades para desarrollar con los estudiantes, y en la última se organizó, clasificó y analizó la información para la redacción del informe final. Pudo evidenciarse que una de las causas de desmotivación de los estudiantes es la relación que tienen con sus docentes y, en la mayoría de los casos, están motivados a realizar algo solo por estímulos externos. En cuanto al desarrollo de las actividades se evidenció que este tipo de situaciones permite que los estudiantes cambien su actitud de indiferencia y participen más activamente en la construcción de los conceptos matemáticos. Es de destacarse que, al ser un estudio de caso, los alcances de la investigación se restringen a la población con la que se trabajó y, de esta forma, solo se convierte en un ejemplo de la transformación de la práctica.<hr/>This article presents the results of a study whose aim was to analyze elements of motivation in students, and it proposes activities that will help develop mathematical thinking. It is a case study, using quantitative and qualitative research techniques, which was developed in three stages. The first stage involved diagnosing and analyzing the students’ motivation and mathematical skills; the second included the theoretical background and the choice of themes and motivational activities to develop the students; and the final stage organized, classified and analyzed the information, for the writing of the research report. The research demonstrated that one of the causes of lack of motivation in students is the relationship they have with their teachers, and in the majority of cases, they are only motivated to do something through external stimuli. In relation to the development of activities, it was seen that this type of intervention prompts the students to become less indifferent, and more actively involved in the construction of mathematical concepts. It should be emphasized that, because this is a case study, the scope of the research is limited to the research population, therefore the results serve merely as an example for transforming educational practices.