Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320110002&lang=es vol. 16 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Tendências temáticas na produção científica brasileira: o ensino fundamental de nove anos em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Lei Federal no 11.274/2006 amplia para nove anos o Ensino Fundamental, com a matrícula de crianças aos seis anos de idade. Tal política da ampliação tem gerado discussões no que se refere a sua implantação e às questões decorrentes deste processo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as tendências temáticas acerca das pesquisas científicas produzidas sobre o Ensino Fundamental de nove anos. Trata-se do estado da arte acerca da temática, o qual foi realizado mediante revisão da literatura de cunho qualitativo, sendo analisados teses, dissertações, periódicos e artigos publicados em eventos entre os anos de 2005-2011. As produções sinalizam para a pluralidade de temáticas que perpassam pelas produções sobre o Ensino Fundamental de nove anos, o qual propicia destacar a importância de discussões nos municípios e nos estados e a importância da preocupação com as diversas formas de interpretação e sentidos que uma lei e suas orientações podem promover no interior da escola.<hr/>The Federal Law nº. 11.274/2006 extends to nine years the elementary school program with the enrollment of children at the age of six. This policy has led to expansion of discussions regarding its implementation and issues arising from this process. Therefore, the objective of this study is to analyze scientific research trends produced on the nine year elementary school program. This is the state of the art on the theme, which was conducted through literature review of qualitative character, and through the analyses of theses, dissertations, periodicals and articles published in events between the years 2005-2011. The output signals to the plurality of themes that run through the production about the nine year elementary school program, which highlights the importance of discussions in the cities and states as well as the importance of the various forms of interpretation and meanings that a law and its guidelines can promote within the school. <![CDATA[Ensino fundamental de nove anos: tendências temáticas na produção científica brasileira (2006-2010)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o objetivo de identificar os resultados alcançados pelas pesquisas sobre Ensino Fundamental de nove anos, desenvolveu-se mapeamento bibliográfico, tendo como corpus as dissertações dos Programas Nacionais de Pós-Graduação em Educação, no período entre 2006 e 2010. Os resultados da análise de 27 investigações indicam que a maioria tem priorizado as concepções e ações dos professores e gestores, sendo poucas as que abordam a visão das crianças e suas famílias. Os estudos priorizam a reflexão sobre os processos de aquisição da leitura e escrita, infância e implantação da política. Da mesma forma, apontam como principais problemas do Ensino Fundamental de nove anos: o desconhecimento dos documentos oficiais que orientam o trabalho com as crianças de seis anos por parte das professoras; a ausência de reformulação das propostas pedagógicas das escolas; a necessidade de formação continuada para os docentes e a estruturação do trabalho pedagógico em função da centralidade na alfabetização.<hr/>In order to identify the results achieved by research on nine year elementary school program , we have developed mapping literature, taking as a corpus dissertations of the National Postgraduate Program in Education, between 2006 and 2010. The results of the analyses of 27 investigations indicate that the majority has focused on the views and actions of teachers and managers, with few addressing the views of children and their families. The studies give priority to the acquisition processes of reading and writing, children and policy implementation. They point to major problems of the nine year elementary school program; teachers’ lack of official documents to guide their work with six-year-old children s the lack of pedagogical reform of schools, the need for continuing education and the structuring of pedagogical work due to the centrality of literacy. <![CDATA[A transição do ensino infantil para o ensino fundamental no olhar das crianças, pais e educadores: um recorte fenomenológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O intuito do artigo é mostrar como algumas crianças, familiares e educadores em processo de mudança de contexto escolar são afetados pela implementação da lei que estabelece obrigatoriedade de nove anos para o Ensino Fundamental adiantando, com isso, a entrada das crianças nessa escola em um ano. Desenvolveu-se uma pesquisa, a pedido de duas instituições educacionais (uma creche e uma escola), para sistematizar a maneira como essas pessoas compreendem a mudança. A pesquisa circunscreve-se no olhar fenomenológicoexistencial e apoia-se na noção de sentido desenvolvida por Heidegger em Ser e Tempo. O procedimento metodológico, em afinação com o pensamento fenomenológico, foi o da entrevista reflexiva. Aquilo que se revelou, da parte dos adultos participantes (pais e educadora), foi a preocupação com uma falta de espaço lúdico e de acolhimento para as crianças mais novas. Da parte das crianças, não houve referência à suposta hostilidade do novo ambiente, o que mostra sentidos diferentes e próprios para cada participante, ainda que falem de um mesmo processo.<hr/>The present article seeks to show how children, family and educators who have been through a specific school change process are affected by the new law that requires that children go to primary school one year earlier. A research has been developed at the request of two institutions (an early childhood education center and a primary school) in order to organize data about how people are affected by this change. The research is based on the phenomenological approach and on the meaning of the term “sense” according to Heidegger, in Being and Time. The methodological approach used in the research was the “reflexive interview”, that revealed, on one hand, that adults do worry about the lack of ludic area and the lack of reception for the children in the new space. On the other hand, children did not point to anything that had to do with hostility or lack of space to play. Therefore, different meanings for the changing situation have emerged on the speech of each participant, even though they are referring to the same process. <![CDATA[Ensino fundamental de nove anos: discurso de diretoras, professoras e coordenadoras pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute a política educacional do Ensino Fundamental de nove anos por meio do discurso de coordenadoras pedagógicas, professoras e diretoras que atuam em escolas públicas da rede municipal de ensino, de um município localizado no interior do estado do Paraná. O instrumento para coleta das informações foram entrevistas semiestruturadas. O procedimento para o tratamento dos dados empíricos foi inspirado na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Os discursos dos sujeitos evidenciaram que a garantia de todas as crianças terem acesso à educação obrigatória é um avanço para nossa sociedade. No entanto, a implementação da política exige dos sistemas de ensino uma estrutura física com espaços e tempos adequados para o encaminhamento do processo pedagógico que atenda às singularidades da criança do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos.<hr/>This article discusses the educational policy of elementary education for nine-year olds through the discourse of pedagogical coordinators, teachers and principals who work at public schools in a city located within the State of Paraná. Data collection was carried out through semi-structured interviews. The procedure for the treatment of empirical data was inspired by the methodology of Collective Subject Discourse. The participants’ discources demonstrated that ensuring all children have access to compulsory education is a step ahead for our society. However, the implementation of such a policy requires educational systems to have a physical structure with spaces and times suitable for the delivery of an educational process that can meet the unique requirements of nine-year old children in the first year of elementary school. <![CDATA[A política de ampliação do ensino fundamental e sua efetivação no estado de Mato Grosso do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute as transformações e os impasses que o Ensino Fundamental tem passado no Brasil, particularmente com relação à ampliação para nove anos. Focalizam-se as discussões e as lutas travadas no processo de ampliação do Ensino Fundamental obrigatório para nove anos no estado de Mato Grosso do Sul. Desta forma, o método de investigação do presente estudo considera a sociedade sempre em movimento e as relações sociais que aí acontecem em constante construção no espaço dinâmico e contraditório do modo capitalista de produção. A ferramenta metodológica utilizada foi a análise de conteúdo das normas. Conclui-se que a ampliação do Ensino Fundamental constituiu-se em práticas de acomodação e necessita ainda de mudanças estruturais que atinjam o cerne das questões educacionais e que possibilite a ampliação de oportunidades de permanência, sucesso escolar e garantia de padrão de qualidade.<hr/>This article discusses the changes and deadlocks that elementary school has been through in Brazil, particularly with regard to its expansion into a nine year program. It focuses on the discussion and the struggles in the process of expanding it into a compulsory nine year elementary school in the State of Mato Grosso do Sul, the research method of this study considers the society movement and social relationships, built under a dynamic and contradictory capitalist way of production. The methodological tool used was content analysis of standards. We conclude that the expansion of elementary school consisted in the accommodation of some practices and still needs some structural changes that should reach the core of the educational issues, enabling the expansion of opportunities to remain, schools to succeed and quality standards to exist. <![CDATA[Ensino fundamental de nove anos no Brasil antes da obrigatoriedade: aspectos sobre duas experiências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse artigo apresenta aspectos sobre duas experiências em redes municipais (Belo Horizonte e Porto Alegre) que implementaram o Ensino Fundamental de nove anos e inseriram a criança de seis anos no Ensino Fundamental na década de 1990, antecedendo a alteração nacional que estabeleceu essa organização como uma norma para todo o país. Tinha-se como objetivo verificar semelhanças e diferenças entre a implementação do Ensino Fundamental de nove anos nos municípios citados e o atual momento vivido pela organização da educação nacional. Adotou-se como metodologia pesquisa documental e bibliográfica, em especial sobre as propostas de educação que realizaram a alteração nesses municípios. Ao articular os princípios e as argumentações vividas nessas experiências com o momento atual de reorganização da educação nacional, percebeu-se distinções significativas entre as políticas implementadas nos municípios estudados e a política nacional adotada a partir da Lei Federal nº 11.274/06.<hr/>This article presents aspects of two experiences in municipal systems (Belo Horizonte and Porto Alegre) that have implemented elementary school of nine years and the insertion of a child of six years in elementary school in the 1990s, predating the national organization change that has established this standard for the whole country. It had as objective to verify similarities and differences between the implementation of basic education of nine years in the cities mentioned and the current moment lived by the organization of national education. Methodology was adopted as archival research and literature, particularly on the education proposals that made the change in these municipalities. By articulating the principles and arguments lived these experiences with the moment of reorganization of national education, it was realized significant distinctions between the policies implemented in these municipalities and the national policy adopted from the Federal Law nº 11.274/06. <![CDATA[Em busca de uma iconografia para a língua brasileira de sinais: um estudo histórico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho se propõe a analisar alguns aspectos da obra Iconographia dos signaes dos surdos-mudos, de Flausino José da Costa Gama, autor e ilustrador dessa obra, considerada o primeiro dicionário de língua brasileira de sinais, produzida em 1875. O intuito é revelar a importância que a referida obra teve na História da Educação dos Surdos e acompanhar o processo de Flausino da Gama em busca da elaboração e da constituição de uma iconografia para a língua de sinais no Brasil. A obra é composta por 382 sinais, excetuando-se a datilologia. Espera-se que por meio da análise dessa obra seja possível evidenciar os elementos visuais e lexicais que ainda hoje servem de baliza para a criação de obras do mesmo gênero.<hr/>This study aims to analyze aspects of the Iconographia dos signaes dos surdos-mudos, the first Brazilian sign language dictionary published in 1875, whose author and illustrator was a deaf man, Flausino José da Costa Gama. The objective is to show how important this publication was in the history of the education of the deaf in Brazil, while also reporting on Flausino da Gama’s role in constituting a national iconography for sign language. The work is made up of 382 signs, not counting the manual alphabet. By analyzing this work, we intend to clarify the visual and lexical elements that are still used today to enhance the creation of other works of the same nature. <![CDATA[Educação e surdez: aspectos da ciência cognitiva aplicados a problemas de acessibilidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho, com base em recente pesquisa sobre surdez, discute as possibilidades oferecidas pela ciência cognitiva aplicada a problemas de acessibilidade no contexto da Educação a Distância. Com base na importância da imagem no processo de letramento dos surdos e da relação entre língua de sinais e português para a constituição dos mesmos como leitores, a criação de um software para automatizar aspectos da interação via internet é de fundamental importância para a autonomia e proficiência dessa parcela da população de leitores. Este trabalho justifica e apresenta os elementos centrais de um software que faria a “tradução” de um conteúdo; para tanto, as expressões faciais necessárias e os sinais seriam simulados para garantir a representação de vocábulos catalogados em dicionários de Libras.<hr/>This work, based on recent research on deafness, argues on the possibilities offered by cognitive science when applied to problems of accessibility in the context of Distance Education. Based on the importance of the image in the process of literacy of deaf people and the relationship between sign language and Portuguese for their development as readers , the creation of a software to automatize aspects of the interaction via the Internet is of basic importance for the autonomy and proficiency of this population of readers. This work justifies and presents the elements central to a software that would make the “translation” of a content; and for this , the necessary facial expressions and the signs would be simulated to guarantee the representation of the vocables catalogued in the dictionaries of Libras. <![CDATA[Alfaletramento: análise de uma ação de correção de fluxo de aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetiva-se analisar um Projeto de correção de fluxo escolar buscando identificar seus impactos sobre estudantes com história de fracasso escolar e sobre professores. O Projeto atendeu alunos dos ciclos 3 e 4 do Ensino Fundamental, da rede municipal de Recife, que tinham dificuldades em leitura e escrita. A metodologia constou da análise de depoimentos das professoras, coletados por meio de entrevistas. Os resultados apontaram que o trabalho de formação vivenciado com as professoras contribuiu para o desenvolvimento das atividades diversificadas no Projeto: leitura, produção de textos e apropriação do sistema de escrita alfabética. Os alunos que iniciaram o ano letivo no grupo 1 (que não dominavam os princípios do sistema alfabético de escrita) tiveram avanço. No início do ano letivo, 28,46% dos estudantes foram agrupados no grupo 1. No final do ano, apenas 7,70% permaneceram neste nível.<hr/>We aim to analyze an educational flux corrective project - the Alfaletramento - trying to identify its impacts on those students with school failure history as well as on teachers. The project deals with students of the third and fourth grades from the public primary school in Recife, who had difficulty in reading and writing. The methodology was based on teachers’ comments, which we have collected from interviews. We have found out that the formation work experienced with the teachers contributed to the development of a large range of activities in the project: reading, text production and alphabetic writing. The students who started the school year in group 1 (were not acquainted with alphabetic writing improved. At the beginning of the school year, 28,46% of the students belonged tot group 1. By the end of the year only 7,7% of them remained at that level. <![CDATA[Educación y desarrollo humano: una aproximación comparativa entre educación, medio ambiente y salud]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932011000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es El estudio busca contribuir al debate sobre educación y desarrollo desde una perspectiva contextualista y comparativa. Las pruebas estandarizadas en el ámbito escolar permiten tipos de medición y comparaciones a nivel internacional; no obstante dicho avance, el riesgo es a una lectura descontextualizada de los resultados sin considerar a la sociedad que los produce: ¿cuál es esa sociedad realmente existente detrás de los resultados PISA?, ¿qué comparaciones podemos explorar entre las variables educativa, ambiental y salud entre los países participantes en PISA? Para ello, se comparan los resultados de PISA 2006 (ciencia) con otras variables relevantes de 18 países participantes en dicha prueba: ambiental (emisión de CO2) y salud (cáncer, obesidad, tabaquismo y suicidio). A partir de las variables presentadas, el estudio propone una tipología de desarrollo humano en función de la interacción entre dichas variables.<hr/>This study is addressed to be a contribution in the debate about education and development from a contextualist and comparative approach. Indeed, the results based on standard tests, such as PISA, applied in schools have opened a new phase in the educational policies. In spite of this advance, the risk is interpreting these results without taking into consideration the different contexts from which they emerge. In this sense, this study highlights the questions: what is the real society behind the results data provided by the standard tests? what comparisons are possible to explore among the educational, environmental and health variables? This research compares the results of PISA (2006) in science in 18 countries with environmental (CO2 emission) and health (cancer, obesity, tobacco addiction, suicide) variables. In addition, the study proposes a typology of the human development based on the relationship among these variables.