Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320120002&lang=en vol. 17 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Identidade da educação infantil e de seus professores: perspectivas de reconstrução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho aborda a identidade da Educação Infantil e de seu professor, tendo como problemática conhecer quais são os desafios e as perspectivas para sua reconstrução. De cunho bibliográfico, analisa as concepções de escola e de professor que circulam na literatura da área, identificando o professor de Educação Infantil como responsável por oportunizar as condições objetivas nas quais o conhecimento se processa e as escolas de Educação Infantil enquanto instituições privilegiadas para disponibilizar as ferramentas para que a criança aprenda sobre o mundo e sobre os conhecimentos em torno deste. Esse estudo evidenciou a necessidade de se ampliar as discussões sobre o tema, a fim de se buscar caminhos para a reconstrução da identidade dos professores de Educação Infantil, que precisa ser pensada em termos de reconhecimento da profissão docente e do seu papel social, político e profissional, assim como colocar em relevo a importância das escolas de Educação Infantil.<hr/>This paper discusses the identity of Early Childhood Education and its teachers, and it points out what are the challenges and perspectives for its reconstruction. This research analyzes the concepts of school and teacher that circulating in the literature of this area, identifying the Kindergarten teachers as responsible to provide objective conditions under which knowledge is processed, and Preschools as privileged institutions to provide the tools for children to learn about the world and the knowledge surrounding it. This study highlighted the need to broaden the discussion on the subject in order to find ways to rebuild the identity of the Early Childhood Education teachers, which needs to be thought of in terms of recognition of the teaching career and its social, political and professional roles, as well as highlighting the real importance of Preschools in the Early Childhood Centers. <![CDATA[Cuidar e educar: reflexões da perspectiva da psicologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O cuidar e o educar no contexto educacional infantil têm sido marcados por vários debates pela comunidade científica e esfera política, já que as ações que emanam dos cuidados nesses ambientes institucionais recaem sobre o desenvolvimento da criança. Essa pesquisa, de natureza bibliográfica, buscou analisar como produções científicas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação em Psicologia tratam dessa questão e quais as ideias que sustentam a concepção de cuidar e educar, após divulgação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Teve como fonte o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resultados dessa pesquisa constataram que as produções em Psicologia, de certa forma, apresentam uma visão mais pedagógica do que propriamente psicológica do fenômeno, cujo olhar está mais voltado ao fazer da ação pedagógica do professor do que ao se relacionar. Além disso, atribuem a melhor formação dos professores como primordial na promoção da saúde psicológica das crianças, conferindo-lhes excessiva responsabilidade e desconsiderando a complexa rede de relações que caracterizam esses espaços.<hr/>The caring for and educating children in the educational setting has been marked by several debates in the scientific community and the political sphere since the actions that emanate from institutional care in these environments interfere on the child’s development. This research, bibliographic in nature, aimed to analyze how the scientific production of the dissertations, from postgraduate programs in Psychology, address this issue and what are the ideas behind the concept of caring for and educating, after the release of the National Curriculum for Early Childhood Education. It had as its source the database of Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. It was found that Psychology somehow is a more pedagogical than actually psychological phenomenon, its focus was the teacher’s pedagogical action instead of the relationship established within. Attributed to better training of primary teachers is considered more important to promote psychological health of children, giving teachers´ great responsibility and ignoring the complex network of relationships that characterize these spaces. <![CDATA[A educação, o brincar e a infância contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo apresenta reflexões sobre a infância contemporânea, o brincar, a educação, a cultura, a cidade e a arte, a partir de uma análise transdisciplinar. As contribuições da Psicologia e da Psicanálise são importantes para o aprofundamento de estudos sobre o tema, problematizando questões referentes à crescente medicalização da infância e sua extensão na educação. As configurações do laço e do espaço social encontram-se articuladas a posições que oscilam entre o automatismo e o incremento de trocas coletivas, sendo o brincar considerado fundamental na educação das crianças e em seu processo de subjetivação.<hr/>This article presents reflections on the contemporary childhood, playing, education, culture, the city and the art through a transdisciplinary analysis. The contributions of Psychology and Psychoanalysis are important for deepening the studies on the subject. Problematizing questions that refer to the increasingly use of medicine in childhood and its extension to education. The setting between the bonding and the social space are articulated positions that oscillate between the automatism and increasingly collective exchanges. The act of playing considered fundamental in the education of children and in their process of subjectivation. <![CDATA[Educação física na educação infantil: estratégias para promover a aprendizagem autorregulada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en As mudanças acompanhadas no século XXI exigem, no campo da educação, que os alunos saiam da escola possuidores de múltiplos saberes e autônomos nas suas aprendizagens. Para isso a escola precisa ensinar aos alunos, além dos conteúdos das disciplinas, estratégias de como autorregular as suas aprendizagens ao longo da vida. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa foi analisar se uma intervenção proposta na disciplina de Educação Física oferecida às crianças da Educação Infantil poderia ajudar na promoção da autorregulação da aprendizagem. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso de uma intervenção realizada por uma professora de Educação Física a uma turma de Educação Infantil. Na intervenção, a professora trabalhou os conteúdos específicos da disciplina e promoveu o ensino de estratégias de aprendizagem. Após análise dos dados coletados, pode-se observar que a intervenção contribuiu para a autorregulação das aprendizagens dos alunos envolvidos.<hr/>The changes witnessed in the 21st century require for that students leave school having acquired multiple knowledge structures and being autonomous in their learning. In order to achieve that, the school needs to teach students beyond the content of the subjects, and strategies for self-regulating their learning throughout life. Thus, the purpose of this study was to analyze a proposed intervention in the Physical Education lessons offered to Kindergarten students that could help in promoting self-regulated learning. The research proposal was regarded as a case study of an intervention performed by a Physical Education teacher at a preschool classroom. In the intervention, the teacher worked the specific contents of the subject and promoted the teaching of learning strategies. After analyzing the data collected, it can be observed that the intervention contributed to the self-regulated learning of the students. <![CDATA[Gestão da educação infantil em São Luís, Maranhão: o público e o privado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo, de natureza qualitativa, faz uma comparação entre a gestão de uma escola pública e outra privada de Educação Infantil da cidade de São Luís, no estado do Maranhão. Com o objetivo de analisar as diferenças existentes entre a gestão da Educação Infantil de escolas públicas e privadas na cidade citada, tomou-se como amostra uma escola de cada esfera administrativa, buscando observar as práticas de gestão realizadas nestas; conhecer as diferenças entre suas realidades; e estabelecer uma comparação crítica entre ambas. Para isso, foi realizada uma discussão acerca do desenvolvimento das concepções de gestão escolar, de acordo com autores como Antonio Carlos Libâneo e Benno Sander; um breve apanhado a respeito da relação entre o público e o privado na educação brasileira, com base nas ideias de Luiz Fernandes Dourado, trazendo dados de matrículas das escolas públicas e privadas no Maranhão; e um a análise dos dados obtidos na pesquisa de campo a partir das entrevistas e observações realizadas. Observou-se que ambas as escolas apresentam princípios de gestão pautados nas concepções democrático-participativa e técnico-científica, porém em proporções diferenciadas, o que denota clara diferença entre as práticas desenvolvidas em cada uma.<hr/>This is a qualitative study in nature and it brings, a comparison between the management of a public school and a private kindergarten school in the city of São Luís, state of Maranhão, Brazil. In order to analyze the differences between the management of early childhood education from public and private schools in the city of São Luís, we sampled one school from each administrative level, seeking to observe management practices carried out on both of them. Aiming to know the differences between their realities and establish a critical comparison between the two schools. For that to take place, a discussion was held on the development of conceptions of school administration, according to authors such as Antonio Carlos Libâneo and Benno Sander, a brief overview about the relationship between public and private education in Brazil, based on ideas of Luiz Fernandes Dourado, bringing enrollment data from public and private schools in Maranhão, and the analysis of data obtained in field research from interviews and observations. It was observed that both schools have management principles guided by the participatory-democratic conceptions and technical-scientific, but in different proportions, which shows a clear difference between the practices developed in each one. <![CDATA[Educação de infância em Portugal: perspectiva histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo da análise legislativa elaborada para a Educação de Infância e de alguns estudos já elaborados nesta área, apresenta-se uma abordagem histórica desta etapa educativa, nomeadamente no âmbito da educação de crianças dos 0 aos 3 anos e também da educação pré-escolar, destinada a crianças a partir dos 3 anos até o ingresso no primeiro ciclo do Ensino Básico. Ao longo do artigo são destacados os períodos histórico-políticos mais relevantes que tiveram influência direta no panorama atual da Educação de Infância em Portugal e a importância que a Educação de Infância assumiu ao longo dos marcos legislativos.<hr/>Starting from the legislative analysis prepared for the Education of Children and some studies already run in this area, we present a historical approach of this stage of education, particularly in the context of education for children from 0 to 3 years old and also from the first cycle of Basic Education. Throughout the article is highlighted relevant historical and political periods which had a direct influence on the current scenario of Portuguese Early Childhood Education in Portugal as well as the importance that Childhood Education has been taking over the legislative frameworks. <![CDATA[Sobre a definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal: reflexão centrada nas aprendizagens de caráter linguístico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto, discute-se a recente definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal, avaliando em particular o teor das metas de aprendizagem de caráter linguístico. O principal argumento que se defende é o de que assim se inicia uma ênfase curricular na educação pré-escolar - que se traduz, no domínio específico da linguagem oral e abordagem à escrita, na definição de um conjunto de metas conceptualmente frágeis, restritivas, em diversos casos, local e globalmente incoerentes com outros documentos que regulam este nível educativo.<hr/>The recent definition of learning standards for pre-school education in Portugal is discussed in this essay, which evaluates in particular the contents of the learning standards for language education. The main argument is that this definition introduces a curricular emphasis to pre-school education, representing, for language and literacy education, the definition of a set of goals that are conceptually fragile, restricted and, in several cases, locally and globally incoherent with other documents that regulate this educational level. <![CDATA[Direito, qualidade e gestão da educação no ensino fundamental de nove anos na rede municipal de Diadema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta resultados e análises de pesquisa qualitativa em educação sobre a implementação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Ensino de Diadema. Realizou-se um estudo sobre o desdobramento das Leis Federais nº 11.114/2005 e nº 11.274/2006 na rede, a partir de uma pesquisa de campo em duas escolas, uma de Ensino Fundamental e outra de Educação Infantil que atendia crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os dados da pesquisa de campo foram coletados por meio de observações do cotidiano escolar e de entrevistas com os sujeitos envolvidos no processo educativo, sendo analisados à luz do direito à educação, da qualidade do ensino e da gestão democrática. Os resultados indicaram que não houve ampliação do atendimento na pré-escola, que ainda não há um currículo definido para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos e que, apesar das informações terem sido socializadas, os profissionais da escola e a comunidade escolar não participaram das discussões e das decisões sobre a mudança.<hr/>This article presents the results and the analysis of a qualitative research in education on the implementation of the nine-year Elementary School in the public schools of Diadema county. A study was carried out on the consequences of the federal laws nº 11.114/2005 and nº 11.274/2006 on the educational system in this city, throughout an empirical research carried out in an Elementary School and in an Early Education one, which had also classes for the first grade of elementary students. The data was collected throughout observations of everyday school life and interviews with those who were involved in the process. The data was analyzed in the light of the right to quality education and democratic management. The results indicate that there has not been an increasing offer in Early Education, that it is lacking an established curriculum for the first school year of the nine-year Elementary School yet and that there has been little participation of the professionals and the community in the discussion about this new configuration of the Basic Education. <![CDATA[Implementação de política de avaliação institucional no ensino fundamental: a percepção do gestor municipal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma reflexão acerca da implementação de uma política de Avaliação Institucional para o Ensino Fundamental, da rede municipal de Campinas, Estado de São Paulo. Buscou-se compreender os mecanismos imbricados na implementação de política pública. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no período de 2008 a 2009, na qual foram utilizadas técnicas de observação, análise documental e entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados recorreu-se a análise de conteúdo e triangulação de métodos. Os resultados revelam as percepções e os sentidos atribuídos à implementação da política, pelos gestores da Secretaria Municipal de Educação, estruturados em categorias: motivação para se implementar uma política de Avaliação Institucional; compreensão do significado da política de Avaliação Institucional; e o processo de implementação da política. Conclui-se que a implementação da Avaliação Institucional ancora-se em processos participativos em defesa da qualidade da Educação Básica.<hr/>This article presents a reflection regarding the implementation of a participative institutional assessment policy for the Elementary School at the Municipal Education Network in Campinas, state of São Paulo. Aimed to understand the mechanisms involved in the implementation of a public policy. This is a research with a qualitative approach, developed between 2008 and 2009. Many techniques were used such as: observational techniques, documental analysis and semi-structured interviews. For the data treatment we adopted the Content analysis and the triangulation of methods. The results show the perceptions and senses linked to the implementation of the policy, by the managers of Campinas department of education, through the adoption of some categories: motivation for the implementation of an institutional assessment policy; comprehension of the meaning of the institutional assessment policy; and the process of implementation. It is concluded that the implementation of the Institutional Assessment is anchored in participatory processes in defending the quality of basic education. <![CDATA[Indústria cultural, docência e as implicações da semiformação na compreensão da relação sociedade-natureza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Diante da crise ambiental que se observa na contemporaneidade, a educação tem sido considerada, por muitos, como um espaço propício para o diálogo e possíveis propostas de uma nova forma de se relacionar com a natureza. Entretanto, pode-se observar que vários produtos da indústria cultural, como filmes e desenhos animados, estão sendo utilizados por professores, sobretudo no Ensino Fundamental, sem a necessária reflexão crítica acerca das implicações formativas de tal utilização. Dessa forma, o presente artigo objetiva discutir a ação desempenhada pela indústria cultural no meio escolar, problematizando o efeito da semiformação na disseminação de ideias e valores culturais, que, ao invés de subsidiar a análise crítica sobre a relação sociedade- -natureza, acaba por agravar a crise ambiental mundial. Trata-se também da reflexão acerca do importante papel do docente nesse processo em que se almejam mudanças.<hr/>Given the environmental crisis that is observed in contemporary education has been regarded by many as a space conducive to dialogue and possible proposals for a new way of relating to nature. However, it can be observed that several products of the culture industry, like movies and cartoons are being used by teachers, especially in Elementary School without the necessary critical reflection of formative implications of their use. Thus, this article aims to discuss the action performed by the cultural industry in middle school, questioning the effect of semi-erudition in disseminating ideas and cultural values that instead of subsidizing the critical analysis of the relationship between society and nature ends up aggravating the environmental world crisis. It is also the reflection of the important role of the teacher in this process that aims changes. <![CDATA[Universidade e pesquisa: caminhos conexos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Diante da crise ambiental que se observa na contemporaneidade, a educação tem sido considerada, por muitos, como um espaço propício para o diálogo e possíveis propostas de uma nova forma de se relacionar com a natureza. Entretanto, pode-se observar que vários produtos da indústria cultural, como filmes e desenhos animados, estão sendo utilizados por professores, sobretudo no Ensino Fundamental, sem a necessária reflexão crítica acerca das implicações formativas de tal utilização. Dessa forma, o presente artigo objetiva discutir a ação desempenhada pela indústria cultural no meio escolar, problematizando o efeito da semiformação na disseminação de ideias e valores culturais, que, ao invés de subsidiar a análise crítica sobre a relação sociedade- -natureza, acaba por agravar a crise ambiental mundial. Trata-se também da reflexão acerca do importante papel do docente nesse processo em que se almejam mudanças.<hr/>Given the environmental crisis that is observed in contemporary education has been regarded by many as a space conducive to dialogue and possible proposals for a new way of relating to nature. However, it can be observed that several products of the culture industry, like movies and cartoons are being used by teachers, especially in Elementary School without the necessary critical reflection of formative implications of their use. Thus, this article aims to discuss the action performed by the cultural industry in middle school, questioning the effect of semi-erudition in disseminating ideas and cultural values that instead of subsidizing the critical analysis of the relationship between society and nature ends up aggravating the environmental world crisis. It is also the reflection of the important role of the teacher in this process that aims changes.