Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320130001&lang=pt vol. 18 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Representações sobre a atuação docente na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto busca investigar as representações de professoras da Educação Infantil a respeito de sua função. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um grupo de discussão com seis professoras de Educação Infantil, atuantes numa Escola Municipal da cidade de Caxias do Sul no estado do Rio Grande do Sul, em torno da questão: “O que é ser professora para você?”. As respostas foram problematizadas a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Os resultados apontaram narrativas que associavam a função docente à vocação, ao dom e à maternidade, sendo o cuidado o ponto central de suas ações, com pouca valorização para a formação docente. Neste sentido, este estudo mostrou-se relevante por proporcionar uma reflexão crítica sobre a atuação e formação docente na Educação Infantil, questionando as naturalizações e denunciando contradições.<hr/>The present research was developed in a Municipal School in Caxias do Sul in the state of Rio Grande do Sul with six female Early Childhood Education teachers with the purpose of investigating their beliefs about the teaching practice. To reach the objective, a group was formed to discuss the following question: “what does teaching mean to you?”. The replies were investigated from a historical and cultural perspective. The results showed that teaching is considered a vocation, a gift from God, but little appreciation is given to teacher training. Within this context, this paper is relevant because it provides a critical reflection about performance and teacher training in Early Childhood Education, as well as questioning the nature of teaching and exposing contradictions. <![CDATA[Currículo para a educação e o cuidado da criança de 0 a 5 anos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abordam-se neste texto momentos significativos da política e legislação nacional em relação à visão da criança, do currículo e do trabalho do professor de Educação Infantil, refletindo-se acerca dos avanços e desafios originados da legislação e das políticas nacionais para a Educação Infantil. Assinalam-se possibilidades de formação da identidade de professores e da creche/pré-escola e, por isso, ressignifica-se o cuidar-educar como qualificativo necessário para a construção de um currículo da infância, mas, sobretudo, para programas de formação de professores. Para concluir, propõem-se alguns pressupostos nascidos da trajetória e da política nacional de Educação Infantil. A intenção do artigo é oferecer contributos às reflexões em torno da identidade do professor e da creche/pré-escola brasileira sendo, por conseguinte, refere-se ao currículo capaz de imprimir a especificidade e a função da Educação Infantil brasileira.<hr/>The present study approaches meaningful times in national policies and legislation related to the view of children, curriculum and Early Childhood Education teacher’s work. It also reflects on the advancement and challenges originated from these national policies and legislation. Some possibilities of shaping teachers’ identity as well as the corresponding identity of day-care centers/pre-schools are pointed out. Thus, the term care-educate is redefined as a necessary qualitative element in order to build a curriculum for children, but mainly for teacher qualification programs. Finally, some plans originating from the national Early Childhood Education policies are suggested. This article intends to offer contributory reflections about the identity of Brazilian Early Childhood Education teachers and day-care centers/pre-schools, therefore, reference is made to the curriculum that is able to provide the specificity and function suitable for Brazilian Early Childhood Education. <![CDATA[Formação do professor de educação infantil: políticas e processos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo é analisar as políticas nacionais de formação do professor de Educação Infantil, a partir de 1990, e discutir os desdobramentos dessas políticas na prática. O estudo se articula com as discussões da área e reafirma a necessidade de se investir em uma formação específica para o professor de Educação Infantil. A análise revelou que, nos últimos anos, essa discussão ganhou corpo e se transformou em políticas e práticas efetivas, indicando que parte das reivindicações dos educadores foi contemplada nos documentos e nas políticas educacionais. Entretanto, ao analisar as influências dessas políticas no contexto municipal, verificou-se os descompassos entre a legislação e as políticas nacionais e o que ocorre nas políticas e práticas locais. Esse resultado reforça a necessidade de se investir na formação docente, apontando o longo caminho a ser percorrido no sentido de garantir a formação inicial e continuada dos professores de Educação Infantil.<hr/>The objective of this article is to analyze national policies for teacher training in Early Childhood Education, from 1990, and discuss the consequences of these policies in practice. The study is linked to the discussions of the area and reaffirms the need to invest in specific training for Early Childhood Education teachers. The analysis revealed that there has been growing discussion in recent years leading to transformation into effective policies and practices, indicating that part of the teachers’ claims have been included in documents and educational policies. However, when analyzing the influences of these policies in the municipal context, mismatches were found between the legislation and national policies and what happens in the policies and practices. This result reinforces the need to invest in teacher training, pointing out the long way to go in order to ensure initial and continuing teacher training in Early Childhood Education. <![CDATA[A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re)criação da infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta resultados de um projeto de pesquisa e extensão universitária realizado em 2010 em uma instituição de apoio a crianças e adolescentes, na cidade de Marília, estado de São Paulo. Trata-se de um projeto que focaliza atividades com leituras literárias e contação de histórias como elementos para a formação do leitor mirim e ampliação do seu repertório cultural. As reflexões teóricas apoiam-se nos estudos de Vigotski, Benjamin e Bakhtin. Para a organização das atividades práticas, apoiou-se em autores como Bajard, Freinet e Coelho; a escolha das obras literárias e dos contos seguem critérios descritos no texto. Neste caso, as atividades pautaram-se na intervenção com a finalidade de motivar as crianças e os adolescentes à leitura. Assim, foi possível observar mudanças significativas nos participantes, quais sejam: melhor vocabulário e envolvimento nas ações propostas. Os dados coletados encontram-se no texto na forma de transcrição das falas e nos relatos do livro da vida.<hr/>This paper presents the results of a University research and extension project conducted at an institution that provides support to children and adolescents in the city of Marília, state of São Paulo, in 2010. This project focuses on reading and storytelling activities to stimulate children to become readers and increase their cultural repertoire. The theoretical reflection is based on the studies of Vygotsky, Bakhtin and Benjamin. The practical activities were organized based on authors such as Bajard, Freinet and Coelho; and the choice of the literary works and stories follow the criteria described in the text. The activities were used with the purpose of motivating children and teenagers to read. We observed significant changes in participants, namely: better vocabulary and engagement in activities proposed. The data collected is presented in the text in the form of speech transcripts and in the reports of the book of life. <![CDATA[A educação infantil e a criança com deficiência: desafios e possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Infância e a Educação Infantil são temas importantes, que despertam discussões e enfoques diferenciados no tocante às crianças que apresentam deficiências. Os enfoques englobam desde questões biologicistas, psicológicas, assistencialistas, até enfoques ligados à escolarização das crianças de 0 a 6 anos. Esse estudo reflete sobre a permanência e escolarização de uma aluna com deficiência física matriculada em uma escola regular de ensino de Educação Infantil. O método utilizado foi a aprendizagem colaborativa em rede com base em situações do cotidiano escolar. Os resultados apontam para a importância da Educação Infantil na vida dessa criança, existindo possibilidades para promover tanto o acesso quanto a sua permanência no espaço da Educação Infantil regular. Para que esta aluna seja acolhida, necessita-se que os objetivos sejam bem delimitados, requerendo disponibilidade e articulação entre todos os profissionais envolvidos no processo.<hr/>Infancy and Early Childhood Education are important issues arousing discussions and different approaches to children who have disabilities. The approaches range from biologicist issues, psychological assistance to approaches relating to the education of 0-6 year-old children. This study reflects on the permanence and schooling of a student with disabilities enrolled in a regular kindergarten school. The method used was a collaborative learning network based on everyday situations at school, and the results point to the importance of Early Childhood Education in the life of this child, showing there are opportunities to promote both access to the permanence of this schoolchild in the space of regular kindergarten. In order for this schoolchild to be accepted, objectives need to be well defined and concrete, which requires the availability of and coordination between all the professionals involved. <![CDATA[Indicadores da qualidade na educação infantil: potenciais e limites]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta e discute os dados de uma experiência de autoavaliação em quatro instituições de Educação Infantil conveniadas do município de São Paulo, realizada com a aplicação da metodologia proposta no documento “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil”, publicado pelo Ministério da Educação em 2009. As categorias utilizadas para a análise foram baseadas, principalmente, em dois autores: Formosinho, que definiu uma tipologia do poder das instituições educacionais que influenciam diretamente no envolvimento/ participação de cada indivíduo/grupo, e na tipologia da participação de Lima. O estudo conclui que, em um processo autoavaliativo como proposto pelo documento utilizado, o poder não é distribuído e sim disputado, sendo que os consensos ora são negociados, ora são frutos do prevalecimento da ideologia de um grupo sobre os demais. Nesse sentido, a avaliação realizada permitiu a expressão de denúncias, sonhos, anseios e desejos, mas também evidenciou processos de autoritarismo, exclusão e silenciamento.<hr/>The article presents and analyzes the data of a self-assessment experience in four day care centers in São Paulo, by application of the methodology proposed in the document “Quality Indicators in Early Childhood Education”, published by the Ministry of Education, in 2009. The categories used for the analysis are mainly based on two authors: Formosinho, who defined a typology of power in schools that directly influences the participation of each person/group, and Lima, who created a typology of participation. The study concluded that in a process of self-assessment, as proposed by this document, the power is not distributed, but disputed. Sometimes the consensus is negotiated and sometimes it is the result of the prevalence of the ideology of one group over the others. Accordingly, the process of evaluation allowed the expression of complaints, dreams, longings and desires of various actors, but also revealed cases of authoritarianism, exclusion and silencing. <![CDATA[Os professores e a implementação do ensino fundamental de nove anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao longo de 2010 foi desenvolvida uma pesquisa intitulada “Os professores e a implementação do Ensino Fundamental de nove anos”. Uma das intenções da pesquisa era perceber qual o espaço que foi/é dado ao professor nas discussões que envolveram/ envolvem a implementação do novo modelo de Educação Básica. Para tal, foram aplicados questionários a professores das redes pública e privada de uma cidade do norte de Santa Catarina. Para este trabalho, foram selecionadas duas questões, nas quais era solicitado que o professor manifestasse se havia recebido alguma orientação e se havia alguma dúvida. Os resultados indicam que a maioria dos professores recebeu algum tipo de orientação, principalmente em seu próprio espaço escolar, a partir da ação dos gestores, nas reuniões pedagógicas ou em conversas esparsas nos corredores, entre parceiros, contudo, permanecem muitas dúvidas, especialmente sobre conteúdos e metodologias.<hr/>During 2010 research entitled “The teachers and the implementation of nine-years Elementary School” was developed. One of the intentions of the research was to perceive how much space was/is given to the teacher in discussions that involved/involve the implementation of the new Basic Education pattern. For this purpose, questionnaires were given to teachers from public and private schools in a town in the north of Santa Catarina, and two issues were selected, about which teachers were asked to answer whether they had received any guidance and whether they had any doubts. The results indicate that most of the teachers received some type of guidance, especially in their own school environment from the actions of managers, educational meetings or sparse/brief conversations in the hallways, between partners. However, many questions remain, especially on content and methodologies. <![CDATA[Ensino fundamental de nove anos: a emergência de um novo aluno?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa o Ensino Fundamental de nove anos como uma política pública para a educação, reconhecendo a escolarização obrigatória da criança de seis anos no Ensino Fundamental como uma forma de governamento. As escolhas metodológicas para a realização do trabalho inserem-se na linha de pesquisa dos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista. Apresenta-se uma discussão sobre a infância e a sua escolarização, problematizando-se os discursos postos em circulação nas publicações do Ministério da Educação e examinando-se como os saberes visibilizados pelos documentos legitimam propostas educacionais. Discute-se que a emergência dos alunos de seis anos no Ensino Fundamental ocorre por meio do governamento dessa população infantil, que se torna escolar num sistema obrigatório de ensino e, com isso, alunos oficiais.<hr/>This study analyzes nine-year Elementary School as a public educational policy, recognizing mandatory schooling for six- year old children in Elementary School as a means of government. Methodological choices for conducting the study are based on the field of Cultural Studies, from its post-structuralist aspect. A discussion about childhood and schooling is presented, together with both problematization of the discourses circulated in Ministry of Education publications and examination of how knowledge presented by these documents have legitimated educational proposals. The emergence of six-year old schoolchildren in Elementary School occurring through the government of this child population is discussed, in which schooling becomes a mandatory system of teaching and school children become officials. <![CDATA[Uma análise das manifestações do Conselho Nacional de Educação sobre a escola de nove anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com a promulgação da Lei Federal nº 11.274/2006, o Ensino Fundamental brasileiro passa a ter nove anos de duração, com a inclusão das crianças de seis anos de idade. Esta medida tem implicações administrativas, pedagógicas e financeiras para a manutenção e desenvolvimento do ensino, gerando consultas dirigidas ao Conselho Nacional de Educação. O presente artigo tem como objetivo a análise das manifestações deste Colegiado referentes à ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos, no período de 1998 a 2009. Os procedimentos metodológicos empregados para a realização desta pesquisa foram a análise bibliográfica e a análise documental. As manifestações analisadas, em número de 16, foram agrupadas em 3 categorias de análise: as iniciativas para a manifestação do colegiado, os conselheiros relatores e os assuntos tratados. Apesquisa detectou, ainda, “silêncios” nestas manifestações, referentes aos seguintes assuntos: demanda escolar, adequação dos espaços físico e material e proposta curricular para a nova realidade.<hr/>With the promulgation of the Federal Law nº11.274/2006, Brazilian Elementary School now has a duration of nine years instead of eight, with the inclusion of six-year-old children. This measure has administrative, educational and financial implications and development of education, generating queries sent to the National Council of Education. The aim of this article was to analyze the manifestations of this Board regarding to the expansion of Elementary School from eight to nine years in the period of 1998 to 2009. The methodological procedures used in this research were a bibliographic and documentary analysis. The total of sixteen manifestations analyzed were grouped into three categories of analysis: the initiatives for the manifestation of the board, the counselor reporters, and treated issues. The survey detected “silence” in these manifestations on the following issues: demand for schooling, adequacy of physical space and material, and the curriculum proposed for the new reality. <![CDATA[Avaliação externa e as repercussões em uma escola de baixo rendimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresenta-se os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as repercussões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo em uma escola pública com baixo desempenho, bem como analisar as ações delineadas pelos diferentes agentes envolvidos no sistema educacional para melhorar esses índices. A pesquisa foi estruturada considerando os seguintes instrumentos para coleta de informações: boletins e relatórios oficiais da avaliação; diário de campo e entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores pedagógicos e dirigentes regionais pedagógicos. Por meio da técnica de triangulação de dados, sob uma análise de natureza descritiva e interpretativa, percebeu-se que o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo não tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que há divergências nas concepções dos agentes educacionais em relação a esse exame - efeito do trabalho de postura não colaborativa.<hr/>This article shows the results of research that investigated the repercussions of the State of São Paulo Schoolchildren’s Performance Evaluation System in a public school with low performance, and analyzed the actions implemented by different agents involved in the educational system to improve these ratings. The research structure considered the following information collection instruments: report cards and State of São Paulo Schoolchildren’s Performance Evaluation System report; field journal and semi-structured interview with teachers, educational facilitators and regional educational leaders. The data triangulation technique was used, with a descriptive and interpretive analysis, which showed that State of São Paulo Schoolchildren’s Performance Evaluation System has not contributed substantially to improving the quality of education, since there are disagreements among the educational agents’ views about this test - effect of non- -cooperative posture of work. <![CDATA[A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta um panorama sobre os modelos de formação de professores do ensino secundário em Portugal durante o século XX, articulando três componentes: a formação científica no domínio da especialidade que o professor lecionará, a preparação científica do âmbito psicopedagógico e a prática de ensino. Aborda-se, em particular, a estrutura orgânica, nomeadamente, sobre objetivos, componentes de formação, duração e o funcionamento, tendo como especial preocupação apresentar os principais momentos da formação inicial de professores para o ensino secundário em Portugal. Analisam-se o Curso de Habilitação para o Magistério Secundário, as Escolas Normais Superiores, o Curso de Ciências Pedagógicas e o Estágio, para, já a partir da década de 1970 do século passado, enfocar o modelo sequencial e o integrado, fazendo referência à formação dos professores que se encontravam em exercício de suas funções.<hr/>This article shows a perspective about secondary school teacher training in Portugal during the 20th century, articulating three components: scientific training in the domain of specialty the teacher will teach, and scientific preparation of the psycho pedagogical scope and teaching practice. A special approach is made to the organic structure, particularly about objectives, components of formation, duration and operation, with the special concern of presenting the main moments of initial teacher training for secondary education in Portugal. The Qualification Course for Secondary Magisterium, Higher Normal Schools, Course of Pedagogical Sciences and Internship are analyzed, as from the 1970s of the last century, focusing on the sequential and integrated models, with reference to the training of teachers who were exercising their functions.