Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320130002&lang=es vol. 18 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Relações na escola da infância: perspectivas teóricas e didático- pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse artigo retrata percursos e estudos, advindos de pesquisa já concluída, sobre relações constituintes do processo de apropriação-objetivação do mundo da cultura humana pela criança na Escola da Infância, sob o olhar do Enfoque Histórico- Cultural. O estudo configurou-se em consonância com um olhar teórico que entende as relações como propulsoras do processo de humanização e a criança como capaz de aprender desde muito pequena. Inicialmente, há aprofundamento de questões teóricas referentes às regularidades de formação humana entre os três e os seis anos de idade, com base nas proposições do Enfoque Histórico-Cultural. Posteriormente, apresenta- se resultados do percurso metodológico que integrou sessões de observação da prática educativa em escolas de Educação Infantil, envolvendo as relações entre as crianças, os objetos e os adultos; assim como sessões de desenhos e entrevistas semiestruturadas com as crianças. Esses resultados partem de análises advindas das implicações pedagógicas das proposições do Enfoque Histórico-Cultural acerca dos processos de humanização, de mediação e de atividade.<hr/>This article portrays pathways and studies, arising from research already completed on relationships that constitute the process of appropriation-objectification of the world of human culture by the child at the School for Children, under the gaze of Historical-Cultural Approach. The studies had been configured in accord with a theoretical look that understands the relations as propeller of the humanization process and the child as capable to learn since very small. Initially, there is deepening of theoretical issues concerning the regularities of human development between three and six years old, based on the propositions of the Historical-Cultural Approach. Subsequently, it presents results of the routes methodological that integrated observation sessions of educational practice in schools in early childhood education, involving the relationship between children, adults and objects, as well as sessions of designs and semi-structured interviews with the children. These results show the resulting analysis of the pedagogical implications of the propositions of the Historical- Cultural Approach about the humanization process, mediation and activity. <![CDATA[Qual criança? Qual infância? Qual qualidade na educação infantil?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A política educacional brasileira apregoa a necessidade de o atendimento institucional à criança pequena estar pautado no binômio cuidar-educar. Contudo, constata-se uma discrepância no plano de implementação. Pretende-se, com o presente ensaio, argumentar sobre os desafios que são apresentados no que condiz a uma educação que propicie um desenvolvimento integral a todas as crianças pequenas. Abordar-se-ão as questões centradas no acesso à educação, bem como a organização do trabalho pedagógico no interior das instituições de atendimento coletivo, remetendo à questão da qualidade do serviço ora ofertado. Para tanto, utilizar-se-á como caminho metodológico pesquisa em livros e artigos científicos acerca de tópicos da Educação Infantil. Reitera-se a necessidade de rever as concepções de criança e infância, além de que para trabalhar com crianças é imprescindível, antes, aprender sobre elas. Acredita-se que a organização do trabalho pedagógico deve respeitar o desenvolvimento psíquico da criança, bem como explorar suas potencialidades de criança - o que melhor realiza em cada idade -, por meio de práticas pensadas com elas.<hr/>The Brazilian education policy urges that institutional education for children must be based on the dichotomy care and education. However, there is rather a discrepancy in the implementation plan. The aim of this essay is to discuss the challenges to promote an education that provides a comprehensive development for all young children. We will address questions focused on access to education and the organization of pedagogical work at institutions that offer collective learning, addressing the issue of quality of service offered at present. For this purpose, books and scientific articles related to early childhood education were used to conduct the study. We emphasize the need to revise the concept of child and childhood, as it is imperative to learn about children before being able to work with them. It is believed that the organization of pedagogical work must respect the mental development of the child and explore the child’s potential for learning - adequate age for certain activities - through practices developed with them. <![CDATA[Justiça social e política educacional: extensão das vagas escolares na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desta pesquisa foi investigar se as decisões que estão garantindo vagas para crianças fora da faixa etária prevista na Constituição Federal têm efetivado o direito à educação na Região Metropolitana de Campinas. Para responder ao problema fez-se um diagnóstico utilizando metodologia quantitativa e identificação das ações dos Poderes Públicos por meio da análise institucional. Identificou-se que as demandas do Parquet por vagas para crianças fora da faixa etária prevista são significativas e quase sempre atendidas pelo Judiciário, que justifica a efetivação do direito com base em uma interpretação extensiva inexistente na Carta Magna. Tal posicionamento prejudica o sucesso da implementação da política por não respeitar as delimitações dos textos legais, reduzindo a efetivação dos direitos das crianças a uma simples vaga em instituição escolar, sem considerar uma discussão de Direitos Humanos.<hr/>The aim of this research was to investigate whether the decisions for enrolling children who are not within the age required by Federal Constitution are granting the right to education in the Metropolitan Region of Campinas. In order to obtain a solution to the issue, a diagnosis was made using a quantitative methodology and identification of the attitude of public authorities by means of institutional analysis. It was found that the demands of the Office of the State Public Prosecutor for enrolling children under the age required is significant and it is always met by the judicial branch, which justifies the right based upon a broad interpretation that is not part of the Carta Magna. This attitude undermines the successful implementation of the policy by not respecting the boundaries stated in the legal texts, reducing the implementation of the rights of children of being admitted to school without discussing Human Rights. <![CDATA[Trabalho docente coletivo e coordenação pedagógica: entre a heterogeneidade do cotidiano e um projeto de formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute as expectativas e aprendizagens de um coordenador pedagógico e as possibilidades de formação dos professores nas horas de trabalho pedagógico coletivo no contexto de um projeto de pesquisa que integra pesquisadores universitários e professores da escola básica interessados em compreender como os espaços coletivos da escola vão se constituindo e sendo apropriados pelos profissionais como experiências de formação. Os pesquisadores acompanharam os encontros de trabalho coletivo ao longo de um semestre assumindo-os como oportunidade de diálogo e produção de sentidos sobre o próprio trabalho coletivo e a formação docente, podendo reconhecer que a heterogeneidade do cotidiano, quando impede a hierarquização de prioridades frente às demandas da prática e às urgências da rotina, compromete um projeto de formação de professores orientado pela colaboração e pelo compromisso com a aprendizagem dos estudantes.<hr/>The article discusses the expectations and the learning process of a pedagogical coordinator and the possibilities of teachers training at the working hours of collective pedagogical work in the context of a research project that integrates college researchers and basic schools teachers that are interested in understanding how the collective spaces of the school are being constituted and and being used by the professionals as a training experience. The researchers followed the collective workshops over a school semester by facing them as an opportunity of dialogue and production of meanings about the collective work itself and teachers trainning. It’s recognizable that the everyday heterogeneity, when prevents the hierarchy of priorities under the demands of practice and the urgency of the routine undertakes a project of teachers training oriented by the partnership and the commitment with the students learning process. <![CDATA[O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola: algumas perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda o tema do coordenador pedagógico e a sua relação com a formação contínua do docente na escola. Tendo como indicador metodológico a pesquisa qualitativa, a investigação procurou captar a percepção dos coordenadores sobre o trabalho de formação docente desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. O texto registra um discurso que atribui uma fundamental importância ao coordenador pedagógico na formação desenvolvida na escola e apresenta aspectos intervenientes nesse processo. A formação é assumida como uma prática introdeterminada, influenciada pela cultura escolar e pelas proposições das políticas públicas de formação contínua. Como considerações finais, o artigo ressalta a importância dos coordenadores pedagógicos envolverem os professores no processo formativo, assentados na concepção de protagonismo desses profissionais, frente à inexorável mediação das políticas públicas de formação docente.<hr/>The article discusses the pedagogical coordinator and its relation to be continuing formation of teacher in the school. Having as methodological indicator the qualitative research, the research sought to capture the perceptions of coordinators on teacher formation work developed in Municipal Schools of São Paulo. The text records a speech that attaches fundamental importance to pedagogical coordinator in formation at the school and has developed aspects involved in this process. Formation is seen as an inside out practice, influenced by school culture and by public policy proposals for teacher formation. As conclusion, the article highlights the importance of pedagogical coordinators engage teachers in the formation process, based on concept of protagonism of the professionals, face the inexorable mediation of public policy for teacher education. <![CDATA[Autoria no mundo digital: o currículo na voz dos sujeitos da aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta uma reflexão sobre o uso da rádio na Internet e toma como ponto de partida e chegada a voz dos sujeitos professor e aluno, mediatizada por tecnologias, enquanto favorecedora da participação na construção do currículo e da aprendizagem. Analisa o caso da Rádio Jacaré FM, construída e operada em uma escola de Educação Infantil. Objetiva partilhar um retrato da pesquisa de mestrado desenvolvida, buscando oferecer subsídios teóricos e discutir, a partir dos dados coletados, o argumento central da pesquisa, fundamentado na epistemologia de Paulo Freire, sobre o papel das tecnologias digitais da informação e comunicação como instrumento para que os sujeitos possam expressar sua voz nos espaços da sala de aula, na escola, no mundo - sobretudo no mundo digital, e empoderar- se. Para tanto, a pesquisa lança mão da abordagem qualitativa, com aportes no estudo de caso, e utiliza como técnicas para coleta de dados a entrevista semiestruturada e o grupo focal. A pesquisa permitiu concluir que a expressão da voz mediatizada por tecnologias digitais de informação e comunicação favorece a assunção do professor e aluno enquanto sujeitos e autores do currículo e confere poder à medida que oportuniza a eles criarem e recriarem sua própria história no mundo e com o mundo, favorecendo a aprendizagem.<hr/>This article presents a reflection on the use of Internet radio and takes as its point of departure and arrival, the voice of the subjects teacher and student, mediatized by technology, while favoring participation in the construction of the curriculum and learning. It analyzes the case of “Rádio Jacaré FM”, built and operated in a kindergarten school, with the aim of sharing share a picture of Master thesis developed seeking to offer theoretical support, and discuss the central argument of the research from the data collected, based on the epistemology of Paulo Freire, on the role of digital information and communication as a tool to enable individuals to express their voice in the spaces of the classroom, school, in the world- especially in the digital world, and empower themselves. To this end, the research makes use of qualitative approach, with contributions from the case study, and use of semi-structured interviews and focus groups as data collection techniques. The research showed that the expression of voice mediatized by digital technologies of information and communication favors the assumption of teacher and student as subjects and authors of the curriculum, and empowers them as it provides them with the opportunity to create and recreate their own history in and with the world, enabling them to learn. <![CDATA[Políticas públicas e a condução da educação profissional no Brasil a partir do final dos anos 1990]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Educação Profissional no Brasil, na prática de sua implementação, conduz a distanciamentos que são analisados neste texto. Este trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema da Educação Profissional e sua condução no Brasil após a vigência da Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Analisa as especificidades dos modelos de Educação Profissional implementados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, autarquia do governo do Estado de São Paulo. O objetivo do trabalho é o de orientar a prática da implementação das Políticas Públicas para a Educação Profissional. Os resultados apontam uma maior deserção dos alunos ao modelo que promove a exacerbação da dualidade da escola. Conclui-se apontando que a interação entre a Educação Técnica de Nível Médio e a Educação Superior Tecnológica pode conduzir a uma melhor formação dos egressos da Educação Profissional e sua maior valorização econômica e social.<hr/>The present study analyzes the difficulty of implementing professional education programs in Brazil. A bibliographical and documentary research related to Professional Education was conducted after the implementation of Lei de Diretrizes e Bases as of 1996. We analyzed the specificities of the Professional Educational model implemented by the Federal Network of Professional Education, Science and Technology, and the State Center for Technological Education Paula Souza, an agency of the São Paulo State government. The aim of the study was to provide guidance for implementing public policies for professional education. The results show the number of student dropouts was higher in the model that promotes the exacerbation of duality school. It may be concluded that the interaction between the Technical High School Education and Higher Technical Education may lead to the better training of graduates and higher economic and social status. <![CDATA[Entre o espaço de ensino e a formação docente: práticas de leitura e escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o propósito de compreender e analisar as práticas de leitura e escrita eleitas como prioridade no auxílio à alfabetização, este trabalho apresentará algumas atividades cotidianas que acompanham ações pedagógicas, as quais propiciam a identificação e denominação de um dado espaço físico como ambiente alfabetizador. Diante disso, esta pesquisa se constrói a partir da observação e análise de imagens selecionadas de diferentes materiais gráficos, escritos ou confeccionados, presentes nas salas de aula de séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais, estaduais e particulares. Partindo do pressuposto de que a docência como profissão demanda uma aprendizagem de conhecimentos específicos, contíguos a sua articulação e aplicabilidade, é possível questionar como se procede à formação de saberes dos professores, nas séries iniciais, em relação à constituição de um espaço de ensino.<hr/>This study is based on observations and analyses of different visual materials, written or developed, used in the first grades of elementary school in both state and private municipal schools. Assuming that teaching is a profession that requires the learning and applying of specific knowledge, it is possible to discuss how the development of teacher knowledge occurs. Therefore, to understand and analyze the chosen reading and writing activities used to help literacy, the research investigated some of the everyday activities carried out by educational activities to identify and establish the physical setting of the “literacy environment”.