Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320130003&lang=pt vol. 18 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Aprender a profissão em diferentes espaços de vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo conceitualizam-se os contextos de vida pessoal e profissional dos professores enquanto espaços de vida influenciadores da aprendizagem da profissão, entendendo-se que a formação como pessoa é significativamente transferida para a ação profissional, constituindo, enquanto tal, modelos para a ação docente. A abordagem à temática é feita a partir de narrativas biográficas as quais se cruzam com referenciais teóricos sobre a formação dos professores.<hr/>In the present article we conceptualize common personal and professional life contexts as living spaces that influence the learning of a profession, understanding that the training of a person is significantly transferred to professional action and thus it becomes models for teaching action. Our approach is based on biographical narratives that meet theoretical references concerning teacher training. <![CDATA[O professor-pesquisador diante da produção escrita dos alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base no construtivismo radical de von Glasersfeld, foi possível estabelecer a fundamentação teórica para justificar a escrita de alunos como material informativo para seus professores. Definimos os professores construtivistas como professores-pesquisadores que criam modelos a partir da matemática dos alunos, planejando para eles atividades baseadas nesses modelos. Esse professor-pesquisador se propõe a fazer uma leitura hermenêutica da escrita dos estudantes, o que requer uma disposição para dar razão a eles. Tal leitura leva o professor a perceber como os alunos estão construindo conhecimento e também a aprofundar a sua própria compreensão da matemática. Foi utilizada a produção escrita de alunos para descrever o processo de leitura do professor-pesquisador que trabalha com uma postura construtivista.<hr/>The radical constructivism of von Glasersfeld (1990, 1991) is used as the theoretical framework that justifies the use of student writing to inform teachers. The constructivist teacher is a teacher-researcher who creates models using the mathematics of their students to plan instructional activities based on these models. The teacher-researcher reads hermeneutically the writing of students, which requires a certain disposition in order to give reason to those students. The hermeneutic reading helps the teacher understand how students are constructing knowledge, as well as potentially providing the teacher with new approaches to mathematical problems. In this paper, we use student writing to describe the reading process used by a teacher-researcher who works within a constructivist paradigm. <![CDATA[Narrativas na investigação em história da educação matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em articulação com a história oral, este artigo propõe um olhar mais cuidadoso para as potencialidades da narrativa não somente para a investigação científica, mas para a comunidade que se estabelece como interlocutora nessa investigação. Desse modo, dedica-se a caracterizar uma das perspectivas sobre narrativa em sua relação com a prática historiográfica, que tem orientado trabalhos sobre história da formação de professores que ensinam matemática no País. Este texto discute práticas e perspectivas presentes nos trabalhos do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa e do Grupo de História Oral e Educação Matemática, na construção de narrativas a partir de situações de entrevista. Pressupostos da historiografia, experiência, comunicação e metodologia de pesquisa são mobilizados na caracterização da narrativa proposta. Assim, este texto evidencia a necessidade de um trabalho que, para além de procedimentos de pesquisa, considere o momento de construção do outro frente ao pesquisador e sua própria participação na narrativa construída.<hr/>In connection with oral history, the aim of the paper is to propose a careful analysis of the potentialities of narratives, not only for scientific research, but for the community that is established as an interlocutor in this investigation. Thus, we characterize one of the perspectives of narratives related to the practice of historiography, which has guided studies of the history of education development of mathematics teachers in Brazil. We discuss practices and perspectives of the construction of narratives through interviews present in two research groups: i) History of Research in Mathematics Education (HMER) and ii) Oral History and Mathematics Education Group (GOHME). Presuppositions of historiography, experience, communication and research methodology are used to characterize the narrative proposed. Thus, the paper highlights the need for a study, in addition to research procedures, that considers the time of narrative construction of the individual along with the researcher and the individual’s participation in the construction of the narrative. <![CDATA[Integrando história oral narrativas a abordagens pedagógicas problematizadoras na formação inicial de professores de matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta e discute estratégias elaboradas e aplicadas no âmbito da formação inicial de professores de matemática, as quais buscaram integrar recursos da História Oral e narrativas a abordagens pedagógicas problematizadoras. Defende que o trabalho com a História Oral, ao implicar uma problematização de um passado recente e uma criação de discursos sobre assuntos do presente, tem potencial para influenciar compreensões e práticas envolvendo educação matemática. Apresenta a disciplina Fundamentos da Matemática Elementar do curso de licenciatura da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, como o contexto em que tais estratégias foram elaboradas e aplicadas, bem como apresenta e discute as etapas e resultados dessa aplicação. Considera que o trabalho como o desenvolvido em tal disciplina colabora com um tipo de ação para a formação de professores que vê este profissional como um representante de diversas comunidades de memória no processo de constituição da educação, da matemática e da educação matemática escolar.<hr/>The aim of the paper is to present and discuss the strategies developed and used during pre-service training of mathematics teachers; these strategies are part of Oral History and narratives regarding the problematization of pedagogical approaches. We argue that Oral History, as it implies the problematization of the recent past and the creation of discourses about recent subjects, has the potential to influence the understandings and practices involving mathematics education. The paper introduces the course Foundations of Elementary Mathematics, part of the syllabus of the teacher education program at Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, as the context in which those strategies were developed and used, as well as discussing the stages and results of their application. It is assumed that the work developed during the course contributes to one type of action for the training of teachers that considers the professional as a representative of diverse communities of memory in the development of education, mathematics and mathematics education. <![CDATA[Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a matemática escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa analisada neste texto foi produzida num contexto institucional de um curso de Pedagogia na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, no qual as graduandas, futuras professoras que ensinam matemática, produziram diferentes escritas de si, dentre as quais elegeu-se para análise a autobiografia produzida no início do curso. O olhar centrou-se nas vivências e nas representações dessas graduandas em relação à matemática escolar. Embora a maioria tenha frequentado a escola básica após as reformas curriculares da década de 1980, as futuras docentes ainda trazem lembranças de práticas tecnicistas de ensino de matemática, muitas com marcas negativas referentes à matemática, principalmente decorrentes das relações com os professores.<hr/>The research was conducted in the institutional settings of the Undergraduate Pedagogy Program during a course entitled ‘Foundations and Methodology for Mathematics Teaching’, in which the students, future Mathematics teachers, wrote different autobiographies of which we chose those written at the beginning of the course. Our focus of analysis was on the experiences and representations they had had regarding school mathematics. Although most of them had attended basic school after the curricular reform of 1980, they still remembered having experienced the technicist practice during their mathematics lessons; lots of them have negative recollections related to mathematics, particularly due to the relationship they had with their teachers. <![CDATA[O processo de adesão de professoras dos anos iniciais ao uso de narrativas na formação docente em matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa três pesquisas que tinham em comum a formação de professores de Matemática a partir do uso de narrativas. A primeira aconteceu durante a formação inicial das professoras no curso de Pedagogia; a segunda, durante os primeiros anos de docência após a conclusão da graduação; a terceira diz respeito a uma formação em serviço com professoras de vários anos de profissão. Nas duas primeiras pesquisas, a escrita de narrativas ocorreu ao longo de todo o processo de formação inicial e em serviço, sendo indicadas pelas professoras participantes as vantagens na utilização das narrativas. Na terceira investigação, não ocorreu a adesão das professoras ao processo de reflexão de práticas a partir das narrativas, gerando um questionamento sobre como construir esta adesão e constituir um grupo, de fato, colaborativo num trabalho de formação em serviço. As propostas serão analisadas, buscando identificar fatores que contribuíram para a adesão das professoras e fatores que implicaram a não adesão.<hr/>The aim of the article is to analyze three studies that discussed the training of Mathematics teachers using narratives. The first study was conducted during a Pedagogy course; the second, during their first teaching years after graduation; and the third is about in-service training. In the first two studies, narrative writing occurred during the entire process of teacher training and in-service training, and the participants indicated the advantages of using it. The teachers in the third study did not participate in the reflective practices through narratives, leading to the question of how to assemble a group of collaborative participants during in-service training. We will review the proposals, seeking to identify factors that contributed to the participation of the teachers and the factors that led to non-participation. <![CDATA[O papel das narrativas na aprendizagem da docência: um enfoque no aspecto das interações humanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, o objetivo principal foi analisar algumas das contribuições de um trabalho de formação compartilhada entre uma professora de Matemática da educação básica e futuros professores, estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, ao desempenharem suas atividades de estágio supervisionado. Optou-se por investigar essa experiência de trabalho compartilhado a partir de narrativas, por acreditar ser pelo próprio sujeito que se pode perceber a sua aprendizagem. Procurou-se analisar e discutir aspectos que mostram a docência como uma atividade essencialmente permeada por interações humanas. Nesse sentido, foi dado enfoque a um dos elementos da aprendizagem dos estagiários com a professora-supervisora: o planejamento na gestão curricular em Matemática.<hr/>The present study aimed to evaluate some contributions of training shared between a Mathematics teacher of an elementary school and future teachers, Mathematics college students, as they were performing supervised activities. We opted for investigating the shared work experience through narratives as we believe that it is the contact with the subject itself that allows one to perceive learning. We analyzed and discussed aspects that represent teaching as an activity essentially permeated by human interactions. In this sense, we focused on one of the elements of the trainees’ learning experience with the supervisor teacher: the planning of curriculum management in Mathematics. <![CDATA[Narrativas em grupo de professores e licenciandos: resignificando a aprendizagem da matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nosso objetivo nesse artigo é compreender aspectos envolvidos no processo reflexivo individual e coletivo mobilizados pela escrita de narrativas e sua discussão em grupo procurando entender como essas práticas de escrita e discussão em um grupo colaborativo podem ser potencializadoras do desenvolvimento profissional docente ao dar visibilidade às experiências com a matemática na trajetória como estudante e na docência. O projeto envolveu participação voluntária de professores/pesquisadores universitários, futuros professores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste trabalho, utilizamos como fonte de dados diferentes narrativas orais e escritas de uma participante, produzidas ao longo de um ano. A análise nos possibilitou ouvir sua voz e a entender a cultura da aula de matemática vivida por ela a partir do seu ponto de vista. Observamos que aspectos do desenvolvimento profissional foram sendo explicitados, quando ela começa a projetar como poderia implementar práticas pedagógicas distintas dos professores que a marcaram negativamente.<hr/>Our goal is to understand aspects related to the individual and collective reflective process from the writing of narratives and its group discussion in order to understand how these practices of writing and discussion in a collaborative group may potentiate the professional development of teachers by giving visibility to their experiences with mathematics during their trajectory as both students and teachers. The project involved the voluntary participation of professors/ researchers, undergraduate students and teachers of the first years of elementary school. In this paper, we used diferente oral and written arratives of a participant written throughout a year as data source. The analysis allowed us to hear her voice and understand from her point of view the culture she experienced in the mathematics classroom. We observed that aspects of professional development were made explicit when she began thinking of ways to implement pedagogical practices that were different from the ones used by her teachers, who had negatively affected her education process. <![CDATA[O ensino da língua materna nos currículos dos cursos de Pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados preliminares de um estudo sobre o lugar da língua materna nos cursos de Pedagogia no Brasil. Optou-se pela abordagem qualitativa a fim de buscar resolver o seguinte problema: De que forma vem se realizando a formação linguística do pedagogo de sorte a prepará-lo para levar seus alunos a desenvolver compreensão leitora e produção textual adequadas às diferentes situações discursivas? A partir dos anos 1990, a maioria das Faculdades de Educação buscou atender a demandas sociais específicas, contudo a área da linguagem ocupou uma posição de menor destaque. Os resultados indicam a naturalização dos conhecimentos exigidos aos acadêmicos e a desconsideração de práticas de linguagem como sendo necessárias ao ensino. Ciente das lacunas na sua formação inicial, defende-se uma revisão curricular desses cursos de Pedagogia para que os alunos sejam diplomados com inserção nas práticas de letramento, o que inclui reflexão teórica no campo da linguística e experiência de leitura e escrita.<hr/>This paper presents some preliminary results of a research about teaching of the mother tongue in Pedagogy courses in Brazil. It is a qualitative approach that tries to answer the following questions: how is the linguistic training of pedagogues at present? Are our pedagogues really being prepared to teach literacy in elementary education? Will they be able to help their pupils develop reading comprehension and writing that are adequate to different textual practices? Since 1990, most Education Colleges have endeavored to address the specific social demands, but language has been given less importance in professional educational training. The results show that knowledge required by academics in the teaching process is naturalized and language practices are neglected. The present state of affairs of the academics is that they lack practical language learning. Due to this gap in their initial training, this work advocates the revision of curriculum of Brazilian Pedagogy courses so that the graduates experience literacy practices, which would include theoretical linguistic reflection and reading and writing experience. <![CDATA[Disciplina e liberdade em Kant: um estudo a partir da obra “Sobre a Pedagogia”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Quando Kant foi professor na Universidade de Königsberg, as disciplinas pedagógicas eram secundárias, não existiam sequer professores específicos para elas. Esses se revezavam para ministrar as Lições de Pedagogia. Ficou a cargo de Immanuel Kant ministrar essas preleções em 1776/1777, 1783/1784 e 1786/1787. Foram essas lições que deram origem à obra “Sobre a Pedagogia”, que será analisada neste artigo. A referida obra oscila entre a exposição de princípios e enunciados de conselhos práticos. Trata-se de um texto conciso que se relaciona com suas pesquisas sobre a moral. A proposta deste artigo é investigar como, para Immanuel Kant, o aprimoramento da natureza humana ocorre por meio da educação, sendo a disciplina fundamental para esse propósito que, por sua vez, não está em desacordo com a liberdade. Enfim, o objetivo deste texto é percorrer a proposta kantiana de educação prática, tal como consta na obra “Sobre a Pedagogia”. Para essa finalidade, além da obra kantiana, não serão dispensadas as produções de estudiosos do pensamento do filósofo alemão.<hr/>When Kant was professor at the University of Königsberg, pedagogical disciplines were secondary and no specific professors were assigned to teach them. Faculty members took turns lecturing lessons on Pedagogy. Immanuel Kant was assigned to give these lectures in 1776/1777, 1783/1784, and 1786/1787. His book “On Pedagogy”, which is analyzed in this article, originated during these lectures. The book ranges between an exposition of principles and statements on practical advice. It is a concise piece of work associated with his moral investigations. The aim of the article is to investigate how, according to Kant, the betterment of human nature occurs through education, discipline being imperative for such purpose, which in turn is not in disagreement with freedom. The objective of this article is to analyze Kant’s proposition of practical education as stated in his work “On Pedagogy”. For this purpose, along with Kant’s work, studies of scholars on the German philosopher will be used as reference. <![CDATA[Formar-se professora para a educação do/no campo: percepções de licenciandas do campo em memoriais de formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932013000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo analisa percepções de licenciandas oriundas da vida no/do campo e de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra sobre a constituição da identidade docente durante a formação inicial, ou seja, quando vão percebendo o movimento de tornar-se professoras no decorrer de sua formação. Objetiva trazer dados sobre a carreira profissional do docente que trabalha em escola do campo no Brasil e a relevância que se atribui à profissão de professor. Trata-se de uma pesquisa longitudinal, desenvolvida durante os quatro anos da licenciatura de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Gosso - Campus Universitário de Rondonópolis. Os sujeitos são quatro licenciandas advindas do campo. Para o levantamento dos dados, optou-se pelo método (auto)biográfico, tendo como instrumento as “narrativas de si” em memoriais de formação desenvolvidos semestralmente durante a formação inicial. Para este texto, foram analisados os dados do terceiro e quarto memoriais desenvolvidos em 2010, os quais evidenciaram serem precárias as condições de trabalho dos professores que atuam em escola do campo, resultando em diversos problemas. Demonstrou, ainda, que o professor tem papel fundamental na mudança da sociedade, apesar da pouca valorização que a esfera pública apresenta para com este profissional.<hr/>This article analyzes perceptions of teacher education undergraduates, who come from the countryside and from settlements of the Landless Rural Workers’ Movement, on the development of teacher identity during the initial training, i.e., when they realized they were becoming teachers. The aim was to collect research data about teachers’ professional career in rural schools in Brazil, and the importance given to the teaching profession. This is a longitudinal research, developed over the four-year degree in Education at the Federal University of Mato Grosso - Campus of Rondonópolis. The subjects were four teacher education undergraduates from the countryside. For the survey data, we chose autobiographical narratives and the instrument used were self-memorials written semi-annually throughout their initial training. For this article, we analyzed the data from the third and fourth memorials written in 2010. These revealed the precarious working conditions of rural school teachers, which result in several problems. The memorials also revealed that the teacher plays a key role in changing society, despite the little appreciation received from the public sphere.