Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320140001&lang=pt vol. 19 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Pesquisa em política educacional: desafios na consolidação de um campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dado o crescimento das pesquisas no campo da educação, verificado especialmente a partir da institucionalização da pós-graduação no Brasil, na década de 1980, este texto tem por objetivo contribuir para a reflexão sobre as especificidades da pesquisa em política educacional, sua problemática e os desafios na consolidação de uma área de conhecimento que se encontra, atualmente, em franca expansão no país. Delimita as especificidades da pesquisa em políticas educacionais, destacando a heterogeneidade de abordagens favorecida pelo caráter multi e interdisciplinar do campo e o crescimento mais horizontal do que vertical de áreas temáticas de investigação. Aponta como desafio a necessidade de se constituir um arcabouço teórico-metodológico que favoreça a consolidação da pesquisa no campo da política educacional.<hr/>Given the growth of research in the field of education, particularly after the establishment of graduate studies in Brazil in the 1980s, the aim of this article is to contribute to the reflection on the specificities of research in educational policy and to discuss the problems and challenges in the consolidation of an area of knowledge that is currently booming in the country. We delimit the specificities of research in educational policies, highlighting the heterogeneity of approaches favored by the multi and interdisciplinary nature of the field and the more horizontal rather than vertical growth of areas of research. We point out to the need for developing a theoretical-methodological approach that encourages the consolidation of research in the field of educational policy <![CDATA[Avaliação da pós-graduação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo apresentar as ideias elaboradas por pesquisadores da área da educação, no sentido de construir um quadro conceitual crítico a respeito das políticas de avaliação da pós-graduação brasileira. Foram selecionados pesquisadores cujos trabalhos discutiam a política de avaliação dos programas de pós-graduação no país. Posteriormente, foi realizada uma busca no Currículo Lattes, a fim de catalogar e analisar os trabalhos sobre o tema. O estudo apresenta o percurso histórico da pós-graduação brasileira e de seu sistema de avaliação, bem como o modelo de avaliação atualmente adotado e, por fim, um quadro crítico com as principais ideias dos pesquisadores acerca do tema. Como resultado, apontam-se três eixos de crítica: o caráter homogeneizador do modelo, sua preocupação com a quantidade da produção, e outras críticas diversas. Conclui-se que o modelo avaliativo sofreu e sofre inúmeras mudanças no decorrer de seu percurso histórico e que as críticas construtivas auxiliam no amadurecimento do modelo.<hr/>The aim of this study is to present the ideas developed by researchers in the field of education to build a critical conceptual framework of the evaluation policies of Brazilian graduate programs. We selected researchers whose studies analyze the evaluation of graduate policies. Next we conducted a research in the Curriculum Lattes database to catalog and analyze the studies on the theme selected. We discuss the historical course of Brazilian graduate programs, the current evaluation model and impact of its implementation, and finally a critical framework presenting the main ideas of researchers who discuss the evaluation of graduate programs. The results point to the development of three areas of criticism: homogenizing nature of the model, concern with productivity, and other criticisms. We conclude that the evaluation model underwent and still undergoes many changes in the course of its evolution and constructive criticism may help to develop the model. <![CDATA[Planejamento educacional: uma abordagem histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta do artigo é enfocar o planejamento educacional em uma perspectiva histórica, apontando os fatores econômicos, sociais e políticos que contribuíram para a criação do planejamento como ferramenta de intervenção racional, particularmente para a educação, na América Latina, nas décadas de 1950 e 1960. Para o desenvolvimento do texto, apresentam-se, em primeiro lugar, alguns acontecimentos históricos que estimularam a utilização do planejamento econômico nas sociedades capitalistas, como a Crise de 1929 e a Segunda Guerra Mundial, além do desenvolvimento teórico sobre o planejamento nas sociedades capitalistas. Em segundo lugar, discorre-se sobre a realidade latino-americana e os estímulos que organismos internacionais, fundamentalmente a Comissão Econômica para a América Latina e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, deram para o desenvolvimento da lógica de planejamento, orientado pelas perspectivas do subdesenvolvimento e do estado desenvolvimentista. Finalmente, apresentam-se algumas características do planejamento educacional que, no contexto de seu surgimento, estavam estreitamente vinculadas às intenções de desenvolvimento econômico dos países latino-americanos, assumindo uma posição setorial no planejamento econômico mais amplo dos governos.<hr/>The article focuses on educational planning within a historical perspective. The goal is to discuss the economic, social, and political factors that contributed to the development of educational planning as a tool for rational intervention, particularly for education in Latin America in the 1950s and 1960s. First, we discuss some historical events such as the crisis of 1929 and the Second World War as well as the theoretical development of economic planning in the capitalist societies. Furthermore, we discuss the planning theory in capitalist societies in order to identify reasons that have encouraged the use of economic planning in the capitalist society. Second, we discuss the reality of Latin America and the stimuli that international organizations such as the Economic Commission for Latin America and the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization have given to the development of planning logistics. Finally, we present a few characteristics of educational planning that, during its development, were closely related to the intentions of economic development of the Latin American countries because only some sectors of educational planning received attention from the governments <![CDATA[A experiência de formação em serviço em escolas de um município do interior paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como foco a formação continuada em serviço, oferecida pelas coordenadoras às professoras do primeiro ano do ensino fundamental, em duas escolas da cidade de São Carlos. Investiga, ainda, a compreensão das coordenadoras acerca das estratégias propostas pela Secretaria Municipal para a implantação da política de ampliação do ensino fundamental para nove anos. Participaram do estudo duas coordenadoras pedagógicas de duas unidades escolares diferentes. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com as participantes do estudo, buscando compreender de que maneira ocorreu a formação em serviço das professoras de primeiro ano, no período de implantação do programa. Com base nos depoimentos das coordenadoras, pode-se concluir que existiu uma preocupação em ouvir as professoras, consideradas atoras capazes e comprometidas com as reais necessidades dos alunos, a fim de proporcionar maior flexibilidade e maior participação docente nos processos de mudança e tomada de decisões quanto aos currículos.<hr/>This article is part of a doctorate research that investigated the expansion policy of elementary education (Brazilian Basic Education). We focused on in-service continuing education offered by the coordinators to first grade teachers from a school in the city of São Carlos. The study also investigated the coordinators’ understanding of some initiatives proposed by Municipal Secretary of Education related to the increase of school years to nine years. Two pedagogical coordinators from two different institutions participated in the study. In order to understand how in-service education occurred, we interviewed the coordinators during the period of implementation of the policy. Based on the interviews and considering that the teachers are committed to the actual needs of students, we concluded that the coordinators were interested in listening to the teachers’ observations in order to allow greater flexibility and teacher participation in the process of change and school decision making of curricular issues. <![CDATA[O papel da coordenação na formação continuada na Escola de Leitores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa o papel exercido pela coordenadora pedagógica na Escola de Leitores, escola de ensino fundamental na cidade do Rio de Janeiro, tendo a seguinte questão: como a coordenadora concilia a demanda da Secretaria Municipal de Educação com a proposta de formação continuada da escola? Baseia-se nas contribuições de Rui Canário, Maurice Tardif, Stephen Ball e colaboradores, para analisar os dados coletados na observação de treze reuniões e na leitura das Orientações Curriculares, dos Cadernos de Apoio Pedagógico e dos Projetos de Leitura. A pesquisa evidenciou que a coordenadora concilia a proposta da Secretaria, no que se refere ao cumprimento dos conteúdos de cada ano escolar, ao mesmo tempo que incentiva a formação leitora e orienta os professores para que acompanhem o nível do aluno por meio da avaliação formativa. Além disso, o fato de a escola ter um projeto de leitura e escrita bem definidos proporcionou que a coordenadora desenvolvesse um projeto de formação continuada, em parceria com outros educadores, contemplando as experiências e as necessidades do grupo.<hr/>The article examined the role of the educational coordinator in continuing education at the School of Leitores, with the following question in mind: how does the coordinator harmonize the demands of the Municipal Secretary of Education with the school’s proposal for continuing teacher education? Based on the contributions of Rui Canário, Maurice Tardif, Stephen Ball and co-authors, we analyzed data collected from the observation of 13 meetings, analysis of the curriculum guidelines, pedagogical support notebooks, and reading projects. The research showed that the coordinator’s work is in accord with the proposal of the Secretary of Education regarding the compliance of the syllabus for each school year. At the same time, the coordinator encourages reading and guides her teachers to monitor students’ levels through formative assessment. Moreover, because the school has a well-defined reading and writing project, she is able to develop a continuing education project with other educators, contemplating the experiences and needs of the group. <![CDATA[Tecnologias sociais e práxis educativa.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo prover informações fundamentais e relevantes acerca do tema das tecnologias sociais de aplicação educativa, do ponto de vista da práxis educativa. Foi realizado um levantamento das pesquisas recentes no tema, bem como os produtos gerados pela linha de pesquisa do autor, a fim de subsidiar o trabalho de futuros pesquisadores que desejem investigar o assunto. Tecnologias sociais educativas, foco deste trabalho, buscam a melhoria da qualidade de vida dos aprendentes, por meio de tecnologias de baixo custo e amplo acesso. Para isso, é fornecido um veículo educativo que permita o desenvolvimento de uma visão otimista das oportunidades que tais tecnologias oferecem para o desenvolvimento de autonomia pessoal. A hipótese de trabalho de quem pesquisa o tema poderia ser a de que as tecnologias sociais de origem digital podem ser agentes de transformação da educação, capazes de alterar a vida de alguém pela autonomia.<hr/>The aim of the article is to provide essential and relevant information on social educational technologies from a point of view of educational praxis. We conducted a survey of recent research on the theme, as well as the author´s research line production, in order to support the work of future researchers who wish to investigate this problem. Social educational technologies, the focus of the present study, seek to improve the quality of life of learners through low-cost and widely accessible technologies. These technologies provide an educational vehicle for the development of an optimistic view of opportunities and the development of personal autonomy. The hypothesis of this study could be that social technologies of digital origin can be transformative agents in education and change someone’s life by means of autonomy. <![CDATA[Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pesquisas científicas realizadas na área da educação contam com diversos métodos de coleta de dados, dentre os quais a Técnica Delphi. O objetivo deste estudo é apontar a aplicabilidade da Técnica Delphi na educação e seus possíveis campos de intervenção. Realizou-se uma busca, por artigos publicados entre 1990 e 2011, nas plataformas Scielo e Scopus, utilizando-se os termos Delphi e Delfos. Foram encontrados 452 artigos que utilizavam a Técnica Delphi como ferramenta metodológica, dos quais 19 atenderam aos critérios de seleção. Esses artigos foram classificados em três categorias de análise: Avaliação de Curso, Planejamento Educacional e Políticas Educacionais. Os resultados indicam a necessidade de avanços em estudos na área de Políticas Educacionais. Apontam ainda que a Técnica Delphi é facilmente aplicável em pesquisas na área da educação, com resultados muito positivos.<hr/>Scientific research conducted in the field of education has different methods for data collection, such as the Delphi Technique. The aim of this study is to point out the applicability of the Delphi Technique in education and its possible areas of intervention. We conducted a literature search in Scielo and Scopus of studies published from 1990 to 2011 using the keywords Delphi and Delphi. We found a total of 452 articles that used the Delphi technique as the methodological tool, of which 19 met the selection criteria. These articles were classified into three categories of analysis: Course Evaluation, Educational Planning, and Educational Policy. The results indicate the need for further research in the field of Educational Policy. They also indicate that the Delphi technique is an easily applicable method in educational research with extremely positive results.