Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320140003&lang=en vol. 19 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Publication on sexual diversity and teaching of the ANPEd's Work Group 23 (2004/2011)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000300195&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentam-se resultados de um estado da arte da produção sobre gênero e sexualidades publicada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, focada, no caso deste artigo, em análises relatadas no Grupo de Trabalho 23 (Gênero, Sexualidade e Educação) sobre os posicionamentos docentes relativos à diversidade sexual na escola. O corpus documental desta pesquisa compreende o período de 2004 a 2011. Os estudos selecionados retratam um cenário no qual o posicionamento docente, no que tange às manifestações de homoafetividade ou de homofobia no ambiente escolar, configura-se como instável e empenhado em manter os conceitos heteronormativos de relações sexuais e afetivas.<hr/>The study presents the results of the state-of-art publications on gender and sexuality published in the proceedings of the National Association of Graduate studies and Educational research Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Brasil. As discussed in this article, the studies focused on the analysis of the teachers' attitude regarding sexual diversity at school discussed in the Work Group 23. The documental corpus of this research refers to the period from 2004 to 2011. The selected studies show that the teachers' attitude regarding the manifestations of homosexuality or homophobia at the school's environment is unstable and they seek to maintain compulsory heterosexuality. <![CDATA[Physical education, sports and normalization: Gender as a device and the regulation of body experiences]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000300205&lng=en&nrm=iso&tlng=en As práticas da educação física escolar podem contribuir para a marcação social de diferenças baseadas no gênero e na sexualidade e hierarquizar os sujeitos a partir da atribuição de critérios como macho/fêmea, masculino/feminino e heterossexual/homossexual. Com o aporte dos estudos de inclinação pós-estruturalista e teoria queer problematizamos como as normas de gênero regulam suas intervenções pedagógicas a partir da implementação dos conteúdos esportivos. Por meio de entrevistas semiestruturadas, geramos narrativas sobre experiências de homossexuais quando cursaram aulas de educação física na educação básica. Os resultados permitem inferir que os esportes são comumente inseridos nas aulas dentro de um modelo de rendimento, competitividade e exclusão baseados na ótica do gênero. Essa inserção carrega valores de inferiorização do considerado como feminino e estigmatização de homens que não performatizam o ideal de masculinidade e virilidade preconizado por algumas práticas esportivas.<hr/>Teaching physical education at school can contribute to the labeling of social differences based on gender and sexuality and categorization of the subjects through the assignment of criteria such as male-female, masculine-feminine, heterosexual-homosexual. Based on post-structuralist and queer theory studies, we discuss how gender norms regulate educational interventions in the implementation of the athletic content. Through semi-structured interviews, we collected narratives of experiences of homosexuals who attended physical education classes throughout their basic education. From the results it may be concluded that sports are commonly practiced in these classes within a framework of efficiency, competitiveness and exclusion from a gender perspective. This framework brings with it values that regard femininity as inferior and stigmatize men who do not demonstrate the ideals of masculinity/virility as advocated by these athletic practices. <![CDATA[Ways of teaching and learning how to be a girl and boy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000300215&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Caderneta de Saúde do Adolescente constitui material de uma das ações de política pública do Ministério da Saúde em parceira com o Ministério da Educação no Brasil voltada para a vida do adolescente. Objetiva apoiar meninos e meninas naquilo que os órgãos oficiais responsáveis por sua produção denominam de fase de mudanças e descobertas próprias da adolescência. Neste artigo, parte de uma dissertação, apresentam-se a análise da caderneta, seu efeito na vida dos/as adolescentes e o que eles e elas compreendem sobre sexualidade. A fundamentação teórica pauta-se nos estudos de sexualidade, gênero e educação e na perspectiva de discurso e sexualidade a partir das obras de Michel Foucault. Os resultados indicam que a caderneta reproduz discursos que reafirmam a visão essencializada da sexualidade e do gênero e não considera, em seus textos e imagens, a diversidade sexual e de gênero. Tais discursos são reverberados nas falas dos/as adolescentes participantes da pesquisa.<hr/>The Adolescent Health Booklet, one of the sources of this research, was established as one of the public policy actions of the Ministry of Health in partnership with the Ministry of Education in Brazil designed to guide the teenagers' life. The main goal of the booklet is to provide support to boys and girls during the stage in their life that consists of changes and discoveries of adolescence. In this article, which is part of a dissertation, we present an analysis of the booklet, its effect on teenagers' life and what they understand about sexuality. The theoretical foundation is based on studies of sexuality, gender and education and the works of Michel Foucault on discourse and sexuality. The results indicate that the texts and images in the booklet reproduce discourses that reaffirm the essentialized view of sexuality and gender and does not contemplate sexual and gender diversity. The reports of the adolescents who participated in the research corroborate our findings. <![CDATA[Imagining, calculating, reframing: Relating imagination and cognition in teaching practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000300227&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentam-se os resultados de pesquisa qualitativa e exploratória feita através do acompanhamento do cotidiano escolar (durante 2008) de uma turma de primeiro ano de uma escola privada do município de Campinas (SP), Brasil. Os objetivos do trabalho foram identificar (i) as práticas pedagógicas operacionalizadas no cotidiano escolar, (ii) as formas pelas quais a professora valoriza o desenvolvimento da imaginação das crianças e (iii) as estratégias utilizadas para a inter-relação entre processos imaginativos e cognitivos sem que se percam suas especificidades. Análises sobre as práticas pedagógicas evidenciaram possibilidades de experiência bem-sucedida na articulação entre imaginação e cognição, habitualmente consideradas processos antagônicos. Os resultados permitem, também, levantar problematizações quanto a repercussões de práticas pedagógicas que privilegiam a imaginação no enriquecimento de brincadeiras de faz-de-conta. São debatidas, por fim, possibilidades de replicação deste projeto no sistema público.<hr/>The aim of the study is to present the results of a qualitative and exploratory research that followed up the day-by-day of a private school's first year classroom in the city of Campinas (SP), Brazil in 2008. The objective was to identify: (i) the everyday pedagogical practices during the daily school routine; (ii) how the teacher values the development of children's imagination; (iii) the strategies used to relate imaginative and cognitive processes without missing their specificities. Through the analysis of the pedagogical practices it was possible to identify possible successful experiences relating imagination and cognition, usually considered antagonistic psychological processes. The results also drew attention to the repercussion of pedagogical practices that emphasize imagination by enriching make-believe games. Finally, we present proposals to replicate this project in the public school system. <![CDATA[Full-time school in some families vision: Between the ideal and the real situation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000300239&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo buscou investigar se a implantação do tempo integral numa escola pública de referência propiciou um melhor desempenho escolar dos alunos segundo suas famílias, bem como contribuir para a discussão e a avaliação de políticas públicas no país. A metodologia consistiu em um estudo qualitativo que fez uso de entrevistas semiestruturadas junto a mães de alunos, observação do cotidiano escolar e análise documental. Constatou-se que as famílias, em especial as da camada da classe média, têm muitas críticas à proposta de tempo integral devido à percepção de que os filhos ficam muito cansados e ao fato de que as mudanças curriculares priorizaram as atividades esportivas em prejuízo do conteúdo dito escolar e da educação cultural discente. Essas famílias avaliam ainda que, para a implantação do tempo integral firmar-se como um tempo-espaço de formação cidadã, garantindo o direito à educação para todos os alunos, o ideal se encontra longe da realidade.<hr/>The aim of the paper was to consider whether the implementation of full-time public schooling, according to the families, improved students' school performance. The aim is to contribute to the discussion and evaluation of public policies in Brazil. The research adopted a qualitative approach that included data on the school routine, document analysis and semi-structured interviews with students' families. It was found that families, particularly those from the middle class, have criticized the proposal for full-time schooling because they perceived that the children became excessively tired and the curricular changes emphasized more on sport activities instead of school content and students' cultural education. These families state that ideal schooling is still far from becoming a reality as ideal full-time schooling must be a place for citizen development, ensuring the right to education for all students. <![CDATA[Affectivity in the process of research supervision]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932014000300249&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto é baseado em uma pesquisa cujo objetivo foi descrever e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma orientadora de pesquisa científica, que tiveram impactos afetivos positivos na relação que se estabeleceu entre sua orientanda e as próprias práticas de pesquisa realizadas. As bases teóricas fixam-se na área da Psicologia, principalmente em Vigotski e Wallon. A análise agrupou os relatos do sujeito em núcleos temáticos relacionados às características relevantes da orientadora e do processo de orientação por ela desenvolvido. Dessa forma, foi possível identificar os impactos positivos da mediação pedagógica realizada pela orientadora em relação ao sujeito, com o possível estabelecimento de uma relação afetivamente positiva entre o sujeito e seu objeto de conhecimento, no caso, a prática da pesquisa. A discussão dos dados obtidos foi realizada com base na abordagem teórica assumida. A pertinência do estudo se firma na escassez de pesquisas sobre o tema e no reconhecimento da importância da questão da afetividade nos processos de mediação.<hr/>Based on a survey, the aim of the present paper is to describe and analyze the positive affective impacts of pedagogical practices developed by the research advisor on the relationship between the advisee and the research practices. The theoretical framework in the area of Psychology is based particularly on the studies of Vigotsky and Wallon. The analysis consisted of the subject's reports on thematic features related to relevant aspects of the advisor and the process of supervision. Thus, it was possible to identify positive impacts on the pedagogical mediation performed by the advisor in relation to the advisee, with the possible establishment of an affectively positive relationship between the subject and the object of knowledge, that is, the research practice. The discussion of the data collected was based on the theoretical approach adopted. The relevance of the study is due to the scarcity of research studies on the subject and the acknowledgement of the importance of the role of affectivity in the pedagogical mediation process.