Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320150001&lang=pt vol. 20 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação de bebês: entre a linearidade e a narrativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto propõe discutir a dimensão curricular para a educação de bebês no contexto da Educação Infantil. Para tanto, os referenciais teóricos utilizados foram os das discussões referentes à abordagem ontogenética das representações sociais em diálogo com a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Ao assumir tal perspectiva, o artigo examina diferentes significações sobre criança e identifica prescrições relativas às práticas educativas destinadas aos bebês. Por meio da análise de um episódio ilustrativo da atividade de um bebê no contexto do berçário, discute-se o valor da narratividade para o desenvolvimento infantil, tomando-a como elemento orientador para se pensar o currículo para a Educação de bebês. Os resultados indicaram, primeiramente, a necessidade de uma construção pedagógica e social do ato educativo destinado à criança pequena; em segundo lugar, pautando-se em reflexões advindas a partir do episódio selecionado, busca-se sugerir uma possibilidade de se pensar o currículo como narração, de modo a atender essa especificidade educacional, uma vez que o grupo de informantes consultados, nesse caso, os bebês, se apresentou de forma potente, ativa e inventiva nas suas relações com os adultos, seus pares e o espaço do berçário.<hr/>The aim of the paper is to discuss the curricular dimension for the education of infants in early childhood education. The theoretical framework used was based on studies on the ontogenetic approach of social representations and the Historical and Cultural Theory. Within this perspective, we examine the different meanings of childhood and identify the requirements related to educational practices for infants. Through the analysis of an illustrative episode of an activity for infants in the nursery school, we discuss the value of narrative storytelling for the child's development, using it as a guide to consider the curriculum for infant education. The results indicated the following: the need to develop an educational and social framework for the education of infants; based on the considerations from the episode selected, our endeavor is to suggest the use of the narrative curriculum thus meeting the educational specificity, as the groups of informants, in this case the infants, proved to be powerful, active and inventive in their relationship with adults, peers and the nursery school itself. <![CDATA[O Programa Ler e Escrever: uma experiência no 4º e no 5º ano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou como o material didático do Programa Ler e Escrever vem sendo explorado nas classes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Campinas (SP). O material empírico foi produzido por meio de observações realizadas nas duas classes e de informações fornecidas pelas professoras. Os resultados evidenciaram que: (i) há pouca variabilidade organizacional das aulas e pouca interação entre os alunos para discutirem as atividades propostas; (ii) as dificuldades das professoras em relação ao uso do material, às vezes, eram transferidas para os alunos; (iii) o professor pode cometer o engano de ver as práticas de leitura e de escrita como naturais e de fácil aprendizagem, considerando a linguagem escrita como um objeto transparente, que se revela por si só. Há necessidade de reflexão sobre as ações cotidianas que se automatizam devido às condições de trabalho, que dificultam a concretização de espaços para discussão.<hr/>This article brings the results of a research that investigated how the teaching materials of the Programa Ler e Escrever have been used in 4th and 5th grade classrooms of a State Elementary School in the city of Campinas (SP). The empirical material was produced by observing classes in both grades and using information provided by the teachers. The results show: (i) little organizational variability in classes and little interaction between students for discussing the activities proposed; (ii) that the teachers' difficulties in using the material were sometimes transferred to students; (iii) that the teacher may make the mistake of seeing the reading and writing practices as something natural and easy to learn, considering written language as a obvious object that reveals itself alone. It is necessary to reflect on the day-by-day actions that end up automatized due to labor conditions, which makes it more difficult to create space for discussion. <![CDATA[Social responsibility in basic and higher education: An approach for Latin-America]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo presenta una revisión acerca de la educación básica y superior en materia de responsabilidad social en los países iberoamericanos, con el fin de obtener una aproximación al estado del arte. Teniendo en cuenta este objetivo, se realiza un breve estudio exploratorio sobre los documentos de política de educación de organismos multilaterales como la United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization y la Organización de Estados Iberoamericanos. El documento destaca que, después de los discursos, la educación debe aterrizar las habilidades como las relacionadas con ejercer una ciudadanía responsable, y se ofrece una fundamentación desde la psicología. También se hace referencia a algunas experiencias en las que la enseñanza y la evaluación de la educación ciudadana son compatibles. En la conclusión se argumenta la conveniencia de establecer una política de evaluación internacional de la educación en valores de responsabilidad social para el ejercicio de la ciudadanía durante todo el proceso formativo.<hr/>This paper offers a review of basic and higher education in relation to social responsibility in Latin-American countries, in order to formulate an approach to the state of art. Taking this objective into account, a brief exploratory study is completed on education policy documents from multilateral organisms such as United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization and the Organization of Latin-American Countries. The paper highlights that after the discourse, education must land skills, amongst others, related to being a responsible citizen, and a psychology-based foundation is presented.. The paper refers to some experiences in which education and the evaluation of citizenship education are compatible. The conclusion argues the suitability of establishing a policy of international assessment of education in the values of social responsibility to be carried out by citizens throughout the entire educational process. <![CDATA[Reflexões pedagógicas sobre o cinema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000100041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a potência pedagógica do cinema, com o objetivo de relacionar dois gestos cinematográficos: o ver e o fazer. Com relação ao gesto ver, parte-se do conceito de espectador emancipado de Jacques Rancière como disparador de análises e debates. Na medida em que se realiza a aproximação entre os estudantes e a diversidade de filmografias produzidas ao longo da história do cinema, propicia-se uma interlocução com as escolhas políticas, éticas e estéticas dos cineastas. No processo de fazer filmes, aposta-se nas três operações intelectuais sugeridas pelo professor Alain Bergala - eleger, dispor e atacar -, as quais se atravessam e conversam entre si durante a filmagem. Através de uma revisão de literatura que dialoga tanto com o campo cinematográfico quanto com o campo educacional, buscou-se apresentar experiências audiovisuais que podem ampliar as atividades desenvolvidas com o material cinematográfico em sala de aula.<hr/>The aim of the article is to reflect on the pedagogical power of cinema with the goal to associate two cinema gestures: to see and to do. Regarding the gesture "see", we start from the concept of the emancipated spectator of Jacques Rancière as the trigger for analysis and debate. When the students are approximate of the filmographies diversity produced along the history of the movies, we enabled the discussion about the political, ethical and aesthetic choices of filmmakers. In the process of making movies, we chose the three intellectual operations suggested by teacher Alain Bergala - to elect, to dispose and to attack - which interact among themselves during the filming process. Through a literature review that includes the field of cinema and education, we sought to present audiovisual experiences that could expand activities developed with the cinematographic materials in the classroom. <![CDATA[Formas de conhecer em educação especial: o diagnóstico como escudo e lista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tem por tema as relações entre saúde e educação. Por recorte, aborda o diagnóstico psicopatológico e seus efeitos no atual conhecimento em educação especial. A partir do diálogo com o livro de Umberto Eco, A vertigem das Listas, compreende-se que as racionalidades oscilam entre uma lógica circular - na qual a nomeação espelha o real que ela diz revelar -, e uma lógica não-toda, ou seja, na impossibilidade de tudo saber, só resta listar, catalogar, enumerar. São diferentes posições enunciativas que imprimem percursos escolares também diversos, cifrando destinos distintos para o conhecimento produzido em educação especial, bem como para alunos, escolas e professores.<hr/>The theme of the present paper is the relations between health and education. By clipping, it discusses psychopathological diagnosis and its effects on the current knowledge in special education. From a dialogue with the book by Umberto Eco, The Infinity of Lists, we understand that the rationalities oscillate between circular logic - where the nomination mirrors the real thing that it purports to reveal - or incomplete logic, i.e. in the impossibility of knowing everything, we can only list, catalog, enumerate. Different enunciative positions print different school pathways, paving different destinations for the knowledge produced in special education, as well as for students, schools and teachers. <![CDATA[Explicações na sombra e crise na formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A metáfora "educação na sombra" vem sendo utilizada na área da educação para denunciar a existência de um sistema educacional que existe na sombra do sistema formal de ensino. O mercado das explicações tem crescido nos últimos anos: é um fenômeno que aparece em quase todo o mundo e que tende a se expandir. Além de denunciar possíveis deficiências no papel da escola e a crescente lógica mercadológica presente no processo de formação, a emergência do sistema educativo na sombra também revela a desvalorização que a noção de formação adquiriu nos últimos anos. É possível, então, relacionar o atual esvaziamento no modo de compreender a formação no ensino superior com esse mercado sombrio de explicações? O presente artigo tem por objetivo tematizar possíveis convergências entre o mercado das explicações e o empobrecimento no modelo atual de formação no ensino superior, fortemente baseado em habilidades e competências. Trata-se de um estudo bibliográfico que discute sobre o mercado das explicações, articulando a esse tema reflexões sobre a noção de formação. Para discutir esse conceito, o termo Bildung é revisitado.<hr/>The metaphor "education in the shade" has been used in education to denounce the existence of an educational system that exists in the shadow of the formal education system. The market for explanations has grown in recent years, a phenomenon that appears in most of the world and that tends to expand. In addition to reporting possible deficiencies in the role of schools and the increasing marketing logic present in the training process, the emergence of the education system in the shade also reveals the devaluation that the notion of training acquired in recent years. You can then relate the current drain in order to understand the formation in higher education with this dismal market explanations? This article aims to thematize possible convergences between the market and the impoverishment of the explanations in the current model of training in higher education, strongly based on skills and competencies. This is a bibliographic study, which discusses the market for explanations, linking to this subject reflections on the notion of training. To discuss this concept, the term Bildung is revisited.