Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320150002&lang=pt vol. 20 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Bom aluno, bom filho: a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000200067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O estudo apresentado faz parte de um conjunto de pesquisas realizadas desde 2008 acerca dos efeitos de um ser professor nas dinâmicas familiares e nas trajetórias escolares dos filhos. Este texto aborda os processos de construção de si vivenciados por filhos de pais e mães que exercem a docência como profissão, num universo de 40 famílias investigadas por meio de metodologia qualitativa. Os resultados mostram que os pais professores se mobilizam intensamente para favorecer a escolarização dos filhos, mas essa mobilização e os seus impactos na formação dos filhos não se dão de modo homogêneo nas diferentes famílias. A origem social, as condições de existência, as experiências docentes e as diferentes dinâmicas familiares modulam as práticas educativas dos pais professores e impactam sua relação com a vida escolar dos filhos, assim como produzem efeitos diferentes na vida das crianças, que vivenciam uma tensão constante entre a construção de si e a busca do sucesso escolar. <hr/>ABSTRACT The present study is part of a set of studies conducted since 2008 on the effects of being a teacher on the family dynamics and educational practices and the children's educational trajectories. A group of 40 families participated in this qualitative study that aimed to discuss the processes of construction of the self experienced by the children of parents who are teachers. The results showed that, in general, teacher-parents constantly endeavor to promote the education of their children, but this effort and its impact on the children's schooling vary greatly. Social origin, objective conditions of existence, teaching experiences and the family dynamics shape educational practices and impact the relationship they establish with the school life of their children. This, in turn, produces different effects on the lives of children who experience a constant tension between the construction of themselves and school success. <![CDATA[A escrita de lidena alfabetização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000200081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O tema proposto para esta reflexão aborda o ensino da escrita e da leitura a partir de um gênero textual, a notícia, mais especificamente uma de suas partes constituintes: o lide. O artigo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de produções escritas de quatro duplas de crianças entre seis e oito anos matriculadas no segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Os dados apresentados são resultados de observações, de entrevistas e de um plano de ação realizados em 2012, durante uma pesquisa-ação. Foi desenvolvida uma sequência didática com o objetivo de promover mudanças nos sujeitos pesquisados e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental. Ao propor às crianças a escrita do lide, foi possível perceber que, além de se envolverem na prática da escrita dos textos, conseguiram produzir com autonomia uma parte da estrutura composicional do gênero notícia. A escrita em duplas propiciou as trocas de saberes entre as crianças, aprendizagem de estratégias de leitura e de escrita e a convivência social.<hr/>ABSTRACT The theme proposed for this reflection discusses the teaching of writing and reading from a genre, the news, more specifically, one of its constituent parts, the lead. The aim of this article was to present and analyze the process of written productions of four pairs of children between the ages of six and eight enrolled in the second year of elementary education in a public school in the city of Uberlândia, Minas Gerais. The data presented are the results of observations, interviews and a plan of action prepared in 2012 during action research. A didactic sequence was developed to promote change in the subjects studied and generate data for the analysis and understanding of the teaching process and learning how to write in elementary education. By offering children a writing genre, we noticed that the students engaged in the practice of writing texts and were able to produce independently the part of the compositional structure of the news genre. Writing in pairs enabled the exchange of knowledge between the children, learning strategies for reading and writing and social interaction. <![CDATA[Transdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental com vistas à qualidade da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000200095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo foi desenvolvido mediante uma pesquisa exploratória, com o objetivo geral de refletir a transdisciplinaridade como atitude favorável para a reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental. Os principais autores que deram sustentação ao estudo foram Edgar Morin, Hilton Japiassu, Akiko Santos, Pierre Weil e Basarab Nicolescu. O estudo teórico propiciou a compreensão da necessidade da concepção transdisciplinar nos processos do ensino e da aprendizagem. A fim de contemplar os objetivos da pesquisa, foram realizadas leituras, discussões e reflexões acerca de textos de Edgar Morin com 150 alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Na concepção dos alunos, os estudos e as reflexões sobre os conceitos de Edgar Morin em relação à transdisciplinaridade possibilitaram-lhes espaços de interlocução e apropriação do conhecimento para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. <hr/>ABSTRACT The main objective of this exploratory research was to reflect on transdisciplinarity as a favorable attitude to develop elementary school teachers' knowledge. The main authors that supported this study were Edgar Morin, Hilton Japiassu, Akiko Santos, Pierre Weil and Basarab Nicolescu. The theoretical framework provided the understanding of the need to implement the transdisciplinary concept in the teaching and learning processes. In order to achieve the objectives of the research, 150 students from the Courses of Pedagogy and Physical Education read, discussed and reflected on Edgar Morin texts. According to the students, the studies and reflections on Edgar Morin concepts concerning transdisciplinarity opened space for dialogue and knowledge appropriation for the development of their pedagogical practices in daily school life. <![CDATA[Entre conhecimentos específicos e pedagógicos: dificuldades encontradas em docentes da área da Saúde]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000200107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo é decorrente da pesquisa "Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas de conhecimento e sua influência na atuação docente". Buscou-se analisar as dificuldades encontradas na prática docente de nove professores da área da saúde de uma instituição de ensino superior pública. Para tanto, utilizaram-se dados encontrados nas entrevistas narrativas referentes a um dos eixos norteadores da entrevista: Área do saber acadêmico em ação, e trata, mais especificamente, do indicador dificuldades encontradas na docência. Os resultados evidenciaram desafios inerentes à carreira, tais como: formação pedagógica; falta de prática profissional no início da carreira docente; professor como reprodutor do conhecimento; novo perfil de estudantes e inovações tecnológicas; administração dos valores éticos e morais; solidão pedagógica. Considera-se a necessidade de investimentos por parte da instituição e do corpo docente na busca de aperfeiçoamento e superação dos desafios impostos. <hr/>ABSTRACT The paper is the result of a research study entitled "The movements in higher education teaching: specificities in different areas of knowledge and their influence on teaching practice". We sought to analyze the difficulties in teaching practice of nine professors in the field of health sciences at a public higher education institution. In order to accomplish it, we used data from narrative interviews related to one of the following guiding principles of the interview: academic knowledge and, more specifically, indicators of difficulties found in teaching. The results showed that challenges in the teaching career include: teacher training; lack of professional practice at the beginning of the teaching profession; model of teaching as knowledge transference; new profile of students and technological innovations; management of ethical and moral values; pedagogical solitude. The need for investment should be considered by the institution and faculty in order to seek improvement and overcome challenges. <![CDATA[A gestão de um sistema de ensino recontextualizada a partir do planejamento estratégico participativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000200117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Desde o final do século XX, muito se tem escrito sobre o fenômeno da gestão democrática da escola, que ganhou forma pela primeira vez no Brasil com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Usualmente, a gestão democrática e participativa tem focado a participação de pais, comunidade, professores e estudantes na vida administrativa da escola e na discussão e elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, porém ainda é pouco explorada pelos sistemas de ensino. Neste texto, apresentamos um relato de experiência e discutimos o Planejamento Estratégico Participativo como elemento essencial de estruturação da gestão democrática no âmbito do sistema educacional e também das escolas, bem como alguns de seus resultados. Apoiadas em autores como Boaventura S. Santos e Leonardo Avritzer, Heloísa Lück, Carlos Matus, Djalma P. R. Oliveira, Sofia L. Vieira, Vitor H. Paro, Moacir Gadotti e Gilnei L. Moura, as autoras, por meio deste texto, pretendem contribuir para o debate da gestão democrática na educação pública. O processo de recontextualização da gestão educacional demonstrou que atividades como a reorganização das estruturas administrativas e práticas participativas trazem maior envolvimento dos atores, avaliação e discussão dos problemas e desafios vivenciados, o que permite a visibilidade de aspectos relevantes para implementação das políticas educacionais locais.<hr/>ABSTRACT Since the end of the twentieth century, much has been written on democratic management of schools, which was first introduced in Brazil by the 1988 Federal Constitution and the 1996 National Education Guidelines. Participatory democratic management normally focuses on the participation of parents, community, teachers and students in the administrative life of the school as well as in the collective discussion and preparation of the Political Pedagogical Project, although it is undervalued by the teaching systems. In this paper, we present an experience report and discuss the Participatory Strategic Planning as the main structuring component of democratic management within the educational system and schools, as well some of the results obtained. The theoretical framework was based on the studies of Boaventura S. Santos e Leonardo Avritzer, Heloísa Lück, Carlos Matus, Djalma P. R. Oliveira, Sofia L. Vieira, Vitor H. Paro, Moacir Gadotti and Gilnei L. Moura. The aim of the study is to contribute to the debate about democratic management in public education. The process of recontextualization of educational management indicates that activities such as the reorganization of administrative structures and participatory practices can involve the active participation of individuals when assessing and discussing everyday challenges, which makes relevant features for the implementation of local educational policies more visible. <![CDATA[A construção social do individualismo na profissão docente: como transcender as fronteiras tradicionais da identidade dos professores?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000200127&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O propósito deste artigo é entender, por meio da análise da literatura norte-americana sobre o tema, como o individualismo vem sendo construído histórica e socialmente como uma das marcas mais fortes e mais resistentes da identidade docente e discutir algumas possibilidades para a construção da colaboração e da solidariedade como novas funcionalidades da identidade dos professores. Discutem-se questões como as seguintes: Por que o individualismo é uma das marcas mais fortes e mais resistentes da identidade docente? Como essa marca foi construída historicamente e socialmente? Existe alguma possibilidade para a construção da colaboração e da solidariedade como novas funcionalidades da identidade dos professores? O "ethos" da ocupação, a estrutura "celular" das escolas, a formação docente, a carreira profissional, bem como as relações que se estabelecem entre os professores e os "outros" nas escolas são aspectos que nos ajudam a compreender como esse fenômeno acontece. Ao final, o texto apresenta algumas ideias de como transcender fronteiras tradicionais da identidade dos professores.<hr/>ABSTRACT The aim of this paper is to contribute to a better understanding of how individualism - one of the strongest characteristics of traditional teachers' identity - has been historically and socially constructed. Furthermore, we also discuss possibilities for developing collaboration and solidarity as new features of teachers' identity. We address the social construction of individualism as one of the strongest characteristics of traditional teachers' identity. We discuss, through a review of educational literature, the following questions: Why is individualism one of the strongest characteristics of traditional teachers' identity? How has this characteristic been historically and socially constructed? Why has it been so difficult to change this component in traditional teachers' identity? Is it possible to develop collaboration and solidarity as new features of teachers' identity? If yes, how is it possible? The "ethos" of the occupation, the structure and culture of schools, teachers' professional preparation, their professional career, and the relationships among teachers and other people at schools are quite important issues that help us understand how individualism has been constructed as one of the strongest characteristics of traditional teachers' identity. After discussing each of these issues separately, we present - in the final section - some ideas of how to transcend traditional boundaries of teachers' identity. <![CDATA[A educação comparada e a didática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000200143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo, pretende-se examinar a situação atual da educação comparada como disciplina acadêmica e a presença do raciocínio comparado nas falas sobre educação na sociedade em geral. Parte-se de alguns exemplos em que esse raciocínio está presente hoje, para, em seguida, examinar a trajetória da disciplina e seu papel no plano das organizações internacionais e na formulação das políticas públicas de educação em todo o mundo. Desde seu início, a educação comparada se ocupou de observar e descrever os sistemas educativos dos países vistos como mais avançados, com o propósito de oferecer subsídios para a reforma do sistema escolar nacional e, ao mesmo tempo, para constituir uma ciência da educação. Ela teve grande desenvolvimento até meados do século XX, mas, a certa altura, por uma série de razões, perdeu prestígio nos meios acadêmicos, na medida em que passou a ser vista como intimamente atrelada ao poder, como pesquisa aplicada. Já nas últimas décadas, vem ocorrendo uma espécie de renascimento ou de revitalização da disciplina, no entanto com outras perspectivas teóricas e com outros objetivos, voltados para a constituição de perspectivas mais científicas da educação. Encerra-se o artigo com a discussão das possibilidades abertas pelas novas perspectivas da educação comparada, em particular a análise sócio-histórica, para as pesquisas na área da Didática.<hr/>ABSTRACT The aim of this article was to examine the current state of comparative education as an academic discipline and the presence of comparative reasoning in the discourse in education in society at large. We state a few examples in which this reasoning is present today then examine the history of the discipline and its role in international organizations and the worldwide development of public educational policies. Since its inception, comparative education has engaged in observing and describing education systems of more advanced countries with the purpose of offering support to reform the national school system and, at the same time, develop science of education. The discipline developed greatly until the mid-twentieth century, but at some point, for a number of reasons, it lost prestige in academic circles as it was seen as being closely associated with power, as applied research. In recent decades, there has been a kind of rebirth or revival of the discipline, however, with other theoretical perspectives and with different objectives, aimed at the development of more scientific perspectives of education. The article closes with a discussion of the possibilities offered by new perspectives of comparative education, in particular the socio-historical analysis, for research studies in didactics. <![CDATA[Ética e prática educativa na sociedade líquida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000200155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo resulta de reflexões e ponderações acerca do compromisso ético do educador na e para com a educação na sociedade líquida pós-moderna. Alentados pelo pensamento de autores e teóricos, como Zygmunt Bauman, Hannah Arendt, Aristóteles, Alípio Casali, Paulo Freire, entre outros, procuramos tematizar a tarefa ética do educador do século XXI, demonstrando a urgência do cultivo de virtudes que possam sustentar o trabalho do professor em uma sociedade onde nada é feito para durar: tudo é feito para esvair-se, ser derrogado, depreciado na fluidez e na liquidez em que vivemos. Para cumprir o objetivo do texto, estruturamo-lo em três eixos básicos: Tratando da ética e seus contornos; Ética e sociedade líquida: o que permanece? Educar e educar-se para a prática da virtude. Concluímos apontando uma possível direção para que se concretize o compromisso ético do professor. <hr/>ABSTRACT This article results from reflections and considerations about the educator's ethical commitment to education in the postmodern liquid society. Encouraged by thoughts of authors and theorists such as Zygmunt Bauman, Hannah Arendt, Aristóteles, Alípio Casali, Paulo Freire , and others, we sought to broach the ethical task of the 21st century educator, seeking evidence for the urgency of developing virtues that can support the teacher's work in a society where nothing is made to last: everything is made to fade away, be revoked, undervalued by the fluidity and liquidity of where we live. To accomplish the aim of the study, we structured it on three basic axis: ethics and its surroundings; ethics and the liquid society: what remains?; educating and self-educating for the practice of virtue. We conclude pointing to a possible direction in order to realize teacher's ethical compromise. <![CDATA[Educação e cidadania no Brasil: exploração e recorrências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000200167&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo intenta evidenciar, a partir da literatura especializada, como a cidadania foi privilegiada no Brasil ao longo do tempo e nas normativas educacionais contemporâneas que pressupõem a formação para o exercício da cidadania. O texto foi dividido em três eixos: (a) educação e cidadania: contexto histórico, (b) cidadania no contexto democrático e (c) cidadania multifacetada e normativas educacionais, e, por fim, expõe as considerações finais. A discussão textual evidencia que os debates contemporâneos apresentam distintas compreensões sobre o termo que afeta diretamente a formação para o exercício da cidadania conforme preconizado pela legislação vigente.<hr/>ABSTRACT Based on the specific literature, the objective of this study is to understand how citizenship has been considered in Brazil over time and in the contemporary educational regulations that state that education should enable the exercise of citizenship rights. Therefore, the text is divided into three areas: (a) education and citizenship: historical context; (b) citizenship in a democratic context; and (c) multiple meanings of citizenship and educational regulations; and the final considerations. The discussion points out that contemporary debate has a different understanding of the term, which directly affects education for the exercise of citizenship rights as prescribed by law. <![CDATA[Psicodrama: um modo de agenciar ao fazer pesquisa em educação sociocomunitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000200177&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Pretende-se, neste ensaio, destacar a contribuição da metodologia sociopsicodramática para o universo da educação sociocomunitária. O texto apresenta o psicodrama como um dispositivo de pesquisa e de produção de saberes, numa interlocução com o pensamento filosófico contemporâneo de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault e os conceitos de produção de subjetividade, modos de subjetivação, processos de singularização e devir. A metodologia sociopsicodramática explora a ação dramática como estratégia de questionamento do instituído, potencializando diálogos, ao convocar os sujeitos envolvidos a protagonizar seus problemas e/ou conflitos, a fim de que a autoria, a criação coletiva, os novos fluxos e devires possam emergir. Ao investigar, interfere, podendo ensejar processos de singularização e inclusão nos cenários sociais, campo micropolítico, dinamizado por valores, sentidos e significados que subjazem critérios de inclusão e exclusão, socioculturalmente construídos e compartilhados. <hr/>ABSTRACT In this study we intend to highlight the contribution of the sociopsychodramic method to the context of social community education. The study presents psychodrama as a research approach and production of knowledge, in dialogue with contemporary philosophical thought of Gilles Deleuze, Félix Guattari and Michel Foucault, and the conception of production of subjectivity, modes of subjectivity, processes of singularization and becoming. The sociopsychodramatic method explores the dramatic action as a strategy to question the instituted discourse, enhancing dialogue when inviting the subjects to discuss their problems and/or conflicts to enable authorship, collective creation, new flow and becoming. When investigating, it interferes with, allowing potential processes of singularization and inclusion in social settings, a micropolitical field that boosts values, feelings and meanings that account for socio-culturally constructed and shared inclusion and exclusion criteria.