Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320150003&lang=pt vol. 20 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Produção de sentido para a linguagem escrita e formação da atitude leitora/autora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000300187&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute o sentido que as crianças atribuem à linguagem escrita na escola. Nessa perspectiva, fundamentamo-nos na teoria da atividade de Alexis Leontiev, que defende a necessidade de um sentido para a atividade de escrita coincidente com a função social da escrita como condição para a efetiva apropriação dessa linguagem. As referências orais dos professores da Educação Infantil, a observação e as entrevistas com alunos dos anos iniciais foram utilizadas como procedimentos neste artigo. Refletimos sobre vivências que podem promover condições adequadas à formação da atitude leitora e autora nas crianças e apontamos para uma necessária separação entre o trabalho com a cultura escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, como dois movimentos distintos, ainda que complementares: a inserção das crianças pequenas nas formas mais elaboradas da cultura escrita na Educação Infantil e a apropriação da técnica pelas crianças do Ensino Fundamental.<hr/>The purpose of this study is to discuss the meaning that children give to written language at school. From this perspective, our study is based on the activity theory developed by Alexis Leontiev that advocates that the meaning of the writing activity needs to coincide with the social function of writing as a condition for the effective learning of written language. To collect the data we used oral references of preschool teachers and we observed and interviewed first graders. We reflect on the experiences that can promote the necessary conditions to develop the reader/author attitude in children and we point to a necessary separation between presenting the written culture in preschool and elementary school, as two separate moments, although complementary: the inclusion of the most elaborate forms of written culture during preschool and learning the writing technique in elementary school. <![CDATA[Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000300201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa as percepções de universitários sobre o impacto de uma disciplina eletiva de intervenção em autorregulação da aprendizagem. A disciplina foi oferecida na modalidade híbrida em 15 encontros semanais sobre os temas: estudo, objetivos, estratégias de aprendizagem, gerenciamento do tempo e autorregulação. A cada encontro, após uma dinâmica inicial, uma das cartas do programa Cartas do Gervásio ao seu Umbigo era lida, seguida por discussão em grupo, síntese e proposição de atividade de aplicação. A análise das respostas de 124 estudantes ao questionário de avaliação da disciplina identificou relato de mudanças em todas as dimensões e fases da autorregulação. Foram citados como fatores propiciadores de mudança: relacionamento entre pares, conhecimento de estratégias, instrumentalidade, fortalecimento da autoeficácia, exercício da autorreflexão e percepção de agência. Argumenta-se sobre a viabilidade e relevância da promoção da autorregulação de aprendizagem na universidade.<hr/>The aim of this article was to analyze the perception of college students of an elective course on self-regulated learning. Throughout the 15 weekly meetings of the course, the students discussed the following topics: studying, objectives, learning strategies, time management, and self-regulation. During each meeting, the students participated in a group dynamics and then read one of the letters from the program 'Cartas de Gervásio ao seu umbigo', followed by a group discussion, synthesis and suggestion of an activity. One hundred and twenty-four students answered the assessment questionnaire, and changes in all dimensions and phases of self-regulation were identified in the analyses of their responses. They reported the following conducive factors to change: peer relationship, knowledge of strategies, instrumentality, strengthening of self-efficacy, the exercise on self-reflection, and perception of agency. It may be concluded that the promotion of self-regulated learning at the university is feasible and relevant. <![CDATA[Saberes da docência: definindo pistas para inovar as práticas pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000300215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem como objetivo refletir sobre os saberes da docência necessários para que sejam transformadas as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar. Trata-se de identificar as representações sociais de professores-estudantes da Pedagogia/Parfor (Decreto 6755/09) sobre os saberes docentes que consideram necessários no contexto de formação para a transformação de suas práticas. A pesquisa, de caráter longitudinal, fundamentada em Pierre Bourdieu e Serge Moscovici, parte do pressuposto, junto com Jean-Marie Barbier, Gaston Mialaret e Maurice Tardif, de que os saberes docentes não são teóricos, mas conhecimentos práticos, marcados/moldados por contextos formativos e que precisam ser (re)conhecidos pelos professores. Os resultados reforçam que há necessidade de se redefinirem os saberes da docência de modo a compreendê-los como saberes praxiológicos, porque se relacionam ao contexto e às condições de trabalho e possibilitam a inovação das práticas pedagógicas.<hr/>The aim of this study is to reflect on the teaching knowledge required to transform the educational practices in everyday school life. This is related to identifying the social representations of teachers who are students of Pedagogy/Parfor (Decree 6755/09) of the knowledge teachers deem necessary in the training context to transform their practices. This longitudinal research, based on the studies of Pierre Bourdieu and Serge Moscovici, along with Jean-Marie Barbier, Gaston Mialaret and Maurice Tardif, considers that teachers' knowledge is not theoretical, but rather practical, shaped by training contexts that must be recognized by the teachers. The results of the study reinforce the need to redefine teaching knowledge to understand it as praxeological knowledge because it is related to the context and work conditions and it may lead to innovation in educational practices. <![CDATA[Cultura profissional e formação docente continuada: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000300241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando a aprendizagem como princípio de cultura profissional docente, discutem-se algumas ações de formação continuada para professores. Para tanto, detalham-se repercussões de eventos voltados para a formação de professores, problematizando a vinculação desses eventos com a cultura profissional inerente à docência. Este trabalho é parte de uma pesquisa documental, com dados coletados em uma rede pública municipal de ensino, no interior do Rio Grande do Sul, ao longo de dezoito anos (1997-2014). Os dados permitem o debate sobre a aprendizagem e a cultura profissional dos professores e levam a concluir que a formação continuada é um princípio de cultura profissional e traz a discussão sobre a aprendizagem do ponto de vista de quem tem a função de ensinar.<hr/>Considering that learning is the principle of professional culture for teachers, the aim of the study is to discuss activities for the continuing education of teachers. For that purpose, we discuss the repercussion of academic events focused on teacher training and the relationship of these events with the professional culture inherent to the teaching profession. This study is part of a documentary research and the data were collected from the public school system in the state of Rio Grande do Sul/Brazil over a period of eighteen years (1997-2014). The data show that the debate on learning and professional culture of teachers is significant. Thus, it may be concluded that continuing education is the principle of professional culture and it promotes the discussion on learning from the point of view of those who have to teach. <![CDATA[Estudantes surdos na universidade: discursos e práticas docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000300251&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo, que aborda práticas pedagógicas com estudantes surdos na educação superior, está inspirado em um excerto da tese de doutorado, que problematizou a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior e seus efeitos na docência universitária. O material empírico, gerado por meio de entrevistas narrativas realizadas com professores de estudantes com deficiência incluídos em diferentes cursos de graduação, foi examinado pela perspectiva da análise do discurso, amparada em referenciais foucaultianos. O encontro com os estudantes com deficiência permite que o professor reflita sobre os discursos inclusivos frequentemente reproduzidos de forma mecânica, como se eles fossem algo natural, inevitável e necessário. Exercer a docência com "o diferente" possibilita que o profissional de distintas áreas do conhecimento, atuante na educação superior, descubra que a docência é outra profissão, é o encontro com o novo, com o imprevisível, e que a apropriação de conceitos da docência universitária é uma necessidade potencializada no contexto da inclusão.<hr/>This article addresses the pedagogical practices involving deaf college students. The article was inspired by an excerpt from the author's doctoral thesis that conceptualized the inclusion of students with disabilities in higher education and its effects on university teaching. The empirical data, collected by narrative interviews with professors of students with disabilities enrolled in different undergraduate courses, were examined from the perspective of discourse analysis, based on Foucault's work. The encounter with the students with disabilities allows the professor to reflect on discourses often reproduced mechanically as if they were natural, inevitable and necessary. Teaching "different" students enables the professional in higher education from different areas of knowledge to realize that teaching is a different profession; it is the encounter with new and unpredictable experiences and knowledge of higher education concepts is imperative for inclusion. <![CDATA[A saúde do escolar cuidada por práticas governamentais: reflexos para a aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932015000300265&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Educar e cuidar são tarefas indissociáveis e indispensáveis em uma sociedade com diferentes realidades sociais e que necessita de subsídios concretos para a saúde de sua população, em especial a escolar. Torna-se imperativo discutir e compreender o Programa Saúde na Escola como uma ferramenta na aprendizagem, desenvolvimento e crescimento da criança em idade escolar a partir das conceituações de saúde e educação a fim de se repensarem práticas pedagógicas na saúde e na educação. O objetivo deste estudo é valorar o papel de articulação entre saúde e educação na escola por meio do Programa Saúde na Escola na perspectiva do cuidado integral. O estudo qualitativo do tipo documental teve por material de análise documentos oficiais do Ministério da Saúde e da Educação, e a análise foi realizada por meio da análise de conteúdo. A articulação entre saúde e educação é essencial e motivo pelo qual o Programa Saúde na Escola é uma estratégia que favorece a educação para saúde e em saúde.<hr/>Educating and caring are inseparable and indispensable tasks in a society with different social realities and in need of specific health assistance, particularly schoolchildren. It is imperative to discuss and understand the Programa Saúde na Escola as a tool for the learning, development and growth of schoolchildren from the concepts of health and education to rethink teaching practices in health and education. The objective of this study is to value the role of health and education at school through the Programa Saúde na Escola from the perspective of comprehensive care. This qualitative and documental study analyzed official documents from the Ministério da Saúde e da Educação. The analysis was conducted through content analysis. The connection between health and education is essential in the contemporary society, which is why the School Health Program is a strategy that promotes education and health.