Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320160002&lang=pt vol. 21 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O ingresso de estudantes das camadas populares em uma universidade pública: desviando do ocaso quase por acaso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000200139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Políticas de ações afirmativas vêm buscando aumentar o acesso ao ensino superior de estudantes das camadas populares que, em geral, consideram o ingresso em universidades públicas fora de seus horizontes de possibilidades. Assim, o objetivo do presente trabalho é discutir de que maneiras esses estudantes passam a cogitar o ingresso em uma universidade pública como algo passível de ser alcançado. Para isso, analisará aspectos de entrevistas em profundidade, realizadas com duas estudantes do ensino superior público provenientes de camadas populares. Discute-se que a possibilidade de ingressar em uma universidade pública surgiu casualmente nas trajetórias analisadas, havendo a necessidade da mediação de uma pessoa ou circunstância próxima socialmente para que o acaso fosse aproveitado e rentabilizado. Por fim, discute-se a importância da esfera do trabalho nas trajetórias das estudantes ao proporcionar a circulação por diferentes espaços sociais. <hr/>Abstract Affirmative action policies have been formulated in an effort to increase the access to higher education among workingclass students, who, in general, consider that there is a remote possibility of being admitted to a public university. The objective of this study is to discuss what lead these students to start believing that there could be a chance of attending a public university. Therefore, in-depth interviews conducted with two working-class students of a public university are analyzed. It was found that the possibility of attending a public university opened up by chance in the cases analyzed. It happened due to an event or help of a person within their social circle. Finally, the importance of the work sphere in the school trajectory of students by providing access to different social circles was also analyzed. <![CDATA[História e política da Educação Especial no Brasil: bases teórico-metodológicas e resultados de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000200149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem dois objetivos: expor como o método dialético marxista, fundamentado nos conceitos de Antônio Gramsci, contribuiu para a análise do desenvolvimento da Educação Especial no Brasil (1932-1973), considerando as ações das Sociedades Pestalozzi; e apresentar os resultados da análise das fontes históricas a partir desse referencial. Na obra de Gramsci foi destacada a formação dos intelectuais e seu papel na construção e manutenção da hegemonia social e do domínio estatal. Esses referenciais ampliaram a análise das instituições para além das suas funções técnicas, considerando, também, sua relação com a sociedade e com o Estado, o que levou à compreensão do seu papel histórico. Nesse sentido, as análises evidenciaram que as ações das Pestalozzi, iniciadas em 1932, exerceram influência significativa para tornar hegemônico um pensamento a respeito da pessoa com deficiência e da proposta para sua educação, articulando a sociedade na reivindicação de políticas públicas para a área e orientando os encaminhamentos das ações educativas destinadas a essa população. Esse processo, articulado com aspectos políticos, econômicos e sociais do país, como os acordos Ministério da Educação - United States Agency for International, culminou na criação do Centro Nacional de Educação Especial em 1973. Portanto, as Sociedades Pestalozzi foram basilares para o desenvolvimento da política pública na área da Educação Especial no país, constituindo-se instituições de elaboração coletiva da vida cultural, conforme conceito de Gramsci.<hr/>Abstract The main objectives of this study are: to discuss how the Marx's dialectic method, based on the concepts introduced by Antonio Gramsci, contributed to the analysis of the development of Special Education in Brazil (1932-1973), considering the actions of the Pestalozzi Societies; to present the historical review results based on the contributions of this author. Gramsci studies highlight the education and training of intellectuals and their role in building and maintaining social hegemony and state's domination. This theoretical framework has led to a more comprehensive analysis of the Pestalozzi Societies beyond their technical education purposes by considering their relationship with society and the state, thus leading to a better understanding of their historical role. Accordingly, the analysis showed that the actions undertaken by the Pestalozzi Societies, created in 1932, had significant influence in terms of the development of a hegemonic thinking about disabled people and the proposals for disabled people education by organizing the society to urge for the development of public policies and by managing and supporting educational actions concerning this population. This process, combined with political, economic, and social aspects of the country, such as the Ministério da Educação United States Agency for International agreements, led to the creation of the Centro Nacional de Educação Especial in 1973. Therefore, the Pestalozzi Societies were of paramount importance in the development of public policies regarding Special Education in the country, creating institutions for the collective elaboration of cultural life, according to Gramsci's concept. <![CDATA[Educação inclusiva bilíngue para surdos: problematizações acerca das políticas educacionais e linguísticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000200163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho problematiza a polêmica educação de surdos, mais especificamente na educação infantil em escolas inclusivas. Algumas reflexões são tecidas no que tange à política educacional e linguística em escolas inclusivas bilíngues e, ainda, o desafio da manutenção de programas bilíngues que tomam a surdez pela centralidade da língua de sinais, como língua de instrução e de diferença no ensino. O olhar se dará na ação de uma escola polo de um dos municípios no interior do Estado de São Paulo. Evidencia-se a urgência de mudanças para a composição da diferença surda no espaço escolar e, com isso, a necessidade de quebras de paradigmas, travando diálogo entre as Secretarias de Educação e os movimentos surdos. Como método de análise utilizou-se um recorte da pesquisa em uma cena escolar a qual será usada como alegoria da teoria apresentada, promovendo um adensamento nos construtos foucaultianos. Usou-se a perspectiva genealógica de Michel Foucault que toma as relações de poder como efeito de saberes os quais circunscrevem o espaço institucional escolar. O leitor é, assim, convidado a desbravar algumas tensões presentes na perspectiva bilíngue a qual rompe radicalmente com o olhar da surdez a partir da deficiência e convoca a escuta da diferença na mais radical singularidade que a língua de sinais proporciona nos sujeitos surdos.<hr/>Abstract This paper discusses the controversy over education of deaf children, especially in early childhood education in inclusive schools. Education and language policies in bilingual inclusive schools were considered based on an analysis of a school located in an inland city in the state of São Paulo. It was evident the urgent need for changes to support the proper inclusion of deaf students at that school, which include breaking paradigms that prevent a dialogue between the government bodies associated with education, such as City or State Board of Education, and deaf education movements. The analysis was focused on a particular situation at the school that will be used to illustrate the theory presented, emphasizing Foucault's constructs. The genealogical perspective of Michel Foucault was used. The author believes that knowledge can be gained from power or that there is no power relation without the correlative constitution of a field of knowledge, which determines the school institutional space. Therefore, the reader is presented with new perspectives on bilingual education which dramatically change the perception of deafness as a disability and highlight the uniqueness of sign language and the considerable benefits it brings to deaf people. <![CDATA[A coordenadora pedagógica e a formação docente: possíveis estratégias de atuação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000200179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho discute a formação docente com foco no desenvolvimento do trabalho da coordenadora pedagógica. A literatura destaca que a atuação dessa profissional pode contribuir para a formação de professores no cotidiano escolar. Partindo da experiência na atuação do cargo de coordenação pedagógica e com base nos resultados da pesquisa de mestrado, este texto tem como objetivos discutir aspectos que envolvem a ação cotidiana da coordenadora pedagógica no espaço escolar e apresentar algumas possibilidades de estratégias planejadas com a finalidade de promover a formação docente. Isso a partir de uma perspectiva em que a pesquisadora assume o próprio trabalho como fonte de pesquisa.<hr/>Abstract This study it discusses teacher education focusing on the development of the professional work of the pedagogical coordinator. According to the current literature, a pedagogical coordinator can contribute to the continuing professional development of teachers. Based on the professional experience of the pedagogical coordinator and on the results of her master's research, the present study aims to discuss aspects of routine duties and tasks of the pedagogical coordinator in school settings. It also proposes some strategies designed with the purpose of promoting teacher education, and it was carried out analyzing the researcher's own professional experience. <![CDATA[O pedagogo em âmbitos não escolares: perspectivas, entraves e possibilidade de atuação em empresas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000200193&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo é analisar as perspectivas, entraves e possibilidade de atuação do pedagogo em empresas. Além de abordagem teórica sobre atuação do pedagogo em espaços não escolares, bem como em empresas, foi realizada uma pesquisa documental, fundamentada em: produções científicas publicadas na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; documentos oficiais, como projetos pedagógicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; e editais de concurso. Os resultados indicam que a atuação do pedagogo em contextos não escolares é uma realidade, no entanto a temática é pouco significativa no meio científico. Apesar do pedagogo ter subsídios legais para a atuação nesses espaços, a academia não consegue abarcar toda essa flexibilidade. Constatou-se que a possibilidade desse profissional atuar em ambiente empresarial é remota, porque as vagas são mínimas e os conteúdos exigidos em concursos não estão contemplados nos currículos dos cursos de formação inicial. <hr/>Abstract The objective of this study is to analyze the prospects, barriers, and the possibility for educators to work in companies. In addition to a theoretical analysis of educators working in non-school settings and in companies, a documentary research was carried out based on: scientific publications of the Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; database of theses and dissertations Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; official documents, such as pedagogical projects of Education Courses at the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; and Civil Service exam regulations. The results indicate that the educators working in non-school contexts is a reality; however, it has not been often addressed in scientific circles. Although educators have license/certification to work in settings other than schools, the academia cannot embrace such flexibility. It was found that the possibility of this professional working in a business environment is remote because there are very few opportunities for jobs and the scope and coverage of Civil Service examinations do not reflect what is commonly taught in initial teacher training courses. <![CDATA[A afetividade na relação professor-aluno: perspectivas de estudantes de Pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000200211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa verificou como os alunos de um curso de graduação em Pedagogia concebem a afetividade em sala aula e avaliam a abordagem da mesma na formação inicial. Participaram 25 estudantes do segundo e terceiro anos de uma instituição particular de uma cidade do interior de São Paulo. O estudo é qualitativo de cunho fenomenológico. Na coleta de dados utilizou-se um questionário composto de perguntas abertas e, para a análise, recorreu-se à Análise de Conteúdo. Ao descreverem a afetividade, os participantes reportaram-se a sentimentos relacionados à afeição e à interação entre as pessoas. Ressaltaram que uma relação afetiva em sala de aula pode ser favorável ou não para que os alunos tenham êxito no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, porque a dimensão afetiva de um professor extrapola a dinâmica das relações interpessoais, ao abarcar, inclusive, seus posicionamentos e ações na práxis-pedagógica. Por fim, destacaram a importância da afetividade na relação educativa desde a formação inicial.<hr/>Abstract The present study analyzed how undergraduate pedagogy students perceive affection in the classroom and evaluate how this issue is explored during their initial training. This is a qualitative phenomenological research that involved 25 second and third grade students of a private school in an inland city in the state of São Paulo, Brazil. A questionnaire composed of open-ended items was used to collect data, which were analyzed using Content Analysis. When describing affection, the participants referred to feelings of fondness and interaction between people. They stressed that affective relationships in the classroom may or may not affect student achievement, especially because the affective dimension of teachers goes beyond the dynamics of interpersonal relationships by revealing their reflections and actions in the pedagogical praxis. Finally, the participants pointed out the importance of addressing affection in the educational relationship during their initial training. <![CDATA[O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000200221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivo de construir uma proposta interventiva lúdica, tendo o xadrez como ferramenta de aprendizagem em aulas de produção de texto para o desenvolvimento de competências ligadas à habilidade escrita e à construção de novos projetos de vida. O estudo envolveu 32 adolescentes que cumpriam medida de internação em uma unidade socioeducativa. Os dados foram obtidos por diário de campo e análise de conteúdo das redações e rodas de conversa. Durante 13 encontros semanais, os adolescentes aprenderam e jogaram xadrez, produziram textos e reflexões a partir de metáforas enxadrísticas associadas às suas realidades e que resultaram no incentivo dos sujeitos à aprendizagem, socialização, cognição e afetividade pela presença do lúdico; na diminuição da resistência em produzir textos, apesar do não domínio da habilidade escrita; e na construção coletiva de uma ação interventiva diferenciada dos projetos de vida que levaram ao cumprimento de medida restritiva de liberdade.<hr/>Abstract This is a qualitative research aiming at formulating a playful intervention proposal using the game of chess as a learning tool in text production classes for the development of writing skills and new life plans. This study involved thirty-two adolescents in a juvenile detention facility. The data were obtained through field diary, analysis of the essays written by the participants, and roundtable conversations. During thirteen weekly meetings, the participants learned and played chess, produced texts, and participated in roundtable conversations using chess-game metaphors related to their everyday reality. These approaches provided considerable incentive to learning, promoted socialization, resulted in cognition and affection due to the use of playful activities and in a decrease in the participant's resistance to writing despite their lowlevel writing skills. It also led to the implementation of a collective intervention to affect and improve the life plans that resulted in the sentence to youth detention. <![CDATA[Enxameação ao infinito como uma prática revolucionária: desejo nas escolas, a produção de singularidades e de potência de agir]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000200231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo explora a produção do desejo, embebido pelas defesas de Deleuze e Guattari em experimentação em uma Rede Municipal de Ensino ao longo de quatro anos. Nela encontrou-se o desejo como produção, como potência, como criação. Marca a proposta de um processo revolucionário, nômade, que se instaurou nas escolas em seus múltiplos espaços-tempo, se enxameou a partir de lutas pontuais, que resultou na singularidade, na potência e na ausência de busca de totalidade ou de unidade despotencializadora em cada escola de uma Rede Municipal de Ensino, em experimentações com seus cerca de 60 mil alunos, quase 5 mil professores e funcionários, e que não são regidos nem do ponto de vista ideológico, nem da dominação partidária ou, sequer, da lógica de mercado da lei, do contrato ou da instituição.<hr/>Abstract The aim of this article is to discuss the production of desire, based on the arguments of Deleuze and Guattari, during a trial run in a municipal school over the course of four years. We found desire as production, power and creation. The production of desire is a revolutionary nomadic proposal that has been established in schools in its multiple spaces and time and has developed from individual struggles, resulting in a unique, powerful and lacking search for unity in each school of the municipal education network. The trial runs included approximately 60,000 students and 5,000 faculty and staff members who are not governed by an ideological principle, dominant party rule or even the logic of the market, law, contracts or institutions. <![CDATA[O contexto do ensino, pesquisa e extensão na formação docente na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000200243&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do presente artigo é problematizar algumas questões relativas à formação de professores do curso de Pedagogia e de Geografia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, tendo como princípio básico a tríade ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de uma discussão teórica que tem como base a pesquisa bibliográfica e uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas na promoção de uma formação que estabelece relações entre a universidade e a escola de educação básica. Para tanto, põem em destaque os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nesses dois cursos e que contribuem para desenvolver uma visão crítica da realidade, bem como uma leitura do contexto profissional em que esses professores atuarão. Mediante os aspectos elencados, apresenta-se a seguinte problemática: quais as possíveis contribuições dos projetos apresentados para a formação inicial dos licenciados em Geografia e Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina?<hr/>Abstract The aim of this study is to discuss some issues related to the education or training of pedagogy and geography teachers at the College of Education, Universidade do Estado de Santa Catarina, based on the triad teaching, research, and extension. This is a theoretical discussion concerning a review of the literature and an investigation of the activities to promote teacher training that establishes relationships between the university and elementary, middle, and high schools. Therefore, this study emphasizes the importance of the education, research, and extension projects carried out in these two courses contributing to the development of a critical view of reality and a clear conception of the professional context in which these teachers will work. Accordingly, the following question was raised: what are the possible contributions of the projects developed for the initial training of under graduate geography and pedagogy students at the College of Education, Universidade do Estado de Santa Catarina? <![CDATA[Afrocentricidade: um conceito para a discussão do currículo escolar e a questão étnico-racial na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000200255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata da relação entre a Lei nº 10.639 de 2003, que tornou obrigatório o estudo de história e cultura africana e afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio, e o currículo escolar, relacionando-o a temas próprios desses universos culturais. O objetivo do artigo é discutir a aplicação de um currículo afrocentrado, tomando como ponto de partida o conceito de afrocentricidade, proposto pelo educador afroamericano Molefi Asante. Discute-se, nesse sentido, a promoção de práticas de interação dos diversos contextos sociais nos quais os alunos estão inseridos, dentro da dinâmica histórica e cultural própria do continente africano. A análise explora o conceito de afrocentricidade, divulgado nos Estados Unidos da América entre os anos 1980 e 1990, sobretudo por Molefi Asante, conceito que tem em seus fundamentos as teorias da negritude de Aimé Césaire e do pan-africanismo de Du Bois e Garvey. Segundo Moleti, a ideia de afrocentricidade se opõe à visão excludente, discriminatória e preconceituosa que a cultura eurocêntrica historicamente manifesta, defendendo a assunção dos afrodescendentes como sujeitos e agentes de práticas culturais e escolares.<hr/>Abstract This article analyzes the Law nº 10.639/2003, which made it compulsory for elementary, middle schools, and and high schools in Brazil to include African and African-Brazilian history and culture in the curricula; i.e., they should address topics related to these cultural universes. The objective of this article is to discuss the implementation of an afrocentric curriculum, based on the concept of afrocentricity proposed by the African-American educator Molefi Asante. Accordingly, practices for promoting the interaction of various social contexts in which students are inserted were discussed considering the historical and cultural dynamics of the African continent. This study addresses the concept of Afrocentricity, which was first introduced in the United States and rooted in the Aimé Césaire's negritude and pan-Africanism of Du Bois and Garvey. According to Asante, the idea of Afrocentricity opposes the exclusionary, discriminatory, and prejudiced view that has been historically expressed by the Eurocentric culture, supporting the assumption that persons of African descent are subjects and agents of cultural and school practices.